Sunteți pe pagina 1din 31

DOI 10.5216/ag.v4i12.

12783

A DIMENSO POLTICA E ECONMICA NO MUNDO DO SAMBA PAULISTANO LA DIMENSIN POLTICA Y ECONMICA EN EL MUNDO DE LA SAMBA PAULISTANO POLITIC AND ECONOMIC DIMENSION IN THE PAULISTANO WORLD OF SAMBA
Alessandro Dozena
Prof. Adjunto - Departamento de Geografia Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Av. Sen. Salgado Filho, n 3000 - BR 101, Km 92 - Lagoa Nova, CEP 59078-970 Natal-RN E-mail: sandozena@ufrnet.br

Resumo Este artigo objetivou compreender os diferentes usos do territrio na cidade de So Paulo sob a perspectiva particular da dimenso poltica e econmica manifestada no Mundo do Samba Paulistano. Considerando-se os depoimentos dos sambistas e entrevistados, houve a abordagem das negociaes presentes no samba paulistano, da gerao de empregos durante a fase pr-carnavalesca, da movimentao da economia e das aes polticas. Palavras-chave: samba, poltica, economia, So Paulo.

Resumen Este artculo intent comprender los diferentes usos del territorio en la ciudad de So Paulo bajo la perspectiva particular de la dimensin poltica y econmica notable en el Mundo de la Samba Paulistano. Considerndose los preciosos testimonios de los sambistas y entrevistados, hube el abordaje de las negociaciones patentes en la samba paulistano, de la generacin de empleos durante la fase pre-carnavalesca, del movimiento de la economa y de las acciones polticas. Palabras-clave: samba, poltica, economa, So Paulo.

Abstract In this paper, we are interested in understand the different uses of the paulistano territory in a particular perspective of the politic and economic dimensions which are associated with samba in Sao Paulo city. From the different evidences of sambistas and intervieweds, we studied negotiations evident in the samba paulistano, the generation of

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

91

employments during the pre-carnavalesca phase, the dinamization of economy and of the political actions. Key-words key: samba, politic, economy, Sao Paulo.

As negociaes presentes no samba paulistano


A designao Mundo do Samba visa englobar as atividades que tm o samba como o elemento central, dentre elas as que acontecem nas escolas de samba, rodas de samba, bares, casas noturnas especializadas, projetos e movimentos de samba. Em virtude da amplitude de possibilidades de pesquisa, focamos a anlise nas escolas de samba, rodas e movimentos de samba. No houve um apego aos eventos de gafieira, samba-rock e aos que ocorrem em bares sofisticados ou botecos; o que por si s renderia outro texto. Desde o incio das reflexes que resultaram na escrita deste artigo, foram buscados subsdios provenientes dos depoimentos de diferentes personagens do mundo do samba paulistano 1, a fim de fundamentar a anlise dos embates, das negociaes polticas e dos interesses econmicos envolvidos. Tais tnicas se exercitam atravs da busca por se compreender as questes referentes ao uso poltico do territrio (a exemplo da ocupao do solo), alm da utilizao e organizao dos territrios do samba. Nesses territrios, a instncia poltica constitui um importante aparato que permite o funcionamento e a existncia de muitas atividades ao samba relacionadas. A espacialidade da vida poltica ou os processos polticos da relao entre a sociedade e o territrio podem ser o centro das atenes em uma perspectiva que busca explicar a relao entre o espao e o poder (MORAES, 2001). Neste sentido, a formao dos territrios, apesar de quase sempre possuir motivaes econmicas bem determinadas, fundamentalmente um ato poltico por excelncia (MORAES, 2001, p. 42). A esse respeito, Moraes (2001) afirma que a idia da formao dos territrios equacionada como movimento capaz de resgatar a unidade dialtica entre forma e
1

O presente artigo fruto de reflexes aprofundadas constantes em nossa de Tese de Doutorado intitulada As Territorialidades do Samba na Cidade de So Paulo, financiada pela FAPESP e defendida no ano de 2009 no Departamento de Geografia da Universidade de So Paulo-USP.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

92

processo. Desse modo, a considerao do processo de formao dos territrios faz com que o interesse da anlise seja a histria da apropriao e uso de uma poro singular do territrio que projetar as especificidades da sociedade que o produziu, com suas particularidades prprias. Refletindo-se com esses pressupostos, existe um exerccio de poder que gera uma conexo subjetiva com o espao geogrfico, destacando -se aqueles discursos normativos que podem ser definidos como ideologias geogrficas, isto , que visam orientar juzos acerca dos lugares ou comandar a produo e apropriao do espao (MORAES, 2001, p. 44). Tem-se, assim, o plano de uma geografia que considera a histria territorial. Ao tratarmos de cidade no desconsideramos o fato de que a dinmica intraurbana se articula com as dinmicas interurbanas (LEFEBVRE, 1999), em um nico processo que comanda a constituio da rede urbana e da metrpole paulistana. Igualmente, a opo pela categoria de anlise cidade ocorreu pela demarcao do estudo no abarcar outros eventos de samba presentes na Regio Metropolitana de So Paulo, o que ampliaria em muito o recorte aqui proposto. A cidade aqui considerada como um fato econmico e uma relao poltica (WEBER, 1982), um fenmeno de origem poltico-espacial manifestada em sua dinmica territorial (GOMES, 2002), a combinao entre a forma material e o seu contedo social (SANTOS, 2002) e a expresso concreta dos processos sociais na forma de um ambiente construdo, que reflete as caractersticas da sociedade (MUMFORD, 1961). Complementarmente, cabem algumas palavras sobre a forma como ocorreu a ocupao ou invaso dos terrenos pelas escolas de samba. Ao longo do processo histrico paulistano as manifestaes de samba sempre estiveram marginalizadas, condio tambm imposta populao afro-brasileira2 em sua localizao espacial; considerando-se o quadro atual em que a maior parcela da populao negra paulistana reside nas fimbrias da cidade de So Paulo, em distritos com maior pobreza. At hoje,

comum encontrarmos na literatura especializada o uso dos vocbulos afro-descendente ou afrobrasileiro. A partir da instaurao do debate sobre a temtica dos negros e das suas origens culturais, estes termos passaram a ser adotados principalmente pelos integrantes dos movimentos negros brasileiros. Ao se utilizar nesse trabalho do prefixo afro, volta-se de certo modo frica, destacando-se a referncia origem territorial dos negros descendentes de africanos; nascidos no Brasil e moradores da So Paulo contempornea.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

93

uma grande quantidade dessa populao no foi plenamente incorporada ao mercado de trabalho, simplesmente sobrevivendo atravs de estratgias marginais. Dentre as dimenses dessa excluso h de se somar esta: a de que as escolas de samba se apresentam como um fenmeno devoluto na cidade , pois seus diretores permanecem na maioria dos casos, durante o ano todo, buscando apoio ou favorecimentos polticos para que a escola sobreviva at o ano subseqente, conforme indica o depoimento abaixo transcrito:
O terreno onde est a quadra da Vai-Vai foi cedido pela Prefeitura em regime de comodato (...) A prefeitura em So Paulo no prioriza o samba porque So Paulo diferente do Rio de Janeiro e da Bahia entendeu? (...) O turismo em So Paulo s de negcios e no Rio e na Bahia um turismo especializado em lazer (...) L, se parar o carnaval, a cidade sofre, entendeu? (...) Se no tiver carnaval em So Paulo, tudo bem, porque o turismo aqui de negcios (...) Por isso a prefeitura do Rio investe mesmo, pois o que ela quer atrair turistas (...) Aqui, todos os anos, voc tem que matar dez lees para conseguir verba (...) Enquanto em So Paulo uma escola de samba consegue 450 mil reais da prefeitura, cada uma, no Rio cada escola ganha 1,5 milho de reais, para o mesmo nmero de pessoas no desfile (...) E carnavalesco caro, montar o desfile tambm, entendeu? (...) Gostaramos sim que a prefeitura olhasse mais para ns, e no pensasse em carnaval s depois do ms de janeiro, depois do aniversrio de So Paulo (...) No Rio, a verba para o carnaval chega muito antecipadamente (Penteado, entrevista realizada em 05/03/2008).

Diante desse quadro, julgamos que grande parte das escolas de samba paulistanas no chega a amadurecer enquanto instituio. Um exemplo desse fato vem da tradicional escola de samba Nen de Vila Matilde. No ano de 2009, a sua quadra precisou passar por reformas e chegou a ser interditada pelo Departamento de Controle do Uso de Imveis (Contru). Por outro lado, ao longo da histria da escola de samba Nen de Vila Matilde, desapropriaes levaram a algumas mudanas de localizao de seu barraco, at chegar ao atual; onde a energia eltrica somente foi ligada no dia 7 de dezembro de 2009 (nas vsperas do desfile carnavalesco de 2010).

