Sunteți pe pagina 1din 80

FUNDAO GETLIO VARGAS Escola de Direito FGV DIREITO RIO Programa de Capacitao em Poder Judicirio MARIA JLIA TAVARES

DO CARMO PINHEIRO NUNES

O ACESSO JUSTIA E OS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS: PARA ALM DO BEM ESTAR SOCIAL

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Programa de Capacitao em Poder Judicirio. FGV DIREITO RIO.

Maro/2008

FUNDAO GETLIO VARGAS Escola de Direito FGV DIREITO RIO Programa de Capacitao em Poder Judicirio

Trabalho de Concluso de Curso

Ttulo: O acesso justia e os juizados especiais federais cveis: Para alm do bem estar social.

Elaborado por Maria Jlia Tavares do Carmo Pinheiro Nunes

Aprovado e aceito como requisito parcial para a obteno do certificado de Ps Graduao Lato Sensu, nvel de especializao, em Poder Judicirio.

Data da aprovao: 03/03/2008

Professora Orientadora: Maria Tereza Sadek

Dedico este trabalho a Deus, razo e f da minha existncia, e a meu av materno, Francisco de Assis do Carmo, exemplo a ser sempre seguido.

RESUMO

Aborda tema desafiador da tradio processualstica tradicional, consistente no acesso justia, descrevendo seus fundamentos histricos, sociais e jurdicos, identificando-o como movimento doutrinrio internacional, descrito por Mauro Cappelletti e Bryant Garth, hbil a ensejar profundas reformas na administrao da justia e criar novos institutos, tais como os Juizados Especiais Federais Cveis. Descreve noes bsicas sobre os Juizados Especiais Federais Cveis, enfatizando a simplicidade, oralidade e agilidade dos seus procedimentos, pautados pela busca da conciliao. Comenta a relevncia social dos Juizados Especiais Federais Cveis, como instrumento de exerccio da cidadania e de consolidao dos ideais do Estado Democrtico de Direito. Aponta os problemas e as solues que circundam os Juizados Especiais Federais Cveis. Constata que o efetivo acesso justia s ser concretizado quando forem distribudos, igualmente, os bens primrios populao, momento em que esta poder exercitar sua cidadania e reivindicar seus direitos, em igualdade de armas. Palavras-chave: Acesso justia. Juizado Especial Federal Cvel. Simplicidade. Conciliao. Cidadania. Estado Democrtico de Direito.

SUMRIO

INTRODUO..................................................................................................................07 1 ACESSO JUSTIA.....................................................................................................09 1.1 Consideraes sobre o conceito de acesso justia...................................................09 1.2 Limitaes gerais do acesso justia ........................................................................11 1.3 Solues prticas para os problemas de acesso justia: as trs ondas segundo Mauro Cappelletti ........................................................................................................................14 1.3.1 Consideraes Preliminares ..............................................................................14 1.3.2 Primeira onda: assistncia judiciria para os pobres.........................................15 1.3.2.1 Primeira onda no ordenamento jurdico brasileiro................................17 1.3.3 Segunda onda: a tutela dos interesses difusos....................................................19 1.3.3.1 Segunda onda no ordenamento jurdico brasileiro: aes coletivas......21 1.3.4 Terceira onda: do acesso representao em juzo a uma concepo mais ampla de acesso justia. um novo enfoque de acesso justia............................................22 1.3.4.1 Terceira onda no ordenamento jurdico brasileiro: a estrutura do poder judicirio.............................................................................................................26 1.4 Acesso justia como problema tico social..............................................................28

2 JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS.............................................................31 2.1 Histrico ........................................................................................................................31 2.2 Princpios informadores dos juizados especiais federais cveis...................................34 2.2.1 Princpio da oralidade......................................................................................35 2.2.1.1 Princpio da imediatidade ou imediatismo ou imediao....................36 2.2.1.2 Princpio da concentrao dos atos......................................................36 2.2.1.3 Princpio da imutabilidade ou da identidade fsica do juiz..................37

6 2.2.1.4 Princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias..................38 2.2.2 Princpios da simplicidade e da informalidade................................................38 2.2.3 Princpio da economia processual....................................................................40 2.2.4 Princpio da celeridade processual...................................................................40 2.2.5 Princpio da busca da conciliao....................................................................42 2.3.Principais peculiaridades da lei n 10.259/01.............................................................46 3 O ACESSO JUSTIA E OS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS: PARA ALM DO BEM ESTAR SOCIAL.......................................................................50 3.1 A relevncia social dos juizados especiais federais cveis...........................................50 3.2 Problemas que circundam os juizados especiais federais cveis..................................53 3.2.1 A exploso de processos.....................................................................................54 3.2.2 O desaparelhamento dos juizados especiais federais cveis............................ 57 3.2.3 Forma de recrutamento dos juzes......................................................................59 3.2.4 Ausncia de juzes...............................................................................................60 3.3 Solues para o aprimoramento do funcionamento dos juizados especiais federais cveis .................................................................................................................................62 3.3.1 Difuso dos juizados especiais federais cveis....................................................62 3.3.2 Maior aparelhamento da justia de 1 grau.........................................................62 3.3.3 Parcerias institucionais........................................................................................63 3.3.4 Escola nacional de formao e aperfeioamento de magistrados Enfam.........64 3.3.5 Busca da conciliao pelo magistrado................................................................66 3.3.6 Juizados itinerantes e mutires............................................................................70 3.3.7 Juizados especiais federais virtuais.....................................................................71 CONCLUSO ....................................................................................................................75 REFERNCIAS..................................................................................................................78

INTRODUO

O presente trabalho tem como objetivo analisar os Juizados Especiais Federais Cveis como forma de instrumento ao acesso efetivo justia, sendo entendidos, conseqentemente, como vetores ao bem estar social. A escolha deste tema se justifica pela necessidade, cada vez mais premente, de o Poder Judicirio fornecer, aos cidados, j esgotados com as injustias sociais, que permeiam a sociedade brasileira, uma prestao jurisdicional clere e efetiva, de modo a construir, de fato, um ordenamento jurdico capaz de proporcionar a cada um o que lhe devido (o suum cuique tribuere dos antigos romanos).

Especificadamente, pretende-se perquirir, no primeiro captulo, em que consiste o acesso justia, pautado, desde logo, como forma de concreo do prprio direito cidadania em um Estado Democrtico de Direito. O trabalho, pois, prope-se a analisar o direito de acesso justia no apenas como simples acesso aos rgos jurisdicionais, mas tambm como meio de obter, seja atravs de um provimento jurisdicional ou no, o bem da vida almejado, de forma, rpida e eficaz. Para tanto, so expostos os movimentos (ou ondas) de acesso Justia, formulados por Mauro Cappelletti, demonstrando as transformaes conceituais do acesso justia, que nortearam projetos de reformas processuais, com uma viso acerca do ordenamento jurdico brasileiro. Nesse contexto, a primeira onda consiste na assistncia judiciria, a segunda diz respeito representao jurdica para os interesses difusos, especialmente nas reas de proteo ambiental e do consumidor e, por fim, a terceira onda corresponde ao enfoque de acesso justia, que engloba os posicionamentos anteriores e busca atacar, de forma mais contundente e articulada, os obstculos ao acesso efetivo justia.

No segundo captulo objetiva-se, pontualmente, analisar o Juizado Especial Federal Cvel, declinando suas noes bsicas, histrico, estrutura e as peculiaridades que fazem do mesmo um microssistema, caracterizado pela simplificao, oralidade, desburocratizao dos procedimentos e pela agilidade das decises, atravs, principalmente, do sucesso da atividade de conciliao.

No terceiro captulo, o Juizado Especial Federal Cvel visto no apenas como mais um procedimento de rito simples e informal, mas como uma nova fonte de acesso justia, de modo a concretizar os direitos sociais e resgatar a cidadania do povo brasileiro. Delineia-se, assim, o Juizado Especial Federal Cvel como instrumento democrtico e simples de acesso ao Judicirio Federal, buscando instituir no plano material o ideal de bem estar social. Para tanto, so tecidas consideraes acerca das limitaes e dos obstculos ao funcionamento dos Juizados Especiais Federais Cveis frente ao acesso justia, procurando, entrementes, solues para sanar mencionados problemas, a fim de no frustrar a expectativa otimista de acesso rpido e efetivo da Justia, despertada, principalmente, no cidado mais humilde.

1 ACESSO JUSTIA

1.1 CONSIDERAES SOBRE O CONCEITO DE ACESSO JUSTIA. A expresso acesso justia, ao longo dos anos, mostrou-se de difcil conceituao, haja vista a mobilidade de paradigmas reinantes em cada poca. Basta perquirir o pensamento da sociedade laissez faire, em que o acesso justia se resumia ao direito formal do indivduo propor uma ao, independente de ter condies para tanto. O acesso justia correspondia, assim, a uma igualdade formal, mas no efetiva. No obstante, tal conceito individualista foi paulatinamente extirpado pelas sociedades modernas, que passaram a reconhecer os direitos e deveres sociais do governo. O Estado passou a ter uma ntida atuao positiva, como instrumento de resguardo dos direitos sociais bsicos. Nesse sentido, o acesso justia tem sido progressivamente reconhecido, no apenas como um direito fundamental, mas como o ponto nodal da moderna processualstica. Mauro Cappelletti e Bryant Garth registraram que a expresso acesso justia serve para determinar duas finalidades bsicas do sistema jurdico, o sistema pelo qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e/ou resolver seus litgios sob o auspcios do Estado.1Asseveraram, em seguida, que primeiro o sistema deve ser acessvel indiscriminadamente a todos e que segundo deve produzir, de fato, efeitos que sejam individual e socialmente justos. Observaram, todavia, que o seu enfoque sobre o acesso Justia essencialmente sobre o primeiro aspecto (acessibilidade), sem olvidarem o segundo. E arremataram que Sem dvida, uma premissa bsica ser a de que a justia social, tal como desejada por nossas sociedades modernas, pressupe o acesso efetivo.2 O acesso justia tambm considerado ponto central do sistema democrtico. Com efeito, no h que se falar em democracia sem tecer consideraes acerca das garantias dos direitos dos cidados, que esto estritamente atrelados existncia de um
1

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, p 08. 2 Ibid., p. 08.

10 sistema jurdico e judicial livre, de igual acesso. Para tanto, faz-se imprescindvel fornecer a todos, sem distino, o acesso justia, atravs, entre outros, do devido processo legal. A esse respeito, o acesso justia pode, portanto, ser encarado como requisito fundamental o mais bsico dos direitos humanos de um sistema jurdico moderno e igualitrio que pretenda garantir, e no apenas proclamar o direito de todos.3 A tutela do direito, o bem-estar do cidado constituem objetivos bsicos do Estado. Este tem o dever-poder de conferir a todos o devido processo legal, voltado garantia fundamental do acesso justia e sua atuao prtica. Nesse contexto, a relao entre o acesso justia e o ordenamento jurdico se mostra assaz importante. Decerto, o acesso justia no se restringe aos meios judiciais de composio dos litgios, entretanto, um ordenamento jurdico provido de princpios democrticos viabiliza a reduo das desigualdades, na medida em que proporciona um acesso justia irrestrito. A aplicao do direito no se resume simples indicao da norma ao caso concreto, mas busca pela norma mais legtima e justa. Desta sorte, no basta ao Estado editar normas, algumas at mesmo ilegtimas, mas sim aplic-las aliceradas no critrio mais justo possvel, sob pena de existir apenas um Estado de direito formal e no um Estado de Justia. A existncia da norma em si no garantia de acesso justia, faz-se necessrio que aquela surja das necessidades sociais e que apresente um alcance efetivo no seio da sociedade, sob pena de se transformar em mero papel. Alm disso, o legislador, ante a impossibilidade de regular cada caso concreto, elabora normas genricas, sendo estas muitas vezes, no plano prtico, injustas, surgindo da o papel do Poder Judicirio em corrigir situaes no previstas ou mal previstas pelo legislador. Desta sorte, pode-se dessumir que a lei, de uma forma em geral, um vetor do processo de distribuio de justia, devendo o Poder Judicirio estar provido de mecanismos adequados e aptos para a realizao do direito. No suficiente assegurar o ingresso do interessado ao Poder Judicirio, mas garantir que a estrutura do processo esteja pautada nos ideais de justia. Esse direito encontra-se expressamente previsto no art. 10 da Declarao Universal dos Direitos
3

Ibid., p 12.

11 Humanos: Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um Tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ela. Outrossim, para que o acesso justia seja efetivo necessrio que as normas e que as estruturas processuais estejam estritamente relacionadas ao mundo ftico-social, sendo tambm correto afirmar que o acesso justia no est limitado apenas jurisdio estatal. Consoante Paulo Csar Santos Bezerra, o acesso justia um problema ticosocial, no plano da realizao dos direitos 4, o que demonstra a profundidade em alcanar o seu significado. Social porque o maior ou menor acesso do cidado aos direitos e valores desejveis que determina o fluxo dos conflitos sociais. tico como valor ideal, mximo, a ser alcanado pela sociedade. O acesso justia perpassa, assim, por uma tutela jurisdicional justa, que necessita de instrumentos processuais adequados realidade social, de modo a gerar resultados efetivos. A noo de acesso justia significa muito mais do que possibilitar o ingresso do interessado no Poder Judicirio, mas sim prover meios ao acesso a uma ordem jurdica justa.

1.2 LIMITAES GERAIS DO ACESSO JUSTIA Embora o acesso efetivo justia seja progressivamente reconhecido como um direito social bsico, o conceito de efetividade ainda por si vago. Com efeito, segundo Mauro Cappelletti e Bryant Garth a efetividade perfeita consubstanciaria na expresso igualdade de armas a garantia de que a concluso final depende apenas dos mritos jurdicos relativos das partes antagnicas, sem relao com diferenas que sejam estranhas ao direito e que, no entanto, afetam a afirmao e reivindicao dos direitos. 5, Decerto, tal entendimento por demais utpico, sendo imprescindvel perquirir at que ponto deve-se buscar tal objetivo, qual o custo e os obstculos a serem enfrentados para alcanar, de fato, a efetividade no acesso justia?
4

BEZERRA, Paulo Csar Santos. Acesso Justia: um problema tico-social no plano da realizao do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 5 CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, p. 15.

12

Objetivando solucionar tal impasse, estudos realizados pela sociologia judiciria discriminaram trs obstculos ao acesso efetivo justia em relao s classes menos favorecidas: econmicos, sociais e culturais. No que tange aos obstculos econmicos, decerto a resoluo formal de litgios perpassa por um dispendioso custo financeiro. Alm de o Estado ter que suportar com o pagamento de juzes e auxiliares, construes de prdios e manuteno, as partes ainda tm que arcar com os honorrios advocatcios e com as despesas processuais. Alm disso, muitas causas, por envolverem quantias pequenas, podem ser consumidas pelas custas judiciais, o que inviabiliza a interposio das mesmas. Outrossim, a demora excessiva na tramitao do processo aumenta sobremaneira os custos deste, fazendo com que a parte economicamente fraca desista de sua causa ou aceite acordos com valores irrisrios. Em relao aos obstculos de natureza social e cultural, esclarece Francisco das Chagas Lima Filho que quanto mais baixa a classe social maior a hesitao em recorrer aos tribunais, mesmo quando reconhece encontrar-se diante de um problema jurdico e ainda quando esteja envolvida em uma disputa 6. Ademais, crvel que as pessoas ou organizaes com capacidade financeira apresentam inmeras vantagens, porquanto podem pagar para litigar e aguardar, sem maiores prejuzos, o desfecho de suas demandas. Alm disso, dispem de conhecimentos jurdicos, de modo que podem defender com maior afinco e efetividade suas teses. Tais capacidades, presentes apenas em uma das partes da relao jurdica ocasionam patente desigualdade, porquanto, as pessoas desprovidas de recursos no dispem de meios para suportar a delonga dos litgios, tampouco conhecimentos jurdicos para tornar clere e efetiva a sua pretenso. Cumpre registrar, ainda, a dificuldade geogrfica existente, na maioria dos casos, entre a residncia dos mais pobres e onde se encontram os escritrios de advocacia, as defensorias e os fruns, estes abrigados em ambientes formais, algumas vezes, suntuosos, onde o jurisdicionado pobre sente-se envergonhado ou at mesmo constrangido em
6

LIMA FILHO, Francisco das Chagas. Acesso Justia e os Mecanismos Extrajudicias de Soluo de Conflitos. Porto Alegre, Fabris, 2003, p. 163.

13 ingressar. Alm disso, h muitos cidados que, no crendo na Justia, no mais procuram o Judicirio ou assim o fazem em ltima hiptese. Por fim, h, ainda, segundo Mauro Cappelletti e Bryantt Garth, obstculos especiais relativos aos direitos difusos7. O problema bsico que ou ningum tem direito a corrigir a leso a um interesse coletivo, ou o prmio para qualquer indivduo buscar a tutela jurisdicional muito reduzido para estimul-lo a interpor uma ao. Alm disso, h a dificuldade da reunio. Com efeito, as partes interessadas podem estar dispersas, sem qualquer informao ou so incapazes de elaborar uma estratgia comum. Mauro Cappelletti e Bryant Garth exacerbam esse problema citando o chamado livre-atirador uma pessoa que no contribui para a demanda, mas no pode ser excluda de seus benefcios: por exemplo, a suspenso das obras da barragem. 8 A existncia de todos esses obstculos demonstra que a discriminao social no acesso justia um fenmeno complexo e que os mesmos se mostram mais evidentes nas pequenas causas e para os autores individuais, mormente os pobres. De outro giro, importante salientar que os mencionados obstculos no podem ser eliminados de forma isolada, uma vez que esto inter-relacionados. A esse respeito, brilhante a lio de Mauro Cappelletti e Bryant Garth:
Finalmente, como fator complicador dos esforos para atacar as barreiras ao acesso, deve-se enfatizar que esses obstculos no podem simplesmente ser eliminados um por um. Muitos problemas de acesso so inter-relacionados, e as mudanas tendentes a melhorar o acesso por um lado podem exarcebar barreiras por outro. Por exemplo, uma tentativa de reduzir custos simplesmente eliminar a respresentao por advogado em certos procedimentos. Com certeza, no entanto, uma vez que litigantes de baixo nvel econmico e educacional provavelmente no tero a capacidade de apresentar seus prprios casos, de modo eficiente, eles sero mais prejudicados que beneficiados por tal reforma. Sem alguns fatores de compensao, tais como um juiz muito ativo ou outras formas de assistncia jurdica, os autores indigentes poderiam intentar uma demanda, mas lhe faltaria uma espcie de auxlio
7

Difusos so os interesses transindividuais, de natureza indivisvel, dos quais so sujeitos pessoas indeterminadas, ligadas por circunstncias de fato; coletivos so os interesses transindividuais, de natureza indivisvel, de que so sujeitos um grupo, uma categoria ou uma classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte adversa por uma relao jurdica. (Art. 81, pargrafo nico da Lei n 8.078/90). 8 CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, p. 27

14
que lhes pode ser essencial para que sejam bem sucedidos. Um estudo srio do acesso Justia no pode negligenciar o inter-relacionamento entre as barreiras existentes. 9

1.3 SOLUES PRTICAS PARA OS PROBLEMAS DE ACESSO JUSTIA: AS TRS ONDAS, SEGUNDO MAURO CAPPELLETTI 1.3.1 CONSIDERAES PRELIMINARES Objetivando buscar solues para o acesso justia, Mauro Cappelletti e Bryant Garth estabeleceram uma subdiviso cronolgica dos movimentos de acesso justia, discriminando cada movimento ou onda. Tais ondas inter-relacionam seus contedos e objetivos, demonstrando as transformaes conceituais do acesso justia, norteando, assim, projetos de reformas processuais. Nesse contexto, a primeira onda foi a assistncia judiciria, a segunda dizia respeito representao jurdica para os interesses difusos, especialmente nas reas de proteo ambiental e do consumidor e, por fim, a terceira onda correspondia ao enfoque de acesso justia, que englobava os posicionamentos anteriores e buscava atacar, de forma mais contundente e articulada, os obstculos ao acesso efetivo justia. Ante a importncia desses movimentos, sero analisadas suas caractersticas individualmente com uma viso sobre o ordenamento jurdico brasileiro.

1.3.2 PRIMEIRA ONDA: ASSISTNCIA JUDICIRIA PARA OS POBRES O primeiro movimento para incrementar o acesso justia, nos pases ocidentais, em relao s classes menos favorecidas, foi a prestao de servios jurdicos ao mais carentes, partindo da premissa de que quanto mais desenvolvido o ordenamento jurdico maior a necessidade da presena de um advogado, a fim de interpretar as leis cada vez mais complexas e esclarecer os procedimentos processuais indispensveis ao ingresso e a manuteno de uma causa em juzo.

