Sunteți pe pagina 1din 12

COLGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTOR DO AMARAL TCNICO DE CONTABILIDADE

ONGs

Tnia Mrcia Simes Bruna Dayane de Almeida Janaina Miguel Professor Eraldo

Curitiba 2012

1. Como criar uma ONG? Como constituir uma associao sem fins lucrativos Primeiramente, o grupo interessado em constituir a associao e outras pessoas afinadas com a causa deve convocar uma reunio na qual dever ser debatida a necessidade ou no de constituir uma pessoa jurdica, sua misso, objetivos, etc. Uma associao civil constituda por meio de uma assemblia geral de constituio. Uma assemblia nada mais do que uma reunio de pessoas para um determinado fim. Nesse caso, a finalidade da assemblia constituir uma associao. Os participantes da Assemblia de constituio sero os membros fundadores da associao, e caber a eles o seguinte: - aprovao das caractersticas da organizao (denominao, misso, objetivos, endereo da sede, durao, administrao e outros); - aprovao do Estatuto Social (documento que registra essas caractersticas e regula o seu funcionamento); e - eleio dos primeiros dirigentes, sejam provisrios ou definitivos (isto , as pessoas que sero responsveis pela direo da associao). 1.1 O Estatuto Social e as caractersticas da associao O Estatuto Social o documento que registra as caractersticas e o conjunto de regras de uma associao civil sem fins lucrativos. muito importante preparar uma proposta de texto para discusso prvia entre os fundadores, para assegurar que o Estatuto Social seja coerente com o propsito, as caractersticas e a forma de atuao da ONG a ser criada. O Estatuto Social deve dispor obrigatoriamente sobre o seguinte: a) nome ou denominao social; b) endereo da sede; c) finalidade (misso) e objetivos sociais; d) durao (pode ser por prazo indeterminado); e) os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados (os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais); f) os direitos e deveres dos associados; g) o modo de constituio e funcionamento dos rgos deliberativos e administrativos (assemblia geral de associados, conselho diretor, conselho fiscal, outros conselhos, etc.); h) o modo de representao da organizao seja ativa ou passiva, judicial ou extrajudicial (isto , quem pode assinar pela organizao, e em que condies);

i) as fontes de recursos para sua manuteno (contribuies de associados, doaes de pessoas fsicas, doaes de pessoas jurdicas, recursos governamentais, financiamentos, constituio de fundo social, etc.) j) se os associados respondem ou no pelas obrigaes sociais; k) as hipteses e condies para a destituio dos administradores e para a alterao do estatuto ( preciso a aprovao de dois teros dos presentes assemblia especialmente convocada para esse fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absoluta dos associados, ou com menos de um tero nas convocaes seguintes); i) as condies para a extino da associada e o destino do seu patrimnio, nesse caso. No h regra para a estrutura de administrao a ser adotada pelas organizaes. As ONGs tm diferentes composies, com grande variao nas funes e respectivos poderes. Cada organizao deve avaliar o que mais prtico e coerente para a sua proposta e suas condies especficas de atuao. A nica obrigatoriedade a existncia de uma Assemblia Geral, instncia mxima da associao, que privativamente competente para: - eleger e destituir os administradores; - aprovar as contas; - alterar o estatuto. Contudo, cabe observar o seguinte: a) Quais so os direitos e deveres de cada (tipo de) associado? b) Como so feitas as eleies? Quem pode ser eleito, e para que cargos? Quem tem direito a voto, e em que instncias? c) Como so tomadas as decises na organizao? Qual a instncia mxima de deciso, e por quem composta? d) Que rgo(s) ou cargo(s) (so) responsvel(is) por estabelecer as estratgias para a consecuo dos objetivos da organizao e pelo planejamento das suas atividades? e) Que rgo ou cargo responsvel pela efetiva execuo das atividades da organizao? f) Que rgo ou cargo responsvel pela representao da organizao? (Ou seja, quem pode assinar em seu nome? Em geral, so os Diretores individualmente ou em conjunto de dois.) g) Que rgo ou cargo responsvel por fiscalizar as atividades da organizao, especialmente com relao s contas? (Em geral, a funo cabe ao Conselho Fiscal, que um rgo obrigatrio para obteno de alguns ttulos e qualificaes perante o poder pblico.) h) Que rgo(s) ou cargo(s) (so) responsvel(is) pelas reas especficas de finanas, comunicao, captao de recursos etc.? 1.2 Realizao e Ata da Assemblia Geral de Constituio Depois de discutir o propsito, as caractersticas e a forma de administrao da associao, os fundadores esto prontos para realizar a Assemblia Geral de Constituio. Normalmente, a Assemblia convocada previamente, com pauta, data, horrio e local definido.