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

94

Figura 1 Quadra da escola de samba Nen da Vila Matilde Fonte: Alessandro Dozena, setembro de 2007. Tal situao de desapropriaes acompanhada por outras aes: a ocupao de locais embaixo de viadutos ou de terrenos vizinhos s marginais dos rios Tiet e Pinheiros (em geral menos valorizados), pelos terrenos cedidos pela prefeitura (que tem a propriedade legitimada), pela ocupao momentnea de barraces, pela grande mobilidade territorial das escolas de samba e pela verba que demora a chegar, como explica nosso entrevistado:

Algumas escolas conseguiram o terreno por comodato e so poucas as que detm a documentao (...) Ns da Prova de Fogo por exemplo, ganhamos uma rea e j fizemos um investimento na ordem de 400 mil reais (...) Mas a insegurana total pois a qualquer momento o Poder Pblico pode requerer e ns temos que sair (...) E isso tambm acontece com a maioria das escolas de samba (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008). Muitas escolas da zona norte tiveram uma grande vantagem, pois a exemplo da Rosas de Ouro e da Unidos do Peruche, ficaram com alguns remanescentes de reas prximas ao Rio Tiet (...) A maioria das escolas no possuem nem posse regular do terreno, mas vo ficando por ali, at que os subprefeitos cedam estas reas com interesses polticos (...) Isso, por exemplo, ocorre com o meu barraco, utilizado para a confeco de alegorias e localizado prximo ao Ceasa, local tambm utilizado por outras quatro escolas (...) Do lado de l da Marginal Tiet est o barraco da Gavies, da Nen, da Morro, da Tom Maior e da Barroca (...) Todas esto em rea municipal, prxima ao rio Tiet (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

95

Muitas vezes, a perda do terreno ou da quadra se d pela prpria desorganizao da diretoria das escolas de samba, conforme demonstram os depoimentos abaixo transcritos3:

Eu no concordo com quem diz que sambista no organizado, mas s vezes fico um pouco calado, pois a pessoa ganha um espao para organizar algo comunitrio e consegue perder este espao por no pagar IPTU, gua ou luz (...) preciso zelar, primeiramente porque este espao da comunidade (...) Segundo porque se deixar alguma brecha, o Poder Pblico vem e toma (...) Por outro lado, a comunidade no orientada para cobrar do presidente a manuteno desses espaos e a proposio de projetos culturais (...) Veja s, na Mangueira por exemplo, bateu um tamborim e colocou feijoada a comunidade j chega (Kaula, entrevista realizada em 18/10/2007). O Carnaval um evento que exige o mnimo de conhecimento para se poder organizar (...) As escolas de samba so compostas por uma comunidade que pede uma liderana (...) Principalmente no aspecto da organizao financeira, a questo da liderana pesa muito (...) A correta administrao est diretamente relacionada com o presidente e a direo (...) Agora, um grande problema, que o carnaval propicia um tipo de liderana desvairada (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

Assim, o questionamento quanto possibilidade da regularizao da propriedade dos terrenos estabelecida pela compra legal, foi respondido pela dirigente da Unio das Escolas de Samba de So Paulo UESP, da seguinte maneira:

No caso da compra dos terrenos onde esto as quadras e barraces, acredito que o samba paulistano deva ser reconhecido pela cidade e por isto mesmo gozar de uma rea pblica, no compr-la (Lia, entrevista realizada em 05/03/2008).

Caso os terrenos em os barraces e as quadras das escolas fossem doados pela prefeitura, teramos provavelmente um maior reconhecimento social das atividades que a acontecem. interessante observar que o depoimento acima trafega basicamente pela aceitao dessa constante condio de mendicidade, envolvendo praticamente todas as escolas de samba, notadamente aquelas voltadas busca de verbas junto Prefeitura, Unio das Escolas de Samba UESP, Liga das Escolas de Samba de So Paulo LigaSP e aos empresrios. Na impossibilidade de generalizar esta prtica, observa-se

Os trechos dos depoimentos aqui apresentados so opinies expressas que demandam uma reflexo terica mais ampla, o que em decorrncia da limitao de pginas colocada pelo formato artigo no ser realizada em sua plenitude. Entretanto, esta reflexo poder ser encontrada na tese supracitada. Por outro lado, a opo pela identificao nominal dos depoentes se d em virtude da autorizao de todos para a divulgao de suas ideias.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

96

que ela somente perde a efetividade quando h o patrocnio proveniente do jogo do bicho e/ou do trfico de drogas4. comum ouvir de sambistas integrantes de vrias escolas de samba paulistanas, que o dinheiro que financia o desfile da Imprio de Casa Verde no lcito. Embora se deva ter cautela ao se falar da relao trfico/escolas de samba, no h como descartar a possibilidade de o crime organizado financiar algumas escolas do Grupo Especial. Comumente, alegado que tais financiamentos somente so feitos por meio de subveno da Prefeitura, dinheiro de bilheteria obtido nos dias de ensaio, venda de fantasias e direito de imagem galardoado pela Rede Globo de Televiso. Entretanto, a priso de trs diretores da Escola de Samba Imprio de Casa Verde em dezembro de 2006, acusados de integrarem a faco criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), vem ao encontro da acusao anteriormente feita pelo Ministrio Pblico, de que a escola fez apologia ao crime em seu desfile em 2005, ao exibir a imagem do bicheiro fundador da escola, Chico Ronda, morto em 2003. Nesta argumentao, cabe bem estabelecer uma distino existente na relao entre o governo e os sambistas, que costuma variar conforme as distintas gestes pblicas:
A Erundina, em sua simplicidade, aceitou construir o Sambdromo em So Paulo, ao contrrio do Jnio, que gostaria de ter acabado com o Carnaval (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008). Em minha poca na UESP, pegamos um governo mais justo que foi o do Mrio Covas, um prefeito que aceitava os movimentos e buscava fortaleclos (...) Nesta poca, houve um grande avano no carnaval de So Paulo (...) Outro governo socialista que deu muita ateno para a cultura foi o da Erundina (...) E olha, mesmo o governo do Maluf tambm respeitou muito as escolas de samba (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Deixando-se de lado os argumentos no sentido dos auxlios polticos prestados, vale relembrar que, da mesma forma, as atividades carnavalescas beneficiam diretamente o Poder Pblico. Assim sendo, h que se adicionar o fato de que:
O carnaval movimenta o comrcio da cidade durante o ms de janeiro, que um ms de frias, trazendo recursos para a Prefeitura (...) Segundo o Ministrio do Turismo, ele movimenta 52 setores da economia (...) Quer dizer, ao mesmo tempo em que a Prefeitura cede 15 milhes, ela recebe 150 milhes (...) Vende-se mais cerveja, movimenta-se a rua 25 de maro, alm da indstria do ferro e a da madeira (...) Durante os ensaios, vende-se muita
4

Muitas questes pertencentes ao samba paulistano tambm fazem parte da dinmica do samba carioca, a exemplo do patrocnio do desfile carnavalesco. Sobre isto ver: EVANGELISTA, Hlio de Arajo. Rio de Janeiro: violncia, jogo do bicho e narcotrfico segundo uma interpretao. Rio de Janeiro: REVAM, 2003.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

97

cerveja nas quadras (...) Ento, na realidade, o carnaval no traz somente nus para a Prefeitura (...) Tambm traz de volta um lucro muito maior em equivalncia ao que a prefeitura gasta (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Nos argumentos dos diretores das escolas de samba, os investimentos que so feitos pelo Poder Pblico poderiam ser mais vultosos, pois depois de partilhada por todas as escolas, a subveno acaba sendo pouca. Uma anlise detalhada remete cifra de 18,9 milhes de reais investidos em 2008 pela Prefeitura do Municpio de So Paulo (Fonte: Prefeitura do Municpio de So Paulo). Por outro lado, quando se analisam os ganhos e os empregos gerados pela rede hoteleira, encontra-se que:
Em So Paulo, at o ano de 2002, a ocupao hoteleira ficava em torno de 6% a 7% (...) Hoje, durante os festejos de carnaval, a cidade preenche de 65% a 70 % de toda sua capacidade hoteleira (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Como j dito, tomando-se a perspectiva das negociaes polticas, esta se revela como um campo interessante para se pensar as questes territoriais. Do ponto de vista do uso territorial, o depoimento do organizador do projeto Rua do Samba Paulista (roda de samba que acontece em todo ltimo sbado do ms no Largo General Osrio), evidencia esta tenso:

J tivemos algumas conversas com a Sub-Prefeitura e sugeriram que mudssemos de lugar (...) At por conta do Andr Matarazzo estar leiloando a regio da Cracolndia (...) J estamos fazendo a revitalizao da rea h oito anos atravs da cultura e da msica (...) A valorizao tambm dada pela cultura pois trazemos gente de vrias idades, de toda a regio metropolitana (...) Nesta rea, que vista pela sociedade como um ponto crtico de violncia em So Paulo, no ltimo sbado de todo ms a gente transforma a rua num ambiente familiar (...) Houve uma primeira tentativa de retirada (...) J nos sugeriram mudar para o Anhangaba ou para o Largo do Paissandu, mas no aceitamos porque foi uma grande batalha construirmos esta histria (...) Vamos ver at quando conseguimos resistir (...) J dissemos que faremos um abaixo-assinado e levaremos para todos os rgos pblicos competentes (...) Temos uma histria ali de mais de oito anos (...) S na Rua do Samba, estamos h cinco anos (Kaula, entrevista realizada em 18/10/2007)5.

