Sunteți pe pagina 1din 92

ANODOS DE SACRIFCIO PARA PROTEO CATDICA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Joaquim Correia Rodrigues

TESE

SUBMETIDA

AO

CORPO

DOCENTE

DA

COORDENAO

DOS

PROGRAMAS DE PS-GRADUAO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA A OBTENO DO GRAU DE MESTRE EM CINCIAS EM ENGENHARIA METALRGICA E DE MATERIAIS.

Aprovada por:

Prof. Luiz Roberto Martins de Miranda, D. Sc.

Enga Michele Cristina Resende Farage, D.Sc.

Profa. Simone Louise Delarue Cezar Brasil, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL FEVEREIRO DE 2005

RODRIGUES, JOAQUIM CORREIA Anodos de Sacrifcio para Proteo

Catdica em Estruturas de Concreto Armado [Rio de Janeiro] 2005 IX,77 p. 29.7cm (COPPE/UFRJ,. M.Sc., Engenharia Metalrgica e de Materiais, 2005) Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE 1. Proteo catdica 2. Concreto Armado I. COPPE/UFRJ II. Ttulo (srie)

ii

AGRADECIMENTOS. Meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que me ajudaram na elaborao desse trabalho, desde as tarefas mais simples s mais complicadas. Sem eles no teria atingido meu objetivo. Em especial, gostaria de agradecer s seguintes pessoas e empresa: minha esposa e filhos pelo apoio e incentivo, sem o qual seria difcil ou impossvel a concluso deste trabalho. Ao professor, orientador e amigo Roberto Martins de Miranda pela amizade, orientao e constante incentivo, dispensado durante a realizao deste trabalho. Graas ao seu incentivo tcnico que foi possvel concluir este trabalho. Aos amigos Engo Andr Luiz de Miranda Magalhes, Engo Marcinei Santos da Silva e Engo Luis Alexandre Soares por toda ajuda e fora durante a realizao dos testes e ensaios nos anos de 2002 a 2004. COPPE/UFRJ e ao Programa de Engenharia Metalrgica e de Materiais pela

oportunidade dada ao desenvolvimento desta tese de mestrado.

iii

Resumo da Tese apresentada COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessrios para a obteno do grau de Mestre em Cincias (M.Sc.) ANODOS DE SACRIFCIO PARA PROTEO CATDICA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Joaquim Correia Rodrigues Fevereiro /2005 Orientador: Luiz Roberto Martins de Miranda Programa: Engenharia Metalrgica e de Materiais O uso de sistemas de proteo catdica em estruturas de concreto armado, utilizando-se anodos de sacrifcio adequados, vem se tornando constante devido a crescente ocorrncia de concretos contaminados, sejam por ons cloretos, sejam por carbonatao e a conseqente surgncia de processos de corroso localizados em torno dos sistemas clssicos de recuperao. Na dissertao foi feito um estudo para determinar as relaes ideais entre reas (de anodo / de ferro) na estrutura do concreto armado atravs da construo da curva experimental em que se estabeleceu a polarizao necessria, considerando uma faixa entre 60mV e 100mV estabelecida pela norma SHRP-S 359, tornando-se eficiente o processo de proteo catdica na estrutura do concreto armado. Foram realizadas medies da resistividade nos corpos de prova, sem qualquer ativao, seja por soluo de Sal de Ltio ou gua, obtendo-se resultados em torno de 25,2 K.cm e, nos corpos de provas ativados com gua e sal de ltio ocorreram valores mdios de 12,0 K.cm e 3,9 K.cm, respectivamente. Constatou-se, atravs das medies subseqentes baixo teor de cloretos no concreto e um pH alcalino, em torno de 12, em todos os corpos de prova deste estudo.

iv

Abstract of Thesis presented to COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.) SACRIFICIAL ANODES FOR CORROSION PROTECTION IN REINFORCED CONCRETE STRUCTURES Joaquim Correia Rodrigues Frebuary/2005 Advisor: Luiz Roberto Martins de Miranda Department: Metallurgical and Materials Engineering The use of cathodic protection systems in steel concrete structures using adequate sacrifice anodes has become frequent due to the increasing occurrence of contaminated concrete by chloride ions or by carbonation, with the consequent emergence of corrosion processes located around the classical systems of recuperation. In this work, a study for determining the ideal relationships of area (anodic area / iron area ) in reinforced concrete structure was made making the experimental plot of depolarization (on/ off potential), considering a range of depolarization between 60 mV and 100 mV. This criterion was established by SHRP-359 standard concrete structure. Resistivity measurements were made in specimen tests without activation by lithium nitrate (LiNO3) or water. These values stayed near to 25.2 K.cm. For the specimen tests activated by LiNO3 and water, the resistivity values presented medium values between 12.0 K.cm and 3.9 K.cm. Considering the measurements, it was observed a low chloride content in the concrete and an alkaline pH which stayed near to 12 in all specimen tests of this referred study.

NDICE Pgina CAPTULO I - INTRODUO CAPTULO II - REVISO BIBLIOGRFICA II.1 - CORROSO II.1.1 - Conceitos de Corroso II.1.2 - Corroso no Concreto Armado II.1.3 - Reaes no Anodo e Catodo na Estrutura do Concreto Armado II.1.4 - A Corroso no Concreto Atravs da Curva de Polarizao II.2 - A INFLUNCIA DOS ONS CLORETOS II.3 - A ALCALINIDADE DO CONCRETO II.4 - PROTEO CATDICA II.4.1 Normas Aplicao ao Estudo II.4.2 Fundamentos de Proteo Catdica por Anodo de Sacrifcio II.4.3 A relao entre reas andicas e catdicas II.5 - RESISTIVIDADE DO CONCRETO II.6 MEDIO DOS POTENCIAIS DE CORROSO II.7 SAIS DE LTIO CAPTULO III - MATERIAIS E MTODOS III.1 - PRIMEIRA FASE III.1.1 Caractersticas das Pastilhas e Telas Galvnicas Utilizadas como Anodos de Sacrifcio III.1.2 Medies dos Potenciais de Proteo Aps a Instalao da Proteo Catdica III.1.3 Medio dos Teores de Cloretos e pH III.1.4 Construo da Curva de Polarizao Versus Relao entre reas Andicas e Catdicas 34 37 33 29 30 1 4 4 4 6 8 9 12 13 15 15 17 22 24 26 27

vi

III.2 SEGUNDA FASE III.2.1 Determinao da Variao dos Potenciais de Proteo nos Corpos de Prova contendo Pastilhas e Tela Galvnica IV.2.2 Primeiro estudo das relaes entre reas e polarizao IV.2.3 - Segundo estudo da relao entre reas e polarizao CAPTULO IV - RESULTADOS EXPERIMENTAIS IV.1- PRIMEIRA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS IV.1.1 - Dimensionamento e confeco dos corpos de prova IV.1.2- Dimensionamento dos corpos de prova IV.1.3 Ativao dos corpos de prova e medio dos potencias de corroso IV.1.4 Obteno da resistividade nos corpos de prova IV.1.4 .1 Determinao dos valores de resistividade nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) com telas galvnicas IV.2 - SEGUNDA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS IV.2.1 - Determinao da Polarizao nos corpos de provas ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas PEQUENAS na regio I. IV.2.2 - Determinao da Polarizao nos corpos de provas ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas MDIAS na regio I. IV.2.3- Determinao da Polarizao nos corpos de provas ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas MDIAS nas regies II e III. IV.2.4- Determinao da Polarizao nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas GRANDES na regio I. IV.2.5- Determinao da Polarizao nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas GRANDES nas regies I e II. IV.2.6- Determinao da Polarizao nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para telas Galvnicas na regio III.

40 40 49 50 52 52 52 54 56 56 57 58 58 61 63 66 68 71

vii

CAPTULO V DISCUSSO V.1 PRIMEIRA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS V.1.1 Processo de proteo catdica em peas de concreto armado com a utilizao de pastilhas galvnicas V.1.2 Quantidade de pastilhas necessrias para atender ao critrio estabelecido pela norma NACE RP 0290-90. V.1.3 Processo de Proteo Catdica com utilizao Tela Galvnica V.1.4 Curva de polarizao em funo da relao entre reas V.2 SEGUNDA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS V.2.1 A polarizao dos corpos de prova, com e sem ativao, contendo pastilhas e telas galvnicas.

74 74 74

74

75 75 77 77

CAPTULO VI CONCLUSES REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

79 82

viii

CAPTULO I INTRODUO

Corroso galvnica uma manifestao de grande gravidade que afeta estruturas de concreto armado-protendido em todo o mundo. Os altos custos globais que envolvem tanto a perda do material deteriorado quanto a correo do problema, o comprometimento da estabilidade estrutural inerente ao desenvolvimento do processo corrosivo e, por fim, a elevada incidncia do fenmeno so alguns dos aspectos que fazem da corroso das armaduras, certamente, a principal manifestao patolgica na construo civil e industrial [1]. Proteo catdica, por corrente galvnica, uma tcnica eletroqumica que inibe as reaes de oxidao nas armaduras atravs da introduo de anodos de sacrifcio, revertendo aquelas reaes e evitando que a armadura sofra corroso,tornando-a catdica. Nos materiais estudados utilizou-se uma liga de Alumnio, Zinco e ndio, com insignificante processo de passivao, permitindo eficincia no sistema de proteo catdica no ambiente concreto. A relevncia deste trabalho deve-se ao lugar comum em que se encontram as solues clssicas do tratamento da corroso nas armaduras do concreto que, invariavelmente, conduzem a processos mais srios de corroso, ao utilizarem-se massas cimentcias ou pinturas para trat-las. Uma forma mais moderna de tratamento emprega, erradamente, pastilhas cimentcias envolvendo discos de zinco puro. perfeitamente conhecido que o zinco sensvel ao ambiente alcalino do concreto, ocorrendo uma rpida passivao deste anodo, interrompendo a proteo catdica [8]. Assim, mais uma vez, o processo de corroso deixa de ser interrompido. O objetivo deste trabalho foi empregar uma liga metlica, que no o zinco puro, para utilizao como anodo de sacrifcio em peas de concreto armado. Esta liga formada pela associao de alumnio, zinco e ndio, perfeitamente adaptada ao ambiente alcalino do concreto atravs de pesquisas j conhecidas [9]. Adicionalmente, procurou-se obter uma anlise dimensional atravs de uma relao ideal entre rea de anodo (Aa) / rea de ferro (AFe), com a construo de uma curva experimental que associa-se estas relaes com a polarizao necessria a proteo catdica. Para tanto, considerou-se a faixa de potencial de 1

