Sunteți pe pagina 1din 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA - DEMEC ESCOLA DE MINAS EM

Reutilizao de guas do Processamento Mineral

Max Miller Andrade

Ouro Preto 10.04.2013

Introduo As atividades de lavra e processamento mineral envolvem um grande nmero de etapas s quais esto associadas inmeras possibilidades de contaminao do meio ambiente. Esses riscos ambientais devem ser avaliados durante o desenvolvimento do fluxograma de operao da usina que deve prever as formas de gerenciamento e tratamento dos efluentes produzidos.

Figura 1 - Usina de minrios

Objetivo O objetivo desse trabalho explicitar como o tratamento e o reuso da gua na minerao.

Reutilizao de guas do Processamento Mineral

As operaes de lavra geralmente envolvem grandes volumes de gua, que se torna responsvel pelo transporte de contaminantes (leos, reagentes qumicos) gerados nas etapas de perfurao, desmonte e transporte do minrio. Em geral, essa gua proveniente da lavra descartada na bacia de rejeitos, sendo que, em alguns casos pode ser utilizada

nas operaes de processamento mineral. Independente da sua finalidade, essa gua deve ser tratada previamente para remoo dos contaminantes. Outra forma de contaminao do meio ambiente, comum em minas de sulfetos, a drenagem cida de minas, que ocorre devido ao do intemperismo e da oxidao pelo ar, pelo sol e bacteriana de sulfetos levando formao de cido sulfrico, que promove ainda a dissoluo de metais presentes em depsitos de estreis e minas subterrneas e a cu aberto. Em consequncia desse fenmeno, alm do risco de contaminao de fontes de gua superficiais e subterrneas, a recuperao dessas reas se torna mais cara devido maior dificuldade de reflorestamento. Esforos na preveno da drenagem cida de minas podem incluir aes que envolvam: 1. restrio ou eliminao de oxignio, dixido de carbono, amnia, fsforo e vrios nutrientes que promovam o crescimento das bactrias, por meio de revegetao imediata ou impermeabilizao qumica; 2. restrio da ao da gua da chuva pelos mesmos mtodos adotados anteriormente; 3. isolamento dos compostos sulfetados; 4. reduo do on frrico responsvel pela oxidao dos sulfetos; 5. controle de pH visando a reduo da atividade bacteriana; 6. uso de bactericidas.

Figura 2 - Esquema hdrico da planta

Um dos principais problemas encontrados atualmente pela indstria de minerao a necessidade cada vez mais elevada de utilizao de fontes de guas primrias impuras com altos nveis de salinidade (incluindo sais de clcio, magnsio e ferro como precipitados em potencial) e altas propores de gua reciclada a partir de bacias de

rejeitos, overflows de espessadores e filtragem. Desta forma, a introduo de considerveis quantidades de espcies dissolvidas, a partir da dissoluo de minerais, e a elevao do teor de orgnicos, devido presena de quantidades residuais de depressores, ativadores, dispersantes, floculantes e coletores, podem afetar significativamente os custos e a eficincia do processo. Na tabela 1, se faz uma diviso entre processos para remoo de metais pesados e compostos orgnicos/produtos qumicos dissolvidos apresenta-se uma reviso de tecnologias potenciais para a remoo de componentes dissolvidos em guas produzidas na explorao do petrleo. O tratamento de guas envolve, na realidade, duas etapas: remoo dos contaminantes e separao slido-gua.
Tabela 1- Tecnologias empregadas para a remoo de compostos

REMOO DE CONTAMINANTES

Adsoro

Diversas tcnicas utilizam-se do princpio de adsoro de contaminantes na superfcie de diferentes materiais como carvo ativado, resina, vermiculita e zelita.

