Sunteți pe pagina 1din 47

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS

Aula 1 Teoria do Direito Constitucional


Ol! Agora, sim, iniciamos de vez nosso curso para o concurso de AFRFB. Hoje, comearemos estudando a parte terica de Direito Constitucional: Constituio (conceitos, origens etc.) e Interpretao constitucional (mtodos e princpios). Na prxima aula, continuaremos a teoria do direito constitucional ao ver o Poder Constituinte, alm de vermos tambm a reforma da Constituio. Mas, me deixe contextualizar o assunto de hoje: voc j se perguntou o que seria o Direito Constitucional? Bem, podemos defini-lo como o ramo do Direito Pblico que expe, interpreta e sistematiza os princpios e as normas fundamentais do Estado. E tem como objeto a Constituio desse Estado. E o que seria a Constituio? Cada doutrinador vai trazer o seu prprio conceito de Constituio. Mas, em essncia, nenhum conceito vai fugir da noo de que se trata de instrumento de organizao do Estado. Para Jos Afonso da Silva, por exemplo, a constituio o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado. Mas as provas de concursos vo te perguntar como determinados autores clssicos entendem a Constituio e vo te cobrar essas concepes: o que chamamos de Constituio em sentido poltico, sociolgico e jurdico. Veremos ainda hoje as formas de classificao das constituies assunto bastante frequente em provas de concursos , bem como os princpios e os mtodos utilizados na interpretao da Constituio. Passada essa viso geral, vamos s questes. Espero que o curso atenda s suas expectativas. Boa aula, bons estudos. 1) (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A Constituio contm normas fundamentais da ordenao estatal que servem para regular os princpios bsicos relativos ao territrio, populao, ao governo, finalidade do Estado e suas relaes recprocas.

A noo de Constituio est ligada organizao do Estado (ordenao estatal), ou seja, de seus elementos constitutivos. E quando eu digo Estado, temos de relacionar essa concepo juno de trs elementos fundamentais (territrio, populao e governo) que podem ser completados com mais um elemento: a finalidade. Assim, o Estado seria constitudo de um governo (poder institucionalizado/soberania) que tem por finalidade essencial a regulamentao das relaes sociais travadas pelos membros de uma populao distribuda em determinado territrio.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Em sntese a Constituio regula os princpios bsicos relativos ao Estado: territrio, populao, governo e finalidade. Item certo. 2) (ESAF/AFRFB/2005) Segundo a doutrina do conceito de constituio, decorrente do movimento constitucional do incio do sculo XIX, deve ser afastado qualquer contedo que se relacione com o princpio de diviso ou separao de poderes, uma vez que tal matria no se enquadra entre aquelas que se referem de forma direta estrutura do Estado.

Se, conceitualmente, a Constituio o documento que organiza o Estado, devemos considerar que qualquer Estado tem sua Constituio, independentemente de estar essa organizao compilada em um livro, um documento especfico. Todavia, o estudo sistemtico da Constituio somente se desenvolve a partir do momento em que os Estados passam a compilar em um nico documento especial as regras de organizao de suas estruturas. E isso ocorre especialmente a partir das revolues burguesas do fim do sculo XVIII, cujos ideais iluministas e liberais coincidiam com a necessidade de se estabelecer normas para o funcionamento do Estado (at como forma de limitar seu poder). Observe que, se eu coloco em um documento as regras de organizao do Estado, eu estou limitando o poder de quem o governa, pois passam a existir normas a serem cumpridas. nesse ambiente que surge o constitucionalismo, movimento que concebeu a ideia de limitao do poder estatal por meio da criao de um documento escrito, que estabelecesse as regras fundamentais e supremas de organizao do Estado. Portanto, as primeiras constituies escritas surgem como forma de limitar o poder e tratavam basicamente disso (eram sucintas): organizao e limitao do poder estatal. Cabe destacar que essa limitao do poder estatal fundamenta-se em dois pilares: prevalncia dos direitos fundamentais e separao dos poderes. A propsito, vejamos o que diz o art. 16 da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (documento que decorre da Revoluo Francesa): A sociedade em que no esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separao dos poderes no tem Constituio.. Item errado. 3) (ESAF/AFRFB/2010) O conceito ideal de constituio, o qual surgiu no movimento constitucional do sculo XIX, considera como um de seus elementos materiais caracterizadores que a constituio no deve ser escrita.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS J. J. Gomes Canotilho desenvolve o conceito de Constituio ideal, decorrente do triunfo do movimento constitucional no incio do sc. XIX. Assim, essa concepo identifica-se com os postulados poltico-liberais e considera que a Constituio deve: (i) ser escrita; (ii) consagrar um sistema de garantias de liberdades (reconhecimento de direitos individuais e sistema democrtico formal); e (iii) limitar o poder do Estado por meio do princpio da diviso dos poderes. Em suma, a questo est errada, pois a Constituio ideal deve ser escrita (solenemente elaborada por um rgo constituinte num determinado momento, constituindo um documento nico). Item errado. Vejamos agora, um assunto bastante cobrado em concurso: os sentidos poltico, jurdico e sociolgico de Constituio. Excepcionalmente nesse assunto, importante que voc memorize os nomes dos autores relacionados a cada uma das concepes de Constituio. 4) (ESAF/AFC/STN/2005) Na concepo de constituio em seu sentido poltico, formulada por Carl Schmmitt, h uma identidade entre o conceito de constituio e o conceito de leis constitucionais, uma vez que nas leis constitucionais que se materializa a deciso poltica fundamental do Estado.

Carl Schmitt quem desenvolve a concepo poltica de Constituio. Segundo esse conceito, a Constituio uma deciso poltica fundamental. Assim, a Constituio surge a partir de uma vontade poltica fundamental de definir a forma e modo de organizao do Estado. Carl Schmitt estabeleceu uma distino entre Constituio e leis constitucionais. A Constituio disporia somente sobre as matrias substancialmente constitucionais, materialmente constitucionais devido sua grande relevncia jurdica (organizao do Estado, direitos e garantias fundamentais etc.). Essas sim seriam, por excelncia, as decises polticas fundamentais. As demais matrias integrantes do texto da Constituio, de menor relevncia, seriam to somente leis constitucionais. Ou seja, uma coisa tratar de temas realmente importantes, substancialmente constitucionais, assunto para a Constituio. Outra coisa seriam aqueles temas menos relevantes, que constituiriam meras leis constitucionais. Item errado. 5) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2007) Para Ferdinand Lassalle, a constituio dimensionada como deciso global e fundamental proveniente da unidade poltica, a qual, por isso mesmo, pode constantemente interferir no texto formal, pelo que se torna inconcebvel, nesta perspectiva materializante, a idia de rigidez de todas as regras.
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Frederico Dias

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Ferdinand Lassalle defende o sentido sociolgico de Constituio, enquanto a definio apresentada na questo relaciona-se com a noo de sentido poltico de constituio (ao mencionar a deciso poltica fundamental). Por isso, errada a questo. Mas o que diz Ferdinand Lassalle? Para ele (concepo sociolgica), a Constituio concebida como fato social, como resultado da realidade social do pas, e no propriamente como norma. A Constituio seria a soma dos fatores reais de poder que imperam na sociedade (tais como a aristocracia, a burguesia, os banqueiros etc.). Aquele documento escrito (que ns chamamos de Constituio) teria a funo de simplesmente sistematizar essa correlao de foras (que real), e s teria eficcia se, de fato, representasse os valores sociais da sociedade. Em outras palavras, h duas Constituies: a real e a escrita. A real a soma dos fatores reais de poder. Por sua vez, a escrita uma mera folha de papel caso no seja representao fiel das relaes de poder. Em caso de conflito, aquela (real) sempre prevalecer sobre esta (escrita). Dessa forma, Lassalle nega a fora normativa da Constituio escrita. Afinal, para ele, se a Constituio escrita no representar a real soma dos fatores de poder, ela no passar de uma folha de papel. Item errado. 6) (ESAF/AFTE/RN/2005) A constituio em sentido poltico pode ser entendida como a fundamentao lgico-poltica de validade das normas constitucionais positivas.

A questo apresenta uma caracterstica relacionada com o sentido jurdico de Constituio. Em seu sentido jurdico, a Constituio compreendida como norma fundamental do Estado, paradigma de validade de todo ordenamento jurdico. J no sentido poltico, a validade da Constituio apia-se na deciso poltica fundamental que lhe d existncia. Deixe-me falar um pouco do sentido jurdico de Constituio. Para Hans Kelsen, defensor da concepo jurdica de Constituio, a Constituio norma jurdica pura, sem qualquer considerao de ordem social, poltica, moral ou filosfica. Nesse caso, a Constituio teria um carter estritamente formal. interessante como a viso de Kelsen contrape-se concepo sociolgica de Ferdinand Lassalle. Por um lado, Lassalle nega a fora normativa da Constituio, ao considerar que ela s teria valor se representasse os fatores reais de poder. Ao contrrio, na viso de Kelsen, a validade de uma norma independe da sua aceitao pelo sistema de valores sociais da sociedade. Kelsen estabeleceu uma distino entre Constituio em sentido lgicojurdico e Constituio em sentido jurdico-positivo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS De acordo com o sentido lgico-jurdico, a Constituio significa norma fundamental hipottica, cuja funo servir de fundamento lgico transcendental da validade da Constituio jurdico-positiva. Ou seja, trata-se de fato instaurador no escrito (j que apenas pressuposto, pensado, imaginado), origem de todo o processo de criao das normas. J em seu sentido jurdico-positivo, a Constituio equivale norma positiva suprema, conjunto de normas que regula a criao de outras normas, lei nacional no seu mais alto grau. Enquanto o jurdico-positivo est corporificado pelas normas postas, positivadas, escritas, o lgico-jurdico situa-se em nvel do suposto, do hipottico (haja vista no configurar norma editada por nenhuma autoridade). A partir desse conceito de Kelsen, voc j pode observar algo interessante: h um escalonamento das normas, em que uma constitui fundamento de validade para a outra (hierarquicamente inferior), constituindo uma verticalidade hierrquica. Assim, podemos dizer que as normas inferiores buscam seu fundamento de validade numa norma superior, e esta na Constituio (lei nacional no seu mais alto grau, Constituio em sentido jurdico-positivo), que se caracteriza como fundamento de validade de todo ordenamento jurdico. Segundo Kelsen, essa Constituio positivada (Constituio em sentido jurdico-positivo) busca seu fundamento de validade na norma hipottica fundamental (sentido lgicojurdico). Item errado. 7) (ESAF/ENAP/2006) Na concepo sociolgica, defendida por Ferdinand Lassale, a Constituio seria o resultado de uma lenta formao histrica, do lento evoluir das tradies, dos fatos scio-polticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organizao de determinado Estado.

No h relao entre a concepo sociolgica e uma Constituio resultante do lento evoluir das tradies. Para Lassalle, a Constituio representa a soma dos fatores reais de poder que atuam no pas (Constituio real), refletindo a realidade social e a distribuio de foras na sociedade (banqueiros, aristocracia, burguesia etc.). A Constituio escrita seria apenas uma folha de papel. Nesse sentido, por mais que decorresse da evoluo histrica daquele pas no teria validade se estivesse desconexa dos fatores reais de poder. Item errado. 8) (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2003) Para Hans Kelsen, a norma fundamental, fato imaterial instaurador do processo de criao das normas positivas, seria a constituio em seu sentido lgico-jurdico.

O nome de Hans Kelsen relaciona-se concepo jurdica, em que a Constituio tratada de uma perspectiva estritamente formal, como normaProf. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS pura desprovida de influncia de valores sociais, morais, polticos ou filosficos. Assim, a palavra Constituio se segmentaria em dois sentidos: (i) lgicojurdico; e (ii) jurdico-positivo. O conceito apresentado na assertiva est correto, pois relaciona o sentido lgico-jurdico norma fundamental, fato imaterial instaurador do processo de criao das normas positivas. J no sentido jurdico-positivo, a Constituio equivale norma positiva suprema, conjunto de normas que regula a criao de outras normas, lei nacional no seu mais alto grau. Objetivamente: A Constituio em sentido jurdico-positivo a Constituio escrita, norma positiva suprema, fundamento de validade para todas as demais normas do ordenamento jurdico. A Constituio em sentido lgico-jurdico a norma fundamental hipottica, fundamento de validade da Constituio em sentido jurdicopositivo (Constituio escrita). Item certo. 9) (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TESOURO ESTADUAL/RN/2005) A constituio em sentido poltico pode ser entendida como a fundamentao lgico-poltica de validade das normas constitucionais positivas.