polarizao entre 60mV e 100mV, necessria para controlar a corroso, estabelecida pela norma SHRP-S-359 [1]. Cabe ressaltar que a curva experimental foi construda atravs da realizao de diversos ensaios em corpos de provas ativados com soluo aquosa de Sal de Ltio (LiNO3), de modo a promover a conseqente reduo na resistividade da massa do concreto endurecido, tornando o processo de proteo catdica bem mais efetivo devido a maior troca inica no sistema. Dentro dos objetivos do trabalho, foi abordada a importncia do sistema de proteo catdica por anodos de sacrifcio, com a utilizao de corpos de prova contendo anodos na forma de pastilhas pequena, mdia, grande, alm da forma de tela. Os corpos-de-prova foram divididos em trs grupos: seis corpos de provas sem qualquer ativao qumica, apenas na umidade ambiente e temperatura do local do teste, seis corpos de prova ativados com gua e, finalmente, seis corpos de prova ativados com soluo aquosa de Nitrato de Ltio (LiNO3), permitindo uma avaliao comparativa dos trs sistemas. Foram realizadas medies do teor de cloretos, introduzidas na gua de amassamento dos corpos de prova, da ativao empregada e do pH do concreto. Posteriormente, constataram-se baixos teores de cloretos e um pH, alcalino, em torno de 12. Inicialmente, estudou-se a variao dos potenciais de corroso construindo-se curvas de potenciais versus tempo para se verificar o comportamento dos anodos. A curva obtida, pela polarizao necessria versus relao entre reas (Aa / AFe) foi linear, permitindo obter-se uma estimativa da relao ideal entre reas que atendesse ao critrio da polarizao dos 100mV, estabelecido pela norma NACE-RP0290-90[2]. Utilizou-se o critrio da queda/desenvolvimento da polarizao de 100mV ou, simplesmente, polarizao dos 100mV. Na construo das curvas polarizao versus tempo, constatou-se a ocorrncia de variaes no valor final da polarizao em relao curva esperada, com os corpos-deprova ativados com soluo de Nitrato de Ltio, pelos valores encontrados da polarizao mnima de 100mV, confirmando a eficincia do sistema, segundo o critrio estabelecido pela norma NACE-RP0290-90 [2]. Os valores mdios da resistividade nos corpos de prova sem ativao ficaram em torno de 25,2 K. cm. J nos corpos de prova ativados com gua e soluo de Nitrato de Ltio, os valores mdios foram de 12,0 K. cm e 3,9 K. cm, respectivamente.

Este trabalho uma contribuio ao processo de dimensionamento da proteo catdica para o concreto armado, utilizando-se corrente galvnica com o emprego de anodos de sacrifcio, visando estabelecer parmetros seguros de proteo para estruturas areas e at enterradas. Trata-se de um trabalho inovador para sistemas de proteo catdica, porque a metodologia experimental utilizada para a construo da curva polarizao necessria versus relao entre reas, andicas e catdicas, mostrou-se bastante eficiente e com resultados confiveis, considerando-se um curto espao de tempo e uma amostragem pequena. Objetivou-se, portanto, o dimensionamento ou a determinao das caractersticas funcionais de anodos de sacrifcio para o ambiente concreto armado.

CAPTULO II REVISO BIBLIOGRFICA II . 1. CORROSO II.1.1 Conceitos de Corroso. A corroso um processo eletroqumico, o que significa que ela envolve reaes qumicas (ganho e perda de eltrons) e corrente eltrica (fluxo de cargas atravs de um condutor). O mecanismo de corroso pode ser compreendido considerando-se uma clula eletroltica ou galvnica, que consiste num sistema que envolve dois eletrodos e dois tipos de reaes qumicas: uma que fornece e outra que consome eltrons. Para manter a neutralidade eltrica e sustentar as reaes qumicas, a transferncia de carga eltrica ocorre atravs de caminhos internos e externos, conectando os dois eletrodos onde essas reaes acontecem. Os eltrons fluem por uma conexo externa e os ons fluem entre as duas solues que circundam os eletrodos [3]. No estudo da corroso do concreto armado, as pilhas eletroqumicas so de grande importncia. Basicamente, uma pilha eletroqumica apresenta os seguintes componentes: a) Anodo: eletrodo em que h oxidao (corroso) e onde a corrente eltrica, na forma de ons metlicos positivos, entra no eletrlito. b) Eletrlito: condutor (usualmente um lquido) contendo ons que transportam a corrente eltrica do anodo para o catodo. c) Catodo: eletrodo onde a corrente sai do eletrlito ou o eletrodo no qual as cargas negativas (eltrons) provocam reaes de reduo. d) Circuito metlico: ligao metlica entre o anodo e o catodo por onde escoam os eltrons, no sentido anodo-catodo. Retirando-se um desses componentes elimina-se a pilha e, conseqentemente, diminui a possibilidade de corroso. Evidentemente, pode-se retirar o catodo, a ligao metlica ou

o eletrlito. O anodo, sendo a prpria estrutura metlica que se deseja proteger, no pode ser retirado, ento aplica-se nele revestimento protetor e/ou proteo catdica. A corrente eltrica convencional tem sentido contrrio ao de eltrons. Considerando o sentido convencional, o catodo o eletrodo negativo () e o anodo positivo (+); no sentido real os sinais so contrrios, isto , anodo () e catodo (+). A pilha caracterizada por uma diferena de potencial entre seus eletrodos, em circuito aberto a sua fora eletromotriz. Ela igual a: Epilha = Ecatodo Eanodo Onde Ecatodo e Eanodo so os potenciais de reduo dos eletrodos [3].
Eltrons

Anodo

Corrente convencional

Catodo

Eletrlito

Figura II.1 Esquema de pilha eletroqumica.

II . 1.2 Corroso no Concreto Armado Estruturas de concreto armado so projetadas e executadas para manter condies mnimas de segurana, estabilidade e funcionalidade durante um determinado tempo de vida til, sem custos previstos de manuteno e reparos [3]. Admite-se que a armadura esteja protegida quando presente no ambiente concreto, devido ao barreira da massa do concreto e sua alta alcalinidade decorrente da formao principal de hidrxido de clcio, Ca(OH)2, durante o processo de hidratao do cimento, ocorrendo um pH em torno de 12,5 [3]. O processo de corroso no concreto armado, no entanto, compromete severamente a estabilidade e durabilidade da estrutura. O concreto, por ser um pseudo-slido, possui uma rede de capilares e poros, os quais, com a introduo da gua lquida ou em estado de vapor, oferece uma certa permeabilidade, promovendo dois estados tpicos de ataque s armaduras [17]. No primeiro, a gua, acompanhada de sais perniciosos presentes em salmouras industriais e na prpria maresia, promove a contaminao do concreto por ons extremamente danosos superfcie do ao das armaduras, originalmente passivada por um filme resultante da combinao da ferrugem superficial, Fe(OH)3, e hidrxido de clcio, rico em ferrato de clcio. Neste estado original de passivao, a corroso no exatamente nula, mas severamente limitada pela resistncia hmica daquele filme. Em suma, compreende-se que na grande maioria dos casos, os mecanismos de transporte, atravs do concreto, dos ons nocivos s armaduras, com particular importncia para os ons cloretos, so a absoro capilar e a difuso inica. A primeira se manifesta na camada superficial do concreto, geralmente onde ocorre a molhagem. Mas para o interior do concreto, onde a presena do eletrlito mais constante, tem-se a difuso. No segundo, a gua proveniente da chuva, cada vez mais cida devido crescente presena de CO2 no ar, promove a diminuio da alcalinidade do concreto devido s reaes da carbonatao. Como a alcalinidade da massa do concreto no cria a passividade, apenas a mantm, a alterao deste ambiente , tambm, catastrfico para as armaduras [4]. As heterogeneidades na superfcie do ao, tais como diferenas na estrutura e composio dos gros, alm de diferenas de concentraes no eletrlito em virtude da

natureza heterognea da contaminao do concreto, fazem com que uma regio da barra atue como anodo e outra regio como catodo. Pelo fato do anodo e o catodo estarem na mesma barra, ocorre uma inevitvel conexo eltrica entre os dois. Logo, verifica-se uma clula eletroltica curto-circuitada. O ferro, na zona interior da interface com eletrlito, ioniza-se e os eltrons libertados migram para a vizinhana, em direo s zonas catdicas onde concorrem para reaes catdicas no contato com a gua, libertando hidrognio molecular que se combina com o oxignio. O on F++ combina-se, ento, com os ons OH formando-se hidrxido ferroso no anodo, de cor amarelada, e frrico no catodo, de cor vermelho acastanhada que constitui, essencialmente, a ferrugem. Se a pelcula de hidrxido frrico mantm-se intacta, aquela regio do ao comprometida torna-se passiva.

Figura II. 2 Processo de oxidao e reduo na armadura de concreto armado[4].

II . 1.3 Reaes no anodo e catodo na estrutura do concreto armado. As reaes de reduo no catodo tm um importantssimo papel no desenvolvimento da corroso no concreto armado porque so decisivamente influenciadas pela soluo que chega interface ao-concreto (por exemplo a gua acompanhada de oxignio, dixido de carbono e etc.) e que servem para alimentar a corroso nos anodos, estabelecendo a natureza dos produtos da corroso, como os hidrxidos frricos. A figura II.4 mostra um pilar de seo circular, contaminado com ons cloretos, devido ao ambiente marinho, fator acelerador da corroso e a crescente taxa de corroso caracterstica deste meio [18].

Figura II .3 Pilar de seo circular, corrodo pela influncia do on cloreto e a crescente taxa de corroso [18]. A diferena de potencial que acontece entre as reaes andica e catdica a fora motriz que faz o ao desintegrar-se. Portanto, qualquer superfcie de ao que tenha problemas de corroso, na verdade, uma combinao de anodos e catodos eletricamente ligados atravs do prprio corpo do ao e submetidos a um eletrlito interfacial [19].