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, p. 29

15 Por vrios sculos a questo da assistncia judiciria aos menos favorecidos aproximava-se da idia de beneficncia, de caridade e de graa. Alguns ordenamentos medievais, como Veneza, e algumas normas de direitos cannico autorizavam o juiz nomear de ofcio um defensor ao carente, obrigando-o a assumir o patrocnio gratuitamente, sob pena de proibio do direito de advogar, constituindo, assim, uma penalidade indireta ao advogado ou parte, mormente porque o julgador tambm era responsvel por escolher quando, quem e para quem seria prestado o servio honorfico. Com a revoluo francesa, as legislaes liberais passaram a adotar duas idias bsicas que estruturaram os sistemas processuais: a extino de qualquer privilgio da parte em relao jurisdio e a administrao gratuita da funo jurisdicional pelos juzes. Entretanto, permanecia uma barreira ao acesso justia: o custo do processo. Com efeito, persistiam os pagamentos da taxas e selos judiciais, os honorrios dos procuradores judiciais e dos profissionais liberais. Somente com a instituio dos Estados sociais e de direito, os welfare states, que os legisladores e aplicadores do direito, sob a presso de materializar os reclamados direitos sociais, resolveram, garantir, no apenas formalmente, mas materialmente o direito de ao. Assim, surgiram, no princpio do sculo XX, na Alemanha e na Inglaterra, sob regimes social-democratas e trabalhistas, sistemas de assistncia judiciria, em que os advogados particulares so pagos pelo Estado, extensivo a todos aqueles que se enquadrassem nos termos lei. Era, ento, o incio do sistema judicare (judicial care system), que possua por objetivo primordial proporcionar s pessoas de baixa renda a mesma representao judicial que teriam se pudessem pagar um advogado. O sistema de assistncia jurdica francs, de 1972, implementou algumas modificaes no sistema judicare, ampliando o seu rol de atuao para pessoas acima do nvel de pobreza e estendendo seus benefcios para determinados casos, independente do nvel de pobreza do interessado, o que ocasionou um aumento exarcebado da demanda, ocasionando uma defasagem na remunerao dos advogados.

16 A despeito das importantes realizaes do sistema judicare, Mauro Cappelletti e Bryant Garth teceram crticas importantes acerca desse sistema, sob a tica de um critrio finalstico.
O judicare desfaz a barreira de custo, mas faz pouco para atacar as barreiras causadas por outros problemas encontrados pelos pobres. Isso porque ele confia aos pobres a tarefa de reconhecer as causas e procurar auxlio, no encoraja, nem permite que o profissional individual auxilie os pobres a compreender seus direitos e identificar as reas em que podem valer de remdios jurdicos. , sem dvida, altamente sugestivo que os pobres tendam a utilizar o sistema judicare principalmente para os problemas que lhes so familiares matria criminal ou de famlia em vez de reivindicar seus direitos como consumidores, inquilinos etc. 10

Posteriormente, nos Estados Unidos e na Inglaterra, foram criados, com algumas caractersticas do sistema anterior, os escritrios de vizinhana ( Neighbourhood Law Centres), localizados em zonas carentes, em que os cidados pobres eram atendidos por advogados pagos pelo governo e encarregados de promover os interesses dos pobres, enquanto classe, privilegiando discusses sobre problemas recorrentes da populao, acarretando a criao de aes coletivas e transformando, pois, o direito substantivo. No obstante tais avanos, esse sistema apresentava dificuldade em gerir os escassos recursos pblicos, considerando a alta demanda, tanto individual como coletiva, e o restrito nmero de advogados, que, muitas vezes necessitavam solucionar os casos mais importantes, em detrimento de outros, ocasionando uma prestao jurisdicional aqum da almejada. Alguns pases, como Sucia, Austrlia, Canad e Holanda, reconhecendo as limitaes dos dois principais sistemas de assistncia jurdica, resolveram combin-los, permitindo, assim, com que os interessados escolham entre os servios de um advogado particular ou os advogados de equipe, mais atentos aos interesses dos pobres como grupo. No obstante o avano das medidas adotadas com a implementao da assistncia judiciria, existem, ainda, muitas limitaes. Com efeito, para que o sistema de assistncia judiciria funcione de forma eficiente, faz-se necessrio um grande nmero de advogados
10

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, p. 38.

17 no local, capazes de exceder oferta disponvel e ajudar aqueles desprovidos de recursos financeiros, sendo, pois, imprescindveis altas dotaes oramentrias. Alm disso, a assistncia judiciria no hbil para solucionar as pequenas causas individuais, porquanto os advogados pagos pelo governo, economicamente limitados, no podem sofrer os riscos de serem sucumbentes. Por fim, o modelo de advogado de vizinhana possui como objetivo defender direitos difusos dos pobres, enquanto classe, todavia, outros direitos difusos como os dos consumidores ou dos defensores do meio ambiente ainda esto sendo ignorados. 1.3.2.1 PRIMEIRA ONDA NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO A Constituio Federal de 1988 consagrou a assistncia jurdica como direito fundamental, em seu art. 5, inciso LXXIV, ao dispor que O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. Essa garantia fundamental, por sua vez, foi instrumentalizada, em perodos anteriores, primeiro com o surgimento da Lei n 1.060, de 05 de fevereiro de 1950, Lei da assistncia judiciria aos necessitados. A Lei n 1.060/50 considera necessitado, consoante art. 2, pargrafo nico, todo aquele cuja situao econmica no lhe permite pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo do sustente prprio ou da famlia . A assistncia judiciria concedida mediante a simples afirmao de pobreza, at prova em contrrio, que se concretiza mediante declarao do interessado, no sentido de que no tem meios suficientes para arcar com o custo do processo, sem prejuzo para o sustento prprio e o de sua famlia. No se pode indeferir o pedido de assistncia judiciria sem a exposio especfica dos motivos pelos quais o juzo conclui pela suficincia econmica, ou sob a mera alegao de que o requerente exteriorizava sinais de patrimnio. Alm disso, a condio de pobreza enquanto requisito da condio de concesso do benefcio da assistncia judiciria gratuita no sofre com a circunstncia eventual de a parte ter bens, mveis ou imveis, se esses nada lhe rendem, ou o que rendem no evitam o prejuzo do prprio sustento. Desta sorte, no se exige a miserabilidade para o deferimento da assistncia judiciria, ou da justia

18 gratuita. A seleo est calcada em critrios subjetivos e no numricos, na anlise existente entre os rendimentos mensais e as condies de manuteno da famlia. A assistncia judiciria abrange todas as despesas necessrias ou teis ao exerccio do direito, como as custas e as despesas processuais. Em relao aos advogados que prestaro a assistncia e o modo de remunerao, h trs hipteses de atuao. Na primeira hiptese so cadastrados profissionais liberais por um rgo administrativo do Estado-membro ou municpio, para desempenhar o mnus assistencial, mediante o pagamento de um valor indenizatrio fixo, que ser recebido com o trnsito em julgado da ao, de honorrios a cargo da parte vencida. Na segunda hiptese os advogados so nomeados pelos magistrados entre os indicados pela OAB e a remunerao paga pela Justia, num valor fixo. Em ambos os casos, a atuao compulsria, salvo nos casos previstos no art. 15 da Lei n 1.060/50. Na terceira hiptese a parte j possui advogado particular, mas este contrata apenas em receber um percentual por eventual verba sucumbencial, tratando-se, pois, de um contrato de risco. H, ainda, o patrocnio das Defensorias Pblicas, previstas no art. 134 da Constituio Federal de 1988 e institudas pela Lei Complementar n 80, de 12 de janeiro de 1994. A Defensoria Pblica apresenta como objetivo prestar servios de assistncia jurdica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, de preveno, aconselhamento e informao jurdica populao considerada necessitada nos termos da lei.Como um rgo criado dentro da estrutura estatal, possui autonomia funcional e administrativa, assegurando a seus integrantes atuao ampla e independente. Os defensores tanto podem defender interesse individual, quanto coletivo e difuso. No que tange realidade brasileira, a regra geral de atuao da assistncia jurdica oficial a utilizao das defensorias pblicas, que tm carter de atuao supletivo, no sendo exigvel que o pobre venha, obrigatoriamente, dela se utilizar para obter a justia gratuita. 1.3.3 SEGUNDA ONDA: A TUTELA DOS INTERESSES DIFUSOS

19

segunda

onda

cinge-se,

primordialmente,

proteo

dos

interesses

transindividuais, evidenciando a incapacidade de o processo civil tradicional, de natureza extremamente individualista, servir tutela dos interesses difusos e coletivos. Antigamente, discutia-se que se o interesse pertencia a todos significava que no pertencia a ningum. Entretanto, paulatinamente, observou-se que se o direito no pertencia a ningum porque pertencia a todos. Assim, passou-se a buscar meios adequados para a tutela dos interesses transindividuais, at ento no apreciadas pelo processo civil. Nesse contexto, surgiram reformas na esfera processual, mormente nos institutos da legitimidade ad causam e da coisa julgada. Esta segunda onda descortinou uma nova percepo do direito, em que a tradicional concepo individualista e liberal do sistema processual cedeu espao presso dos grupos sociais, que reivindicavam proteo judicial a situaes jurdicas individuais e coletivas. Desta sorte, foram feitas reflexes acerca das noes bsicas do processo civil e sobre o papel dos tribunais, de modo a criar mecanismos hbeis a resguardar a tutela coletiva, sob pena de privar toda uma categoria social ao acesso justia. Essa nova dimenso do direito acarretou a transformao social do juiz e o surgimento de novas regras procedimentais no que tange legitimidade, a citao, o contraditrio e a coisa julgada. A esse respeito, Mauro Cappelletti e Bryant Garth elucidam que:
As reformas discutidas a seguir so a prova e os resultados das rpidas mudanas que caracterizaram essa fase. Verifica-se um grande movimento mundial em direo ao que o Professor Chayes denominou litgios de direito pblico em virtude de sua vinculao com assuntos importantes de poltica pblica que envolvem grandes grupos de pessoas. Em primeiro lugar,com relao legitimidade ativa, as reformas legislativas e importantes decises dos tribunais esto cada vez mais permitindo que indivduos ou grupos atuem em representao dos direitos difusos. Em segundo lugar, a proteo de tais interesses tornou necessria uma transformao do papel social do juiz e de conceitos bsicos como a citao e o direito de ser ouvido. Uma vez que nem todos dos titulares de um direito difuso podem comparecer a juzo por exemplo, todos os interessados na manuteno da qualidade do ar, numa determinada regio preciso que haja um representante adequado para agir em

20
benefcio da coletividade, mesmo que os membros dela no sejam citados individualmente. Da mesma forma, para ser efetiva, a deciso deve obrigar a todos os membros do grupo, ainda que nem todos tenham tido a oportunidade de ser ouvidos. Dessa maneira, outra noo tradicional, a de coisa julgada, precisa ser modificada, de modo a permitir a proteo judicial efetiva dos interesses difusos. A criao norte americana da class action, abordada a seguir, permite que, em certas circunstncias, uma ao vincule os membros ausentes de determinada classe, a despeito do fato de eles no terem tido qualquer informao prvia sobre o processo. Isso demonstra as dimenses surpreendentes dessa mudana no processo civil. A viso individualista do devido processo judicial est cedendo lugar rapidamente, ou melhor, est se fundindo com uma concepo social, coletiva. Apenas tal transformao pode assegurar a realizao dos direitos pblicos relativos a interesses difusos. 11

O acesso justia deixou de ser apenas uma forma de assegurar o ingresso formal e material dos interessados ao Poder Judicirio, a fim de compor litgios individuais, para ser um instrumento de legitimao e organizao de uma classe. Desta forma, para garantir a tutela dos interesses difusos, considerando a dificuldade de interposio dessas lides pelo litigante individual, foram institudos os substitutos processuais, a saber, os sindicatos, as entidades de classe, os partidos polticos, as associaes civis e o Ministrio Pblico, consolidando, pois, o mecanismo de pretenso pluripessoal. Salientam Mauro Cappelletti e Bryant Garth que:
preciso que haja uma soluo mista ou pluralstica para o problema de representao dos interesses difusos. Tal soluo, nautralmente, no precisa ser incorporada numa nica proposta de reforma. O importante reconhecer e enfrentar o problema bsico nessa rea: resumindo, esses interesses exigem uma eficiente ao de grupos particulares, sempre que possvel;mas grupos particulares nem sempre esto disponveis e costumam ser difceis de organizar. A combinao de recursos, tais como as aes coletivas, as sociedades de advogados do interesse pblico, a assessoria pblica e o advogado pblico podem auxiliar e superar esse problema e conduzir reivindicao eficiente dos interesses difusos. 12

Em relao coisa julgada, esta sofreu uma grande mudana, porquanto seus efeitos deixaram de se estender apenas s partes presentes em juzo, mas a toda uma classe, possibilitando, ainda, no caso dos direitos individuais homogneos, de os interessados

11

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, p. 50/51 12 CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, pp. 66/67

21 pleitearem tambm suas pretenses individualmente (res judicata secundum eventum litis). Destaca Ada Pellegrini Grinover 13que:
A soluo do direito brasileiro, diversa da adotada nas class action do sistema common law, apresenta-se como a mais aderente realidade scio-econcmica brasileira e s nossas peculiaridades sobre legitimao dos substitutos processuais; no incorria nas dificuldades que o critrio-norte americano do opt out ainda comporta; e no feria o princpio constitucional da igualdade (nem mesmo o da igualdade de chances), porque de qualquer modo a sentena condenatria, no processo coletivo em defesa de interesses ou direitos individuais homogneos, se limita a reconhecer a existncia do dano geral e o dever de indenizar, cabendo depois a cada interessado, em processos de liquidao necessariamente individualizados, provar o seu dano pessoal e o nexo etiolgico, alm de quantificar a indenizao, tudo em cognio exauriente e contraditrio pleno.

Verifica-se, portanto, que o acesso efetivo justia no pode ser entendido apenas considerando a viso individualista do processo judicial, como campo de disputa entre particulares, devendo-se, pois, apreender a perspectiva coletiva, de modo a reuni-los. Essa onda permitiu, assim, uma transformao da postura no processo civil, ao fundir o individualismo do processo a uma concepo social e coletiva, a fim de resguardar os direitos pblicos relativos a interesses difusos. 1.3.3.1 SEGUNDA ONDA NO ORNDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO: AES COLETIVAS A legislao brasileira reconheceu, inicialmente, os interesses difusos, atravs da Lei n 7.347/85 (Lei da Ao Civil Pblica), que estipulou, entre outros, os legitimados ativos das aes coletivas, a saber, o Ministrio Pblico, outros entes pblicos e as associaes pr-constitudas h no mnimo um ano e que tivessem como fins institucionais a defesa dos bens e direitos protegidos pela lei, permitindo, desta forma, uma conjugao de esforos entre os rgos pblicos e as instituies privadas. Posteriormente, a Constituio Federal de 1988 previu as aes coletivas em diversos dispositivos. Em seu art. 5, XXI permitiu que as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, apresentem legitimidade para representar seus filiados judicial
13

GRINOVER, Ada Pellegrini. O acesso justia no ano 2000. In MARINONI, Luiz Guilherme (org.). O Processo Civil Contemporneo. Curitiba: Juru, 1994, p. 36/37

22 ou extrajudicialmente. Previu, em seu art. 5, LXX, a e b a interposio de mandado de segurana coletivo por partido poltico com representao no Congresso Nacional, ou por organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros. Reconheceu, em seu art. 129, III, a funo do Ministrio Pblico de promover o inqurito civil e a ao civil, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, bem como defender, nos termos do art. 129, V, defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas. Aos 11 de setembro de 1990, veio a lume, no ordenamento jurdico brasileiro, a Lei n 8.078, que estipulou regras acerca da proteo ao consumidor, admitindo, desde logo, a legitimao de rgos pblicos, ainda que despersonalizados, a fim de tutelar bens especificadamente relacionados a esta questo. Determinou, outrossim, a aplicabilidade de suas normas processuais defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais, quando adequveis ao caso concreto. Verifica-se, portanto, que o ordenamento jurdico brasileiro buscou se adequar aos interesses coletivos emergentes da sociedade atual, desencadeando o aparecimento de novas regras que possibilitassem a defesa da tutela coletiva, objetivando concretizar instrumentos idneos consecuo de uma ordem jurdica mais justa e efetiva. 1.3.4 TERCEIRA ONDA: DO ACESSO REPRESENTAO EM JUZO A UMA CONCEPO MAIS AMPLA DE ACESSO JUSTIA. UM NOVO ENFOQUE DE ACESSO JUSTIA A terceira onda apresenta um alcance bem mais amplo que os movimentos anteriores, na busca do acesso efetivo justia, porquanto enseja uma ampla variedade de reformas, incluindo alm de reformas na representao judicial, alteraes nas normas procedimentais e materiais, a fim de evitar litgios ou solucion-los rapidamente, mudanas nas estruturas dos tribunais, transformaes sociais nos profissionais que integram o Poder Judicirio, insero de mecanismos privados e extrajudiciais de composio das lides.

23 Diante dessa ampla atuao Mauro Cappelletti e Bryant Garth14 denominam esse movimento como enfoque do acesso justia, porquanto alberga as tcnicas dos movimentos anteriores e inclui outras que abrangem instituies, mecanismos, pessoas e procedimentos, na busca de prevenir e solucionar os litgios. Assim explana Mauro Cappelletti e Bryant Garth:
O novo enfoque de acesso justia, no entanto, tem alcance muito mais amplo. Essa terceira onda de reforma inclui a advocacia, judicial ou extrajudicial, seja por meio de advogados particulares ou pblicos, mas vai alm. Ela centra sua ateno no conjunto geral de instituies e mecanismos, pessoas e procedimentos utilizados para processar e mesmo prevenir disputas nas sociedades modernas. Ns o denominamos o enfoque do acesso Justia por sua abrangncia. Seu mtodo no consiste em abandonar as tcnicas das duas primeiras ondas de reforma, mas em trat-las como apenas algumas de uma srie de possibilidades para melhorar o acesso. 15

Francisco das Chagas Lima Filho salienta que essa terceira onda objetiva o acesso efetivo justia no apenas por meio da proteo dos direitos, mas atravs das mudanas dos procedimentos judiciais tradicionais, ipsis litteris:
Essaterceira onda do movimento de acesso justia partiu do relativo sucesso obtido pelas reformas anteriores que pretendiam conceder proteo judicial a interesses no representados ou representados ineficazmente, cabendo-lhe ampliar o enfoque presente nas etapas anteriores, porquanto, mais do que a proteo dos direitos, seu objeto tem sido a mudana dos procedimentos judiciais em geral, para tornar esses direitos realmente exeqveis. Nesse quadro, tanto se tenta caminhar na reforma dos tribunais regulares, quanto se tm produzido alternativas mais rpidas e menos dispendiosas como so as do juzo arbitral, da conciliao, dos centros de justia de vizinhana e dos acordos por incentivos econmicos para a preveno ou tratamento de alguns tipos de litgios, ampliando-se com isso, as relaes entre o Judicirio e o conjunto da populao, bem como se expe o tecido da sociabilidade interveno do direito, seus procedimentos e intervenes. 16

Enquanto para os movimentos anteriores o obstculo ao acesso justia cingia-se to-somente na pobreza econmica e organizacional, para este movimento o grande obstculo o prprio processo, quando apresenta questes incompatveis com o acesso justia. Ora, a diversidade de litgios exige procedimentos adequados e diversificados para a soluo da lide e esta pode se d tanto atravs de rgos jurisdicionais como parajudicias,
14

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, p. 92. 15 Ibid., p 67/68. 16 LIMA FILHO, Francisco das Chagas. Acesso Justia e os mecanismos extrajudiciais de soluo de conflitos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2003, p. 255.