A primeira etapa da Assemblia a assinatura da lista de presena por todos os participantes. Em seguida, dever ser composta a mesa de trabalho: os presentes elegem o Presidente da Assemblia para conduzir a reunio, e o Presidente, por sua vez, escolhe o Secretrio da Assemblia, que elabora a ata. Composta a mesa, o Presidente comea por ler a pauta prevista para a Assemblia, e ento d incio deliberao (discusso e votao) de cada item. Os participantes devero decidir sobre os elementos e aspectos listados . O Estatuto Social e as caractersticas da associao, acima. As caractersticas aprovadas constaro, assim, do Estatuto Social, que ser aprovado em sequncia. Aprovados o Estatuto Social com as caractersticas da organizao, a Assemblia passa eleio (em carter provisrio ou definitivo) dos primeiros dirigentes, nos termos da estrutura de administrao aprovada. Cada um dos dirigentes eleitos dever tomar posse de seu cargo mediante assinatura do respectivo termo de posse, no qual constar sua qualificao completa e que poder ser parte integrante da ata. Por fim, encerram-se os trabalhos da Assemblia Geral de Constituio com a lavratura e assinatura da ata pelo Presidente e pelo Secretrio da Assemblia, pelos dirigentes eleitos e por todos os presentes. Alm disso, obrigatrio o visto de um advogado na ata e no estatuto, sem o qual a organizao no poder ser submetida a registro em cartrio. 1.3 Registro em cartrio O registro da pessoa jurdica em cartrio equiparvel ao registro de uma pessoa fsica ao nascer: preciso tornar pblica sua existncia. As organizaes privadas no-lucrativas so registradas no Cartrio de Registros Civis de Pessoas Jurdicas. Vale a pena procurar com antecedncia o Registro Civil de Pessoas Jurdicas competente, para apurar quais so os requisitos especficos de registro (por exemplo: quantidade de vias, assinaturas obrigatrias, espcies de documentos a serem apresentados, necessidade de reconhecimento de firmas etc.). Segundo a Lei de Registros Pblicos, preciso apresentar (no mnimo): a) 2 (duas) vias do estatuto social vistadas pelo advogado; b) 2(duas) vias da ata da assemblia geral de constituio vistadas pelo advogado, com eleio dos dirigentes e termos de posse; e c) o requerimento de registro assinado pelo representante legal da organizao. Com o registro concludo, a organizao j pessoa jurdica legalmente existente.

1.3 Demais registros A partir da constituio formal (registro em cartrio), a organizao deve efetuar os demais registros necessrios ao seu funcionamento. Para a regularizao de tais registros suplementares (fiscal, trabalhista e local), importante procurar um(a) contador(a), que tambm ser responsvel pela contabilidade da ONG e demais obrigaes contbeis (como entrega de documentos e prestao de informaes tributrias e trabalhistas) aps a sua constituio. Do ponto de vista fiscal, a regularizao da organizao junto Secretaria da Receita Federal permite o seu registro no CNPJ/MF (Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas do Ministrio da Fazenda), o que possibilita a abertura de conta bancria e a movimentao financeira por parte da associao. Quanto regularizao trabalhista, a organizao, mesmo que no tenha empregados, deve apresentar documentos e informaes anuais (RAIS Relao Anual de Informaes Sociais e GFIP Guia do Fundo de Garantia e Informaes Previdncia). Alm disso, se quiser contratar empregados, dever (entre outras coisas) registrar-se no INSS Instituto Nacional da Seguridade Social. O espao fsico a ser utilizado como sede da associao tambm precisa ser regularizada perante a Prefeitura. Alm dos registros obrigatrios, h tambm os registros facultativos, vinculados a certos ttulos e qualificaes concedidos pelo poder pblico como por exemplo: (I) o registro no CNAS Conselho Nacional de Assistncia Social; (II) a obteno das declaraes de Utilidade Pblica (em mbito federal, estadual e municipal); (III) a obteno do CEBAS Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social; e (IV) a qualificao como OSCIP Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico. Note-se: nenhum desses ttulos e registros modifica a forma jurdica da ONG, que continuar a ser uma associao civil ou uma fundao. De qualquer modo, a concesso de um ttulo ou registro normalmente exige que o Estatuto Social contenha algumas disposies especficas, que podem variar de caso para caso.