II.1.4 A Corroso no concreto armado atravs da curva de polarizao. As caractersticas do concreto fazem com que o fenmeno da corroso nas armaduras seja predominantemente um processo catdico. Isto pode ser explicado pela inclinao mais acentuada das curvas catdicas em relao curva andica [21]. O processo de corroso nas armaduras do concreto ocorre em torno de suas reaes de reduo que acontecem nos catodos e no nas situaes em torno das reaes de dissoluo dos anodos[20].

Figura- II.4 Anlise da curva catdica com a velocidade de corroso em funo da sobrevoltagem [4]. Analisando a curva catdica, figura II.5, responsvel pela corroso do ao, pode-se observar que para pequenas velocidades de corroso a reao catdica controlada por processos de ativao [20]. Nesta regio, medida que o potencial torna-se mais negativo, a velocidade de corroso aumenta, isto , com aumento da sobrevoltagem, o processo de corroso torna-se mais efetivo [49]. Pode-se constatar que a sobrevoltagem fica cada vez mais negativa at chegar ao ponto em que a velocidade de corroso interrompida. Nesta regio ocorre a sobrevoltagem de concentrao [24].

Este comportamento da curva catdica, figura II.5, pode ser explicado pelo processo de corroso no concreto armado em estruturas areas, onde, tipicamente, ocorre a reduo do oxignio, sozinho ou dissolvido na gua, em suas regies catdicas [5]. Normalmente, na superfcie da armadura do concreto de edificaes, ocorre pouco acesso de oxignio, mas o suficiente para promover processos generalizados de corroso ocasionados por sobrepotenciais catdicos, caractersticos da regio de ativao, figura II.5 [24]. Na prtica, todo o oxignio existente na interface concreto-ao consumido, num determinado tempo, cessando o processo e interrompendo a velocidade da corroso. Deste modo, o sobrepotencial catdico diminui, configurando-se num sobrepotencial de concentrao, figura II.5 [24]. Por outro lado, processos triviais de corroso no concreto armado, contaminados por sais cloretos, estabelecem casos tpicos de corroso localizada.

Figura II.5 - Relao entre as regies do concreto original e a recuperada [5].

10

Casos tpicos de corroso localizada podero ser visualizados atravs de sua curva andica, especificamente nas posies de maior concentrao de cloretos, onde se desenvolvem processos ativos de corroso, e as regies vizinhas que se mantm passivas, figura II.6 [5]. Observa-se de forma trivial, tambm, que aps trabalhos de recuperao convencionais, com a utilizao de argamassas pr-fabricadas surgem, nas regies vizinhas, novas reas andicas, figura II.7 [5].

Figura II.6 - Relao entre as regies do concreto original e a recuperada. Desenvolvimento de novas regies andicas vizinhas recuperao efetuada [5].

11

II.2 A INFLUNCIA DO ON CLORETO Nenhum outro contaminante est to extensivamente documentado na literatura como causador da corroso no ao do concreto armado como os cloretos. Estes ons podem ser introduzidos intencionalmente no concreto, com agentes aceleradores de pega e endurecimento, e podem vir atravs dos agregados e na prpria gua de amassamento. Nestes casos diz-se que eles so incorporados massa de concreto [5]. Podem penetrar por salmouras industriais, maresia ou nvoa de ambientes marinhos, situao esta bastante comum em nosso pas (nestes casos diz-se que a contaminao se deu por impregnao da superfcie do concreto por agentes agressivos externos) [5]. Os mecanismos de transporte que levam ao movimento e a concentrao inica dos cloretos no concreto so os seguintes: absoro capilar, difuso inica, permeabilidade sob presso e migrao inica. O transporte no apenas dos cloretos, mas de outras substncias dissolvidas, de lquidos em geral e de gases no interior do concreto decisivamente influenciado pela estrutura porosa da pasta de cimento endurecida. A interconexo dos poros, que determina a porosidade aberta, e a distribuio do tamanho dos poros, constituem-se fatores de suma importncia. A porosidade aberta possibilita o transporte das substncias e caracteriza a permeabilidade da pasta. Por sua vez, o tamanho dos poros interfere na velocidade de transporte. O tamanho dos poros na pasta de cimento varia segundo diversas ordens de grandeza, pondendo ser classificados em poros de ar aprisionado (decorrentes dos processos de adensamento do concreto), poros de ar incorporado (obtidos quando do emprego de aditivos incorporadores de ar), poros capilares (oriundos da sada de gua livre do concreto) e poros do gel (devido gua de gel), tendo os trs primeiros tipos maior relevncia para a durabilidade [6]. Destaca-se um perfil tpico da concentrao de cloretos ao longo da camada de cobrimento do concreto, desde a superfcie at a armadura, em peas de concreto armado onde a contaminao ocorre por impregnao de contaminantes do meio externo. A concentrao tende a ser pequena na superfcie dada a ao da lixiviao pelas guas das chuvas, que se verifica nessa zona de molhagem e secagem, o que carreia as solues com cloretos, diminuindo sua concentrao. Na zona de difuso, a partir do valor limite, a

12

concentrao tende a diminuir com a profundidade, isto porque a contaminao por impregnao vem de fora para dentro [6]. Os cloretos apresentam-se em trs formas no concreto: quimicamente ligado ao aluminato triclcico (C3A), formando cloroaluminato de clcio ou sal de Friedel (C3A.CaCl2. 10H2O); adsorvido na superfcie dos poros; e sob a forma de ons-livres. Por maior que seja a capacidade de um dado concreto de ligar-se quimicamente ou adsorver fisicamente ons cloretos, haver sempre um estado de equilbrio entre as trs formas de ocorrncia desses ons, de forma que sempre existir um certo teor de Cl livre na fase lquida do concreto. Esses cloretos livres so os que efetivamente causam preocupao [7]. Portanto, evidente a ao extremamente deletria dos cloretos, que vai desde a despassivao da armadura at a participao plena no processo corrosivo; a saber, aumentam substancialmente a condutividade eltrica do eletrlito, acelerando o processo, alm de participarem das reaes para formao dos produtos da corroso. Afora tudo isso, deve-se essencialmente aos cloretos a ocorrncia da corroso localizada por pites, a qual apresenta grande gravidade do ponto de vista das estruturas de concreto armado-protendido [4].

II.3 A ALCALINIDADE DO CONCRETO A perda da alcalinidade provocada pela carbonatao do concreto condio para incio da corroso das armaduras. As superfcies expostas das estruturas de concreto, a alta alcalinidade, obtida principalmente s custas da presena de Ca(OH)2 liberado das reaes de hidratao do cimento, pode ser reduzida com o tempo. Esta reduo ocorre essencialmente pela ao do CO2 do ar, alm de outros gases cidos tais como SO2 e H2S. Esse processo chamado de carbonatao e d-se a uma velocidade lenta, atenuando-se com o tempo [4]. Isto pode ser explicado pela hidratao crescente do cimento, alm dos prprios produtos da reao da carbonatao (CaCO3) que colmatam os poros superficiais, dificultando cada vez mais o acesso de CO2 presente no ar, ao interior do concreto [5].

13

Sua reao : Ca(OH) 2 + CO2 CaCO3 + H2O (II.4)

Embora possa ocorrer reaes do tipo: Na, KOH + CO2 Na2K2CO3 + H2O (II.5)

O processo ocorre em vrias etapas envolvendo diversas reaes secundrias, embora seja certo que um dos produtos finais seja sempre o carbonato de clcio (CaCO3). Tendo em vista o pH de precipitao do CaCO3 ser da ordem de 9,4 ( temperatura ambiente), tem-se com isto uma alterao substancial das condies de estabilidade qumica da pelcula passivadora do ao [6]. Sob este aspecto, tem sido proposto um valor crtico de pH entre 11,5 e 11,8, abaixo do qual no se assegura a manuteno da passivao do ao [9]. Uma caracterstica do processo de carbonatao a existncia de uma frente de avano do processo, que separa duas zonas com pH muito diferentes; uma com pH menor que 9 (carbonatada) e outra com pH maior que 12 (no carbonatada). Ela comumente conhecida por frente de carbonatao e deve sempre ser mensurada com relao espessura do concreto de cobrimento da armadura. importante que essa frente no atinja a armadura, sob pena de despassiv-la [6]. importante registrar, que existe uma grande diferena entre taxas de difuso de CO2 no ar e na gua (na gua cerca de 104 vezes mais baixa) [4]. Com a carbonatao, descaracterizada a capa de passivao, o ao se corri de forma generalizada, tal como se estivesse simplesmente exposto atmosfera sem qualquer proteo, porm como o agravante de que a umidade permanece no interior do concreto e, portanto, em contato com a armadura muito mais tempo do que se esta estivesse exposta ao ar, j que o concreto absorve umidade muito rapidamente, mas seca bem mais lentamente [4].

14

II.4 PROTEO CATDICA II . 4.1 Normas aplicadas ao estudo Do ponto de vista da termodinmica, a proteo total para o ao estar na zona de imunidade do metal. No entanto, poder-se- obter adequada proteo sem incorrer-se em grandes e inteis polarizaes. O primeiro critrio para aceitao da proteo catdica o do potencial, o que poder vir a ser excessivamente rigoroso para determinados casos. O valor prtico deste potencial de proteo no uma constante absoluta para qualquer metal. O valor de -0,85V, com o eletrodo de cobre sulfato de cobre, para o ferro tem sido satisfatrio em muitos ambientes, principalmente o solo. Contudo, o potencial de proteo para cada caso varia com o eletrlito existente. Esta limitao conduz, na prtica, ao uso de diversos outros critrios para a aceitao dos servios de proteo catdica. Como a prpria norma NACE RP 0290-90 [2] recomenda, poder-se- utilizar uma combinao de critrios que objetivem a melhor proteo para um determinado sistema. Foi utilizado o critrio de polarizao dos 100mV, sob o enfoque destas duas normas [1, 2}. Esta norma estabelece, para o sistema de proteo catdica em estruturas de concreto armado, uma queda de polarizao mnima de 100mV. Esta diferena de potencial obtida a partir do momento que o circuito interrompido, monitorando-se, em seguida, a queda do potencial atravs de um eletrodo de referncia estvel. Segundo a norma, com a interrupo da corrente, ocorre um desvio imediato do potencial. Este desvio o resultado da eliminao da voltagem hmica, resultante do fluxo de corrente inica que percola pela soluo nos capilares do concreto e que no deve ser includa nas medidas. Desta forma, a norma prope que seja utilizado o potencial lido imediatamente aps o desvio, sendo este denominado potencial inicial Ei. O potencial final, Ef, obtido pela leitura decorrido quatro horas do ensaio, onde a diferena de potencial (E = Ef-Ei) chamada potencial de depolarizao e deve ser maior ou igual a 100mV, a fim de confirmar a eficincia do sistema de proteo catdica, conforme mostrado na figura II.1 [2].