24 tendo como ponto central o custo-benefcio. Com efeito, h procedimentos que pela sua especificidade o tradicional processo litigioso no hbil para resolv-los, sendo necessrio buscar meios alternativos de composio dos interesses. Nesse sentido, mudanas substanciais nos ordenamentos jurdicos devem ser engendradas, a fim de se adotar procedimentos simples para demandas simples e procedimentos complexos para demandas complexas. Desta sorte, busca-se, primordialmente, neste movimento os valores da efetividade dos direitos e da celeridade de resoluo. Como observam Mauro Cappelletti e Bryant Garth:
Ademais, esse enfoque reconhece a necessidade de correlacionar e adaptar o processo civil ao tipo de litgio. Existem muitas caractersticas que podem distinguir um litgio de outro. Conforme o caso, diferentes barreiras ao acesso podem ser mais evidentes, e diferentes solues, eficientes. Os litgios por exemplo diferem em sua complexidade. geralmente mais fcil e menos custoso resolver uma questo simples de nopagamento, por exemplo, do que comprovar uma fraude. Os litgios tambm diferem muito em relao ao montante da controvrsia, o que freqentemente determina quanto os indivduos (ou a sociedade) despendero para solucion-los. Alguns problemas sero bem mais resolvidos se as partes simplesmente se evitarem uma outra.A importncia social aparente de certos tipos de requerimentos tambm ser determinante para que sejam alocados recursos para sua soluo. Alm disso, algumas causas, por sua natureza, exigem soluo rpida, enquanto outras podem admitir longas deliberaes. 17

Retomam-se, outrossim, os mtodos alternativos de resoluo dos conflitos, como forma de se obter deciso mais rpida e eficaz, como a arbitragem, a conciliao e a mediao. Jos Mrio Wanderley Gomes Neto considera tais institutos como uma justia coexistencial, em que poder ser mais eficaz uma deciso que no provenha de uma relao entre vencedores e vencidos, mas antes de tudo, uma recproca compreenso, uma modificao bilateral ou multilateral dos comportamentos e das pretenses. 18 De outro giro, a simplificao dos procedimentos vem sendo considerada um dos movimentos mais importantes em relao reforma, porquanto propicia uma nova forma

17

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988, pp. 71/72. 18 GOMES NETO, Jos Mrio Wanderley Gomes. O acesso Justia em Mauro Cappelletti: anlise terica desta concepo como movimento de transformao das estruturas do processo civil brasileiro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Ed., 2005, p. 95.

25 de jurisdio, que busca a soluo efetiva dos conflitos sociais, em tempo e custos razoveis. Mauro Cappelletti e Bryant Garth elucidam que:
A preocupao fundamental cada vez mais, com a justia social, isto , com a busca de procedimentos que sejam conducentes proteo dos direitos das pessoas comuns. Embora as implicaes dessa mudana sejam dramticas por exemplo com relao ao papel de quem julga bom enfatizar, desde logo, que os valores centrais do processo judicirio mais tradicional devem ser mantidos. O acesso Justia precisa englobar ambas as formas de processo. (...) O esforo para criar tribunais e procedimentos especializados para certos tipos de causas socialmente importantes no , evidentemente, novo. J se percebeu, no passado, que procedimentos especiais e julgados essencialmente sensveis so necessrios quando a lei substantiva relativamente nova e se encontra em rpida evoluo. Aos juzes regulares pode faltar a experincia e sensibilidade necessrias para ajustar a nova lei a uma ordem social dinmica, e os procedimentos judiciais podem ser pesados demais para que se lhes confie a tarefa de se executar,, e at certo ponto, adaptar e moldar importantes leis novas. O que novo no esforo recente, no entanto, a tentativa, em larga escala, de dar direitos efetivos aos despossudos contra os economicamente poderosos: a presso sem precedentes, para confrontar e atacar as barreiras reais enfrentadas pelos indivduos. Verificou-se ser necessrio mais do que a criao de cortes especializadas; preciso tambm cogitar de novos enfoques do processo civil. 19

Nesse sentido de reforma, vieram a lume os Juizados Especiais estaduais e federais, apresentando um subsistema prprio com regras especficas, centrado basicamente em dirimir causas com repercusso econmica limitada, de modo a servir, principalmente, s pessoas carentes, porquanto caracterizam-se pela iseno de custas na primeira instncia, informalidade, oralidade, instrumentalidade, incentivo conciliao, e rapidez dos julgadores. Francisco das Chagas Lima Filho acrescenta que:
Esses rgos informais, acessveis a vastas camadas pobres da populao, oferecem melhores condies para atrair os indivduos cujos direitos tenham sido violados ou estejam sendo ameaados, pois, alm de seus procedimentos informais, que permitem um contacto direto do cidado com os conciliadores e juzes, so rgos especializados, ma medida em que lidam com uma parcela relativamente estreita no que diz respeito legitimidade e matria, podendo ser ou tornar-se especialistas em direitos de recente conquista, como os do consumidor, aqueles ligados sade, posse de terra e a outros. Parece evidente que muitas vantagens podem ser obtidas com uma maior especializao, de acordo com os tipos de causas, e muitos reformadores at mesmo por terem perdido a confiana nos tribunais de pequenas causas com jurisdio ampla esto procurando esses benefcios. At porque quanto mais conhecedor da matria de
19

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 198, pp 93/94.

26
sua competncia for o magistrado, mais rapidamente estar habilitado para oferecer uma soluo em cada caso concreto que se depare. 20

Ainda nesse plano de mudanas houve tambm o surgimento do processo monitrio, que pode resultar na produo imediata de um ttulo executivo, com dispensa do processo cognitivo. Verifica-se, portanto, que esse ltimo movimento quebrou estruturas judicirias tradicionais e remontou institutos antigos, como arbitragem, mediao, conciliao, buscando concili-los, em busca de alcanar uma justia efetiva e clere. Deixou-se claro que inexistem limites de reformas. Os procedimentos, quando ultrapassados, devem ser repensados pelos membros da sociedade, e novos devem surgir alicerados na idias de que o homem, como ser individual e coletivo, o centro de todo o sistema, de modo que a justia existe para proporcionar o seu bem estar.

1.3.4.1 TERCEIRA ONDA NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO: A ESTRUTURA DO PODER JUDICIRIO O Brasil recepcionou a terceira onda de reformas sem que a interveno estatal, para soluo dos litgios, estivesse, de fato, plenamente estruturada e sem que a proteo aos direitos difusos apresentasse grandes avanos, exceto no que tange aos consumidores, que apresenta disciplina prpria, disposta na Lei n 8.078/90. Com efeito, a terceira onda, alicerada pelos ideais da igualdade social, da justia distributiva, deparou-se com um movimento de auto-reforma do Poder Judicirio Brasileiro sem qualquer mobilizao social e num contexto em que os institutos sociais haviam sofrido os efeitos desestruturantes do regime militar. Nossa estrutura judiciria se mostrava, portanto, arcaica, existindo um verdadeiro hiato entre a populao e a Justia. No incio da dcada de 80, com o processo de transio poltica para a democracia intensificaram-se a aplicao dos mtodos alternativos de soluo de conflitos, principalmente com a criao dos Juizados Especiais, que combinaram os princpios
20

LIMA FILHO, Francisco das Chagas. Acesso Justia e os mecanismos extrajudiciais de soluo de conflitos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2003, p. 255.

27 tradicionais do processo e os mecanismos extrajudiciais de composio, que o caso da conciliao.


Ainda sob esta perspectiva, os juizados especiais no Brasil, ao contrrio dos pases da commow law, nasceram de uma iniciativa dos tribunais que se viram diante da necessidade de atender conflitos que antes no chegavam ao sistema de Justia. Neste processo, o Judicirio brasileiro, juntamente com o processo de transio poltica para a democracia, que atingia mais diretamente o Poder Executivo, no incio da dcada de 80, aderiu agenda de democratizao, aproximando-se da populao com o objetivo de se legitimar. Assim, a criao dos juizados especiais no Brasil seria resultado de dois movimentos: um que parte do Poder Judicirio ao instituir em sua estrutura novas formas de acesso justia; outro de iniciativa do Poder Executivo ao produzir polticas que ampliam a capacidade do Poder Judicirio de apreciar um nmero maior de direitos, de forma mais rpida e eficiente, democratizando o Estado. 21

Os Juizados Especiais vm permitindo que a populao pobre tenha uma acesso mais rpido e efetivo Justia. Entretanto, no se pode olvidar que para que Juizados funcionem a contento, faz-se imprescindvel que o Estado os dote de condies materiais e humanas, o que no acontece em muitas regies do Estado Brasileiro. De outro giro, h na estrutura dos Juizados Especiais as Justias Itinerantes, que se deslocam dos grandes centros para as regies perifricas do Brasil, a fim de se aproximarem da populao carente, constituindo, pois, importantes vetores de acesso Justia. Embora tenha se incentivado a arbitragem no Brasil, instituda pela Lei n 9.307/96, esta ainda se mostra bastante tmida, mormente pela ausncia de conhecimentos da populao acerca de sua existncia e em decorrncia dos altos custos, especialmente em relao ao pagamento dos honorrios dos rbitros. Por fim, observa-se que as reformas institucionais e processuais engendradas por este movimento, no Brasil, ainda no foram suficientes para solucionar o acesso da populao Justia rpida e eficaz, porquanto tais reformas devem ser antecedidas de mudanas polticas, sociais e culturais.
21

CUNHA, Luciana Gross Siqueira. Juizado Especial: criao, instalao, funcionamento e a democratizao do acesso justia. So Paulo: Saraiva, 2008, p. 11.

28

1.4 ACESSO JUSTIA COMO PROBLEMA TICO SOCIAL O acesso justia no significa simplesmente propiciar ao interessado o ingresso ao judicirio, , antes de tudo, um direito do homem, decorrente do princpio da dignidade da pessoa humana. O seu cerceamento ocasiona retardo no desenvolvimento econmico e srias desigualdades sociais, porquanto aquele, cujo direito no respeitado, seja pela inexistncia de meios financeiros, seja por um processo tardio, tem os demais direitos sumariamente negados. No h como manter a credibilidade da Justia diante de um estado crnico de miserabilidade da populao. Para que o direito seja devidamente aplicado, faz-se necessrio uma sociedade justa, capaz de garantir a todos condies dignas de sobrevivncia. No h que se ter em mente apenas a idia de uniformizao da justia, mas o ideal de distribuir oportunidades conducentes a todos, porquanto os desiguais devem ser tratados de forma desigual, sob pena de gerar apenas uma igualdade formal e no material.Chaim Perelman expe que:
A noo de justia sugere a todos, inegavelmente, a idia de certa igualdade. Desde Plato e Aristteles, passando por Santo Toms, at os juristas, moralistas e filsofos contemporneos, todos esto de acordo sobre este ponto. A idia de justia consiste numa certa aplicao da idia de igualdade. O essencial definir essa aplicao de tal forma que, mesmo constituindo o elemento comum das diversas concepes de justia, ela possibilite as suas divergncias. Isto s possvel se a definio da noo de justia contm um elemento indeterminado, uma varivel, cujas diversas determinaes ensejaro as mais opostas frmulas de justia 22

Acrescenta, ainda, que:


ilusrio querer enumerar todos os sentidos possveis da noo de justia, porm, alguns exemplos deles, que constituem as concepes mais correntes da justia, cujo carter inconcilivel veremos imediatamente: 1 A cada qual a mesma coisa. 2 A cada qual segundo os seus mritos. 3 A cada qual segundo suas obras. 4 A cada qual segundo suas necessidades. 5 A cada qual segundo sua posio. 6 A cada qual segundo o que a lei lhe atribu.i23

22

PERELMAN, Chalim. tica e Direito. Trad. Por Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes, 2000. Traduo de thique et droit., p. 1 23 Ibid., p.9

29 Nessa linha de inteleco, o acesso justia um problema tico, no plano da concretizao do direito. A esse respeito, Francisco das Chagas Lima Filho, citando Miguel Reale, preceitua que:
(...) a idia de justia implica a de outros valores essenciais como a liberdade ou solidariedade, exigindo um regime poltico que seja capaz de garantir sua pacfica realizao, o que somente pode corresponder democracia. Essa vinculao da justia histria resulta da natureza mesma do homem, que um ser histrico, ou seja, no apenas um ente que est a (como uma coisa), mas que, ao contrrio, continuamente se transcende visando realizar os valores que lhe so inerentes e dos quais ele adquire conscincia ao longo do processo histrico, conferindo-lhes a fora de invariantes axiolgicas como se fossem inatos. 24

Assim, o acesso justia apresenta estreita conexo com a tica, uma vez que o homem parte do que em busca do dever-ser, do valor ideal, da moral, a fim de regular suas atitudes e condutas, sempre em busca do bem-comum, da Justia ideal a todos. Alm disso, o acesso justia perpassa por uma postura social, porquanto quanto maior a valorizao da cidadania, maior o nmero de conflitos sociais, porquanto, uma vez instrudo de seus direitos e deveres, o povo passa a ter nsia por justia, como um direito natural, nsito sua prpria existncia. Para a efetivao da justia, no basta apenas editar leis, que no acompanham o dinamismo das relaes sociais, faz-se imprescindvel a participao de todos os Poderes, bem como a evoluo dos procedimentos e das instituies. Faz-se necessrios que todos tenham acesso aos bens primrios da vida, para que, em igualdade de condies, possam reivindicar seus direitos.
Somente se pode cogitar do acesso justia quando houver po, trabalho, teto, sade e educao para todos; quando os pais puderem dormir tranqilos por saberem que seus filhos no correm o risco de serem sequestrados, assassinados por balas perdidas, enfim, violados em sua dignidade de ser humano; quando se puder sonhar com uma velhice digna na companhia dos filhos, netos e quem sabe, dos filhos dos netos; quando os doentes puderem contar com assistncia, assim tambm os abandonados e desvalidos. Somente, enfim, quando as oportunidades da vida forem garantidas a todos que haver um efetivo acesso a uma ordem justa, pelo que o acesso da justia um problema tico-social no plano da concretizao do direito. 25

24

LIMA FILHO, Francisco das Chagas. Acesso Justia e os mecanismos extrajudiciais de soluo de conflitos. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2003, p. 319.
25

Ibid., p. 320.

30 Sendo assim, o acesso uma ordem justa no se limita a medidas meramente tcnicas, s alteraes pontuais da legislao, instituio de tribunais especializados, a sanes administrativas aos servidores. A principal reforma a ser engendrada para alcanar o acesso efetivo justia est relacionada ao modelo econmico, distribuio da riqueza, dos bens primrios populao, de modo que esta tenha uma vida digna.

2 JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS


2.1 HISTRICO

31 A instituio do sistema dos Juizados apresenta, no Brasil, basicamente, duas fontes. A primeira consiste na experincia do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, com a implementao dos Conselhos de Conciliao e Arbitragem, rgos no jurisdicionais, informais, regulamentados pela AJURIS Associao dos Juzes do Rio Grande do Sul, e que tinham a participao de conciliadores, advogados voluntrios, sob a superviso de um juiz de direito, objetivando compor litgios, de modo simples e informal. A segunda se deve iniciativa do Ministrio da Desburocratizao, que, no incio da dcada de 80, elaborou um anteprojeto do Juizado Especial de Pequenas Causas, que, posteriormente, deu origem Lei n 7.244, de 07 de novembro de 1984, que possibilitava aos Estados federados criarem os Juizados Especiais de Pequenas Causas, conjugando os mecanismos extrajudiciais de composio (conciliao e arbitragem) e de soluo judicial propriamente dita (prestao jurisdicional especfica). A Lei n 7.244/84 estabelecia como de pequeno valor as causas de at vinte salrios mnimos, tendo por objeto, consoante art. 3, condenao em dinheiro e a entrega de coisa certa mvel ou cumprimento de obrigao de fazer, a cargo de fabricante ou fornecedor de bens e servios para consumo, ou, ainda, a desconstituio e a declarao de contrato relativo a coisas mveis e semoventes. Esse diploma legislativo determinou que somente pessoas naturais e capazes poderiam figurar como autoras da causa. Alm disso, foram excludos do processo, no que tange legitimao, a massa falida, o insolvente civil, o incapaz, o preso, as pessoas jurdicas de direito pblico e as empresas pblicas da Unio.Apresentou, outrossim, princpios inovadores aos sistema, tal como, a disponibilidade do Autor em adotar ou no o procedimento especial(art. 1), a busca permanente da conciliao (art. 18), adoo da oralidade e informalidade (art. 14), celeridade e economia, com dispensa de advogado e de custas somente em grau de recurso, sendo este apreciado por turmas recursais, compostas por trs juzes de primeiro grau.

Com a promulgao da Constituio Federal de 1988, a implementao desse novo sistema ganhou novo impulso, ao estipular em seu art. 24, X, que compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre criao, funcionamento e

32 processo do juizado de pequenas causas. Estabeleceu, ainda, em seu art. 98, que a Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro juizados especiais 26, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. Tais normas constitucionais, ao destacarem a conciliao e simplificarem o sistema recursal, afirmaram a busca de uma Justia ideal, prxima do povo, capaz de resolver, em tese, o que Kazuo Watanabe preceitua como litigiosidade contida27. Vale ressaltar que a Lei Maior tambm substituiu a expresso complexidade. Sob o plio do Texto Constitucional de 1988, veio a lume, no ordenamento jurdico brasileiro, a Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, que determinou, logo, de incio, a instalao dos Juizados Cveis e Criminais no prazo de seis meses, a partir de sua
26

pequenas causas por causas de menor

importante salientar que os Juizados Especiais, referidos no art. 9, I, da CF/88, abrangem os de pequena causas, previstos no art. 24, X do mesmo diploma constitucional. Nesse sentido, Rmolo Letteriello, no artigo Consideraes sobre os Juizados Especiais de Pequenas Causas, publicado pela Revista do Juizado de Pequenas Causas, n. 2, p. 11-12, ago. 1991, preceitua que: As referncias contidas nos arts. 24, X e 98, I, da Carta Magna, sobre Juizados de Pequenas Causas e Juizados Especiais, respectivamente, deram margens a interpretaes divergentes a respeito do tema, entendendo uns que esses Juizados seriam rgos distintos, e outros que seriam nicos. Com todo o respeito s opinies em contrrio, temos que os Juizados Especiais abrangem os de Pequenas Causas, no havendo que se falar, portanto, em duplicidade de rgos. No pode prevalecer o argumento de que eles so distintos, porque distintas as suas competncias, ou seja, a do primeiro, estabelecida em face do pequeno valor das causas (at 20 salrios mnimos, a que alude a Lei n 7.244 que teria sido recepcionada pelo art. 24, X, da Constituio) e a do segundo, em razo da menor complexidade das questes cveis (art. 98, I). Evidentemente, a expresso menor complexidade alcana no s as causas de reduzido valor econmico, como tambm as questes, que, pela sua natureza, so consideradas simples. Aduz-se, ainda, que se fosse inteno do constituinte instituir dois organismos autnomos, o Juizado de Pequenas Causas certamente constaria do captulo referente ao Poder Judicirio, como ocorre nos Juizados Especiais. Quando o texto se refere competncia legislativa concorrente, est a dizer que tanto a Unio como os Estados e o Distrito Federal podem editar normas sobre os Juizados Especiais, inclusive regras de processo, que at ento era de competncia privativa da Unio. Na repartio da competncia concorrente, a Constituio conferiu Unio competncia para expedir normas gerais, entendidas como aquelas que fixam os princpios fundamentais, e aos Estados para criarem as normas especficas. Alis, o 1 do referido art. 24 dispe que No mbito da legislao concorrente a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. 27 Segundo Kazuo Watanabe, um dos autores do anteprojeto da lei dos juizados, a criao dos juizados de pequena causa, no Brasil, estaria estreitamente ligada questo da litigiosidade contida. Esta se explicaria pelo fato de que muitos conflitos sociais no so resolvidos de maneira satisfatria, seja porque os interessados no vislumbram respostas eficazes por parte do Poder Judicirio, seja porque h renncia total pretenso, porquanto muitos possuem a crena de que a Justia lenta, cara e complicada. (WATANABE, Kazuo (Org.). Juizado especial de pequenas causas. So Paulo: RT, 1985, p. 2).

