Sunteți pe pagina 1din 8

2.

2 Gesto de Suprimentos, Administrao da Produo e Logstica


Segundo Nigel (1997), a Gesto de Suprimentos pode ser definida como a gesto da cadeia completa do suprimento de matrias-primas, manufatura, montagem e distribuio ao consumidor final. Seus principais objetivos so: - Focalizar na satisfao dos clientes finais: Como a gesto da cadeia de suprimentos inclui todos os estgios no fluxo total de materiais e informaes, precsa eventualmente incluir consideraes a respoito do cliente final. O cliente final o nico que tem a moeda real em toda a cadeia de suprimentos. - Formular e implementar estratgias baseadas na obteno e reteno de clientes finais: A empresa chave numa cadeia aquela mais forte, que est na posio de influenciar e dirigir as demais, de forma que trabalhem juntos na causa comum de obter e reter os clientes finais. Em cadeias de varejo de comida, a empresa-chave pode ser a empresa de varejo que estabelece a direo que o restante da cadeia dever seguir. - Gerenciar a cadeia de maneira eficaz e eficiente: Utilizar uma abordagem holstica para gerenciar toda a cadeia de suprimentos pode abrir muitas oportunidades para anlise e aprimoramento. Por exemplo, numa cadeia de suprimentos para produtos ou servios inovadores, o prazo para colocar novos produtos no mercado pode ser crtico. Suas principais barreiras so que as cadeias de suprimentos formadas de negcios possudos e gerenciados por diferentes pessoas, cada qual com seus prprios objetivos, parece atrativo, ainda que um pouco desencorajador. Em longas cadeias de suprimentos envolvendo vrios negcios, no fcil coordenar toda a cadeia.

Para Chambers e Nigel (1997) a administrao da produo trata da maneira pela qual as organizaes produzem bens e servios. Tudo o que voc veste, come, senta em cima, usa, l ou usa na prtica de esportes chega a voc graas aos gerentes de produo que organizaram sua produo. Todos os livros que voc toma emprestado da biblioteca, os tratamentos recebidos no hospital, os servios esperados das lojas e as aulas na universidade tambm foram produzidos. Segundo Gasnier (2008), logstica o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e a armazenagem de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matrias-primas, materiais em elaborao, produtos acabados e servios, bem como das informaes correlatas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo (cadeia de abastecimento), com o propsito de assegurar o atendimento das exigncias de todos os envolvidos, isto , clientes, fornecedores, acionistas, governo, sociedade e meio ambiente. Simplificando isto tudo, logstica significa abastecer os clientes, sejam eles externos ou internos nossa organizao. Mas, de acordo com Ballou, (2010) em seu livro Logstica empresarial: a logstica empresarial trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisio da matria-prima at o ponto final, assim como dos fluxos de informao que colocam os produtos em movimento, com o propsito de providenciar nveis de servio aos clientes a um custo razovel. Segundo (Carvalho, 2002, p. 37), A logstica dividida em dois tipos de atividades as principais e as secundrias: - Principais: Transportes, Gerenciar os Estoques, Processamento de Pedidos. - Secundrias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obteno / Compras, Programao de produtos e Sistema de informao.

Mas para Martin Christopher, Logstica o processo de gerenciamento estratgico da compra, do transporte e da armazenagem de matrias primas, partes e produtos acabados por parte da organizao e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. Avaliando o aspecto logstico dentro de um ambiente competitivo, a organizao tenta obter vantagem competitiva oferecendo valor aos seus clientes, atravs do planejamento e coordenao de todas as atividades necessrias para atingir os nveis desejados de qualidade e de servios prestados ao menor custo possvel. Na Marc Fer os processos tm como por objetivo satisfazer as necessidades dos clientes mediante a coordenao dos fluxos de materiais e de informao que se estendem do mercado, passando pela empresa e suas operaes, at os fornecedores. O produto a ser analisado o retalho de chapa montada pela Marc Fer. 1- Retiramos material, nas montadoras que presta servio; 2- Passa por um processo de separao de espessura pela equipe responsvel; 3- O material enviado para o setor de corte ou para o de estamparia (varia por conta do pedido).

