Sunteți pe pagina 1din 38

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

AULA 01. Oi meus amigos,

Espero que vocs tenham gostado da nossa aula zero (demonstrativa). Vamos continuar o nosso estudo do Direito Previdencirio, tratando hoje do financiamento da Seguridade Social, assunto que previsto, principalmente, no art. 195 da Constituio Federal.

Antes de iniciarmos, porm, quero relembrar a vocs o meu e-mail: flaviano.lima@uol.com.br. Se quiserem, vocs tambm podem me encontrar no Facebook: Flaviano Lima. Se tiverem dvidas, no hesitem, entrem em contato comigo. Terei enorme prazer em ajud-los.

Vamos agora Aula n 1. CONTEDO.

1. FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

O art. 195 da Constituio dispe que a Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das contribuies sociais previstas nos incisos do referido artigo.

Como se v, todos devem participar do financiamento da Seguridade Social. Lembre-se que a participao de cada um neste financiamento deve ser eqitativa, por fora do princpio previsto no inciso V do art. 194 da CF.

O FINANCIAMENTO INDIRETO se d pela aplicao de recursos dos oramentos da Unio, Estados, DF e municpios em aes de Seguridade Social. Quando os entes federativos aplicam parcela da sua arrecadao tributria no desenvolvimento de aes da Seguridade Social, uma parte dos valores transferidos ao Poder Pblico pela sociedade, sob a forma de impostos que no esto vinculados a uma atividade estatal especfica em relao ao contribuinte, retorna sociedade sob a forma de prestaes da Seguridade Social.

1 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devem aplicar uma parcela da sua arrecadao tributria no desenvolvimento de aes de Seguridade Social. O art. 198 da Constituio, por exemplo, exige a aplicao de percentuais mnimos da arrecadao tributria de cada um destes entes em aes e servios de sade. Em outro exemplo, o pargrafo nico do art. 204 da Constituio faculta aos Estados e ao Distrito Federal a vinculao de at cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida a programa de apoio incluso e promoo social.

O art. 198 da Constituio dispe que o Sistema nico de Sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da Seguridade Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. O art. 204 dispe de idntico modo em relao assistncia social.

O 1 do art. 195 prev que as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas Seguridade Social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio. Cada ente federativo, portanto, indicar as dotaes oramentrias a serem aplicadas em aes de Seguridade Social.

A contribuio da Unio para a Seguridade Social constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal, os quais so fixados obrigatoriamente na lei oramentria anual.

O 2 do art. 195 da Constituio dispe que a proposta de oramento da Seguridade Social ser elaborada de forma integrada pelos rgos responsveis pela sade, previdncia social e assistncia social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias, assegurada a cada rea a gesto de seus recursos.

A lei prev ainda que a Unio responsvel pela cobertura de insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social. Na condio de gestora do RGPS, compete Unio suportar eventuais insuficincias financeiras, caso o montante dos recursos arrecadados com as contribuies

2 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

previdencirias e com as outras fontes de recursos previstas em lei no sejam suficientes para o pagamento dos benefcios.

O FINANCIAMENTO DIRETO da Seguridade Social se d pelo recolhimento de contribuies de Seguridade Social, tributo que passaremos a analisar logo em seguida. Isto porque, o produto da arrecadao de contribuies de Seguridade Social somente pode ser aplicado no financiamento de aes de Seguridade Social.

Ento, no esquea: Direto. Financiamento da Seguridade Social. Indireto. Recolhimento de contribuies de Seguridade Social. Recursos dos oramentos da Unio, Estados, DF e Municpios.

2. AS CONTRIBUIES ESPECIAIS

As contribuies sociais so uma espcie do gnero contribuies especiais, previsto no caput do art. 149 da Constituio, que assim dispe:

Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6o, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo.

O referido artigo tratou das contribuies no captulo da Constituio destinado ao sistema tributrio, o que contribuiu para que a doutrina e o STF consolidassem a tese da classificao quinria ou pentapartida das espcies tributrias, entendendo as contribuies como uma espcie tributria autnoma. Hoje, portanto, as contribuies especiais so consideradas uma espcie tributria autnoma, ao lado dos impostos, das taxas, das contribuies de melhoria e dos emprstimos compulsrios.

3 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Veja que ainda no estamos tratando das contribuies de Seguridade Social, mas sim das contribuies especiais. Como a gente ver adiante, as contribuies de Seguridade Social so uma espcie de Contribuio especial (perdoem a redundncia).

Do mesmo modo que os impostos, as contribuies especiais so tributos no vinculados, ou seja, o seu fato gerador independe de alguma atuao estatal especfica efetiva ou potencialmente realizada em prol do contribuinte. A distino entre impostos e contribuies especiais, portanto, no pode se dar pela anlise do fato gerador.

A distino entre impostos e contribuies especiais consiste na vinculao do produto da arrecadao, que inexiste para os impostos e est presente nas contribuies. De fato, a principal caracterstica das contribuies especiais o fato de que o produto da sua arrecadao deve ser aplicado no financiamento das atividades que motivaram a sua instituio.

No esquea que, nos termos do mencionado art. 149 da Constituio, a competncia para a instituio de contribuies especiais pertence Unio.

O 1o do referido artigo, entretanto, atribui competncia aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios para instituir contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, do Regime Prprio de Previdncia Social, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio.

A criao dos regimes prprios por cada um dos entes federativos uma opo poltica, uma vez que deve ser feita por meio de lei e que no existem instrumentos hbeis para obrig-los a criar o seu regime prprio. Uma vez que decidam cri-lo, entretanto, devem faz-lo nos termos do art. 40 da Constituio, que estabelece o carter contributivo. Deste modo, se criarem o regime prprio de Previdncia Social para os servidores titulares de cargo efetivo, Estados, Distrito Federal e Municpios devero instituir contribuio cobrada dos seus servidores para o custeio do referido regime. O artigo impe ainda que esta contribuio cobrada pelos Estados e pelos Municpios para o custeio dos regimes prprios no poder ter alquota inferior quela cobrada pela Unio dos seus servidores, que atualmente de onze por cento.

4 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

A Emenda Constitucional n 39 inseriu no texto da Constituio o art. 149-A, que atribui competncia aos Municpios e ao Distrito Federal para instituir contribuio, na forma das respectivas leis, para o custeio do servio de iluminao pblica. Conhecida como COSIP, tambm ela uma espcie de contribuio especial (mais uma vez, me desculpem a redundncia).

Resumindo:

Qual o ente federativo competente para a instituio de contribuies de Seguridade Social? Resposta: a Unio.

Esta competncia exclusiva da Unio? Resposta: no, pois os Estados, DF e municpios podem instituir contribuies cobradas de seus servidores efetivos para o custeio do regime prprio de Previdncia Social, assim como o DF e os municpios podem instituir contribuies para o custeio dos servios de iluminao pblica.

3. CLASSIFICAO DAS CONTRIBUIES ESPECIAIS

O art. 149 da Constituio atribui competncia Unio para a instituio de trs diferentes tipos de contribuio: as contribuies sociais; as contribuies de interveno no domnio econmico - CIDE; as contribuies de interesse de categorias profissionais ou econmicas, tambm conhecidas como contribuies corporativas.

CIDE.
Contribuies sociais.

COMPETNCIA DA UNIO. Art. 149 da CF.

Contribuies corporativas.

5 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Alm delas, poderamos incluir entre as contribuies especiais a contribuio para o custeio dos servios de iluminao pblica, a qual, como vimos, de competncia dos Municpios e do Distrito Federal.

As Contribuies de Interveno no Domnio Econmico CIDE so tributos com caractersticas extrafiscais, ou seja, no tm por finalidade principal a arrecadao de recursos. Como o prprio nome indica, a instituio das CIDE tem por finalidade principal a interveno do Estado em uma dada realidade econmica, para direcion-la ou estimul-la. Na maioria das vezes, a interveno se d pela destinao dos recursos ao financiamento de atividades relacionadas com o segmento econmico no qual se quer intervir. O principal exemplo a CIDE combustveis, prevista no 4o do art. 177 da Constituio, pois o inc. II do mencionado pargrafo delimita as reas em que sero aplicados os recursos obtidos com a arrecadao da contribuio.

As contribuies de interesse de categorias profissionais ou econmicas destinam-se ao financiamento de entidades paraestatais, que atuam na representao e na fiscalizao do exerccio de profisses regulamentadas, tais como os conselhos profissionais: CRA, CREA, CRC, CREMEB, CRECI e outros. A contribuio sindical prevista nos arts. 579 e 591 da CLT, cobrada de todos os trabalhadores em favor do sindicato ou da confederao sindical, tambm se encaixa nesta modalidade de contribuio.