33 publicao. Sob os preceitos do Texto Constitucional, substituiu a expresso pequenas causas para causas de menor complexidade, estendeu o valor das causas para at quarenta salrios mnimos e dispensou o patrocnio de advogados para causas de at vinte salrios mnimos. Outrossim, estabeleceu a possibilidade de execuo sem processo de conhecimento, de ttulo executivo extrajudicial at o valor permitido, e definiu a competncia dos juizados na rea criminal. No mbito federal, a Emenda Constitucional n 22, de 18 de maro de 1999, acrescentou pargrafo nico ao art. 98, dispondo que Lei federal dispor sobre a criao de juizados especiais no mbito da Justia Federal. Ainda no ano de 1999, foi realizado o XVI Encontro Nacional de Juizes Federais em Fortaleza-Cear, no qual foram iniciadas as discusses acerca dos contornos da lei que instituiria os Juizados Especiais Federais. No entanto, somente a partir de 2000, referida discusso adquiriu um carter mais metdico e objetivo, momento em foram elaborados dois anteprojetos de lei, um de autoria da Associao dos Juzes Federais AJUFE e outro do Superior Tribunal de Justia. Em janeiro de 2001, o anteprojeto de lei, resultado do consenso entre essas duas instituies, foi enviado pelo Conselho da Justia Federal ao Executivo, tendo o Presidente da Repblica, atravs da mensagem n 21, aprovado o mesmo com algumas alteraes.
Quanto a este ponto, importante notar que o projeto de lei que chegou ao Congresso Nacional, no que se refere a questes processuais, era mais ousado do que aquele que ao final do processo fora aprovado. No texto original, enviado pelo Congresso Nacional da Magistratura, estavam previstas a smula impeditiva de recursos para as matrias de competncia dos juizados especiais federais e o efeito vinculante para as decises do Superior Tribunal de Justia que tratassem de divergncias entre a sua jurisprudncia e a orientao acolhida pela Turma de Uniformizao dos juizados especiais. No texto aprovado, est prevista somente a uniformizao de interpretao de lei federal quando houver divergncia entre as Turmas Recursais na interpretao da lei ou com relao smula ou jurisprudncia do Superior Tribunal Federal.(...) 28

Assim, atravs da Lei n 10.259, de 12 de julho de 2001, foram criados os Juizados Especiais Federais. Tais Juizados, diferentemente do que ocorre na Justia Estadual, tm competncia absoluta, e suas causas podem se estender at o valor de sessenta salrios mnimos, sendo dispensado, independentemente do valor, o patrocnio do advogado.
28

CUNHA, Luciana Gross Cunha. Juizado Especial: criao, instalao, funcionamento e a democratizao do acesso justia. So Paulo: Saraiva, 2008, p. 59

34 Ademais, possvel que a Unio, suas autarquias, fundaes e empresas pblicas federais figurem como rs no processo, inexistindo, por sua vez, prazos diferenciados para a Fazenda Pblica. Os Juizados Especiais Federais foram instalados oficialmente, em diversos locais do Brasil, no dia 14 de janeiro de 2002, ocasio que se intensificou o ideal de uma justia rpida e efetiva, que prima pela conciliao entre as partes. Por sua vez, a Resoluo n 252, de 18 de dezembro de 2001, do Presidente do Conselho da Justia Federal limitou a competncia dos Juizados Especiais Federais Cveis, a fim de adequar a estrutura dos mesmos, restringindo-os a processar e julgar apenas causas relativas previdncia e assistncia social. Em 31 de maro de 2003, o Colegiado do Conselho da Justia Federal resolveu estender tal limitao at 2004.

2.2 PRINCPIOS INFORMADORES DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS O art. 2 da Lei n 9.099/95, aplicado de forma subsidiria aos Juizados Especiais Federais, haja vista o disposto no art. 1 da Lei n 10.259/0, preceitua que o o processo orientar-se- pelos critrios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possvel, a conciliao ou a transao No obstante a Lei n 9.099/95 tenha se referido, inicialmente, em seu art. 2, a critrios, na verdade, tratam-se de princpios informadores do Juizado, responsveis por toda interpretao desse microssistema. H de ser ressaltado que os demais princpios fundamentais do processo civil e que sejam compatveis com os Juizados, como, por exemplo, o contraditrio, a ampla defesa, a igualdade, a segurana jurdica, devem ser observados, apresentando irrestrita aplicao. 2.2.1 PRINCPIO DA ORALIDADE

35 O princpio da oralidade consiste precipuamente na utilizao de procedimentos orais no tratamento da causa, no excluindo, por seu turno a utilizao da escrita. Nos Juizados Especiais Federais Cveis, a oralidade est presente desde a fase postulatria, uma vez que tanto a interposio da ao, como a resposta do ru podem ser oferecidas de forma oral, consoante se v nos artigos 14 e 30 da Lei n 9.099/95. Alm disso, todas as provas devem ser produzidas em audincia, nos termos dos artigos 30, 31, 33 e 35 do retro mencionado diploma legal, podendo, ao final, ser prolatada sentena oral, o que evidencia a acentuada aplicao do princpio da oralidade nesse microssistema, a fim de alcanar uma justia clere. Na mesma linha:
O princpio da oralidade no quer dizer propriamente que todos os atos sejam praticados oralmente, mas supe outros subprincpios que implicam uma deciso concentrada, imediata, rpida e irrecorrveis suas interlocutrias. Nos Juizados esse princpio deve ter uma aplicao mais efetiva; j que instalada a audincia, deve a causa ser solucionada, sem adiamento, pois s assim poder haver realmente a to desejada justia clere.29

O princpio da oralidade30 se desdobra em outros princpios, a saber: princpio da imediatidade, da identidade fsica do juiz, da concentrao dos atos e da irrecorribilidade das decises.

2.2.1.1 PRINCPIO DA IMEDIATIDADE OU IMEDIATISMO OU IMEDIAAO O princpio da imediatidade preceitua o contato imediato entre o juiz e a colheita de todas as provas, devendo o mesmo dialogar com as partes, expor as questes controvertidas e propor conciliao, de modo a facilitar a composio da lide.

29 30

NOGUEIRA, Paulo Lcio. Juizados Especiais Cveis e Criminais. So Paulo: Saraiva, 1996, p. 8. A oralidade moderna representa um complexo de idias e de caracteres que se traduzem em vrios princpios distintos, ainda que intimamente ligados entre si, dando ao procedimento oral seu aspecto particular: os princpios da concentrao, da imediao ou imediatidade, da identidade fsica do juiz, da irrecorribilidade da decises interlocutrias. (CINTRA, Antnio Carlos et al. Teoria geral do processo . 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1981, p. 290).

36 2.2.1.2 PRINCPIO DA CONCENTRAAO DOS ATOS O princpio da concentrao dos atos estipula que os atos processuais devem ser concentrados em audincia, de preferncia em uma s audincia. Caso isso no seja possvel, as audincias devem ser realizadas em intervalos de tempo prximos, de maneira a preservar a utilidade do contato imediato entre o juiz e as provas colhidas oralmente, bem como assegurar a celeridade do processo. Nos Juizados, em regra, adotada uma nica audincia, denominada audincia de conciliao, instruo e julgamento, momento em que o magistrado, inicialmente, ir dialogar com as partes e trocar informaes: o juiz apreendendo o contedo do conflito e as necessidades reais da partes, e as partes apreendendo a verdade sobre seus direitos, alm de serem informadas uma, da realidade da outra31. Nesse sistema de troca de informaes, deve-se buscar a compreenso, afastando, desde logo, linguagens rebuscadas e tcnicas, para que todos os presentes tenham cincia do contedo da discusso e possam estabelecer uma aproximao de interesses.
Desse modo que a oralidade deve permitir, nos Juizados Especiais Cveis, este dilogo triangular, em que o juiz, atravs da soluo do conflito individual de forma justa e clere, melhora tambm a qualidade da convivncia social e por igual da prpria justia civil, alm de ser o princpio que possibilita s partes, em sede de Juizados Cveis, apresentarem a sua causa, o seu conflito, mesmo que aparentemente simplrio, inexpressivo ou de somenos importncia ao seu juiz natural. 32

Na audincia realizada nos Juizados, alm de ouvir as partes, o magistrado colhe as provas, ainda que no requeridas anteriormente, e pode realizar inspeo em pessoas ou coisas. Alm disso, decide de plano todos os incidentes e profere sentena, escrita ou oral. Nos Juizados, as audincias devem primar pela oralidade e rapidez. Atualmente, em diversos Juizados Especiais Federais Cveis, os depoimentos das partes e das testemunhas so gravados em arquivos sonoros, no formato MP3, disponvel ao pblico, atravs da
31

GAULIA, Cristina Tereza. Juizados especiais cveis: o espao do cidado no Poder Judicirio. Rio de Janeiro: Renovar, 2005, p. 93. 32 Ibid. p. 102.

37 Internet. Outrossim, as sentenas so prolatadas oralmente, sendo apenas o seu dispositivo transcrito nos autos, a fim de facilitar o trabalho da Secretaria, quando da realizao dos expedientes.33 Tais inovaes proporcionam, de fato, que em uma nica audincia sejam realizados todos os atos processuais necessrios para o deslinde da causa, bem como viabiliza que o magistrado realize uma maior quantidade de audincias por dia. 2.2.1.3 PRINCPIO DA IMUTABILIDADE OU DA IDENTIDADE FSICA DO JUIZ O princpio da imutabilidade ou da identidade fsica do juiz orienta que o juiz responsvel pela colheita das provas deve tambm proferir a sentena. Tal preceito expresso pela Lei n 9.099/95 ao estabelecer que a sentena deve ser proferida na prpria audincia de instruo e julgamento.
O escopo da norma instrumental bastante claro na medida em que reconhece como estando mais habilitado para proferir a sentena o magistrado que, efetivamente, participou da instruo e colheu pessoalmente a prova oral, salvo os caos em que esta providncia se torne impossvel ou represente atraso (no desejado) na prestao da tutela jurisdicional.34

2.2.1.4 PRINCPIO DA IRRECORRIBILIDADE DAS DECISES INTERLOCUTRIAS Este princpio dispe que, nos Juizados Especiais Federais Cveis, no cabvel recurso contra deciso interlocutria, salvo no caso de deciso que defere ou indefere pedido liminar, consoante arts. 4 e 5 da Lei n 10.259/01.

33

Os princpios da oralidade e da celeridade so incompatveis, por exemplo, com as arcaicas mquinas de escrever e os tradicionais carimbos. Esses mobilirios so inconciliveis com a Justia do Terceiro Milnio, por isso as salas de audincia dos Juizados Especiais s podem ser concebidas com gravadores, microcomputadores ou o uso da estenotipia computadorizada com decodificao em tempo real. A informatizao e a instalao moderna da Justia Estadual so imperiosas, sob pena de violarmos o princpio da oralidade, e em pouco tempo, frustrarmos a esperana do processo rpido, dessa vez descumprindo o princpio da celeridade. Todos ns conhecemos as causas e as razes que impedem um juiz da Justia tradicional de designar mais de duas audincias de instruo por tarde. So as vestutas mquinas de escrever, geralmente com problemas mecnicos, as deficincias pessoais dos datilgrafos, os incidentes que surgem em face das divergncias havidas entre juiz e advogado na colheita da prova testemunhal, quanto compreenso da pergunta e, principalmente quanto resposta e o seu correspondente registro. Todos esses fatores fazem com que as audincias se prolonguem muito mais do que o programado, impedindo que se cumpra a pauta diria. No tenho dvidas de que se fossem gravadas ou registradas mediante a estenotipia computadorizada, atendendo ao princpio da oralidade, teriam os juzes condies de ampliar as designaes de audincias de instruo por dia (CALMON, Eliana. A democratizao da Justia. Revista do CEJ, n 3, Braslia: CJF, 1997). 34 FIGUEIRA JNIOR, Joel Dias. Manual dos juizados especiais cveis estaduais e federais. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006, p. 37.

38 Desta forma, quando o magistrado indefere a produo de uma prova, rejeita perguntas em um depoimento, afasta um incidente, no se poder interpor recurso nos Juizados Especiais Federais Cveis, mas as matrias sobre as quais tais decises versam podem ser transformadas em razes em sede de recurso inominado35. 2.2.2 PRINCPIOS DA SIMPLICIDADE E DA INFORMALIDADE Os Juizados Especiais Federais Cveis buscam a deformalizao dos processos, afastando as rotinas meramente formalsticas e burocrticas, de modo a aproximar o cidado da Justia. Neste microssistema, o formalismo exarcebado dos atos deve ser, de pronto, abolido, de modo que a forma seja apenas vista como meio para alcanar um resultado. A instrumentalidade das formas expressamente prevista no art. 13 da Lei n 9.099/05, que preceitua: Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para os quais forem realizados, atendidos os critrios indicados no art. 2 desta Lei. 36 Desta sorte, ainda que a legislao estabelea determinada forma para a perfectibilizao de um ato e este for realizado de outro modo, tal ato ser vlido, se a sua finalidade for alcanada. A Lei n 9.099/95 deixa claro o desapego s formas presente nos Juizados

Especiais, ao estabelecer que o ajuizamento da ao, a resposta do ru, a sentena e os embargos de declarao podem ser feitas de forma oral. Alm disso, a citao do oficial de justia no depende de mandado e a citao postal da pessoa jurdica vlida pela simples entrega da correspondncia ao funcionrio da recepo37.
35

Significa isto dizer que, uma vez proferida a deciso interlocutria, contra ela no cabe recurso, mas, por outro lado, a matria sobre a qual a mesma versa no fica coberta pela precluso. Deste modo, uma vez proferida a sentena, ser possvel, no recurso que contra ela venha ser interposto, sejam suscitadas todas as matrias que tenham sido objeto das decises interlocutrias proferidas ao longo do processo. Para continuar usando exemplo anteriormente figurado, poder-se- pleitear a anulao da sentena por cerceamento de defesa se houve uma deciso interlocutria indeferindo a produo de certa prova requerida pela parte que afinal restou vencida. (CMARA, Alexandre Freitas. Juizados Especiais Cveis Estaduais e Federais. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2005, p. 18.) 36 O Cdigo de Processo Civil fixa tambm o princpio da instrumentalidade das formas no art. 244. 37 A respeito, importante ressaltar a importncia dos Enunciados, aprovados quando da realizao do FONAJEF Frum Nacional dos Juizados Especiais Federais, promovido pela AJUFE, que, muitas vezes, simplificam a atuao dos Juizados: Enunciados do 2 FONAJEF: Enunciado n 02: Nos casos de julgamentos de procedncia de matrias repetitivas, recomendvel a utilizao de contestaes depositadas

39

O procedimento do juizado deve primar sempre pela informalidade e pela simplicidade, porquanto grande parte dos jurisdicionados so pessoas que apenas sabem desenhar o nome, vestidos com uma cala surrada e sandlia de dedo, no mais das vezes rurcolas, que adentram uma sala de audincia e se deparam com advogados de terno e gravata e com um juiz de toga, podendo tal descrio ftica ser um entrave scio-cultural ao acesso a uma ordem jurdica justa. Assim, os princpios da simplicidade e da informalidade visam deformalizao e desburocratizao do processo, a fim de que todo e qualquer cidado se aproxime do Poder Judicirio e obtenha, de forma efetiva, o bem da vida almejado. 2.2.3 PRINCPIO DA ECONOMIA PROCESSUAL O princpio da economia processual estipula que se deve obter o mximo resultado de um processo com um mnimo de dispndio econmico e temporal. Nesse princpio tambm se extrai que nenhum ato processual deve ser corrigido, repetido, ou anulado, se da sua inobservncia nenhum prejuzo tiver resultado para a parte contrria.

na Secretaria, a fim de possibilitar a imediata prolao de sentena de mrito. Enunciado n 03: A autointimao eletrnica atende aos requisitos das Leis ns 10.259/2001 e 11.419/2006 e preferencial intimao por e-mail. Enunciado n 04: Na propositura de aes repetitivas ou de massa, sem advogado, no havendo viabilidade material de opo pela auto-intimao eletrnica, a parte firmar compromisso de comparecimento, em prazo pr-determinado em formulrio prprio, para cincia dos atos processuais praticados.. Enunciado n 05: As sentenas e antecipaes de tutela devem ser registradas to-somente em meio eletrnico.. Enunciado n 06: Havendo foco expressivo de demandas em massa, os juizados especiais federais solicitaro s Turmas Recursais e de Uniformizao Regional e Nacional o julgamento prioritrio da matria repetitiva, a fim de uniformizar a jurisprudncia a respeito e de possibilitar o planejamento do servio judicirio. Enunciado n 08: vlida a intimao do procurador federal para cumprimento da obrigao de fazer, independentemente de oficio, com base no artigo 461 do Cdigo de Processo Civil. Enunciado n 26: Nos Juizados Virtuais, considera-se efetivada a comunicao eletrnica do ato processual, inclusive citao, pelo decurso do prazo fixado, ainda que o acesso no seja realizado pela parte interessada. Enunciados do 3 FONAJEF: Enunciado n 73: A intimao telefnica, desde que realizada diretamente com a parte e devidamente certificada pelo servidor responsvel, atende plenamente aos princpios constitucionais aplicveis comunicao dos atos processuais. Enunciado n 74: A intimao por carta com aviso de recebimento, mesmo que o comprovante no seja subscrito pela prpria parte, vlida desde que entregue no endereo declarado pela parte. Enunciados do 4 FONAJEF: Enunciado n 85: No obrigatria a degravao, tampouco a elaborao de resumo, para apreciao de recurso, de audincia gravada por meio magntico ou equivalente, desde que acessvel ao rgo recursal..

40
Se o processo um instrumento, no pode exigir um dispndio exagerado com relao aos bens que esto em disputa. E mesmo quando no se trata de bens materiais deve haver uma necessria proporo entre fins e meios, para o equilbrio do binmio custobenefcio. o que recomenda o denominado princpio da economia, o qual preconiza o mximo resultado na atuao do direito com o mnimo emprego possvel de atividades processuais. Tpica aplicao desse princpio encontra-se em institutos como a reunio de processos em casos de conexidade ou continncia (CPC, art. 105), a prpria reconveno, ao declaratria incidente, litisconsrcio etc. 38

Esse princpio se mostra presente nos Juizados Especiais Federais Cveis, ante a possibilidade de se colher, de forma simplificada, a prova pericial, de se proceder, em audincia, a inspeo judicial, bem como de ser dispensado o relatrio, pelo magistrado, quando da prolao da sentena. Assim, o princpio da economia processual deve ser entendido como o uso racional dos instrumentos e formas processuais. 2.2.4 PRINCPIO DA CELERIDADE PROCESSUAL A Conveno Americana sobre os Direitos Humanos, Pacto de San Jos da Costa Rica, a qual o Brasil signatrio, em seu art. 8, I, estipula que:
Toda pessoa tem o direito a ser ouvida com as devidas garantias e dentro de um prazo razovel, por um juiz ou tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apurao de qualquer acusao penal formulada contra ela, ou para que se determinem os seus direitos ou obrigaes de natureza civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer outra natureza.

A Emenda Constitucional n 45/2004, responsvel por reformas no mbito do Poder Judicirio Brasileiro, incluiu o inciso LXXVII ao art. 5 da Constituio Federal de 1988, dispondo que: a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. Acrescentou, ainda, a alnea e ao inciso II do art. 93 da Lei Maior, estipulando que no ser promovido o juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder alm do prazo legal, no podendo devolv-los ao cartrio sem o devido despacho ou deciso.

38

CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 16. ed. So Paulo: Malheiros, 2000. p. 72.

41 Verifica-se, portanto, que a Emenda Constitucional n 45/2004 primou pelo princpio da celeridade processual, elevando-o, sem embargos de dvidas, ao status constitucional. A celeridade processual, como noo de tempo razovel de tramitao do processo, imprescindvel para aferir a efetividade da prestao jurisdicional, que est diretamente relacionada credibilidade da justia perante o cidado.
Ou seja, quanto mais tempo o cidado precisar esperar por uma soluo de eficcia para seu conflito, menor a eficincia que tributar ao Poder Judicirio e maior a possibilidade de vir a buscar solues e comportamentos alternativos que somente contribuem para aumento da desorganizao e violncia social. 39

Rui Barbosa discorre de forma assaz conclusiva acerca da morosidade processual:


Mas a justia atrasada no justia, seno injustia qualificada e manifesta. Porque a dilao ilegal nas mos do julgador contraria o direito escrito das partes, e, assim, as lesa no patrimnio, honra e liberdade. Os juzes tardinheiros so culpados, que a lassido comum vai tolerando. Mas sua culpa tresdobra com a terrvel agravante de que o lesado no tem meio de reagir contra o delinqente poderoso, em cujas mos jaz a sorte do litgio pendente.40

O princpio da celeridade o maior desafio dos Juizados Especiais Federais Cveis, que foram concebidos sob o primado da agilidade dos provimentos jurisdicionais, atravs da aplicao dos princpios da oralidade, da simplicidade e da informalidade processual, a fim de aproximar do cidado da Justia41.
O princpio da celeridade o desafio maior dos juizados federais, pois vieram para aproximar a justia da populao e desafogar as varas comuns federais, apreciando as pretenses dos cidados que litigam contra a Fazenda Pblica Federal e as empresas pblicas com rapidez, seriedade e, acima de tudo, preservando as garantias constitucionais de segurana jurdica. Como exemplo, cita-se uma audincia, na qual se pode apresentar a defesa, produzir provas, manifestar-se sobre os documentos

39

GAULIA, Cristina Tereza. Juizados especiais cveis: o espao do cidado no Poder Judicirio. Rio de Janeiro: Renovar, 2005, p. 93. 40 BARBOSA, Rui. Orao aos moos. Rio de Janeiro: Simes, 1947, p. 70/71. 41 A esse respeito, Francisco Grson Marques de Lima salienta que a aproximao da Justia com o povo seria espetacular para o jurisdicionado, porque encontraria na magistratura uma aliada contra o abuso do poder pblico central; e, no reverso da moeda, a magistratura encontraria no povo a legitimidade que tanto lhe tem sido doutrinria e politicamente discutida (O Supremo Tribunal Federal na crise institucional brasileira. Fortaleza: ABC Editora, 2001, p. 157).

