Sunteți pe pagina 1din 8

Fred Forest ou a destruio dos pontos de vista estabelecidos Vilm Flusser

palavras-chave: Fred Forest; arte sociolgica; gestos; fenomenologia; vdeo

Um filsofo e um artista estabelecem um inusitado dilogo: o filsofo discorre sobre a significao dos gestos enquanto o artista o filma enquadrando seus gestos. No artigo, Vilm Flusser relata suas observaes sobre o processo criativo de Fred Forest enquanto ele filma determinados fenmenos sociais. A proposta do artista observao e registro em vdeo de um fenmeno social leva o filsofo a tecer uma srie de consideraes fenomenolgicas a respeito do fato desta observao mudar tanto o fenmeno observado quanto o observador do fenmeno.

keywords: Fred Forest; sociological art; gestures; phenomenology; video

A philosopher and an artist engage in an unusual dialogue: the philosopher elaborates on the meaning of gestures, while the artist films him, framing his gestures. In this article, Vilm Flusser describes his observations of Fred Forest's creative process while he was filming certain social phenomena. The artist's proposition observing a social phenomenon and recording it in video invites the philosopher to make a series of phenomenological statements about the fact that such observation changes as much the observed phenomenon as the one who observes it.

173

Fred Forest, sequncia de fotografias de Vilm Flusser.

Era uma tarde quente, 1974, ocasio em que Forest me visitava em Fontevrault, Touraine, onde eu comeava a redigir uma fenomenologia dos gestos humanos. Estvamos no jardim. Eu lhe explicava minha tese segundo a qual se possvel fosse decodificar a significao dos gestos conseguir-se-ia encontrar a significao do ser no mundo humano. Forest, sempre munido de seu equipamento de vdeo, passava seu tempo a gravar quase que automaticamente minhas explicaes em uma fita. Eu continuava a explicar, acompanhando, como sempre o fao, meu discurso verbal por gestos apropriados de minhas mos e de meu corpo. A cmera que Forest tinha em suas mos seguia obrigatoriamente meus gestos por "gestos movimentos" correspondentes. Mas esses gestos obrigavam, por sua vez, meus prprios gestos a se modificarem, em resposta. Assim um dilogo se estabeleceu, cujos numerosos nveis no eram inteiramente conscientes para Forest, nem para mim, uma vez que nem todos eram deliberados. Minhas mos respondiam aos gestos da cmera, e a modificao de seus movimentos mudava, sutilmente, minhas palavras e meus pensamentos. E pensamentos que eu articulava verbalmente. Quando esse dilogo muito curioso (j que no habitual) se concluiu Forest apresentou imediatamente a fita de vdeo. Sentamo-nos para olh-la, mas foi-nos impossvel permanecer calmos. Precisvamos discutir a fita tanto em relao ao tema dialogado (os gestos), quanto sobre as transformaes desse tema pela prpria fita. Foi uma lstima que no tivssemos disposio um segundo equipamento de vdeo para gravar esse novo dilogo e junt-lo como "meta dilogo" primeira fita (e assim por diante, talvez, em recuo infinito). Bem mais tarde, em Arles, quando eu participava de uma mesa-redonda sobre o tema da fotografia, Forest apresentava diante de uma assistncia que reunia fotgrafos e crticos, aquela fita de gestos. De repente, eu a via de um ponto de vista radicalmente novo. Tinha-se tornado um dilogo "inserido" no dilogo arlesiano sobre o tema da fotografia, para demonstrar a diferena essencial entre vdeo e fotografia e para sugerir uma cooperao possvel entre as duas mdias. Na ilustrao desse segundo exemplo do tipo de ao de Forest, seu propsito no to evidente quanto o primeiro. Seu motivo inicial era, sem dvidas, devido ao hbito de brincar, como sempre, com a cmera (sua "pesquisa" constante). Mas medida que a ao se desenvolvia, seu propsito tornava-se o de compreender ativamente minhas explicaes. A cmera tornava-se, como que espontaneamente, uma ferramenta epistemolgica, um instrumento para compreender. Mas este instrumento tinha um efeito direto sobre a "coisa a ser compreendida": sobre o meu discurso.
174 Vilm Flusser

