Sunteți pe pagina 1din 4

01.

A transposio das guas do rio So Francisco para o serto nordestino constitui uma das mais polmicas obras do PAC, tanto pelo custo, quanto pelos impactos ambientais. A proposta atual prev dois bombeamentos que devero retirar do velho Chico 127 m/s. Uma parte do chamado eixo norte (a partir da cidade de Cabrob PE) e outro do eixo leste, na cidade de Itaparica BA. As guas do So Francisco, desta forma, seria canalizadas por tneis, aquedutos e canais a cu aberto, vencendo altitudes que variam de 164 a 304 metros, contribuindo para a perenizao de muitos rios intermitentes da regio. Constituem exemplos de Estados beneficiados, com os seus respectivos cursos d'gua, EXCETO: a) b) c) d) e) Cear rio Jaguaribe e bacias metropolitanas de fortaleza; Alagoas - rio Vaza barris; Rio Grande do Norte - rios Apodi e Piranhas-Au; Paraba - rios Piranhas e Paraba; Pernambuco - rios Brgida e Moxot.

02. A descoberta de petrleo a mais de 200 km de distncia da costa do litoral brasileiro e a mais de 6 mil metros de profundidade, o chamado pr-sal, despertou intensos debates e polmicas dentro e fora do Brasil. Uma das questes mais controvertidas a disputa pela repartio dos dividendos do petrleo, os chamados "royalties". Pelo critrio atual, apenas um punhado de cidades controlam os recursos e tributos oriundos da explorao off-shore (em alto mar). Os estados brasileiros, dito consumidores, reivindicam dos maiores produtores uma distribuio mais justa destes recursos que em tese, pertencem a todo o povo brasileiro. No caso em questo, os maiores opositores da diviso dos royalties, so os maiores produtores e detentores do pr-sal. O texto refere-se aos estados de: a) b) c) d) e) Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe; Bahia, Cear e Rio Grande do Norte; Rio de Janeiro, Maranho e Paran; Alagoas, So Paulo e Paraba; So Paulo, Rio de Janeiro e Esprito Santo.

03. De acordo com a pesquisa Sntese dos Indicadores Sociais do Brasil, baseada nos nmeros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD - 2007) e divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), os dados relativos evoluo da Taxa de Fecundidade em nosso pas demonstram mudanas no padro de fecundidade da mulher brasileira nas ltimas dcadas. Abaixo, a gravura mostra o nmero de filhos por mulher em idade reprodutora durante o perodo de 1970 at os diais atuais.

Fonte Revista Veja. 30 de julho de 2008 Julgue os itens que seguem, considerando as informaes do texto e a gravura apresentados, bem como outros assuntos a eles relacionados e assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) Segundo os dados apresentados, a evoluo da taxa de fecundidade no Brasil em funo do tempo foi linear e crescente, apenas com variaes entre as diversas regies do pas, pois a populao brasileira no diminuiu nas ltimas dcadas. Conforme o texto, apesar de a taxa de fertilidade da mulher brasileira apresentar declnio nos ltimos anos, espera-se um aumento de 50% nos prximos 35 anos, uma vez que a atual taxa no considerada ideal para a reposio populacional no Brasil. O Brasil, cujo declnio populacional registrado na gravura, evidencia uma mudana no perfil de crescimento a partir da queda observada na taxa de fecundidade e do aumento da participao relativa de jovens no total da populao. Na gravura, observa-se que o declnio na fecundidade brasileira decorrer do aumento populacional em alguns estados cujos indicadores socioeconmicos apontam para a necessidade de melhoria quanto ao nvel de desenvolvimento social. A reduo da taxa de fecundidade no Brasil, sugerida no texto, tem como causa uma conjugao de fatores, entre eles o aumento da participao mulher no mercado de trabalho e a facilidade de acesso aos mtodos contraceptivos