42
apresentados, tentar-se a conciliao ou obter a sentena, sempre que as condies assim permitam.42

Nesse contexto, as Leis ns 9.099/95 e 10.259/01 instituram determinados mecanismos para alcanar a celeridade processual, como eliminar os institutos da reconveno e da interveno de terceiros, estabelecer prazos simples para a Fazenda Pblica, simplificar a realizao da prova pericial, reduzir o prazo e a quantidade de recursos e eliminar a remessa necessria, entre outros. O princpio da celeridade, nos Juizados Especiais Federais Cveis, pressupe a presena dos princpios da oralidade, concentrao, informalidade, simplicidade e economia processual, culminando em maior rapidez nos procedimentos utilizados nesse microssistema. 2.2.5 PRINCPIO DA BUSCA DA CONCILIAO Nos Juizados Especiais Federais Cveis, a soluo dos litgios perpassa sempre pela busca da conciliao. Na conciliao, as partes, atravs do mediador, podem tutelar por si seus interesses, diminuindo, de pronto, a insatisfao do provimento jurisdicional e as tenses sociais, mormente porque haver maior conscincia quanto necessidade de cumprimento de eventual acordo. J quando o Estado impe a composio do litgio, atravs de sentena, haver, sem sombra de dvidas, insatisfao por parte do vencido, que muitas vezes se furtar em cumprir a determinao judicial, ocasionando srios transtornos ao vencedor, porquanto ser postergada a entrega do bem da vida almejado.
Releva, assim, o fundamento social das vias conciliativas, consistente na sua pacificao social. Esta, via de regra, no alcanada pela sentena, que se limita a ditar autoritativamente a regra para o caso concreto, e que, na grande maioria dos casos, no aceita de bom grado pelo vencido, o qual contra ela costuma insurgir-se com todos os meios na execuo; e que, de qualquer modo, se limita a solucionar a parcela de lide levada a juzo, sem possibilidade de pacificar a lide sociolgica, em geral, mais ampla, da qual aquela emergiu, como simples ponta do iceberg. Por isso mesmo, foi salientado que a justia tradicional se volta para o passado, enquanto a justia informal se dirige ao futuro. A primeira julga e sentencia; a segunda compe, concilia, previne
42

GUERREIRO, Marcelo da Fonseca. Como postular nos juizados especiais federais cveis . Niteri, RJ: Impetus, 2007, p. 20.

43
situaes de tenses e rupturas, exatamente onde a coexistncia um relevante elemento valorativo.43

As atividades de conciliao dos Juizados Especiais Federais Cveis envolvem aspectos psicolgicos, sociais, econmicos e tcnicos, devendo, pois, o conciliador estar devidamente preparado para enfrentar tais questes, o que destoa da remunerao gratuita, que imposta no art. 18 da Lei n 10.259/01, devendo, pois, o legislador empreender alteraes, de modo que tal atividade seja remunerada, porquanto qual o interesse que o conciliador ter em se aprimorar ou mesmo trabalhar de forma conducente com a sua importncia? Cabe ao juiz orientar e capacitar os conciliadores, ministrando cursos, repassando informaes tcnico-jurdicas, de modo a facilitar a comunicao entre as partes envolvidas no litgio. Deve o juiz incentivar o aumento do nmero de acordo, atravs de tcnicas adequadas, no por meio de presses infundadas sobre os conciliadores, sob pena de desvirtuamento do objetivo da conciliao. O art. 10 da Lei n 10.259/01 prev expressamente a possibilidade de conciliao nos Juizados Especiais Federais Cveis, in verbis:
Art. 10. As partes podero designar, por escrito, representantes para a causa, advogado ou no. Pargrafo nico. Os representantes judiciais da Unio, autarquias, fundaes e empresas pblicas federais, bem como os indicados na forma do caput, ficam autorizados a conciliar, transigir ou desistir, nos processos da competncia dos Juizados Especiais Federais.

Posteriormente, veio a lume o Decreto n 4.250, de 27 de maio de 2002, regulamentando a representao judicial da Unio, autarquias, fundaes e empresas pblicas federais, nos Juizados, atribuindo, nesse sentido, diversas competncias ao advogado-geral da Unio, ipsis litteris:

43

GRINOVER, Ada Pellegrini. Os fundamentos da Justia Conciliativa. In WATANABE, Kazu; NETO, Caetano Lagrasta (Coord.). Mediao e Gerenciamento do Processo. So Paulo: Atlas, 2007, pp. 3/4.

44
Art. 2 Compete ao Advogado-Geral da Unio expedir instrues referentes atuao da Advocacia-Geral da Unio e dos rgos jurdicos das autarquias e fundaes nas causas de competncia dos Juizados Especiais Federais, bem como fixar as diretrizes bsicas para conciliao, transao, desistncia do pedido e do recurso, se interposto. 1 Respeitadas as instrues e diretrizes fixadas pelo Advogado-Geral da Unio, os Procuradores-Gerais da Unio, da Fazenda Nacional e do Instituto Nacional do Seguro Social podero expedir instrues especficas para as respectivas procuradorias. 2 As empresas pblicas da Unio observaro as instrues e diretrizes fixadas pelo Advogado-Geral da Unio para atuao nos Juizados Especiais Federais, podendo propor a este normas especficas e adaptadas a seus estatutos e sua natureza jurdica. (Grifos acrescidos).

Lastreado nas disposies do Decreto n 4.250/02, o advogado geral da Unio expediu a Portaria n 505, de 19 de junho de 2002 (DOU 24/06/2002), esclarecendo as hipteses de transao, desistncia ou no interposio de recursos, que devem ser seguidas pelos demais procuradores:
Art. 3 - A transao ou a no interposio ou desistncia de recurso poder ocorrer quando: I inexistir qualquer controvrsia quanto ao direito aplicado; II houver conhecimento de erro administrativo por autoridade competente. 1 - Os valores envolvidos nas conciliaoes ou transaes no podero exceder ao teto previsto no art. 3 da Lei n 10.259/01. 2 - Inclui-se no referido teto a soma de 12 (doze) parcelas vincendas, quando for o caso.

Tais regras deixam clara a necessidade de cooperao dos rgos no jurisdicionais para se alcanar a conciliao, que proporciona tambm para estes a simplificao dos procedimentos e a reduo do pagamento das parcelas atrasadas e dos custos, principalmente porque, nos Juizados, a iseno de pagamento de custas e de honorrios se d apenas no primeiro grau de jurisdio44.

44

Antnio Fenando Schenkel do Amaral e Silva elucida que Agora os Procuradores podero trabalhar de acordo com a sua conscincia, com as suas convices a respeito do processo e da finalidade da Justia. No so mais obrigados a elaborar peas de defesa vazias e despidas de qualquer esprito crtico, lavradas pelo simples dever de defender o ente pblico em qualquer hiptese. O Estado brasileiro dever aproveitar a oportunidade de fazer uma grande economia, pois no acordo no h incidncia de honorrios advocatcios (de regra de 10% do valor da condenao), como tambm poder reduzir significamente o pagamento das parcelas atrasadas. (...) Outrossim, com o trmino acelerado do processo, podero as Procuradorias dedicar o seu pessoal na defesa mais profcua daquelas causas em que a Administrao entenda pela correo de seu procedimento e tenha elementos concretos a seu favor. ( Juizados Especiais Federais: doutrina e jurisprudncia. Porto Alegre: Livraria do Advogado editora, 2007, p. 70).

45 De outro giro, em muitos casos, no se faz necessria a conciliao. caso das lides que envolvem matrias exclusivamente de direito. Nos Juizados Especiais Federais Cveis, h processos de massas referentes, por exemplo, s revises de ndices de benefcios previdencirios, em que o INSS no formaliza acordo e a matria apenas de direito, sendo, pois, totalmente despicienda uma audincia de conciliao. No mais das vezes, porm, a conciliao se mostra como uma atitude concreta, responsvel pela decisiva diminuio dos processos nos Juizados Especiais Federais Cveis. Uma vez reunidos os princpios retro mencionados, possvel traar o perfil dos Juizados Especiais Federais Cveis, muito bem sintetizado por George Marmelstein Lima:
a) uma Justia mais dialogal, mais comunicativa, j que existe a possibilidade de acordo e a adoo expressa do princpio da oralidade e da informalidade; b) uma Justia mais simples, tendo em vista o rito simplificado que adota e a sua competncia para decidir as causas de menor complexidade; c) uma Justia mais gil, tendo em vista a abolio de prazos especiais para a Fazenda Pblica e de outras prerrogativas, como o duplo grau obrigatrio, os recursos contra decises interlocutrias e o sistema de precatrio. O processo , portanto, mais acelerado, ou turbinado, representando o que os processualistas europeus chamariam de finn process, ou seja, um processo mais magro, mais enxuto; d) uma Justia mais moderna, tendo em vista a possibilidade de comunicao dos atos processuais pela Internet e a possibilidade de desenvolvimento dos Juizados Virtuais, com os autos digitais substituindo os autos em papel, entre inmeros outros usos de novas tecnologias; e) uma Justia mais aberta, mais acessvel e mais preocupada com a camada carente da populao, sendo freqente ver pessoas pobres batendo s portas dos JEFs, eliminando de vez a equivocada idia de que a Justia Federal uma justia de elite; f) uma Justia que procura se aproximar do povo, por meio de Juizados Itinerantes e de outros meios, buscando ampliar ao mximo a noo de acesso Justia; g) uma Justia altamente emotiva, que lida freqentemente com aspectos cruciais da vida humana e, por isso, est sujeita a uma carga emocional muito grande; h) uma Justia mais barata, na medida em que somente haver custas na via recursal e h a possibilidade de peticionar sem advogado ou utilizar os Defensores da Unio e os advogados dativos para representarem os interesses daqueles que no podem pagar por advogados particulares, razo pela qual causas que freqentemente no eram resolvidas pelo Judicirio esto sendo levadas discusso judicial, reduzindo o problema da chamada litigiosidade contida; i) uma Justia mais econmica, com uma estrutura mais enxuta do que a Justia comum, embora muito mais eficiente; j) uma Justia que est sempre em busca de melhorias, visando reduzir a entrega da prestao jurisdicional e melhorar o atendimento populao;

46
k) uma Justia que busca parcerias, a fim de reduzir os custos e melhorar a prestao jurisdicional, por intermdio de convnios com universalidade e outros rgos; l) uma Justia dinamizadora das economias locais, na medida em que injeta considerveis somas de dinheiro nos pequenos municpios, especialmente porque, ao lado do surgimento dos JEFs, tem havido um movimento de interiorizao das varas federais previstas na Lei n 10.772/2003.45

2.3 PRINCIPAIS PECULIARIDADES DA LEI N 10.259/01 A Lei n 10.259/01, conforme foi expresso alhures, instituiu os Juizados Especiais Federais, trazendo algumas inovaes ao sistema processual. Sem buscar os detalhes que regem um novo rito processual, a exposio deste tema se relaciona to-somente aos dispositivos da Lei n 10.259/01 que possuam estreita ligao com os primados do acesso justia. O art. 3 da lei n 10.259/01 trata acerca da competncia dos Juizados Especiais Federais Cveis, aumentando o valor da causa para sessenta salrios mnimos. De outro giro, algumas causas, ainda que estejam inseridas dentro do valor de sessenta salrios mnimos, esto excludas do mbito dos Juizados Especiais Federais.
Art. 3 da lei. 10.259/2001 Compete ao Juizados Especial Federal cvel processar, conciliar e julgar causas de competncia da Justia Federal at o valor de sessenta salrios mnimos, bem como executar as suas sentenas. 1. No se incluem na competncia do Juizados Especial Cvel as causas: I referidas no art. 109, incisos II, III e XI, da Constituio Federal, as aes de mandado segurana, de desapropriao, de diviso e demarcao, populares, execues fiscais e por improbidade administrativa e as demandas sobre direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogneos; II sobre bens imveis da Unio, autarquias e fundaes pblicas federais; III para anulao ou cancelamento de ato administrativo federal, salvo o de natureza previdenciria e o de lanamento fiscal.; IV que tenham como objeto a impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis ou de sanes disciplinares aplicadas a militares.

45

LIMA, George Marmelstein. Organizao e Administrao dos Juizados Especiais Federais. Srie Monografias do CEF Centro de Estudos Judicirios, vol. 10. Braslia: CJF, 2005, pp. 115/117.

47
2. Quando a pretenso versar sobre obrigaes vincendas, para fins de competncia do Juizado Especial, a soma de doze parcelas no poder exceder o valor referido no art. 3., caput. 3. No foro onde estiver instalada Vara do Juizado Especial, a sua competncia absoluta.

A competncia retro citada, diferentemente do que ocorre na Justia Estadual, absoluta, quando estiver instalada a Vara do Juizado Especial (art. 3, 3), suprimindo a opcionalidade pela via ordinria. H, ainda, a regra do art. 20 da Lei n 10.259/01, que preceitua que onde no houver Vara Federal, a causa poder ser proposta no Juizado Especial Federal mais prximo do foro definido no art. 4 da Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, vedada a aplicao desta Lei no juzo estadual. Com a Lei n 10259/01 foi ampliado o quadro de pessoas na soluo dos conflitos. No plo ativo, foi acrescentado as empresas de pequeno porte e no plo passivo a Unio, autarquias, fundaes e empresas pblicas federais. No que tange representao judicial, as partes podero atuar sem a constituio de advogados, mas para recorrer a participao do advogado indispensvel. O art. 4 da Lei n 10.259 autoriza o juiz a conceder, de ofcio, medidas cautelares no curso do processo, entendendo a melhor doutrina que tal se aplica tambm para os pedidos de tutela antecipada. Primando pelos princpios da economia e celeridade processual, o art. 5 da Lei n 10.259/01 estabelece que somente ser admitido recurso de medidas cautelares e sentena definitiva, considerando que a sentena terminativa no gera nus para as partes. Trata-se de uma evoluo legislativa salutar, uma vez que quanto mais recursos existirem, mais demorados sero os julgamentos. O art. 9 da Lei n 10.259/01 estipula a inexistncia de prazo diferenciado para a Fazenda Pblica, inclusive no que tange a interposio de recursos, excluindo, portanto, os privilgios constantes no art. 188 do CPC, em sede de Juizado Especial Federal. Entendese, outrossim, que aquele dispositivo legal revogou o art. 5, 5 da Lei n 1.060/50, no

48 mbito do Juizado, que estabelecia o prazo em dobro para o Defensor Pblico. Nesse sentido: A defensoria pblica no goza de prazos privilegiados nos processos de competncia dos Juizados Especiais. 20/08/2002). Por sua vez, o art. 10, pargrafo nico, da Lei n 10.259/01 institui, expressamente, a possibilidade de conciliao, abrindo uma nova perspectiva para soluo das controvrsias de direito pblico. O reexame necessrio foi abolido, nos Juizados Especiais Federais, pelo art. 13 da Lei n 10.259/01, o que combate, sem sombra de dvidas, a morosidade no trmite dos processos. Em se tratando de obrigao de pagar, o art. 17 da Lei n 10.259/01 possibilita a quitao do dbito atravs de precatrio (quando o valor excede a sessenta salrios mnimos) ou requisio de pequeno valor RPV (quando a quantia menor que sessenta salrios mnimos). Neste ltimo caso, o pagamento feito de forma mais rpida, no prazo de sessenta dias, contados da entrega da requisio, por ordem do Juiz, autoridade citada para a causa. Uma vez desatendida a requisio judicial, o magistrado determinar o seqestro do numerrio suficiente ao cumprimento da deciso, ex vi do art. 16, 2 da Lei n 10.259/01. Nesse contexto, rompe-se a jurisprudncia remansosa dos Tribunais no sentido de ser invivel o seqestro de valores da Fazenda Pblica. O art. 22, pargrafo nico da Lei n 10.259/01 prev a realizao dos Juizados Itinerantes, mediante autorizao prvia do Tribunal Regional Federal, com antecedncia de dez dias, com o objetivo precpuo de facilitar o acesso da comunidade local Justia. Verifica-se, portanto, que a Lei n 10.259/91 busca atender uma expectativa do mundo jurdico brasileiro, no sentido de possibilitar o acesso pleno da populao Justia, (TRF/SC, p. 2002.72.00.050113-2, sesso de

49 bem como agilizar o trmite dos processos, atravs da simplificao dos procedimentos e da eliminao de privilgios dados Fazenda Pblica. A instituio dessa nova sistemtica processual, entretanto, no suficiente para proporcionar o acesso efetivo Justia. Faz-se mister que os operadores do direito estejam imbudos de uma nova mentalidade, no sentido de buscar a soluo dos litgios de forma consensual e rpida, bem como que haja um compromisso das instituies democrticas consistente em guarnecer os Juizados de recursos materiais e humanos, para o seu bom funcionamento, o que se faz cada vez mais urgente, ante o crescimento, em progresso geomtrica, das demandas.

3 O ACESSO JUSTIA E OS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS: PARA ALM DO BEM ESTAR SOCIAL

3.1 A RELEVNCIA SOCIAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS

50 Os Juizados Especiais Federais Cveis no podem ser classificados apenas como um mero modus procedimental, hbil a solucionar os litgios de forma rpida e econmica. Ao revs, devem ser entendidos como uma nova fonte de acesso justia, de modo a concretizar os direitos sociais. Tratam-se, pois, de mecanismos inerentes a uma renovao paradigmtica do Poder Judicirio Brasileiro, para construo de um Estado Social, em que o acesso justia seja, de fato, mais uma faceta do exerccio da cidadania. Esse novo sistema de Justia vem permitindo que a poro menos favorecida da sociedade brasileira passe a ter acesso uma justia clere e eficiente, consolidando a estrutura jurdica democrtica prevista na Constituio Federal. Nesse contexto, possibilita que o cidado no apenas reconhea os seus direitos, proclamados no Texto Constitucional, como tambm reivindique a concretizao dos mesmos, constituindo, pois, verdadeira evoluo na afirmao dos direitos sociais.
Em face disso, o olhar dos juristas sobre os Juizados Especiais Cveis, cunhados pelo artigo 98, inciso I, da Constituio, deve expressar, antes de tudo, uma reflexo garantista, de modo a possibilitar nova viso do Judicirio, a ser construda na prtica diuturna que o Texto Maior pretende redirecionar. Somente assim torna-se possvel a emergncia de paradigmas que transmutem as frmulas jurisdicionais tericas em solues de faticidade, que extirpem os conflitos da vida real dos cidados, ao invs de remet-los para verdadeiros labirintos jurisdicionais ficcionais. 46

Os Juizados Especiais Federais Cveis, identificados pelos princpios da simplicidade e da informalidade, aproximam o homem comum da Justia. A simplicidade da linguagem, o rito clere, a laicizao da prestao jurisdicional e a utilizao da conciliao do ensejo imagem de um Poder Judicirio acessvel a todos os segmentos da sociedade, o que, sem sombra de dvida, proporciona segurana social.
A ausncia da Justia faz com que as emoes reprimidas e insatisfaes resultem em danos materiais e em delitos, tendo conseqncias muitas vezes desastrosas nas reas pessoal, familiar e na comunidade em que vivem. A oportunidade de um acordo solucionando uma desavena, um mal entendido, uma querela, um litgio entre vizinhos, um desentendimento entre pessoas do mesmo local e outras tantas situaes que ocorrem, exigem do Poder Judicirio uma atuao efetiva, resolvendo essas questes, deixando de ser inacessvel. Por isso, o Poder Judicirio deve estar presente
46

GAULIA, Cristina Tereza. Juizados especiais cveis: o espao do cidado no Poder Judicirio . Rio de Janeiro: Renovar, 2005, p. 21.

