Sunteți pe pagina 1din 3

Escola Profissional da Aprodaz

Curso: Tcnico de Higiene e Segurana no Trabalho UFCD: FT24 Organizao do Trabalho- Gesto das Organizaes Formadora: Olvia Arruda Formanda: Maria de Ftima Andrade Moniz

Organizao do Trabalho - Gesto das Organizaes

Objetivos:
Identificar os principais modelos e formas de organizao do trabalho.

Reconhecer as metodologias e critrios de avaliao de riscos associados carga fsica e mental do trabalho e organizao do tempo de trabalho.

No mdulo de FT24 Organizao do Trabalho- Gesto das organizaes, lecionado pela formadora Olvia Arruda, com durao de 25 horas foram abordados varos temas interessantes e muito importantes para o curso de Higiene e Segurana no Trabalho, tais como: A organizao do trabalho, que est a evoluir e houve mudanas no modo de produo, este desenvolveu-se, tudo aperfeioou-se com a chegada das mquinas e com a descoberta das novas tecnologias. Foi abordado um pouco do Taylorismo e do Fordismo. As formas de encarar a organizao do trabalho: - Anlise de funes; -contedos do trabalho (motivao, autonomia, etc.)

Escola Profissional da Aprodaz


-tempo de trabalho (turnos) - Carga fsica e mental. As N.F.O.T. (Novas Formas de Organizao do Trabalho), como a rotao de tarefas, o alargamento de tarefas e o enriquecimento das mesmas. O programa dos 5S que surgiu no japo, serve para melhorar a moral dos empregados, para a reduo do ndice de acidentes e para melhoria da qualidade e da produtividade e exerccio da administrao participativo. Os 5S so: Senso de utilizao; Senso de ordenao; Senso de limpeza; Senso de higiene e sade, Senso de autodisciplina. Depois de abordado este tema foi nos proposto pela formadora a realizao de uma atividade em que pudesse-mos aplicar os mtodos foi engraado. Abordamos as posturas no trabalho, o trabalho sentado e em p No sentado podemos ter enfermeiros, motoristas, administrativos informticos entre outros. No trabalho em p temos auxiliares de ao medica, enfermeiros, etc. As zonas de trabalho, como a mesa, a cadeira, o apoio para os ps, as alturas do material de trabalho, a movimentao de cargas. Deve ser do seguinte modo: Idade 18 A 20 20 A 35 35 A 50 Mais de 50 Homens 23kg 25kg 21kg 16kg Mulheres 14kg 15kg 13kg 10kg

Escola Profissional da Aprodaz

Fazer alguns exerccios no local de trabalho e visionamos alguns esquemas de exerccios possveis de fazer. Como futura Tcnica de Higiene e Segurana no Trabalho este mdulo ser muito importante para identificar os principais modelos e formas de organizao do trabalho e Reconhecer as metodologias e critrios de avaliao de riscos associados carga fsica e mental do trabalho e organizao do tempo de trabalho, gerando uma maior satisfao para os trabalhadores assim como uma maior produtividade e qualidade de trabalho.

S-ar putea să vă placă și