A acentuada presso pela sada dos sambistas do Largo General Osrio finalmente obteve xito no ms de Maro de 2009, quando esses foram obrigados a continuarem suas atividades em uma rea disponibilizada na avenida So Joo, em frente ao Boulevard. Vale destacar que a Rua do Samba Paulista recebe o apoio da Unio de Negros pela Igualdade UNEGRO e do Coletivo de Empresrios e Empreendedores Negros CEABRA, tendo como lema principal presente em seu site: Rebele-se contra o racismo!. Para maiores informaes, consultar: http://www.projetoruadosambapaulista.com.br/

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

98

Observa-se que, a movimentao dos sambistas em prol de seus territrios necessita de respostas positivas para se objetivar. Tal constatao refora a busca de votos pelos polticos, notadamente nos anos eleitorais:
O carnaval como manifestao cultural est politizado (...) A classe poltica entendeu que a classe dos sambistas deve ser mais bem avaliada (...) As decises polticas passam hoje pelas escolas de samba, pois se percebeu, que a mesma comunidade que faz o carnaval e desfila no carnaval tambm o eleitor que faz determinado candidato vencer (...) Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008). Existem favores polticos realizados para todas as escolas, pois vereadores, prefeitos e governadores tm muito interesse nelas (...) Evidentemente, as escolas procuram tirar proveito deste fato (...) Contudo, acho que os sambistas no so to hbeis em lidar com isto, pois se deixam vender por muito pouco, no sabem negociar (...) Se voc imaginar uma comunidade como uma escola de samba, perceber que ela mobiliza muitas pessoas, no somente as que efetivamente desfilam na carnaval (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

Em algumas escolas de samba, h a difuso generalizada de um discurso que apregoa a incluso social (que acaba sendo utilizado politicamente). Da mesma forma, a aglutinao de grande quantidade de pessoas nos eventos de samba, contribui para que sejam realizadas investidas polticas. Para ilustrar este fato, destacamos o ocorrido no carnaval de 2008, quando a Escola de Samba Vai-Vai foi consagrada campe, com um enredo que trazia a problemtica da educao no Brasil:
Quem estava por detrs deste enredo era o Antnio Ermrio de Moraes, com um tema que explicitava a questo da importncia da educao (...) Ele deve ter doado uma boa grana para a Vai-Vai (...) O tom emrito do Antnio Ermrio, que a gente j conhece, faz parte das aes do empresariado brasileiro para construir um teatro e se gabar, enquanto tem um monto de pessoas passando fome (Sambista paulistano, entrevista realizada em 15/03/2008).

O atrelamento do samba com a poltica j fato antigo no Brasil. Ao longo da histria do pas, a garantia de apoio poltico sempre existiu mediante os auxlios prestados e as prticas clientelistas 6. Ainda hoje, o prprio processo de filiao a determinado grupo poltico garantia de proteo, sobretudo no que se refere permanncia nos terrenos, como o caso da quadra da Escola de Samba Prova de Fogo, situada s margens da Rodovia Anhanguera:

Para um aprofundamento desta temtica ver: CAVALCANTI, Maria L.V. de Castro. Barraco de escola, barraco de ala: breve estudo dos bastidores do Carnaval. In: Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Rio de Janeiro, n. 20, p.175-184, 1984.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

99

Figura 2 - Quadra da Escola de Samba Prova de Fogo Fonte: Alessandro Dozena, maro de 2009. Isto pode ser bem aprofundado a partir do depoimento do presidente da escola de samba:
Eu fui petista por muitos anos, mas no quis ir para o PSOL, pois eles so muito radicais (...) Fui convidado por outro partido e aceitei, at por necessidade de me manter na rea da quadra, que pertence ao DER e administrado por polticos do PSDB (...) A quadra est em um resto de rea pblica que a Autoban est querendo tomar, sendo que existem milhares de outros terrenos (...) uma rea que estava no utilizada h uns 50 anos e tinha um trevo entre a Marginal da Anhanguera e a Rodovia Anhanguera (...) S que ao se construir a Anhanguera, sobrou um resto de rea (...) Eles tomaram o cuidado de me dar um espao onde era um resto administrado pelo DER (...) Eu sempre digo, daqui a Campinas tem 500 reas maiores do que esta e vocs querem justamente esta? (...) Eu gastei 250.000 reais com terraplanagem e agora querem tomar com tudo pronto? (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Ento, no momento em que as presses aumentam, a proteo poltica torna-se a garantia da permanncia:

O terreno onde est a escola de samba ainda pertence ao DER (...) Mas eu me garanto com meu deputado e com o prprio diretrio (...) Eu falo para eles: Oh, fala para os caras crescerem os olhos para l! (...) E vou te falar, quando o PSDB sair do poder, eu entro no outro partido (...) Eu falo com dois ou trs deputados que vo conversar diretamente com o Secretrio dos Transportes (...) Eles fazem isto no por questes de valorizao cultural, mais sim por interesses polticos (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

100

O apoio principal, acima referido, dado por vereadores e deputados que, em contraposio, tm assegurada a conquista de votos nas eleies subsequentes:

No meu caso, eu consigo bastante apoio com o deputado Celino, que atende as necessidades da Freguesia do e da minha regio tambm (...) Ele meu amigo pessoal e na eleio sempre consigo votos para ele (...) Quando a Autoban fez presso eu fui para cima dele e ele resolveu (...) Em contrapartida, s da minha escola, ele recebeu de 3 a 4 mil votos (...) Ele foi l na escola, eu marquei algumas reunies com empresas interessadas em ajudar a escola, chamei a comunidade e o apresentei (...) Ele se deu bem, at porque muito bom de conversa (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Outro desdobramento interessante a respeito da presena poltica no mundo do samba potencializado pelos conflitos existentes entre as entidades carnavalescas, sobretudo os que envolvem a Liga das Escolas de Samba de So Paulo - LigaSP e a Unio das Escolas de Samba de So Paulo - UESP:

Existe um grupo poltico que apresenta a mesma ideologia (...) Esse grupo, surgiu no incio da dcada de 1990 e est comandando o carnaval nas associaes h quase dezesseis anos (...) Temos a proposta de fazer com que o carnaval cresa ainda mais e que haja a preservao da cultura brasileira (...) Tudo bem, o carnaval negcio, turismo, mas tambm cultura (...) Atualmente, estamos presenciando uma crise na Liga e novamente teremos que auxiliar a resolver o problema (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Poder-se-ia lembrar que a gesto de Rbson na Liga das Escolas de Samba (1998 a 1999 e 2000 a 2005) tida como uma das mais politicamente conturbadas e que at hoje rende polmicas interessantes, como esta relatada pelo prprio envolvido:

No desfile das escolas campes de 2008 no Rio de Janeiro, estavam uns oito dirigentes das escolas do Grupo Especial de So Paulo e todos ficaram constrangidos com a minha presena (...) Mesmo assim, eu fui at o camarote e os cumprimentei (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Essas tenses tambm esto expressas na fala do presidente interino da Escola de Samba Nen de Vila Matilde:

Agora tem o grupo dos oito (...) De uma hora para a outra um monto de gente nova assumiu a Liga, dizendo: isto tudo nosso (...) So poucas as pessoas que tm coragem de falar coisas para ns em nossa frente (...) Olha, com um bom administrador possvel fazer um bom planejamento e criar uma srie de coisas (...) Quando tentaram colocar na direo da Liga o

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

101

presidente da escola de samba Vila Maria eu disse: O que precisamos de um administrador (Betinho, entrevista realizada em 05/03/2008).

Historicamente, houve uma ruptura entre a Liga das Escolas de Samba de So Paulo - LigaSP e a Unio das Escolas de Samba de So Paulo UESP, como explica a presidente da UESP:

Houve uma ruptura histrica entre a Liga e a UESP (...) Isto aconteceu pois em um determinado momento, as maiores escolas de samba passaram a receber direitos de imagem e aceitaram a proposta da Globo para que fossem agrupadas pela Liga (...) Por essa exclusividade, as Escolas do Grupo Especial da Liga passaram a receber uma quantia que para o ano de 2007 foi de R$130.000,00 por escola, segundo me informou um diretor (...) Ento, as maiores entidades se uniram semelhana da Liga carioca, copiando at o prprio nome (...) Dizem que o Seu Nen resistiu em princpio a esta diviso, preferindo ficar do lado da UESP (...) Mas, posteriormente, por questes estatutrias, diviso de dinheiro etc., acabou cedendo (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

Como conseqncia desse rompimento, houve uma reduo do poder de presso pelas duas entidades, pois estas poderiam atuar conjuntamente na busca de seus interesses com maior poder de barganha e sem negociaes bilaterais. Entretanto, interessante notar a contradio apontada por uma de nossas entrevistadas:

O sambista tem uma coisa muito interessante que s convivendo para entender (...) Um pode bater no outro, mas, se algum falar mal, apanha (...) A Liga e a UESP tm divergncias sobretudo por verba, mas no geral, existe uma enorme solidariedade entre as duas entidades (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

Igualmente, interessante assinalar que a prpria relao das entidades (UESP e LigaSP) com a So Paulo Turismo SPTuris (rgo vinculado Prefeitura Municipal) varia de acordo com a gesto:

Na gesto atual, os conflitos que a SPTuris teve com a UESP foram diferentes dos tidos com a Liga (...) Eu at diria que com a Liga no houve conflito algum, mas com a UESP foram muitos (...) Essas relaes sempre foram muito complicadas (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

importante destacar que a SPTuris o rgo da prefeitura municipal de So Paulo responsvel pela organizao do desfile carnavalesco na cidade, e no a Secretaria Municipal de Cultura, o que talvez trouxesse a maior valorizao dos

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

102

elementos culturais presentes no evento. Deste modo, cabe salientar a crtica feita pela presidenta da Unio das Escolas de Samba de So Paulo UESP:

Tem muito presidente de escola de samba que aproveitador e diz que leva a comunidade (...) Ns aqui da UESP j pegamos nosso Fundo de Garantia e investimos no samba (...) Infelizmente, hoje existem muitos aproveitadores no samba (Lia, entrevista realizada em 05/03/2008).