15

Figura II.7 Curva do Potencial de depolarizao em funo do tempo [2]. A norma SHRP-S-359 estabelece um maior grau de flexibilidade comparado com a norma NACE [2], uma vez que correlaciona a polarizao necessria ou o potencial de depolarizao concentrao de ons cloretos (Cl-) presentes na estrutura do concreto, conforme mostrado na tabela II.1. Tabela II.1 Valores da Concentrao de ons Cloretos e a Polarizao Necessria para Estrutura de Concreto Armado Valores de [Cl-] em funo do E Concentrao de on Cl(kg/m3 de concreto) < 0,6 0,6 1,2 1,2 3,0 3,0 6,0 6,0 12,0 Potencial de Depolarizao ou polarizao necessria (mV) 0 60 80 100 150

Esta norma relaciona somente o teor de ons Cl- e no menciona outros ons nocivos integridade da estrutura do concreto no sistema de proteo catdica.

16

O critrio do intervalo de tempo para obter o valor do potencial final idntico ao intervalo de tempo adotado pela norma NACE [1], ou seja, quatro horas. II.4.2 Fundamentos da proteo catdica Proteo catdica definida como a reduo ou eliminao da corroso devido a transformao das armaduras em catodos, devido a imposio de corrente galvnica ou impressa [5].

Figura II.8 - Esquema de uma pilha de corroso quando presente em um trecho da armadura [5]. Sob determinadas condies, uma rea da superfcie da armadura torna-se andica e uma outra torna-se catdica. A diferena de potencial, entre o anodo e o catodo, favorece o crescimento de uma corrente de corroso galvnica que flui para o anodo dentro do ambiente concreto. Esta corrente penetra na estrutura do ao, a partir do catodo e atravs do concreto, sendo que o circuito completado pelo fluxo eletrnico de corrente atravs da armadura retornando ao catodo, figura II.8. O resultado desta pilha de corroso a perda do metal, na forma de corroso galvnica generalizada ou na forma de pites, nas reas andicas [4]. Um exemplo de proteo catdica apresentado na figura II.9 onde, nas regies susceptveis ou propriamente nas pilhas de corroso, supera-se as correntes de corroso,

17

perniciosas ao ao, impondo-se correntes galvnicas de proteo em toda a rea comprometida. As correntes galvnicas de proteo, uma vez atuando em toda a rea especificada, impediro o funcionamento de regies andicas e, portanto, parando a corroso.

Figura II.9 - Seo de uma estrutura de concreto armado recuperada com a utilizao de pastilha galvnica [5].

O conceito de proteo catdica est intimamente relacionado aos diagramas potencial pH de Pourbaix, e as curvas de polarizao eletroqumica, particularmente quando h presena de solues qumicas estranhas presentes na massa do concreto, tornando-o um eletrlito em potencial

18

Figura II.10 - Diagrama de Pourbaix de equilbrio termodinmico simplificado. Potencial x pH para o sistema Fe-H2O a 25C, delimitando os domnios de corroso, passivao e imunidade [4].

Pourbaix demonstrou, conforme o diagrama potencial versus pH do sistema ferrogua a 25C, que para a ordem de grandeza do pH do concreto, aproximadamente 12,5, e para uma faixa usual de potenciais de corroso da ordem de +100mV a -400mV em relao ao eletrodo padro de hidrognio, presentes usualmente em estruturas de concreto armado, as reaes verificadas no ferro so de passivao, figura II.10 [4]. O que ocorre, ento, que a armadura presente no interior do concreto, em meio alcalino, fica conservada do fenmeno corroso, devido originalmente a presena da pelcula de xidos protetora de carter passivo, que envolve a armadura. Por outro lado, sob determinadas condies, o ao presente no eletrlito, formado pelo concreto contaminado, poder ter uma combinao de potencial e pH na regio de corroso, como indicado pelo X no diagrama da figura II.10. Nesta regio, os produtos solveis da corroso so espcies estveis e a corroso inevitvel. O conceito de proteo catdica torna possvel a mudana do potencial da regio de corroso para valores mais negativos, dentro da regio de imunidade. Desta forma, impede-se a corroso [4]. Da mesma forma, atravs de uma curva de polarizao, evidencia-se que o ao encontra-se com um potencial na regio de corroso. A aplicao de proteo catdica muda o potencial para valores mais negativos, exatamente para uma regio hachurada, abaixo das curvas apresentadas evidenciados na figura II-11. 19

A corrente, na interceptao com a rea hachurada, indica a magnitude da corrente de proteo catdica necessria para manter o ao no potencial de proteo desejado. A localizao da regio de imunidade no diagrama potencial-pH, e nas curvas de polarizao, pela forma e magnitude das correntes, so funo da combinao ao-concreto, sento este o eletrlito [6].

Figura II.11 - Esquema de proteo catdica relacionada s curvas de polarizao eletroqumica [6]. Existem duas maneiras de produzir fluxo de eltrons na direo desejada. Ou seja, por corrente galvnica e por corrente impressa. Uma ligando a estrutura com um metal mais ativo, como o zinco, imerso no eletrlito. O resultado uma pilha galvnica na qual o metal ativo trabalha como anodo, promovendo um fluxo de eltrons para a estrutura, que torna-se catdica. Neste caso, o anodo destrudo progressivamente e chamado de anodo de sacrifcio O mesmo resultado pode ser obtido usando-se uma fonte externa, usualmente um retificador. Neste caso, uma corrente direta impressa entre um anodo auxiliar e a estrutura, fazendo com que esta seja protegida [8]. Na proteo catdica utilizam-se metais de sacrifcio como o zinco, alumnio, magnsio e ligas destes materiais com a adio de outros metais [3].

20

Esses anodos devem satisfazer a certas exigncias, entre elas: bom rendimento terico da corrente em relao massa a ser consumida; a corrente no deve diminuir com o tempo; no aconselhvel que o rendimento prtico da corrente seja muito inferior ao terico Visto que a composio da liga importantssima para o bom desempenho do anodo galvnico, busca-se adicionar elementos a fim de que o anodo apresente caractersticas desejadas, entre os quais pode-se citar: potencial de corroso suficientemente negativo - o mangans, por exemplo, adicionado a anodos de diversas ligas; alta eficincia do anodo - no deve conter impurezas que originem a autocorroso do anodo ou que o tornem ineficiente. Neste caso, o teor de ferro deve ser baixo, pois sua presena, ainda que em pequenas quantidades, causa a formao de um revestimento denso sobre o metal mais ativo inibindo o fluxo de corrente. A adio de alumnio e cdmio ao zinco minimiza tal efeito; estado ativo para a corroso uniforme do anodo, o que evita sua passivao. A adio mercrio ou ndio em anodos de ligas de alumnio reduz tal efeito [5]. A seleo dos anodos no deve ser feita de forma aleatria. Sua utilizao deve ser estabelecida com base nas caractersticas da estrutura a ser protegida e tambm deve-se conhecer qual o eletrlito que estar em contato com o material metlico. Por exemplo, os anodos de liga de alumnio so usados em estruturas metlicas imersas offshore. J os anodos de magnsio so utilizados em estruturas metlicas imersas em gua doce, de baixa resistividade ou em solos com resistividade eltrica de at 3.000 .cm. Desta forma, anodos de zinco puro no devem ser utilizados no ambiente alcalino do concreto, j que passivam-se facilmente neste meio [3]. Dos comentrios acima, pode-se verificar que, em geral, os anodos galvnicos so aplicados a eletrlitos com pequena resistividade eltrica, ou seja, de at 3.000 .cm e em estruturas cujo ao necessite de pequenas quantidades de corrente, normalmente at 5 A, uma vez que as diferenas de potenciais envolvidas so reduzidas, necessitando de circuitos com baixas resistncias eltricas para o fornecimento da corrente de proteo catdica [3].

21

A figura II.9 mostra um exemplo de proteo catdica, feita com corrente galvnica em uma estrutura de concreto armado contaminada por cloretos, utilizando-se pastilhas galvnicas como as ensaiadas neste trabalho [4]. De modo a evitar a surgncia de clulas incipientes de corroso, tipicamente comeando em torno do reparo, conforme figura II.7 anterior, injeta-se um determinado nvel de corrente, com a utilizao de pastilhas galvnicas como as ensaiadas neste trabalho, suficiente para promover a chamada preveno catdica [21]. Este anodo de sacrifcio composto por um disco em liga de alumnio-zinco-ndio, imersa em massa cimentcia rica em sal de ltio, que promove e sustenta a atividade do metal andico [24]. Adicionalmente, a presena dos ons de ltio inibem qualquer inteno de ocorrncia de reaes entre o lcali do cimento e os agregados do concreto, ao mesmo tempo e que, na forma de sal de ltio, LiNO3, possui caractersticas higroscpicas, mantendo a interface anodo-massa cimentcia mida e condutiva [55, 5].