Figura 3 - Rede de esgoto sanitrio nas fbricas e

A adsoro de vrios componentes orgnicos e inorgnicos dissolvidos na gua em carvo ativado baseia-se na adeso desses compostos na superfcie de um gro de carvo poroso (alta superfcie especfica) ou na sua reteno fsica dentro desses poros. O material adsorvido pode ser removido sempre que necessrio, permitindo a reutilizao do carvo regenerado durante alguns ciclos de operao. H a possibilidade, ainda, de se utilizar um leito mvel de carvo ativado granular, o que possibilita a remoo contnua do carvo granulado saturado e sua regenerao em um sistema de oxidao a gs mido. Esse sistema converte compostos nitrogenados em amnia, compostos de enxofre em sulfatos e hidrocarbonetos em gs carbnico e gua. A remoo de fenis, aminas, cidos, lcoois e uma srie de outros orgnicos utilizando essa tcnica j foi realizada comercialmente. Um fluxograma esquemtico do processo de adsoro em carvo ativado apresentado na Figura 4. Nos processos envolvendo troca inica, ocorre uma reao qumica reversvel onde os ons de uma soluo so trocados por ons ligados a um leito de resina imobilizado. Quando o leito de resina est saturado com os ons contaminantes adsorvidos, h a remoo desses ons mediante contato do leito com uma soluo regeneradora. No tratamento de guas, a remoo de ons de metais pesados pode ser realizada atravs de uma resina de troca inica em leito recheado ou coluna. Tendo em vista que o leito da resina facilmente obstrudo por slidos suspensos, torna-se necessrio um prtratamento da gua atravs de filtrao. Quando a resina apresenta saturao com ons de metais pesados, deve haver a sua regenerao com um cido forte que troca ons de metais pesados por ons de hidrognio. A seguir, faz-se uma lavagem com hidrxido de sdio

que promove a troca de ons de hidrognio por ons de sdio. Esse processo possui normalmente um nmero extra de leitos para que no haja uma reduo na capacidade de tratamento da usina, durante o processo de regenerao. A escolha adequada do sistema de troca inica fundamental para garantir sua boa eficincia, sendo necessria a realizao de ensaios preliminares em laboratrio antes da escolha do tipo de resina a ser utilizada na usina industrial. A Figura 5 mostra um esquema simplificado de um processo de troca inica.

Figura 4 - Esquema simplificado do processo de adsoro por carvo ativado

Figura 5 - Esquema simplificado do processo de troca inica

Figura 6 - Adsorvedor

Pesquisadores investigaram um processo de remoo de mercrio inorgnico das guas de lavra da mina de Almadn y Arrayanes, na Espanha, pelo emprego de troca inica por resinas. Algumas resinas comerciais foram testadas para uma concentrao de mercrio em gua variando de 70 a 90 ppm. Obteve-se uma reduo da concentrao de mercrio para 34 ppb, o que significa a sua adequao aos nveis permitidos pela legislao.

Coagulao, Floculao, Precipitao

Existe a necessidade de otimizao da dosagem de coagulante no tratamento de guas em consequncia de leis cada vez mais severas relacionadas ao controle da qualidade da gua. Contudo, outros objetivos so igualmente importantes no controle da quantidade de coagulante adicionado em processos de purificao de guas, tais como:

1. aumentar a produo de gua mantendo sua qualidade; 2. reduzir os custos operacionais (retrolavagem ou manuseio da lama) e de reagentes qumicos; 3. melhorar as propriedades da lama formada ou diminuir seu volume para facilitar seu manuseio.

Figura 7 - FLOTADORA - Tratamento das guas contaminadas com leo

As diferenas existentes entre os processos de coagulao e floculao nem sempre so muito claras. Em termos de caractersticas do processo, a coagulao pode ser considerada como a etapa inicial de desestabilizao da disperso, sendo o coagulante geralmente adicionado gua antes ou durante uma forte agitao. Por sua vez, a floculao ocorre em um ambiente menos turbulento e, normalmente, o floculante adicionado posteriormente ao coagulante. Em alguns casos, o floculante pode ser utilizado isoladamente como auxiliador na filtrao ou condicionador da lama. Diferentes mecanismos so atribudos aos dois processos, ocorrendo na coagulao a neutralizao da carga, enquanto que na floculao h a formao de pontes entre as partculas. Os principais coagulantes inorgnicos so os sais de alumnio e ferro, em especial o sulfato de alumnio e o cloreto de ferro. O mecanismo de atuao desses sais pode ser dividido em trs etapas:

1. ultrapassagem do limite de solubilidade do hidrxido de ferro ou alumnio; 2. adsoro do hidrxido de alumnio ou de ferro sobre as superfcies coloidais; 3. neutralizao da carga superficial, considerando que em condies tpicas do processo, o hidrxido metlico est positivamente carregado e as partculas coloidais esto negativamente carregadas.

Um diagrama completo de estabilidade pode ser gerado atravs da realizao de diversos testes de jarro (jar tests) para diversas dosagens de coagulantes e valores de pH. Ensaios

de mobilidade eletrofortica podem ser realizados para se compreender melhor os mecanismos de coagulao.

