Sunteți pe pagina 1din 6

Universidade Federal do Esprito Santo Centro de Cincias Humanas e Naturais Filosofia Filosofia da Religio

Ttulo: Professor: Aluno:

A religio na tica hegeliana Prof. Dr. Marcelo Martins Barreira Wanderson Andrade do Carmo

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart na Alemanha a 27 de agosto de 1770 e faleceu em Berlim a 14 de novembro de 1831. A filosofia desenvolvida por Hegel considerada o ponto mximo do idealismo alemo. Na sua obra Introduo Histria da Filosofia (Einleitung in die Geschichte der Philosophie), Hegel relaciona o saber filosfico a outras espcies afins de conhecimento tais como a cincia, a religio e a arte. Com relao ao conhecimento cientfico, a sua peculiaridade consiste em que seu elemento a experincia e tem por objeto e contedo somente o que finito. Com relao ao elemento da filosofia este como o das cincias formado pelo conhecimento e pelo pensamento, tanto as cincias como a filosofia obtm conhecimento vlido por uma atividade que elas mesmas desempenham ao invs de estarem fundamentadas em algum conhecimento apriori.
A nica caracterstica relevante comum tanto cincia como filosofia o fato de que ambas conhecem a verdade a partir de sua prpria auto-atividade, e no como algo dado de maneira imediata, revelada ou positiva. (DREHER, 1998, p. 193)

Na filosofia e na cincia no se atribui um contedo de verdade fixo e imutvel desde o princpio como acontece com a religio e, portanto a religio est livre das contradies que ocorrem com a filosofia e das obsolescncias das teorias cientficas ultrapassadas. Na religio, os povos mostravam a sua maneira de reproduzir a essncia do mundo, o princpio da natureza e do esprito, com os rituais eles se conciliavam com o divino. O objeto da filosofia e da religio a razo universal existente em si e por si, e deste modo Hegel v na religio o incio da histria da filosofia uma vez que as manifestaes religiosas surgiram bem antes das filosficas.
No tocante religio, considera ntima a relao com a filosofia e conclui que ela tem em comum com a filosofia "o substancial, o contedo", ela se d como contedo "no o terreno, mas (...) o infinito". (DREHER, 1998, p. 194)

Universidade Federal do Esprito Santo Centro de Cincias Humanas e Naturais Filosofia Filosofia da Religio

Histrica e essencialmente Hegel percebe a filosofia, primeiramente, ligada e isolada no campo do paganismo grego, depois com propriedade se desliga da religio popular e avoca uma hostilidade contra ela e por fim acerta-lhe o mago e nela se reconhece. O homem comea a filosofar na angstia advinda do descrdito s formas de representao antiquadas da religio.
Para nosso filsofo, este infinito aparece, alis, primeiramente no mbito da religio. Assim, num certo sentido, a filosofia precedida pela religio temporalmente e na ordem da existncia; (DREHER, 1998, p. 196)

Hegel sustentava que a filosofia, a religio e a arte eram meios de se conhecer o absoluto, mas dava filosofia o status de ser a forma superior de compreenso acima da cincia, da religio e da arte. H uma ntima relao da filosofia com a religio. Em Hegel a filosofia se apoia nas mesmas bases da religio, o objeto de ambas idntico, a razo universal existente em si e por si, de natureza infinita. Porm apesar da afinidade entre religio e filosofia, Hegel aponta a intolerncia desta por aquela, pois lhe parece que a religio quer que o homem se abstenha da filosofia e de pensar nos objetos universais, pois se reduzem sabedoria humana e so obras humanas e como tais se colocam contra a obra divina. Em Hegel a religio deve ser considerada do mesmo modo que a filosofia e avaliada racionalmente como produto da razo que se patenteia a si mesma e dela o mais elevado e mais racional contedo. Para Hegel, a verdadeira religio desvela o esprito absoluto que se torna evidente na conscincia daquilo que finito. A religio entra na esfera da subjetividade, na regio de ordens finitas de representaes, mas enquanto principal e imediata revelao de Deus no a exclusiva via de divulgao de Deus aos homens, mas se revela dessa forma, pois a nica compreensvel conscincia religiosa. A verdade que chega at ao homem pela religio exterior ao homem e ele deve se contentar com isto uma vez que sua compreenso limitada e sua razo humana no a atinge, assim que a religio se posiciona.
Segundo Hegel (1959, p. 191, citado por DREHER, 1998, p. 196): Para a filosofia trata-se apenas de que a forma do conceito esteja aperfeioada a tal ponto que possa conceber o contedo da religio.