Por fim, a contribuio para o financiamento do servio de iluminao pblica, inserida no texto constitucional pela Emenda no 39, teve por evidente finalidade a substituio das taxas de iluminao pblica, institudas por diversos Municpios, que vinham sendo julgadas

inconstitucionais pelo STF, sob o argumento de que o servio de iluminao pblica no especfico nem divisvel, de modo que no pode ser remunerado por meio de taxa.

O STF e uma parte da doutrina subdividem as contribuies sociais em trs espcies: contribuio de seguridade social, outras contribuies sociais ou contribuies residuais e contribuies sociais gerais. Contribuies de Seguridade Social. Contribuies Sociais. Contribuies sociais gerais. www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Contribuies residuais.

As contribuies de Seguridade Social so aquelas previstas no art. 195 da Constituio, bem como a contribuio para o PIS/PASEP, que foi recepcionada pelo art. 239 do texto constitucional. Como visto, a principal caracterstica das contribuies especiais a vinculao do produto da arrecadao a uma finalidade especfica. No caso das contribuies de Seguridade Social, o produto da arrecadao encontra-se vinculado a aes de Seguridade Social. Nos termos constitucionais, portanto, os recursos que a Unio arrecada com as contribuies de Seguridade Social somente podem ser aplicados na prpria Seguridade Social.

A Constituio atribui Unio a competncia para instituir outras contribuies de seguridade social, distintas daquelas j previstas no art. 195. So as outras contribuies sociais ou contribuies sociais residuais. Mais adiante, estudaremos as regras estatudas pela Constituio para a instituio destas contribuies residuais.

As contribuies sociais gerais destinam-se ao financiamento de atividades que tm um cunho social, mas no se encaixam no rol de atribuies da Seguridade Social. Podemos citar, dentre elas, a contribuio denominada salrio-educao, destinada ao Fundo Nacional de

Desenvolvimento da Educao FNDE, as contribuies devidas aos servios sociais autnomos, tambm conhecidos como sistema S, do qual fazem parte entidades como SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT, SENAR, SESCOOP, SEBRAE e tambm a contribuio devida ao INCRA. Sobre a contribuio denominada Salrio-educao, acho importante mencionar a Smula n 732 do STF, que pacificou a polmica existente acerca da constitucionalidade da referida contribuio, nos seguintes termos:

7 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Smula STF no 732 constitucional a cobrana da contribuio do salrio-educao, seja sob a Carta de 1969, seja sob a Constituio Federal de 1988, e no regime da Lei no 9.424/96.

Como veremos adiante, as contribuies sociais gerais so recolhidas pelas empresas juntamente com as contribuies previdencirias. A legislao previdenciria as denomina de contribuies para terceiros ou contribuies para outras entidades e fundos.

De acordo com o inc. I do 2o do art. 149 da Constituio, inserido pela Emenda Constitucional no 33, as contribuies sociais e de interveno no domnio econmico no incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao. Trata-se, portanto, de regra de imunidade objetiva, limitao constitucional ao poder de tributar que coloca as receitas decorrentes de exportao fora do campo de incidncia das mencionadas contribuies.

Na nossa disciplina, vamos estudar apenas as contribuies sociais, especialmente as contribuies de seguridade social e, dentre elas, as chamadas contribuies previdencirias, cuja definio trarei a seguir. As demais contribuies especiais so objeto de estudo na disciplina Direito Tributrio.

4. AS CONTRIBUIES DE SEGURIDADE SOCIAL PREVISTAS NA CONSTITUIO.

O art. 195 da Constituio outorga Unio competncia para a instituio das seguintes contribuies sociais:

I do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro

8 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

II do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III sobre a receita de concursos de prognsticos; IV do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

Voc lembra do princpio constitucional da diversidade na base de financiamento da Seguridade Social? Observe que o art. 195 da Constituio atende a este objetivo, pois prev diversas bases econmicas para a incidncia das contribuies de Seguridade Social.

Quando lem este artigo, muitos alunos ficam com a seguinte dvida: o que so concursos de prognsticos? So os concursos de sorteios de nmeros, loterias, apostas, inclusive aquelas realizadas em reunies hpicas (apostas em corridas de cavalo).

Por estarem previstas no texto constitucional, as contribuies previstas no art. 195 da CF podem ser institudas por lei ordinria. Desde o ano de 2007, com a publicao da Lei n 11.457, estas contribuies so arrecadadas, cobradas, fiscalizadas e normatizadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, rgo pblico integrante da estrutura do Ministrio da Fazenda. Como vocs sabem, os rgos pblicos no possuem personalidade jurdica prpria, encontrando-se inserido na estrutura do ente federativo do qual fazem parte. Deste modo, atualmente, a prpria Unio figura no plo ativo da relao jurdica de exigncia das contribuies, exercendo ela prpria capacidade tributria ativa.

Nem sempre foi assim. At 1997, a capacidade tributria ativa em relao s contribuies da empresa sobre a folha de salrios e demais rendimentos, assim como em relao s contribuies devidas pelos trabalhadores e demais segurados, era atribuda ao Instituto Nacional do Seguro Social INSS, autarquia vinculada ao ministrio da Previdncia Social. Em relao a estas contribuies, historicamente, a capacidade tributria ativa era atribuda autarquia responsvel pela operacionalizao do Regime Previdencirio.

Em funo disso, a doutrina costumava denominar as contribuies de Seguridade Social como Contribuies Parafiscais. Esta denominao no muito utilizada pelos autores mais modernos,

9 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

que preferem a expresso contribuio de Seguridade Social, cunhada pelo STF. Entretanto, em questo recente, a ESAF trouxe esta denominao antiga e confundiu alguns candidatos. Veja:

(ATA 2009 - ESAF) A respeito da natureza jurdica da contribuio social, analise as assertivas abaixo relativas s espcies tributrias, indicando a correta. a) Imposto b) Taxa c) Contribuio de Melhoria d) Contribuio Parafiscal e) Emprstimo Compulsrio

A alternativa considerada correta foi a D. Ainda que a denominao contribuio parafiscal seja antiga e um pouco imprecisa, a questo poderia ser facilmente respondida, desde que o candidato lembrasse que as contribuies sociais compem uma espcie tributria autnoma, que no se confunde com as demais.

Para finalizar este ponto, quero chamar a sua ateno para uma deciso do STF onde se afirma que o fato de uma contribuio de Seguridade Social ser cobrada por outra pessoa, que no a autarquia previdenciria, no lhe modifica a natureza, desde que seja respeitada a destinao constitucional dos recursos. Em outras palavras: no interessa quem esteja ocupando o plo ativo (a prpria unio ou a autarquia previdenciria), a contribuio de Seguridade Social caracteriza-se pela vinculao do produto da sua arrecadao Seguridade Social.

5. AS CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS

O sujeito passivo das contribuies de Seguridade Social previstas no inc. I do art. 195 o empregador, a empresa ou a entidade a ela equiparada, nos termos da lei. Empregador a pessoa que admite a seu servio um empregado. Este conceito inclui o empregador domstico (pessoa ou famlia que admite um empregado domstico). O conceito previdencirio de empresa, como a gente ver com detalhes nas prximas aulas, bastante amplo, a fim de que nele se encaixe qualquer tipo de sociedade, instituio, entidade ou at mesmo uma pessoa fsica que venha a desenvolver atividade econmica, com ou sem finalidade lucrativa, e que venha a utilizar a mo de obra de trabalhadores.

10 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

A empresa, de acordo com a alnea a do inciso I do art. 195 da CF, contribuir sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a qualquer ttulo pessoa fsica que lhe preste servios, ainda que sem vnculo empregatcio. A expresso folha de salrios engloba os valores pagos ou creditados pela empresa aos empregados a seu servio, pois o salrio uma verba paga especificamente a este tipo de trabalhador. O texto constitucional, portanto, demonstra, de modo inequvoco, que a empresa dever recolher contribuio de Seguridade Social quando remunerar um empregado, bem como dever recolher contribuio de Seguridade Social quando remunerar um trabalhador que lhe preste servios eventuais, sem ter com ela um vnculo de emprego.

Quero chamar a sua ateno sobre este ponto, pois vejo que muitos alunos ficam com dvidas sobre ele. Para tanto, nada melhor que um exemplo: suponha que uma empresa contrate um empregado e ajuste com ele o pagamento de uma remunerao mensal de R$ 1.000,00. Como vimos, incide contribuio de Seguridade Social, devida pela empresa, sobre os valores pagos aos empregados (folha de salrios). Logo, a empresa dever, ao final do ms, pagar o salrio do empregado e, alm disso, recolher a contribuio previdenciria incidente sobre a remunerao deste segurado.

