Sunteți pe pagina 1din 3

Muitos cientistas acreditam que os primeiros seres humanos surgiram na frica Oriental.

Se isso for verdade: Por que os humanos so encontrados em quase todos os lugares do mundo? A Eva gentica teria vivido a 150 mil anos atrs no leste da frica e cada pessoa da Terra seria seu parente. Suas filhas e netas levariam o homem moderno da frica para povoar o resto do mundo, na viagem mais importante que a humanidade faria. O rastreamento gentico, pela primeira vez, nos d a rota desta viagem. Com ele podemos seguir nossas famlias em sua viagem pelo mundo superando dificuldades, se separando e descobrindo novas terras. Pela primeira vez ser mostrado quem ns somos e de onde viemos. Todos no mundo podem ser colocados em uma nica rvore genealgica, em termos de seu DNA mitocondrial, porque todos herdaram esse DNA de uma nica fmea, a Eva mitocondrial, que viveu h cerca de 200.000 anos. Havia, claro, muitas outras mulheres naquela populao antiga, mas durante as geraes um DNA mitocondrial substituiu todos os outros pelo processo chamado deriva gentica. Com a ajuda de mutaes que se acumulam na cpia sobrevivente, os geneticistas podem categorizar as pessoas em linhagens e estimar o momento da origem de cada linhagem. Isto foi possvel devido a que os genes mitocndrias de Eva Gentica, foram os nicos que conseguiram sobreviver. Uma pequena populao relativamente isolada de seres humanos primitivos da frica evoluiu at o Homo sapiens moderno e de l se espalhou pela Europa, sia e restante do continente africano, desalojando as populaes humanas primitivas que encontrava em seu caminho. Os cientistas defendem suas idias baseando-se na anlise do DNA de clulas de seres humanos de diferentes localidades do planeta. Severas mudanas climticas 80,000 anos atrs afetaram sua rota de migrao, esses eventos ocorreram durante a ltima Era Glacial, quando a Europa era fria demais para os seres humanos. Portanto, acredita-se que s veio a ser habitada mais tarde, no diretamente da frica, mas por um ramo da migrao sulina. O povo desse ramo presumivelmente teria voltado pelo que hoje so a ndia e o Ir para chegar ao Oriente Prximo e Europa. Uma nova era glacial que cobriu a Amrica do Norte e destruiu tudo a sua frente os obrigou a chegar at a Amrica do Sul. O mundo comeou novamente a se esfriar, a gua congelou, o nvel dos mares desceu, os desertos cresceram e o territrio habitvel se reduz. Finalmente o

Mar Vermelho se fez mais salgado dificultando a pesca e a extrao de ostras, mexilhes, etc. O fato de o nvel do mar ter descido 45 metros permitiu a populao cruzar o estreito aproveitando as numerosas ilhas e rochas que apareceram em este momento. Este pequeno grupo diversificou-se formando populaes completamente diferentes as quais se adaptaram, fsica e culturalmente, ao meio ambiente que encontraram ao explorar novas terras. Os cientistas pensam que o Deserto da Arbia Saudita e o da Lbia impediram a passagem at 50.000 anos atrs, quando mudou o clima. Os registros climticos indicam que aqueles que viajaram at Egito e Israel ficaram irremediavelmente presos e morreram na faixa norte do deserto do Sahara devido a um breve, porm devastador, perodo de congelamento que converteu em deserto todo o Oriente Mdio. Os geneticistas concluem que houve apenas uma migrao de humanos modernos para fora da frica, que tomou uma rota sul para a ndia, sudeste asitico e Austrlia e que consistia de um nico bando de caadores-coletores, provavelmente de algumas centenas de pessoas, calcula que a emigrao da frica ocorreu em torno de 65.000 anos atrs, passou pelas costas da ndia e sudeste asitico e chegou Austrlia h 50.000 anos, data do mais antigo stio arqueolgico do pas. Esses estudos so feitos com base na anlise do DNA mitocondrial, um tipo de material gentico herdado apenas da linha materna

Migrao - Ao e efeito de passar de um pas para outro, para se estabelecer/fixar nele. Usa-se ao falar das histrias que fizeram as raas ou povos inteiros. Viajavam a p e s vezes cruzavam o mar em balsas feitas de troncos. Viagem dos primeiros seres humanos atravs da frica, Oriente Mdio e sia Nmade - Famlia ou povo que anda vagando sem domiclio fixo.

Qual a razo de sermos diferentes um dos outros? Pela seleo natural, a adaptao ao meio ambiente, o clima e a dieta. Aos que migraram para regies de muito sol, a pele escura pode bloquear a radiao ultravioleta do sol que destri o cido flico necessrio para o bom desenvolvimento do embrio. Onde h mais florestas, umidade, por necessidade, a pele destes habitantes ficou mais clara para no bloquear a radiao ultravioleta que nestes lugares menor e que necessria para a formao da Vitamina D que evita o raquitismo.

Alimentavam-se de peixe, ostras, mexilhes e o que podiam recolher nas praias, alteraes do clima afetaram a evoluo e as migraes humanas.

Qual foi a causa do grande xodo desses seres humanos? O esfriamento do mundo O congelamento da gua O nvel dos mares desceu Os desertos cresceram e o territrio habitvel se reduz. Dificuldade na pesca e a extrao de ostras, mexilhes, etc. O fato de o nvel do mar ter descido 45 metros permitiu a populao cruzar o estreito aproveitando as numerosas ilhas e rochas que apareceram em este momento.

S-ar putea să vă placă și