Em sentido poltico a Constituio uma deciso poltica fundamental. J em sentido jurdico, a sim, a Constituio se segmentaria em dois sentidos: (i) lgico-jurdico; e (ii) jurdico-positivo. E o sentido lgico-jurdico a norma fundamental hipottica, fundamento de validade da Constituio em sentido jurdico-positivo (normas constitucionais positivas). Item errado. E na hora da prova? Bem, a Esaf vai tentar de confundir trocando as definies, os conceitos e os autores. Portanto, deixe-me sintetizar essas informaes para voc.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

Vejamos agora como se classificam as constituies. 10) (ESAF/AFRFB/2010) A constituio dogmtica se apresenta como produto escrito e sistematizado por um rgo constituinte, a partir de princpios e ideias fundamentais da teoria poltica e do direito dominante. A questo trata da classificao quanto ao modo de elaborao, em que as constituies dividem-se em: dogmticas e histricas. Constituio dogmtica formada em determinado momento histrico, baseada nas ideias, ideologias e princpios da teoria poltica e do direito daquele tempo. o caso da Constituio de 1988, que foi elaborada por uma assemblia constituinte, em determinado momento fixo, segundo os dogmas reinantes quela poca. Ao contrrio, a Constituio histrica fruto da lenta e contnua sntese da histria daquele povo, constituindo um longo processo de formao. Ou seja, no formulada em um momento pontual e temporalmente determinado. Est correta a definio da questo para o conceito de Constituio dogmtica (constituies escritas por um rgo constituinte, segundo as ideias reinantes no momento histrico de sua elaborao). Item certo. 11) (ESAF/AFRFB/2010) A constituio sinttica, que constituio negativa, caracteriza-se por ser construtora apenas de liberdade-negativa ou liberdade-impedimento, oposta autoridade.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS A questo trata da classificao quanto extenso, em que as constituies dividem-se em: sintticas e analticas. A Constituio sinttica (breve ou concisa) aquela de texto abreviado, que trata apenas de matrias substancialmente constitucionais. De outra forma, a Constituio analtica (extensa ou prolixa) aquela de texto extenso, tratando de matrias variadas, e no s de temas substancialmente constitucionais. A Constituio de 1988 classificada como analtica, pois apresenta texto extenso, abrangendo normas materialmente constitucionais, normas apenas formalmente constitucionais e normas programticas. Nesse sentido, nossa Constituio segue a tendncia moderna de as Constituies analticas como forma de: (i) conferir maior estabilidade a certas matrias, levando-as para o texto da Constituio; e (ii) assegurar uma maior proteo social aos indivduos, por meio da fixao de programas e diretrizes de poltica social para a concretizao futura pelos rgos estatais. A questo est correta, uma vez que as Constituies sintticas so aquelas de texto abreviado, que tratam apenas da proteo do indivduo frente ao Estado. Relacionam-se com a definio de constituies negativas, tendo em vista sua preocupao na fixao de limites atuao do Estado, em respeito s garantias dos indivduos. Contrapem-se a uma Constituio positiva, concepo que surge junto ao conceito de Estado Social (exigem prestao por parte do Estado). Item certo. 12) (ESAF/APOFP/SEFAZ/SP/2009) Assinale a opo classificao da Constituio Federal de 1988. a) costumeira, rgida, analtica. b) parcialmente inaltervel, outorgada, sinttica. c) rgida, outorgada, analtica. d) rgida, parcialmente inaltervel, promulgada. e) flexvel, promulgada, analtica. Esta uma tima questo para abordarmos como se classificam as constituies quanto estabilidade, quanto forma e quanto origem. Quanto estabilidade (ou alterabilidade): imutveis, rgidas, flexveis e semi-rgidas A Constituio imutvel aquela que no admite alterao do seu texto em nenhuma hiptese. Atualmente, podemos dizer que esta forma est em desuso (constituem relquias histricas), tendo em vista que a imutabilidade pode resultar na total desconexo entre a Constituio e a realidade sua volta. A Constituio rgida aquela que admite alterao do seu texto, mas somente mediante um processo legislativo solene, mais dificultoso do que aquele de elaborao das leis.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

correta relativa

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS A Constituio flexvel admite alterao do seu texto mediante processo legislativo simples, igual ao de elaborao das leis. Em regra, so tambm no escritas (classificao quanto forma), mas podem ser excepcionalmente escritas. A Constituio semiflexvel ou semirrgida mescla os dois tipos anteriores. Exige um procedimento especial para alterao de parte do seu texto (parte rgida) e permite a alterao da outra parte mediante procedimento simples, igual ao de elaborao das leis (parte flexvel). Destaque-se que, no Brasil, todas as Constituies foram do tipo rgida (inclusive a de 1988), exceto a Imperial de 1824, que foi do tipo semirrgida. A propsito, quer ver como funciona uma Constituio semi-rgida? A Constituio de 1824 apresentava a seguinte regra no seu artigo 178: Art. 178. s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos Poderes Polticos, e aos Direitos Polticos e individuais dos Cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinrias. Ou seja, a prpria Constituio traz um dispositivo que indica qual a sua parte rgida (que vai exigir procedimento mais dificultoso para sua modificao) e qual a sua parte flexvel. Ateno! Apesar de a Constituio de 1988 ser do tipo rgida, h na doutrina (Alexandre de Moraes) quem a classifique como super rgida, uma vez que possui um ncleo no passvel de supresso (clusulas ptreas). Quanto forma: escritas e no escritas Constituio escrita aquela solenemente elaborada por um rgo constituinte num determinado momento. Disso resulta um documento escrito, integrado por todas as normas constitucionais. E aquele documento que rege todo ordenamento jurdico, regulando jurdica e efetivamente as relaes da vida e dirigindo as condutas. H autores que subdividem essa classificao: se suas normas forem sistematizadas em documento nico, sero consideradas codificadas. Ao contrrio, se forem formadas por diferentes textos esparsos, recebero a denominao de escritas legais. J a Constituio no escrita (costumeira ou consuetudinria) aquela que surge com o lento passar do tempo, como resultado de lenta sntese da evoluo histrica do Estado. integrada por leis escritas esparsas, jurisprudncias, normas costumeiras e convenes. A Constituio de 1988 do tipo escrita, pois est compilada em um nico documento elaborado por um rgo constituinte. Quanto origem: promulgadas e outorgadas Constituio promulgada (democrtica ou popular) produzida pela participao popular, normalmente por fora do regime de democracia representativa. Assim, a Constituio surge do trabalho de uma assemblia constituinte, formada por representantes do povo (eleitos democraticamente). Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 9