Diferente deste ponto de vista, para outro entrevistado, a postura dos presidentes das escolas de samba deve ser exaltada, principalmente pela fiscalizao da administrao e organizao do desfile no Sambdromo (o que trouxe uma significativa reduo dos gastos com o evento):

Em todo o lugar que entra um pessoal, toma aquilo como uma coisa particular e pe a sua personalidade, tende a haver um processo que no muito justo (...) Neste ano, foi montado um colegiado, um conselho gestor com os presidentes (...) Houve uma economia fabulosa nos custos do processo em si: nibus, som etc. (...) Para voc ter uma idia, no ano anterior, o som custou 345 mil reais para os cinco dias de carnaval (...) Neste ano, caiu para 304 mil reais (...) Com infra-estrutura se gastou 1 milho e novecentos nos anos anteriores e neste ano 1 milho e quatrocentos (...) O que a gente percebe que a administrao particular estava gerando custos alm dos necessrios, pois aconteciam ganhos por fora (...) Em 2008, com a verba que veio, deu para se fazer uma coisa maior, melhor e mais bonita e, no final do carnaval, os presidentes no ficaram to endividados (...) Eu acho que esta tendncia da administrao ser feita pelos prprios presidentes muito mais transparente porque cada um atua como um fiscal, h mais justia e as coisas ficam mais claras (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Quanto s aes positivas, cabe assinalar a ida dos dirigentes da UESP Braslia, em uma reunio agendada com o Presidente da Repblica em janeiro de 2008:

A UESP se organizou para que o encontro com o presidente acontecesse (...) No h nenhuma associao em nvel federal que tenha feito um trabalho scio-cultural e poltico nos ltimos dez anos como o realizado pela UESP (...) Agora as luzes se viraram para isto, pois o presidente Lula deu a importncia devida em virtude da UESP levar uma proposta que pertence agenda nacional (...) Somente agora, a notcia ganhou a importncia de fato histrico, embora a UESP venha plantando a sementinha h muito tempo (...) Tivemos 50 minutos com o presidente, levamos todas as propostas sociais e econmicas da UESP, sendo que as audincias em geral duram de 15 a 20 minutos (...) interessante que agora todos querem ser o pai da criana, dizendo que arrumaram a entrevista com o presidente (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

103

Ainda do ponto de vista da manifestao dos sambistas em suas negociaes polticas, vale salientar a busca pelos direitos da populao negra, muito presente nos argumentos dos entrevistados:

Veja s que incoerncia, a dana tem direito a incentivos governamentais (...) A escola de samba tem na dana a sua segunda principal forma de expresso (...) Entretanto, nem os danarinos nem os msicos da escola de samba so reconhecidos (...) Se voc pensar nos escultores, eles tambm so artistas que no so reconhecidos por suas esculturas (...) Os figurinistas tambm so artistas que trabalham os adereos e no so reconhecidos (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Neste sentido, observa-se que a dificuldade em ser sambista continua muito relevante:

Olha, difcil viu (...) Voc lidar com cultura e ainda mais com cultura negra, em uma entidade regida por uma mulher negra (...) Eu tenho que transpor barreiras todos os dias (...) Ainda mais em So Paulo, que uma cidade extremamente racista (...) H muito pr-conceito, a gente sente no olhar (...) Existe gente de bom e de mau carter, s que nesta cidade se voc tem a pele negra j no presta (...) Ainda mais se voc gostar de samba, falar a verdade e for da resistncia, a ento, sero vrios pr-conceitos (...) Isso at o cara conhecer a gente, pois depois raciocina e at vira amigo (Lia, entrevista realizada em 05/03/2008).

Comentando sobre a visibilidade da cultura negra e do carnaval, Nancy observa que a preparao do carnaval ocorre durante o ano todo (mobilizando a comunidade, seus encontros, rodas de samba e festas), ainda que somente nos dois ltimos meses anteriores ao evento que a festa passa a ser divulgada:

O samba deveria se inserir no calendrio cultural da cidade pois, durante o ano todo no h a divulgao dos eventos que ocorrem em diferentes locais da cidade de So Paulo (...) No existe esta integrao pois h uma discriminao muito forte que se justifica por vrias questes, inclusive a racial (...) Em termos de composio, a maioria das escolas de samba formada por negros (...) Outro fato que contribui para esta falta de visibilidade que a maioria delas est localizada na periferia da cidade (...) No interessa saber o que acontece l em Perus ou em Itaquera, entendeu? (...) Em geral, a maior visibilidade dada aos eventos que acontecem no centro da cidade (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

Opinio semelhante fornecida por nossa entrevistada emitida por Maria Isaura Pereira de Queiroz (1992), ao tratar da festa carnavalesca e a considerar inserida em uma dinmica conservacionista, no que diz respeito s desigualdades nas condies scio-econmicas de seus participantes:

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

104

Sociedade e Carnaval sempre caminharam emparelhados, guardando a mesma configurao e composio sociais, de tal modo que as modificaes da festa correspondem s mudanas que se verificam na sociedade urbana [...] A classe dominante nacional sempre manteve sua preponderncia, e a instalao da baguna nunca significou uma reviravolta na ordem scioeconmica e poltica existente [...] Durante o carnaval brasileiro a ordem no subvertida e durante os quatro dias do Reinado de Momo, o nvel superior guarda sua preponderncia (QUEIROZ, 1992, p. 218).

Ao tratar da questo da subverso da ordem no carnaval brasileiro, a autora est contrapondo principalmente a perspectiva trabalhada por Roberto Da Matta (1979) de que, segundo ela, ao tratar do processo ritual presente num desfile carnavalesco, mitifica esta manifestao cultural na medida em que explora apenas as questes de cunho antropolgico. Contrapondo-se a algumas de suas ideias, ajuza:

A alacridade que se apodera das gentes levando-as a danar e a cantar, tudo estava ali contado. Fra no entanto deixado de lado aquilo que tornava a festa possvel, isto , sua organizao, assim como a identidade dos que a construram e dos que dela participavam como atores. Era importante completar o estudo, transformando em dados o que jazia nos escaninhos da memria (QUEIROZ, op. cit., p. 21).

Um dos argumentos apresentados por Da Matta o de que as escolas de samba promovem uma sistemtica integrao das classes em seu desfile altamente complexo (Da Matta, 1979, p. 96)7, situao em que o desfile apareceria como um ritual de integrao e de mediao, ocasio em que as diferenas sociais seriam transitoriamente suspensas e ritualmente relativizadas; a partir da dissolvncia das hierarquias e da inverso das estruturas desiguais da sociedade 8. Tais reflexes acompanham as efetivadas por Bakhtin (1987), um autor que introduziu as elaboraes sobre a carnavalizao da vida social. Nele, a fala presente na linguagem popular carnavalesca surge como um modo singular do funcionamento lingstico, capaz de estabelecer uma comunicao mais autnoma a partir do agrupamento de pessoas. Essa comunicao possibilitaria a abolio de barreiras, na medida em que ocorreriam maleabilizaes dos cdigos hierrquicos, enfaticamente representados pela linguagem das comemoraes oficiais e institucionais. Assim sendo,

Nessa obra o autor delineia um interessante paralelo entre as procisses, as paradas militares e o carnaval; manifestaes demarcadas pelo controle da festa. 8 Roberto da Matta pioneiro nas reflexes sobre o carnaval como ritual de inverso, estudando-o em uma perspectiva antropolgica. Um dos seus textos precursores : DA MATTA, Roberto. O Carnaval como rito de passagem. In: Ensaios de Antropologia Estrutural. Petrpolis, Vozes, 1973, p. 121-168.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

105

o princpio conformador da festa passaria a ser o da alegria, e a linguagem popular carnavalesca asseguraria a utopia instantnea e fugaz, de convvio alegre, menos hierarquicamente arbitrrio, menos tirnico e mais livre. Retornando questo central desta introduo, cabe salientar que a construo do Sambdromo do Anhembi foi marcada por muitas negociaes polticas no sentido de se conseguir um local oficial para a realizao dos desfiles carnavalescos:

Eu trabalhei no Anhembi entre 1989 e 1993, alm de ter sido coordenadora do carnaval na passagem da Avenida Tiradentes para o Sambdromo (...) Nesta ocasio, pensamos sobre onde poderiam ser colocados os carros alegricos e por onde eles iriam entrar e sair... (...) A gente queria tirar aquele posto de gasolina que acabou ficando por l e ningum mais conseguiu tirar, pois havia um contrato de noventa e nove anos e tambm acordos comerciais (...) No saram nem com a oferta de dinheiro (...) O terreno da aeronutica veio neste perodo, quando de jeito algum o Brigadeiro queria ced-lo (...) S cedeu semanas antes do carnaval, quando ameaaram largar tudo no terreno (...) Hoje, j tivemos acordos e aquele terreno praticamente do Anhembi, no sistema de comodato (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

A inaugurao do Sambdromo ocorreu efetivamente em 1991, quando o recebimento de verbas municipais passou a ser efetuado pela fora da lei n 10.830 de 04/01/1990. Por isso, importante rememorar que a oficializao do carnaval j havia se dado em 1967, ocasio em que pela primeira vez a Prefeitura de So Paulo assumiu o compromisso de auxiliar as escolas de samba; o que tambm fomentou a economia do samba.