Do mesmo modo, se esta empresa contratar um trabalhador para prestar um servio eventual, algum que no tenha com ela vnculo empregatcio, dever recolher contribuio previdenciria sobre a remunerao paga a este trabalhador. Assim, caso a empresa contrate, por exemplo, um eletricista para realizar pequenos reparos em sua rede eltrica, pagando R$ 300,00 por servios que foram integralmente realizados em um nico dia, dever efetuar o pagamento da remunerao ao segurado e, alm disso, recolher contribuio previdenciria sobre o valor desta remunerao.

No se preocupe ainda com as alquotas e prazos de recolhimento, pois ns os estudaremos mais frente. Do mesmo modo, veremos que alm de recolher as suas contribuies, a empresa ser responsvel pelo recolhimento das contribuies devidas pelos segurados.

O inciso II do art. 195 da CF dispe sobre as contribuies devidas pelo trabalhador e pelos demais segurados da Previdncia Social. Como voc j sabe, todo trabalhador vincula-se

11 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

obrigatoriamente Previdncia Social (filiao compulsria) e, por conta disso, obrigado a recolher contribuies de Seguridade Social para ter acesso aos benefcios por ela concedidos. Alm dos trabalhadores, tambm possvel a filiao Previdncia, na qualidade de segurado facultativo, de pessoas que no exercem atividades remuneradas. Por isso, a Constituio menciona neste inciso, alm da contribuio devida pelos trabalhadores, a contribuio devida pelos demais segurados da Previdncia.

A parte final do inciso II dispe expressamente que no incide contribuio sobre as aposentadorias e penses concedidas pelo RGPS. Este um ponto bastante cobrado pelas provas, por isso eu quero que voc o entenda bem.

Vamos a um exemplo: Joo completou sessenta e cinco anos de idade, tendo trabalhado como empregado ao longo de vinte anos em uma empresa privada. Faz jus, portanto, ao benefcio previdencirio aposentadoria por idade, devido pelo RGPS. Concedido o benefcio pelo INSS, Joo passar a receber mensalmente os seus proventos de aposentadoria e sobre eles no incidir contribuio de Seguridade Social, pois a constituio probe esta incidncia.

Fique bem atento, pois a vedao incidncia de contribuio do segurado sobre aposentadorias e penses existe apenas no mbito do RGPS. No mbito dos Regimes Prprios de Previdncia Social, de acordo com o 18 do art. 40 da Constituio, h incidncia de contribuies previdencirias sobre a parcela do valor das aposentadorias e penses que exceda ao limite mximo dos benefcios pagos pelo RGPS.

Vamos l, sei que voc pode estar com algumas dvidas. Primeiro: lembre-se que os regimes prprios de Previdncia Social podem ser institudos pelos entes federativos para a concesso de benefcios aos servidores efetivos. Quando voc for aprovado no concurso de ATRFB, por exemplo, passar a ocupar um cargo pblico efetivo na estrutura do Ministrio da Fazenda e, nesta condio, estar vinculado ao regime prprio de Previdncia dos Servidores da Unio, institudo pela Lei n 8.112, de 1990. Voc recolher contribuies para este regime prprio e os seus benefcios tambm sero concedidos por ele.

12 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Os benefcios concedidos pelo RGPS sujeitam-se a limite mximo. Atualmente, este limite de R$ 3.916,20. Isto significa que hoje o INSS no concede benefcios alm desse valor. O segurado pode ser um funcionrio graduado de uma grande empresa, recebendo salrio mensal de R$ 50.000,00, mas, ao se aposentar, receber no mximo R$ 3.916,20 do INSS.

Nos regimes prprios, por enquanto, os benefcios no se submetem a este limite. Portanto, hoje, a aposentadoria de um auditor da Receita, por exemplo, concedida pelo regime prprio da Unio, tem valor superior ao teto mximo concedido pelo RGPS.

Vamos, agora, ver um exemplo: suponha que Pedro, Auditor da Receita, obtenha aposentadoria voluntria cujos proventos tenham o valor de R$ 18.916,20. A contribuio previdenciria devida por Pedro incidir apenas sobre a parcela da aposentadoria que exceda ao limite mximo do RGPS, ou seja, a base de clculo da contribuio ser de R$ 15.000,00 (R$ 18.916,20 R$ 3.916,20).

Portanto, no esquea: No incide contribuio sobre aposentadorias e penses.

RGPS

RPPS

Incide contribuio sobre a parcela da aposentadoria ou penso que exceder ao limite mximo do RGPS.

Depois desta explicao sobre a no incidncia de contribuies sobre aposentadorias e penses concedidas pelo RGPS, vamos finalmente conhecer as contribuies previdencirias.

A contribuio da empresa sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho, prevista na alnea a do inciso I do art. 195 da CF, assim como a contribuio devida pelos trabalhadores e pelos demais segurados, prevista no inc. II do art. 195, so denominadas contribuies previdencirias, pois, nos termos do inc. XI do art. 167 da Constituio, os

13 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

recursos provenientes destas contribuies sociais no podem ser utilizados para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do Regime Geral de Previdncia Social RGPS.

Preste bastante ateno: todas as contribuies previstas nos incisos I a IV do art. 195 da Constituio so contribuies de Seguridade Social, as quais, caracterizam-se pelo fato de que o produto da arrecadao somente pode ser aplicado em aes de Seguridade Social. Entretanto, as contribuies da empresa sobre a folha de salrio e demais rendimentos assim como a contribuio dos trabalhadores e demais segurados so ainda mais especficas, pois os recursos arrecadados com estas contribuies esto vinculados exclusivamente ao pagamento de benefcios do RGPS (Art. 167, XI da CF), no podendo ser utilizados para o financiamento de nenhuma outra atividade, ainda que dentro da Seguridade Social.

Portanto, no esquea: a expresso contribuies previdencirias designa a contribuio da empresa sobre a folha de salrios e demais rendimentos e a contribuio do trabalhador.

Contribuies previdencirias.

Contribuio da empresa sobre folha de salrios e demais rendimentos do trabalho. Contribuio do trabalhador e demais segurados.

Como disse antes, as contribuies previdencirias so o principal objeto de estudo da nossa disciplina. Por isso, nas prximas aulas conheceremos em detalhes as bases de clculo, as alquotas, os prazos de recolhimento, bem como as regras sobre arrecadao, fiscalizao destas contribuies.

6. AS CONTRIBUIES DA EMPRESA SOBRE O FATURAMENTO OU RECEITA E SOBRE O LUCRO

A alnea b do inciso I do art. 195 da Constituio prev a incidncia de contribuio devida pela empresa sobre o faturamento ou receita. Esta contribuio a COFINS, instituda pela Lei Complementar n 70/1991.

14 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

De acordo com a Lei no 10.833/2003, a COFINS tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurdica, independentemente de sua denominao ou classificao contbil. Em seguida, o 1o do referido artigo estabelece que o total das receitas compreende a receita bruta da venda de bens e servios nas operaes em conta prpria ou alheia e todas as demais receitas auferidas pela pessoa jurdica. A apurao da contribuio feita mensalmente e h duas sistemticas de incidncia a cumulativa e a no cumulativa. Uma parte das empresas recolhem a COFINS de modo cumulativo enquanto outra parte recolhe a COFINS de modo no-cumulativo. Obviamente, compete lei definir a sistemtica de recolhimento aplicvel a cada contribuinte.

Quando apurada pela sistemtica cumulativa, a COFINS calculada pela aplicao da alquota de 3% sobre o total das receitas obtidas no ms, com as excluses previstas na lei. Para a apurao da COFINS pela sistemtica no cumulativa, aplica-se a alquota de 7,6% sobre o total das receitas, deduzindo-se o valor da COFINS paga quando da aquisio de bens e insumos utilizados na comercializao e na produo. De um modo geral, a apurao da COFINS pela sistemtica no cumulativa aplica-se s empresas optantes pelo lucro real.

A explicao acima est bastante reduzida e no contempla as diversas excees e detalhes contidos na legislao que disciplina a COFINS, pois o seu estudo foge ao campo de atuao do Direito Previdencirio, de modo que nas provas da nossa disciplina a cobrana restringe-se aos aspectos bsicos acima mencionados.

Alm da COFINS, tambm incide sobre o total das receitas obtidas pela empresa a contribuio para o PIS/PASEP, que foi expressamente recepcionada pelo art. 239 da Constituio. As alquotas da contribuio para o PIS/PASEP so de 0,65%, quando cobrada pela sistemtica cumulativa, e de 1,65%, quando cobrada de modo no cumulativo. A arrecadao desta contribuio financia o programa do seguro-desemprego e o abono anual do PIS, previsto no 3 do referido art. 239.