Figura 8 - Aproveitamento da gua da cava para uso no caminho pipa

Existem tambm produtos pr-hidrolizados bastante utilizados, como o PACl (nome comercial), que o produto da adio controlada de hidrxido ou carbonato de sdio ao cloreto de alumnio concentrado. Esses coagulantes so relativamente estveis aps formados e possuem uma elevada razo rea/volume promovendo uma melhor neutralizao de carga quando adsorvidos na superfcie de uma partcula negativamente carregada. Cal tipicamente empregada no processo de reduo da dureza da gua por precipitao. O processo de precipitao combinado remoo de slidos suspensos com a cal agindo como coagulante. Esse reagente tambm pode ser usado no controle de pH quando coagulantes cidos como os sais de alumnio e ferro so utilizados, no entanto seu efeito nos mecanismos de coagulao no so muito bem conhecidos. Os polmeros orgnicos empregados no tratamento de guas so cadeias de unidades monomricas ligadas em uma configurao linear ou ramificada. Os grupos funcionais se encontram localizados ao longo da cadeia e podem possuir carga negativa, positiva ou neutra. Esses coagulantes so tambm conhecidos como polieletrlitos, apesar da definio formal do termo ser atribuda somente aos tipos catinicos e aninicos. Apesar da pouca variedade de polmeros, suas caractersticas se diferem atravs do peso molecular e da frao ativa. O

peso molecular dos coagulantes orgnicos pode variar de 1.000 a 500.000, sendo sua denominao mais comum polmeros de baixo, alto ou altssimo peso molecular. Tendo em vista que o meio coloidal presente em guas naturais negativamente carregado, os polmeros coagulantes catinicos agem no sentido de atrair eletrostaticamente a superfcie coloidal resultando em uma neutralizao de cargas. Desta forma, as foras atrativas superam as foras repulsivas e ocorre a coagulao. Na floculao, o peso molecular dos polmeros (floculantes) governa o desempenho do processo, principalmente no que se refere aparncia do floco e taxa de sedimentao. Para que a floculao seja eficiente, sugere-se que o tamanho do polmero seja superior espessura da dupla camada eltrica, o que mais comum para polmeros de alto peso molecular. Cabe ressaltar que polmeros com peso molecular acima de 107 tornam o processo de preparao de soluo muito difcil e, portanto, sua seleo deve ser evitada. Tendo em vista que o mecanismo associado floculao refere-se formao de pontes entre as partculas, os floculantes podem ser catinicos, aninicos ou neutros.

Figura 9 - Processo de reaproveitamento de gua da caixa de separao gua/leo para reuso no processo produtivo.

A escolha de coagulantes e floculantes ainda tem se baseado em resultados empricos e nem mesmo modelos semi-empricos foram desenvolvidos para auxiliar inicialmente no processo de seleo. O jar test tem sido o mtodo mais utilizado em experimentos de coagulao realizados em laboratrio. Alguns resultados que podem ser obtidos a partir desses testes so: medidas de turbidez, tempo de aparecimento do primeiro floco, anlises de mobilidade eletrofortica, analisadores de tamanho de partculas e cor. Os resultados

podem ser apresentados na forma de grficos que representem determinado resultado em funo da dosagem de coagulante ou floculante. Ainda, pode-se desenvolver topogramas que relacionem dosagens de coagulante inorgnico e coagulante orgnico em linhas de iso-turbidez e iso-custo. Grficos de velocidade de sedimentao tambm podem ser levantados com o objetivo de selecionar coagulantes e floculantes.

Figura 10 - Reaproveitamento da gua de chuva

Pesquisadores realizaram estudos de precipitao de cromo a partir de efluentes de indstrias de couro, onde o sulfato de cromo utilizado como tintura. Cerca de 70% do cromo aplicado ao couro retido, enquanto o restante descartado. Esses pesquisadores investigaram condies operacionais de precipitao do cromo, visando sua recuperao e redissoluo com cido sulfrico com o objetivo de se produzir sulfato de cromo que possa ser recirculado ao processo. Nos ensaios de precipitao, a utilizao de xido de magnsio e carbonato de sdio como coagulantes, assim como trs tipos diferentes de polmeros, foi investigada para dois tipos de efluentes, com a presena e na ausncia de aditivos. O melhor resultado obtido para o efluente sem aditivo foi de 98% de remoo de cromo com tempo de sedimentao de uma hora, utilizando-se 2,3 g MgO por grama de cromo, dosagem essa equivalente a duas vezes o valor estequiomtrico. O efluente com aditivo obteve o mesmo nvel de remoo, 96%, com perodo de sedimentao de uma hora e dez minutos, no entanto foi necessrio 4,6 g MgO e a adio de um polmero aninico, esse ltimo para acelerar o processo de sedimentao.