51
com os seus servios, criando condies para que, tanto no Juzo Comum, quanto nos Especiais, nenhum cidado, tambm os menos favorecidos, fiquem distanciados do Poder Estatal. Como se constata pelos nmeros apresentados, todos os sistemas visam ao mais amplo acesso Justia.47

A relevncia dos Juizados Especiais Federais Cveis redunda na aproximao fsica entre o cidado e o juiz natural, em que se almeja no apenas a declarao e a proteo dos direitos, mas o resguardo do princpio da dignidade da pessoa humana 48. No se deve olvidar, de outro giro, que tal aproximao possibilita o exerccio pela Jurisdio de um papel pedaggico, em que o povo, ciente dos seus direitos e deveres, passa a exercer, de fato, a sua cidadania. Os juzes so, assim, co-responsveis pela reconstruo social encetada pela Constituio Federal, uma vez que so agentes de concretizao dos direitos individuais e sociais, interferindo diretamente na vida diria dos cidados, o que exige, de pronto, que aqueles visualizem os Juizados Especiais Federais Cveis como uma fecunda perspectiva para a democratizao e a socializao dos servios judiciais. 49. No h que se falar em mudana social sem a politizao dos magistrados. Com efeito, a noo apoltica, neutra, exclusivamente processualista que circundava, de uma forma geral, a magistratura, no hbil para assegurar o Estado Democrtico de Direito, porquanto este exige efetiva atuao dos poderes para assegurar a valorizao do indivduo, devidamente integrado no seio da sociedade. No sistema dos Juizados Especiais Federais, os juzes devem desmistificar, por completo, a figura secular mitolgica criada em torno de si o ser todo poderoso, distante
47

TORRES, Jasson Ayres. O acesso justia e solues alternativas. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2005, p.97. 48 A luta pela existncia a lei suprema de toda a criao animada; manifesta-se em toda a criatura sob a forma de instituto de conservao. Entretanto, para o homem no se trata somente da vida fsica, mas conjuntamente da existncia moral, uma das condies da qual a defesa do direito. No seu direito o homem possui e defende a condio da sua existncia moral. Sem o direito desce ao nvel animal, e os romanos eram perfeitamente lgicos, quando, sob o ponto de vista do direito abstrato, colocavam os escravos na mesma linha dos animais. A defesa do direito portanto um dever da prpria conservao moral; o abandono completo, hoje impossvel, mas possvel em poca j passada, um suicdio moral. Rudolf Von Ihering. A luta pelo direito. 16 ed. Trad. Joo de Vasconcelhos. Rio de Janeiro: Forense, 1997, p.19. 49 BATISTA, Nilo. Punidos e mal pagos violncia, segurana pblica e direitos humanos de hoje. Rio de Janeiro: Revan, 1990, p. 166.

52 das partes, temido - e com segurana, pacincia e humildade ir ao encontro dos cidados e de seus problemas, de modo a aproximar o povo da Justia, solidificando a imagem de credibilidade desta. Nessa linha de inteleco, Cndido Rangel Dinamarco, com acuidade que lhe peculiar, preceitua que:
Um dos grandes servios que o processualista prestou ao direito e justia nas ltimas dcadas foi a enrgica afirmao do comprometimento axiolgico das instituies processuais: ele repensou o significado e a medida da indiferena inicial a que obrigado o juiz, o qual na realidade precisa estar iluminado pela viso dos resultados scio-econmicos e polticos a que sua deciso poder conduzir. Na Lei das pequenas causas, v-se a pattica recomendao do juiz, para que no se retraia, para que participe da instruo, para que s se satisfaa com o resultado da experincia probatria quando o seu senso de justia estiver tranqilizado e para que d aos textos legais a interpretao que seja capaz de fazer justia no caso concreto. Tal a postura instrumentalista esperada por todos os juzes. E, embora o Poder Judicirio seja uma estrutura muito volumosa e pesada, dotada de elevado grau de inrcia que no lhe permite evolues muito geis ou imprudentes (at porque o retrocesso sobremaneira difcil e sempre desaconselhvel), o juiz moderno vai-se libertando do preconceito conservador. Na Itlia movimentos internos da prpria categoria dos magistrados h vrias dcadas vm pondo em polmica a postura poltica do juiz. 50

O magistrado, para atingir os fins sociais almejados com a instituio dos Juizados Especiais Federais Cveis, deve se aproximar da populao e compreender seus problemas, primando pela conciliao; deve promover a integrao entre o Judicirio e os demais rgos da sociedade, a fim de alcanar, de forma efetiva e rpida, a composio das lides e, por fim, deve estar atento interpretao dos textos normativos, de modo a adequlos, perfeitamente, realidade social. H, pois, um crescente movimento de conscientizao dos juzes, mormente nos Juizados Especiais Federais Cveis, para que aqueles estimulem a conciliao, sempre que possvel, na resoluo dos conflitos; para que se utilizem do processo como instrumento de acesso justia; e para que exeram, em suma, a funo social de resgate da cidadania, direito esse ainda a ser conquistado por milhes de brasileiros. Nesse contexto, constata-se que o Poder Judicirio, atravs do Juizado Especial Federal Cvel, vem buscando instituir no plano material o ideal de bem estar social, com a
50

DINAMARCO, Cndido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. 3. ed. rev. atual. So Paulo: Malheiros, 1993, p. 36/37.

53 democratizao, desburocratizao e celeridade da justia. O Juizado Especial Federal Cvel passa a ser visto como um instrumento democrtico e simples de acesso ao Judicirio Federal, objetivando, primordialmente, compor lides simples, que pela sua dimenso, no comportam um processo tradicional demorado, complexo e de alto custo. Desta sorte, diante da importncia social dos Juizados Especiais Federais Cveis, faz-se imprescindvel fortalecer e estruturar esse microssistema, para que no futuro no se tornem ineficientes e morosos, frustrando a expectativa otimista despertada, principalmente, no cidado mais humilde. Assim, faz-se mister analisar os problemas e solues que circundam o referido sistema, para enfim, fazer valer os princpios constitucionais norteadores da dignidade da pessoa humana e do devido processo legal, construtores de uma sociedade fundada na harmonia social, livre e solidria, com acesso aos bens essenciais vida e felicidade.

3.2 PROBLEMAS QUE CIRCUNDAM OS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS De uma maneira ampla, o maior problema que permeia o Poder Judicirio, inclusive o Juizado Especial Federal Cvel, a morosidade na entrega da prestao jurisdicional, o que ocasiona, muitas vezes, o descrdito da Justia Brasileira. Vrias so as causas desse problema, que passaro a ser expostas a seguir.

3.2.1 A EXPLOSO DE PROCESSOS O progressivo aumento populacional aliado ao conhecimento pela populao de seus direitos e garantias, atravs da atuao precisa do Juizado Especial Federal Cvel, vem despertando na comunidade o surgimento de demandas at ento reprimidas. A esse respeito, Jos Carlos Barbosa Moreira assaz conclusivo:
Atrevo-me, pois, a predizer que o ritmo das transformaes, j vertiginoso nestes nossos dias, se acelerar mais e mais daqui em diante, e cada vez menor ser o espao

54
de tempo necessrio para que a imagem do planeta se torne irreconhecvel a quem quer que temporariamente se distraia da observao atenta do quotidiano. difcil conceber que, modificando-se tudo, em com a velocidade sempre ascedente, s a Justia deixe de modificar-se. Basta considerar imensa probabilidade de que continuem a avolumar-se, indefinidamente, os desafios com que ela se defronta. O simples aumento da populao, que entre ns nada faz crer que se detenha a curto prazo, j seria por si s causa de sobrecarga de trabalho. Nem se trata, apenas, de levar em conta a progressiva elevao do nmero de habitantes: na verdade, medida que se vo disseminando o conhecimento dos direitos, a conscincia da cidadania, a percepo de carncia e a formulao de aspiraes, correlatamente emerge, na populao j existente, a demanda at ento contida, sobre a percentagem dos que pleiteam, reclamam, litigam; e, por maior relevncia que possam assumir outros meios de soluo de conflitos, seria perigoso apostar muito na perspectiva de um desvio de fluxo suficiente para aliviar de modo considervel a presso sobre os congestionados canais judicirios. Somem-se a isso fatos como a crescente complexidade da vida econmica e social, o incremento dos contratos e das relaes internacionais, a multiplicao de litgios com feio nova e desafiadora, a fazer aguda a exigncia de especializao e de emprego de instrumentos diversos dos que nos so familiares, e ficar evidente que no h como fugir necessidade de mudana sem correr o risco de empurrar para nveis explosivos a crise atual, em certos ngulos j to assustadora. Em momentos como este, em que se difunde a convico da impossibilidade de manter o status quo, importante que se procure fixar com toda a clareza os rumos da reforma desejvel.51

Alm disso, inmeras atuaes governamentais desastrosas ensejam a interposio de milhes de aes judiciais. o que se v com a edio de medidas provisrias para instituio e cobrana de tributos, expurgos inflacionrios nas contas de FGTS, reviso de ndices previdencirios, suspenso de benefcios previdencirios sem o devido processo legal, elaborao de planos econmicos atentatrios aos direitos fundamentais e outros. Desta forma, mesmo nos Juizados Especiais Federais Cveis, que primam pela simplicidade e celeridade, no possvel, muitas vezes, julgar no mesmo ano todos os processos que lhe so distribudos, ocasionando, assim, um acmulo cada ver maior de aes. Na verdade, o que se conclui que o Juizado Especial Federal Cvel vtima do seu prprio sucesso e medidas eficazes devem ser adotadas, urgentemente, sob pena de um colapso nesse sistema. Ainda a esse respeito, a quantidade de processos em trmite nos Juizados Especiais Federais Cveis das cinco regies somou, em 2006, 2.127.830, consoante dado extrado da tabela a seguir descrita52.
51

MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. A Justia no Limiar do Novo Sculo. Revista de Processo. So Paulo, n.71, ano 18, jul./set.1993, p. 189. 52 Dados obtidos no link do Conselho da Justia Federal acesso em 18/02/2008 http://www.justicafederal.gov.br

55

MOVIMENTAO PROCESSUAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS PERODO 2002 A SETEMBRO DE 2007 JUSTIA FEDERAL DE 1 GRAU
Regio 1 Distrito Federal Seo Judiciria Processos Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Anos
2002 2003 2004 2005 2006

Acre

Amap

Amazonas

Bahia

Gois

Maranho

Mato Grosso

Minas

Par

Piau

Rondnia

Roraima

13.441 3.361 12.557 1.023 174 968 8.588 1.714 8.582 5.433 380 5.349 2.513 1.364 1.868 7.937 1.712 7.021 3.350 723 3.250 3.157 755 2.862 13.679 3.624 12.581 5.851 1.189 5.261 3.718 1.011 3.697 1.092 493 753 5.430 1.605 5.420 1.186

22.012 16.160 28.413 5.778 2.589 5.457 2.770 6.831 10.335 9.054 4.708 14.127 36.979 6.939 36.704 19.864 12.030 19.814 13.322 6.427 14.666 8.583 4.703 9.759 65.150 20.009 73.957 21.121 3.814 24.545 8.933 4.160 11.636 13.629 8.591 11.902 2.780 4.397 6.516 2.954

30.440 30.921 48.368 10.050 6.215 13.326 2.844 3.729 5.806 12.810 9.980 20.485 74.356 16.288 109.214 27.399 21.253 35.453 25.429 16.022 34.302 7.386 4.766 12.985 210.392 85.223 254.200 21.076 11.115 38.727 10.833 5.322 17.548 7.979 9.102 14.211 6.113 5.998 8.560 3.939

57.110 49.063 57.490 20.342 24.484 9.862 6.364 6.652 3.065 8.409 10.057 20.930 92.165 130.812 124.208 20.661 31.409 28.441 24.930 21.779 44.616 14.247 12.981 22.689 66.346 118.882 244.252 28.169 20.852 62.638 15.468 12.115 25.336 17.396 16.107 27.144 5.616 4.639 5.876 4.820

37.718 46.688 50.443 6.982 8.675 8.461 6.391 4.483 6.581 8.054 9.520 18.844 24.116 40.683 70.347 31.990 27.521 36.522 44.956 30.552 73.271 11.733 9.682 20.564 63.389 97.247 181.183 25.520 34.434 56.982 42.114 17.486 63.692 18.133 14.495 23.450 7.120 4.495 10.322 8.055

56
Tocantins Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos 696 659 76.398 18.801 70.828 36.349 7.573 28.043 3.130 422 2.693 39.479 7.995 30.736 17.620 7.125 15.524 1.492 389 1.383 19.112 7.514 16.907 85.221 25.292 72.733 33.039 14.807 26.430 67.078 29.707 41.262 185.338 69.806 140.425 14.242 7.957 10.147 1.654 888 1.346 4.958 1.012 4.716 3.282 885 3.083 3.010 2.023 2.688 232.929 103.381 270.519 161.409 89.807 136.926 32.810 2.482 34.544 194.219 92.289 171.470 142.174 72.590 130.000 4.364 2.679 4.807 146.538 75.269 134.807 105.498 84.621 107.591 79.836 56.812 68.044 80.104 73.091 72.807 265.438 214.523 248.442 30.863 16.837 35.849 7.278 2.215 8.308 12.651 3.108 16.542 9.843 3.047 11.608 7.405 2.746 5.059 5.589 7.404 451.046 382.043 228.680 464.891 618.774 683.951 156.532 179.418 156.568 139.210 203.490 195.008 22.283 21.376 24.198 27.040 31.530 20.317 178.815 200.794 180.766 166.250 235.020 215.325 632.742 478.678 466.849 370.733 766.440 1.131.387 8.246 16.494 3.453 15.034 10.307 17.914 640.988 495.172 470.302 385.767 776.747 1.149.301 65.375 115.009 91.060 110.600 126.911 119.619 40.601 79.434 60.443 89.112 62.773 62.694 39.278 69.040 40.611 65.002 49.280 56.598 145.254 263.483 192.114 264.714 238.964 238.911 29.458 41.471 37.427 32.924 28.547 40.009 11.493 11.557 13.237 13.256 13.407 15.780 44.043 63.087 9.100 42.091 54.522 96.864 18.209 17.854 12.197 13.677 15.649 27.143 6.499 11.765 6.247 6.930 336.271 352.208 627.592 187.586 201.622 143.456 12.309 14.191 16.435 199.895 215.813 159.891 197.537 273.648 879.813 8.066 3.398 20.343 205.603 277.046 900.156 102.326 91.768 109.726 61.864 61.929 60.226 82.076 83.421 63.187 246.266 237.118 233.139 36.160 53.052 20.081 29.029 25.931 20.009 63.579 52.777 92.372 17.833 19.069 28.924 20.554

TOTAL

Rio de Janeiro

Esprito Santo 2 TOTAL

So Paulo

Mato Grosso do Sul

TOTAL

Rio Grande do Sul

Paran 4 Santa Catarina

TOTAL 5 Pernambuco

Alagoas

Cear

Paraba

57
Rio Grande do Norte Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) Distribudos Julgados Tramitao(*) 1.207 2.404 1.336 303 1.187 28.482 12.252 22.883 348.809 116.368 281.779 3.193 5.458 10.544 8.642 12.152 15.738 9.278 7.842 16.203 898 3.993 18.568 10.091 13.836 21.019 77.318 117.544 161.937 29.298 81.412 131.060 91.040 138.113 216.553 916.442 1.533.647 1.421.702 514.760 1.153.274 1.332.982 916.278 2.007.618 2.488.550 18.722 22.936 10.815 13.933 22.730 177.970 183.484 207.052 1.166.005 1.265.669 2.127.830

Sergipe

Total

Total Geral

Fonte: TRFs Notas: (*) Nmeros referentes ao ltimo dia til do perodo Elaborao: CJF/SPI

3.2.2 O DESAPARELHAMENTOS DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS A criao dos Juizados Especiais Federais Cveis, atravs da Lei n 10.259/01, no se deu, na prtica, de forma planejada e estruturada, mas sim dentro das possibilidades discricionrias de cada Tribunal e de cada Seo judiciria. George Marmelstein Lima bem expe essa situao:
A instalao dos Juizados Especiais Federais mostrou-se, em um primeiro momento, no um sonho, mas um tormento para os juzes de primeiro grau. No havia previso oramentria para montar a estrutura fsica das novas unidades. No foram criados novos cargos de juzes ou mesmo de servidores. Em alguns casos, no havia sequer um lugar adequado para instalar os JEFs. Tudo ento teve que ser improvisado. As varas mais antigas tiveram que doar computadores, mveis e outros materiais para os Juizados. Servidores tiveram que ser remanejados; alguns dos setores administrativos, sem muita experincai com processos judiciais, foram jogados nas novas unidades, sem tempo para realizar treinamentos. Foi diante dessas e de outras dificuldades que os juzes responsveis pela instalao dos Juizados tiveram que fazer mgica para conseguir dar conta do recado e cumprir a misso a qual foram incumbidos.53

Lamentavelmente, os Juizados Especiais Federais Cveis ainda apresentam, em regra, necessidade de novas instalaes fsicas ou reformas nos prdios em que foram instalados, de modo a adequ-los s limitaes fsicas e sociais dos jurisdicionados 54. Alm
53

LIMA, George Marmelstein. Organizao e Administrao dos Juizados Especiais Federais . Srie Monografias do CEF Centro de Estudos Judicirios, vol. 10. Braslia: CJF, 2005, p 114. 54 imprescindvel o desvelo dos tribunais ao implantarem os Juizados, especialmente com a dignidade das suas instalaes e do necessrio distanciamento da Justia tradicional. Os jurisdicionados merecem a ateno do Judicirio e devem ser recebidos de forma respeitosa e confortvel, principalmente por se tratar de uma Justia que envolve muitas emoes, devido proximidade da ocorrncia dos fatos e o respectivo

58 disso, o nmero de servidores se encontra abaixo do desejvel, considerando a quantidade de processos a serem analisados. De outro giro, os computadores, ferramentas de trabalho essenciais, ainda, no se apresentam em nmero suficiente e muitos j esto bastante defasados, mormente com a instituio dos Juizados Virtuais. Cumpre ressaltar que a Turma Recursal ainda funciona com uma estrutura extremamente precria, sendo, pois, imprescindvel a criao de cargos e funes prprias neste rgo jurisdicional, sob pena de ensejar verdadeiro atraso no trmite dos processos.

3.2.3 FORMA DE RECRUTAMENTO DOS JUZES A Constituio Federal de 1988 estipula, em seu art. 93, I, que o ingresso na carreira da magistratura se far mediante concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil, exigindo-se, ainda, consoante inovao da Emenda Constitucional n 45, do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica. Historicamente, o critrio de seleo dos juzes, no Brasil, tem sido o do concurso, como regra, admitindo alguns casos de exceo, em que se faz o recrutamento via nomeao vinculada, como no caso dos Ministros do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justia, ou no caso do conhecido quinto constitucional.

comparecimento na casa da Justia. Todos ns sabemos a expectativa e o nervosismo que assolam o cidado quando deve comparecer a uma audincia. L chegando, deve encontrar um ambiente acolhedor, bem instalado que lhe inspire ao mesmo tempo conforto, segurana e respeito. As instalaes improvisadas em pequenos espaos, cantos ociosos dos prdios, embutidas dentro do mesmo espao fsico de uma vara tradicional, ferem a dignidade da Justia, causa desnimo ao juiz que nela desempenha as funes e expem o cidado humilhao, implicando agresso imagem e desprestgio da Justia. No se est a pregar a utilizao de prdios suntuosos, mas sim que o espao fsico ocupado pelo Judicirio sejam compatvel com a majestade da Justia. A improvisao cria na mente do cidado comum a dvida quanto fora da prpria instituio. (CALMON, Eliana. A democratizao da Justia. Revista do CEJ, n 3, Braslia, CJF, 1997).