(Informaes extradas do site da ABONG)

MODELOS DE ESTATUTO
Captulo primeiro Da denominao, da sede, durao e finalidade Artigo1 Dever conter o nome da instituio, seguido de sua sigla, endereo (incluindo rua, nmero e estado) e seu regime jurdico. Por exemplo: o (nome da entidade) a seguir denominado pela (sigla), uma associao civil, de direito privado, de carter scioambientalista (e outros, se houver), sem fins lucrativos, de durao indeterminada, regida pelo presente Estatuto e pelas demais disposies legais que lhe forem aplicadas. Artigo 2 Dever conter os principais objetivos e finalidades da entidade. Por exemplo: o (nome ou sigla) tem como objetivos principais: promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimnio cultural, aos direitos humanos e dos povos; estimular o aperfeioamento e o cumprimento de legislao que instrumentalize a consecuo dos presentes objetivos; promover projetos e aes que visem a preservao, bem como a recuperao de reas degradadas no meio ambiente urbano e rural, bem como a proteo da identidade fsica, social e cultural de agrupamentos urbanos com recursos prprios ou advindos de convnios ou outras formas jurdicas possveis; estimular a parceria, o dilogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns. Artigo 3 O (nome ou sigla) isento de quaisquer preconceitos ou discriminaes relativas cor, raa, credo religioso, classe social, concepo poltica partidria ou filosfica, nacionalidade em suas atividades, dependncias ou em seu quadro social. Artigo 4 O (nome ou sigla) no remunera os membros do Conselho Diretor e Fiscal, no distribuindo lucros ou dividendos a qualquer ttulo ou sob nenhum pretexto, sendo que os excedentes de receita, eventualmente apurados, sero obrigatria e integralmente aplicados no desenvolvimento dos objetivos institucionais. Dependendo se a entidade caracterizada como OSCIPS, esta poder remunerar seus diretores. Artigo 5 O (nome ou sigla) poder aceitar auxlios, contribuies ou doaes (depois de examinados e aprovados pela diretoria), bem como firmar convnios (nacionais ou internacionais) com organismos ou entidades pblicas ou privadas, contanto que no impliquem em sua subordinao a compromissos e interesses que conflitem com seus objetivos e finalidades ou arrisquem sua dependncia. Artigo 6 Diz respeito ao patrimnio da entidade.

Por exemplo: o material permanente, acervo tcnico, bibliogrfico, equipamentos adquiridos ou recebidos pelo (nome ou sigla) atravs de convnios, projetos ou similares, so bens permanentes da sociedade e inalienveis, salvo autorizao em contrrio expressa pela Assemblia Geral de Scios. Captulo Segundo Da Constituio Social Artigo 7 A sociedade ser formada de um nmero ilimitado de scios, que se disponham a viver os fins scio-ambientais e estatutrios da sociedade, no respondendo pelas obrigaes sociais do (nome ou sigla). Artigo 8 Dever conter as categorias de scios existentes, ou seja, o quadro social da entidade. Como por exemplo: a) Scios fundadores: os que participaram da Assemblia Geral de Fundao da Associao e assinaram a Ata da Fundao, com direito a votar e ser votado em todos os nveis ou instncias; b) Scios efetivos: cidados dispostos a colaborar com a melhoria da qualidade de vida da populao; qualquer associado ou pessoa que no seja fundador do (nome ou sigla), aprovados pela Assemblia Geral dos Scios. Possuem direito a votar e ser votado em todos os nveis ou instncias da sociedade; c) Scios benemritos: pessoas fsicas ou jurdicas que, pela elaborao ou prestao de relevantes servios causa Ambientalistas, fizerem jus este ttulo, a critrio da Diretoria (e ratificados pela Assemblia Geral); d) Scios colaboradores: pessoas fsicas que, identificadas com os objetivos da entidade, solicitarem seu ingresso e pagarem as contribuies correspondentes, segundo critrios determinados pelo Conselho Diretor. Artigo 9 Dever conter os direitos de todos os scios fundadores e efetivos. Por exemplo: a) fazer Diretoria da Associao, por escrito, sugestes e propostas de interesse ecolgico; b) solicitar ao presidente ou Diretoria reconsiderao da atos que julguem no estar de acordo com os estatutos; c) tomar parte dos debates e resolues da Assemblia; d) apoiar, divulgar, propor e efetivar eventos, programas e propostas de cunho socioambiental; e) ter acesso s atividades e dependncias do (nome ou sigla); f) votar e ser votado para qualquer cargo eletivo, aps um ano de filiao como scio efetivo; g) convocar Assemblia Geral, mediante requerimento assinado por 1/3 dos scios efetivos. Artigo10