Um importante trabalho cientfico enfatizou a importncia da qumica da gua natural e dos coagulantes e da natureza da matria orgnica presente (tipo e concentrao). O autor sugeriu que os mecanismos que regem a estabilidade das partculas minerais e orgnicas em gua so repulso eletrosttica, efeito hidroflico ou repulso estrica entre as macromolculas adsorvidas, sendo que o material orgnico o principal agente controlador da seleo e dosagem de coagulante. Esse material orgnico natural uma mistura de vrios compostos orgnicos, incluindo fraes hidrofbicas e hidroflicas. A carga negativa e a estrutura qumica das fraes hidrofbicas afetam as reaes com os coagulantes inorgnicos, uma vez que a coagulao envolve reaes de complexao entre as espcies do coagulante com a matria orgnica, precipitao direta das partculas metal-matria orgnica e adsoro da matria orgnica ou das espcies metal-matria orgnica ao hidrxido metlico.

Figura 11 - Estao piloto de tratamento (flotao)

Outro trabalho de mesma importncia descreveu uma tcnica alternativa para a remoo de surfatantes inicos denominada precipitao hidrofbica. Mtodos convencionais de tratamento dos efluentes de flotao envolvem a adio de sais de ferro ou alumnio seguida de um ajuste de pH para induzir a precipitao do hidrxido. Surfatantes aninicos so removidos da soluo pela adsoro nas partculas dos hidrxidos. Esse processo, no entanto, ineficiente por serem necessrias grandes concentraes do metal para atingir os nveis de remoo desejados, alm de gerar grandes volumes de lamas ricas em inorgnicos cuja remoo de gua difcil. Nesse trabalho, foi utilizado um

polieletrlito catinico para a remoo de sulfonato de hexadecilbenzeno e de ditiofosfato. Para o sulfonato, pequenas adies de polieletrlito acarretaram na formao de um precipitado coloidal leitoso com partculas menores que 0,2 mm. A partir de uma determinada concentrao de polieletrlito, houve uma coagulao expressiva das partculas coloidais, formando agregados de 1 mm a 3 mm que decantaram rapidamente. O mecanismo sugerido de atrao eletrosttica. A adio ainda maior de polieletrlito resultou em um material semelhante ao obtido para pequenas adies de eletrlito, indicando que nessas condies as partculas coloidais se encontram altamente carregadas. No caso do ditiofosfato, a adio do polieletrlito promoveu a formao de pequenos aglomerados que tenderam a se concentrar na superfcie da soluo. A diferena de comportamento entre os dois coletores aninicos pode estar associada ao fato de que o grupo polar do ditiofosfato no suficientemente longo para formar uma camada hidrofbica estruturada com o polieletrlito.

Extrao por Solvente e Precipitao Inica

O processo de extrao por solvente (SX) ou extrao lquido-lquido compreende as etapas fundamentais de extrao, lavagem e reextrao (stripping). Na extrao, a soluo contendo o metal de interesse colocada em contato intenso com um solvente orgnico imiscvel e insolvel. O metal soluto distribudo entre as duas fases. A extenso dessa transferncia depende da natureza do solvente e das condies de extrao selecionadas. Em tratamento de guas, objetiva-se nessa etapa a remoo das impurezas e a obteno de gua tratada com a qualidade necessria para sua reutilizao. Ao fim da extrao, o solvente orgnico mais leve fisicamente separado e novamente colocado em contato com uma soluo aquosa, chamada de soluo de lavagem. Este tratamento ajuda a remover impurezas que so geralmente extradas com o metal de interesse. Para o tratamento de guas, essa etapa de lavagem, bem como a de re-extrao s se justificam quando h o interesse econmico da recuperao seletiva de um determinado on metlico. Posteriormente, o solvente orgnico lavado contatado com uma soluo aquosa, geralmente de uma soluo cida ou bsica ou diluda do metal a ser extrado, de tal forma que este retorne a soluo aquosa (re-extrao). A recuperao do on metlico pode ser obtida por precipitao inica.

