Sunteți pe pagina 1din 4

Estas so algumas sugestes de actividades que se podem seguir leitura do livro A rvore generosa.

. Sintam-se vontade para adaptarem aos vossos nveis de ensino. Bom trabalho!

Explorar a capa e o ttulo. Pedir que formulem todas as hipteses possveis sobre a histria, a partir destes elementos. Se quiser, durante a leitura, pare a pginas tantas e pea para escreverem a continuao da histria, de forma a poderem comparar o resultado dos escritos com o contedo do livro.

Tpicos para discusso do livro . Houve alguma coisa que vos agradou neste livro? . Houve alguma coisa que no vos agradou neste livro? . Este livro recorda-vos algum que j tenham lido? . Qual a vossa opinio sobre as ilustraes? . Existe alguma coisa neste livro que j vos tenha acontecido? . Houve algum padro no comportamento da rvore e do rapaz que vos chamasse a ateno? . Houve alguma parte do livro que vos surpreendeu? . Qual foi a personagem que acharam mais interessante? . O menino feliz? Quando que ele est feliz? Quando que a rvore est feliz? . Na vossa opinio, por que razo o menino acaba sempre por voltar rvore? Por que que ele volta quando j no h mais nada que a rvore possa oferecer? . Acham que o menino alguma vez entendeu o que ele significava para a rvore?

. Sentem que, por vezes, so como o rapaz? s vezes esquecem-se de certas pessoas e da maneira como elas se sentem ou identificam-se com a rvore e sentem-se esquecidos por algum, excepto quando essa pessoa quer algo de vs? . Como se sentem quando: . do alguma coisa a uma pessoa que precisa? . do alguma coisa a uma pessoa que no a merece? . recebem alguma coisa que no merecem? . Que sentimentos vos desperta esta histria? . Como descreveriam este livro aos vossos amigos? . Se pudessem mudar a histria, o que mudariam? O que aconteceria? Porqu essas mudanas? . Agora que conhecem a histria, que outro ttulo lhe poderamos dar?

Apercebendo-se de diferentes opinies face a este livro, organize um debate. Crie 3 grupos. Um grupo apresentar os aspectos negativos do livro e o segundo grupo, os aspectos positivos. O terceiro grupo decidir o vencedor e dever justificar a sua escolha.

. Reescrever a histria, incluindo um elemento novo. Algo ou algum que mudar o rumo da histria. . Reescrever a histria, acrescentando partes que teriam sido, eventualmente, retiradas pelo autor. . Escrever um texto potico intitulado Se eu fosse uma rvore . Escrever um dilogo entre a cobia e o altrusmo. . Transformar a histria numa banda desenhada . Criar uma histria que envolva uma rvore. . Escrever um final alternativo para o livro ou o seu prolongamento para alm do verdadeiro final. . Por que que as rvores escondem as suas belas razes? Imaginando que nem sempre as rvores tiveram as suas razes escondidas, criar uma histria que explique por que razo comearam a escond-las.

projecto

Fazer uma pesquisa sobre uma rvore especfica. As suas caractersticas, origem, preferncias ambientais, utilizao, tempo de vida, curiosidades, etc. Fazer uma pesquisa sobre as rvores em geral e conhecer os seus elementos: a copa, os rebentos, os ramos, os ns, a casca, as razes, o tronco, as folhas, etc. Assim como as suas fases de desenvolvimento, etc. Adoptar uma rvore e estudar as diferentes fases por que passa durante as estaes do ano. Observar os seres vivos que se relacionam com ela. Elaborar um dirio, onde se pode anotar todas as observaes. Procurar nos jornais, revistas, internet e outras publicaes, notcias respeitantes ao meio ambiente ou catstrofes naturais ocorridas ultimamente: inundaes, efeito de estufa, secas, etc. Investigar se estas tm alguma ligao com a desflorestao. Construir um painel mural explicando as consequncias negativas da desflorestao. Elaborar um cartaz gigante, em forma de rvore (com as suas razes, tronco, ramos, folhas, flores e frutos) onde se poder descrever os benefcios que se podem obter de cada uma dessas partes constituintes da rvore.

expresso plstica

Criar uma capa alternativa para o livro. Criar uma colagem que ilustre tudo o que as rvores nos oferecem. A rvore de mensagens generosas Os alunos recortaro papel em forma de folhas de rvore, assim como um tronco e ramos para albergar as folhas que cortaro. Cada um dever fazer suficientes para dar uma a cada colega da turma, ou at mais, se desejar dar a amigos fora da turma. Cada um dever, de forma annima, escrever uma mensagem para um(a) amigo(a), cujo texto dever ser sobre algo positivo que esse(a) amigo(a) fez ou disse, ou simplesmente algumas palavras simpticas. Recolha as mensagens e pea aos alunos para manter o segredo e dar uma mensagem por dia a um(a) colega durante uma semana. Assim que recebem essa mensagem iro col-la num dos ramos da rvore. Durante, ou no final dessa semana, discutam as reaces s mensagens que receberam. Ficaram surpreendidos com alguma das mensagens recebidas?

A rvore leitora Como prolongamento da actividade anterior, use a rvore construida para que, novamente com folhas, desta vez os alunos sugiram livros aos amigos. Em cada folha podem colocar o ttulo e o autor de um lado e do outro a razo pela qual gostaram desse livro.

teatro

Escolha um(a) voluntrio(a) para fazer o papel do menino e outro(a) para o papel de narrador. O resto da turma ser a rvore. Dentro deste grupo escolha 4 grupos. Cada grupo representar as partes da rvore ou objectos que o menino vai levando/pedindo. Grupo A - As mas Grupo B - A casa Grupo C - O barco Grupo D - O tronco Pea aos alunos para se reunirem no seu grupo e decidir como iro representar a sua parte (No h necessidade de qualquer adereo). Sugira ao Narrador e ao Menino que passem pelos grupos de forma a ajudar. Por exemplo, j que as mas no podero ser carregadas tero que inventar outra forma de o fazer. Encoraje os alunos a serem criativos. No h escolhas erradas! Volte a reunir toda a turma e trabalhem a histria medida que o narrador vai lendo em voz alta. Todos devem trabalhar em conjunto para ajustar os ltimos pormenores. Uma vez lido todo o livro, pergunte se h ainda alguma coisa que gostariam de melhorar ou fazer de forma diferente. Repitam o processo. Se os alunos gostaram desta actividade, permita que ensaiem mais algumas vezes durante alguns dias. Convide outra turma para assistir actuao.

Enviem os resultados das vossas actividades para a Brua.

Ir mais longe Acedam ao stio da Direco Geral de Recursos Florestais, onde encontraro, na seco preveno a incndios/sensibilizao, vrios materiais. Destaque para o caderno da floresta. www.dgrf.min-agricultura.pt

S-ar putea să vă placă și