Sunteți pe pagina 1din 5

1 Acerca de globalizao Os instrumentos de comunicao e informao de que hoje dispomos, apresentam-nos a possibilidade de construir uma ideia de mundo com

uma internacionalizao e uma escala impossveis em qualquer outra poca. Existimos dentro de um novo conceito de tempo, chamado tempo real, que desenrola perante o nosso olhar e todos os nossos sentidos uma realidade quase ausente de espao. Existimos ainda numa obsesso comunicativa que embora no permita a incomunicabilidade, estimula um contacto complexo e autista, mesmo em momentos mais ntimos, atravs de aparelhagem vrias que tendem a anular toda a aproximao mais directa. Mas esse conhecimento de mundo no se pe em termos do conhecimento do outro ou de outros, mas sim na possibilidade de vivnciar uma emediatez de comunicao que a relao apriorstica dos nossos sentidos com o espao e com o tempo desconhece, criando um sentimento de semelhana que banaliza a diversidade do esprito, transformando-a num passear entre gentes todas parecidas, com quem fazemos grupo e pensamos quase o mesmo. Da que tenhamos comeado a inventar uma comunidade a que nomeamos de global, restringindo a polis e depois o cosmos, escala de uma aldeia, com poucas variantes de momento para momento e de lugar para lugar, numa comunho de sentimentos que conseguimos fazer sempre equivalentes. Talvez tenha sido a partir do que comum em todos ns, que se tornou possvel criar conceitos, teorias, ou obras que transpem as definies particulares e adquirem uma universalidade que fala ao nosso esprito a linguagem da nossa humanidade. Porm o falarmos essa quase mesma lngua no nos torna parecidos, muito menos iguais ou globais. A possibilidade de combinaes de elementos que contm latente, numa observao da Vida, do princpio para o fim, aquilo a que viemos a chamar Criatividade, uma das caractersticas mais fascinantes da Natureza. Somos quase irrepetveis. E embora exista em ns, uma certa tendncia normalizadora e equalizadora que nos permite viver em sociedade e que qui tem como origem o carcter gregrio dos primatas, existe tambm um aspecto que nos particulariza de entre outras entidades vivas, a conscincia de si, e nos permite uma construo original e nica de identidade.

2 Considerar a expresso e o conceito de globalizao como uma tendncia incontornvel da cultura comunicativa1 do nosso tempo, universalizando-a, esquece factores que contrariam a sua veracidade. O universal no ignora o particular, define-se do particular integrando-o. O global ignora as partes por necessidade de simplificao, define-se por anulao das partes e do particular. A globalizao entendida como actividade no sujeito implica uma viso de conjunto, redutora, na qual as partes so ignoradas e que no entanto fundamental nos primeiros estdios de desenvolvimento da criana e sempre que seja necessrio utilizar uma simplificao de um tema determinado. Globalizar, por oposio a universalizar, implica realmente a anulao das partes, o que neste caso quer dizer do particular, do que nico e diverso. Do que em ns existe como identidade estruturadora. Tendncias como o Ps-Modernismo, que repudiam o conceito de Universalidade privilegiando a singularidade, isto , um relativismo dos juzos que tende a entend-los como subjectivos, abrem o caminho a uma modernidade global, ps science-fiction, na qual se regride a um estdio de pr desenvolvimento. Porm, este estdio tem uma utilidade materialista que simpatiza com as simplificaes necessrias a todas as macroeconomias e a todas as neocolonizaes da actualidade. Cada um de ns, nem j um nmero de identificao ou um pormenor estatstico. No existimos sequer como elementos ou partes de um todo, mas como fluxos ou correntes de uma pequena variao de alguns mercados de Bolsas. A globalizao olhada do lado de quem tem o seu computador ligado Internet numa catadupa estimulante de contactos e informao, aparece como uma paisagem fascinante de possibilidades. No entanto, a cada movimento ou necessidade mais individual do corpo ou do esprito, ficamos anulados sem morte, na premncia clarividente e simplista que a massa global tem que ter sobre as suas partes. No caso das artes a situao torna-se ainda mais complexa, pois uma obra artstica vive completamente da relao com os outros e com o mundo, vive dos seus observadores, e a seduo que o tal fluxo globalizador do mercado exerce sobre quem inventa mundos para os sentidos, completamente perturbante e insidiosa, sobretudo porque est ausente de qualquer dvida mais existencial e se resolve na materialidade de um sucesso mercantilista, no qual dificilmente se encontra lugar para tudo o que no esteja previsto.
1

Cultura entenda-se aqui no sentido amplo e sociolgico de qualquer acto culturalmente construdo, no entanto a expresso uma quase contradio em si, uma vez que cultura tem implcita todo o sistema comunicativo que estruturou a nossa humanidade, e ele a prpria o mais elaborado sistema de comunicao.

