Sunteți pe pagina 1din 6

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

BIOLOGIA
31) Foram coletados dois animais, um rato (Calomys laucha) e um zorrilho (Conepathus chinga) nas dunas da praia do cassino, sendo logo aps retiradas amostras teciduais para anlises histolgicas e moleculares. Analise as afirmativas. I No Calomys laucha foram visualizadas clulas do tecido conjuntivo, epitelial e muscular. Apesar de os tecidos serem do mesmo animal, eles tm caractersticas diferentes, devido ao fato de o DNA de cada tecido ser diferente. II Em ambos os animais, foram encontrados tecidos com as mesmas caractersticas histolgicas, porm, com constituies genticas diferentes. III No Conepathus chinga, foi visualizado tecido epitelial no revestimento do sistema digestrio. Este tecido tem como caracterstica ter grande quantidade de substncia intersticial (material extracelular), grande quantidade de fibras e vasos sanguneos entre as clulas. Com base nas afirmativas acima, podemos dizer que, apenas, A) II e III esto corretas. B) I e II esto corretas. C) II est correta. D) I e III esto corretas. E) III est correta. 32) As clulas executam vrias funes. Como exemplos, podemos citar: a movimentao, produo de protenas e lipdios, armazenamento e transporte de macromolculas. Para que estas aes ocorram, necessrio energia. Quanto ao metabolismo energtico, assinale a alternativa correta. A) A respirao aerbica o processo em que ocorre sntese de ATP e o aceptor final de eltrons na cadeia respiratria o O2. B) A respirao anaerbica somente ocorre em seres procariontes, e a respirao aerbica, em seres eucariontes. C) A fotossntese realizada pelos seres clorofilados. Neste processo, o O2 e a H20 so utilizados para sntese de carboidratos, sendo formado ao final do processo CO2 que liberado para o ambiente. D) A fermentao o processo aerbico de sntese de ATP, em que o O2 utilizado como principal aceptor final de hidrognios. E) A quimiossntese ocorre nas ferrobactrias que utilizam a energia qumica proveniente da oxidao de amnia ou nitritos para a sntese de matria orgnica.

CADERNO 1 BIOLOGIA

11

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

33) Assinale a alternativa que contm a afirmao correta a respeito da evoluo biolgica. A) As mudanas no material gentico que produzem a variabilidade nas espcies pode ser o resultado da competio. B) De acordo com a teoria da evoluo, os mamferos devem aparecer no registro fssil em poca posterior aos rpteis. C) Quando organismos proximamente relacionados desenvolvem caractersticas similares, diz-se que ocorreu convergncia evolutiva. D) A teoria da herana dos caracteres adquiridos foi brilhantemente enunciada por Charles Darwin. E) De acordo com a teoria da evoluo, as diferenas entre as espcies o resultado da ao de agentes mutagnicos.

35) Uma mulher normal, casada com um homem normal, encaminhada a um mdico geneticista, pois possui uma irm com fibrose cstica (doena autossmica recessiva). Por coincidncia, seu marido teve um irmo, j falecido, que sofria de fibrose cstica. O casal quer saber qual a probabilidade de terem uma criana com o mesmo problema. Com os dados apresentados, o geneticista chegou concluso de que a probabilidade de o casal ter uma criana com fibrose cstica de A) 1/4 B) 1/8 C) 1/6 D) 1/9 E) 1/2

_________________________________________

34) Numa determinada planta, os locos gnicos A, B e C esto ligados no mesmo cromossomo. Estes locos foram mapeados nas seguintes distncias: A-B = 12 centimorgans; B-C = 8 centimorgans. Foi feito um cruzamento entre uma planta heterozigota AbC/aBc com outra de gentipo homozigoto recessivo para os trs locos. Um dos gentipos resultantes foi ABC/abc. Escolha a alternativa que represente a freqncia esperada para este gentipo. A) 0,0096 B) 0,012 C) 0,024 D) 0,08 E) 0,0048

12

CADERNO 1 BIOLOGIA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

36) O municpio de Rio Grande possui uma vegetao, em geral, associada a ambientes aquticos. Entre estes, destacam-se os banhados, onde se desenvolvem plantas aquticas, com as seguintes caractersticas: I Epiderme dotada de cutcula espessa. II Parnquima aerfero bem desenvolvido. III Estmatos grandes e situados predominantemente na face inferior da epiderme da folha. IV Tecido vascular extremamente desenvolvido. V Tecido de sustentao (fibras esclerenquimticas) pouco desenvolvido. Marque a alternativa que representa caractersticas comuns e adaptativas das plantas de ambientes aquticos. A) III e V B) I e II C) I e III D) II e IV E) II e V

38) Em relao s gimnospermas, pode-se afirmar que A) possui caule verdadeiro, porm, as razes ainda caracterizam-se como rizides. B) o primeiro grupo, entre os vegetais, a apresentar o sistema de vasos condutores (xilema e floema). C) as sementes so o veculo de disperso. D) os frutos so o meio de disperso. E) apresentam um sistema reprodutivo desenvolvido, porm, somente reproduzem-se assexuadamente.