Neste momento, voc pode estar se questionando se no haveria bis in idem na incidncia de duas contribuies sobre idntico fato gerador (obteno de faturamento). A resposta no.

15 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Segundo o STF, a incidncia da COFINS e do PIS/PASEP sobre a mesma base de clculo no inconstitucional, pois as duas contribuies encontravam-se previstas no texto original da Constituio: a COFINS, no art. 195, e a contribuio para o PIS/PASEP, que anterior Constituio, mas foi por ela expressamente recepcionada no art. 239.

A Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL encontra-se prevista na alnea c do inc. I do art. 195 da Constituio e foi instituda pela Lei n 7.689/1988. O fato gerador desta contribuio a obteno de lucro pela empresa e a alquota aplicvel de 9%. A apurao da contribuio pode ser feita pela sistemtica do lucro real ou presumido, a depender da forma de tributao adotada pela empresa.

Se voc j estudou direito tributrio, pode estar com a seguinte dvida: meu Deus, mas a empresa no paga imposto de renda (IRPJ) sobre o lucro que obtiver? Sim, tanto o IRPJ quanto a CSLL incidem sobre o lucro obtido pelas empresas. Quanto a este ponto, o STF tambm j se manifestou, afirmando que no inconstitucional a coincidncia entre a base de clculo desta contribuio social e a base de clculo do IRPJ. Tambm aqui, o STF argumenta que ambos (IRPJ e CSLL) encontravam-se previstos no texto original da constituio.

7. CONTRIBUIO SOBRE A RECEITA DOS CONCURSOS DE PROGNSTICOS

Concursos de prognsticos so todos e quaisquer concursos de sorteios de nmeros, loterias, apostas, inclusive as realizadas em reunies hpicas, nos mbitos federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, promovidos por rgos do Poder Pblico ou por sociedades comerciais ou civis. Esta definio encontra-se no 1 do art. 212 do Regulamento da Previdncia Social RPS, aprovado pelo Decreto n 3.048, de 06/05/1999.

De acordo com o 2o do mencionado art. 212 do Regulamento da Previdncia, esta contribuio consiste na renda lquida dos concursos de prognsticos realizados pelos rgos do Poder Pblico, destinada Seguridade Social de sua esfera de governo.

Entende-se como renda lquida o total da arrecadao, deduzidos os valores destinados ao pagamento de prmios, de impostos e de despesas com administrao. Alm disso, tambm so

16 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

excludos da renda lquida os valores destinados ao INDESP Instituto Nacional do Desenvolvimento do Desporto, ao programa de crdito educativo e ao FIES Fundo de financiamento do estudante de nvel superior.

Tambm incide contribuio, com alquota de 5%, sobre o movimento global de apostas em prados de corrida e sobre o movimento global de sorteio de nmeros ou de quaisquer modalidades de smbolos.

O movimento global das apostas o total das importncias relativas s vrias modalidades de jogos, inclusive o de acumulada, apregoadas para o pblico no prado de corrida, subsede ou outra dependncia da entidade.

O movimento global de sorteio de nmeros o total da receita bruta, apurada com a venda de cartelas, cartes ou quaisquer outras modalidades, para sorteio realizado em qualquer condio.

8. CONTRIBUIO DO IMPORTADOR.

A Emenda Constitucional n 42 foi inserida no texto constitucional (art. 195, IV) pela Emenda n 42. Com base neste dispositivo constitucional foram institudas a COFINS importao e o PIS/PASEP importao. O fato gerador das referidas contribuies consiste na entrada de bens estrangeiros no territrio nacional, bem como no pagamento, crdito, entrega, emprego ou remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior, como contraprestao por servio prestado.

Como regra geral, as alquotas sero de 1,65%, no caso da PIS/PASEP importao, e de 7,6% para a COFINS importao. H inmeras excees e pormenores tratados na legislao, que tambm no sero aqui expostos por no constiturem objeto de estudo do Direito Previdencirio.

9. A INSTITUIO DE NOVAS CONTRIBUIES DE SEGURIDADE SOCIAL

17 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

A Unio possui a chamada competncia residual para instituir novas contribuies sociais, distintas daquelas previstas no texto constitucional. A possibilidade de instituio dessas novas contribuies encontra-se prevista no 4 do art. 195 da CF, que assim dispe:

4 A lei poder instituir outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social, obedecido o disposto no art. 154, I.

O primeiro ponto a destacar que a Unio detm a competncia residual, tanto para a instituio de novos impostos, quanto para a instituio de novas contribuies de Seguridade Social. Portanto, a Unio pode instituir novos impostos, diferentes daqueles previstos no texto da Constituio, bem como pode instituir novas contribuies de Seguridade Social.

Os requisitos a serem cumpridos, quando da instituio das novas contribuies sociais, so aqueles previstos no inciso I do art. 154, que assim dispe:

Art. 154. A Unio poder instituir: I mediante lei complementar, impostos no previstos no artigo anterior, desde que sejam no cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados nesta Constituio;

Vamos entender: o inciso I do art. 154 apresenta os requisitos que a Unio deve cumprir para instituir novos IMPOSTOS. Entretanto, o 4 do art. 195, ao tratar da instituio de novas CONTRIBUIES DE SEGURIDADE SOCIAL, remete ao mesmo inciso I do art. 154. Numa primeira leitura, poderamos pensar que os requisitos necessrios instituio de novas contribuies de Seguridade Social so idnticos queles necessrios para a instituio de novos impostos.

Examinando a questo, entretanto, o STF afirmou que a ltima parte do art. 154, inciso I, no se aplica s novas contribuies sociais. Precisamente, afirmou que novas contribuies sociais, criadas com base na competncia residual da Unio, podem ter base de clculo ou fato gerador prprios dos impostos j previstos na Constituio, mas devem inovar em relao s contribuies j existentes.

18 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Deste modo, segundo a interpretao dada pelo STF, so os seguintes os requisitos necessrios instituio de novas contribuies sociais: lei complementar, no cumulatividade, fato gerador e base de clculo distintos das contribuies de Seguridade Social j existentes.

Tenha muita ateno a este ponto. A ESAF gosta muito de cobr-lo nas suas provas. Na ltima prova de Assistente Tcnico Administrativo do Ministrio da Fazenda ATA, a ESAF considerou INCORRETA a seguinte assertiva:

Pode haver contribuio social com o mesmo fato gerador de outra j existente.

Como se v, a resposta questo exige do candidato o conhecimento da interpretao dada pelo STF ao 4 do art. 195 da CF. Portanto, fique atento e no caia nesta pegadinha.

10. PESSOA JURDICA EM DBITO COM O SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL.

Segundo o 3o do art. 195 da Constituio, a pessoa jurdica em dbito com o sistema da Seguridade Social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios. Em cumprimento a esta disposio constitucional, a Lei n 8.212, de 1991, exige que as empresas apresentem a Certido Negativa de Dbito CND quando pretenderem participar de licitao ou contratar com o Poder Pblico.

11. A PRECEDNCIA OU PREEXISTNCIA DO CUSTEIO EM RELAO AOS BENEFCIOS

O 5 do art. 195 da CF afirma que nenhum benefcio ou servio da Seguridade Social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. Esta regra to importante que alguns doutrinadores a tratam como um princpio da Seguridade Social. Ela exige responsabilidade na gesto da Seguridade Social, pois impede que se criem ou se estendam benefcios e servios, sem que, anteriormente, seja indicada a fonte dos recursos que sero utilizados para custe-los.

19 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

No esquea que esta regra da precedncia ou da preexistncia do custeio aplica-se criao de benefcios e servios em todos os segmentos da Seguridade Social. Ela se aplica inclusive aos benefcios e servios da assistncia social e da sade.

Sade e assistncia social so sistemas no contributivos. Isto significa que no se exige contribuio prvia por parte do beneficirio dos benefcios e servios como requisito para a sua concesso. Ainda assim, para criar ou estender os referidos servios, deve-se indicar previamente a fonte de custeio.

Veja um exemplo: para receber o LOAS, benefcio assistencial no valor de um salrio-mnimo mensal concedido pelo governo federal, o idoso ou o deficiente no precisa comprovar que efetuou alguma contribuio. Entretanto, se a Unio desejar ampliar as hipteses de concesso do LOAS (extenso de um benefcio j existente), dever indicar previamente de onde sairo os recursos a serem aplicados na concesso dos novos benefcios.

