Sunteți pe pagina 1din 12

Escola Bsica Integrada de Colmeias

Cincias FsicoQumicas Andr Antunes 8C

ndice

-Introduo.1 -Poluio Atmosfrica 2 -Consequncias da poluio atmosfrica 3 -Camada de ozono e sua importncia .5 -Efeito de estufa 6 -Aquecimento global -Consequncias das actividades humanas

Introduo

No mbito da disciplina de Cincias Fsico-Qumicas, e a pedido da professora Diana Malheiro, irei apresentar um trabalho sobre a influncia da actividade humana na atmosfera terrestre e no clima, isto , de que forma o comportamento do homem influncia a actividade do planeta e especialmente a composio da atmosfera e o clima.

Atravs deste trabalho pretendo alertar/sensibilizar todas as pessoas que observem este trabalho e tambm todas as outras associadas. Tambm espero que esta apresentao contribua para o crescimento de cada um no sentido de dar a conhecer mais informao acerca do tema em destaque.

Espero que gostem!

Poluio Atmosfrica
A poluio atmosfrica a contaminao da atmosfera atravs de produtos / substncias nocivas para o ambiente. Nenhum lugar no planeta Terra est isento de poluio, apenas a quantidade da mesma que difere. Contudo, o nvel de poluio mais alto junto de fontes de contaminao como indstrias e junto de grandes focos populacionais.

Ilustrao 1 Nem os locais mais belos esto a salvo de poluio originada pelo Homem. Ilustrao 2 Apesar de os vrios locais apresentarem nveis diferentes de poluio, uns so mais poludos de que os outros.

Nas grandes cidades, a qualidade do ar bastante pior devido poluio emitida principalmente pelos transportes e pelas indstrias que por vezes formam uma cortina de fumo.

Consequncias da Poluio Atmosfrica

A poluio atmosfrica causada por poluentes que podem ser provenientes de causas naturais ou antropognicas:

- Causas naturais: - por exemplo os vulces e a prpria biosfera.

-Causas antropognicas: - so aquelas com origem na actividade humana como a emisso de gases pela indstria, queima de combustveis fsseis, a circulao de automveis e os incndios florestais.

3 consequncias muito graves ao A poluio atmosfrica tem nvel da respirao animal, podendo originar / agravar doenas crnicas. No caso humano, pode provocar doenas como a asma, bronquite crnica, infeces nos pulmes, enfisema pulmonar, doenas cardiovasculares pulmo. e cancro do

Os poluentes no s afectam os seres vivos mas tambm a vegetao, rvores, e levam sua degradao como as chuvas cidas que para alm de destrurem as plantas acidificam o solo e corroem monumentos, rochas

Camada de ozono e a sua importncia

A camada de ozono apesar de ter uma espessura reduzida, fundamental para a sobrevivncia do nosso planeta pois absorve cerca de 95% da radiao ultravioleta, pois a radiao em demasia muito prejudicial para as espcies existentes no planeta.

Desde a dcada de 80 que a camada de ozono estava a perder significativamente a sua espessura devido principalmente aos CFCs (clorofluorcarbonetos), desde ento passou a sua utilizao a ser proibida.

Efeito de estufa

O efeito de estufa consiste na reteno de calor na Terra pelos gases existentes na atmosfera como o dixido de carbono, xido nitroso e o metano (GEE). Estes gases nas quantidades adequadas so benficos para o planeta mas actualmente, os GEE esto em quantidades demasiado elevadas para o equilbrio do planeta, constituindo um problema grave.

Aquecimento global

O aumento dos gases com efeito de estufa est a provocar um aumento da temperatura mdia global. Os principais efeitos do aquecimento global so as alteraes climticas originando o degelo dos glaciares e assim conduzindo aumento do nvel mdio das guas do mar.

Ilustrao 3 - A costa portuguesa em 2100 (previso)

Concluso

Com esta apresentao podemos concluir que uma grande parte do equilbrio do planeta est nas mos do Homem e, ele que pem todos os ecossistemas em desequilbrio devido s suas actividades como a 7 indstria, o trfego automvel, mas se tomar medidas correctivas a fim de eliminar / solucionar esses problemas ambientais, o planeta Terra no se ir degradar tanto como as previses indicam.

Bibliografia / webgrafia

https://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=efeito+de+estufa&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,cf.osb&biw=1311&bih=616&w rapid=tlif133571413487610&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=XWGdT8jbN-HT0QXs6eiLDw

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa https://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=polui%C3%A7%C3%A3o+atmosf%C3%A9rica&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,c f.osb&biw=1311&bih=616&wrapid=tlif133571623337910&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=lGmdT-jkIYSQ0AX5z9nmDg

CFQ8; Jos silva, Antnio; Simes, Cludia ; Resende, Fernanda; Ribeiro, Manuela: sustentabilidade na terra; Areal Editores

S-ar putea să vă placă și