II.4.3 A relao entre reas catdicas e andicas A relao entre reas expostas de materiais tornados andicos e catdicos, uma vez interligados, muito importante, uma vez que interessa ao controle da velocidade da conseqente corroso galvnica. Quanto maior o catodo, comparado ao anodo, maior a reduo de oxignio ou outra reao catdica, aumentando a corrente galvnica, com o desenvolvimento de mais corroso no anodo. Assim, como a corroso galvnica freqentemente dependente da velocidade de difuso do oxignio dissolvido no catodo, a quantidade total de corroso galvnica independente do tamanho do anodo e proporcional a rea da superfcie catdica [20]. Ao aplicar-se proteo catdica por corrente galvnica, utilizando-se anodos de sacrifcio, estaremos formando um sistema galvnico com polarizao catdica, ou seja, altera-se o potencial do ao, que est sendo protegido, em direo a valores mais negativos devido ao fluxo de corrente galvnica introduzido. Assim, a corrente galvnica introduzida

22

proporcional a rea superficial das armaduras a serem protegidas ou catodizadas. Logo, de acordo com a figura II.12, e sob condies ideais, como por exemplo um ambiente como o concreto mido, desde que haja similaridade entre reas andicas e catdicas, evitar-se- os efeitos adversos da relao entre reas na proteo catdica por corrente galvnica [22].

Figura II.12 - a) grande rea de anodo, pequena rea de catodo com alta condutividade eletroltica. b) grande rea de anodo, pequena rea de catodo e baixa condutividade eletroltica. c) pequena rea de anodo, grande rea de catodo e grande condutividade eletroltica [22].

23

II.5 - RESISTIVIDADE DO CONCRETO A resistividade inica um parmetro que depende do teor de umidade, da permeabilidade e do grau de ionizao do eletrlito presente no interior do concreto. Existe proporcionalidade direta entre a taxa de corroso e a condutividade inica presente no concreto armado. A resistividade ou, seu inverso, a condutividade um dos principais fatores controladores da funo eletroqumica que norteia processos de corroso no concreto armado. As velocidades de corroso mximas ocorrem em concretos com altos teores de umidade, os quais apresentam baixa resistividade, porm sem alcanar a saturao dos poros, de modo a no dificultar o acesso do oxignio [5]. Segundo a bibliografia [9], no se deve utilizar argamassas ou concretos que contenham polmeros para aumentar a aderncia e diminuir a retrao da massa cimentcia pois, por outro lado, dificultam ou impedem o fluxo inico necessrio ao tratamento com proteo catdica. A tabela II.2 mostra a relao entre resistividade e a probabilidade de corroso, de acordo com comit euro-internacional du Beton-CEB [8]. TABELA - II.2 Relao entre a resistividade e a probabilidade de corroso. Comit euro-international du beton - CEB Resistividade do concreto K ohm.cm ( ) > 20 10 a 20 5 a 10 <5 Indicao de probabilidade de corroso Desprezvel Baixa Alta Muito alta

Considerando a existncia de umidade dentro do concreto teremos, como conseqncia, a reduo da resistividade e a massa cimentcia funcionando como eletrlito na ligao entre anodos e catodos ao longo das armaduras. Por outro lado, em dias ensolarados e com a secagem do concreto e a reduo da umidade do ambiente, o aumento da resistividade eltrica do concreto ser favorecido, ponto de diminuir o fluxo da corrente de corroso existente nas armaduras. Como explicado anteriormente, a corroso no ao do concreto um processo eletroqumico que gera fluxo de corrente para dissolver

24

suas regies andicas. Quanto menor a resistncia inica do concreto, mais rapidamente a corrente fluir e maiores sero as chances de corroso [5].
10

0,1

0,01

0,001 1

10

100 1.000 Resistividade k.cm

10.000

Figura II.13 - Comparao entre corrente de corroso e resistividade do concreto [10].

10

0,1

0,01

0,001 -700

-600

-500

-400

-300

-200

-100

Potenciais da semi-pilha, mV

Figura II.14 - Comparao entre a corrente de corroso e os potenciais de corroso obtidos com a semi-pilha.

A figura II.3 mostra a relao entre a velocidade de corroso no concreto e sua resistividade. Comparando-se com a figura II.10 fica evidente que, quando o ao perde sua passividade a resistividade do concreto versus sua velocidade da corroso informa-nos da existncia de processos de corroso tanto quanto os potenciais [10]. 25

De um modo geral ter-se- para concretos de edificaes, valores de resistividade situados entre 8 e 12K.ohm.cm [16].

II.6 - MEDIO DOS POTENCIAIS DE CORROSO Existem vrios tipos de eletrodos de referncia inertes, prprios para se instalar no interior da massa do concreto, de modo a se obter dados da estrutura com ou sem proteo catdica. Estes eletrodos so elementos ativos que tm um coeficiente de equilbrio dinmico extremamente pequeno [9]. Metais como o grafite, a platina e algumas misturas de xidos metlicos comportamse de forma inerte, uma vez inseridos dentro da massa do concreto, contaminado ou no com ons cloretos, mantendo assim potenciais estveis. So os chamados eletrodos permanentes. Como os elementos acima suportam bem as descargas andicas, haver pouca perda de material, mesmo deixando-se em aberto o circuito de medio dos potenciais por um grande perodo de tempo [9]. Se o sistema de proteo catdica operado usando-se o critrio de queda dos 100mV para 4 e 24 horas, deve-se utilizar esses eletrodos. Por outro lado, se o sistema operado usando-se o critrio dos potenciais absolutos ou tem a possibilidade de alcanar potenciais muito negativos, utiliza-se a semi-pilha porttil, conectando-se o polo terra ao fio que vem da armadura. A semi-pilha porttil, geralmente a de cobre-sulfato de cobre, tambm recomendada para situaes onde se deseja fazer comparaes entre potenciais encontrados originalmente na estrutura comprometida e aps os servios de tratamento da corroso. O ideal, na verdade, fazer o monitoramento usando-se a semi-pilha para medies diretas, instalando-se eletrodos permanentes para servir como calibrao, conforme mostrado na figura II.15 [9].

26

Figura II.15 - Semi-pilha porttil no levantamento do estado de corroso no concreto armado [23]. II.7 - SAIS DE LTIO Existem vrios estudos sobre a utilizao de sais de ltio, em especial o nitrato de ltio, para utilizao no concreto, seja durante sua elaborao, seja aps ter endurecido. A primeira das utilizaes, que comea nos anos 50, associa os sais de ltio melhoria e interrupo das patologias presentes em estruturas de concreto armado conhecidos como reatividade lcali-slica. Neste particular, ressalta-se os efeitos benficos dos sais na prpria matriz cimentcia, assim como uma extraordinria compatibilidade, em partculas com o nitrato de ltio [12]. A segunda das utilizaes, mais recente, associa o emprego de sais de ltio, como agente absorvedor de umidade e diminuidor da resistividade do concreto para emprego em trabalhos de proteo catdica [13, 14]. Nestes ltimos trabalhos fica evidenciado a extraordinria caracterstica do nitrato de ltio como agente intensificados de corrente, na medida em que, como sal inico, diminui drasticamente a resistividade, assim como promove a absoro e a reteno de umidade no material concreto. Efetivamente, a presena de umidade na interface do anodo de sacrifcio com a massa cimentcia aumenta a corrente em sistemas de proteo catdica por corrente galvnica, ao mesmo tempo em que ajuda a redistribuio dos produtos da dissoluo do anodo [11].

27

O crescimento do volume dos produtos da corroso do metal andico, empregado como anodo de sacrifcio na interface anodo-massa cimentcia, no crtico, j que no costuma promover tenses naquela regio. Contudo, qualquer presena dgua, lquido ou estado de vapor, naquela regio tornar mais eficiente o funcionamento da proteo catdica devido a melhoria das condies da resistncia do circuito presente entre o anodo e o catodo, formadas pela resistncias interfaciais ao-pasta, zona de reao da pasta, interfaces zona de reao-anodo e as resistncias prprias do ao, cimento, zona de reao e das fases do anodo [11]. Uma maneira, portanto, de se aumentar a quantidade de gua na interface anodomassa cimentcia incoporando-se substncias qumicas conhecidas como umectantes, massa que serve de invlucro ao anodo. Umectantes so substncias que promovem a reteno de umidade. Estudos microscpicos comparativos de estruturas de concreto armado, com e sem proteo catdica, tratadas com umectantes mostram que as zonas de reao da pasta permanecem idnticas a de um concreto sem umectante [11]. Umectantes diminuem a atividade da gua, fazendo com que o sistema absorva mais lquido para dentro da zona de reao. Esta gua adicional aumentar a condutividade total do concreto, diminuindo consideravelmente as resistncias interfaciais, melhorando substancialmente o fluxo de corrente proveniente de anodos de sacrifcio e a performance da proteo catdica [14]. O sal de ltio utilizado nos experimentos foi o nitrato de ltio comercial em soluo aquosa e com concentrao no informada pelo fabricante.

28

CAPTULO III MATERIAIS E MTODOS III.1 - PRIMEIRA FASE O objetivo desta fase dos ensaios obter uma estimativa da melhor relao entre as reas andicas e de ferro que dever ser utilizada para a obteno dos potenciais adequados efetivao da proteo catdica e que atendam as normas NACE RP0290-90 [2] e SHRP359 [1]. Para tanto, ensaiaram-se nove corpos de prova, com dimenses variadas, instalando-se pastilhas galvnicas de diversos tamanhos e telas galvnicas. Construiu-se, a seguir, uma curva experimental com os valores da polarizao necessria versus relao entre reas (Aa/Afe) a partir dos potenciais de proteo obtidos com a incorporao aleatria de pastilhas e telas galvnicas, com o objetivo de obter-se a relao entre reas Aa/Afe. As diretrizes de construo desta curva foram as da norma NACE RP 0290-90 [2]. O trao do concreto utilizado na elaborao dos corpos de prova foi o de uso corrente em obras de edificaes: Cimento CP-3 marca MAU Trao em peso ..................................................................................... 1:2,17:2,94 Fator gua-cimento .......................................................................... 0,60 litros/kg Resistncia compresso o 3 dias de idade ........................................................................... 11,7MPa o 7 dias de idade ........................................................................... 17,2MPa o 28 dias de idade ......................................................................... 25,4MPa Consumo de cimento ............................................................................ 344kg/m3 Consumo de areia 3% de umidade ................................................ 686 litros/m3 Pedra n 1 ......................................................................................... 720 litros/m3 gua ................................................................................................ 210 litros/m3

29

A cura do concreto foi feita cobrindo-se o concreto com sacos de papel Kraft molhados durante 7 dias consecutivos. Aps esta idade, procedeu-se a molhagem do concreto uma vez por dia at a idade de 28 dias.