A gerao de empregos e a movimentao da economia


A escolha da dinamizao do entorno e a gerao de empregos e movimentao da economia servir de linha mestra para a segunda parte do artigo, quando observaremos a relevncia que os eventos ligados ao samba possuem como efeito econmico catalisador de atividades e fluxos intensos durante todo o ano. As escolas de samba mobilizam trabalhos formais e informais que foram esclarecidos pelos depoimentos em torno do tema da economia do samba. No momento em que as escolas de samba de So Paulo preparavam o carnaval de 2008 (em novembro de 2007), souberam da indita liberao antecipada dos recursos destinados ao desfile. Este fato ocorreu em virtude da festa ter acontecido logo na primeira semana de fevereiro. Como j mencionado, o investimento municipal foi de R$

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

106

18,9 milhes, subveno destinada s escolas de samba, blocos, bandas e cordes que participavam dos eventos carnavalescos. por meio de um contrato que se repassa a verba de subveno, da qual so destinados 65% para a LigaSP e 35% para a UESP. Por sua vez, as entidades distribuem esses recursos s suas associadas de acordo com o grupo a que pertencem, sendo os percentuais deste repasse determinados internamente pelas prprias entidades. Quanto maior o porte do grupo de escolas, maior ser a verba destinada, por se entender que as maiores escolas gastam mais para montarem seus desfiles, o que de fato ocorre, uma vez que elas congregam um nmero maior de alas e de carros alegricos (FRANGIOTTI, 2007). Atualmente, alm do incentivo dado pela Prefeitura de So Paulo para que as escolas possam organizar os seus desfiles, existem outras maneiras de captao de dinheiro proveniente do patrocnio de colaboradores, dos eventos que ocorrem no decurso do ano, dos shows da bateria e passistas, da venda de artigos com o nome da escola, da bilheteria dos desfiles, dos direitos de transmisso de imagens pela Rede Globo, das leis de incentivo aos projetos culturais e sociais; entre outras. Um primeiro ponto de discusso a ser considerado reside exatamente nos eventos ligados ao samba, que possuem um importante efeito econmico catalisador das atividades e fluxos de mercadorias, extrapolando o ponto fsico onde acontecem:

O samba movimenta a indstria e o comrcio (...) Por exemplo, l no barraco do Vai-Vai, quando chega a poca do carnaval, estamos com umas 150 pessoas trabalhando e recebendo por este trabalho (...) E assim tambm acontece com as outras escolas (...) S de vir em um simples ensaio aqui, j se est movimentando a economia do transporte por nibus (...) Ali fora tem a tiazinha com a barraquinha vendendo cerveja, entendeu? (...) As pessoas vo para a 25 de Maro comprar (...) Tem o ICMS arrecadado, alm do dinheiro para os comerciantes (...) Ento, geram-se muitas novas frentes de trabalho (...) S na Vai-Vai, so 23 alas, cada ala tem uma costureira, e cada costureira tem 4 ou 5 mulheres que a auxiliam (...) S de sapatos so feitos 6 mil pares e voc imagina isto em cada escola ento... (...) Mesmo assim, o governo faz descaso com o carnaval (...) E olha que dinheiro pra caramba que movimenta! (...) E hoje j tem mo-de-obra especializada para o carnaval pois no adianta eu contratar um carpinteiro, um serralheiro, um senhor que trabalha 30 anos e conhece tudo, mas que s trabalha entre 8h:00min e 17h:00min (...) Tenho que pegar um cara que entra s 8h:00min e vai at 8h:00min de trs dias seguintes, risos (Penteado, entrevista realizada em 05/03/2008).

Nota-se que as escolas mobilizam trabalhos formais e informais, conforme indica outro entrevistado:

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

107

O carnaval movimenta uma economia que no pouca (...) Os dirigentes esperam chegar o prximo carnaval para pegarem a verba (...) Infelizmente, muitos no aplicam 100 % disto para fazer um carnaval bacana para a comunidade (...) Muitos dirigentes de escolas de samba vivem deste dinheiro (...) O carnaval movimenta a economia da cidade em todos os sentidos, porque o que interessante o retorno dos turistas que vem para c (...) Movimenta tambm os restaurantes, os hotis, as marcenarias, as serralherias (...) Ou seja, tudo isto movimenta a economia de uma forma geral (Kaula, entrevista realizada em 18/10/2007).

Todos esses processos geradores de capital e de empregos esto relacionados com as novas dinmicas carnavalescas surgidas nos ltimos anos. Sobretudo nos ltimos dez anos, o carnaval ganhou importncia econmica e agora reconhecido como um dos principais eventos anuais da cidade de So Paulo; ativando diretamente o setor turstico, gerando empregos e promovendo negcios. Segundo os dados da So Paulo Turismo SPTuris h uma clara tendncia de ampliao do pblico participante dos desfiles carnavalescos. Destacadamente, o carnaval movimenta por volta de 60 milhes de reais com o turismo, comrcio, transporte, hotelaria e gerao de empregos diretos, indiretos e temporrios. Por outro lado, estima-se que no ano de 2007 tenham sido gerados por volta de 25 mil empregos nas escolas de samba, bandas e blocos carnavalescos, que o faturamento total tenha sido de 30 milhes de reais e que o nmero de turistas de 23 mil. Somente no Anhembi, houve a contratao de cerca de 500 empregados temporrios para o trabalho na preparao do desfile carnavalesco (Fonte: So Paulo Turismo). interessante notar que o argumento da gerao de empregos muito forte, a ponto de alguns diretores comumente dizerem que o problema da distribuio de renda pode ser reduzido pela gerao de empregos na fase pr-carnavalesca. De fato, h uma cadeia produtiva voltada ao desfile carnavalesco, que passa pela compra do material para a fabricao dos prottipos das fantasias, pela contratao do carnavalesco e da equipe de costureiras, pelos chapeleiros, aderecistas, sapateiros; dentre outros. Em um segundo momento, as fantasias so reproduzidas em atelis espalhados pela cidade de So Paulo, o que permite a venda posterior das fantasias para os componentes de cada ala da escola de samba. 32 Em 2003, foi criado um projeto de parceria entre o Sistema Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE e as escolas de samba que faziam parte do G5 (Unidos de Vila Maria, Unidos do Peruche, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro e X-9 Paulistana), intitulado de Projeto Samba - Sampa. Nele, as escolas de samba acima elencadas so vistas como parceiras nas aes de estmulo ao turismo em suas quadras, que passam a receber turistas principalmente durante os ensaios pr-carnavalescos.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

108

Assim, prev-se a associao com hotis e agncias de turismo, que ser acompanhada pela oferta de produtos pelas escolas de samba 9. Para o Sindicato dos Hotis, Restaurantes, Bares e similares de So Paulo, o crescimento na gerao de empregos cada vez maior. Para o ano de 2007 foram gerados 3,2 mil empregos temporrios somente no setor de clubes, com a contratao de garons, porteiros, seguranas e manobristas. Como pode ser observado, durante os meses de janeiro e de fevereiro, grande parte do capital gerado acaba ficando retido pelo comrcio da regio da Rua 25 de Maro, principal Plo Nacional fornecedor de roupas e acessrios para o carnaval.