59 O critrio do concurso pblico adotado em outros ordenamentos jurdicos, como na Itlia, que tambm tem previso constitucional, contrastando com as chamadas nomeaes honrosas da Inglaterra e com as eleies nos Estados Unidos. O critrio de seleo dos magistrados por meio de concurso pblico possibilita o acesso democrtico magistratura de 1 grau, impedindo a prtica to odiosa do nepotismo, o que revela verdadeiro avano do ordenamento jurdico brasileiro. No obstante faz-se necessrio que tal sistema seja aperfeioado, a fim de identificar, nos candidatos, aqueles verdadeiramente aptos ao exerccio da funo, dotados de esprito pblico e no apenas de conhecimentos tcnicos, oriundos de curso preparatrios. Com efeito, a progressiva complexidade das relaes sociais, as constantes mudanas sociais; a criao assistemtica de leis que privilegiam mais a eficcia de planos econmicos do que a eqidade e a justia das relaes jurdicas; a utilizao do direito apenas como instrumento do governo, a economia de massa exigem o recrutamento mais aprimorado de juzes e seu permanente aperfeioamento cultural. Assim, faz-se necessrio um aperfeioamento multidisciplinar dos magistrados, abrangendo alm do direito, a sociologia, a poltica, a psicologia, a economia, a informtica, a administrao, entre outros, de modo a propiciar uma viso global dos magistrados consentnea com o contexto scioeconmico-cultural em que vivem. Nessa linha de inteleco, dessume-se que apenas a aprovao em concurso pblico no suficiente para habilitar um candidato magistratura. Faz-se imprescindvel um acompanhamento, pelas instituies pblicas dos candidatos, atravs de cursos, aps a aprovao dos exames finais, a fim de escolher com segurana e eficcia os futuros magistrados. 3.2.4 AUSNCIA DE JUZES A Emenda Constitucional n 45/2004 acrescentou ao artigo 93 o inciso XIII, que dispe que o nmero de juzes na unidade jurisdicional ser proporcional efetiva

60 demanda judicial e respectiva populao.Entretanto, tal preceito no vem sendo observado pelos Tribunais, basta observar o quadro estatstico55 que adiante se segue:

Regio

Seo Judiciria Distrito Federal Acre Amap Amazonas Bahia Gois Maranho Mato Grosso Minas Gerais Par Piau Rondnia Roraima Tocantins

(1) N de Juzes 52 4 11 6 62 34 17 15 104 19 14 8 4 6 356 167 30 197 269 19 288 135 110 78 323 38 12 38 17 16 8 129
Conselho

N de Habitantes 2.383.784 686.652 615.715 3.311.026 13.950.146 5.730.753 6.184.538 2.856.999 19.479.356 7.110.465 3.036.290 1.562.417 403.344 1.332.441 68.643.926 15.561.720 3.464.285 19.026.005 41.055.734 2.297.981 43.353.715 10.963.219 10.387.378 5.958.266 27.308.863 8.502.603 3.050.652 8.217.085 3.623.215 3.043.760 2.000.738 28.438.053
da Justia Federal

N Habitantes por Juiz 45.842 171.663 55.974 551.838 225.002 168.552 363.796 190.467 187.302 374.235 216.878 195.302 100.836 222.074 192.820 93.184 115.476 96.579 152.624 120.946 150.534 81.209 94.431 76.388 84.548 223.753 254.221 216.239 213.130 190.235 250.092 220.450
acesso em 18/02/2008

Total 2 Rio de Janeiro Esprito Santo Total 3 So Paulo Mato Grosso do Sul Total Rio Grande do Sul 4 Paran Santa Catarina Total Pernambuco Alagoas 5 Cear Paraba Rio Grande do Norte Sergipe Total
55

Dados obtidos no link do http://www.justicafederal.gov.br

61
Total Geral 1.293 186.770.562 144.447

Notas: (1)Total de cargos providos de Juzes Federais e Juzes Federais Substitutos em 30/09/2007. No incluem os cargos providos de desembargadores. (2) IBGE Estimativas populacionais em 2004. As informaes de populao aqui disponibilizadas so fornecidas pelo IBGE ao Tribunal de Constas da Unio

Some-se a isso o fato de que, em regra, os cargos de juiz no so preenchidos em sua totalidade, haja vista o despreparo dos candidatos, em razo, muitas vezes, de um ensino deficiente ministrado pelas Faculdades de Direito. O nmero deficiente de juzes federais em relao aos feitos judiciais acarreta uma sobrecarga imensa de trabalho, impedindo com que os juzes analisem de forma mais detalhada e segura as demandas. Alm disso, o trmite dos processos se torna mais demorado, causando, pois, a entrega de uma prestao jurisdicional tardia.

3.3. SOLUES PARA O APRIMORAMENTO DO FUNCIONAMENTO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS 3.3.1 DIFUSO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS Considerando o sucesso dos Juizados Especiais Federais Cveis no sentido de aproximar a populao da Justia, faz-se imprescindvel que o Poder Judicirio, atravs de previses oramentrias, invista na criao de mais Juizados, de modo a atender, de fato, a demanda at ento reprimida. 3.3.2 MAIOR APARELHAMENTO DA JUSTIA DE 1 GRAU Partindo da premissa de que as demandas dos Juizados Especiais Federais Cveis vm crescendo em progresso geomtrica, necessrio que o Poder Judicirio, com esteio

62 no princpio da eficincia, busque a modernizao e a informatizao desse microssistema, de modo que o cidado tenha um servio judicial de qualidade. Alm disso, deve-se primar pelos recursos humanos, aumentando a quantidade de pessoas em cada setor, de modo que cada Juizado possua pelo menos 30 servidores para cada cinco mil processos56, mormente para que o atendimento ao pblico seja realizado de forma eficaz. Tambm necessrio aparelhar as Turmas Recursais, uma vez que sequer estrutura prpria as mesmas apresentam, trabalhando com servidores cedidos de outras varas, o que acarreta verdadeiro atraso na entrega da prestao jurisdicional. O investimento em treinamento e aperfeioamento contnuos para os servidores outra ferramenta para combater a morosidade dos processos, uma vez que novos conhecimentos, novas tcnicas, jurdicas ou no, auxiliam na qualidade dos servios, integrando os servidores tomada de decises, descentralizando, pois, responsabilidades, essencial, por seu turno, para dar vazo s demandas de massa. 3.3.3 PARCERIAS INSTITUCIONAIS Para alcanar a celeridade e a efetividade mximas, o Poder Judicirio deve estar ciente de que no atua sozinho, depende, muitas vezes, da forma de agir de outras instituies pblicas, de modo a implementar, de fato, o direito almejado pelo cidado. Nesse contexto, o Juizado Especial Federal Cvel vem trabalhando na busca da intercomunicao institucional, de modo que as dificuldades de instituies como o INSS, a Unio e a Caixa Econmica Federal, os maiores clientes da Justia Federal, sejam conhecidas e medidas possam ser encetadas de modo a conciliar os interesses entre tais e o Poder Judicirio. Nesse sentido, algumas providncias simples, por exemplo, foram empreendidas na Seo Judiciria do Cear, para agilizar os procedimentos administrativos e judiciais, como
56

LIMA, George Marmelstein. Organizao e Administrao dos Juizados Especiais Federais . Srie Monografias do CEF Centro de Estudos Judicirios, vol. 10. Braslia: CJF, 2005, p 134.

63 disponibilizar uma sala e maquinrios para os servidores do INSS, de modo que os acordos perfectibilizados em audincia sejam imediatamente cumpridos; ceder computadores, nas prprias varas, aos prepostos da Autarquia previdenciria, para que visualizem a pauta de audincia, tomando conhecimento prvio das aes, e, assim, maximizando o tempo das audincias; aceitar contestaes depositadas em cartrio; solicitar que as instituies formulem listas apontando os feitos judiciais em que possvel o acordo, a fim de designar em um nico dia inmeras audincias de conciliao, o que agiliza, sem sombra de dvidas, o trmite processual. De outro giro, no se deve olvidar que a parceria entre o Juizado Especial Federal Cvel e as Universidades de direito poderia aprimorar a entrega da prestao jurisdicional. O Curso de Direito, atravs de convnios com a Justia, poderia proporcionar, de um lado, o aprimoramento e a qualificao tcnica do corpo discente atravs de anlise de casos reais e por outro lado agilizaria a entrega da prestao jurisdicional do Juizado Especial Federal Cvel.

3.3.4 ESCOLA

NACIONAL

DE FORMAO

APERFEIOAMENTO

DE

MAGISTRADOS - ENFAM O reduzido nmero de juzes aliado quantidade imensa de demandas judiciais vm, muitas vezes, impedindo com que os magistrados participem de cursos de aprimoramento, o que extremamente prejudicial ao Judicirio, que se afasta das inovaes do mundo contemporneo. Alm disso, constatou-se que os critrios de ingresso na carreira da magistratura se mostravam deficientes, para a escolha de magistrados cnscios de seus deveres institucionais, ante as constantes mudanas sociais, econmicas e financeiras da sociedade. Dentro desse contexto, a Emenda Constitucional n 45/2004, atravs da insero do art. 105, pargrafo nico, inciso I, da Lei Maior, instituiu a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados ENFAM, junto ao Superior Tribunal de Justia,

64 incumbindo-lhe, entre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para ingresso e promoo na carreira da magistratura. Objetivando regulamentar tal dispositivo constitucional, o presidente do Superior Tribunal de Justia, Ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, aos 29 de novembro de 2006, editou a Resoluo n 03, estabelecendo as principais atividades da Enfam: Art. 2 Compreendem-se no objetivo estabelecido no artigo anterior as seguintes atividades: I definir as diretrizes bsicas para a formao e o aperfeioamento de Magistrados; II fomentar pesquisas, estudos e debates sobre temas relevantes para o aprimoramento dos servios judicirios e da prestao jurisdicional; III incentivar a cooperao com entidades nacionais e estrangeiras ligadas ao ensino, pesquisa e extenso; IV incentivar o intercmbio entre a Justia brasileira e as de outros pases; V estimular, diretamente ou mediante convnio, a realizao de cursos relacionados com o objetivo da ENFAM, dando nfase formao humanstica; VI - habilitar para os efeitos do art. 93, inciso II, alnea c e inciso IV, da Constituio da Repblica, cursos de formao e aperfeioamento de magistrados oferecidos pelas instituies pblicas ou privadas; VII formular sugestes para aperfeioar o ordenamento jurdico. Desta sorte, foram fixadas metas gerais para a formao do magistrado, desde o momento da seleo at a sua ltima promoo, primando sempre por sua atualizao contnua. Ainda a esse respeito, a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados, atravs de seu Presidente, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, e de seu diretor-geral, ministro Nilson Naves, editou suas duas primeiras resolues, que entraram em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2008. A resoluo n 01 trata acerca do

65 curso de formao para o ingresso na magistratura e a resoluo n 02 dispe sobre os cursos de aperfeioamento para fins de vitaliciamento e promoo dos magistrados. Consoante a Resoluo n 01, o curso de formao passa a ser etapa final e obrigatria para o concurso para ingresso na carreira de magistrado, consoante art. 93, IV, c/c o art. 105, pargrafo nico, I da Constituio Federal de 1988. Referido curso ter durao mnima de quatro meses e o candidato receber uma bolsa mensal no inferior a 50% da remunerao do cargo inicial da carreira a que o concurso se refere. O contedo do curso privilegiar disciplinas jurdicas referentes prtica vivenciada pelos magistrados, bem como abordar disciplinas interpessoais, institucionais, administrativas e humansticas. A avaliao referente ao curso englobar questes prticas e a conduta do candidato, podendo contar, inclusive, com o auxlio de profissionais interdisciplinares (psiclogos, mdicos, pedagogos). Ainda sobre esse curso, a Enfam expediu Instruo Normativa n 01, de 06 de fevereiro de 2008, estabelecendo, entre outros, os critrios de avaliao do curso e as duas hipteses em que o candidato poder no ser considerado apto ao exerccio da funo. A Enfam enviar o resultado final comisso do concurso no Tribunal, que ter liberdade para o homologar ou no, desde que de forma fundamentada. De outro giro, de acordo com a Resoluo n 02, o aperfeioamento para os juzes em vitaliciamento ter a durao de dois anos e ser distribudo em 30 horas aulas por semestre, totalizando, pois, 120 horas aula para todo o curso. A execuo desse curso ficar a cargo dos prprios Tribunais e de suas escolas da magistratura, podendo a Enfam promover curso de formadores, a fim de orientar a linha pedaggica a ser seguida para o aperfeioamento dos juzes. O curso ministrado aos juzes vitaliciandos tem por objetivo preparar os mesmos para enfrentar a realidade judiciria, por isso as aulas abordaro temas bem variados como gesto administrativa e de pessoal, sociologia, psicologia, tica, poltica, anlise de casos concretos etc. J o aperfeioamento para fins de promoo dos magistrados dever ter limite mnimo de 20 horas por semestre, por ano que permanecer em exerccio na entrncia, para a Justia Estadual, e no cargo, para a Justia Federal. As aulas e seminrios devero primar pelo estudo das alteraes legislativas, dos casos prticos da carreira e de diversos temas tericos. A Instruo Normativa n 02, de 06 de fevereiro de 2008, editada pela Enfam, regulamenta, entre outros, que a escola da magistratura enviar

66 ao rgo competente do respectivo tribunal, para fins de vitaliciamento e promoo, o resultado final da avaliao. Desta forma, a criao da Enfam e de outras escolas da magistratura se mostra de suma importncia para a seleo e o aperfeioamento de juzes, a fim de que as decises judiciais sejam prolatadas de forma rpida, efetiva e consentnea com o contexto scioeconmico-cultural da poca, mormente em se tratando dos Juizados Especiais Federais Cveis. 3.3.5 BUSCA DA CONCILIAO PELO MAGISTRADO A Lei n 10.259/01, em seu art. 10, introduziu na Justia Federal uma importante ferramenta para a composio clere e efetiva dos litgios: a possibilidade de acordo. Cada vez mais o Estado privilegia a conciliao, porquanto, toda evidncia, as partes litigantes detm, com maior certeza, as questes de ordem ftica emergentes do conflito de interesses. Nesta esteira, certo que a medida do justo - empiricamente - de seu domnio. Como intermedirio desta relao jurdica, ao Juiz compete envidar esforos em prol da aproximao dos contendores, do estmulo superao de bices, de modo a levar os contendores a uma soluo pacfica e, de fato, efetiva dos conflitos. Nessa linha de inteleco, merece destaque o papel do magistrado na conciliao, de modo a propiciar um ambiente harmonioso, a fim de expurgar, na medida do possvel, o esprito contencioso que circunda as partes. Nesse sentido, deve o magistrado reservar, no mnimo, trinta minutos para cada audincia, para que as pessoas se sintam valorizadas, com o tempo dedicado a elas e ao seu caso. Nas audincias, o juiz deve buscar sempre o respeito dos jurisdicionados no pela fora processual que dispe, no com gritos e murros na mesa, mas deve sempre pautar pelo elevado nvel das suas atitudes, inclusive as pessoais. Nesse sentido CHIOVENDA, citado por Athos Gusmo Carneiro, j teve ocasio de afirmar, com a maestria de sempre, que tanto maior ser a probabilidade de xito da

67 conciliao quanto maior a autoridade da pessoa que a tenta 57. Ento, de boa tcnica valorizar o conciliador a funo que exerce. Deve, ainda, o magistrado cumprimentar os presentes audincia, salientando o auxlio de todos para o sucesso dos trabalhos e apresentar as partes mutuamente, quebrando a inrcia da audincia e fomentando os contatos pessoais entre os interessados, para que todos tenham cincia do papel desempenhado por cada um. Recomenda-se que o magistrado use expresses coloquiais de linguagem, de modo a tornar mais acessvel seu discurso, sendo consabido que a inteira compreenso do dilogo essencial para a realizao de um acordo. importante tambm declinar o magistrado a necessidade da audincia de conciliao, deixando claro que se trata de uma alternativa clere e efetiva de composio do conflito, uma vez que so os prprios interessados que constroem as solues, diminuindo os riscos e a demora do processo. Nesse diapaso, deve o juiz alertar que, neste momento processual, no se objetiva perquirir quem tem mais razo ou direito, deve o magistrado transformar fatos em temas de interesse mtuo, gerando, inclusive, informaes, por meio de perguntas informais. O juiz-conciliador deve estimular os interessados a falarem de suas vivncias, salientando que todos tero oportunidade de manifestao. Trata-se de uma espcie de terapia, momento em que o juiz deve aproveitar para conhecer as nuances que no esto no processo. Nesse sentido, Brian Clegg preceitua que:
De incio eu pretendia que a seo Ouvindo viesse aps a prpria seo Falando mas isso seria inverter as prioridades. Uma boa comunicao (boa negociao) comea pela capacidade de ouvir. Enquanto os outros falam, tendemos a gastar o tempo preparando-nos para a nossa prxima fala, ouvindo pela metade, com a nossa mente consciente imaginando as coisas inteligentes que iremos dizer. O resultado , ao mesmo tempo, uma m comunicao porque, normalmente, fica bem claro que no se est dando a total ateno e tambm uma m negociao porque, com grande facilidade, deixamos de perceber algum aspecto crucial. Se, ao ouvir, algo lhe ocorrer mente, faa uma anotao rpida, mas no se prenda mentalmente ao que pensou. Se necessrio, pea ao falante para repetir, para que voc no perca o fio da meada. Mas ao ouvir, faa apenas isso. Ouca. Compreenda tudo o que esto dizendo e anote os pensamentos que lhe ocorrerem, mas acompanhe a trama. 58
57 58

CARNEIRO, Athos Gusmo. A conciliao do novo CPC. Revista AJURIS n 2, 1974, p. 89 CLEGG, Brian. Negociao: como conseguir acordos com as pessoas j! Coleo Instant. Traduo: Eliane Mller Escrcio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002, p. 52/53.

68

Alm de ser um bom ouvinte, deve o magistrado estar atento para coibir , de pronto, ataques pessoais, a fim de promover um dilogo tranqilo, em prol da conciliao. A esse respeito, ressalta mais uma vez Brian Clegg que o bom negociador tem o controle suficiente para ser capaz de lidar com a reao exagerada e com a irracionalidade de forma calma, trazendo a negociao de volta a seu rumo. preciso estar preparado para pedir desculpar e superar o orgulho, mesmo quando sabidamente no se fez nada errado.59 Muitas vezes, para resoluo dos conflitos, faz-se necessrio tempo, para ensejar reflexo e sopesamento de decises. O magistrado, em audincia, no deve demonstrar impacincia ou pressa, deve, ao invs disso e se necessrio, designar novas audincias, ocasio em que as pessoas tero tempo para refletir, conversar com as pessoas que lhe so prximas e at mesmo realizarem diligncias para a continuidade do trabalho. Esses avanos da negociao, por sua vez, devem ser registrados na ata da audincia, devidamente autorizados pelos presentes, a fim de que, se outro magistrado der continuidade aos trabalhos, este tenha cincia do que efetivamente aconteceu. De outro giro, o magistrado-conciliador deve deixar bem claro que os interessados devem separar as aflies das relaes pessoais e as questes a serem negociadas, a fim de evitar com que estes no cheguem a um acordo, em razo de ressentimentos. Deve o juiz estar atento para focalizar os interesses e no as posies, de modo que as partes no sintam qualquer forma de preterio. O magistrado deve apresentar s partes opes para benfico mtuo, ampliar alternativas, sem, no entanto, trabalhar excessivamente com cada uma, estabelecendo, ainda, critrios de ordem objetiva. importante registrar que o juiz deve evitar, antes de qualquer colocao ou provocao das partes, a praxe de ir logo propondo a frmula que melhor lhe parece adequada soluo do litgio em lia. Tal fato contraria modernas tcnicas, que primam pela conduo das partes conciliao e no pela proposio pura e simples, oriunda da autoridade judicial. Nestes casos h fumaa de prejulgamento, o que de todo desaconselhvel. De outro giro, extremamente salutar tambm lanar o juiz consideraes acerca dos custos, do tempo e das mudanas que a tramitao de um processo pode ensejar s partes. Brian Clegg preceitua que (...) os bons
59

Ob. Cit., p. 34.

69 negociadores precisam ainda de flexibilidade a habilidade de explorar o terreno do possvel, substituir metas hipotticas elevadas por objetivos situados em patamares mais atingveis.
60

No h dvidas de que a realizao da conciliao exige muito trabalho, esforo e pacincia. No obstante, os acordos na primeira instncia significam a inexistncia de dilaes probatrias e de futuros recursos, que minimizam em muito a durao dos litgios e proporcionam, de fato, a efetividade das decises judiciais. Decerto, as novas alteraes legislativas valorizam cada vez mais o instituto da conciliao, tornando evidente a posio do legislado, que prefere a "diluio" do litgio deciso judicial. Assim, o que se denota que a conciliao pacifica relaes conflituosas, humanizando o direito, devendo ser assimilada pela sociedade, a fim de propiciar, de fato, o acesso efetivo e clere Justia.

3.3.6 JUIZADOS ITINERANTES E MUTIRES A Emenda Constitucional n 45/2004, objetivando democratizar o acesso justia, inseriu o pargrafo segundo ao art. 107, instituindo os Juizados Itinerantes da seguinte forma: Os Tribunais Regionais Federais instalaro a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. Por sua vez, a Lei n 10.259/01, em seu art. 21, pargrafo nico regulamenta que: O Juiz Federal, quando o exigirem as circunstncias, poder determinar o funcionamento do Juizado Especial em carter itinerante, mediante autorizao prvia do Tribunal Regional Federal, com antecedncia de dez dias. A criao dos Juizados Itinerantes acena para a descentralizao dos servios judicirios, em que o magistrado e parte de sua equipe saem de seu ambiente de trabalho
60

Ob. Cit., p. 03.