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Por outro lado, a Constituio outorgada imposta de forma unilateral pelo poder da poca, sem a participao popular. Trata-se de obra de um agente revolucionrio que atua sem legitimidade para representar o povo. H, por fim, a Constituio cesarista, que tambm no democrtica. Trata-se de uma Constituio elaborada pelo detentor do poder e submetida ao povo, com vistas a referendar aquele documento, dando a ele ares de aparente legitimidade. No Brasil, j tivemos tanto Constituies promulgadas, quanto outorgadas. Sabendo um pouquinho de histria voc pode ter uma noo inicial do perfil daquela Constituio. s verificar o ambiente em que surge aquela Constituio. I) A primeira Constituio foi a 1824, que era imperial e outorgada. II) Em 1937, tivemos uma Constituio outorgada, durante o regime totalitrio de Getlio Vargas (Estado Novo). II) A Constituio de 1967 e a emenda constitucional de 1969 foram outorgadas logo aps o golpe militar de 1964 e regeram o pas at 1988. Em suma, na histria do constitucionalismo brasileiro tivemos Constituies outorgadas (1824, 1937, 1967 e 1969) e Constituies promulgadas (1891, 1934, 1946 e 1988). Voltando questo, ela trata especificamente da nossa Constituio de 1988. Podemos dizer que ela classificada como: promulgada (elaborada com participao popular), dogmtica (escrita por um rgo constituinte, apresentando as idias reinantes no momento de sua elaborao), rgida (sua alterao exige procedimento mais dificultoso do que o das leis ordinrias) e analtica (de texto extenso, tratando das mais variadas matrias). Assim, a nica alternativa que satisfaz corretamente a classificao da CF/88 a letra d. Cabe destacar que nossa Constituio pode ser caracterizada como parcialmente inaltervel, tendo em vista a existncia de um ncleo que no est sujeito supresso: as clusulas ptreas. De qualquer forma, como veremos em aulas posteriores, a rigor, os temas classificados como clusulas ptreas no podem sofrer alterao que tenda a aboli-los. Gabarito: d 13) (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A Constituio material o peculiar modo de existir do Estado, reduzido, sob a forma escrita, a um documento solenemente estabelecido pelo poder constituinte e somente modificvel por processos e formalidades especiais nela prpria estabelecidos. Quanto ao contedo, as constituies classificam-se em materiais e formais. Constituio material (ou substancial) aquele conjunto de normas substancialmente constitucionais. No importa se as normas esto ou no codificadas em um nico documento (um livro denominado Constituio). Se
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS a norma fala sobre temas substancialmente constitucionais, ela integra a Constituio material. A Constituio formal aquela que est restrita a um documento solene, de forma escrita. Assim, independentemente do tema sobre o qual versem, aquelas normas ali inseridas tero status de normas constitucionais. Observem a Constituio de 1988. Ela do tipo formal, tendo em vista que qualquer dos temas inseridos naquele documento revestem-se da mesma dignidade jurdica. No importa se trata da organizao do Estado (tema essencialmente constitucional, substancialmente constitucional) ou de qualquer outro aspecto pouco relevante, o que importa o processo de formao, o fato de aquela norma estar dentro daquele documento. Quer um exemplo para esclarecer? O art. 242, 2 da CF/88 assim dispe: O Colgio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, ser mantido na rbita federal. Acho que fica claro para qualquer um que isso no tem dignidade constitucional. No um assunto essencialmente constitucional. Entretanto, segundo o sentido formal de Constituio, o que importa o fato de ele integrar a Constituio. Significa dizer que o art. 242, 2 to formalmente constitucional quanto os artigos que estabelecem os princpios constitucionais ou os direitos fundamentais. Observe que a assertiva trouxe a noo de Constituio formal, que se relaciona com um documento solene e rgido, independentemente do contedo tratado. Item errado. 14) (ESAF/AFRF/TRIBUTRIA E ADUANEIRA/2005) Uma constituio noescrita aquela cujas normas decorrem de costumes e convenes, no havendo documentos escritos aos quais seja reconhecida a condio de textos constitucionais. Num regime de Constituio no escrita, uma lei constitucional no surge a partir da sua elaborao solene por um rgo constituinte. A lei elaborada ordinariamente pelo Poder Legislativo e, com o passar do tempo, os Tribunais passam a consider-la uma norma constitucional caso ela assuma relevncia para o Estado (ela alada ao status constitucional). O enunciado est errado porque as Constituies no-escritas so formadas por normas costumeiras, jurisprudncia e convenes, mas tambm por leis escritas esparsas. A diferena que elas no foram formalmente elaboradas como uma Constituio, num procedimento solene, e no esto consolidadas num nico documento. Ateno! errado dizer que a Constituio no escrita integrada apenas por normas costumeiras, sem textos propriamente ditos. Observe que esse tipo de Constituio pode ser formado, tambm, por algumas normas escritas, adicionalmente aos costumes e convenes. Item errado.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 15) (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a classificao das Constituies, adotada por Karl Lowenstein, uma constituio nominativa um mero instrumento de formalizao legal da interveno dos dominadores de fato sobre a comunidade, no tendo a funo ou a pretenso de servir como instrumento limitador do poder real. Karl Loewenstein formulou uma classificao que leva em conta a correspondncia entre o texto constitucional e a realidade poltica do Estado. Nessa linha, as constituies so classificadas em: normativas, nominativas e semnticas (classificao quanto correspondncia com a realidade ou critrio ontolgico). A Constituio normativa aquela que consegue efetivamente normatizar a vida poltica do Estado, limitando sua ingerncia por meio da garantia de direitos aos indivduos. Existe em pases em que h perfeita correspondncia entre as normas estabelecidas (pela Constituio) e a realidade (o que, de fato, ocorre na vida poltica do Estado). A Constituio nominativa aquela que tem o objetivo de regular a vida poltica do Estado, mas no consegue cumprir essa funo. Ou seja, at que se busca essa normatizao das relaes em sociedade, mas sem sucesso. Por fim, h ainda a Constituio semntica, em que no h sequer o objetivo de limitar a ingerncia estatal em favor do indivduo. Busca-se apenas conferir legitimidade meramente formal aos governantes, servindo como instrumento em favor dos detentores do poder. O conceito apresentado refere-se Constituio semntica (e no Constituio nominativa, como afirmado). Item errado. 16) (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A constituio formal designa as normas escritas ou costumeiras, inseridas ou no num documento escrito, que regulam a estrutura do Estado, a organizao dos seus rgos e os direitos fundamentais. A assertiva trouxe a definio de constituio material. S faz sentido falarmos em constituio formal caso haja um documento solene nico, com formalidades especiais (constituies escritas e rgidas). Observe que so substancialmente constitucionais as normas que regulam a estrutura do Estado, a organizao dos seus rgos e os direitos fundamentais. Item errado. 17) (ESAF/AFC/CGU/2003) Em sua concepo materialista ou substancial, a Constituio se confundiria com o contedo de suas normas, sendo pacfico na doutrina quais seriam as matrias consideradas como de contedo constitucional e que deveriam integrar obrigatoriamente o texto positivado. A primeira parte do enunciado est correta, pois, de fato, na concepo materialista ou substancial, a Constituio se confundiria com o contedo
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS de suas normas, haja vista que a Constituio, na concepo material, identificada a partir do contedo das normas. Entretanto, no pacfico na doutrina quais seriam as matrias substancialmente constitucionais. Portanto, errada a questo. Vale destacar, entretanto, que h um ncleo de temas sobre os quais no muita divergncia. Ou seja, pacfico que so materialmente constitucionais as normas relativas a: organizao do Estado, aquisio e exerccio dos poderes, direitos e garantias fundamentais, entre outros. Item errado. 18) (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) So classificadas como dogmticas, escritas e outorgadas as constituies que se originam de um rgo constituinte composto por representantes do povo eleitos para o fim de elabor-las e estabelecer, das quais so exemplos as Constituies brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988. Realmente, podemos dizer que so classificadas como dogmticas e escritas as Constituies que se originam de um rgo constituinte composto por representantes do povo, escolhidos em determinado momento para o fim de elaborar a Constituio como um documento solene. Todavia, essa definio no se aplica s Constituies outorgadas, que so aquelas impostas, originadas sem a participao popular. Da o erro da questo. Observe que todas as Constituies brasileiras citadas na questo foram promulgadas ou democrticas. Item errado. 19) (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a melhor doutrina, a tendncia constitucional moderna de elaborao de Constituies sintticas se deve, entre outras causas, preocupao de dotar certos institutos de uma proteo eficaz contra o exerccio discricionrio da autoridade governamental. A tendncia moderna de elaborao de Constituies analticas. Essa tendncia decorre da necessidade de (i) conferir maior estabilidade a certas matrias, no intuito de limitar a discricionariedade do Estado; e (ii) assegurar uma maior proteo social aos indivduos (com o surgimento do Estado social, a partir do estabelecimento de programas e diretrizes para a concretizao futura pelos rgos estatais). Item errado. 20) (ESAF/AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO/2006) Na concepo materialista de Constituio, dada relevncia ao processo de formao das normas constitucionais, que, alm de ser intencional, deve produzir um conjunto sistemtico com unidade, coerncia e fora jurdica prprias, dentro do sistema jurdico do Estado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Na concepo material de Constituio, dada relevncia ao contedo da norma. So normas constitucionais aquelas que tratem dos elementos essenciais de organizao do Estado. Em nada interessa o seu processo de sua elaborao. Na verdade, na concepo formal, sim, dada relevncia ao processo de formao da norma. importante comentar que, numa Constituio formal como a nossa CF/88, temos normas que tratam de temas materialmente constitucionais (como o art. 1, por exemplo) e normas que tratam de assuntos no materialmente constitucionais (como o art. 242, 2, por exemplo). Todavia, tenha em mente que: I) o fato de determinada norma no tratar de temas propriamente (materialmente, substancialmente) constitucionais no a torna inferior s demais; e II) para fins de controle de constitucionalidade e de aplicabilidade das normas constitucionais no importa se a norma inserida na Constituio (ou no) tambm materialmente constitucional. Em suma, para ns, o art. 242, 2 to constitucional quanto qualquer outro dispositivo da Constituio de 1988 (afinal, trata-se de uma Constituio formal). Item errado. 21) (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) Segundo a doutrina, so caractersticas das constituies concisas: a menor estabilidade do arcabouo constitucional e a maior dificuldade de adaptao do contedo constitucional. Ao contrrio do afirmado no enunciado, as Constituies sintticas so mais estveis, exatamente por tratar apenas dos temas fundamentais, aqueles princpios mais basilares de organizao do Estado. No descem aos detalhes e pormenores de aplicao das regras. Por isso mesmo, se adaptam com maior facilidade evoluo da sociedade, na medida em que seus princpios so interpretados e adequados aos novos anseios. Segundo Paulo Bonavides, essas Constituies resultam numa maior estabilidade do arcabouo constitucional, bem como numa flexibilidade que permite adaptar a Constituio a situaes novas e imprevistas do desenvolvimento institucional de um povo. Item errado. 22) (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) As constituies classificadas quanto forma como legais so aquelas sistematizadas e apresentadas em um texto nico. Alguns autores classificam as constituies em codificadas ou legais. As primeiras (codificadas) so aquelas sistematizadas em um nico documento. As Constituies legais so aquelas integradas por documentos
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS diversos, espalhados. Assim, so formadas por inmeras leis constitucionais, redigidas em momentos distintos, tratando cada qual de elementos substancialmente constitucionais. O enunciado apresenta o conceito de Constituio codificada, e no de Constituio legal. Item errado. 23) (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) So constitucionais as normas que dizem respeito aos limites, e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos fundamentais. As demais disposies que estejam na Constituio podem ser alteradas pelo qurum exigido para a aprovao das leis ordinrias. No sentido material de Constituio, as normas constitucionais so identificadas a partir do seu contedo, isto , nessa concepo s so normas constitucionais aquelas que tratam de matrias substancialmente constitucionais (organizao do Estado e direitos fundamentais, por exemplo). A questo est errada, pois, como vimos, quando determinado Estado concentra a Constituio em um documento solene e rgido, escrito por um rgo soberano, so consideradas constitucionais no s as normas materialmente constitucionais, mas tambm as demais. como a CF/88. Ao tratar de educao, sade, cultura (ordem social), ela traz normas que podem no ser materialmente constitucionais, mas so hierarquicamente equivalentes s demais, tendo sim carter constitucional. E, com isso, sua alterao requer procedimento mais rgido que o das leis ordinrias, como qualquer outra norma constitucional. Da o erro da questo. Item errado. 24) (ESAF/AFRF/2000) Numa Constituio classificada como dirigente, no se encontram normas programticas. Quanto finalidade, as constituies classificam-se em: garantia, balano e dirigente. A Constituio garantia (negativa) aquela de texto abreviado (sintticas) que se limita a estabelecer as garantias fundamentais e limites frente ao Estado. Podemos dizer que elas olham para o passado, no sentido de garantir aquelas conquistas. A Constituio balano aquela elaborada para retratar a vida do Estado por um perodo certo de tempo. Podemos dizer que elas olham o presente. A Constituio dirigente (ou programtica) tem texto extenso (analticas) e, alm de estabelecer as garantias fundamentais frente ao Estado, fixam programas e diretrizes para a atuao futura dos rgos estatais, normalmente de cunho social. Em suma, elas olham para frente, para o futuro. Nasceram com o surgimento do chamado Estado Social, e passaram a introduzir, no texto constitucional, verdadeiros programas sociais a serem concretizados no futuro pelos rgos estatais. Esses programas, em sua
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS maioria de cunho social-democrtico, correspondem s chamadas normas programticas. Portanto, podemos afirmar que a marca de uma Constituio dirigente a presena nela de normas programticas. Tanto assim que alguns autores denominam esse tipo de Constituio de Constituio programtica ou dirigente. O enunciado est errado porque diz justamente o contrrio: que numa Constituio dirigente no teramos normas programticas. Item errado. 25) (ESAF/AFC/CGU/2003) As Constituies outorgadas, sob a tica jurdica, decorrem de um ato unilateral de uma vontade poltica soberana e, em sentido poltico, encerram uma limitao ao poder absoluto que esta vontade detinha antes de promover a outorga de um texto constitucional. Esta questo pega muita gente boa! As Constituies outorgadas so aquelas elaboradas unilateralmente por um agente revolucionrio, sem a participao popular. O enunciado est correto porque, de fato, sob a tica jurdica, as Constituies outorgadas so resultado de uma vontade unilateral soberana (do agente revolucionrio). Por outro lado, em sentido poltico, representam a deciso desse agente revolucionrio em fixar certos limites ao seu prprio poder, at ento absoluto. Ao outorgar uma Constituio, organizando o poder estatal, o agente golpista estabelece regras para sua prpria conduta. Diante disso, as normas constitucionais acabam limitando o poder absoluto antes existente. Item certo. 26) (ESAF/AFC/CGU/2003) Na histria do Direito Constitucional brasileiro, apenas a Constituio de 1824 pode ser classificada, quanto estabilidade, como uma constituio semi-rgida. No Brasil, todas as Constituies foram rgidas, exceto a Constituio Imperial de 1824, que foi do tipo semirrgida. Ou seja, a prpria Constituio trazia um dispositivo que indicava qual era a sua parte rgida (que exigia um processo especial para sua modificao) e qual era a sua parte flexvel (que poderia ser modificada por processo legislativo simples, igual ao de elaborao das leis). Veja o que estabelecia a Constituio de 1824, art. 178. Art. 178. s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos Poderes Polticos, e aos Direitos Polticos e individuais dos Cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinrias. Em suma, havia uma distino no tocante s formalidades necessrias para a alterao dos diferentes dispositivos constitucionais:
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS a) os dispositivos substancialmente constitucionais (limites e atribuies respectivas dos Poderes Polticos e os Direitos Polticos e individuais dos Cidados) s podiam ser modificados por um procedimento especial (parte rgida da Constituio); b) os demais dispositivos, considerados no-constitucionais, podiam ser modificados pelo processo legislativo ordinrio (parte flexvel da Constituio). Item certo. 27) (ESAF/GESTOR/MPOG/2002) A Constituio brasileira de 1988 pode ser classificada como: a) Constituio democrtica, histrica, programtica e analtica. b) Constituio semi-rgida, promulgada, programtica e dogmtica. c) Constituio flexvel, sinttica, promulgada e democrtica. d) Constituio rgida, promulgada, escrita e programtica. e) Constituio rgida, dogmtica, analtica e histrica. A letra correta a letra d, pois a Constituio Federal de 1988 do tipo rgida (porque exige um procedimento especial para modificao do seu texto), promulgada (porque foi elaborada com participao popular), escrita (porque est consubstanciada em um nico documento escrito, solenemente elaborado por um rgo constituinte, num determinado momento) e programtica (porque est recheada de normas programticas, que estabelecem programas e diretrizes de ordem social para a atuao futura dos rgos estatais). Gabarito: d 28) (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) Constituies rgidas so as que possuem clusulas ptreas, que no podem ser abolidas pelo poder constituinte derivado. Constituies rgidas so aquelas que s admitem a mudana do seu texto mediante processo especial, mais rduo do que aquele de elaborao das demais leis. A Constituio pode ser rgida e no possuir clusula ptrea (isto , pode exigir um procedimento especial para a modificao do seu texto, permitindo, porm, desde que obedecido esse procedimento, a abolio de qualquer matria constitucional). Item errado. 29) (ESAF/PROCURADOR/PGFN/2007) As constituies outorgadas no so precedidas de atos de manifestao livre da representatividade popular e assim podem ser consideradas as Constituies brasileiras de 1824, 1937 e a de 1967, com a Emenda Constitucional n. 01 de 1969. De fato, as constituies de 1824, 1937, 1967 (e 1969) foram constituies outorgadas - aquelas elaboradas sem a participao popular. Observe que foram exatamente aquelas constituies criadas durante os perodos totalitrios no Brasil.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 30) (ESAF/PROCURADOR/PGFN/2007) Considera-se constituio no-escrita a que se sustenta, sobretudo, em costumes, jurisprudncias, convenes e em textos esparsos, formalmente constitucionais. S podero ser considerados Constituio no-escrita aqueles costumes, jurisprudncias, convenes e textos esparsos materialmente constitucionais, ou seja, que abordem temas substancialmente constitucionais. Diante disso, o erro est apenas no final. Seria correto dizer que a Constituio no-escrita sustenta-se, sobretudo, em costumes, jurisprudncias, convenes e em textos esparsos, materialmente constitucionais. Item errado. 31) (ESAF/PROCURADOR/PGDF/2007) As constituies escritas adquiriram prevalncia nos diferentes pases, ao longo do tempo, porque so mais polticas e sociologicamente estveis do que as no-escritas. Qual voc acha que mais estvel (que dura mais): uma Constituio dogmtica e escrita em determinado momento histrico, segundo as idias reinantes daquele momento? Ou uma Constituio no-escrita, desenvolvida com o lento passar do tempo, a partir do amadurecimento de certas concepes por parte de uma sociedade? Observe que, muitas vezes, as constituies escritas so desenhadas com base no calor do momento, ficando sujeitas a perderem eficcia caso as condies sejam alteradas. Ao contrrio, as constituies no-escritas so mais estveis, pois resultam numa flexibilidade que permite adaptar a Constituio a situaes novas e imprevistas do desenvolvimento institucional de um povo. Item errado. 32) (ESAF/ACE/MDIC/2012) Sabe-se que a doutrina constitucionalista classifica as constituies. Quanto s classificaes existentes, correto afirmar que I. quanto ao modo de elaborao, pode ser escrita e no escrita. II. quanto forma, pode ser dogmtica e histrica. III. quanto origem, pode ser promulgada e outorgada. IV. quanto ao contedo, pode ser analtica e sinttica. Assinale a opo verdadeira. a) II, III e IV esto corretas. b) I, II e IV esto incorretas. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto corretas.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS e) II e III esto incorretas. Com essa questo a Esaf quer saber se o candidato conhece os critrios de classificao da Constituio e as respectivas classificaes. Vejamos essas classificaes de uma forma sistematizada. Sintetizando:

Os itens I e II esto incorretos, pois, quanto forma, as Constituies classificam-se em escritas e no escritas. Quanto ao modo de elaborao, elas se dividem em dogmticas e histricas. O item IV est incorreto, pois quanto ao contedo, as Constituies classificam-se em materiais e formais. Elas se classificam em analtica e sinttica quando o critrio o da extenso. J o item III est correto, pois quanto origem, uma Constituio pode ser outorgada ou promulgada. A assertiva no mencionou a possibilidade de a Constituio ser cesarista, mas entendo que no poderia ser considerada incorreta devido a essa omisso. Gabarito: b
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 33) (ESAF/AFC/CGU/2006) Segundo a doutrina, no h relao entre a rigidez constitucional e o princpio da supremacia da constituio. Deixe-me falar um pouco sobre a supremacia da Constituio. De onde ela surge? Relembrando o que acabamos de falar ao tratar da classificao da Constituio quanto estabilidade... Se a nossa Constituio rgida, ela exige um procedimento especial para sua alterao, mais dificultoso do que o das demais normas. Ou seja, alterar a Constituio mais difcil que alterar uma simples lei. Como resultado, no pode uma simples lei revogar uma norma constitucional qualquer, afinal a Constituio mais forte do que as leis. Veja que se o procedimento de alterao da Constituio fosse o mesmo das demais leis, uma simples lei poderia alterar a Constituio. Afinal, imagine um sistema de Constituio flexvel, em que tanto as normas constitucionais quanto as demais normas exigem apenas maioria simples para sua produo. Nessa hiptese, qualquer lei aprovada aps a Constituio que esteja em conflito com ela poder revogar seus dispositivos. Isso porque nos sistemas de Constituio flexvel, no h superioridade formal entre as normas constitucionais e as demais leis. Assim sendo, estas (as leis) no precisam respeitar aquelas (as normas constitucionais). Da ser importante voc memorizar: a rigidez traz como conseqncia lgica, o posicionamento da nossa Constituio Federal no vrtice, no topo do ordenamento jurdico. nos ordenamentos de Constituio rgida que vigora o princpio da supremacia formal da Constituio. E, por conseqncia, todos os atos e manifestaes jurdicas, para permanecerem no ordenamento jurdico, devem estar de acordo com a Lei Maior, a Constituio. Em suma, a assertiva est errada, pois, segundo a doutrina, o princpio da supremacia formal da Constituio decorre da rigidez constitucional, isto , da existncia de um processo legislativo distinto, mais complexo, para elaborao da norma constitucional. Portanto, ao contrrio do que foi afirmado no enunciado, a supremacia (formal) da Constituio decorre diretamente da rigidez constitucional. Item errado. 34) (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Sob o ponto de vista jurdico, a supremacia da Constituio sob os aspectos formal e material se apia na regra da rigidez decorrente da maior dificuldade para modificao da Constituio do que para a alterao das demais normas jurdicas. Voc deve saber distinguir supremacia formal de supremacia material. Essa superioridade que posiciona a Constituio em um plano superior e exige conformidade das demais normas com seus princpios e suas regras consistem na supremacia formal (supremacia decorrente das formalidades especiais exigidas para a alterao das normas constitucionais).
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Observe que essa fora das normas constitucionais no existe devido ao seu contedo. No a dignidade do tema tratado que faz nascer essa superioridade. Ela decorre do simples fato de a norma estar dentro da Constituio rgida (ou seja, liga-se ao processo de formao). Por seu turno, existe a supremacia material; a sim, decorrente da matria, do contedo da norma. Essa supremacia decorre do fato de uma norma tratar de matria relevante, substancialmente constitucional. No h qualquer relao com o processo de elaborao da norma ou com o fato de ela estar dentro ou fora de um documento nico. Supremacia formal relaciona-se ao processo de elaborao; Supremacia material relaciona-se dignidade do contedo; possvel ento que voc j tenha formulado uma constatao interessante: I) s h que se falar em supremacia formal das normas constitucionais em um sistema de Constituio rgida; II) j a supremacia material tambm existe nas Constituies flexveis, noescritas, histricas e costumeiras. A questo est errada. A supremacia formal apia-se na rigidez da Constituio (documento solene que exige mais rigor na alterao de seu texto do que exigido para as demais normas). Todavia, essa no uma caracterstica da supremacia no aspecto material, que se apia no contedo da norma. Item errado. 35) (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/CGU/2004) A existncia de supremacia formal da constituio independe da existncia de rigidez constitucional. Pelo contrrio. Vimos que s existe supremacia formal em regimes de Constituio rgida. Item errado. 36) (ESAF/AFCE/TCU/2000) Em relao supremacia material e formal das constituies, podemos afirmar: a) a formal reconhecida nas constituies flexveis b) a material est relacionada produo de um documento escrito c) a material tem a ver com o modo como as normas constitucionais so elaboradas d) a formal resulta da situao da Constituio no topo da hierarquia das normas, independentemente da matria tratada e) a jurisdio constitucional est concebida para proteger a supremacia material, mas no a supremacia formal da Constituio

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS A alternativa a est errada, pois a supremacia formal decorrncia da rigidez (exigncia de um procedimento especial para a modificao do texto constitucional, o que no existe em um sistema de Constituio flexvel). As alternativas b e c esto erradas pelo mesmo motivo. A supremacia material no tem nenhuma relao com o processo de elaborao da norma constitucional ou com o fato de a Constituio ser, ou no, escrita. A supremacia material decorre unicamente da dignidade do contedo da norma constitucional, seja ela escrita ou no-escrita. A alternativa d est correta, pois a supremacia formal decorre do fato de a Constituio posicionar-se no topo da hierarquia das normas, em razo da rigidez constitucional, nada importando a matria tratada pela norma. A alternativa e est errada, pois a jurisdio constitucional est concebida para proteger, especialmente, a supremacia formal da Constituio. Ou seja, quando o Poder Judicirio realiza o controle de constitucionalidade, leva-se em conta a supremacia formal da Constituio. Ou seja, as leis infraconstitucionais devem respeitar as normas constitucionais (ainda que sejam apenas formalmente constitucionais). Gabarito: d 37) (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/CGU/2006-adaptada) Sobre Teoria Geral da Constituio, Poderes do Estado e suas respectivas funes e Supremacia da Constituio, assinale a nica opo correta. a) Nem toda constituio classificada como dogmtica foi elaborada por um rgo constituinte. b) Uma constituio rgida no pode ser objeto de emenda. c) A distino de contedo entre uma norma constitucional em sentido formal e uma norma constitucional em sentido material tem reflexos sobre a aplicabilidade das normas constitucionais. d) Uma constituio classificada como popular, quanto origem, quando se origina de um rgo constituinte composto de representantes do povo. e) O conceito formal de constituio e o conceito material de constituio, atualmente, se confundem, uma vez que a moderna teoria constitucional no mais distingue as normas que as compem. A alternativa a est errada. Constituies dogmticas so necessariamente escritas, elaboradas num determinado momento, por um rgo constituinte, segundo os dogmas e idias ento reinantes. A alternativa b est errada. A Constituio rgida pode sim ser objeto de emenda. A diferena que essas modificaes ocorrem por processo legislativo especial, mais complexo que o processo de alterao das demais normas do ordenamento jurdico. A alternativa c est errada. Numa Constituio formal, como a nossa, as normas constitucionais se equivalem em termos de dignidade, independente de terem contedo materialmente constitucional ou no.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Todas elas foram elaboradas segundo procedimento mais solene do que aquele de elaborao das demais leis, sendo todas elas dotadas, portanto, de supremacia formal. Dessa forma, num sistema de Constituio rgida como o nosso, no h que se falar em diferenciao da aplicabilidade das normas constitucionais em razo de seu contedo. A alternativa d est certa porque Constituio popular aquela originada de um rgo constituinte formado por representantes do povo. A assertiva e est errada. Constituio formal e Constituio material no se confundem. Vimos que o primeiro conceito liga-se ao processo de elaborao da Constituio (independentemente do contedo da norma) e o segundo conceito relaciona-se ao contedo das normas (independentemente do fato de elas integrarem ou no um documento solenemente elaborado). Gabarito: d 38) (ESAF/AFRFB/2009) A ideia de escalonamento normativo pressuposto necessrio para a supremacia constitucional e, alm disso, nas constituies materiais se verifica a superioridade da norma magna em relao quelas produzidas pelo Poder Legislativo. De fato, a supremacia constitucional relaciona-se ao fato de a Carta Maior estar no topo do ordenamento jurdico (noo de escalonamento normativo), funcionando como parmetro de validade das demais normas. Todavia, essa noo tem relao com a Constituio formal e, no material. Item errado. A partir de agora, tratarei da interpretao constitucional. 39) (ESAF/AFRF/2003) Somente o Supremo Tribunal Federal STF est juridicamente autorizado para interpretar a Constituio. Podemos considerar que a tarefa de interpretar as normas constitucionais consiste em captar, compreender o contedo do texto constitucional, buscando o seu sentido. Isso no funo exclusiva do STF, mas de todos os juzes e tribunais ao exercer a jurisdio. Alis (e isso talvez no seja to intuitivo), a interpretao da Constituio tarefa que no se restringe nem mesmo ao Judicirio, visto que desempenhada pelos demais poderes no exerccio de suas funes. Item errado. 40) (ESAF/AFT/2010) Praticamente toda a doutrina constitucionalista cita os princpios e regras de interpretaes enumeradas por Canotilho. Entre os princpios e as regras de interpretao abaixo, assinale aquele(a) que no foi elencado por Canotilho. a) Unidade da constituio. b) Da mxima efetividade ou da eficincia. c) Da supremacia eficaz.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS d) Do efeito integrador. e) Da concordncia prtica ou da harmonizao. Voc precisa conhecer os mtodos de interpretao e principalmente os princpios de interpretao. Esta questo trata dos princpios. Vejamos cada um deles. A alternativa a est correta. Segundo o princpio da unidade da Constituio, o texto constitucional deve ser interpretado de forma a evitar contradies (antinomias) entre suas normas. Isso porque a Constituio deve ser considerada na sua globalidade, exigindo-se do intrprete a busca da interpretao que harmonize suas aparentes contradies. Como decorrncia desse princpio, temos que no existem antinomias normativas verdadeiras entre os dispositivos constitucionais. Cabe ao intrprete o exerccio de eliminar as eventuais contradies (antinomias) aparentes. A alternativa b est correta. Segundo o princpio da mxima efetividade (ou princpio da eficincia, ou princpio da interpretao efetiva), o intrprete deve extrair da norma constitucional o sentido que lhe d maior eficcia, a mais ampla efetividade social. A alternativa c est errada e o gabarito. No rol dos princpios de interpretao da Constituio, no h meno a esse princpio da supremacia eficaz. A alternativa d est correta. De acordo com o princpio do efeito integrador, na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, deve-se dar primazia aos critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica. A alternativa e est correta. O princpio da harmonizao (concordncia prtica) exige a coordenao e combinao dos bens jurdicos quando houver conflito ou concorrncia entre eles, a fim de se evitar o sacrifcio (total) de uns em relao aos outros. Ou seja, decorre da inexistncia de hierarquia entre os princpios, ocasionando uma coexistncia harmnica entre eles. Gabarito: c 41) (ESAF/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/TCU/2006) Quando o intrprete, na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, d primazia aos critrios que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica, pode-se afirmar que, no trabalho hermenutico, ele fez uso do princpio da conformidade funcional. A assertiva trocou os conceitos do princpio do efeito integrador com o princpio da conformidade funcional. Em verdade, segundo o princpio da conformidade funcional (ou da justeza), na atividade de interpretao constitucional, os intrpretes no podero chegar a um resultado que subverta ou perturbe o esquema organizatrio-funcional estabelecido pelo legislador constituinte, notadamente no que tange alterao da repartio de funes constitucionalmente estabelecida.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