Universidade Federal do Esprito Santo Centro de Cincias Humanas e Naturais Filosofia Filosofia da Religio

Hegel d um passo alm e assevera que somente na filosofia que a ideia do infinito ou do absoluto alcana a nica forma que lhe adequada. Pois, de acordo com Hegel, a religio inevitavelmente "representa" o contedo universal, ou seja, ela est enredada em um momento de "objetificao" do qual ela no pode retomar. (DREHER, 1998, p. 194)

Este momento vem a ser a prpria filosofia de Hegel. Ela a nica a oferecer o conceito (Begriff) como o dispositivo capaz de ultrapassar a religio, proporcionando, ao mesmo tempo, algo de melhor. E somente este caminho alcana efetivamente o real significado das ideias do infinito. Segundo Hegel a religio faz uma representao do contedo universal, significando que a religio no consegue congraar, realmente, o esprito finito e o infinito.
A representao religiosa intrinsecamente incapaz de atender a necessidade filosfica de obter uma sntese entre o mbito da verdade ontolgica e o estgio atual da histria humana tanto em sua realidade como em suas potencialidades. (DREHER, 1998, p. 199)

A religio permanece no horizonte da representao e compreende s o que dentro deste horizonte se encontra, e no a filosofia, o conceito, o pensamento universal. Para Hegel a religio fica presa representao. V a passagem de Deus na terra como metfora. Para este pensador temos que ver o mundo como ele e no como parece ser. A razo tem que dar conta do conhecimento do mundo em sua totalidade. O que racional real e o que real racional. (HEGEL, 1990, p. 10) O papel que Hegel idealiza para a filosofia cumprir o de explicar o absoluto em termos aceitveis racionalmente, talvez num entusiasmo aumentado pelas circunstncias da sua poca. Para Hegel, filosofia e teologia no podem conviver tranquilamente, sem contradies, ele no concebe a coexistncias das duas formas de conhecimento, porm entende que o filsofo chega ao mesmo contedo do telogo. Aquele pela via da razo e este atravs da revelao, enveredam caminhos diversos, mas confluentes. A religio revelada est a, no uma abstrao, existe concretamente. A filosofia vai dizer que h nela uma razo de ser que pode ser explicada pela razo e que os telogos chegaram a ela por outro caminho.
A distino entre conceito ( Begriff) e representao (Vorstellung) desempenha um papel crucial na transio da "Religio Revelada" para o "Saber Absoluto". (DREHER, 1998, p. 198)

Universidade Federal do Esprito Santo Centro de Cincias Humanas e Naturais Filosofia Filosofia da Religio

Trabalhando a questo do conceito (Begriff), Hegel tem um projeto para a filosofia, o de unir pensamento e contedo, conceito e representao numa utopia de emancipao religiosa atravs da filosofia do Saber Absoluto.
Em ltima anlise, quando voltamos nossos olhos para a Fenomenologia do Esprito a partir das obras posteriores, conclumos que o projeto de Hegel para a filosofia est em unir o que foi separado: pensamento e contedo, cincia e religio, atravs da alquimia do conceito ( Begriff). (DREHER, 1998, p. 196)

A filosofia hegeliana vai ento trabalhando as dualidades, confiando filosofia a tarefa de apreender as essncias atravs da unio de forma e contedo, infinito e finito, divino e terreno.
Segundo Hegel (1959, p. 220-221, citado por DREHER, 1998, p. 196): Assim, o que na conscincia comum se dissolve em dois lados, rene a filosofia em um, unindo deste modo o domingo e o dia de trabalho da vida o domingo em que o ser humano dedica sua alma ao eterno e pe-se em unio com a divindade (...) e o dia de trabalho em que o ser humano est sobre seus ps, (...) age segundo seus fins.