Figura 3 - Loja de produtos carnavalescos na Rua 25 de Maro Fonte: Alessandro Dozena, fevereiro de 2009. Estas atividades mobilizam um mercado especfico voltado ao comrcio de tecidos, plumas e adereos; de acordo com a explicao de nosso entrevistado:

interessante notar que 70% da receita do carnaval fica na Rua 25 de Maro e os outros 30% vo para a cenografia (...) O carnaval movimenta a rede hoteleira alm de outros setores (...) As lojas se especializaram para atender a
9

Para maior detalhamento, consultar os trechos da entrevista realizada com a coordenadora do Projeto Sampa-Samba, disponvel em: BELO, Vanir. O enredo do carnaval nos enredos da cidade. 215f. Mestrado (Dissertao) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2008.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

109

demanda existente no perodo carnavalesco (...) pluma, paet, tecido diferenciado com bordado, so os aviamentos, o material de acabamento (...) Existem umas cinco ou seis empresas especializadas no atendimento para o carnaval (...) Todas tm lojas na 25 de maro (...) O carnaval tambm movimenta a economia gastronmica, a de negcios, a hoteleira e a do entretenimento (...) A descoberta do carnaval como fonte econmica veio aps a introduo do evento na televiso, com grande importncia da Rede Globo (...) Com a chegada da televiso, o carnaval aconteceu, consolidando a sua participao na economia (...) Ainda mais em uma metrpole como So Paulo, que tem um importante Turismo de Negcios (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Alm da Rua 25 de Maro, os bairros do Brs e do Pari tambm apresentam importantes pontos de venda de material carnavalesco:

Um grande vendedor de material carnavalesco o Palcio das Plumas, do Elias Ayoub (...) uma loja que chegou a ser responsvel por 50% das vendas de material para as escolas de samba de So Paulo e do Rio de Janeiro, mas que decaiu bastante (...) Este empresrio comeou com uma loja pequena, cresceu muito e hoje est muito rico (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Cabe salientar que a polarizao concernente aos acessrios carnavalescos extrapola o estado de So Paulo:

At os cariocas compram em So Paulo, pois no Rio no existe esta gama e estrutura de atendimento (...) At existem lojas no Rio de Janeiro, mas aqui onde est o estoque (...) Eles precisam de muita coisa (...) H muito tempo So Paulo serve no s o Rio, mas o Brasil todo, embora agora isto esteja mais acentuado (...) Estas lojas esto criando filiais no Rio de Janeiro e em Porto Alegre por exemplo, para atender a demanda (...) Mesmo assim, os diretores das escolas ainda preferem vir para So Paulo e depois transportar o material para suas cidades (...) O preo, a qualidade do material, o estoque, o atendimento correto, enfim, a seriedade do negcio; contam muito (...) Aqui voc compra 2 metros de tecido e leva os 2 metros de tecido (...) No Rio se vende no catlogo e preciso recorrer ao estoque de So Paulo (...) Normalmente as escolas tm pressa (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

At mesmo o material utilizado nas fantasias e nos carros-alegricos sofreu alteraes, em decorrncia da espetacularizao ocorrida com a festa:

O carnaval de So Paulo perdeu um pouco de sua identidade pois virou show e atrao turstica (...) Hoje, envolve 52 setores da economia (...) A sua preparao utiliza ferro, madeira, tecido e at materiais importados (...) J no temos apenas fantasias de cetim (...) At se usa o cetim, mas a fantasia mesmo o complemento que vai encima disto (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

110

Conforme matria publicada em 19/02/2009 no jornal Folha de So Paulo, intitulada Escolas do Carnaval de So Paulo penam com a crise das plumas, a escassez do produto no mercado brasileiro e especialmente no paulistano, deu-se pelos efeitos da crise econmica, que fez com que o principal fornecedor do adorno em So Paulo importasse metade dos 12 mil quilos costumeiramente importados. A declarao de Elias Emile Ayoub, principal fornecedor em So Paulo e proprietrio do Palcio das Plumas, evidencia a rentabilidade do setor: "Temi a crise e me arrependi. Se tivesse trazido a mesma quantidade de plumas, certamente estaria vendendo". A matria conclui alegando que o fato das plumas serem de avestruz e virem de pases como Nambia e frica do Sul, acaba fazendo com que as oscilaes do cmbio afetem o custo. No ano de 2009, o quilo foi vendido por cerca de R$ 220,00 na loja Palcio das Plumas. perceptvel que aps a inaugurao do Sambdromo, houve uma importante dinamizao e crescimento do carnaval de So Paulo. Assim sendo, com a movimentao da economia e a gerao de divisas, as fantasias e carros-alegricos tornaram-se mais glamorosos, estimulando as comparaes entre o carnaval do Rio de Janeiro e o de So Paulo. Neste sentido, na opinio de Rbson:

O carnaval do Rio de Janeiro mais glamoroso, um carnaval pioneiro (...) So Paulo tem uma caracterstica de carnaval muito prpria, um carnaval mais familiar (...) Embora os temas, as formas e as fantasias sejam diferentes, o desfile das escolas de samba conceitualmente similar (...) No entanto, as alegorias de So Paulo j se apresentam maiores e mais bem construdas (...) Assim como os arranha-cus da metrpole, os carros alegricos marcam o carnaval de So Paulo (...) Eles apresentam uma grandiosidade e um visual fantstico (...) Em minha opinio, a maior diferena em relao ao carnaval do Rio de Janeiro o visual, a infra-estrutura e a cenografia do carnaval que se faz aqui (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Ainda que o carnaval carioca receba maior aporte de investimentos, pela tica do entrevistado, o carnaval paulistano no pode ser considerado inferior em relao ao carioca:

O Rio de Janeiro vive uma realidade econmica e So Paulo outra (...) A questo da verba muito relativa pois o dinheiro faz duas coisas: alegoria e fantasia (...) Com relao aos outros oito quesitos uma outra histria (...) Voc pode ter uma escola que trata de um tema diferenciado e original no carnaval e que pode acabar se dando bem, sem se utilizar de muito dinheiro (...) O carnaval do Rio de Janeiro tem a vantagem de acontecer em uma cidade turstica que tem praia e que por muito tempo foi a capital do pas (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

111

Como conseqncia das alteraes relacionadas com a estrutura e organizao do carnaval voltado ao espetculo, busca-se contratar especialistas para a produo cnica dos desfiles:

Hoje um desfile carnavalesco montado com a mesma qualidade de uma pera, usando inclusive os mesmos elementos (...) A parte intelectual monta o enredo, fundamentado num texto, de acordo com a histria escolhida (...) Como as escolas de samba passaram por este processo, elas perderam um pouco da sua originalidade (...) Mas assim, faz parte da evoluo dos tempos (...) Tudo evolui, como a prpria cultura (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Para continuarmos a argumentao, faz-se importante verificar mais a fundo a questo da gerao de empregos incitada pelo carnaval10:

A gerao de empregos nas escolas de samba sazonal (...) No perodo pscarnaval existe uma informalidade para a desmontagem do barraco, visto que grande parte do material reaproveitada no prximo carnaval (...) A partir de junho, as escolas lanam o enredo e a coisa comea a esquentar, aumentando a contratao (...) Quando chega em novembro, j estamos com uns 80% dos trabalhadores contratados e em dezembro, j estamos com 100 % dos trabalhadores contratados (...) Do contrrio no d tempo (...) A maior empregabilidade no carnaval se d principalmente de dezembro a maro (...) No conseguimos quantificar precisamente o nmero de trabalhadores, que a cada ano cresce mais (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Destacadamente, so as escolas do Grupo Especial as que mais geram empregos. Contudo, no podemos deixar de mencionar que as menores tambm criam possibilidades de emprego:

Tambm as escolas menores geram empregos pois, se elas chegarem em dezembro e a escola parar, no conseguir desfilar com qualidade (...) Se a escola de samba parar para comemorar o Natal e o Ano Novo ela no chegar em fevereiro totalmente pronta (...) Festa de fim de ano ocorre no barraco da escola, trabalhando, com tudo aberto rs (...) No h o recesso como o que ocorre com as empresas (...) Se parar no engata (...) Um dia a mais de trabalho pode decidir o campeonato (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Ao mesmo tempo em que se aproxima a data do desfile, aumenta a movimentao dos trabalhadores, inclusive a dos voluntrios:

10

Para uma caracterizao crtica a respeito das prticas de trabalho e de emprego na produo artstica dos desfiles de carnaval, ver: BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. So Paulo: Annablume, 2007.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

112

Ao perceber que a escola est precisando de auxlio, a comunidade se aproxima e vai terminar as fantasias no barraco (...) Isto acontece em qualquer escola de samba, da pequena maior (...) So os que amam a escola, chegam e dizem: O que eu posso fazer? (...) Posso colar papel, colocar pluma? (...) Isso acontece at o dia do desfile (...) Se preciso for o cara que da comunidade tira o terno e vai empurrar o carro alegrico para ajudar (...) Por isso o carnaval to emocionante (...) As pessoas se agregam em torno de uma nica causa (Rbson, entrevista realizada em 05/03/2008).

Entretanto, atualmente tem havido a preferncia pela contratao de profissionais capacitados:

As grandes escolas contratam costureiras, pois h um volume muito grande de fantasias para serem confeccionadas (...) Isto inviabiliza apenas o voluntariado (...) Quando o desfile envolve mais de 3000 mil componentes, no d para confiar a confeco das fantasias somente para a mo-de-obra voluntria (...) Ento, as grandes escolas de samba contratam mesmo (...) Atualmente, a verba recebida pela prefeitura muito maior do que antes, o que possibilitam maiores investimentos (Nanci, entrevista realizada em 20/02/2008).