_________________________________________ 37) Os fungos, durante muitos anos, foram classificados como plantas. Entretanto, por apresentarem caractersticas particulares que os diferem tanto das plantas quanto dos animais, atualmente constituem um reino particular: Reino Fungi. Em relao s seguintes caractersticas: I Reproduo por esporos. II Armazenamento de glicognio. III Tecido parenquimtico clorofiliano. IV Presena de tecidos condutores de seiva. V Corpo constitudo por hifas vegetativas e reprodutivas. Marque a alternativa que corresponde (s) caracterstica(s) que ocorrem no Reino Fungi. A) II, III e IV B) I, II e V C) II e IV D) I, III e IV E) I e III

CADERNO 1 BIOLOGIA

13

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

39) No incio de 2008, banhistas, em pelo menos cinco Estados brasileiros, passaram por uma experincia bastante desagradvel: sofreram queimaduras causadas por guas-vivas (mesdgua). Os incidentes foram amplamente divulgados pela mdia. Em um determinado noticirio, um jornalista fez as seguintes afirmaes sobre as mes-dgua: I as mes-dgua so involuntariamente arrastadas em direo s praias, pois, segundo os cientistas, so organismos planctnicos. II a leso ou queimadura na pele humana causada pela ao de clulas presentes nos tentculos das mes-dgua, chamadas de cnidoblastos. III antes mesmo do surgimento da espcie humana, as mes-dgua j estavam presentes no planeta Terra. IV todas as mes-dgua apresentam uma forma de reproduo curiosa conhecida por metagnese. Dentre as afirmaes feitas pelo jornalista, podemos classificar como cientificamente corretas, apenas: A) II e IV. B) II, III e IV. C) I e II. D) I, II e III. E) I, II e IV.

40) O tigre dgua, uma tartaruga verde que habita rios e banhados do Rio Grande do Sul, tem sido capturada e vendida como animal de estimao. Essa prtica criminosa, tem causado um intenso declnio em suas populaes naturais. Um grupo de bilogos est desenvolvendo um projeto para aumentar as populaes ameaadas do tigre dgua, entretanto, a populao continua em reduo. Alguns voluntrios que participam do projeto formularam hipteses para explicar esse fato. Baseado no modo de vida dos rpteis, assinale a melhor hiptese apresentada: A) A populao foi reduzida demasiadamente e o nmero de filhotes que atingem a fase adulta no est superando o nmero de mortes. B) Para efetuar a fecundao externa, elas necessitam de gua cristalina, que escassa nos rios da regio do projeto. C) As fmeas no esto conseguindo chocar seu ovos adequadamente. D) A gua pode apresentar pouco oxignio dissolvido, dificultando a respirao das tartarugas. E) Deve haver alguma doena causando a morte dos animais, uma vez que ela no apresenta predadores naturais.

14

CADERNO 1 BIOLOGIA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

41) Em uma regio rural brasileira, um criador de galinhas estava tendo prejuzos, pois muitas aves de sua criao estavam sendo mortas por ataque de animais silvestres predadores. O produtor concluiu que o responsvel pelos ataques era um animal conhecido por cachorro-do-mato, comum nas matas da regio, e resolveu preparar armadilhas para afastar tal invasor. A prefeitura da cidade contratou bilogos, para avaliar se realmente o cachorro-do-mato era o responsvel pelos ataques. O esquema a seguir resume os resultados obtidos pelos pesquisadores e mostra algumas das interaes que existem entre organismos que habitam o local. Entre parnteses est a porcentagem que cada item representa na alimentao diria de um cachorro-do-mato.