24

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS J o princpio do efeito integrador preconiza que, na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, deve-se dar primazia aos critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica. Item errado. 42) (ESAF/AFC/STN/2008) preciso, pois, dizer o bvio: a Constituio constitui (no sentido fenomenolgico-hermenutico); a Constituio vincula (no metafisicamente); a Constituio estabelece as condies do agir poltico-estatal. Afinal, como bem assinala Miguel Angel Prez, uma Constituio democrtica , antes de tudo, normativa, de onde se extrai duas concluses: que a Constituio contm mandatos jurdicos obrigatrios, e que estes mandatos jurdicos no somente so obrigatrios seno que, muito mais do que isso, possuem uma especial fora de obrigar, uma vez que a Constituio a forma suprema de todo o ordenamento jurdico. (STRECK, Lenio Luiz, Jurisdio constitucional e hermenutica: uma crtica do direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p.287). Assinale a opo que indica com exatido os princpios de hermenutica constitucional utilizados no texto para sustentar a aplicabilidade das normas constitucionais. a) Unidade da Constituio e razoabilidade. b) Eficcia integradora e lgica do razovel. c) Harmonizao e proporcionalidade. d) Reserva do possvel e conformidade funcional. e) Mxima efetividade e fora normativa da Constituio. Observa-se que o trecho ressalta a mxima efetividade e a fora normativa da Constituio. O Princpio da Fora Normativa da Constituio foi desenvolvido por Konrad Hesse e preconiza que o intrprete d sempre prevalncia aos pontos de vista que contribuem para uma eficcia tima da Constituio (haja vista seu carter normativo). Assim, devem ser valorizadas as solues que possibilitem a atualizao normativa, a eficcia e a permanncia da Lei Maior. Cabe destacar que a fora normativa de uma Constituio est relacionada sua capacidade de orientar a conduta da sociedade, de ser eficaz, de fazer valer seus mandamentos jurdicos. Pelas definies apresentadas, voc pode notar que, como observa a doutrina, os conceitos dos princpios da mxima efetividade e da fora normativa da Constituio esto estreitamente vinculados, havendo vozes que consideram o primeiro como subprincpio do segundo. Trata-se de dois princpios relacionados necessidade de que o intrprete extraia da norma a sua mxima eficcia, de forma a dar maior fora normativa Constituio (maior capacidade de obrigar, de fazer valer seus mandamentos jurdicos).
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Gabarito: e 43) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) A interpretao conforme a Constituio consiste em procurar extrair o significado de uma norma da Lei Maior a partir do que dispem as leis ordinrias que preexistiam a ela. O princpio da interpretao conforme a Constituio o mais relevante de todos, portanto, no deixe de conhec-lo. O princpio da interpretao conforme especialmente aplicvel no mbito do controle de constitucionalidade, em casos de normas infraconstitucionais de mltiplos significados (plurisignificativas). Assim, havendo vrios significados para aquela norma, cabe ao intrprete dar prevalncia quele sentido que esteja conforme a Constituio. Assim, ao invs de declarar a norma inconstitucional, o intrprete deve dar aplicao ao seu sentido compatvel com a Constituio e afastar a aplicao daquele sentido que seja desconforme. Podemos dizer que dessa forma prevalece a supremacia da Constituio (na medida em que repele a aplicao inconstitucional) e o princpio de presuno de constitucionalidade das leis (que inclui o esforo de conservao da norma, j que se deixa de declar-la inconstitucional como um todo). Evidentemente, nesse esforo no pode o aplicador da lei chegar a uma interpretao que subverta o prprio sentido e teor da lei (ou seja, a fim de adequ-la Constituio, no pode o intrprete seguir interpretao dissonante com a vontade do legislador). Isso porque essa forma de interpretao, na prtica, transformaria o intrprete em legislador positivo. Ao contrrio da explicao exposta, o conceito apresentado na questo seria o de interpretar as normas constitucionais de acordo com as leis pr-existentes. Ora, no se interpreta a Constituio segundo as leis, mas sim estas em confronto com aquela! Item errado. 44) (ESAF/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/TCU/2006) Na aplicao do princpio da interpretao das leis em conformidade com a Constituio, o intrprete deve considerar, no ato de interpretao, o princpio da prevalncia da constituio e o princpio da conservao das normas. Podemos dizer que na interpretao conforme a Constituio prevalece a supremacia da Constituio, na medida em que repele a aplicao inconstitucional por contrariar na norma superior, a Constituio. E tambm prevalece o princpio da conservao das normas, como associado ao princpio de presuno de constitucionalidade das leis, na medida em que o mtodo inclui um esforo de preservao da norma, segundo sua interpretao constitucional, deixando de declar-la inconstitucional como um todo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 45) (ESAF/AFRFB/2010) A tcnica denominada interpretao conforme no utilizvel quando a norma impugnada admite sentido unvoco. Ao interpretar a Constituio no pode o aplicador da lei chegar a uma interpretao que subverta o prprio sentido e teor da lei. Assim, se determinado artigo de um decreto admite apenas um sentido e esse sentido contrrio Constituio, no h como se aplicar a interpretao conforme. Nesse caso, deve-se realmente declarar a inconstitucionalidade dessa norma. Da se dizer que o princpio da interpretao conforme aplicvel a normas infraconstitucionais de mltiplos significados (plurisignificativas). Item certo. 46) (ESAF/AFRF/TRIBUTRIA E ADUANEIRA/2005) De acordo com o princpio da mxima efetividade ou da eficincia, princpio de interpretao constitucional, a interpretao de uma norma constitucional exige a coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito, de forma a evitar o sacrifcio total de uns em relao a outros. O conceito apresentado refere-se ao princpio da harmonizao. Item errado. No tem jeito, voc vai ter que memorizar os princpios de interpretao. Na verdade voc tem de memorizar quais expresses esto associadas a cada um dos princpios. Segue abaixo a esquematizao dessas informaes. Sintetizando:
Unidade da Constituio Efeito integrador Mxima efetividade Justeza (conformidade funcional) Harmonizao Fora normativa da constituio Interpretao conforme a constituio evitar contradies (antinomias) integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica sentido que d maior eficcia, mais ampla efetividade social

esquema organizatrio-funcional evitar o sacrifcio (total) de uns em relao aos outros atualizao normativa, a eficcia e a permanncia da Constituio preferncia ao sentido da norma que a compatibilize com o contedo da Constituio