12. A ANTERIORIDADE NONAGESIMAL OU NOVENTENA.

O 6 do art. 195 da Constituio dispe que as contribuies de Seguridade Social s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, inciso III, b.

A alnea b do inc. III do art. 150 probe que a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios cobrem tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Este dispositivo, conhecido como princpio da anterioridade, tem por objetivo a proteo ao contribuinte, de modo a impedir que ele venha a ser surpreendido com uma cobrana de tributos para a qual no lhe foi concedido tempo suficiente para planejar-se.

Aps a Emenda Constitucional n 42, a alnea c do mesmo inciso III do art. 150 da CF passou a exigir que a cobrana do tributo somente se inicie aps o transcurso do prazo de noventa dias da publicao da lei. Este dispositivo conhecido como princpio ou regra da noventena.

20 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Portanto, como regra, a Constituio exige que o tributo somente seja cobrado no exerccio financeiro seguinte, bem como exige um intervalo mnimo de noventa dias entre a publicao da lei e a exigncia do tributo. O prprio texto constitucional, entretanto, excetua alguns impostos da aplicao deste princpio.

A instituio de uma nova contribuio de Seguridade Social, ou a cobrana de uma contribuio de seguridade social cuja alquota tenha sido elevada, submete-se apenas ao princpio da noventena, no se aplicando o princpio da anterioridade.

Assim, a contribuio de Seguridade Social pode ser exigida no mesmo ano em que ocorreu a publicao da lei que a instituiu ou majorou a sua alquota, desde que, entre a publicao da lei e o incio da cobrana, tenha decorrido o prazo de noventa dias. Por ser uma exigncia menor do que aquela existente em relao aos demais tributos, muitos denominam esta regra de anterioridade mitigada. A maior parte da doutrina, entretanto, a denomina anterioridade nonagesimal.

Se voc ler atentamente o 6 do art. 195, ir verificar que as contribuies de Seguridade Social s podero ser exigidas depois de decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver INSTITUDO ou MODIFICADO. Se interpretado literalmente, o dispositivo levaria concluso de que qualquer modificao na contribuio de Seguridade Social deveria aguardar o prazo de noventa dias, at mesmo aquelas que fossem favorveis ao contribuinte. Entretanto, o STF j decidiu que este dispositivo, por ser uma norma cujo objetivo a proteo ao contribuinte, somente se aplica quando houver majorao da contribuio.

Sobre o tema, o STF editou a Smula n 669, cujo teor o seguinte: norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigao tributria no se sujeita ao princpio da anterioridade. Assim, o STF entende que a alterao legal do prazo estipulado para o recolhimento do tributo, ainda que este prazo seja antecipado, no traz nus adicional para o contribuinte, de modo que pode ter eficcia imediata.

Por fim, lembre-se que se houver a majorao de contribuio de Seguridade Social por meio de medida provisria, o prazo de noventa dias ser contado a partir da publicao inicial da MP, no

21 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

sendo necessrio aguardar a sua converso em lei. A exigncia contida no 2 do art. 62 da CF aplica-se apenas instituio de impostos.

13. ISENO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTNCIA SOCIAL

O 7o do art. 195 da Constituio afirma que so isentas de contribuio para a Seguridade Social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei.

O primeiro ponto a destacar a impreciso tcnica contida no texto constitucional, pois a impossibilidade de se cobrar contribuies sociais das entidades beneficentes de assistncia social no decorre de iseno, mas sim de imunidade.

Como vocs sabem, a Constituio no cria tributos, mas apenas outorga competncia aos entes federativos para que os mesmos instituam tributos por meio de leis. O poder de tributar, portanto, decorre da Constituio. Entretanto, a mesma Constituio que outorga o poder de tributar, tambm o limita. No presente caso, a norma Constitucional excluiu as entidades beneficentes de assistncia social do campo de incidncia da contribuio de Seguridade Social. Logo, a mesma Constituio que outorgou Unio competncia para a instituio de contribuies de Seguridade Social, impediu que ela exercesse este poder sobre as entidades beneficentes de assistncia social. Estas entidades, portanto, encontram-se fora do campo de incidncia das contribuies ou, como prefere a doutrina, esto imunes incidncia das contribuies.

A iseno, por sua vez, exclui o crdito tributrio. O fato ou pessoa isenta situa-se no campo da incidncia. O fato gerador ocorre, nasce a obrigao tributria, mas o lanamento do tributo no pode ser efetuado, devido incidncia da norma de iseno, que exclui o crdito tributrio e impede a sua constituio pelo lanamento. A iseno somente pode ser concedida por uma lei do prprio ente tributante. Assim, enquanto a imunidade decorre da Constituio, a iseno decorre da lei. Perceba a diferena: na imunidade, o ente federativo no pode tributar; na iseno o ente tributa, mas exclui o crdito tributrio decorrente daquele fato gerador.

22 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Resta claro, portanto, que o 7 do art. 195 da Constituio trata de imunidade, e no de iseno.

importante destacar, entretanto, que diversas so as questes de provas que simplesmente repetem o texto constitucional e que, por fora disso, so consideradas corretas. Ou seja, o simples fato de a prova utilizar o termo iseno no torna a questo incorreta.

Feito o esclarecimento inicial, daqui para frente, como forma de uniformizar a linguagem e para no deixar margem para dvidas, utilizarei apenas a expresso iseno.

O texto constitucional afirma que so isentas as entidades beneficentes de assistncia social que atendam aos requisitos previstos em lei. Preste bastante ateno ao seguinte detalhe: no so todas as entidades beneficentes de assistncia social que so isentas, mas apenas aquelas que atendam aos requisitos previstos em lei. Muitos entendem que, embora o dispositivo mencione apenas lei, os requisitos devem ser estabelecidos em lei complementar, pois se trata de uma limitao constitucional ao poder de tributar, que, segundo o inciso II do art. 146 da Constituio, deve ser regulada por lei complementar.

O STF, entretanto, ainda no se pronunciou definitivamente sobre a matria. As provas de concursos, at hoje, tm privilegiado a literalidade da Constituio, afirmando que os requisitos devem ser definidos em lei. Neste ponto, a ESAF costuma cobrar a literalidade do texto Constitucional.

Para gozar da iseno, a entidade deve ser beneficente e de assistncia social. De um modo geral, entende-se que beneficente a entidade sem fins lucrativos. De assistncia social a entidade que presta servios a quem deles efetivamente necessita, sendo destinatrio da Poltica Nacional de Assistncia Social.

Os requisitos necessrios ao gozo da iseno encontram-se atualmente previstos no art. 29 da Lei n 12.101/2009.

23 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Art. 29. A entidade beneficente certificada na forma do Captulo II far jus iseno do pagamento das contribuies de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, desde que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos: I no percebam seus diretores, conselheiros, scios, instituidores ou benfeitores, remunerao, vantagens ou benefcios, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou ttulo, em razo das competncias, funes ou atividades que lhes sejam atribudas pelos respectivos atos constitutivos; II aplique suas rendas, seus recursos e eventual supervit integralmente no territrio nacional, na manuteno e desenvolvimento de seus objetivos institucionais; III apresente certido negativa ou certido positiva com efeito de negativa de dbitos relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS; IV mantenha escriturao contbil regular que registre as receitas e despesas, bem como a aplicao em gratuidade de forma segregada, em consonncia com as normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade; V no distribua resultados, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, sob qualquer forma ou pretexto; VI conserve em boa ordem, pelo prazo de 10 (dez) anos, contado da data da emisso, os documentos que comprovem a origem e a aplicao de seus recursos e os relativos a atos ou operaes realizados que impliquem modificao da situao patrimonial; VII cumpra as obrigaes acessrias estabelecidas na legislao tributria; VIII apresente as demonstraes contbeis e financeiras devidamente auditadas por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade quando a receita bruta anual auferida for superior ao limite fixado pela Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006.

Os requisitos previstos na lei so cumulativos. Ou seja, somente tero reconhecida a iseno as entidades que obedecerem a todos os requisitos mencionados na lei.

Uma vez reconhecida a iseno, a entidade continuar sendo obrigada ao recolhimento das contribuies em relao s quais seja devedora na condio de responsvel. Assim, por exemplo, mesmo aps o reconhecimento da iseno, a entidade beneficente continuar obrigada

24 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

a descontar e a recolher a contribuio devida pelos trabalhadores que lhe prestam servios. A entidade isenta tambm continua obrigada a cumprir as obrigaes acessrias previstas na legislao previdenciria.