42) Os navios de carga podem contribuir para um tipo de desequilbrio ecolgico pouco conhecido pela maioria das pessoas: a introduo de espcies exticas. Esses navios possuem tanques onde a gua do mar armazenada para atuar como gua-de-lastro. Chegando em um determinado porto, essa gua pode ser liberada para restabelecer o equilbrio do navio aps seu carregamento. Essa gua liberada, em geral, foi retirada de uma regio distante e pode possuir larvas de invertebrados, peixes e outros organismos que sero lanados em diferentes partes do mundo. Esses organismos podem agir como competidores, predadores ou at parasitas da fauna local, gerando distrbios ambientais por vezes catastrficos. So exemplos desses organismos:
Nome popular Mexilhozebra Nome cientfico Origem Local do impacto ambiental Grandes Lagos ao norte dos Estados Unidos Nova Zelndia Brasil Brasil

frutos silvestres (52%) aves silvestres (8%) Roedores (27%)

Dreissena polymorpha Asterias amurensis Limnoperna fortunei Charybdis hellerii

Europa

Galinha (0,0%)

cachorro-do-mato

Estrela-domar Mexilhodourado Siri-doPacfico

China e do Japo sia Oceanos ndico e Pacfico

Lagartos (5,1%)

Invertebrados (7,9%)

A respeito dos organismos listados acima, assinale a alternativa que contm informaes corretas. A) Dreissena polymorpha, quando adulto, transportado como parte do fitoplncton. B) Limnoperna fortunei um molusco facilmente transportado pela gua-de-lastro, pois quando adulto no possui concha. C) Asterias amurensis deve causar pouco impacto, pois um animal marinho filtrador. D) Charybdis hellerii um animal que pode ter sido transportado na forma de larva, pois possui desenvolvimento indireto. E) Siri-do-Pacfico costuma viver preso (incrustado) no casco dos navios.

Os dados apresentados na figura permitem afirmar que A) as galinhas so uma das principais fontes de protena animal para o cachorro-do-mato. B) a eliminao do cachorro-do-mato pode causar um crescimento da populao de roedores na regio. C) com certeza, o cachorro-do-mato responsvel pelo ataque ao galinheiro em questo. D) os lagartos so imprescindveis para a sobrevivncia do cachorro-do-mato. E) o cachorro-do-mato ocupa o primeiro nvel trfico de um ecossistema.

CADERNO 1 BIOLOGIA

15

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

43) Considerando a anatomia e fisiologia de artrpodes, correto afirmar: A) Os artrpodes possuem cordes nervosos ventrais. B) Em insetos adaptados ao ambiente terrestre, os tbulos de Malpighi so as estruturas responsveis pelas trocas gasosas. C) Insetos ametbolos chegam fase adulta sem a necessidade de passar pelo processo de ecdise (muda). D) Os olhos compostos, observados em muitos crustceos, so formados por vrios ocelos. E) Aracndeos possuem sistema circulatrio fechado e sistema digestrio completo.

45) A epidemia do crack O Rio Grande do Sul foi assolado por uma epidemia de crack, a droga que escraviza em segundos, zomba das esperanas de recuperao, corri famlias, mata mais do que qualquer outra e afunda os dependentes na degradao moral e no crime (ClicRBS, 6/7/2008). O crack uma droga estimulante que tem como princpio ativo a cocana. Sobre os efeitos das drogas e seus danos sade, correto afirmar: A) O efeito estimulante do crack menos potente que o da cocana. B) Embora o crack cause dependncia fsica em pouco tempo, observa-se um alto ndice de recuperao dos usurios de crack aps a desintoxicao orgnica, pois esta droga no causa dependncia psicolgica. C) Poucos segundos aps o uso, o crack causa, entre outros efeitos, a taquicardia, o aumento da presso arterial e o aumento da sudorese. D) Diferente de outras drogas, no observada a sndrome de abstinncia em dependentes de crack. E) A dependncia qumica gerada pelo crack e cocana resultado da ao da droga diretamente no sistema cardiovascular.

_________________________________________ 44) Considerando a fisiologia do sistema digestrio de seres humanos, correto afirmar: A) A absoro de nutrientes (aminocidos e carboidratos) realizada no intestino grosso. B) Os lipdeos ingeridos so totalmente digeridos por lipases secretadas no estmago. C) Carboidratos so digeridos somente por enzimas produzidas no pncreas. D) A bile, que produzida pelo fgado, possui sais biliares que digerem as gorduras. E) A digesto de protenas iniciada no estmago, aps a converso da pr-enzima pepsinognio em pepsina.

16

CADERNO 1 BIOLOGIA

S-ar putea să vă placă și