70 comum para ir ao encontro do cidado e de seus problemas, objetivando resolv-los, o que solidifica a imagem de credibilidade da Justia, uma vez que a mesma se mostrar presente em todos os lugares, estabelecendo uma convivncia democrtica com o povo. A justia itinerante, em regra, montada em carros ou em barcos, apresentando uma pequena estrutura cartorria, de modo a atender a populao. A esse respeito, Marcelo da Fonseca Guerreiro elucida que:
Isso particularmente importante para as comunidades rurais que vivem em reas isoladas. Com uma embarcao tipicamente regional, a Justia Fluvial do Amap, sempre na primeira semana de cada ms, viaja pelo rio Amazonas at o Arquiplago de Bailique. O juiz de direito, promotor de justia e defensor pblico, acompanhados por um enfermeiro que presta primeiros socorros, visitam cada vila ribeirinha. Este trabalho realizado com a cooperao da Prefeitura, governo do Estado, Exrcito, Marinha e outras instituies. A Justia Terrestre adaptou um nibus para fazer o mesmo trabalho. Ele equipado com computadores, duas salas de audincia, gerador de energia e cozinha. A equipe do Judicirio pecorre todos dos distritos e municpios seguindo a programao dos juizados especiais centrais para atender o maior nmero de pessoas. 61

Assim, o Juizado Itinerante constitui mais uma alternativa para levar a prestao jurisdicional s comunidades carentes, proporcionando-lhes o exerccio pleno da cidadania, com o atendimento no prprio local de moradia, democratizando o acesso Justia. preciso, no entanto, que exista um bom planejamento para o seu funcionamento, com um calendrio permanente e uma prvia divulgao populao e s instituies pblicas tambm envolvidas. O mutiro tambm vem ajudando a desafogar feitos nos Juizados Especiais Federais Cveis que apresentam uma quantidade muito grande de processos represados para audincia. Nesse sentido, os juzes do Juizado estabelecem um calendrio para a programao do Mutiro, geralmente, consistente em trs dias, a comear na sexta-feira. So convidados, aproximadamente, dez juzes de outras varas federais e cada juiz responsvel pela realizao de, no mnimo, vinte audincias por dia, com a prolao de sentena ao final de cada audincia. Tambm so convidados a participar do mutiro os procuradores e os prepostos do INSS e os advogados da CEF. H, ainda, a cooperao da
61

GUERREIRO, Marcelo da Fonseca. Como postular nos juizados especiais federais cveis . Niteri/RJ: Impetus, 2007, p. 45.

71 Prefeitura e de empresas particulares de modo a oferecer uma boa estrutura de espera aos jurisdicionados. 62 3.3.7 JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS VIRTUAIS Partindo da premissa de que o mundo globalizado exige dos profissionais conhecimentos multidisciplinares, o Poder Judicirio vem buscando um dilogo construtivo com vrios ramos do conhecimento, mormente, com a Administrao e a Informtica, de modo a garantir o acesso rpido e efetivo do cidado Justia. Assim, abriu-se espao para a revoluo de natureza material, em que folhas, carimbos e servios repetitivos encetados por servidores da Justia esto sendo substitudos por ambientes virtuais, em que predomina a diminuio do servio burocrtico e a efetivao do princpio da mxima publicidade, consistindo precipuamente na possibilidade de os operadores do direito, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, visualizarem, por meio da Internet, feitos judiciais e inserirem peties, documentos e decises, evidenciando a extrema comodidade dos servios oferecidos on-line. Nessa linha de inteleco, o Juizado Especial Federal Cvel Virtual63 surge como um sistema de informtica que tem por principal objetivo eliminar qualquer movimentao fsica de processos no mbito do juizado, de modo a proporcionar celeridade e eficincia no trmite dos feitos judiciais. Segundo George Marmelstein Lima, esse novo sistema judicial apresenta as seguintes caractersticas:
a)mxima publicidade; b) mxima velocidade; c) mxima comodidade; d)mxima informao (democratizao das informaes jurdicas); e) diminuio do contado judicial; f) automao das rotinas e decises judiciais; g) digitalizao dos autos; h)
62

Acerca dos Juizados Itinerantes e mutires faz-se mister ler excelente documento publicado pelo Conselho da Justia Federal: CJF Conselho da Justia Federal. Diagnstico de funcionamento dos Juizados Especiais Federais. Srie Pesquisas do CEJ Centro de Estudos Judicirios: Braslia, 2003. A verso digital do referido documento se encontra no portal do Conselho da Justia Federal: http://www.cjf.gov.br. 63 Importa distinguir os termos digital e virtual. Digital se refere apenas ao processo de transferncia de imagem ou dados do papel para o meio magntico computador. Trata-se de um processo simples, sem qualquer desenvolvimento de programas informticos, em que o servidor da Justia continua responsvel por todas as atividades. J o termo virtual vai alm da eliminao de papis, consistindo na possibilidade de substituio do homem pela mquina nas atividades automticas, repetitivas e enfadonhas, fazendo com o que o homem possa se ocupar apenas de tarefas criativas e relevantes.

72
expanso do conceito espacial de jurisdio; i) substituio do foco decisrio de questes processuais para tcnicos de informtica; j) preocupao com a segurana e autenticidade de dados processuais; k) crescimento dos poderes processuaiscibernticos do juiz; l) reconhecimento da validade das provas digitais; m) surgimento de uma nova categoria de excludos processuais, os depuglados.

O funcionamento do Juizado Especial Federal Virtual se inicia com a insero da petio inicial e dos documentos escaneados no banco de dados virtual. Para tanto, as partes so cadastradas e a distribuio feita pelo prprio atermador (advogado ou servidor que reduz a termo o pedido do autor) o que desonera sobremaneira o Setor de Distribuio do Ncleo Judicirio. Havendo audincia, o operador clicar no comando "Agenda de Audincia", que agendar automaticamente a audincia, dentro de parmetros previamente definidos pelo magistrado ao qual foi distribuda a ao (a opo de agendamento manual tambm est aberta, caso necessria). O sistema tambm disponibiliza o "Agendamento Automtico de Percia".Na mesma tela poder o servidor verificar a existncia de preveno.Se a parte trouxer documentos, o atermador ou o advogado dar o comando "Anexar documentos ao Processo". Estes podero vir no formado Word ou como arquivo de imagem (.pdf). A tramitao integral de todos os processos poder ser controlada e verificada atravs da tela "Tramitao de Processos", que utilizada para deslocar um processo dentro da vara. Nela se pode reservar o processo para que outra pessoa no trabalhe com o mesmo simultaneamente. Os processos com tramitao prioritria ou pedidos de providncias acautelatrias aparecem com cores destacadas, e tm sua quantidade indicada por contadores na base da tela.A citao e as intimaes so feitas via e-mail e a contestao recebida atravs do sistema de transmisso eletrnica de atos processuais da Justia Federal. Toda movimentao feita eletronicamente, inclusive o trmite entre os departamentos do Juizado Especial Federal. Para as assinaturas de juizes, o sistema possui uma senha, que ao ser digitada pela autoridade judiciria valida todas as decises. A segurana do sistema garantida pela inviolabilidade externa dos documentos, registro de todos os atos do processo (mesmo os excludos) com anotao do executante de cada um deles (inclusive com registro de data e hora do ato), bem como assinaturas digitais criptografadas, alm de cpias de segurana regulares.

73 Ante a importncia do Juizado Especial Federal Virtual no trmite gil dos feitos judiciais, veio a lume no nosso ordenamento a Lei n 11.419/06, que dispe acerca da informatizao do processo judicial, devendo ser assimilado no apenas nos Juizados, mas nos ritos ordinrios, no mbito penal e trabalhista e em qualquer grau de jurisdio. Diante dessa nova lei, a comunicao de atos e a transmisso de peas processuais se d por meio da assinatura digital emitida por autoridade certificadora credenciada. Para que as partes utilizem esse sistema, necessrio que estejam previamente cadastradas junto ao Poder Judicirio. Desta forma, os advogados podem interpor peties em geral, todos em formato digital, sem necessitar ir ao cartrio judicial.Segundo, ainda, a Lei n 11.419/06, os Tribunais podero criar o Dirio da Justia eletrnico, que substituir qualquer outro meio oficial, salvo nos casos em que a lei exige intimao pessoal. possvel tambm acessar o sistema a qualquer hora, atravs da rede mundial de computadores. Uma importante inovao da Lei n 11.419/06 diz respeito forma de intimao dos atos processuais. Nos termos dessa lei, a intimao considerada realizada no dia em que o intimado efetua a consulta eletrnica acerca do teor da intimao, eis a auto-intimao. Realizado o cadastro da intimao pelo rgo judicirio, o interessado possui um prazo de dez dias corridos para tomar cincia do ato. Uma vez ciente de tal ato, iniciar o prazo processual fixado para atender ao comando jurisdicional. Inexistindo pelo interessado a consulta no prazo decenal mencionado, a intimao considerada realizada ao final deste, passando, igualmente, a transcorrer o prazo processual. Importa registrar que tais disposies tambm se aplicam Fazenda Pblica, inclusive em sede de intimaes pessoais. Por fim, a utilizao do e-mail se d apenas como mais uma forma de comunicao, no sendo obrigatrio. A Lei n 11.419/06 possibilitou, em seu art. 16, a adoo de livros cartorrios e demais depositrios do Poder Judicirio em meio totalmente eletrnico. Convalidou, outrossim, todos os atos processuais praticados por meio eletrnico antes mesmo da sua publicao, desde que tenham atingido sua finalidade e no tenha havido prejuzo para as partes. Estabeleceu, ainda, algumas modificaes no Cdigo de Processo Civil, tais como: a procurao por meio eletrnico, com assinatura digital certificada (pargrafo nico do art.

74 38), a possibilidade de todos os atos processuais serem produzidos, transmitidos e assinados por meio eletrnico( 2 do art. 154), a assinatura eletrnica de todos os magistrados (pargrafo nico do art. 164), inclusive nas cartas de ordem, precatrias ou rogatrias ( 3 do art. 202), a citao (inciso IV do art. 221) e a intimao (pargrafo nico do art. 237) por meio eletrnico. Dessume-se que mais do que simples eliminao do papel, o Juizado Virtual se prope a implantar uma nova viso na tramitao processual e no funcionamento da Vara, de modo a otimizar, atravs da mdia eletrnica, o tempo e o trabalho dos servidores, em busca, sempre acedente, da efetivao e da celeridade da Justia.

CONCLUSO

O Acesso Justia no deve ser visto por uma tica simplista de mero acesso aos meios jurisdicionais, mas, como a entrega, seja jurisdicionalizada ou no, do bem da vida almejado, de forma efetiva e clere. Acerca desse tema, Rui Barbosa j afirmava que Justia tardia rematada injustia. Nesse sentido, a Constituio Federal de 1988, conhecida como Constituio-Cidad, haja vista a proeminncia dada aos direitos individuais, sociais e difusos, estabeleceu em dois preceptivos, a saber, art. 24, inciso X e art. 98, os Juizados Especiais, com o intuito, primordialmente, de simplificar os procedimentos judiciais, a fim de viabilizar o pleno acesso do cidado Justia. Posteriormente, sob o plio do citado Texto Constitucional, vieram a lume as Leis ns 9.099/95 e 10.259/2001, regulamentando os Juizados Especiais e, assim, permitindo a possibilidade da laicizao da prestao jurisdicional, a aplicao de novas formas de

75 soluo de conflitos, como por exemplo, a conciliao, e o desenvolvimento de um processo, em tese, simples, oral e clere. Os Juizados Especiais Federais Cveis surgem como mecanismos de otimizao dos direitos e garantias constitucionais do homem, objetivando atender aos ideais do Estado Democrtico de Direito e a resgatar a cidadania, direito esse ainda a ser conquistado por milhes de brasileiros. Esse microssistema, em razo da simplicidade e da agilidade de seu procedimento, vem aproximando o cidado do Poder Judicirio, fortalecendo a imagem de credibilidade deste, essencial para a segurana da sociedade. Nessa linha de inteleco, os juzes so tambm responsveis por essa reconstruo social, uma vez que so agentes diretos na concretizao dos direitos individuais e sociais, interferindo na vida diria dos cidados. Desta forma, no h que se falar em mudana social sem que o magistrado desmistifique em torno de si a figura imparcial, temida, apoltica e distante das partes. Faz-se imprescindvel a participao pr-ativa e co-partcipe do magistrado na conduo dos processos, analisando com humildade os problemas vividos pelos menos favorecidos da populao, buscando a participao de todos os atores sociais para a realizao de uma jurisdio mais eficiente e interpretando os textos legislativos de forma consentnea com a realidade scio-econmica do pas. No obstante o sucesso de que vem se revestindo os Juizados Especiais Federais Cveis na entrega da prestao jurisdicional, estes enfrentam graves problemas, tais como, exploso de feitos judiciais, em razo, muitas vezes, dos desmandos cometidos, pelo Poder Pblico, que, em geral, toma decises ao largo da legislao ou desrespeita os provimentos jurisdicionais; a forma ineficiente de recrutamento de magistrados; o escasso nmero de juzes e servidores e o desaparelhamento, desde o nascedouro, das serventias. De outro giro, algumas medidas podem ser adotadas para sanar os mencionados problemas, tais como, a maior difuso de Juizados autnomos, o efetivo provimento dos cargos de juiz, o funcionamento de escolas de formao de aperfeioamento para magistrados, o aparelhamento das serventias com recursos materiais e humanos, a

76 realizao de cursos de aperfeioamento para os servidores, a criao de convnios com as instituies envolvidas na entrega da prestao jurisdicional, o estmulo constante resoluo dos litgios atravs da conciliao, a realizao de Juizados Itinerantes de mutires e a difuso do Juizado Virtual.

Diante da importncia social desse microssistema, propugna-se por um Judicirio moderno e atuante, guarnecido de estrutura fsica e humana, de modo a atender s novas exigncias de uma sociedade contempornea, que anseia pela composio de seus litgios atravs da fora do consenso, forma mais rpida e eficaz de se alcanar a harmonia e a paz social. O Judicirio tambm deve assumir uma postura preventiva, no sentido de valorizar a cidadania, porquanto, uma vez instrudo de seus direitos e deveres, o povo passa a ter nsia por justia, como um direito natural, nsito sua prpria existncia.

Decerto, a criao dos Juizados Especiais Federais no por si s a soluo para o acesso uma ordem justa, apenas um comeo, singelo por sinal. No h como se falar em acesso efetivo Justia em um estado crnico de miserabilidade da populao, que acarreta a estpida desigualdade de armas, impedindo o exerccio da prpria cidadania e a solidificao dos ideais do Estado Democrtico de Direito. O efetivo acesso Justia est relacionado ao modelo econmico-social, distribuio da riqueza, dos bens primrios populao, de modo que esta tenha uma vida digna e seja capaz de participar, de forma ativa, da sociedade.

77

REFERNCIAS
BARBOSA, Rui. Orao aos moos. Rio de Janeiro: Simes, 1947 BATISTA, Nilo. Punidos e mal pagos violncia, segurana pblica e direitos humanos de hoje. Rio de Janeiro: Revan, 1990. BEZERRA, Paulo Csar Santos. Acesso Justia: um problema tico-social no plano da realizao do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. BULOS, Uadi Lammgo. Constituio Federal anotada. 7. ed. rev. e atual at a Emenda Constitucional n 53/2006. So Paulo: Saraiva, 2007. CALMON, Eliana. A democratizao da Justia. Revista do CEJ, n 3, Braslia: CJF, 1997 CMARA, Alexandre Freitas. Juizados Especiais Cveis Estaduais e Federais . Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2005. CAPPELLETTI, Mauro e GARTN, Bryan. Acesso Justia. Traduo de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988.

78 CARNEIRO, Athos Gusmo. A conciliao do novo CPC. Revista AJURIS n 2, 1974. CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 16. ed. So Paulo: Malheiros, 2000. CJF Conselho da Justia Federal. Diagnstico de funcionamento dos Juizados Especiais Federais. Srie Pesquisas do CEJ Centro de Estudos Judicirios: Braslia, 2003. A verso digital do referido documento se encontra no portal do Conselho da Justia Federal: http://www.cjf.gov.br. CLEGG, Brian. Negociao: como conseguir acordos com as pessoas j ! Coleo Instant. Traduo: Eliane Mller Escrcio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. COELHO, Sacha Calmon Navarro. Direito do jurisdicionado rpida prestao jurisdicional. Srie Cadernos do CEJ, volume 7, Braslia: CJF, 1995. CUNHA, Luciana Gross Siqueira. Juizado Especial: criao, instalao, funcionamento e a democratizao do acesso justia. So Paulo: Saraiva, 2008. DALLARI, Dalmo de Abreu. O poder dos juzes. Saraiva: So Paulo, 1996. DINAMARCO, Cndido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. 3. ed. rev. atual. So Paulo: Malheiros, 1993. FIGUEIRA JNIOR, Joel Dias. Manual dos juizados especiais cveis estaduais e federais. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006. GAULIA, Cristina Tereza. Juizados especiais cveis: o espao do cidado no Poder Judicirio. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. GOMES NETO, Jos Mrio Wanderley Gomes. O acesso Justia em Mauro Cappelletti: anlise terica desta concepo como movimento de transformao das estruturas do processo civil brasileiro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Ed., 2005. GRINOVER, Ada Pellegrini. O acesso justia no ano 2000 . In MARINONI, Luiz Guilherme (org.). O Processo Civil Contemporneo. Curitiba: Juru, 1994. ______. Os fundamentos da Justia Conciliativa . In WATANABE, Kazu; NETO, Caetano Lagrasta (Coord.). Mediao e Gerenciamento do Processo. So Paulo: Atlas, 2007. GUERREIRO, Marcelo da Fonseca. Como postular nos juizados especiais federais cveis. Niteri, RJ: Impetus, 2007. IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. 16 ed. Trad. Joo de Vasconcelhos. Rio de Janeiro: Forense, 1997

79

LIMA, Francisco Grson Marques de. O Supremo Tribunal Federal na crise institucional brasileira. Fortaleza: ABC Editora, 2001. LIMA, George Marmelstein. Organizao e Administrao dos Juizados Especiais Federais. Srie Monografias do CEF Centro de Estudos Judicirios, vol. 10. Braslia: CJF, 2005. ______. Pela racionalidade dos expedientes forenses: o mximo do resultado com o mnimo de atos processuais. Revista do TRF da 1 regio. Braslia: TRF 1 regio, julho, 2003. ______. E-processo: uma verdadeira revoluo procedimental. Jus Navegandi, Teresina. Disponvel em< http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3924>. Acesso em 25.02.2008. LIMA FILHO, Francisco das Chagas. Acesso Justia e os Mecanismos Extrajudicias de Soluo de Conflitos. Porto Alegre, Fabris, 2003. MARINONI, Lus Guilherme. Novas linhas do processo civil . 3 ed. So Paulo: Malheiros, 1999. MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. A Justia no Limiar do Novo Sculo. Revista de Processo. So Paulo, n.71, ano 18, jul./set.1993. NOGUEIRA, Paulo Lcio. Juizados Especiais Cveis e Criminais. So Paulo: Saraiva, 1996. PAULSEN, Leandro. A Justia Federal: uma proposta para o futuro. Srie Monografias do CEJ Cento de Estudos Judicirios, vol. 2. Braslia: CJF, 1995. PEREIRA, Guilherme Bollorini. Juizados Especiais Federais Cveis: Questes de processo e de procedimento no contexto do acesso justia . Rio de Janeiro: Editora Lumem Juris, 2006. PERELMAN, Chalim. tica e Direito. Trad. Por Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes, 2000. Traduo de thique et droit. ROCHA, Jos de Albuquerque. Estudos sobre o Poder Judicirio . So Paulo: Malheiros, 1995. SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficcia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998. SILVA, Antnio F. S. do Amaral e SCHFER, Jairo Gilberto. Juizados especiais federais: doutrina e jurisprudncia. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2007.

80 SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo . 13. ed. rev. e atual. So Paulo: Malheiros, 1997. TORRES, Jasson Ayres. O acesso justia e solues alternativas . Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2005. Stios consultados Associao dos Juzes Federais do Brasil: http://www.ajufe.org.br Conselho da Justia Federal: http://www.cjf.gov.br Google: http://www.google.com.br Jus Navegandi: http://www.jus.com.br Superior Tribunal de Justia: http://www.stj.gov.br Supremo Tribunal Federal: http://www.stf.gov.br Tribunal Regional Federal da 1 regio: http://www.trf1.gov.br Tribunal Regional Federal da 2 regio: http://www.trf2.gov.br Tribunal Regional Federal da 3 regio: http://www.trf3.gov.br Tribunal Regional Federal da 4 regio: http://www.trf4.gov.br Tribunal Regional Federal da 5 regio: http://www.trf5.gov.br

S-ar putea să vă placă și