14. DIFERENCIAO DE ALQUOTAS OU BASES DE CLCULO.

De acordo com o 9 do art. 195 da Constituio, as contribuies de Seguridade Social devidas pela empresa (CF, art. 195, I) podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

Esta regra materializa os princpios constitucionais da isonomia, da equidade na participao no custeio e da solidariedade.

No esquea que as contribuies de Seguridade Social so uma espcie tributria. Logo, as diferenciaes de alquota e base de clculo somente podem ser efetuadas por meio de lei.

So comuns as questes de prova que cobram este ponto, enfocando, sobretudo, o conhecimento das contribuies que podem ter as alquotas ou bases de clculo diferenciadas.

A diferenciao de alquotas ou bases de clculo pode se dar em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo de obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho.

Exemplo tpico da aplicao desta regra a contribuio previdenciria patronal devida pelas instituies financeiras, cuja alquota de 22,5%, enquanto as empresas em geral recolhem a mesma contribuio com alquota de 20%. Do mesmo modo, veremos que as contribuies previdencirias devidas pelas empresas rurais tm a base de clculo modificada, recaindo as contribuies sobre a receita bruta da comercializao da produo rural, enquanto as demais empresas recolhem contribuies previdencirias com base na remunerao paga aos segurados a seu servio.

25 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

15. INCIDNCIA NO CUMULATIVA DAS CONTRIBUIES

O 12 do art. 195 da Constituio dispe que compete lei definir os setores de atividade econmica para os quais as contribuies da empresa incidentes sobre o faturamento ou a receita (COFINS e PIS/PASEP), bem como a contribuio devida pelo importador, sero nocumulativas.

A no-cumulatividade consiste numa tcnica de apurao aplicvel aos tributos que incidam sobre diversas etapas da produo, segundo a qual, o tributo devido em uma etapa deve ser abatido do montante do tributo incidente nas etapas anteriores da produo.

Veja este exemplo:

Pense sobre alguns aspectos da cadeia de produo de um automvel: l no incio, temos a mineradora que extrai o minrio de ferro. Ela vende o minrio para a siderrgica e esta operao , para ela, uma receita sobre a qual incidir a COFINS, no montante de R$ 10,00. A siderrgica, por sua vez, transformar o minrio de ferro em chapas de ao, as quais vender indstria de autopeas. Quando a siderrgica vende as chapas, ela obtm receita e, sobre esta receita incidir a COFINS. Entretanto, se a incidncia for no cumulativa, a siderrgica, calcular o montante da COFINS incidente sobre a sua receita (R$ 15,00) e efetuar o abatimento da COFINS que j incidiu sobre a receita da mineradora (R$ 10,00), recolhendo apenas a diferena de R$ 5,00. Esta mesma lgica dever se repetir at a obteno do produto final. Se a incidncia for cumulativa, cada um dos participantes da cadeia de produo calcular a contribuio incidente sobre o seu faturamento e a recolher sem abater os valores j recolhidos nas etapas anteriores.

Observe: nem todas as empresas recolhero as contribuies sobre o faturamento e as contribuies do importador de modo no-cumulativo. Cabe lei definir os setores em que a incidncia se dar desta forma. Portanto, alguns setores pagaro estas contribuies de modo cumulativo, enquanto outros setores contribuiro de modo no cumulativo.

26 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

16.

SUBSTITUIO

DAS

CONTRIBUIES

INCIDENTES

SOBRE

A FOLHA

DE

PAGAMENTO

O 13 do art. 195 da Constituio prev a possibilidade de substituio gradual, total ou parcial, da contribuio devida pela empresa incidente sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho, por contribuio no cumulativa incidente sobre a receita ou o faturamento.

Esta hiptese tradicionalmente conhecida como desonerao da folha de pagamento. Ela tem o objetivo de reduzir a carga tributria incidente sobre o montante da remunerao paga pela empresa aos trabalhadores a seu servio. Segundo seus defensores, a desonerao estimularia as empresas a formalizar a sua mo de obra, contribuindo para a efetivao dos direitos previdencirios.

Embora prevista na Constituio, esta hiptese no foi ainda efetivada, pois, para tanto, depende de lei. Importante lembrar que a contribuio da empresa sobre o faturamento que venha a substituir a contribuio incidente sobre a folha de salrio e demais rendimentos ser, obrigatoriamente, no cumulativa.

17. REMISSO OU ANISTIA DAS CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS

A remisso uma das formas de extino do crdito tributrio, prevista no art. 172 do Cdigo Tributrio Nacional CTN, e consiste no perdo do crdito tributrio j constitudo. Devido indisponibilidade do crdito tributrio, a remisso somente pode ser concedida por meio de lei. A anistia, por sua vez, uma forma de excluso do crdito tributrio, prevista no art. 180 do CTN, e consiste no perdo legal das infraes cometidas. Como mecanismo de excluso do crdito tributrio, impede a sua constituio e, por isso, somente pode ser aplicada s penalidades que ainda no tenham sido objeto de lanamento.

Depois desta definio bastante resumida dos institutos da remisso ou da anistia, vamos analisar o 11 do art. 195 da Constituio, que assim dispe:

Art. 195.

27 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

...

11. vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a, e II deste artigo, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar.

As contribuies referidas no dispositivo so as chamadas contribuies previdencirias (contribuio da empresa sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho e contribuio devida pelos trabalhadores). Dentre as contribuies previdencirias, a Constituio no faz qualquer restrio, de modo que at mesmo as contribuies descontadas pelas empresas dos segurados a seu servio podem ser objeto de remisso.

O primeiro aspecto a destacar que possvel Unio instituir remisso ou anistia relativa a estas contribuies, cabendo lei complementar apenas definir o limite dos montantes dos dbitos objeto de remisso ou anistia.

Enquanto no for editada a lei complementar a que alude o dispositivo, possvel Unio conceder remisso ou anistia de contribuies previdencirias para dbitos de qualquer valor.

18. A CONTRIBUIO DOS SEGURADOS ESPECIAIS

O 8 do art. 195 dispe que o produtor, o parceiro, o meeiro, o arrendatrio rural e o pescador artesanal, bem como os respectivos cnjuges, que exeram suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuiro para a Seguridade Social mediante a aplicao de uma alquota sobre o resultado da comercializao da produo e faro jus aos benefcios nos termos da lei.

Na prxima aula estudaremos com detalhes os segurados da Previdncia Social. Dentre eles, o segurado especial. Em razo das peculiaridades das atividades rurais que desenvolvem, a Constituio prev que estes trabalhadores efetuaro o recolhimento da contribuio

previdenciria com base no resultado da comercializao da produo, diferentemente dos

28 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

demais trabalhadores, que recolhem as suas contribuies com base no salrio de contribuio mensal.

Do mesmo modo, a Constituio assegura a estes trabalhadores o acesso aos benefcios, nos termos da lei. A legislao previdenciria, por sua vez, define que os benefcios devidos a estes segurados tero o valor de um salrio-mnimo.

19. CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS DECORRENTES DE AES TRABALHISTAS.

O inc. VIII do art. 114 da Constituio dispe que compete Justia do Trabalho processar e julgar, de ofcio, a execuo das contribuies sociais previdencirias e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir. Esta regra foi inserida pela Emenda Constitucional no 20 e teve por fim facilitar a cobrana destas contribuies.

Suponha que um determinado empregado ajuze reclamatria trabalhista na qual pleiteie o pagamento de horas-extras pelo seu ex-empregador. Aps analisar as provas constantes dos autos, o juiz defere o pedido do reclamante e condena o reclamado ao pagamento das horas extras. Ora, as horas extras so parcelas de natureza remuneratria e sobre elas incidem a contribuio da empresa e a contribuio do trabalhador. Neste caso, competir ao prprio juiz do trabalho a execuo das contribuies previdencirias incidentes sobre as horas extras deferidas em sentena. Note que a competncia exclusiva do juiz do trabalho. O Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, portanto, no poderia lavrar auto de infrao para lanar as mencionadas contribuies. O auto assim lavrado seria nulo em decorrncia da incompetncia do agente. Esta regra aplica-se tanto s contribuies previdencirias devidas em razo de sentenas quanto quelas decorrentes de acordos homologados pela Justia do Trabalho.

20. PRESCRIO E DECADNCIA.

A decadncia e a prescrio so formas de extino do crdito tributrio, nos termos do inciso V do art. 156 do Cdigo Tributrio Nacional CTN. A distino entre decadncia e prescrio bastante controversa na doutrina. De um modo simples, podemos dizer que, no Direito

29 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

Tributrio, a decadncia extingue o direito do Estado de efetuar o ato administrativo de lanamento, cuja finalidade a constituio do crdito tributrio. A prescrio, por sua vez, extingue o direito do Estado de ajuizar a ao de execuo fiscal, a fim de obter a satisfao do seu crdito.

