Sunteți pe pagina 1din 2

Semana de Iniciao Cientfica da FAINOR

ASSUNO DE DVIDA POR EXPROMISSO OLIVEIRA, Anna Carolinne Santana de (Orientanda), PRADO, Laise Dias (Orientanda), OLIVEIRA, Otvio Ferraz (Orientando); CHAGAS, Ariele (Orientador)4. FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR DIREITO INTRODUO Neste estudo, que tem como fundamento o campo do Direito Civil, abordar-se um dos meios de realizao da Cesso de Dbito ou Assuno de Dvida, trata-se de um negcio jurdico bilateral, atravs do qual se transfere para outrem seu dbito e todos os acessrios e garantias inerentes neste, dependendo de indispensvel consentimento do credor . O meio a que inicialmente se refere, a expromisso. Essa uma forma espontnea de um terceiro chamado expromitente assumir a dvida, ou seja, o contrato que est sendo firmado com o credor no depende de consentimento do devedor primitivo. Neste caso, podero acontecer de forma liberatria, onde o devedor primitivo libera-se das obrigaes decorrentes do contrato, exceto se houver insolvncia do terceiro e o credor no for consciente disto, e a forma cumulativa, no caso de solidariedade, assim sendo, o terceiro assume a dvida junto ao devedor e, logo, o credor poder cobrar a qualquer um deles. No mbito da Jurisprudncia, os juzes e os tribunais no se desviram do conceito legal da expromisso. OBJETIVOS Abordar o tema expromisso, referente s formas de assuno de dvida, de modo a identificar sua problemtica no cenrio social-jurdico e como realiz-la a fim de angariar benefcios a todo o negcio bilateral. METODOLOGIA A abordagem utilizada consiste no estudo de bibliografia, legislao e Jurisprudncia . _________________________
- Aluna do III semestre do curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR. (anna.carolinne.so@gmail.com) - Aluna do III semestre do curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR. (lalaiprado@hotmail.com) - Aluno do III semestre do curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR. (ferraz.otavio17@gmail.com) 4- Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em direito pblico pela UFBA. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruza - UESC. Graduada em Direito e Administrao de Empresas pela UESC (2004). Professora das cadeiras de direito civil e constitucional da FAINOR. (arielechagas@yahoo.com.br )

RESULTADO E ANLISE DOS DADOS AT O PRESENTE MOMENTO SISTEMATIZADOS Na atual fase deste estudo, por ventura inicial, foi analisada a doutrina do direito civil a fim de delimitar o campo de assuno de dvida no que se diz respeito a expromisso, a partir da leitura de vasta bibliografia que abordem o tema de forma didtica. Foram ponderadas, tambm, legislaes estrangeiras que admitem essa forma de transmisso de obrigaes, buscando fundamentos tericos acerca do tema e seu entendimento e aprendizado de fato. Em vista disso, pode-se concluir que para a assuno por expromisso produzir efeitos, necessrio que o credor procure o terceiro, libertando o devedor primrio e substituindo o vnculo obrigacional, transferindo o dbito e a cessao de vantagens pessoais do devedor primrio.

REFERNCIAS DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, 2 volume: Teoria Geral das Obrigaes. 19. ed. rev., aum. e atual. de acordo com o novo Cdigo Civil (Lei n. 10.406, de 10-1-2002) e o Projeto de Lei n. 6.960/2002. So Paulo: Saraiva, 2004. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil, Volume 2: Parte Geral das Obrigaes. 30. ed. atual. de acordo com o novo Cdigo Civil (Lei n. 10.406, de 10-1-2002). So Paulo: Saraiva, 2002. GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de Direito Civil, volume 2: Obrigaes. 13. ed. rev., atual. e ampl. (abrangendo os cdigos civis de 1916 e 2002). So Paulo: Saraiva, 2012.

S-ar putea să vă placă și