Quando Forest sentia que seu esforo em compreender modificava minha explicao, seu propsito modificava-se mais uma vez. A partir deste momento, ele queria o dilogo comigo ao nvel da fita. Mas o resultado desta ao era de uma ordem diferente de todos esses propsitos diversos. No contexto arlesiano, havia se tornado uma fita que provocava dilogos no previstos, com participantes imprevisveis, em situaes no previstas. A prova: a maneira como um material revela suas virtualidades durante sua manipulao, e a maneira como um propsito inicial muda sob o impacto das novas virtualidades assim descobertas. Nesse exemplo, o mtodo seguido por Forest o da observao de um fenmeno social (neste caso: eu mesmo em relao a Forest) aceitando, cada vez mais conscientemente, o fato que esta observao muda tanto o fenmeno observado quanto o observador do fenmeno. Trata-se, efetivamente, de uma variao do mtodo fenomenolgico. Mas com esta diferena: em filosofia e na cincia este mtodo "contemplativo" (um olhar), enquanto que no caso descrito, torna-se participao ativa. Uma "tcnica", uma "arte". assim, j que o instrumento (o equipamento de vdeo) impe, por sua estrutura e por sua funo, uma atitude ativa sobre o observador. No se trata aqui de uma pretensa reformulao do mtodo fenomenolgico. Forest no escolheu o vdeo para poder observar atentamente. Trata-se do contrrio. Sem que se desse conta, um instrumento imps a Forest o mtodo revolucionrio do observador. Mas, uma vez descoberto, este mtodo pode ento ser aplicado a fenmenos sociais os mais variados. Forest situa-se na fase de aprendizagem e eu duvido que ele tenha percebido todo o parmetro de ao aberto por seu mtodo. H alguns anos, uma experincia foi conduzida em um asilo em Hyres. Seu propsito era duplo: estudar a situao de proletrios idosos aps uma vida de pobreza e de duro labor (mergulhados subitamente em um luxo e um lazer sem outro futuro que aquele da morte) e tentar ajudar essas pessoas a sair da passividade convidando-os a fazer alguma coisa para dar uma significao s suas existncias. A experincia foi conduzida por uma equipe de socilogos, Forest, e eu na qualidade de "crtico-observado". Forest estava munido, como de hbito, de seu equipamento de vdeo e ele gravava alguns documentos sobre a vida cotidiana da casa para aposentados. A seguir ele projetava essas fitas. O efeito da projeo sobre os velhos era normal: eles se viam de fora, "alterificados", e ficavam fascinados. Ele lhes explicava as manipulaes elementares do equipamento e os convidava a utiliz-lo eles prprios, com sua ajuda. Grupos se formavam entre os velhos, e cada grupo realizava uma fita, uma espcie de filme (existe um
175 Vilm Flusser

equvoco bastante difundido: considera-se o vdeo como se fosse uma espcie de "cinema em casa"). Os idosos faziam, ento, filmes bem primitivos; eles se tornavam atores, cantores, danarinos, palhaos etc. Os diversos filmes eram a seguir projetados no curso de uma espcie de festival flmico onde a competio era seguida de uma viva discusso, ao mesmo tempo das querelas senis. Forest gravava mais este evento em sua fita. No exemplo dessa ao, havia diversos propsitos que se cruzavam de uma maneira complexa. Inicialmente havia propsitos sociolgicos: estudar uma dada situao social e utilizar Forest como instrumento de investigao. Havia os propsitos dos velhos: divertirem-se a fim de escapar um pouco do estupor cotidiano se apoiando na presena da equipe de animao. Havia meu prprio propsito: observar a ao de Forest em um contexto muito especfico para poder critic-la. E havia enfim o propsito de Forest: amparar-se da oportunidade oferecida para realizar uma experincia. O que fascinante em tal engrenagem, complexa de propsitos, o seguinte fato: todo propsito individual tinha a tendncia de transformar os outros participantes em ferramentas, tendo em vista que se tomavam por "metapropsito", mas o resultado era uma cooperao de todos, com todos: uma espcie de sntese de propsitos. O propsito de Forest era o de provocar os ancies a se olharem, e faz-los cessar de olhar o passado e o futuro (ento: a morte). Ele queria for-los a olhar o presente, isto , sua "realidade". Nesse caso, a "realidade" era, evidentemente, a alienao do asilo, da realidade social. O propsito de Forest era, ento, quixotesco: aquela gente estava condenada a morrer na alienao do conforto e do estupor; e Forest pretendia torn-los conscientes dessa inevitvel alienao dirigindo seus olhares sobre essa situao. O resultado traduzia-se por esta competio grotesca de filmes grotescos. Mas esse engajamento quixotesco de Forest pode ser generalizado a partir deste exemplo: esse asilo em Hyres no , na realidade, uma espcie de modelo miniatura de nossa sociedade ocidental atual? Podemos detectar nesse caso um aspecto fundamental (ainda que no inteiramente consciente) de todo engajamento de Forest: "ser o Dom Quixote de nossa sociedade". Propondo os filmes grotescos para que possamos melhor nos ver morrer. O mtodo, aplicado por Forest nesse caso, tem relaes diretas com aquele que empregou em So Paulo, na sequncia, por ocasio da Bienal de So Paulo. No era uma comdia o que acontecia em Hyres. Os idosos no eram atores "travestidos" como eram os artistas de So Paulo. Eles eram personagens trgicos e representavam, em Hyres, uma tragdia grotesca.
176 Vilm Flusser