So esses os princpios que o intrprete deve ter em mente no processo de interpretao constitucional. Mas, alm disso, em cada caso ser adotado um mtodo de interpretao (modo, forma). isso que veremos agora: os mtodos de ser interpretar a Constituio.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Esse assunto bastante abstrato. Sendo assim, proponho apresentar os mtodos primeiro, para depois resolvermos as questes, pode ser? Ento vamos l. Mtodo Jurdico (hermenutico clssico) O mtodo jurdico (hermenutico clssico) adota a premissa de que a Constituio deve ser encarada como uma lei. Logo, interpretar a Constituio interpretar uma lei. Em suma, para a atividade de interpretao da Constituio, atribui-se grande importncia ao texto da norma: a funo do intrprete desvendar o sentido do texto, sem ir alm do teor literal dos seus preceitos. Assim, desvenda-se o sentido das normas constitucionais por meio da utilizao dos elementos: (i) filolgico (literal, textual ou gramatical); (ii) lgico (sistemtico anlise do todo, harmonia lgica); (iii) histrico (analisa o projeto de lei, sua justificativa, discusses etc.); (iv) teleolgico (elemento racional, finalidade da norma); (v) gentico (investigao das origens dos conceitos empregados no texto da norma). Mtodo Tpico-Problemtico O mtodo tpico-problemtico baseia-se na priorizao do estudo do caso concreto sobre a norma, j que parte da premissa de que a interpretao tem um carter prtico (procura resolver problemas concretos) e as normas constitucionais tm carter aberto. A denominao do mtodo no ocasional. Esse nome quer dizer que o mtodo tpico orientado a problema, ou seja, a Constituio ser interpretada topicamente, a cada problema. Em outras palavras, haver uma priorizao do problema, uma vez que ele passa a ser o centro do mtodo (e no a prpria norma). Bem, se o foco o problema concreto, tenta-se adaptar ou adequar a norma constitucional a ele. Dentre os vrios sentidos que o texto da norma apresenta, extrai-se aquele que mais se enquadra quela realidade, a interpretao mais conveniente ao caso concreto. Da se dizer que, nesse mtodo, o problema prevalece sobre a norma. Agora, voc concorda que esse mtodo d uma enorme liberdade ao juiz, j que ele poder adaptar a interpretao da norma ao seu bel prazer, para enquadr-la na situao concreta? Afinal, nesse caso, o intrprete est partindo do problema para a norma... Pois , os crticos desse mtodo dizem exatamente isso. Eles defendem que a interpretao segundo o mtodo tpico-problemtico conduziria a um casusmo sem limites e que a atividade interpretativa no deveria partir do problema para a norma (como ocorre nesse mtodo), mas da norma para o caso concreto. Mtodo Hermenutico-Concretizador O mtodo hermenutico-concretizador tambm no despreza a importncia do caso concreto ao qual aquela norma se aplica.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Entretanto, esse mtodo reconhece a importncia do aspecto subjetivo, da pr-compreenso do intrprete. Assim, a interpretao constitucional d-se pela conjugao dessa pr-compreenso e o caso concreto. Vejamos como isso ocorre. Ao ler a norma, o intrprete tem sua prpria pr-compreenso (juzo abstrato e antecipado sobre aquele texto). Ou seja, o ponto de partida da atividade interpretativa a pr-compreenso do intrprete sobre a norma. Todavia, essa norma ser concretizada a partir de uma dada situao histrica (problema ou situao concreta). A doutrina denomina essa pr-compreenso da norma de pressuposto subjetivo. E o momento seguinte (o contexto de mediao entre o texto e a situao concreta) de pressuposto objetivo. A interpretao da norma se d pela conjugao desses dois elementos (subjetivo e objetivo) em que a prpria pr-compreenso que o intrprete tem passa a ser reformulada a partir da aplicao no caso concreto. o que se denomina de crculo hermenutico: movimento de ir e vir entre o elemento subjetivo e o objetivo, em que a anlise do caso concreto frente norma reformula a prpria pr-compreenso do intrprete (elemento subjetivo). E essa reformulao influir na nova observao da realidade frente ao contedo da norma, num contnuo movimento de ir e vir entre o contexto de aplicao da norma e a pr-compreenso do intrprete. Nesse sentido, esse mtodo ocasiona uma concretizao da norma a partir de uma situao concreta. Entretanto, precisamos saber diferenci-lo do mtodo tpico problemtico. que os adeptos desse mtodo hermenutico-concretizador, sem perder de vista a realidade concreta, tentam ancorar a atividade interpretativa no texto da norma (o que diminui um pouco a margem de liberdade do intrprete). Assim, ao contrrio do mtodo tpico-problemtico, no mtodo hermenuticoconcretizador a norma prevalece sobre o problema. Mtodo Cientfico-Espiritual O Mtodo Cientfico-Espiritual baseia-se na idia de uma Constituio como instrumento de integrao poltica e social, absorvendo os conflitos da sociedade e contribuindo para a preservao da unidade social. Assim, trata-se de mtodo de interpretao sistmico e espiritualista, que parte da premissa de que o intrprete deve levar em conta os valores subjacentes Constituio (econmicos, sociais, polticos e culturais), integrando o sentido de suas normas a partir da captao espiritual da realidade da comunidade. Ou seja, as normas so analisadas menos pelo seu sentido textual e mais pela ordem de valores do mundo real (realidade social), a fim de alcanar a integrao da Constituio com a realidade espiritual da comunidade. Por fim, importante que voc observe que essa capacidade integradora no algo do ponto de vista meramente jurdico e formal (no sentido de integrar o
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS ordenamento jurdico como um todo a Constituio e as normas que lhe so subordinadas). No, no. Trata-se de uma integrao em sentido amplo (perspectiva poltica e sociolgica), em que a Constituio deve funcionar como instrumento de soluo dos conflitos que ocorrem na sociedade. Mtodo Normativo-Estruturante Os defensores do mtodo normativo-estruturante distinguem a norma constitucional do texto da norma (inexistncia de identidade entre a norma jurdica e o texto normativo). Ou seja, quando voc l um dispositivo constitucional, aquele texto ali escrito no representa toda a norma jurdica. No, no. Ali est apenas o texto da norma, a parte visvel da norma. Ora, a norma muito mais do que isso! Alm do texto, a norma constitucional compreende tambm um pedao da realidade concreta (domnio normativo). Assim, a tarefa do intrprete abrange interpretar o texto da norma (elemento literal) e tambm verificar os modos de sua concretizao na realidade social. Em suma, como se a norma constitucional fosse composta de duas parcelas. Uma delas est visvel, est expressa no comando jurdico (texto ou programa normativo). A outra parcela da norma est oculta (domnio normativo ou pedao de realidade). Para finalizar, permita-nos recorrer a uma metfora clssica. Imagine que a norma um iceberg. O programa normativo (texto da norma) apenas a ponta do iceberg. A base do iceberg seria aquela parcela da norma que est oculta, no est no texto normativo, e constitui a realidade concreta (domnio normativo ou situao normada). Cabe ao intrprete considerar tambm o domnio normativo na sua atividade de interpretao. Interpretao Comparativa Esse o mais simples! Com o mtodo de interpretao comparativa pretendese captar a evoluo de institutos jurdicos, normas e conceitos de vrios ordenamentos jurdicos, mediante comparao entre eles, identificando semelhanas e diferenas. Essa anlise pode esclarecer o significado a ser atribudo a determinadas expresses presentes nas normas constitucionais. Seria o caso de se interpretar determinado instituto jurdico presente na Constituio de 1988 comparando-o com a forma como aquele tema era tratado pelas Constituies anteriores. Ou com a Constituio de outros pases. Vejamos algumas questes relativas a esse assunto. 47) (ESAF/AFC/CGU/2006) A eficcia do mtodo de interpretao jurdico clssico no afetada pela estrutura normativo-material da norma constitucional a serem interpretada. O mtodo jurdico (hermenutico clssico) adota a premissa de que a Constituio uma lei. Logo, interpretar a Constituio interpretar uma lei.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Assim, a estrutura normativo-material da norma influenciar de maneira preponderante o processo de interpretao. dizer, o texto da norma, seu sentido literal, sim importante para a interpretao constitucional segundo o mtodo jurdico clssico. Item errado. 48) (ESAF/AFC/CGU/2006) O mtodo de interpretao hermenuticoconcretizador prescinde de uma pr-compreenso da norma a ser interpretada. O mtodo hermenutico-concretizador valoriza a pr-compreenso do intrprete sobre a norma a ser interpretada. Assim, a interpretao constitucional d-se pela conjugao dessa pr-compreenso e o caso concreto. Significa dizer que a pr-compreenso do intrprete (ao ler a norma) o ponto de partida da atividade interpretativa. Todavia, essa pr-compreenso ser reformulada a partir da anlise do caso concreto. Item errado. 49) (ESAF/AFC/CGU/2006) No mtodo de interpretao constitucional tpicoproblemtico, h prevalncia da norma sobre o problema concreto a ser resolvido. E a, o que prevalece: o problema ou a norma? No mtodo tpico-problemtico, prioriza-se o problema concreto em detrimento da norma, j que parte da premissa de que a interpretao tem um carter prtico (procura resolver problemas concretos) e as normas constitucionais tm carter aberto. Lembre-se que se trata de um mtodo orientado ao problema. Para a doutrina: Mtodo tpico problemtico primazia do problema sobre a norma Mtodo hermenutico concretizador primazia da norma sobre o problema Voc j percebeu o erro, no ? Diferentemente do que afirma a assertiva, no mtodo tpico-problemtico, o problema prevalece sobre a norma. Item errado. 50) (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TESOURO ESTADUAL/RN/2005) O mtodo de interpretao constitucional, denominado hermenutico-concretizador, pressupe a pr-compreenso do contedo da norma a concretizar e a compreenso do problema concreto a resolver. O mtodo hermenutico-concretizador reconhece a importncia da prcompreenso do intrprete ao ler a norma, na medida em que a interpretao constitucional d-se pela conjugao dessa pr-compreenso e o caso concreto que est sendo analisado.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. Seguem abaixo os mtodos de interpretao de maneira sistematizada. De qualquer forma, voc pode observar que os mtodos de interpretao so bem menos cobrados pela Esaf do que os princpios de interpretao (ainda bem, no ?). Sintetizando: I) mtodo jurdico = interpreta-se a constituio como se interpreta uma lei; II) mtodo tpico problemtico = confere primazia ao problema perante a norma, parte-se do problema para a norma; III) mtodo hermenutico concretizador = pr-compreenso do sentido do texto constitucional, conferindo primazia norma perante o problema, formando um crculo hermenutico; IV) mtodo cientfico-espiritual = leva em conta a ordem de valores subjacente ao texto, bem assim a integrao do texto constitucional com a realidade da comunidade; V) mtodo normativo-estruturante = a norma constitucional abrange um pedao da realidade social ( mais do que o texto normativo); assim, a interpretao deve verificar o texto da norma, bem como sua concretizao na realidade; VI) mtodo comparativo = comparao entre diferentes ordenamentos constitucionais. Bem, eu tambm fui concurseiro e sei que esse assunto bastante abstrato. Sendo assim, acho que vale a pena resolvermos mais questes sobre ele. Diante disso, proponho a seguir mais alguns exerccios, alguns de outras bancas (uma vez que h assuntos ainda pouco abordados pela Esaf). 51) (CESPE/JUIZ/TRT1/2010) Pelo princpio da conformidade funcional, a contradio entre princpios deve ser superada por meio da reduo proporcional do mbito de alcance de cada um deles ou pelo reconhecimento da preferncia ou prioridade de certos princpios em relao a outros. O conceito apresentado na assertiva no tem relao com o princpio da conformidade funcional. O princpio da conformidade funcional (ou da justeza) preconiza que os intrpretes no podero chegar a um resultado que subverta ou perturbe o esquema organizatrio-funcional estabelecido pelo legislador constituinte, especialmente no que se refere repartio de funes entre os poderes. Item errado. 52) (FCC/JUDICIRIA/TRE/AM/2010) Com relao aos princpios interpretativos das normas constitucionais, aquele segundo o qual a interpretao deve ser realizada de maneira a evitar contradies entre suas normas denominado de
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS A) conformidade funcional. B) mxima efetividade. C) unidade da constituio. D) harmonizao. E) fora normativa da constituio. Segundo o princpio da unidade da Constituio, o texto da Constituio deve ser interpretado de forma a evitar contradies (antinomias) entre suas normas. Isso porque a Constituio deve ser considerada na sua globalidade, exigindo-se do intrprete a busca da interpretao que harmonize suas aparentes contradies. Gabarito: c 53) (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/TRT 17 REGIO/2009) O princpio do efeito integrador estabelece que, havendo lacuna na CF, o juiz deve recorrer a outras normas do ordenamento jurdico para integrar o vcuo normativo. A assertiva apresentou uma definio inadequada para o princpio do efeito integrador. Segundo esse princpio, na resoluo dos problemas jurdicoconstitucionais, o intrprete deve dar primazia aos critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica. Item errado. 54) (ESAF/PROCURADOR/PGDF/2007) Quando o STF aplica a tcnica da interpretao conforme a Constituio, deve declarar a inconstitucionalidade da norma que estiver a examinar. Essa tcnica pode aplicar-se a qualquer norma infraconstitucional. O princpio da interpretao conforme aplicvel a normas infraconstitucionais de mltiplos significados (plurisignificativas). Assim, havendo vrios significados para aquela norma, cabe ao intrprete dar prevalncia quele sentido que esteja conforme a Constituio. Ou seja, ao invs de declarar a norma inconstitucional, o intrprete deve dar aplicao ao seu sentido compatvel com a Constituio e afastar a aplicao daquele sentido que seja desconforme. E onde est o erro da questo da Esaf? Em dois lugares: I) se o STF usa a tcnica da interpretao conforme a Constituio, ele declara a lei constitucional (e no inconstitucional) segundo a interpretao X; II) no se pode aplicar a tcnica a qualquer norma. No, no. Em realidade, s ser possvel utiliz-la se houver mais de uma interpretao possvel para a norma, sendo pelo menos uma de acordo com a Constituio. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 55) (FCC/ANALISTA JUDICIRIO/TRE/PE/2011) No tocante interpretao das normas constitucionais, o Princpio da Fora Normativa da Constituio determina que entre as interpretaes possveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficcia, aplicabilidade e permanncia das normas constitucionais. Segundo o princpio da fora normativa, o intrprete deve adotar o sentido que d Constituio uma eficcia tima e garanta a sua atualizao normativa e permanncia. Item certo. 56) (ESAF/AFRF/TRIBUTRIA E ADUANEIRA/2005) O princpio de interpretao conforme a constituio no pode ser aplicado na avaliao da constitucionalidade de artigo de uma Emenda Constituio promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Como visto, o princpio da interpretao conforme a Constituio aplicvel no mbito do controle de constitucionalidade. Imagine que uma emenda constitucional, regularmente aprovada (quanto ao aspecto procedimental) no Parlamento, venha a ter sua constitucionalidade questionada perante o Supremo Tribunal Federal. Primeiramente, pode uma emenda constitucional ter sua constitucionalidade contestada? Sim, pode. Veremos esse assunto com maiores detalhes na aula sobre controle de constitucionalidade. Continuando na nossa situao hipottica... Ao julgar a matria, suponha que o Supremo se depare com dois sentidos (duas formas de interpretao) para essa emenda, um compatvel com a CF/88 e outro no. Assim, a fim de conservar a norma vlida, o Supremo declarar constitucional a emenda, desde que interpretada de determinada maneira (excluindo-se as demais interpretaes). Ou seja, a interpretao conforme a Constituio tem aplicao sobre qualquer norma que possa ser objeto de controle de constitucionalidade e apresente duplo sentido, incluindo, portanto, as emendas constitucionais. Item errado. 57) (ESAF/AFC/CGU/2006) O princpio de interpretao conforme a constituio comporta o princpio da prevalncia da constituio, o princpio da conservao de normas e o princpio da excluso da interpretao conforme a constituio mas contra legem. Observe como a Esaf adora o princpio da interpretao conforme a constituio! Est correta a questo, de acordo com o que foi explicado anteriormente. A interpretao conforme a constituio comporta: I o princpio da supremacia (ou prevalncia) da Constituio, ao admitir apenas aquela interpretao compatvel com a Lei Maior;
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS II o princpio da conservao das normas, ao manter a norma mediante a aplicao da interpretao que seja vlida, protegendo-a contra a invalidao por inconstitucionalidade; e III vedao da interpretao contra legem, ao no admitir que seja encontrada uma forma de interpretao desconexa com a finalidade original do legislador, mesmo que seja compatvel com a Constituio. Item certo. 58) (CESPE/ABIN/OFICIAL DE INTELIGNCIA/REA DIREITO/2010) Entre os mtodos compreendidos na hermenutica constitucional inclui-se o tpico problemtico, que consiste na busca da soluo partindo-se do problema para a norma. De fato, o mtodo tpico-problemtico baseia-se na priorizao do estudo do caso concreto sobre a norma, j que parte da premissa de que a interpretao tem um carter prtico. Assim, a Constituio entendida como um sistema aberto de regras e princpios. Nesse sentido, a questo est correta, pois, nesse mtodo, o caso concreto o foco: o problema concreto prevalece sobre a norma. Item certo. 59) (CESPE/PROCURADOR/PGE-PE/2009) De acordo com o mtodo de interpretao constitucional denominado cientfico-espiritual, a Constituio instrumento de integrao, no apenas sob o ponto de vista jurdico-formal, mas tambm, e principalmente, em perspectiva poltica e sociolgica, como instrumento de soluo de conflitos, de construo e de preservao da unidade social. O mtodo cientfico-espiritual caracteriza-se como um mtodo de interpretao sistmico e espiritualista, que se baseia na premissa de que o intrprete deve levar em conta os valores subjacentes Constituio (econmicos, sociais, polticos e culturais), integrando o sentido de suas normas a partir da "captao espiritual" da realidade da comunidade. Ou seja, as normas so analisadas menos pelo seu sentido textual (aspecto jurdico-formal) e mais pela ordem de valores do mundo real (realidade social), a fim de alcanar a integrao da Constituio com a realidade espiritual da comunidade. A doutrina ressalta que essa integrao no se restringe ao ponto de vista jurdico (integrar o ordenamento jurdico como um todo a Constituio e as normas que lhe so subordinadas). Trata-se de uma integrao sob a perspectiva poltica e sociolgica, em que a Constituio deve funcionar como instrumento de soluo dos conflitos que ocorrem na sociedade. Item certo. 60) (CESPE/ANALISTA/REA: JUDICIRIA/TRE/GO/2008) Esse mtodo parte da premissa de que existe uma relao necessria entre o texto e a realidade, entre preceitos jurdicos e os fatos que eles intentam regular. Para Mller, na tarefa de interpretar-concretizar a norma constitucional, o intrprete aplicador deve considerar tanto os elementos resultantes da Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 35