2.2.1 Informar quais os fluxos dentro da cadeia de suprimentos e como tratada a demanda nessa cadeia.

Segundo Chopra e Meindl (2003), cadeia de suprimento engloba todos os estgios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento no inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas tambm transportadoras, depsitos, varejistas e os prprios clientes. Dentro de cada organizao, como por exemplo, de uma fbrica, a cadeia de suprimento inclui todas as funes envolvidas no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, marketing, operaes, distribuio, finanas e o servio de atendimento ao cliente, entre outras. E seu principal objetivo maximizar o valor global gerado. O valor gerado por uma cadeia de suprimento a diferena entre o valor do produto final para o cliente e o esforo realizado pela cadeia de suprimento para atender ao seu pedido. Para a maioria das cadeias de suprimento comerciais, o valor estar fortemente ligado a lucratividade da cadeia de suprimento, que a diferena entre a receita gerada pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia de suprimento.

Para Martin Christopher, a cadeia de suprimentos a rede de organizaes envolvida, por meio de vnculo a montante e a jusante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e servios destinados ao consumidor final.

A misso do gerenciamento logstico planejar e coordenar todas as atividades necessrias para atingir os nveis desejados de qualidade ao menor custo possvel, tendo a seu alcance desde as atividades relacionadas ao gerenciamento da matria prima, at a entrega do produto final. O desafio na Marc Fer em relao ao fluxo de materiais em sua cadeia de suprimentos diminuir o lead-time de entrega do produto acabado aos seus clientes. Nesta organizao, o fluxo de materiais do produto em anlise tem incio no fornecedor, que aps ter recebido o pedido de compra prepara a matria-prima a

ser utilizada na preparao da caixa eltrica e entrega o produto dentro do prazo negociado no momento da compra. Os materiais so entregues via transportadora, e quando chegam so conferidos pelo departamento de recebimento. Aps isso os materiais so armazenados de maneira organizada no estoque para lanamento da nota fiscal. Atravs do sistema interno, o almoxarifado recebe o pedido para a separao dos materiais, e libera-o para a produo. Aps a produo preparar, os mesmos so enviados para despacho de mercadoria. Neste setor conferido o fsico com o fiscal e liberado para os encarregados do transporte enviar ao cliente. Sendo assim, o fluxo de materiais dentro da cadeia de suprimentos passa pelas seguintes entidades: fornecedores, transportadora, recebimento, almoxarifado, produo, despacho, transportadora e clientes, conforme cadeia de suprimentos ilustrada na figura abaixo: O fluxo de materiais na cadeia de suprimentos deste determinado produto baseada de acordo com a demanda de pedidos dos seus principais clientes. Para que a organizao esteja preparada para atender este mercado, so realizadas estimativas baseadas no total de vendas deste produto no ltimo ano, no mercado atual, no custo com mo de obra e com a matria prima e com os concorrentes. Dentro do processo logstico, este produto produzido em grandes quantidades com um menor prazo de entrega, o que facilita a negociao com seus principais clientes.

2.2.2 Descrever como a organizao trabalha a funo Compras.


A funo compras um segmento essencial do Departamento de Material Suprimentos que tem pr finalidade suprir as necessidades de materiais ou servios planej-las quantitativamente e satisfaz-las no momento certo com as quantidade corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar andamento.Segundo Nigel, a maioria das empresas adquire grande variedade de produtos ou servios, sendo que o volume e o valor dessas compras tm crescido, medida que as organizaes se tm concentrado em seus processos fundamentais. Apesar da variedade de compras que uma empresa realiza, h alguns objetivos bsicos da atividade de compras, que so vlidos para todos os materiais e servios comprados. Eles so denominados os cinco corretos de compras: Ao preo correto: Para entrega no momento correto; Produtos e servios da qualidade correta; Na quantidade correta; Da fonte correta.