Os prazos de decadncia e prescrio aplicveis s contribuies previdencirias eram de dez anos e estavam previstos, respectivamente, nos arts. 45 e 46 da Lei no 8.212/1991. Estes artigos sempre foram objeto de muitos questionamentos, pois, segundo a alnea b do inc. III do art. 146 da Constituio, compete lei complementar estabelecer normas gerais em matria tributria, especialmente sobre prescrio e decadncia. Seguindo-se este raciocnio, os arts. 45 e 46 da Lei no 8.212/1991, que uma lei ordinria, trataram de matria reservada pela Constituio lei complementar.

Pronunciando-se sobre a matria, o STF acolheu o entendimento acima e declarou a inconstitucionalidade dos referidos artigos, editando a Smula Vinculante n 08:

Smula Vinculante STF n 08 So inconstitucionais o pargrafo nico do art. 5 do Decreto-Lei n 1.569/1977 e os arts. 45 e 46 da Lei n 8.212/1991, que tratam de prescrio e decadncia de crdito tributrio.

Uma vez declarada a inconstitucionalidade dos arts. 45 e 46 da Lei n 8.212/1991, passou-se a aplicar decadncia e prescrio das contribuies previdencirias o prazo de cinco anos, conforme previsto nos arts. 173 e 174 do CTN.

Ento, no esquea: os prazos de decadncia e prescrio das contribuies previdencirias so de cinco anos, conforme previsto nos arts. 173 e 174 do CTN.

21. CONCLUSO.

Bem meus amigos, chegamos ao fim de mais uma aula. Resolvam as questes e verifiquem depois no gabarito comentado como vocs se saram. Espero que gostem da aula e assimilem o

30 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

contedo. Se permanecerem com alguma dvida, vocs j sabem. Basta mandar um e-mail (flaviano.lima@uol.com.br). Um grande abrao e at a nossa prxima aula.

Flaviano

QUESTES DE CONCURSOS.

01 - (AFRFB 2009 ESAF) - A respeito do financiamento da Seguridade Social, nos termos da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo correta. a) A pessoa jurdica em dbito com o sistema de seguridade social pode contratar com o poder pblico federal. b) Lei ordinria pode instituir outras fontes de custeio alm das previstas na Constituio Federal. c) Podem-se criar benefcios previdencirios para inativos por meio de decreto legislativo. d) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas noventa dias aps a publicao da lei. e) So isentas de contribuio para a seguridade social todas entidades beneficentes de utilidade pblica distrital e municipal.

02 - (AFRFB 2009 ESAF) - A respeito da Ordem Social e princpios constitucionais da seguridade social, assinale a opo incorreta. a) As contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. b) O oramento da seguridade social dos entes federados descentralizados distinto do oramento da Unio. c) Poder haver contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento. d) A lei definir critrio de transferncia de recursos para o Sistema nico de Sade. e) Pode ser dada remisso para as contribuies sociais do empregado retidas pelas empresas no pagamento dos salrios.

03 - (ATA 2009 - ESAF) luz do texto constitucional, julgue os itens abaixo referentes ao financiamento da Seguridade Social: I. financiada por toda sociedade. II. de forma direta e indireta. III. por meio de verbas oramentrias entre outras.

31 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

IV. financiamento definido por lei.

a) Somente III e IV esto corretos. b) Somente I e II esto corretos. c) Somente I est correto. d) Somente I e III esto corretos. e) Todos esto corretos.

04 - (ATA 2009 - ESAF) Alm das inmeras contribuies sociais institudas no texto da Constituio Federal, h possibilidade de instituio de novas espcies de contribuio social? Assinale a assertiva que responde incorretamente pergunta formulada. a) H previso constitucional de competncia residual. b) Pode haver contribuio social com o mesmo fato gerador de outra j existente. c) O rol de contribuies sociais no taxativo. d) A diversidade da base de financiamento permite outras contribuies sociais. e) A Unio pode instituir outras contribuies sociais. 05 - (ATA 2009 - ESAF) A respeito da natureza jurdica da contribuio social, analise as assertivas abaixo relativas s espcies tributrias, indicando a correta. a) Imposto b) Taxa c) Contribuio de Melhoria d) Contribuio Parafiscal e) Emprstimo Compulsrio 06 - (ATA 2009 - ESAF) A respeito das contribuies sociais, correto afirmar que: a) pode haver incidncia de contribuio social sobre a importao de bens do exterior. b) a contribuio do empregador incide s sobre a folha de salrios. c) o trabalhador no contribui para a Seguridade Social. d) os concursos de prognsticos no esto sujeitos incidncia de contribuies sociais. e) a contribuio da empresa pode ser feita em funo do tipo de produto que ela vende.

07 - (ESAF - AFRF 2005) Quanto ao financiamento da Seguridade Social, de acordo com o estabelecido na CF/88 e na legislao do respectivo custeio, assinale a opo correta.

32 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

a) A lei no pode instituir outras fontes de custeio alm daquelas previstas na Constituio Federal. b) H possibilidade de criar benefcio previdencirio sem prvio custeio. c) So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. d) As contribuies sociais criadas podem ser exigidas no ano seguinte publicao da respectiva lei. e) Mesmo em dbito com o sistema da seguridade social, pode a pessoa jurdica contratar com o poder pblico.

08 - (ESAF - AFRF 2005) Com relao s contribuies sociais, no mbito da Seguridade Social, correto afirmar: a) So isentas de contribuio para a seguridade social todas as entidades de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei complementar. b) As contribuies sociais, de que trata o art. 195 da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. c) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos cento e oitenta dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. d) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da assinatura da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. e) As contribuies sociais de que trata o art. 195, da CF/88, s podero ser criadas e exigidas aps decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b, da Carta Magna. 09 - (AFPS 2002 - ESAF) A respeito da organizao e dos princpios constitucionais da Seguridade Social, assinale a opo incorreta: a) As contribuies sociais da empresa podem ter alquotas diferenciadas. b) O oramento da Seguridade Social dos entes federados descentralizados distinto do oramento da Unio. c) Pode ser dada remisso para as contribuies sociais das empresas sobre a folha de salrios. d) A lei definir critrio de transferncia de recursos para o sistema nico de sade. e) Poder haver contribuio social do trabalhador sobre o lucro e o faturamento.

33 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

10 (TRF 2005 - ESAF) A Seguridade Social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Ser financiada tambm por contribuies sociais, mas no pela contribuio a) do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio. b) sobre a receita ou o faturamento, relativo a operaes de comrcio interno, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei. c) sobre o lucro do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, independentemente de ser sujeito tambm pelo imposto de renda. d) do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar, independentemente da incidncia do imposto de importao que no caso couber. e) sobre os proventos de aposentadoria ou penso concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social ao trabalhador ou demais segurados submetidos a tal regime. 11 (PFN 2006 - ESAF) Quanto diversidade da base de financiamento da Seguridade Social incorreto afirmar que: a) toda a sociedade tem a incumbncia de financiar a Seguridade Social, de forma direta ou indireta, nos termos da lei. b) os trabalhadores e demais segurados devem contribuir, no incidindo a contribuio sobre a aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral de Previdncia Social de que trata o art. 201, da Constituio Federal de 1988. c) o importador de bens ou servios est excludo do custeio da Seguridade Social em razo da inexistncia de risco social a ser coberto na atividade que lhe peculiar, alm de no haver base de clculo contemplada no art. 195, incisos I a IV, da Constituio Federal. d) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a pessoa fsica, a receita ou o faturamento e o lucro so bases de clculo para as contribuies devidas pela empresa ou entidade a ela equiparada. e) a Seguridade Social receber recursos dos oramentos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. 12 (PFN 2006 - ESAF) Assinale a opo incorreta. a. Os direitos sociais a prestaes da Seguridade Social esto sob a chamada reserva do possvel, sendo vedada a criao ou majorao de benefcios sem a correspondente fonte de custeio. b. Aplicam-se s contribuies da Seguridade Social as limitaes constitucionais ao poder de tributar, excetuada a norma do art. 150, III, b, da Constituio Federal de 1988, por expressa previso da anterioridade nonagesimal no art. 195, 6o, da mesma Constituio.