04. Segundo o 4 relatrio do IPCC (sigla, em ingls, para Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas), no h mais incerteza sobre a origem antropognica do aquecimento global. Foi proposto um grande plano onde esto Iistadas as aes que gerariam uma reduo, at 2050, das emisses ao nvel de 40% apenas do total emitido em 2000. NO est includa, nestas aes, a de: a) b) c) d) e) aumentar a reciclagem em todos os nveis da cadeia produtiva e no consumo. aumentar a proporo de energias de origem fssil em detrimento das energias renovveis (tais como,elica e solar). reduzir e mesmo parar o desmatamento que hoje representa 18% das emisses globais. incrementar o reflorestamento de reas desmatadas e tornar reas apropriadas florestas de crescimento rpido. desenvolver projetos de carros-hbridos (gasolina-eltrico; gasolina-etanol, por exemplo) competitivos. 05. 01. O Nordeste esteve por muito tempo dependente do setor primrio exportador. Hoje, novos setores diversificam sua estrutura produtiva. No mbito dos agronegcios, o Nordeste apresenta franca expanso dos seguintes setores: a) a) caf, cana-de-acar e mamona; b) b) cacau, caf e mandioca; c) c) fruticultura irrigada, carcinicultura e soja; d) d) soja, cacau e algodo; e) e) castanha de caju, bovinocultura e ovino-caprinocultura. 06. A reforma agrria no Brasil ganhou espao nos meios de comunicao nos ltimos meses e continua a ser um dos grandes problemas estruturais do pas. Considerando apenas a regio Nordeste, analise os itens de I a IV, indicando V se verdadeiro o F se falso: I. a concentrao da renda e da terra um dos traos marcantes da economia rural nordestina; II. a concentrao da renda e da terra um dos principais fatores causadores das migraes campocidade;

III. o problema agrrio tem levado intensificao da violncia no campo e formao de movimentos sociais, dos quais faz parte o movimento dos sem-terra; IV. os estabelecimentos rurais com menos de 10 hectares representam mais de 50% dos estabelecimentos e ocupam menos de 10% da rea agrcola. Assinale a alternativa com sequncia CORRETA: a) F V F V d) V V F V b) V F V V e) F F V V c) V V V V 07. Nos ltimos anos, as questes sociais no Brasil tm-se constitudo um grande desafio para os governantes. Entre as diversas situaes, considere as afirmativas abaixo como V se verdadeira e F se falsa: I. so grandes as desigualdades sociais e de distribuio de renda; II. houve avanos dos indicadores sociais do pas; III. na rea de sade, houve queda na mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida; IV. na educao, houve reduo do analfabetismo elevao da escolarizao nos nveis fundamental e mdio e aumento da mdia de anos de estudo; V. continua elevado e sem sinais de declnio o nvel de concentrao de renda. Assinale a alternativa com a sequncia CORRETA: a) apenas os itens I, II e III so verdadeiros. b) apenas os itens I, II e IV so verdadeiros. c) apenas os itens I, III e V so verdadeiros. d) apenas os itens III, IV e V so verdadeiros. e) todos os itens so verdadeiros. 08. Considere os seguintes versos: "Vou-me embora pra cidade Nem sou amigo do rei Quem sabe encontro um trabalho Pois terras, no mais verei".
(citado em Dora Martins & Sonia Vanalli. Migrantes. So Paulo: Contexto, 1994.p. 23)

Da leitura atenta dos versos pode-se destacar dois problemas socioeconmicos encontrados em todo o Brasil. So eles: a) os problemas do Serto e o desemprego nas cidades. b) as diferenas entre as classes sociais e o aumento do trabalho informal. c) o crescimento urbano e a modernizao da pecuria. d) o xodo rural e a concentrao de terras. e) a violncia no campo e o inchao urbano. 09. Observe a figura que mostra uma queimada na Amaznia.

a) b) c) d) e)

A alternativa que indica uma das conseqncias da situao apresentada na figura : a diminuio da temperatura do ar. o aumento da eroso do solo. o aumento da quantidade anual de chuvas. o declnio da amplitude trmica diurna. o aparecimento das ilhas de calor.