Comprar ao preo correto O beneficio mais evidente de comprar ao preo correto que isto d a empresa uma vantagem em custos.

Comprar para entrega no momento correto e na quantidade correta Comprar no momento correto e na quantidade correta pode ter impactos no desempenho da empresa em termos de velocidade de entrega, confiabilidade de entrega e flexibilidade.

Comprar na qualidade correta Comprar produtos e servios na qualidade correta tem efeitos significativos no desempenho da empresa em conseguir alcanar uma vantagem competitiva Comprar da fonte correta Numa primeira anlise, parece importante considerar se a fonte dos produtos ou servios vai influenciar o preo, qualidade ou a entrega. Contudo, o pessoal de compras pode por vezes escolher comprar de uma fonte especfica devido a seu potencial atual ou futuro, em vez de considerar os benefcios diretos e imediatos. Fonte nica e fonte mltipla A deciso de o que constitui a fonte correta tambm inclui, por implicao, a deciso de abastecer cada produto ou servio individual a partir de um nico fornecedor ou de mais um deles. Estas opes so conhecidas como singlesourcing e multi-sourcing, respectivamente.

Qualquer atividade industrial necessita de matrias-primas, componentes, equipamentos e servios que possa operar. No ciclo de um processo de fabricao, antes de se dar incio primeira operao, os materiais e insulso gerais devem estar dispondo e mantendo-se, com certo grau de certeza, a continuidade de seu abastecimento de atender as necessidades ao longo do perodo. Logo, a quantidade dos material sua qualidade devem ser compatveis com o processo produtivo. Em todo sistema empresarial, para se manter um volume de vendas e um perfil competitivo no mercado e, consequentemente, gerar lucros satisfatrios, a minimizaro de custos deve ser perseguida e alcanada, principalmente os que se referem materiais utilizados, j que representam uma parcela pr demais considervel estrutura de custo total. Podemos concluir ento que os objetivos bsicos de uma Seo de Compras seriam: Obter um fluxo contnuo de suprimentos a fim de atender aos programa produo. Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mnimo de investimento afete a operacionalidade da empresa. Comprar materiais e insumos aos menores preos obedecendo padres de quantidade e qualidade definidos. Procurar sempre dentro de uma negociao justa e honesta as melhores condies para empresa, principalmente em condies de pagamento. Um dos parmetros importantes para o bom funcionamento da Seo de Compras e, consequentemente, para o alcance de todos os objetivos a previso das necessidades de suprimento. Nunca demais insistir na informao dessas quantidades, das qualidades e prazos que so necessrios para a fbrica operar. So estas informaes que fornecem os meios eficientes para o comprador executar o seu trabalho, devendo Compras e Produo dispor do tempo necessrio. o para negociar, fabricar e entregar os produtos solicitados. Com os preos de venda extremamente competitivos, os resultados da empresa devero vir do aumento da produtividade, da melhor gesto de material e de compras mais econmicas. O alto custo das matrias-primas, foi a responsvel pr uma srie de modificaes na maneira de ver a funo do setor de suprimentos dentro da empresa. At alguns anos atrs, o controle dos suprimentos era quase sempre atribuio secundria do gerente industrial ou de nveis hierrquicos inferiores e foi somente quando algumas empresas comearam a parar pr falta de estoque de determinados produtos bsicos que

se reconheceu a importncia de planejar e controlar o fluxo de materiais de forma cientfica e centralizada. A necessidade de se comprar cada vez melhor enfatizada pr todos os empresrios juntamente com as necessidades de estocar em nveis adequados e de racionalizar o processo produtivo. Comprar bem um dos meios que a empresa deve usar para reduzir custos. Existem certos mandamentos que definem como comprar bem e que incluem a verificao dos prazos, preos, qualidade e volume. Mas manter-se bem relacionado com o mercado fornecedor, antevendo na medida do possvel eventuais problemas que possam prejudicar a empresa no cumprimento de suas metas de produo, talvez o mais importante na poca de escassez e altos preos. A seleo de fornecedores considerada igualmente ponto-chave do processo de compras. A potencialidade do fornecedor deve ser verificada, assim como suas instalaes e seus produtos, e isso importante. O seu balano deve ser cuidadosamente analisado. Com um cadastro atualizado e completo de fornecedores e com cotaes de preos feitas semestralmente, muitos problemas sero evitados.