34 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

c. A instituio de outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da Seguridade Social, que no aquelas previstas no art. 195, I a IV, da Constituio Federal de 1988, dever obedecer ao disposto no art. 154, I, do texto constitucional, devendo ocorrer por meio de lei complementar. d. As contribuies sociais previstas no inciso I, do art. 195, da Constituio Federal de 1988, no podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas em razo da atividade econmica ou da utilizao intensiva de mo-de-obra, porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. e. vedada a concesso de remisso ou anistia das contribuies sociais de que tratam os incisos I, a e II, do art. 195, da Constituio Federal de 1988, para dbitos em montante superior ao fixado em lei complementar. 13 (TRF 2005 - ESAF) Leia cada um dos assertos abaixo e assinale (V) ou (F), conforme seja verdadeiro ou falso. Depois, marque a opo que contenha a exata seqncia. ( ) A contribuio da Unio para a Seguridade Social constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal. ( ) Os recursos adicionais do Oramento Fiscal para a Seguridade Social sero fixados obrigatoriamente na lei oramentria anual. ( ) A Unio responsvel pela cobertura de insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefcios de prestao continuada da Previdncia Social. a) F F F b) V V V c) F V V d) V V F e) F F V 14 (CESPE - Juiz Federal TRF 2 Regio 2009) Acerca dos princpios e das regras de custeio da seguridade social, assinale a opo correta. a) Ressalvadas as situaes excepcionais de fora maior devidamente comprovadas, nenhum benefcio ou servio pode ser institudo, majorado ou estendido a categorias de segurados sem a correspondente fonte de custeio. b) As contribuies sociais apenas so exigveis depois de transcorridos noventa dias da vigncia da lei que as tenha institudo ou majorado. c) O regime de solidariedade social garantido pela cobrana compulsria de contribuies sociais, exigidas apenas de indivduos segurados, bem como de pessoas jurdicas. d) O princpio do oramento diferenciado impede que o oramento da seguridade social seja confundido com o da Unio, a qual, todavia, em carter excepcional, est autorizada a lanar mo de parte dos recursos destinados seguridade social, mediante prvia autorizao do Senado Federal. e) As contribuies sociais incidem sobre as aposentadorias e penses concedidas no RGPS.

35 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

15 (TCM RJ 2008 - FGV) A respeito das contribuies para a Seguridade Social, assinale a afirmativa incorreta. a) A exigncia de nova contribuio para a Seguridade Social, ou sua modificao, se sujeita anterioridade nonagesimal, a contar da data da publicao da lei que a houver institudo ou modificado. b) Podero ser isentas das contribuies para a Seguridade Social, uma vez atendidas as exigncias da lei, as organizaes da sociedade civil de interesse pblico, as entidades filantrpicas e beneficentes de assistncia social, as organizaes no-governamentais e os partidos polticos. c) Com vistas a preservar seu equilbrio financeiro, nenhum benefcio ou servio da Seguridade Social poder ser criado, estendido ou majorado sem a correspondente fonte de custeio total. d) O princpio da distributividade da Seguridade Social significa que, independente do montante arrecadado em determinada regio, os benefcios sero concedidos e os servios prestados, se devidos. Assim, ainda que uma regio do pas no arrecade receita suficiente para o pagamento de benefcios ali devidos, esses sero concedidos, na forma da lei. e) As contribuies incidentes sobre a folha de salrio podero ser substitudas gradualmente, de forma parcial ou total, pela incidente sobre a receita ou faturamento.

16 (TCM RJ 2008 - FGV) A respeito do conceito e financiamento da Seguridade Social, assinale a afirmativa incorreta. a) A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. b) O princpio da eqidade na participao do custeio da seguridade social se expressa, entre outros, pelas alquotas de contribuio diferentes para as empresas e para os trabalhadores. c) No mbito federal, o oramento da Seguridade Social composto das receitas da Unio, das contribuies sociais e receitas de outras fontes. Entre estas e as vinculadas s aes de sade, esto as provenientes do seguro contra Danos Pessoais causados por Veculos Automotores de Vias Terrestres DPVAT. d) A contribuio social incidente sobre a receita de concursos de prognsticos refere-se, exclusivamente, s loterias administradas pela Caixa Econmica Federal. e) As receitas dos Municpios destinadas ao financiamento da seguridade social constaro de seus respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio. 17 (Procurador do Estado de Alagoas 2008 CESPE) Com relao ao custeio da seguridade social, assinale a opo correta. a) Segundo previso constitucional, a Unio dever aplicar anualmente nunca menos de 20% da receita resultante de impostos na manuteno do sistema de seguridade social. b) A CF veda a utilizao de recursos provenientes das contribuies sociais incidentes sobre a folha de salrios para a realizao de despesas outras que no as decorrentes do pagamento de benefcios do RGPS. c) As empresas devero contribuir para o custeio do seguro de acidente do trabalho com uma alquota fixa de 3%, incidente sobre o total da remunerao paga ou creditada a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos.

36 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

d) Constitui receita da seguridade social 50% do resultado dos leiles dos bens apreendidos pelo departamento da Receita Federal. e) O salrio-de-contribuio do empregado domstico o valor correspondente a um salrio mnimo, ainda que ele receba mensalmente de seu empregador quantia superior. 18 (Procurador do Estado de Alagoas 2008 CESPE) Assinale a opo correta acerca dos princpios constitucionais da seguridade social. a) As condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante devem estar previstas em lei, sendo permitida a comercializao desses itens apenas mediante autorizao judicial. b) Sobre aposentadorias e penses concedidas pelo RGPS incidir desconto de 11% a ttulo de contribuio da pessoa fsica para a manuteno do sistema. c) A CF veda a instituio de alquotas e bases de clculo diferenciadas para as contribuies devidas seguridade social pelas empresas em razo do porte de cada uma delas. d) possvel a instituio de outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social alm daquelas previstas na CF, desde que por lei complementar. e) As aes de assistncia social sero prestadas apenas aos segurados que estiverem em dia com as suas contribuies mensais seguridade social. 19 (Advogado CET - 2008 FUNDATEC) As contribuies sociais do empregador e da empresa podero ter alquotas diferenciadas em funo de: a) nmero de empregados, natureza da atividade econmica ou natureza filantrpica da empresa. b) nmero de empregados, base de clculo das contribuies, condies gerais do mercado de trabalho. c) natureza econmica da atividade, nmero de empregados, condies gerais do mercado de trabalho, fatores previdencirios especiais. d) atividade econmica, utilizao intensiva de mo-de-obra, porte da empresa, condio estrutural do mercado de trabalho. 20 (AGU 2010 CESPE) desnecessria a edio de lei complementar para a majorao de alquota da contribuio para o financiamento da seguridade social. O conceito de receita bruta sujeita incidncia dessa contribuio envolve no s aquela decorrente da venda de mercadorias e da prestao de servios, como tambm a soma das receitas oriundas do exerccio de outras atividades empresariais.

QUESTO GABARITO D 01 CF, art. 195, 6. 02


C

COMENTRIO

As contribuies incidentes sobre o faturamento e o lucro tm por sujeito passivo o empregador, a empresa ou entidade a ela equiparada, nos termos das alneas b e c do inciso I do art. 195 da CF.

37 www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO PREVIDENCIRIO ATRFB FLAVIANO LIMA

03 04

E B

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

D A C B E E C D B B B

Art. 195 CF. Art. 195, 4, combinado com o inciso I do art. 154 da CF. Lembre-se que, segundo o STF, as novas contribuies devem inovar, no que toca ao fato gerador e base de clculo, em relao s contribuies j existentes. Esta uma denominao antiga que a doutrina apresenta para o gnero contribuies especiais. Art. 195, IV da CF. Art. 195, 7 da CF. Art. 195, 6 da CF.
As contribuies incidentes sobre o faturamento e o lucro tm por sujeito passivo o empregador, a empresa ou entidade a ela equiparada, nos termos das alneas b e c do inciso I do art. 195 da CF.

16 17 18 19 20

D B D D C

Art. 195, II, da CF. Art. 195, IV, da CF. Art. 195, 9, da CF. Art. 16, caput e pargrafo nico da Lei n 8.212, de 1991. Art. 195, 6, da CF. Art. 195, 7, da CF. A iseno das entidades beneficentes de assistncia social que atendam aos requisitos definidos em lei. Art. 195, III da CF. A contribuio no se restringe aos concursos realizados pela CEF, mas incide sobre todos os sorteios de nmero, loterias, apostas, inclusive aquelas realizadas em reunies hpicas (apostas em corridas de cavalo). Art. 167, XI, da CF. Art. 195, 4, combinado com o inciso I do art. 154 da CF. Art. 195, 9 da CF. A COFINS encontra-se prevista no texto constitucional. Logo, a sua criao e, conseqentemente, tambm a sua majorao, podem ser feitas por lei ordinria.

38 www.pontodosconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și