Sunteți pe pagina 1din 9

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGGICO

Justificativa O conhecimento contemporneo apresenta, entre outras caractersticas, as do crescimento acelerado, maior complexidade e tendncia para a rpida obsolescncia. O que tem sido chamado de exploso do conhecimento um fenmeno tanto quantitativo quanto qualitativo, no sentido de que o volume de conhecimento disciplinar aumenta e, ao mesmo tempo, surgem novas disciplinas e subdisciplinas, algumas das quais transdisciplinares. Por isso falamos tambm em exploso epistemolgica 1. (Bernheim; Chau, 2008, p.7) A epgrafe acima nos indica que estamos diante de um grande desafio, pois um novo paradigma educacional se instala sobre o ensino superior, pois a atualidade marcada pelo uso intensivo de saberes diferenciados e informaes distintas. Estes aspectos se fazem como uma exigncia diante de um tempo social marcado por muitas transformaes nas diversas reas do conhecimento humano. Desta forma, o atual paradigma no mais monodisciplinar, mas interdisciplinar, ou seja, se constitui pelo manejo de formas individualizadas de apropriao dos contedos escolares tradicionais, bem como se centra na resoluo de problemas e sua relevncia seja de cunho social e de eficincia econmica.

Consultar em: Bernheim, Carlos Tnnermann. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferncia mundial sobre educao superior / Carlos Tnnermann Bernheim e Marilena de Souza Chau. Braslia : UNESCO, 2008. 44 p.

Neste sentido, os contedos do ensino universitrio esto vinculados e transversalizados por uma srie de fatores econmicos, sociais, polticos, ideolgicos que podem intervir na aprendizagem. Significa assim, que o desempenho mostrado por estes discentes pode justificar o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho capaz de promover uma aprendizagem significativa dos conceitos e procedimentos analtico-lgicos importantes competncia intelectual. Esta exigncia adquire importncia quando se constata que alguns jovens e adultos no mostram xito na apropriao do conhecimento acadmico, assim como no entendimento sobre as rpidas e aceleradas mudanas que acontecem no ensino, em todas as dimenses, seja poltica, econmica, sociais e cientficas. Deste modo, para alguns alunos, ainda grande o desafio de compreender quais so os mecanismos bsicos de como articular os saberes na sociedade do conhecimento. Para estes discentes, os obstculos decorrentes da atualidade representam a naturalizao da assertiva de que a faculdade no o lugar em que deveriam estar. Neste sentido, os atores sociais acabam por experimentarem diferentes tipos de excluso, e no caso da escolarizao, acentua-se a discriminao social, poltica e cultural. Assim, parece imprescindvel que se busque inserir e possibilitar a permanncia de jovens e adultos na universidade, para que possam participar plenamente da vida cultural, social e poltica de seu pas. Entretanto, o lugar da educao desses grupos, em seus diferentes nveis de ensino, mostra-se como uma preocupao marginal ou secundria, sem maior interesse do ponto de vista de formulaes polticas e da reflexo pedaggica. Entretanto, sabe-se que as dificuldades de aprendizagem pode ser um fenmeno que no se restringe somente s crianas, mas tambm, aos adolescentes e adultos, tornando-se necessrio considerar a proviso de servios, como no caso deste projeto, da disponibilidade de apio s pessoas com problemas nas diversas reas do conhecimento na universidade.

Esses novos paradigmas educacionais e pedaggicos se fundamentam nas contribuies da psicologia e da cincia cognitiva contempornea, sobre como o ser humano aprende, e nos levam a reconhecer que o estudante precisa no s adquirir informao como tambm aprender estratgias cognitivas, isto , procedimentos para adquirir, recuperar e usar a informao. (Bernheim; Chau, 2008, p.34-35) Esta proposta se torna original, pois, segundo a Conferncia Mundial sobre Educao Superior, realizada em Paris em 1998, elucidou como eixo fundamental no processo de transformao universitria (Bernheim; Chau, 2008) a busca constante de novas formas de organizao acadmica, que permitam educao superior responder melhor s exigncias da sociedade e uma melhor adaptao ao seu papel em relao natureza da cincia contempornea 2. Por tudo o que dito, mostra-se como um requisito educao superior um projeto de apoio s atividades escolares para os alunos que enfrentam obstculos ocasionais ou permanentes geradores de entraves, o que pode se refletir em dficit de aprendizagem. Objetivo geral Possibilitar aos alunos dos cursos da Graduao das Faculdades Integradas Simonsen, bem como de suas parcerias e o Colgio de Aplicao a interveno educativa para melhor compreenso sobre a apropriao do conhecimento, assim como permitir o aprofundamento e confronto de conceitos importantes no processo de reflexo acerca da cultura universitria.

De acordo com a Conferncia Mundial sobre a Educao Superior, o aprendizado contemporneo se constitui da seguinte forma: capacidade reflexiva e crtica; capacidade de soluo de problemas; capacidade de adaptao a novas situaes; capacidade de selecionar a informao relevante nas reas de trabalho, cultura e exerccio da cidadania, que lhe permite tomar decises corretas; capacidade de continuar aprendendo em contextos de mudana tecnolgica e sociocultural acelerada, com a permanente expanso do conhecimento; capacidade de buscar espaos intermedirios de conexo entre os contedos das vrias disciplinas, de modo a realizar projetos que envolvam a aplicao de conhecimentos ou procedimentos prprios de diversas matrias; capacidade de apreciar a leitura e a escrita, o exerccio do pensamento e a atividade intelectual, de modo geral.
2

Objetivos especficos Contribuir com a formao dos profissionais das reas das Cincias Humanas, instrumentalizando-o como o desenvolvimento do autoconceito positivo e melhor insero na atuao intelectual; Analisar as situaes dos estudantes com dificuldades de aprendizagem a fim de proporcionar orientaes e instrumentos que sejam capazes de modificar o conflito estabelecido. Intervir especfica e individualmente, no que se refere aos problemas com o ensino, at a reflexo sobre o processo de ensino-aprendizagem como tal; Pesquisar, analisar e interpretar a realidade educacional, visando contribuir para a fomentao e avaliao dos processos educacionais que ocorrem dentro e fora do espao escolar; Intervir na melhoria da qualidade do ensino aprendizagem, sugerindo a propostas de ensino e os materiais pedaggicos s condies existentes em diferentes contextos de aprendizagem.

