Sunteți pe pagina 1din 2

Estudo de Caso: Mc Donalds O estudo de caso foi realizado com base nos resultados do processo de administrao de resduos do McDonalds.

O Mc Donalds foi fundado por Ray A. Kroc em 1955, quando abriu o primeiro restaurante na cidade de Des Plaines(Illinois), nos Estados Unidos. operada desde 2007 pela Arcos Dourados, mster franqueada da marca McDonalds em toda a Amrica Latina. Presente no pas desde 1979, o mercado brasileiro um dos oito maiores da corporao e est entre os cinco com maior crescimento desde 2000, com fluxo dirio de 1,6 milhes de pessoas. O compromisso de ser bom vizinho e contribuir para o bem-estar da comunidade integra o dia-a-dia do McDonald's desde sua fundao. O McDonald's acredita que um mundo melhor depende de cada um de ns, e que o compromisso com a responsabilidade social o principal caminho que toda empresa deve seguir em prol do meio ambiente. A empresa adota a poltica dos 3Rs (Reduo, Reutilizao e Reciclagem) em toda a cadeia produtiva, desde o campo, passando pela fabricao dos produtos at chegar aos restaurantes. A empresa d preferncia ao uso de materiais reciclveis em todas as suas etapas de operao e substituiu o isopor das embalagens por papel reciclvel, alm de ter diminudo a espessura das embalagens plsticas e canudos, reduzindo seu impacto ambiental. O setor de alimentao gera um grande volume de resduos na sua operao diria. E isto no diferente no McDonalds, dentre os principais resduos gerados nos restaurantes, os grandes volumes correspondem a resduos reciclveis como papel, plstico e papelo, todo este material pode atingir aproximadamente 6.000 kg / ms. No grfico 1, podemos ver a diviso aproximada de gerao de resduos dentro do restaurante, que foi mensurada no estudo gravimtrico realizado por consultores associados contratados pela empresa McDonads

Considerando a distribuio apresentamos uma tabela com a participao aproximada de cada tipo de resduo, coletado durante uma semana de estudos pelos consultores em um dos restaurantes da empresa McDonalds localizada na grande So Paulo. Como podemos ver na tabela 1, o estudo gravimtrico realizado pela empresa constata que o total de kg por semana entre cozinha e salo so de aproximadamente 218 Kg de resduos gerado. O McDonalds tem aproximadamente 40% de seus rejeitos constitudos por resduos orgnicos (restos de comida) e 60% de embalagens (papel e plstico), devidamente limpos e sem restos de alimentos. Com base no manual de coleta seletiva McDonalds (2007), aproximadamente 50% dos matriais coletados como reciclveis. Contudo no se percebe um percentual to grande, a empresa reconhece que no ter 100% de adeso por parte do cliente, que por no fazer a separao correta acaba em alguns casos contaminando os materiais que poderiam ser reciclveis pelos resduos orgnicos no separados, e algumas vezes prejudicando os resultados do projeto.

Antigamente 100% desses resduos iam para aterro sanitrio, o CDR (Centro de Destinao de Resduos), licenciado e dentro dos padres ambientais, depois de um estudo contratado pela empresa, chegou-se a concluso que partes desses resduos podem ser reciclados, e assim foi montado um modelo de reciclagem, separado em 3 etapas. Separao: o envolvimento do cliente essencial para o sucesso do projeto; Modo como o restaurante trabalha na operao: houve a criao de um tipo diferente de lixeira, com locais especficos para depsito dos vrios tipos de materiais gerados no restaurante (plstico, papel, lquidos e orgnicos), cujo objetivo chamar a ateno do cliente; Destinao: os reciclveis passaram a ser destinados cooperativas, e os orgnicos aos aterros. As cooperativas devem estar fisicamente estabelecidas em reas que no prejudiquem o meio ambiente, bem como fundamental que todas elas tenham suas licenas de funcionamento em dia, devidamente regulamentadas, e que estejam estruturadas no seu ambiente de trabalho, sem prticas como trabalho escravo e infantil, essa uma das exigncias da empresa McDonalds. E essas cooperativas normalmente so compostas por antigos catadores dos chamados lixes que se unem com a participao de instituies governamentais ou at mesmo no-governamentais, e que tm como objetivo propiciar condies menos degradantes e mais dignas a estas pessoas. Para a separao adequada dos resduos nas lixeiras, utilizado sacos de lixo pretos para os resduos orgnicos e sacos brancos para os resduos reciclveis. Os sacos pretos contendo os resduos orgnicos devero ser coletados normalmente e encaminhados a aterros homologados para este fim. Os sacos brancos contendo os resduos reciclveis devero ser coletados sem compactao e encaminhados para as cooperativas parceiras, para posterior separao e revenda. Pela questo scio econmica, a empresa investiu no treinamento dos funcionrios para auxiliar o cliente, para isso foi desenvolvido um folheto explicativo, proporcionando ao cliente identificar e distinguir o resduo orgnico do reciclvel. O projeto trar inmeros benefcios do ponto de vista da sustentabilidade e parte de uma demonstrao de compromisso com uma gesto sustentvel de negcios.

S-ar putea să vă placă și