2.2.3 Citar as principais prticas adotadas para garantir a qualidade do que adquirido de fornecedores.

Os Fornecedores compreendem todos os requisitos e especificaes de produtos da empresa, e possui condies tcnicas para fabricar um produto (ou realizar um servio) de acordo com as especificaes exigidas dentro dos prazos especificados e na quantidade solicitada. O fornecedor garante que a mercadoria ser fabricada e entregue rigorosamente de acordo com os desenhos e especificaes do pedido, em perfeitas condies de utilizao, sem quaisquer vcios ou defeitos, obedecendo para tanto as normas de amostragem. Qualquer problema de qualidade verificado no produto ser de inteira responsabilidade do fornecedor. Correro por conta do todas as despesas e riscos da devoluo da mercadoria, efetuam somente o processo de troca, pois assim que a falha detectada o mesmo volta para o fornecedor na mesma embalagem de origem para efetuao do processo de troca do produto.

2.2.4 Descrever como organizao trabalha a funo estoque e indicar o(s) modelo(s) de planejamento existente(s).
Segundo Slack, estoque definido como a acumulao armazenada de recursos materiais em um sistema de transformao. O termo estoque tambm pode ser usado para descrever qualquer recurso armazenado, como a capacidade de atendimento de um call center ( que nem sempre estar com utilizao mxima, mas precisa ter uma reserva, que pode ser entendida como um estoque). A estocagem tem como suas principais funes: -Evitar desperdcios devido perda da validade de produtos ou devido ao armazenamento em condies inadequadas para o tipo, ou seja devido ao armazenamento sem a devida preparao. -Manter controle para reposio eficaz - Manter organizado os itens, permitindo uma maior agilidade na preparao. A identificao rpida dos itens (organizao) permite uma resposta mais rpida na preparao do alimento. Os estoques tm a funo de regular o fluxo de materiais, servindo como amortecedor na diferena entre entradas e sadas de materiais. Os estoques proporcionam independncia entre as fases do processo produtivo, ou seja, quando h a interrupo em uma das fases, a outra no ficar desguarnecida, uma forma de minimizar possveis gargalos, embora seja uma alternativa de alto custo. Segundo Nigel, no importa o que est sendo armazenado como estoque, ou onde ele est posicionado na operao; ele existir porque existe uma diferena

de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda. Se o fornecimento de qualquer item ocorresse exatamente quando fosse demandado, o item nunca seria estocado. - Estoque Isolador : O estoque isolador tambm chamado de estoque de segurana. Seu propsito compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda. Por exemplo, uma operao de varejo nunca pode prever a demanda perfeitamente, mesmo quando tenha boa ideia de qual o mais provvel nvel de demanda. Ela vai encomendar bens de seus fornecedores de modo que sempre haja certa quantidade da maioria dos itens em estoque.