A regenerao do solvente essencial tanto em termos econmicos como tambm pela possibilidade de associao durante o processo com alguns ons indesejveis que poderiam impedir a extrao do metal durante a recirculao. Um fluxograma geral do processo de extrao por solvente apresentado na Figura 12.

Figura 12 - Fluxograma geral do processo de extrao por solvente

Em operaes comerciais, o solvente, tambm denominado extratante, deve atender aos seguintes critrios:

1. fcil disponibilidade a um custo razovel; 2. alta solubilidade no diluente orgnico e baixa solubilidade no meio aquoso; 3. facilidade de formao de complexo com o metal de interesse e alta solubilidade das espcies orgnicas metlicas na fase orgnica; 4. seletividade razovel para a extrao do metal desejado; 5. propriedades fsicas adequadas de baixa densidade, tais como baixa viscosidade, baixo ponto flash, no txico, no voltil.

De acordo com os mecanismos de extrao, os extratantes orgnicos podem ser classificados como catinicos, aninicos e neutros. Os extratantes catinicos operam atravs da troca de ctions entre as fases aquosa e orgnica. Por sua vez, os extratantes aninicos utilizam-se de mecanismos anlogos aqueles de troca inica. Para que um metal possa ser extrado por esse tipo de solvente, necessrio que complexos aninicos sejam formados entre eles. Os extratantes neutros coordenam-se com o metal pela ocorrncia simultnea do deslocamento das molculas de gua e a formao de um complexo neutro por associao inica.

Figura 13 - Fluxograma da estao piloto de tratamento

A precipitao inica pode ser definida como um processo no qual o on metlico presente em uma soluo reage formando um composto metlico insolvel. A precipitao ocorre rapidamente pois o composto formado possui baixssima solubilidade e se mantm mantm unido por foras eletrostticas. Esta a parte final do fluxograma de tratamento de gua quando se deseja a recuperao do metal. Esse metal recuperado pode estar na forma de hidrxidos, sulfetos, carbonatos, haletos, oxalatos, perxidos, fosfatos e oximetalatos, dependendo de sua finalidade de uso. A extrao por solvente tambm pode ser utilizada na remoo de poluentes orgnicos. Pesquisadores obtiveram bons resultados para extrao de cidos carboxlicos e fenis de efluentes lquidos, utilizando-se como extratantes Alamine 336/disopropilcetona e fosforil, respectivamente. Outros apresentam uma lista de compostos orgnicos que podem ser removidos por extrao por solventes em tratamento de guas industrias. Essa lista inclui fenis, cido hmico, hidrocarbonetos, detergentes, entre outros. Esse mtodo pode ser considerado uma alternativa vivel em situaes onde h a necessidade de recuperao do metal ou os contaminantes so resistentes ao tratamento biolgico. Contudo, devido ao risco de perda de solvente no efluente, alguns desenvolvimentos so necessrios para o sucesso do estabelecimento do processo industrialmente, como por exemplo:

1. utilizao de extratantes biodegradveis mais facilmente; 2. minimizao da formao de emulso do extrato com a soluo aquosa; 3. desenvolvimento de melhorias na recuperao do solvente e do mtodo de recuperao do contaminante.

Biotecnologia

Os processos biolgicos aplicados para o controle ambiental encontram-se em diversos estgios de desenvolvimento, que vo desde a concepo fundamental at a aplicao comercial. Esses processos podem ser divididos em dois grandes grupos: tratamento ativo e tratamento passivo. O tratamento ativo procura maximizar a taxa de remoo do poluente pela otimizao da atividade metablica das espcies biolgicas envolvidas, enquanto que o tratamento passivo se utiliza da atividade das espcies biolgicas em condies naturais. Cabe ressaltar que o tratamento ativo requer infraestrutura, pessoal, controle de processo e manuteno da mesma forma que uma unidade de tratamento convencional e o tratamento passivo necessita somente de controles bsicos, manuteno e monitoramento peridicos. No caso do tratamento passivo para remoes de contaminantes, incluem-se processos de precipitao de hidrxidos em condies aerbicas, precipitao de carbonatos e sulfetos em condies anaerbicas, filtrao de material suspenso, remoo de metal em biomassas, precipitao e neutralizao de amnia gerada e adsoro e troca com plantas ou outros materiais biolgicos. A Tabela 2 apresenta a classificao da biotecnologia segundo seu estgio de desenvolvimento e seus respectivos processos. Os principais desafios para a biotecnologia na rea de controle ambiental esto associados ao grande volume de efluente a ser tratado, o que requer o desenvolvimento de processos com velocidade de reao mais elevada a fim de reduzir o tamanho da unidade de tratamento, e concentrao de metais e outros ons nesses efluentes. A alternativa de tratamento biolgico se tornar mais promissora medida que os limites de descarte de poluentes se tornem mais restritos.