Embora muitas escolas de samba do Grupo Especial tenham sido contagiadas por uma lgica empresarial, no raro tal dinmica se faz acompanhar de outros valores:

Quando voc escuta um samba voc tem que se arrepiar, ficar emocionado, no d para pensar s na questo comercial (...) A escola de samba no uma empresa, h sentimento envolvido, o que a empresa no tem (...) Os diretores de escolas, na maioria dos casos, no ficam ricos com a escola de samba (...) Este discurso de que escola de samba empresa discurso de branco (...) com emoo que se faz a escola de samba acontecer (...) Mesmo que um diretor quisesse mandar algum embora como se faz com o funcionrio de uma empresa, esta pessoa no iria rs... (Lia, entrevista realizada em 05/03/2008).

Com relao crescente profissionalizao da mo-de-obra, h em alguns casos, a sua defesa:

Geralmente os diretores das escolas de samba so trabalhadores voluntrios que pagam ou pagaram para que a escola se tornasse profissionalizada (...) O modelo de voluntariado da comunidade aplicado construo de alegorias e fantasias no funciona (...) A escola deve formar e pagar um salrio para as pessoas, para que depois possam encontrar um emprego digno (...) Esta a funo maior das escolas de samba (...) Aprendeu a costurar por exemplo, vai procurar um emprego (...) A Fbrica dos Sonhos est vindo com este objetivo, copiando algo que as escolas j fazem (...) O carnaval hoje profissionalizado e s por isso chegou no estgio que est (...) No d para fazer uma coisa bem organizada s com o apoio da comunidade (...) Primeiro

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

113

porque para que a comunidade v at o barraco de sua escola, precisa tomar um transporte pblico que caro (...) Esta pessoa tambm precisa se alimentar (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Conseqentemente, embora o trabalho voluntrio ainda esteja presente e tenha grande importncia na estruturao do desfile, ele agora acompanhado por uma nova forma de trabalho profissionalizada, previamente contratada:

Isso de dizer que a comunidade quem constri o carnaval eu diria que j coisa do passado (...) Eu diria que em 90 % das escolas j h a contratao de coregrafo, de carnavalesco para fazer o projeto, de serralheiro e de marceneiro (...) Um carro alegrico deve ter segurana, pois tem entre 10 e 11 metros de altura (...) No possvel permitir que um curioso qualquer faa o trabalho de soldagem (...) No entanto, quem no pode comprar a fantasia, vem ajudar na mo-de-obra e ainda recebe um pouco de dinheiro para ajudar a sua famlia (...) Tanto que a maioria das escolas de samba empregam muitos membros da comunidade nos seis meses que antecedem o carnaval, ainda que sem registro em carteira (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Ao tratar o carnaval como um acontecimento que envolve muita organizao, so primordiais as estratgias de gerenciamento do dinheiro disponvel para os investimentos:
Montar um carnaval uma arte, pois voc recebe determinada quantia de dinheiro e tem que fazer de tudo (...) Se investir mais em uma parte do que em outra voc pode quebrar, tem que tocar certo (...) Poucos dirigentes usam o dinheiro para causa prpria, do contrrio a escola vai falncia (...) S com o dinheiro que a escola recebe j no d para fazer o carnaval como se espera (...) Voc tem que arrumar uma forma de ajuda externa para completar (...) muito tecido, alm da mo-de-obra, que utiliza quase 50% da verba disponvel (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Quanto maior a escola de samba, maior a complexidade das relaes de trabalho. Essa contratao de pessoas para a confeco das fantasias em geral centralizada pela diretoria das escolas de samba, pelos chefes de ala ou pelos carnavalescos. Na maioria dos casos, as escolas de samba contratam primeiramente um carnavalesco, que tem uma equipe remunerada. No caso do carnavalesco, ele tem um contrato e terceiriza os demais especialistas, a exemplo das costureiras (os):

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

114

Figura 4 - Costureiro trabalhando no quintal de sua residncia Fonte: Alessandro Dozena, setembro de 2007. Neste sentido, interessante notar que em algumas pequenas escolas, encontram-se carnavalescos que trabalham sozinhos. Em outros casos, o prprio presidente da escola o responsvel pela contratao de todos os especialistas, ou ainda, o carnavalesco:
Primeiro eu contrato o carnavalesco, depois o serralheiro e o decorador para os carros alegricos, depois o aderecista para as fantasias e as costureiras que so terceirizadas (...) Algumas costureiras costuram para vrias escolas (...) Eu tinha uma que s trabalhava para mim, mas agora costura para cinco ou seis escolas (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Esse alargamento do universo de trabalho na confeco dos carros-alegricos, um importante elemento do desfile, apresenta hoje uma nova realidade que envolve a migrao sazonal de mo-de-obra, proveniente de Parintins, cidade amaznica onde se realiza o Festival Folclrico de Parintins:

Atualmente a mo-de-obra formada por muitos amazonenses, que vm principalmente de Parintins (...) A gente traz o pessoal de l, paga a passagem e arruma lugar para eles ficarem (...) Eles permanecem por tempo determinado (...) Hoje melhor pegar um profissional de Parintins pois o carioca precisa de mais de 1/3 do dinheiro para fazer o mesmo espetculo, com a mesma beleza plstica (...) Alm disso, o carioca usa muito material (...) O trabalhador de Parintins vem e faz uma estrutura no ferro e em vez de comprar madeira, usa uma lona com pano cru e reveste o prprio ferro que pintado (...) O carioca costuma colocar o ferro, a madeira, o pano e depois pintar (...) Isto encarece muito, e para fazer a mesma coisa (...) O pessoal do

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

115

Boi de Parintins, com 1/3 do dinheiro que gasto no Rio de Janeiro, consegue fazer um espetculo igual ou superior (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Sob a influncia dessa mo-de-obra especializada, o desfile carnavalesco de So Paulo ganhou muito na movimentao dada aos carros-alegricos, com a construo de cenrios mveis grandiosos onde se busca dar vida a cada elemento representado. Fixando-se apenas nesta dimenso, usualmente os trabalhadores migram juntamente com uma equipe coordenada pelo carnavalesco, que tambm responsvel pela elaborao do projeto. Em decorrncia da demanda crescente, alguns carnavalescos de Parintins optaram em fixar residncia em So Paulo ou no Rio de Janeiro, conforme nos explica Celso:

Esse ano, por exemplo, eu trabalhei com um carnavalesco que era de Parintins e que j est erradicado aqui em So Paulo (...) O enredo era um tema histrico ligado cultura japonesa (...) Ele no teve que pesquisar pois ns j havamos pesquisado tudo (...) Pegamos histrias, fotografias de exposies japonesas e montamos o enredo em cima da parte escrita (...) O carnavalesco desenhou e depois desenvolveu as dimenses certas (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

importante observar que muitos carnavalescos do Rio de Janeiro e de Parintins (conhecidos ou no) costumam telefonar para os presidentes das escolas de samba oferecendo seus servios11. Tentando se projetar no mercado carnavalesco, priorizam as escolas de samba que se destacaram no ltimo carnaval. Assim sendo, nota-se que a contratao de especialistas voltados produo cnica dos desfiles gerou uma ampla gama de quadros salariais:

Geralmente, o ganho do carnavalesco 10% do valor total da verba disponvel para a escola de samba (...) Este ano por exemplo, s de carnavalesco e serralheiro, eu gastei 45 mil reais (...) O serralheiro quem d o formato para os carros alegricos (...) Todos os meus carros tiveram as esculturas em movimento (...) O carnaval hoje est muito voltado para isto... (...) Tinha um carro da Vila Maria com as esculturas que mexiam os dedos (...) Um carro da Tom Maior mexia os olhos e um da Gavies tinha um velhinho que ria (...) Essa movimentao d vida aos carros alegricos (...) S de serralheiro eu paguei 20 mil reais, ele fez toda a serralheria e trouxe mais uns quatro ou cinco ajudantes (...) O mesmo pessoal que trabalhou para mim tambm trabalhou para a Mocidade Alegre, eles j vem em equipe (...) O carnavalesco tambm era escultor e pintor, e ele tinha mais trs ajudantes (...) Para complementar, eu contratei um decorador com uma equipe que forrou os carros e os decoraram (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

11

Esta reflexo surgiu pois enquanto a entrevista com o presidente Celso era realizada, um carnavalesco carioca ligou em seu celular oferecendo servios para o ano subseqente.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

116

Analisando a totalidade dos depoimentos, pode-se dizer que as escolas de samba, na maioria dos casos, geram empregos informais, contratando trabalhadores autnomos. Contrastando com as pequenas, as grandes escolas12 exigem um contingente maior de pessoas contratadas todos os anos. Em alguns casos, mesmo nas pequenas, h a contratao do serralheiro para montar os carros alegricos e do carnavalesco para realizar a coordenao geral. Do ponto de vista da lucratividade, tambm as fantasias vendidas pelos chefes de ala permitem um retorno para a escola de samba, fundamental para os investimentos posteriores. Assim, alguns diretores de ala podem ganhar dinheiro a partir de cada fantasia vendida:

Na escola de samba Gavies da Fiel os diretores de ala ganham por fantasia vendida (...) Geralmente, as escolas que conseguem vender todas as fantasias so Vai-Vai, Rosas de Ouro e Gavies da Fiel (...) As outras escolas vendem uma parte das fantasias e a outra parte d (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Ainda com relao ao voluntariado, cabe observar que alm de status e reconhecimento, em troca dos servios prestados, os integrantes da comunidade costumam receber a fantasia para desfilar:

Tem as alas da comunidade que voc tem que dar a fantasia (...) A diretoria tem que bancar a ala da bateria, da comisso de frente e dos cantores (...) Na minha escola por exemplo, o mestre de bateria ganha um salrio, mas eu exijo que ele d aula de percusso para as crianas (Celso, entrevista realizada em 25/02/2008).