As pastilhas e as telas galvnicas foram instaladas sobre os corpos de prova, assentados sobre bero de argamassa cimentcia, com trao similar ao do concreto empregado nos corpos de prova, assim como tendo sua gua de amassamento contaminada com o padro utilizado para ativao de processos de corroso em barras de ferro, ou seja 3% de NaCl [15]. III.1.1 Caractersticas das Pastilhas e Telas Galvnicas Utilizadas como Anodos de Sacrifcio III.1.1.1 Caractersticas das Pastilhas Galvnicas As dimenses dos discos das pastilhas utilizadas nos ensaios foram determinadas atravs da expresso III.1 e os valores obtidos esto na tabela III.1. A = 2 r2 + 2 rh Onde: r = raio da pastilha h = altura da pastilha A = superfcie da pastilha (III.1)

30

Figura III.1 - A pastilha galvnica composta por argamassa cimentcia ionizada com sal de ltio e que envolve o anodo de sacrifcio em forma de disco preso aos arames. Tabela III.1 Dimenses dos Discos e reas Andicas Utilizadas nos Ensaios de proteo Catdica. Dimenses e reas Andicas Pastilhas Dimetro (2r) (cm) 2,5 3,8 5,1 Dimenses Espessura (h) (cm) 0,7 0,7 0,7 rea Andica (cm) 15,31 31,03 50,26

Pequena (PP) Mdia (PM) Grande (PG)

As pastilhas foram inseridas na massa do concreto, conforme figura III.2.

Figura III.2 - Pastilha coberta com massa similar ao do concreto do CP de modo a fechar o circuito da proteo catdica. O V invertido feito com massa o cobrimento dos 2 arames de ligao da pastilha com a armadura. 31

III.1.1.2 Caractersticas da Tela Galvnica Cada tela galvnica tem dimenses de 50cm x 50cm. Seu fio tem dimetro de 3mm e o espaamento entre fios formado por losangos com duas alturas internas. No processo de determinao da rea superficial da tela galvnica, adotou-se o seguinte critrio:

Figura III.3 - Tela galvnica padro com 60cm x 60cm. 1o Determinao da maior altura interna do losango: 100 cm X cm ------14 losangos

------- a losangos

a = 0,14 X. 2o Determinao da menor altura interna do losango: 100 cm X cm ------25 losangos


altura maior

------- b losangos

b = 0,25 Y. Se a rea de 1 losango 19,6 cm2, Logo: rea total = a x b x 19,6 cm2 rea total = ( 0,14 X)* (0,25 Y)* 19,6 = 0,686XY
altura menor

32

A figura III.4 mostra a tela galvnica instalada no corpo de prova utilizada no ensaio.

Figura III.4 - Tela Galvnica instalada no corpo de prova. Nas extremidades do corpo de prova foram feitas a ligaes com a armadura e coberto com argamassa. III. 1.2 - Medies dos Potencias de Proteo Aps a Instalao da Proteo Catdica As medies dos potenciais de proteo foram realizadas utilizando-se eletrodo de referncia, de Cu/CuSO4 e um voltmetro, marca CPV4. As medies foram feitas em um perodo de duas horas para cada corpo de prova. O valor final dos potenciais, durante este perodo, foi determinado atravs da extrapolao das curvas obtidas. Nesta fase dos ensaios, mediu-se a resistividade de todos os corpos de prova com o equipamento RESI, de procedncia Sua, totalmente digital, figura III-5. Os nove corpos de prova apresentam resistividade mdia de 25,2k.cm. A seguir, foram borrifados com soluo aquosa comercial de Nitrato de Ltio, passando a ter resistividade mdia de 3,9k.cm, para que o processo de proteo catdica se tornasse mais efetivo [4]. A polarizao necessria foi obtida de acordo com os critrios estabelecidos pela norma NACE RP 0290-90[2].

33

Figura III.5 - Medidor da resistividade do concreto - RESI.

III. 1.3 - Medio dos Teores de Cloretos e pH A incorporao do cloreto de sdio (3%) na gua de amassamento do concreto dos corpos de prova, para promover o processo de corroso nas armaduras, exigiu a medio posterior do teor de cloretos de modo a enquadr-los nos limites da norma NACE RP0290-90[2]. Paralelamente, analisou-se tambm o pH do concreto. A medio do teor de cloretos foi realizada pelo sistema de medio CHLOR TEST- INTERNATIONAL INCORPORATION, conforme mostrado nas figuras III.3.1, III.3.2, III.3.3 e III.3.4. O reagente , Chlor Rid, utilizado para efetuar as medies patenteado pela indstria, no sendo fornecida a frmula nem sua composio qumica. Os valores dos teores de cloretos encontrados foram constantes e igual a 0,4kg/m3 de concreto.

34

Figura III. 3.1. - Sistema de medio CHLOR TEST utilizado nas medies dos teores de Cloretos. Observa-se o frasco com o reagente, a sonda de titulao e o suporte plstico.

Figura III. 3.2. - Sistema de medio CHLOR TEST. O reagente colocado dentro do suporte para ser aplicado na superfcie do concreto a ser inspecionado.

35

Figura III. 3.3. - Sistema de medio CHLOR TEST o reagente, dentro do suporte, esfregado na superfcie da estrutura a ser inspecionada, recolhendo-se, posteriormente, o suporte com o lquido para medio.

Figura III. 3.4. - Sistema de medio CHLOR TEST. A sonda de titulao empregada para medir o teor de cloretos, inserida no suporte contendo o reagente. O pH foi medido atravs de um risco feito por um lpis medidor de pH, na superfcie do concreto, conforme mostrado na figura III.4.1. O equipamento utilizado foi o INSTA 36

CHECK. A tonalidade apresentada por cada risco indica o valor do pH na estrutura do concreto armado. Os valores dos pH encontrados foram praticamente constante, em torno de 12.

Figura III.3.5 - Lpis INSTACHECK utilizado na medio do teor pH. III.1.4 - Construo da Curva Polarizao Versus Relao entre reas Andicas e Catdicas A curva com os valores da polarizao necessria versus relao entre reas (Aa / AFe), figura III.5, foi construda a partir dos valores dos potenciais de proteo e das relaes entre reas obtidas em ensaios experimentais com nove corpos de provas contendo pastilhas e tela galvnica, conforme mostrado na tabela III.2. Tabela III.3 Polarizao necessria em funo da concentrao de cloretos na superfcie da armadura, de acordo com a norma NACE RP 0290-90 [2] Regies I II III IV Teores de Cloretos no Concreto[2] (kg/m3 concreto) 0,6 a 1,2 1,2 a 3,0 3,0 a 6,0 6,0 a 12 Polarizao necessria* (mV) 60 a 80mV 80 a 100mV 100 a 150mV Acima de 150mV

* Suficientes para encontrar velocidades de corroso inferiores a 0,0025mm/ano, ou superiores a 20 anos at que ocorram desplacamentos devido a corroso [2].

37

As regies obtidas na curva tem a ver com a tabela III.3 que relaciona teores de cloretos versus polarizao necessria da norma NACE RP 0290-90 [2]. Tabela III.2 Valores dos potenciais de proteo e relaes entre reas (Aa / AFe) necessrias para a construo da curva a partir dos 9 corpos de prova iniciais. Anodos Corpos de Prova* 1A 2C 4C 2A 3B 3C 3A Quantidade de Anodos (Aa) rea Andica (cm2) 50,26 cm2 31,03 cm2 81,29 cm2 81,29 cm2 50,26 cm2 81,29 cm2 115,83 cm2 (AFe) rea de ferro (Armaduras) (cm2)

Relao entre reas (Aa / AFe) (%)

Polarizao (E) (mV)

1 PG 4 568,1 cm2 1% 14,8 mV 2 1PM 1282,5 cm 2% 7,8 mV 1PM + 1 PG 2 341,2 cm2 3,5 % 8,6 mV 1 PM+ 1PG 1282,5 cm2 6,5 % 23,9 mV 1 PG 509,7 cm2 10 % 7,8 mV 1PM + 1 PG 509,7 cm2 16 % 30,6 mV 2 PG+ 1PP 509,7 cm2 22 % 53,4 mV Tela Galvnica 4B 1097,6 cm2 2 341,2 cm2 47 % 151,4 mV (40 cmx 40 cm) Tela Galvnica 1B 54 % 168,6 mV 2469,60 cm2 4 568,1 cm2 (60 cmx 60 cm) * As dimenses e outras caractersticas pertinentes a cada corpo de prova encontramse a seguir. PP PM PG Aa AFe Legenda Pastilha Pequena Pastilha Mdia Pastilha Grande rea Andica rea de Ferro

Os valores que evidenciam a variao dos potenciais e as reas de Ferro so mostrados no captulo IV, tabela IV.1 tabela IV.9. A construo da curva, que informa a polarizao necessria, figura III.5, permite delimitar as regies I, II, III e IV, que levam em considerao a polarizao necessria,

38

muito embora os valores dos cloretos encontrados de 0,4kg/m3 de concreto situe-se abaixo da regio I, conforme mostrado na tabela III.3. Os valores correspondentes aos CPs 1B e 4B no entraram no grfico j que no corresponderam quanto ao percentual de cloretos.