- Estoque de Ciclo: O estoque de ciclo ocorre porque um ou mais estgios na operao no podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente. Por exemplo, suponhamos uma padaria que faz trs tipos de pes, todos igualmente populares entre seus consumidores. - Estoque de Antecipao: Estoque de antecipao mais comumente usado quando as flutuaes de demanda so significativas, mas relativamente previsveis. Ele tambm pode ser usado quando as variaes de fornecimento so significativas, como em alimentos sazonais enlatados. - Estoque no Canal (de Distribuio): Estoques no canal existem porque o material no pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda. Se uma loja de varejo encomenda itens em consignao de um de seus fornecedores, o fornecedor vai alocar estoque para a loja de varejo em seu prprio armazm, embal-lo, carreg-lo em seus caminhes, transport-lo para seu destino, e descarreg-lo no estoque do varejista. Segundo as tcnicas de administrao de suprimentos estudadas em sala de aula, administrao de suprimentos a coordenao responsvel pelo planejamento e fluxo de materiais com o objetivo de maximizar a utilizao dos recursos da empresa, e fornecer o nvel adequado de servios ao cliente. A Marc Fer trabalha na reduo de custos de armazenagem de estoque de matria prima, no possui produtos acabados em estoque. O sistema utilizado pela empresa para o gerenciamento de suprimentos por uma planilha de Excel ligada a um banco de dados no Access, que permite visualizar as quantidades de: saldo real, reservado, de demonstrao, alocado defeitos, disponveis, perdidos, e emprestados. Permite cadastrar o estoque mnimo e mximo e o fluxo de suas entradas e sadas. Embora que a organizao tenha esse sistema de gerenciamento, algumas de suas funes ainda so desconhecidas pelos seus gerenciadores. A principal vantagem da utilizao deste sistema a flexibilidade que pode ser aplicada de acordo com o mix de produtos, alteraes nos projetos iniciais ou necessidades especficas dos clientes. Atravs deste sistema o setor de compras acionado quando o nvel de estoque mnimo de materiais atingido e automaticamente realizado o processo para abastecer o estoque.

2.2.5 Descrever como acontece a movimentao de materiais na cadeia de suprimentos.

Neste setor, a empresa necessita de ferramentas de medio do desempenho da sua cadeia de suprimentos, para auxili-la a elaborar um melhor planejamento de resultados. A Marc Fer possui um plano de ao para o abastecimento de seu estoque. O diretor da empresa avisado pelo supervisor, que necessita de recursos para fabricar o produto, a autorizao feita via sistema pelo diretor de logstica. O diretor encarregado de fazer uma pesquisa de mercado com o intuito de selecionar recursos e equipamentos, de melhor custo benefcio e qualidade ideal. Quando a matria-prima chega, so distribudas para pequenos depsitos, onde depende para que cada item servir. Caso haja algum erro do fornecedor, ele avisado imediatamente, para que o erro seja reparado o mais rpido possvel.

2.2.6 Informar quais os recursos/ferramentas/instrumentos/tecnologias utilizados na medio de desempenho na cadeia de suprimentos.


Para a Organizao muito difcil identificar uma metodologia de classificao de desempenho, j que sua relao com fornecedores efetuada em forma de parceria. Entretanto, os fornecedores so escolhidos atravs de alguns requisitos, tais como qualidade, preo, e fundamentalmente o prazo de entrega. Os fornecedores parceiros so escolhidos diretamente pelos prprios clientes da Marc Fer. A maneira que eles so avaliados de acordo com sua posio no mercado, certificaes e a qualidade. A qualidade nesta avaliao se refere ao prazo de entrega, ao melhor custo-benefcio e assistncia tcnica. A Avaliao dos fornecedores na empresa acontece de maneira informal, pois no existe nenhum mtodo especfico para mensurar o desempenho dos mesmos.

2.2.1

Descrever como a produo apoia, implementa e impulsiona a estratgia da organizao.


A produo o espelho das decises tomadas pelo planejamento estratgico, ou seja, caso a deciso seja eficaz, a produo mostrar isto de forma clara e com relatrios feitos pelo operacional, uma vez que a deciso tomada, todos seguem piamente o que o estratgico estipula para que no saia nada errado, isto se a deciso correta for tomada. Nas decises da Contempornea, a produo participa, pois eles acreditam (e fato), quem acompanha de perto, essencial nas decises estratgicas, os riscos de erros diminuem. Depois de verificado os pontos, com a participao da produo, so tomadas as decises baseadas nas informaes colhidas, e so acompanhadas pela prpria produo e com estratgico.

S-ar putea să vă placă și