Pblico-alvo O atendimento destina-se aos alunos indicados por professores a partir das dificuldades apresentadas no desempenho escolar ou por solicitao dos estudantes por meio da comprovao da necessidade da interveno educativa. Coordenao Prof. Dr Elaine Constant Pereira de Souza em Polticas Pblicas e Formao Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educao pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Psicopedagogia Clnica e Institucional e Psicloga Clnica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Colaboradores Prof. Sandra Rodrigues da Silva Dias Coordenadora da PsGraduao Faculdades Integradas Simonsen. Mestre em Educao pela Universidade Estcio de S. Especialista em Superviso Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Histria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Prof Zlia Dias Lubo Coordenadora do Curso de Pedagogia Faculdades Integradas Simonsen. Especialista em Psicopedagogia Clnica e Institucional pelas Faculdades Integradas Simonsen e Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof Cristiane Ribeiro P. Bastos pelas Faculdades Integradas Simonsen. Prof Valria Coelho da Costa Mestre em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Estcio de S. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicopedagogia

Clnica e Institucional pelas Faculdades Integradas Simonsen e Pedagoga

Referncias BERNHEIM, Carlos Tnnermann; CHAU, Marilena de Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferncia mundial sobre educao superior. Braslia : UNESCO, 2008. 44 p.

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGGICO

Anexo
Atendimento Com base na interpretao sistmica do contexto escolar esta proposta compreende o atendimento s solicitaes relativas aos casos individuais concretos a partir de uma perspectiva preventiva e institucional. Significa assim, avaliar as relaes e os intercmbios que ocorrem entre alunos e professores para tratar dos conflitos entre estes atores sociais e o conhecimento. Desta forma, a importncia dos estudos oriundos da Psicologia da Educao se faz crescente para o entendimento acerca das concepes relativas forma de aprender dos alunos. Neste sentido, os alunos sero atendidos no Laboratrio de Aprendizagem por alunos (estagirios) do curso de Psicopedagogia Clnica e Institucional do curso de Ps-Graduao da prpria instituio. Periodicidade Atendimento durante dois (2) meses. Funcionamento O Projeto ser desenvolvido com a seguinte organizao: Oito (8) encontros semanais com os alunos. Cada encontro ter a durao de 2 horas. Os grupos tero dois dinamizadores para a interveno educativa. Oito (8) encontros semanais envolvendo toda a Equipe responsvel pelo Projeto aps o atendimento aos alunos. Cada encontro tambm ter a durao de 2 horas.

Os grupos sero compostos por no mnimo oito e no mximo, 10 participantes (grupos de alunos), mnimo de 10 at 20 (grupo da equipe), alm de dois dinamizadores para cada grupo.

Estratgias

Vivenciar situaes de sensibilizao e valorizao pessoal; Participar de dinmicas de grupo com posterior reflexo e debate; Reflexes de pequenos textos lidos; Realizao de produes artsticas em que se expressem situaes sobre o conhecimento.

Recursos Humanos: professores e alunos da Ps-Graduao com formao em Psicologia, Psicopedagogia e do curso de Pedagogia; Materiais: jogos, materiais variados (papel, tinta, lpis, cola, tesoura, etc), aparelhos de som, televiso, vdeo, fitas de vdeo, textos, CD, arquivos, trs (3) conjuntos de mesas com quatro cadeiras, armrio para acervo e materiais diversos.

Fsicos: espaos cedidos pela Instituio onde funcionar o Laboratrio de Aprendizagem.

Incio do atendimento Antes de se iniciar os encontros com os alunos faz-se uma entrevista contratual, objetivando adquirir informaes, tais como: identificao: nome, filiao, data de nascimento, endereo, perodo que freqenta, a turma, o horrio, nome dos professores, disciplinas que est cursando, escolaridades dos irmos e familiares, motivos de interesses pelo curso. Tambm sero importantes os motivos para atendimento, a procura pela interveno educativa, atendimentos anteriores, expectativa sobre o trabalho de mediao psicopedaggica e a definio de local, data, horrio para realizao das sesses.
8

Controle de freqncia A freqncia mnima exigida de 75% e o controle ser feito por meio de assinatura de folhas de presena.

Avaliao do desempenho acadmico A avaliao ser realizada em diversas etapas: Ao final de cada encontro, na qual cada ator social envolvido avaliar a sua participao e a validade do que foi realizado, visando o planejamento ou replanejamento do encontro seguinte; Ao final, os diferentes grupos avaliaro o Projeto quanto a sua participao e quanto sua validade do mesmo; As equipes do atendimento reunir-se-o semanalmente com o objetivo de avaliar e conseqentemente, replanejar o andamento do Projeto, mediante as necessidades emergentes nos grupos (reagrupamento, mudanas de aes, etc).

S-ar putea să vă placă și