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS interpretao do texto (programa normativo), como os decorrentes da investigao da realidade (domnio normativo). Isso porque, partindo do pressuposto de que a norma no se confunde com o texto normativo, afirma Mller que o texto apenas a ponta do iceberg; mas a norma no compreende apenas o texto, pois abrange tambm um pedao de realidade social, sendo esta talvez a parte mais significativa que o intrprete aplicador deve levar em conta para realizar o direito. Dirley da Cunha Jnior. Curso de Direito Constitucional. 2. ed. Salvador: Editora Juspodivum, 2008, p. 214. (com adaptaes). O trecho acima descreve o mtodo de interpretao constitucional denominado a) mtodo cientfico-espiritual. b) mtodo normativo-estruturante. c) mtodo tpico-problemtico. d) mtodo hermenutico-clssico. Os defensores do mtodo normativo-estruturante distinguem a norma constitucional do texto da norma (inexistncia de identidade entre a norma jurdica e o texto normativo). Ou seja, alm do texto, a norma constitucional compreende tambm um domnio normativo, isto , pedao da realidade concreta, que o programa normativo s parcialmente contempla. Assim, a tarefa do intrprete abrange interpretar o texto da norma (elemento literal) e tambm verificar os modos de sua concretizao na realidade social. Da a questo mencionar a necessidade de que o intrprete considere tanto os elementos resultantes da interpretao do texto (programa normativo), como os decorrentes da investigao da realidade (domnio normativo), pois a norma jurdica mais do que o texto em si. Este texto normativo apenas a ponta do iceberg, na medida em que a norma compreende tambm a realidade social, e esta realidade deve ser levada em conta pelo intrprete para realizar o direito. Portanto, o trecho destacado pela questo relaciona-se ao mtodo normativo-estruturante. Gabarito: b 61) (FUNIVERSA/APO/SEPLAG/2009) O mtodo cientfico-espiritual marcado por entender a constituio em uma perspectiva poltica e sociolgica, enquanto instrumento de regulao de conflitos, e, por essa forma, de construo e de preservao da unidade social. Segundo o mtodo cientfico-espiritual, a Constituio vista como instrumento de integrao e de absoro de conflitos, preservando, dessa forma, a unidade social. Item certo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Por hoje isso! Espero que voc tenha gostado da aula. Vimos muitas informaes e muitos detalhes importantes. Considero ainda que foram resolvidas diversas questes, muitas delas razoavelmente difceis. D uma olhada nesta sntese que apresento logo a seguir e verifique o que foi visto hoje nesta aula (realmente, foi bastante coisa). Logo a seguir so apresentadas ainda as questes que foram comentadas ao longo da aula. Aguardo voc na nossa prxima aula, quando conversaremos sobre Poder Constituinte e Reforma constitucional. Mas, se antes tiver dvidas, estarei no frum. Um grande abrao. Frederico Dias

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

37

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS LISTA DAS QUESTES COMENTADAS 1. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A Constituio contm normas fundamentais da ordenao estatal que servem para regular os princpios bsicos relativos ao territrio, populao, ao governo, finalidade do Estado e suas relaes recprocas. (ESAF/AFRFB/2005) Segundo a doutrina do conceito de constituio, decorrente do movimento constitucional do incio do sculo XIX, deve ser afastado qualquer contedo que se relacione com o princpio de diviso ou separao de poderes, uma vez que tal matria no se enquadra entre aquelas que se referem de forma direta estrutura do Estado. (ESAF/AFRFB/2010) O conceito ideal de constituio, o qual surgiu no movimento constitucional do sculo XIX, considera como um de seus elementos materiais caracterizadores que a constituio no deve ser escrita. (ESAF/AFC/STN/2005) Na concepo de constituio em seu sentido poltico, formulada por Carl Schmmitt, h uma identidade entre o conceito de constituio e o conceito de leis constitucionais, uma vez que nas leis constitucionais que se materializa a deciso poltica fundamental do Estado. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2007) Para Ferdinand Lassalle, a constituio dimensionada como deciso global e fundamental proveniente da unidade poltica, a qual, por isso mesmo, pode constantemente interferir no texto formal, pelo que se torna inconcebvel, nesta perspectiva materializante, a idia de rigidez de todas as regras. (ESAF/AFTE/RN/2005) A constituio em sentido poltico pode ser entendida como a fundamentao lgico-poltica de validade das normas constitucionais positivas. (ESAF/ENAP/2006) Na concepo sociolgica, defendida por Ferdinand Lassale, a Constituio seria o resultado de uma lenta formao histrica, do lento evoluir das tradies, dos fatos scio-polticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organizao de determinado Estado. (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2003) Para Hans Kelsen, a norma fundamental, fato imaterial instaurador do processo de criao das normas positivas, seria a constituio em seu sentido lgico-jurdico. (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TESOURO ESTADUAL/RN/2005) A constituio em sentido poltico pode ser entendida como a fundamentao lgicopoltica de validade das normas constitucionais positivas.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10. (ESAF/AFRFB/2010) A constituio dogmtica se apresenta como produto escrito e sistematizado por um rgo constituinte, a partir de princpios e ideias fundamentais da teoria poltica e do direito dominante.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 11. (ESAF/AFRFB/2010) A constituio sinttica, que constituio negativa, caracteriza-se por ser construtora apenas de liberdade-negativa ou liberdade-impedimento, oposta autoridade. 12. (ESAF/APOFP/SEFAZ/SP/2009) Assinale a opo classificao da Constituio Federal de 1988. a) costumeira, rgida, analtica. b) parcialmente inaltervel, outorgada, sinttica. c) rgida, outorgada, analtica. d) rgida, parcialmente inaltervel, promulgada. e) flexvel, promulgada, analtica. 13. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A Constituio material o peculiar modo de existir do Estado, reduzido, sob a forma escrita, a um documento solenemente estabelecido pelo poder constituinte e somente modificvel por processos e formalidades especiais nela prpria estabelecidos. 14. (ESAF/AFRF/TRIBUTRIA E ADUANEIRA/2005) Uma constituio noescrita aquela cujas normas decorrem de costumes e convenes, no havendo documentos escritos aos quais seja reconhecida a condio de textos constitucionais. 15. (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a classificao das Constituies, adotada por Karl Lowenstein, uma constituio nominativa um mero instrumento de formalizao legal da interveno dos dominadores de fato sobre a comunidade, no tendo a funo ou a pretenso de servir como instrumento limitador do poder real. 16. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) A constituio formal designa as normas escritas ou costumeiras, inseridas ou no num documento escrito, que regulam a estrutura do Estado, a organizao dos seus rgos e os direitos fundamentais. 17. (ESAF/AFC/CGU/2003) Em sua concepo materialista ou substancial, a Constituio se confundiria com o contedo de suas normas, sendo pacfico na doutrina quais seriam as matrias consideradas como de contedo constitucional e que deveriam integrar obrigatoriamente o texto positivado. 18. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) So classificadas como dogmticas, escritas e outorgadas as constituies que se originam de um rgo constituinte composto por representantes do povo eleitos para o fim de elabor-las e estabelecer, das quais so exemplos as Constituies brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988. 19. (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a melhor doutrina, a tendncia constitucional moderna de elaborao de Constituies sintticas se deve, entre outras causas, preocupao de dotar certos institutos de uma proteo eficaz contra o exerccio discricionrio da autoridade governamental.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