SEPERAO SLIDO-LQUIDO

Os processos de separao slido-lquido utilizados na indstria mineral tm buscado essencialmente reduzir o volume de efluente a ser descartado, recuperar a gua utilizada

no processamento mineral permitindo sua reciclagem e adequar a porcentagem de slidos na polpa para as operaes do processo. Cabe ressaltar que a unidade de separao slidolquido pode representar cerca de 50% dos custos de capital e operacionais da maioria dos circuitos de beneficiamento.
Tabela 2 - Classificao de processos biolgicos para o controle ambiental

Para atingir seus objetivos, os mtodos de separao slido-lquido mais utilizados tm sido o espessamento, a clarificao e a filtragem. A eficincia desses processos est diretamente associada ao tipo de pr-tratamento da polpa, como por exemplo a floculao, que produz um material slido com caractersticas (tamanho, forma, natureza dos flocos) que podem beneficiar ou prejudicar o processo de separao. Os mtodos de separao slido-lquido convencionais, anteriormente citados, no tm se mostrado capazes de

atender as novas necessidades ambientais. Dentre as alternativas, podem-se destacar a filtrao por membranas e flotao por ar dissolvido.

Filtrao por Membrana

As membranas usadas no tratamento de guas, utilizam a presso como fora motriz para a separao. Dentro dessa categoria de membranas, existem diversos tipos, sendo que cada um deles mais adequado para um determinado propsito de tratamento de gua. A microfiltrao e a ultrafiltrao, que so processos a baixas presses, removem mais eficientemente partculas e micro-organismos. O processo de osmose reversa dessaliniza e remove compostos orgnicos e inorgnicos sintticos e matria orgnica natural, enquanto que a nanofiltrao remove ons clcio e magnsio. As vantagens associadas filtrao por membranas so a produo de um menor volume de lama, menor espao ocupado na usina, potencial de automao do processo e uma reduo considervel das unidades utilizadas em clarificao para processos que se utilizem dessas duas tcnicas de separao slido-lquido. A principal desvantagem da filtrao por membranas a possibilidade de obstruo irreversvel dos poros devido presena de slidos em suspenso, havendo a necessidade prvia de remoo desses slidos por outros mtodos.

Flotao por Ar Dissolvido

A flotao por ar dissolvido comprovadamente um processo de tratamento de guas na Europa e tem se apresentado como uma tecnologia emergente na Amrica do Norte. Desde o incio dos anos 90, a flotao por ar dissolvido tem sido reconhecida como um processo mais eficiente e economicamente competitivo para a separao slido-lquido em relao aos processos de clarificao, assim como um pr-tratamento para a filtrao em meio granular. O mecanismo de flotao para a separao slido-lquido necessita de partculas pequenas e leves, portanto a formao de camadas de flocos grandes e densos no desejado, como seria nos processos de sedimentao. As taxas de carregamento so substancialmente maiores do que as de sedimentao, quase seis vezes mais, o tempo prvio de floculao menor e a intensidade de agitao na floculao mais elevada. Uma representao esquemtica de um sistema integrado de triplo estgio de floculao seguido de flotao por ar dissolvido apresentada na Figura 14. Ainda com o objetivo de obter-se a gua tratada dentro das especificaes exigidas pela legislao ambiental,

associaes de processos como flotao por ar dissolvido e filtrao por membranas tambm tm sido investigados.

Figura 14 - Representao esquemtica de um sistema integrado de triplo estgio de floculao seguido da flotao por ar dissolvido

CONCLUSO

As empresas esto prestando mais ateno no que se refere ao reaproveitamento de gua, tanto para reduzir custos quanto para obter uma boa imagem no mercado. A empresa que no estiver atenta a esse tipo de processo certamente ficar para trs.

S-ar putea să vă placă și