Figura III.5 - Curva polarizao necessria em funo da relao entre reas (Aa / AFe)

39

III.2 SEGUNDA FASE III.2.1 Determinao da Variao dos Potenciais de Proteo nos Corpos de Prova contendo Pastilhas e Tela Galvnica A seqncia de tabelas III.1 III.8 e figuras III.1 III.8 apresentam as variaes dos potenciais de proteo e as relaes entre reas que culminaram na construo da curva da figura III.5. Em cada corpo de prova foram feitas cinco verificaes do potencial de proteo, seguido da mdia e do desvio padro. TABELA III.1 PROTEO CATDICA NO CP-1A
Ferro e Concreto
Dim. (cm) 70x70x13 Volume (m3) 0,0637 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 20 x 0,5 x 65 3 x 0,2 x 120 rea armadura (cm2) 4568,1 Volume armadura (cm3) 1066,25 ANODOS Aa / Aarm 01% E (Ef Ei) 14,8 mV Massa ferro (g) 8316,70 % rel. padro 163% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. anodos 1 PG

rea andica (cm2) 50,26

Potencial t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -366 -358 -343 -337 -337 -337 -337 -337 -337 -337 -337 -337 *** 2 -391 -385 -375 -368 -366 -365 -365 -365 -364 -364 -364 -364 *** DATA 14 / 08 / 02 3 4 -356 -371 -355 -371 -353 -368 -350 -366 -350 -366 -350 -366 -350 -366 -350 -366 -350 -366 -350 -366 -350 -366 -350 -366 *** *** 5 -400 -380 -365 -363 -363 -363 -363 -363 -358 -358 -358 -358 *** Mdia -376,8 -369,8 -360,8 -356,8 -356,4 -356,2 -356,2 -356,2 -355,0 -355,0 -355,0 -355,0 -355,0 DP 18,19 13,18 12,74 13,10 12,70 12,52 12,52 12,52 11,83 11,83 11,83 11,83 ***

40

CP - 1A

-355 Ef=-355,0 mV Potencial x Cu/CuSO4 (mV) -360

-365

E = 14.9 mV
Ei=-369.8 mV

-370

-375

-380 0 40 80 120 tempo (min) 160 200 240

Figura III.1 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 1A TABELA III.2 PROTEO CATDICA NO CP-1B
Ferro e Concreto

Dim. (cm) 70x70x13

Volume (m3) 0,0637

Qtde. Ferro (qtde x r x h) 20 x 0,5 x 65 3 x 0,2 x 120

rea armadura (cm2) 4568,1

Volume armadura (cm3) 1066,25

Massa ferro (g) 8316,70

% rel. padro 163%

Contaminante Cloretos

Ativao Nitrato de Ltio

Quant. anodos Tela galvnica (60cm x 60cm) t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -560 -521 -499 -452 -439 -433 -419 -414 -411 -409 -405 -403 *** 2 -584 -545 -502 -440 -421 -410 -403 -395 -393 -390 -386 -382 ***

ANODOS rea andica (cm2) 2469,60 Potencial 3 -590 -544 -491 -427 -404 -393 -385 -381 -375 -375 -367 -364 *** 4 -568 -550 -514 -445 -429 -418 -409 -403 -402 -400 -395 -391 ***

Aa / Aarm 54% 5 -595 -537 -482 -419 -400 -391 -381 -376 -376 -376 -371 -368 ***

E (Ef Ei)
168,6 mV Mdia -579,4 -539,4 -497,6 -436,6 -418,6 -409,0 -399,4 -393,8 -391,4 -390,0 -384,8 -381,6 -370,8 DP 14,86 11,28 12,01 13,43 16,50 17,59 16,09 15,61 15,85 14,85 15,97 16,13 ***

41

CP - 1B
-350 Ef = -370,8 mV -400 Potencial x Cu/CuSO4 (mV)

-450

E = 168,6 mV
-500

-550

Ei = - 539,4 mV

-600 0 40 80 120 tempo (min) 160 200 240

Figura III.2 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 1B. TABELA III.3 PROTEO CATDICA NO CP-2A
Dim. (cm) 40x50x15 Volume (m3) 0,0300 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 8 x 0,5 x 40 3 x 0,2 x 70 Ferro e Concreto rea Volume Massa armadura armadura ferro (cm2) (cm3) (g) 1282,5 277,4 2163,6 ANODOS rea andica (cm2) 81,29 Potencial 2 -407 -396 -381 -375 -373 -371 -370 -370 -370 -369 -369 -369 *** 3 -392 -386 -372 -370 -369 -368 -367 -367 -367 -367 -367 -367 *** 4 -389 -386 -377 -374 -373 -373 -372 -372 -372 -372 -372 -372 *** % rel. padro 92% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. Anodos 1 PM + 1 PG t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -425 -405 -389 -382 -382 -380 -377 -377 -377 -377 -377 -377 ***

Aa / Aarm 6,5% 5 -403 -390 -369 -367 -365 -365 -364 -364 -363 -363 -363 -363 *** Mdia -403,2 -392,6 -377,6 -373,6 -372,4 -371,4 -370,0 -370,0 -369,8 -369,6 -369,6 -369,6 -368,7

E (Ef Ei)
23,9 mV DP 14,29 8,05 7,86 5,68 6,31 5,68 4,95 4,95 5,26 5,27 5,27 5,27 ***

42

CP - 2A

-370 Potencial x Cu/CuSO4 (mV)

Ef = -368,7 mV

-380

E = 23,9 mV
-390 Ei = -392,6 mV

-400

40

80

120 tempo (min)

160

200

240

Figura III.3 Curva potencial em funo do tempo para do corpo de prova 2A. TABELA III.4 PROTEO CATDICA NO CP-2C
Dim. (cm) 40x50x15 Volume (m3) 0,0300 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 8 x 0,5 x 40 3 x 0,2 x 70 Ferro e Concreto rea Volume Massa armadura armadura ferro (cm2) (cm3) (g) 1282,5 277,4 2163,6 ANODOS rea andica (cm2) 31,03 Potencial 2 -367 -366 -362 -362 -362 -362 -362 -362 -362 -362 -362 -362 *** 3 -357 -357 -349 -349 -349 -349 -349 -349 -349 -349 -349 -349 *** 4 -360 -358 -352 -351 -351 -351 -351 -351 -351 -351 -351 -351 *** % rel. padro 92% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. Anodos 1 PM t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -356 -354 -347 -343 -343 -343 -343 -343 -343 -343 -343 -343 ***

Aa / Aarm 2% 5 -353 -352 -347 -343 -343 -343 -343 -343 -343 -343 -343 -343 *** Mdia -358,6 -357,4 -351,4 -349,6 -349,6 -349,6 -349,6 -349,6 -349,6 -349,6 -349,6 -349,6 -349,6

E (Ef Ei)
7,8 mV DP 5,32 5,37 6,27 7,80 7,80 7,80 7,80 7,80 7,80 7,80 7,80 7,80 ***

43

CP - 2C
-348

-350 Potencial x Cu/CuSO4 (mV)

Ef = -349,6 mV

-352

-354

E = 7,8 mV

-356 Ei = -357,4 mV

-358

-360 0 40 80 120 tempo (min) 160 200 240

Figura III.4 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 2A. TABELA III.5 PROTEO CATDICA NO CP-3A
Dim. (cm) 50x30x15 Volume (m3) 0,0225 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 4 x 0,5 x 25 3 x 0,2 x 50 Ferro e Concreto rea Volume Massa armadura armadura ferro (cm2) (cm3) (g) 509,7 97,4 759,6 ANODOS rea andica (cm2) 115,83 Potencial 2 -427 -393 -383 -371 -368 -366 -366 -365 -364 -362 -361 -361 *** 3 -434 -401 -376 -356 -351 -349 -349 -348 -346 -345 -344 -344 *** 4 -430 -407 -380 -359 -354 -352 -351 -350 -348 -347 -346 -346 *** % rel. padro 42% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. Anodos 2PG + 1 PP t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -423 -392 -382 -364 -359 -357 -357 -357 -355 -353 -352 -351 ***

Aa / Aarm 22% 5 -480 -418 -392 -380 -376 -374 -372 -370 -369 -368 -367 -367 *** Mdia -438,8 -402,2 -382,6 -366,0 -361,6 -359,6 -359,0 -358,0 -356,4 -355,0 -354,0 -353,8 -348,8

E (Ef Ei)
53,4 mV DP 23,38 10,76 5,90 9,67 10,31 10,31 9,82 9,46 9,96 9,82 9,82 9,88 ***

44

CP - 3A
-340

-360 Potencial x Cu/CuSO4 (mV)

Ef = -348,8 mV

-380

E = 53,4 mV
Ei = -402,2 mV

-400

-420

-440 0 40 80 120 tempo (min) 160 200 240

Figura III.5 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 3A. TABELA III.6 PROTEO CATDICA NO CP-3B
Dim. (cm) 50x30x15 Volume (m3) 0,0225 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 4 x 0,5 x 25 3 x 0,2 x 50 Ferro e Concreto rea Volume Massa armadura armadura ferro (cm2) (cm3) (g) 509,7 97,4 759,6 ANODOS rea andica (cm2) 50,26 Potencial 2 -424 -400 -391 -385 -384 -384 -383 -383 -383 -383 -383 -383 *** 3 -381 -377 -374 -372 -372 -372 -372 -372 -372 -372 -372 -372 *** 4 -381 -378 -374 -374 -374 -374 -373 -373 -373 -373 -373 -373 *** % rel. padro 42% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. Anodos 1 PG t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -400 -383 -378 -375 -374 -373 -373 -373 -373 -373 -373 -373 ***

Aa / Aarm 10% 5 -412 -387 -385 -385 -385 -385 -385 -385 -385 -385 -385 -385 *** Mdia -399,6 -385,0 -380,4 -378,2 -377,8 -377,6 -377,2 -377,2 -377,2 -377,2 -377,2 -377,2 -377,2

E (Ef Ei)
7,8 mV DP 18,98 9,30 7,44 6,30 6,18 6,35 6,26 6,26 6,26 6,26 6,26 6,26 ***

45

CP - 3B
-375 Ef = -377,2 mV

-380 Potencial x Cu/CuSO4 (mV)

-385

Ei = -385,0 mV

E = 7,8 mV

-390

-395

-400 0 40 80 120 tempo (min) 160 200 240

Figura III.6 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 3B. TABELA III.7 PROTEO CATDICA UTILIZANDO NO CP-3C
Ferro e Concreto Dim. (cm) 50x30x15 Volume (m3) 0,0225 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 4 x 0,5 x 25 3 x 0,2 x 50 rea armadura (cm2) 509,7 Volume armadura (cm3) 97,4 Massa ferro (g) 759,6 % rel. padro 42% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. Anodos 1PM + 1 PG t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -413 -381 -371 -367 -364 -363 -363 -363 -363 -363 -363 -363 *** 2 -446 -405 -387 -381 -380 -378 -376 -376 -376 -374 -374 -374 ***

ANODOS rea andica (cm2) 81,29 Potencial 3 -416 -408 -392 -386 -382 -382 -381 -381 -380 -379 -379 -379 *** 4 -412 -405 -391 -387 -385 -384 -384 -384 -382 -382 -382 -382 ***

Aa / Aarm 16% 5 -434 -412 -390 -384 -382 -381 -379 -379 -377 -377 -377 -377 *** Mdia -424,2 -402,2 -386,2 -381,0 -378,6 -377,6 -376,6 -376,6 -375,6 -375,0 -375,0 -375,0 -371,6

E (Ef Ei)
30,6 mV DP 15,11 12,19 8,70 8,15 8,35 8,44 8,14 8,14 7,44 7,31 7,31 7,31 ***

46

CP - 3C

-370 Ef = -371,6 mV Potencial x Cu/CuSO4 (mV) -380 -390 -400 -410 -420 -430 0 40 80 120 tempo (min) 160 200 240

E = 30,6 mV
Ei = -402,2 mV

Figura III.7 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 3C.