correta

relativa

40

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 20. (ESAF/AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO/2006) Na concepo materialista de Constituio, dada relevncia ao processo de formao das normas constitucionais, que, alm de ser intencional, deve produzir um conjunto sistemtico com unidade, coerncia e fora jurdica prprias, dentro do sistema jurdico do Estado. 21. (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) Segundo a doutrina, so caractersticas das constituies concisas: a menor estabilidade do arcabouo constitucional e a maior dificuldade de adaptao do contedo constitucional. 22. (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) As constituies classificadas quanto forma como legais so aquelas sistematizadas e apresentadas em um texto nico. 23. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) So constitucionais as normas que dizem respeito aos limites, e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos fundamentais. As demais disposies que estejam na Constituio podem ser alteradas pelo qurum exigido para a aprovao das leis ordinrias. 24. (ESAF/AFRF/2000) Numa Constituio classificada como dirigente, no se encontram normas programticas. 25. (ESAF/AFC/CGU/2003) As Constituies outorgadas, sob a tica jurdica, decorrem de um ato unilateral de uma vontade poltica soberana e, em sentido poltico, encerram uma limitao ao poder absoluto que esta vontade detinha antes de promover a outorga de um texto constitucional. 26. (ESAF/AFC/CGU/2003) Na histria do Direito Constitucional brasileiro, apenas a Constituio de 1824 pode ser classificada, quanto estabilidade, como uma constituio semi-rgida. 27. (ESAF/GESTOR/MPOG/2002) A Constituio brasileira de 1988 pode ser classificada como: a) Constituio democrtica, histrica, programtica e analtica. b) Constituio semi-rgida, promulgada, programtica e dogmtica. c) Constituio flexvel, sinttica, promulgada e democrtica. d) Constituio rgida, promulgada, escrita e programtica. e) Constituio rgida, dogmtica, analtica e histrica. 28. (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) Constituies rgidas so as que possuem clusulas ptreas, que no podem ser abolidas pelo poder constituinte derivado. 29. (ESAF/PROCURADOR/PGFN/2007) As constituies outorgadas no so precedidas de atos de manifestao livre da representatividade popular e assim podem ser consideradas as Constituies brasileiras de 1824, 1937 e a de 1967, com a Emenda Constitucional n. 01 de 1969.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 30. (ESAF/PROCURADOR/PGFN/2007) Considera-se constituio no-escrita a que se sustenta, sobretudo, em costumes, jurisprudncias, convenes e em textos esparsos, formalmente constitucionais. 31. (ESAF/PROCURADOR/PGDF/2007) As constituies escritas adquiriram prevalncia nos diferentes pases, ao longo do tempo, porque so mais polticas e sociologicamente estveis do que as no-escritas. 32. (ESAF/ACE/MDIC/2012) Sabe-se que a doutrina constitucionalista classifica as constituies. Quanto s classificaes existentes, correto afirmar que I. quanto ao modo de elaborao, pode ser escrita e no escrita. II. quanto forma, pode ser dogmtica e histrica. III. quanto origem, pode ser promulgada e outorgada. IV. quanto ao contedo, pode ser analtica e sinttica. Assinale a opo verdadeira. a) II, III e IV esto corretas. b) I, II e IV esto incorretas. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto corretas. e) II e III esto incorretas. 33. (ESAF/AFC/CGU/2006) Segundo a doutrina, no h relao entre a rigidez constitucional e o princpio da supremacia da constituio. 34. (ESAF/EPPGG/MPOG/2009) Sob o ponto de vista jurdico, a supremacia da Constituio sob os aspectos formal e material se apia na regra da rigidez decorrente da maior dificuldade para modificao da Constituio do que para a alterao das demais normas jurdicas. 35. (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/CGU/2004) A existncia de supremacia formal da constituio independe da existncia de rigidez constitucional. 36. (ESAF/AFCE/TCU/2000) Em relao supremacia material e formal das constituies, podemos afirmar: a) a formal reconhecida nas constituies flexveis b) a material est relacionada produo de um documento escrito c) a material tem a ver com o modo como as normas constitucionais so elaboradas d) a formal resulta da situao da Constituio no topo da hierarquia das normas, independentemente da matria tratada e) a jurisdio constitucional est concebida para proteger a supremacia material, mas no a supremacia formal da Constituio
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 37. (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/CGU/2006-adaptada) Sobre Teoria Geral da Constituio, Poderes do Estado e suas respectivas funes e Supremacia da Constituio, assinale a nica opo correta. a) Nem toda constituio classificada como dogmtica foi elaborada por um rgo constituinte. b) Uma constituio rgida no pode ser objeto de emenda. c) A distino de contedo entre uma norma constitucional em sentido formal e uma norma constitucional em sentido material tem reflexos sobre a aplicabilidade das normas constitucionais. d) Uma constituio classificada como popular, quanto origem, quando se origina de um rgo constituinte composto de representantes do povo. e) O conceito formal de constituio e o conceito material de constituio, atualmente, se confundem, uma vez que a moderna teoria constitucional no mais distingue as normas que as compem. 38. (ESAF/AFRFB/2009) A ideia de escalonamento normativo pressuposto necessrio para a supremacia constitucional e, alm disso, nas constituies materiais se verifica a superioridade da norma magna em relao quelas produzidas pelo Poder Legislativo. 39. (ESAF/AFRF/2003) Somente o Supremo Tribunal Federal STF est juridicamente autorizado para interpretar a Constituio. 40. (ESAF/AFT/2010) Praticamente toda a doutrina constitucionalista cita os princpios e regras de interpretaes enumeradas por Canotilho. Entre os princpios e as regras de interpretao abaixo, assinale aquele(a) que no foi elencado por Canotilho. a) Unidade da constituio. b) Da mxima efetividade ou da eficincia. c) Da supremacia eficaz. d) Do efeito integrador. e) Da concordncia prtica ou da harmonizao. 41. (ESAF/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/TCU/2006) Quando o intrprete, na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, d primazia aos critrios que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica, pode-se afirmar que, no trabalho hermenutico, ele fez uso do princpio da conformidade funcional. 42. (ESAF/AFC/STN/2008) preciso, pois, dizer o bvio: a Constituio constitui (no sentido fenomenolgico-hermenutico); a Constituio vincula (no metafisicamente); a Constituio estabelece as condies do agir poltico-estatal. Afinal, como bem assinala Miguel Angel Prez, uma Constituio democrtica , antes de tudo, normativa, de onde se extrai duas concluses: que a Constituio contm mandatos jurdicos obrigatrios, e que estes mandatos jurdicos no somente so obrigatrios seno que, muito mais do que isso, possuem uma especial fora de
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

43

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS obrigar, uma vez que a Constituio a forma suprema de todo o ordenamento jurdico. (STRECK, Lenio Luiz, Jurisdio constitucional e hermenutica: uma crtica do direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p.287). Assinale a opo que indica com exatido os princpios de hermenutica constitucional utilizados no texto para sustentar a aplicabilidade das normas constitucionais. a) Unidade da Constituio e razoabilidade. b) Eficcia integradora e lgica do razovel. c) Harmonizao e proporcionalidade. d) Reserva do possvel e conformidade funcional. e) Mxima efetividade e fora normativa da Constituio. 43. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) A interpretao conforme a Constituio consiste em procurar extrair o significado de uma norma da Lei Maior a partir do que dispem as leis ordinrias que preexistiam a ela. 44. (ESAF/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/TCU/2006) Na aplicao do princpio da interpretao das leis em conformidade com a Constituio, o intrprete deve considerar, no ato de interpretao, o princpio da prevalncia da constituio e o princpio da conservao das normas. 45. (ESAF/AFRFB/2010) A tcnica denominada interpretao conforme no utilizvel quando a norma impugnada admite sentido unvoco. 46. (ESAF/AFRF/TRIBUTRIA E ADUANEIRA/2005) De acordo com o princpio da mxima efetividade ou da eficincia, princpio de interpretao constitucional, a interpretao de uma norma constitucional exige a coordenao e combinao dos bens jurdicos em conflito, de forma a evitar o sacrifcio total de uns em relao a outros. 47. (ESAF/AFC/CGU/2006) A eficcia do mtodo de interpretao jurdico clssico no afetada pela estrutura normativo-material da norma constitucional a serem interpretada. 48. (ESAF/AFC/CGU/2006) O mtodo de interpretao hermenuticoconcretizador prescinde de uma pr-compreenso da norma a ser interpretada. 49. (ESAF/AFC/CGU/2006) No mtodo de interpretao constitucional tpicoproblemtico, h prevalncia da norma sobre o problema concreto a ser resolvido. 50. (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TESOURO ESTADUAL/RN/2005) O mtodo de interpretao constitucional, denominado hermenutico-concretizador, pressupe a pr-compreenso do contedo da norma a concretizar e a compreenso do problema concreto a resolver. 51. (CESPE/JUIZ/TRT1/2010) Pelo princpio da conformidade funcional, a contradio entre princpios deve ser superada por meio da reduo proporcional do mbito de alcance de cada um deles ou pelo
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS reconhecimento da preferncia ou prioridade de certos princpios em relao a outros. 52. (FCC/JUDICIRIA/TRE/AM/2010) Com relao aos princpios interpretativos das normas constitucionais, aquele segundo o qual a interpretao deve ser realizada de maneira a evitar contradies entre suas normas denominado de A) conformidade funcional. B) mxima efetividade. C) unidade da constituio. D) harmonizao. E) fora normativa da constituio. 53. (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/TRT 17 REGIO/2009) O princpio do efeito integrador estabelece que, havendo lacuna na CF, o juiz deve recorrer a outras normas do ordenamento jurdico para integrar o vcuo normativo. 54. (ESAF/PROCURADOR/PGDF/2007) Quando o STF aplica a tcnica da interpretao conforme a Constituio, deve declarar a inconstitucionalidade da norma que estiver a examinar. Essa tcnica pode aplicar-se a qualquer norma infraconstitucional. 55. (FCC/ANALISTA JUDICIRIO/TRE/PE/2011) No tocante interpretao das normas constitucionais, o Princpio da Fora Normativa da Constituio determina que entre as interpretaes possveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficcia, aplicabilidade e permanncia das normas constitucionais. 56. (ESAF/AFRF/TRIBUTRIA E ADUANEIRA/2005) O princpio de interpretao conforme a constituio no pode ser aplicado na avaliao da constitucionalidade de artigo de uma Emenda Constituio promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. 57. (ESAF/AFC/CGU/2006) O princpio de interpretao conforme a constituio comporta o princpio da prevalncia da constituio, o princpio da conservao de normas e o princpio da excluso da interpretao conforme a constituio mas contra legem. 58. (CESPE/ABIN/OFICIAL DE INTELIGNCIA/REA DIREITO/2010) Entre os mtodos compreendidos na hermenutica constitucional inclui-se o tpico problemtico, que consiste na busca da soluo partindo-se do problema para a norma. 59. (CESPE/PROCURADOR/PGE-PE/2009) De acordo com o mtodo de interpretao constitucional denominado cientfico-espiritual, a Constituio instrumento de integrao, no apenas sob o ponto de vista jurdico-formal, mas tambm, e principalmente, em perspectiva poltica e sociolgica, como instrumento de soluo de conflitos, de construo e de preservao da unidade social.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

45

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 60. (CESPE/ANALISTA/REA: JUDICIRIA/TRE/GO/2008) Esse mtodo parte da premissa de que existe uma relao necessria entre o texto e a realidade, entre preceitos jurdicos e os fatos que eles intentam regular. Para Mller, na tarefa de interpretar-concretizar a norma constitucional, o intrprete aplicador deve considerar tanto os elementos resultantes da interpretao do texto (programa normativo), como os decorrentes da investigao da realidade (domnio normativo). Isso porque, partindo do pressuposto de que a norma no se confunde com o texto normativo, afirma Mller que o texto apenas a ponta do iceberg; mas a norma no compreende apenas o texto, pois abrange tambm um pedao de realidade social, sendo esta talvez a parte mais significativa que o intrprete aplicador deve levar em conta para realizar o direito. Dirley da Cunha Jnior. Curso de Direito Constitucional. 2. ed. Salvador: Editora Juspodivum, 2008, p. 214. (com adaptaes). O trecho acima descreve o mtodo de interpretao constitucional denominado a) mtodo cientfico-espiritual. b) mtodo normativo-estruturante. c) mtodo tpico-problemtico. d) mtodo hermenutico-clssico. 61. (FUNIVERSA/APO/SEPLAG/2009) O mtodo cientfico-espiritual marcado por entender a constituio em uma perspectiva poltica e sociolgica, enquanto instrumento de regulao de conflitos, e, por essa forma, de construo e de preservao da unidade social. GABARITO OFICIAL 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. C E E E E E E C E 15. E 16. E 17. E 18. E 19. E 20. E 21. E 22. E 23. E 24. E 25. C 26. C 27. D 28. E 29. C 30. E 31. E 32. B 33. E 34. E 35. E 36. D 37. D 38. E 39. E 40. C 41. E 42. E 43. E 44. C 45. C 46. E 47. E 48. E 49. E 50. C 51. E 52. C 53. E 54. E 55. C 56. E 46 57. C 58. C 59. C 60. B 61. C

10. C 11. C 12. D 13. E 14. E

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEXANDRINO, Marcelo; Descomplicado, 2009. PAULO, Vicente. Direito Constitucional

HOLTHE, Leo Van. Direito Constitucional, 2010. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 2007. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32 ed. So Paulo, Malheiros, 2006. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 2010.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

47

S-ar putea să vă placă și