Dever conter os deveres de todos os associados, como por exemplo: a) prestigiar e defender a Associao, lutando pelo seu engrandecimento; b) trabalhar em prol dos objetivos da sociedade, respeitando os dispositivos estatutrios, zelando pelo bom nome do (nome ou sigla) agindo com tica ecolgica; c) no faltar s Assemblias Gerais; d) satisfazer pontualmente os compromissos que contraiu com a associao, inclusive mensalidades; e) participar de todas as atividades ecolgicas e culturais, estreitando os laos de solidariedade e fraternidade entre todas as pessoas e naes; f) observar na sede da Associao ou onde a mesma se faa representar as normas de boa educao e disciplina. Captulo Terceiro Da Organizao Administrativa Artigo 11 Dever conter os rgos da administrao do (nome ou sigla), que so: -Assemblia Geral -Conselho Diretor -Secretaria Executiva -Conselho Fiscal Da Assemblia Geral dos Scios Artigo 12 A Assemblia Geral o rgo mximo da entidade, dela participando todos os scios fundadores, e os scios efetivos que estejam em pleno gozo de seus direitos, conforme previstos nos estatutos. Artigo 13 A Assemblia Geral de Scios eleger um Conselho Diretor e Fiscal, definindo suas funes, atribuies e responsabilidades atravs de Regimento Interno. Artigo 14 A Assemblia Geral se reunir ordinariamente, no final de cada ano para apreciar as contas da Diretoria, aprovao de novos scios efetivos e a cada dois anos para eleger os Conselhos fiscal e diretor; e extraordinariamente, a qualquer perodo, convocada pelo Conselho Diretor, Fiscal ou por 1/3 dos scios em pleno gozo de seus direitos, por motivos relevantes. Artigo 15 Dever conter as atividades competentes Assemblia Geral, como por exemplo: -deliberar sobre o relatrio de atividades, balano e demais contas da sociedade, a serem apresentadas pelo Conselho Diretor; -propor e aprovar a admisso de novos scios efetivos; -eleger o Conselho Diretor e Fiscal;

-autorizar a alienao ou instituio de nus sobre os bens pertencentes ao (nome ou sigla); -determinar e atualizar as linhas de ao da sociedade; -estabelecer o montante da anuidade dos scios. Do Conselho Diretor Artigo 16 O Conselho Diretor um rgo colegiado, com o mnimo de trs membros, subordinado Assemblia Geral de scios, responsvel pela representao social do (nome ou sigla), bem como possui a responsabilidade administrativa da sociedade, composto de scios efetivos, com mandato de 02 anos, permitindo-se reeleio. Artigo 17 O Conselho Diretor nomear uma Secretaria Executiva para responder pela gerncia administrativa, legal e financeira da sociedade, em juzo ou fora dele. Artigo 18 Dever conter as atividades competentes Diretoria, como por exemplo: -cumprir e fazer cumprir os presentes Estatutos e as resolues da Assemblia; -aprovar a criao ou extino de programas e rgos gestores; -elaborar o oramento anual (da receita e da despesa); -definir seus cargos, funes, atribuies e responsabilidades mediante Regimento Interno prprio; -nomear, contratar e destituir a qualquer tempo a Secretaria Executiva; -elaborar programas de trabalho a serem desenvolvidos pelas diversas diretorias; -emitir parecer sobre as operaes de crdito, aquisio ou alterao de imveis, ouvido o Comit Cientfico. Da Secretaria Executiva Artigo 19 A Secretaria Executiva o rgo de administrao da entidade, composto por dois ou mais secretrios, nomeados pelo Conselho Diretor e referendados pela Assemblia Geral. Os secretrios podem ser, por exemplo: a) Secretrio Executivo: representa a sociedade ativa e passivamente em juzo ou fora dele, podendo contratar e organizar o quadro administrativo, instituir programas, projetos, contratar servios e terceiros, etc.; b) Secretrio Institucional: coordena a execuo das atividades institucionais, programas, atividades administrativas gerais do (nome ou sigla), substituindo o Secretrio Executivo e o Administrativo em qualquer impedimento; c) Secretrio Administrativo: coordena as atividades da sede social , do quadro de scios e responde pela gerncia administrativa e financeira da sociedade. Artigo 20