3 Talvez que a imagem da pintura de Van Gogh fechada, para segurana, num cofre, depois de ter navegado pelas flutuaes do mercado e atingido o cimo da vaga do momento, alerte para a invaso generalizada (global) dessa mole supra humana e impalpvel. O que que diz minha emoo esttica o top de vendas de uma obra literria ou a valorizao crescente, na Bolsa, da obras de um pintor? Mas aos mercados que fala, a classificao por vendas, que por sua vez so tambm globais e globalizantes, e que absorvem na sua voracidade tudo o que tenda a individualizar-se. A censura nem tem j o carcter monstruoso e terrvel de um antigamente na vida, apenas a lgica do supermercado que decide sobre a moralidade de um tema qualquer. E mesmo ento, a flutuao das aces continua o seu movimento, pois talvez a desvantagem momentnea num local implique uma verdadeira movimentao de capital noutro stio, num irnico efeito borboleta do caos, em que o mercado existe. Todos apreciamos as mesmas obras literrias ou plsticas, todos nos maravilhamos com as mesmas novidades e descobertas todos, modernamente, cumprimos os mesmos trajes, todos com indiferena sentimos os mesmos sentires. O facto de todos termos latente a faculdade de apreciar e nos emocionar-mos com determinado objecto, no deve implicar a obrigatoriedade de sentirmos todos o mesmo ou da mesma maneira, ou at sentir alguma coisa. Ser a universalidade, por hiptese, desse objecto que contm a possibilidade de encontrar momentos de contacto mesmo perante tanta diferena e tanta diversidade. Mas universal e global quase nada tm em comum, a no ser talvez a ideia de abarcar uma vasta quantidade. Depois os termos afastam-se. A globalidade transforma a vida numa repetio cadenciada de actos e pensamentos comuns a todos que tendem a tornar a vida na encenao dela prpria onde a individualidade se vai anulando. Mas o outro necessrio minha existncia por mais razes do que o instinto gregrio, a noo de alteridade explica-me e apresenta-me a minha identidade, no funcionando como espelho mas como variante de uma combinao da qual eu sou uma possibilidade; o outro, meu semelhante e meu diferente o meu interlocutor, a quem posso falar do que eu penso, do que eu sinto, encontrar-me em momentos aproximados e surpreender-me pela possibilidade de ele tudo fazer diferente de mim. a quem posso amar e odiar. Todavia, num mundo global, estamos perante dois tipos de existncias apenas, os que fazem parte desse mundo, e so todos parecidos num tdio passivo de vidas que se cumprem indiferentes e os que no fazem parte desse mundo e no tm a

4 ele acesso, normalmente por falta dos meios materiais que permitem a ele aceder: ter algum dinheiro, ter um mnimo de formao, falar qualquer coisa de ingls e, se nenhuma destas condies se cumpre, pelo menos viver naquilo que a entidade vaga, chamada mundo ocidental. No fundo a globalizao comea por globalizar o lugar dos que detm mais poder, para da invadir com os seus para-valores todos os outros lugares do planeta. Da soluo autocrtica dividir para reinar, o nosso tempo descobre a possibilidade melhor, de normalizar, equalizando, para reinar. Atingimos perversamente o que noutra altura seria um anseio quase revolucionrio, impor aos poderes o direito a uma igualdade niveladora de quaisquer injustias. Mas os desnveis subsistem, vertiginosos. Apenas sobrou uma monotonia que nos vai evitando o sentimento de sobrar ao grupo. Todos iguais, todos felizes falando das mesmas coisas, sem crises para perceber as diferenas, pois as poucas que em ns apaream desvanecem-se, na prxima imerso no banho de audincias de um programa televisivo, ou mesmo na deambulao culta por alguma exposio de arte. Mas eu e tu e ela e eles, no so j. Flem felizes e integrados num movimento contnuo e harmonioso que molha o mundo numa gua no lustral, mas global. Afinal o futuro terrvel dos livros de fico cientfica de antigamente, aconteceunos sem sofrimento e sem grandes crises. A aceitao tem sido razoavelmente pacfica. Sobra-nos apenas pouca alma, mas mesmo isso apenas uma questo de hbito.

Ana

Leonor

M.

Madeira

Rodrigues

(legenda) Boca dizendo a palavra Globalidade Impresses a partir do vdeo Sweet-Sixteen de Ana Leonor

S-ar putea să vă placă și