10. Nas trocas comerciais com outras regies do Pas, o Piau, de modo geral, participa com produtos beneficiados ou semi-elaborados oriundos do setor primrio e confeces, assim como adquire uma vasta gama de produtos industrializados de consumo imediato, bens

a) b) c) d) e)

durveis e bens de capital. O Piau tambm mantm relaes comerciais com o exterior, embora em pequena escala, que variam conforme as conjunturas internacionais. A pauta de exportao composta, na quase totalidade, por produtos semi-manufaturados e manufaturados do setor primrio. Ocupa posio de destaque no leque de produtos exportados pelo Piau: Cera de Carnaba e Mel; Soja e Arroz; Couros e Camares; Algodo e carne bovina; Castanha de caju e limo cido. 11. Os cerrados do Piau situam-se no sul e sudoeste do Estado, possuem uma rea de 8,5 milhes de hectares de terras situadas entre as bacias hidrogrficas dos rios Gurguia, Uruu Preto e Parnaba, representando cerca de 29% da rea total do Cerrado Setentrional Brasileiro, que se localiza nos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piau e Maranho. Dentre as diversas vantagens locacionais que apresentam os cerrados piauienses, assinale quela que nos ltimos anos tem perdido gradativamente a sua fora como veculo de atrao do migrante: A topografia praticamente plana dos plats, em altitudes que se situam entre 400 a 600m; Boas condies fsicas e qumicas dos solos, como teor de argila e matria orgnica; Disponibilidade de calcrio dolomtico, com a existncia de jzidas na prpria rea dos cerrados; Elevado grau de luminosidade o ano inteiro (3.200 horas/ano) e radiao solar acima de 400 cal/cm2/dia; O baixo preo da terra. 12. Com o intuito de promover a economia local, a partir do incremento de atrativos tursticos, muitos municpios piauienses tem desenvolvido iniciativas singulares, como a realizao de festas temticas, a exemplo do Festival da Uva de So Joo do Piau, o Festival de Inverno de Pedro II, Festival de Cultura de Oeiras, Festival de reisado em Boa Hora e o Cachaa Fest em Castelo do Piau. Como uma maneira criativa de difundir a culinria tpica do estado surgiram o Festival Gastronmico e a Festa do Bode, realizadas, respectivamente, nas cidades de: Parnaba e Piripiri; Uruu e Floriano; Corrente e Picos; Esperantina e Luzilndia; Campo Maior e Batalha. 13. Com previso de investimento de cerca de 1,8 bilhes de dlares, a Suzano Papel e Celulose S/A, pretende implantar no Piau um projeto florestal (160 mil hectares de eucalipto em 38 municpios) e uma indstria de celulose, gerando, possivelmente, 2.500 empregos diretos e outros 10.000 indiretos, alm da produo de 1,3 milho de toneladas de celulose. Tal empreendimento, apenas tornou-se possvel devido a: Disponibilidade de gua na bacia hidrogrfica do Parnaba; Grande oferta de mo-de-obra barata; Excelente infra-estrutura eltrica e viria piauiense; Poltica de iseno fiscal praticada pelo Estado; As perspectivas do crescimento econmico do Piau, superiores a mdia nacional e regional. 14. O extrativismo vegetal no Piau ocorre principalmente nos vales midos, onde predominam as matas de babau e carnaba. Teve, no passado, expressiva participao na economia estadual, j tendo sido a principal fonte de renda do Estado. A carnaba, por exemplo, constitui o principal produto extrativo de nossa pauta de exportao. Estudos de laboratrio demonstraram ser possvel a elevao do nvel tecnolgico do seu processamento industrial e a diversidade de sua utilizao. Em relao a este importante recurso natural de nossa economia, constituem municpios produtores, EXCETO: Piripiri; Piracuruca; Campo Maior; Caracol; Buriti dos Lopes.

a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e)

S-ar putea să vă placă și