Tal processo de profissionalizao da mo-de-obra avana e revela o fim de um estgio iniciativo, o qual teve na proliferao de barraces com pouca infra-estrutura seu principal elemento. Nesses barraces, ningum permanece sem ser convidado, pois so territrios diretamente orientados preparao do desfile carnavalesco.

12

Aqui so classificadas como grandes escolas as pertencentes ao Grupo Especial e ao Grupo de Acesso. Em 2009 eram do Grupo Especial: Acadmicos do Tucuruvi, guia de Ouro, Gavies da Fiel, Imperador do Ipiranga, Imprio da Casa Verde, Leandro de Itaquera, Mancha Verde, Mocidade Alegre, Prola Negra, Rosas de Ouro, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Vai-Vai e X9 Paulistana. No mesmo ano, pertenciam ao Grupo de Acesso: Barroca Zona Sul, Camisa Verde e Branco, Drages da Real, Flor de Liz, Morro da Casa Verde, Nen da Vila Matilde, Uirapuru da Mooca e Unidos do Peruche.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

117

Consideraes Finais: O samba pede passagem

A temtica aqui trazida estimula um leque grande de questes que podero ser retomadas em outros trabalhos, em face da riqueza de possibilidades nela contida. Buscamos tratar criticamente da dimenso poltica e econmica no mundo do samba paulistano evitando narr-la com ares romantizados. Contudo, no h como negar que de um ponto de vista ritualstico o samba permite a criao de sensaes ou estados de esprito impregnados de vivncias pessoais e profundas, capazes de suscitar sentimentos de alegria e de renovao, ainda que para o senso comum este se reduza a um estilo musical que tambm um dos principais smbolos de representao da brasilidade dentro e fora do pas, encarando-o como representante social da mais nacional das expresses culturais brasileiras13. O samba transcende em muito esse significado, a partir do entendimento do samba no s como um gnero musical, mas tambm como um modo de pensar, de sentir e de construir territorializaes particulares na cidade. Assim sendo, tambm sinnimo de fonte inspiradora, de ritmicidade, de ludicidade, de poder criativo e libertrio, de exerccio religioso para alguns e de atividade potica e revolucionria para outros (ainda que esteja envolto em uma estrutura social hierarquizada). A mudana ocorrida no carnaval nos ltimos anos evidenciou e acompanhou a dinmica poltica e econmica do carnaval paulistano. Cabe lembrar que o tema das mudanas sucedidas no carnaval assumiu vrios significados entre os entrevistados, ainda que tenha predominado o discurso acerca da lucratividade como sendo a principal inteno da festa. Para o caso das alteraes sofridas pelo samba, alguns acreditam que elas esto realmente evidenciadas, por exemplo, na lgica comercial presente nas centenas de bares e casas noturnas em que se toca o pagode (gnero musical nitidamente transformado em produto comercial). Expressivamente, a transformao dos cordes carnavalescos em escolas de samba, assim como as dinmicas mercantis presentes nas escolas de samba, fazem parte de uma renovao que ocorreu e ainda ocorre, a despeito da oposio apresentada principalmente pelos sambistas mais antigos. O discurso atribudo por alguns
13

Poderamos considerar o samba como uma commodity brasileira, um produto de exportao remetido desde o fenmeno Carmem Miranda.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

118

entrevistados caminha na direo de que tudo o que antigo bom. Esta nostalgia do passado desconsidera o movimento dialtico intrnseco presente na transformao do samba enquanto manifestao cultural; considerando o autntico como um passado que sempre melhor do que o presente. O espetculo da mdia e muito lucrativo que ganhou impulso com a entrada da transmisso televisiva na dinmica carnavalesca, a partir da dcada de 1970, fez com que os desfiles passassem paulatinamente a sofrer modificaes em prol de uma esttica padronizadora e valorizadora do visual e do movimento uniforme dos desfilantes. Este processo de mudanas veio tambm acompanhado pela introduo de profissionais cengrafos na preparao dos carros-alegricos, o que contribuiu para o alargamento da dimenso espetacular do carnaval televisivo. Ao se voltarem para o ritmo imposto pelas normas da televiso, as escolas de samba admitiram uma acelerao no passo e consequente prejuzo espontaneidade e ao samba no p. Essa constatao pode ser obtida, por exemplo, na impressionante presso feita pelos seguranas na rea de disperso do Sambdromo do Anhembi. Ainda que perpassados por uma sensao de xtase ao trmino do desfile, ao cruzarem a linha de chegada, os desfilantes so forosamente obrigados a se retirarem. A introduo de uma lgica de competio entre as escolas de samba veio acompanhada da possibilidade de maior controle da uma parcela populacional que no brinca o carnaval nas ruas, mas nos Sambdromos. Reduz-se, desse modo, a baderna que poderia acontecer com a ocupao das ruas durante as festas carnavalescas. Por outro lado, a hierarquia social se mantm dentro dos desfiles espetacularizados, com a presena de postos com maior destaque e visibilidade (captados pela televiso com maior qualidade, geralmente nos pontos mais altos dos carros alegricos). Comumente, quem ocupa tais postos mais elevados algum que apresenta um status igualmente elevado junto agremiao e/ou sociedade. A dinmica do carnaval espetacularizado apresenta no s uma hierarquia, mas poltica e economicamente transacionado e controlado por interesses lucrativos, que igualmente garantem uma enorme expressividade e beleza da festa; que ainda uma relevante manifestao popular. No contexto de todas as reflexes sobre o a dinmica poltica e econmica no mundo do samba paulistano, tivemos como pano de fundo as imagens e os cenrios

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

119

percebidos ao longo de nossas experincias em campo. Nelas, buscamos compreender a cidade como uma totalidade dinmica, na qual os sambistas vivenciam no seu cotidiano, com relativa intensidade, as particulares redes de sociabilidade em que residem. Acreditamos que o artigo contribui para ampliar o leque de perspectivas para pesquisas vindouras. Eis porque no se assume, neste momento de finalizao, uma pretenso conclusiva.

Referncias
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Mdia e no Renascimento : o contexto de Franois Rabelais. So Paulo: Hucitec, 1987. BELO, Vanir. O enredo do carnaval nos enredos da cidade. 215f. Mestrado (Dissertao) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2008. BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. So Paulo: Annablume, 2007. CARRIL, Lurdes de F. Quilombo, favela e periferia: a longa busca da cidadania. So Paulo: Annablume, 2006. CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Barraco de escola, barraco de ala: breve estudo dos bastidores do Carnaval. In: Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Rio de Janeiro, n. 20, p.175-184, 1984. DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heris. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. _______ . O Carnaval como rito de passagem. In: Ensaios de Antropologia Estrutural. Petrpolis, Vozes, 1973, p. 121-168. EVANGELISTA, Hlio de Arajo. Rio de Janeiro: violncia, jogo do bicho e narcotrfico segundo uma interpretao. Rio de Janeiro: REVAM, 2003. FRANGIOTTI, Nanci. O espao do carnaval na periferia da cidade de So Paulo. 2007. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2007. GOMES, Paulo Csar da Costa. A condio urbana: ensaios de geopoltica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. LEFEBVRE, Henry. A revoluo urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999. 178p.

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

120

MORAES, Antnio Carlos Robert. Capitalismo, geografia e meio ambiente. 2001. 202f. Tese (Livre Docncia) - Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001. MUMFORD, Lewis. A cultura das cidades. Belo Horizonte: Itatiaia, 1961. SANTOS, Milton. Espao e mtodo. So Paulo: Nobel, 1985. ______. A natureza do espao: tcnica e tempo, razo e emoo. So Paulo: EDUSP, 2002. Coleo Milton Santos. SAUER, Carl. The morphology of landscape. In: LEIGHLY, J. (org.) Land and life: Selections from the writings of Carl Sauer. Berkeley: University of California Press, 1963. p. 315-350. SILVA, Maria Nilza da. Territrio e Raa: Fronteiras urbanas numa metrpole brasileira. Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizados em Caxambu MG Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006. Disponvel no www.abepnepo.unicamp.br/encontro2006. Acessado em 05/06/2008. QUEIROZ, Maria I. P. de. Carnaval Brasileiro: o vivido e o mito. So Paulo: Brasiliense, 1992. WEBER, Max. La ville. Paris: Albier Montaigne, 1982.

Recebido para publicao em setembro de 2010 Aprovado para publicao em novembro de 2010

Ateli Geogrfico

Goinia-GO

v. 4, n.4

dez/2010

p.91-121

Pgina

121

S-ar putea să vă placă și