Dever conter as atividades competentes Secretaria Executiva, como por exemplo: -formular e implementar a poltica de comunicao e informao da sociedade, de acordo com as diretrizes emanadas da Assemblia Geral; -coordenar as atividades de captao de recursos da entidade; -elaborar pareceres tcnicos, em conjunto ou isoladamente, sobre projetos e atividades da entidade e de terceiros; -elaborar a poltica geral de cargos e salrios para aprovao pelo Conselho Diretor; -aceitar doaes e subvenes, desde que as mesmas no comprometam a autonomia e independncia da entidade; -elaborar o Regimento Interno para aprovao do Conselho Diretor; -coordenar a elaborao de projetos. Do Conselho Fiscal Artigo 21 O Conselho Fiscal, composto de trs membros efetivos e dois suplentes, ser eleito simultaneamente ao Conselho Diretor, na mesma Assemblia Geral Ordinria, com mandato de dois anos. Artigo 22 Dever conter as atividades competentes ao Conselho Fiscal, como por exemplo: -auxiliar o Conselho Diretor na Administrao do (nome ou sigla); -analisar e fiscalizar as aes do Conselho Diretor e a prestao de contas da Secretaria Executiva e demais atos administrativos e financeiros; -convocar Assemblia Geral dos Scios a qualquer tempo. Captulo Quarto Das eleies Artigo 23 As eleies para a Diretorias ocorrero a cada ( ) anos, pela Assemblia Geral, podendo compor chapa todos os scios efetivos, mas concorrendo apenas para uma nica chapa, e podendo seus membros serem reeleitos por igual perodo. Captulo Quinto Das Disposies gerais e transitrias Artigo 24 Por exemplo: Os bens patrimoniais do (nome ou sigla) no podero ser onerados, permutados ou alienados sem a autorizao da Assemblia Geral dos Scios, convocada especialmente para esse fim. Artigo 25 Por exemplo: O Conselho Diretor dever baixar regimentos especiais para a regulamentao deste Estatutos. Artigo 26

Por exemplo: Nenhuma categoria dos scios responde, nem mesmo subsidiariamente, pelas obrigaes ou compromissos assumidos pelo (nome ou sigla). Artigo 27 Por exemplo: Os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Diretor, com recurso voluntrio para a Assemblia Geral.

MODELO DE ATA DE ASSEMBLIA DE FUNDAO s ( ) horas e ( ) minutos do dia ( ) do ms ( ) de (data), (local) conforma assinaturas constantes do livro de atas, foi oficialmente aberta a Assemblia Geral da (nome e sigla), com sede domiclio e foro na cidade de ( ), (sigla da UF), com durao ilimitada. Os presentes elegeram para presidir os trabalhos (nome) e para secretariar (nome) e (nome). Agradecendo a sua indicao, o presidente dos trabalhos apresentou a pauta, passando a ordem do dia. Iniciaram-se os debates sobre a proposta de estatuto que, depois de analisada e modificada, tendo sido aprovada por ( ). O Estatuto aprovado o seguinte: (transcrever o estatuto inteiro ou um extrato contendo apenas os itens listados anteriormente: nome da entidade e sua sigla; sede e foro; finalidades e objetivos; se os scios respondem pelas obrigaes da sociedade; quem responde pela entidade; scios; poderes; tempo de durao; como so modificados os estatutos; como dissolvida a entidade; e em caso de dissoluo, para onde vai o patrimnio). De acordo com o Estatuto Social, todos os presentes a esta Assemblia so considerados scios fundadores e, portanto, membros natos da Assemblia Geral de Scios. Passouse ao prximo ponto de pauta, eleio do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. Aps o tempo necessrio para inscrio de chapas e candidatos, foi iniciada a votao como determina o Estatuto. Foram eleitos para o Conselho Diretor, com mandato de (dia) de (ms) de (data) at (dia) de (ms) de (data), os Diretores (nome e funo), e demais. A Secretaria Executiva ficou assim constituda: Secretrio Executivo (nome) ou (nomes). O Conselho Fiscal eleito na mesma ocasio e pelo mesmo perodo de mandato, ficou assim constitudo: (nome e funo), presidente, (nome), (nome), (nome) e os suplentes (nome), (nome), que foram imediatamente empossados em seus respectivos cargos. Nada mais havendo para ser tratado o Presidente deu por encerrada a Assemblia, e eu, (nome) lavrei e assinei a presente ata, seguida das assinaturas do presidente dos trabalhos, Diretores eleitos e demais presentes. Cidade, data, Assinatura e nome do Secretrio da Mesa, do Presidente dos trabalhos, Conselheiros eleitos, demais presentes.

Assinado pelos presentes

MODELO DE SOLICITAO DE REGISTRO Dever ser efetuado em papel timbrado. Por exemplo:

Ilmo Sr. Oficial do Cartrio do Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Prezado Sr., Requero nos termos da Lei, que seja procedido o Registro dos estatutos, livro de atas da (nome da entidade). Nestes termos, Peo deferimento. Assinatura do Responsvel

S-ar putea să vă placă și