Proponho um ltimo exemplo. H alguns anos, no incio de sua pesquisa, Forest conseguiu convencer, por persuaso e astcia, certos jornais na Frana e exterior a incluir nas suas colunas espaos vazios. Em algum lugar abaixo desses espaos, havia uma pequena meno declarando: "Caro leitor, eis enfim, o teu espao. Podes tomar possesso como desejares e remeter a resposta a Fred Forest". Centenas ou milhares de respostas a tal provocao foram recebidas: mensagens polticas, obscenidades, grafites malucos, obras de arte, insultos etc. Forest ordenava-os, "estudava-os" para exp-los a seguir e provocar assim uma nova reao do pblico. Penso que o propsito dessa ao no era bem elaborada por Forest, naquele ponto ingnuo de sua pesquisa. Ela aparecia mais como um engajamento visceral contra o efeito massificador das mdias de massa (especialmente os jornais), e contra sua estrutura ditatorial discursiva. Ele queria romper o discurso infinito dos jornais forando alguns espaos abertos ao dilogo. Existia nesse engajamento tambm sua convico de que o "artista" (se ele existe no presente) deve evitar duas armadilhas: ser recuperado pela mdia de massa ou ignor-la e se tornar, assim, elitista. A sada para este dilema consistia, para Forest, em se amparar nas mdias de massa como se fosse um material e no um meio de comunicao. Agir sobre e no na mdia de massa. Havia tambm, nesse engajamento, a convico de que preciso "animar" as pessoas em torno de si para facilitar a expresso, pois que a civilizao de massa abafa toda tendncia criativa. Ele queria forar as pessoas a se tornarem criativas. Ser um deus ex-machina. E havia certamente outros aspectos a esse respeito. Mas eles estavam todos ligados ao propsito geral de toda ao de Forest: aquele de criar uma distncia artificial entre o homem e seu contexto social. Nesse caso: entre o homem e as mdias de massa. O mtodo aplicado a esse caso o mais refinado de todos os exemplos escolhidos. Ele combina (ainda que no inteiramente ao nvel da conscincia elaborada) os resultados das pesquisas no domnio da teoria do jogo, da teoria da informao, e da ciberntica. Do ponto de vista da teoria do jogo, trata-se de uma estratgia para abrir o jogo fechado da imprensa cotidiana participao ativa do parmetro mais largo do pblico, e assim mudar a estrutura desse jogo. Do ponto de vista da teoria da informao, trata-se de uma tentativa de introduzir um rudo num canal altamente redundante e mudar sua estrutura discursiva para uma estrutura de um canal que permite a comunicao dialgica. Do ponto de vista da ciberntica, trata-se de uma tentativa de romper um sistema complexo como a imprensa, agindo de dentro, tomando como ponto de apoio um ponto frgil desse
177 Vilm Flusser

Na pgina ao lado, palestra de Fred Foret para alunos da ECA, durante projeo de seu filme sobre Vilm Flusser.

mesmo sistema. Eis um mtodo fascinante: abrir o jogo da sociedade, torn-la mais informativa, romper assim a aparelhagem estabelecida. Um mtodo bonito demais para ser verdade. Para um observador exterior, ele fracassa por razes evidentes. A imprensa que Forest queria reedificar amparando-se dela como de um material, finalmente absorveu a interveno de Forest transformando, assim, Forest em ferramenta da imprensa. Os participantes do jogo que Forest queria "animar" para torn-los criadores acabaram se tornando nada mais que peas de um jogo inventado por ele. Forest no pode mudar a imprensa, mas pode mostrar-nos o que ela . importante, j que de uma nova viso pode resultar uma ao nova. Forest estabeleceu, nesse caso , uma srie de pontos de vista, uma srie de espelhos que se remetem uns aos outros. O ponto de vista do jornalista refletido pelo ponto de vista do leitor, que refletido pelo ponto de vista do visitante da exposio, que refletido pelo ponto de vista do jornalista que escreve, e assim por diante, em progresso circular e praticamente infinita. Tal labirinto de reflexes refletoras e refletidas uma ferramenta excelente para a compreenso intelectual, tica, esttica e existencial de uma situao, uma vez que destri os pontos de vista estabelecidos (as ideologias) e permite que a situao se revele em suas mltiplas facetas. Ele permite, ento, a escolha.

Vilm Flusser (1920 - 1991), filsofo tcheco, naturalizado brasileiro. Durante a Segunda Guerra, fugindo do nazismo, mudou-se com sua mulher Edith Flusser para o Brasil, estabelecendo-se em So Paulo, onde atuou como professor de filosofia, jornalista, conferencista e escritor. Publicou vrios livros, entre eles A filosofia da caixa preta - ensaios para uma futura filosofia da fotografia (So Paulo: Ucitec, 1985). Fred Forest (Arglia, 1933), artista francs, que se utiliza de diversas mdias em sua produo artstica, como o telefone, o vdeo, o rdio, a televiso e o computador, ficou conhecido no Brasil por suas aes realizadas na Bienal de So Paulo de 1973, que lhe renderam um prmio de comunicao e uma priso pelo regime militar da poca. um dos criadores dos movimentos de Arte Sociolgica (1974) e Esttica da Comunicao (1983). Traduo de Sandra Rey.

178

Vilm Flusser

179

Vilm Flusser

S-ar putea să vă placă și