Embora nas primeiras obras de Hegel identifica-se este intuito filosfico-emancipatrio que supera as deficincias da religio, nas obras posteriores e nas pstumas possvel identificar certo readequar de seu pensamento em nova posio um tanto mais modesta com relao s capacidades da lgica e da razo filosfica.
A evidncia textual recolhida da Fenomenologia do Esprito, somada s leituras de alguns dos intrpretes atuais de nossa temtica nesta obra, levanos a reconfirmar a necessidade de uma transio da religio para a filosofia sempre que permaneamos no quadro de referncias que lhe peculiar. J a impresso genrica que se adquire da obra tardia de Hegel tende a implicar, por outro lado, algum tipo de "coexistncia pacfica" ou paralelismo entre os mbitos da religio e da filosofia. (DREHER, 1998, p. 202)

As modificaes no pensamento de Hegel com relao ao lugar da religio e a forma representativa da mesma frente ao absoluto dividem o pensamento hegeliano em dois momentos distintos.
A inverdade da representao pouco a pouco deixa de ser associada ao fato de que ela afasta o homem de sua histria enquanto a esfera apropriada de

Universidade Federal do Esprito Santo Centro de Cincias Humanas e Naturais Filosofia Filosofia da Religio

manifestao do Absoluto. Do mesmo modo, a discusso do lado problemtico da representao muda de enfoque, tematizando cada vez mais a sua inadequao de forma. (DREHER, 1998, p. 203)

As obras de Hegel intituladas Prelees, as quais ele escrevera em Berlim demonstram uma evidente diferena no pensamento com relao ao capitulo 7C da Fenomenologia do Esprito. A representao (Vorstellung) agora em Hegel passa a se aproximar da definio de uma especulao do conceito (Begriff).
(...) verdade que o segundo Hegel aprofunda sua reflexo sobre a dinmica da representao religiosa, tomando-a mais prxima da tendncia especulativa do "conceito" do que o autor da Fenomenologia gostaria de admitir. (DREHER, 1998, p. 204)

Outro comentador de Hegel, Paul Ricoeur, identifica nas obras tardias de Hegel certa convergncia entre religio e filosofia.
Assinalar que a representao religiosa j dinmica e inclui o pensamento, que ela no , sem mais, ingnua e esttica, tem sido o mrito de Paul Ricoeur, leitor de Hegel. Paul Ricoeur anota a significativa "convergncia" entre religio respectivamente teologia e filosofia no velho Hegel. (DREHER, 1998, p. 204)

Uma notvel mudana no pensamento percebida em Hegel com relao definio de representao (Vorstellung) quando a postula como essncia da filosofia da religio definindo-a como contedo ao qual a filosofia da religio tende a livrar-se, porm intrinsecamente dependente da mesma.
A ponto de perceber que a crtica epistemolgica do velho Hegel representao contm, implcita e simultaneamente, tambm uma tese sobre a essncia da filosofia da religio. Essa tese sobre a essncia da filosofia da religio que ela se alimenta da representao, e que sua natureza consiste em constantemente separar-se desta sem aniquil-la. (DREHER, 1998, p. 206)

Universidade Federal do Esprito Santo Centro de Cincias Humanas e Naturais Filosofia Filosofia da Religio

Referncias DREHER, Luis H. Hegel e a Crtica da Representao Religiosa na Fenomenologia do Esprito. Numen. Juiz de Fora, v. 1, n1. 1998. HEGEL, Georg W. F. Einleitung in die Geschichte der Philosophie. 3. Aufl. Hamburg: Felix Meiner, 1959. In: DREHER, Luis H. Hegel e a Crtica da Representao Religiosa na Fenomenologia do Esprito. Numen. Juiz de Fora, v. 1, n1. 1998. HEGEL, Georg W. F. Princpios da filosofia do direito. Lisboa. Guimares, 1990. HEGEL, Georg W. F. Fenomenologia do esprito. Petrpolis. Vozes. 1992.

S-ar putea să vă placă și