TABELA III.8 PROTEO CATDICA NO CP-4B


Dim. (cm) 50x50x15 Volume (m3) 0,0375 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 14 x 0,5 x 45 3 x 0,2 x 90 Ferro e Concreto rea Volume Massa armadura armadura ferro (cm2) (cm3) (g) 2341,2 528,7 4124,0 ANODOS rea andica (cm2) 1097,6 Potencial 3 -490 -471 -430 -400 -390 -382 -375 -369 -366 -364 -360 -359 *** 4 -650 -533 -430 -392 -380 -372 -364 -357 -352 -351 -345 -345 *** % rel. padro 137% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. Anodos tela galvnica (40 cm x 40 cm) t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -560 -501 -436 -405 -395 -389 -376 -371 -370 -368 -362 -359 *** 2 -554 -498 -435 -399 -388 -383 -372 -367 -364 -360 -354 -353 ***

Aa / Aarm 47% 5 -487 -468 -421 -390 -379 -371 -364 -357 -354 -351 -347 -346 *** Mdia -548,2 -494,2 -430,4 -397,2 -386,4 -379,4 -370,2 -364,2 -361,2 -358,8 -353,6 -352,4 -342,8

E (Ef Ei)
151,4 mV DP 66,46 26,41 5,94 6,14 6,80 7,70 5,85 6,72 7,82 7,66 7,57 6,77 ***

47

CP - 4B

-350

Ef = -342,8 mV

Potencial x Cu/CuSO4 (mV)

-400

-450

E = 151,4 mV

-500

Ei = -494,2 mV

-550

40

80

120 tempo (min)

160

200

240

Figura III.8 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 4B. TABELA III.9 PROTEO CATDICA NO CP-4C
Dim. (cm) 50x50x15 Volume (m3) 0,0375 Qtde. Ferro (qtde x r x h) 14 x 0,5 x 45 3 x 0,2 x 90 Ferro e Concreto rea Volume Massa armadura armadura ferro (cm2) (cm3) (g) 2341,2 528,7 4124,0 ANODOS rea andica (cm2) 81,29 Potencial t F Inst. 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -440 -436 -429 -428 -428 -428 -428 -428 -428 -428 -428 -428 *** 2 -494 -486 -473 -471 -471 -471 -471 -471 -471 -471 -471 -471 *** 3 -428 -427 -423 -423 -423 -423 -423 -423 -423 -423 -423 -423 *** 4 -444 -441 -432 -432 -432 -432 -432 -432 -432 -432 -432 -432 *** 5 -449 -431 -424 -424 -424 -424 -424 -424 -424 -424 -424 -424 *** Mdia -451,0 -444,2 -436,2 -435,6 -435,6 -435,6 -435,6 -435,6 -435,6 -435,6 -435,6 -435,6 -435,6 DP 25,26 23,95 20,90 20,11 20,11 20,11 20,11 20,11 20,11 20,11 20,11 20,11 *** % rel. padro 137% Aa / Aarm 3,5% Contaminante Cloretos Ativao Nitrato de Ltio

Quant. Anodos 1 PM + 1 PG

E (Ef Ei)
8,6 mV

48

CP - 4C
-434 -436 -438 Potencial x Cu/CuSO4 (mV) -440 -442 -444 -446 -448 -450 -452 0 40 80 120 tempo (min) 160 200 240 Ei = -444,2 mV Ef = -435,6 mV

E = 8,6 mV

Figura III.9 Curva potencial em funo do tempo para o corpo de prova 4C.

III.2.2 - Primeiro estudo das relaes entre reas e polarizao A tabela III.10 apresenta relaes entre reas e polarizao do primeiro estudo, alm do uso do critrio utilizado segundo a NACE RP0290-90[2], e se foi ou no atendido. TABELA III.10 Primeiro Estudo das relaes entre reas e da polarizao [2]
Corpos de Prova Utilizados 1A 2C 4C 2A 3B 3C 3A 4B 1B Quantidade 1 PG 1 PM 1 PM + 1PG 1 PM + 1 PG 1 PG 1 PM + 1 PG 2 PG + 1PP Tela (40cm x40cm Tela (60cm x 60cm Anodos Relao entre reas (Aa/AFe) 1% 2% 3,5% 6,5% 10% 16% 22% 47% 54% Polarizao (mV) E (Ef-Ei) 14,8 mV 7,8 mV 8,6 mV 23,9 mV 7,8 mV 30,6 mV 53,4 mV 151,4 mV 168,6 mV Critrio da Polarizao dos 100mv [2] No Atendido No Atendido No Atendido No Atendido No Atendido No Atendido No Atendido Atendido Atendido

Pastilhas

Tela Galvnica

49

A tabela III.11 apresenta a relao entre polarizao e reas (Aa/AFe) encontradas. Os valores dos potenciais de polarizao permitiram fazer a correlao entre reas. TABELA III.11 Relao entre reas e Polarizao [2] Regies I II III IV Polarizao [2] (mV) 60 a 80mV 80 a 100mV 100 a 150mV Acima de 150mV Relao entre reas (Aa/AFe) (%) 24 a 28% 28 a 34% 34 a 47% Acima de 47%

III.2.3 Segundo Estudo da relao entre reas e polarizao A tabela III.12 apresenta a quantidade de pastilhas necessrias para que seja atendido, neste segundo estudo, o critrio da polarizao dos polarizao em funo da relao entre reas, figura III.5. 100mV [2], com base na curva

50

Tabela III.12 Quantidade de pastilhas necessrias para atender o critrio estabelecido pela norma NACE RP0290-90[2]
Anodos Corpos de Prova Utilizado Quantidade de Pastilhas Utilizadas nos Ensaios 1A 2A 2C 3A 3B 3C 4C Pastilha 1 PG 1 PM + 1 PG 1 PM 2 PG + 1 PP 1 PG 1 PM + 1 PG 1 PM + 1PG Quantidade de pastilhas necessria para a polarizao mnima de 100mV 29 PG 7 PG 8 PG 1 PM 2 PG + 1 PM 2 PG 14 PG Relao entre reas (mV) (Aa/AFe) 33,00% 33,77% 33,77% 34,90% 35,67% 35,67% 33,52% 105 mV 105 mV 105 mV 108 mV 110 mV 110 mV 104 mV Polarizao medida

Obs.: Retira-se os CPs 1B e 4B j que no entraram na composio da curva da figura III-5.

51

CAPTULO IV RESULTADOS EXPERIMENTAIS IV.1 - PRIMEIRA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS Nesta etapa dos ensaios experimentais, foram dimensionados e confeccionados corpos de prova com base na curva experimental que mostra a polarizao necessria versus relao entre reas, figura III.5.

IV.1.1 Dimensionamento e confeco dos corpos de prova No dimensionamento dos corpos de prova foram utilizados os seguintes procedimentos: 1 De acordo com a curva experimental obtida, estabeleceram-se relaes entre reas dentro das regies I, II e III da curva, levando-se em considerao apenas a polarizao encontrada. 2 Conhecendo-se as reas dos diferentes anodos (pastilha e tela) e com as relaes entre reas estabelecidas, ficou determinada a rea de anodo ideal para as armaduras empregadas. 3 Com a densidade de armaduras de uma estrutura padro estabelecida como 80kg de ferro /m3 de concreto, obteve-se os valores das dimenses das armaduras e do concreto dos corpos-de-prova. Nesta fase, foram confeccionados dezoito (18) corpos de prova para trs condies de ensaio, sendo seis corpos de prova ativados com soluo aquosa de sal de ltio, seis corpos de prova ativados com gua e seis corpos de prova apenas na umidade e temperatura ambiente. A ativao foi realizada atravs de borrifao diria nos corpos-de-prova pelo

52

perodo de uma semana. O concreto utilizado na confeco dos corpos-de-prova foi contaminado previamente, durante sua confeco, com Cloreto de Sdio (NaCl) 3%, a fim de promover a cintica (acelerao) do processo corrosivo nas armaduras pela atuao dos ons cloretos (Cl-) [7]. Os valores da resistividade do concreto dos corpos de prova foram analisados aps ativao com a soluo de nitrato de ltio, encontrando-se um valor mdio de 25,2k.cm. Os ativados, posteriormente, com gua deram, em mdia 12,0 k.cm e com sal de ltio apresentaram a resistividade mdia de 3,9 k.cm. A tabela IV.4 apresenta os anodos utilizados e as condies de ensaio adotadas, respectivamente. Tabela IV.1 Condies de ensaios e quantidades de corpos de prova utilizados nesta fase dos ensaios Anodos de Sacrifcio Utillizados Condies de Ensaios (Ativao) Pastilhas em cada c.p. PP Seco Sal de ltio gua 1 1 1 PM 2 2 2 PG 2 2 2 1 1 1 6 6 6 Tela galvnica Quantidade total de Corpos de Prova

PP PM PG

Legenda Pastilha Pequena Pastilha Mdia Pastilha Grande

53

IV.1.2 Dimensionamento dos corpos de prova O dimensionamento dos corpos de prova foi estabelecido atravs das seguintes expresses: Determinao da rea de ferro: AFe = 2r2 + 2rh Determinao do volume do ferro: VolFe = r2 L x n barras Determinao da massa de ferro: mFe = [Fe (7,8g) VolFe }/1000 O volume do concreto foi determinado da seguinte forma: 80 kg de ferro ------ 1 m3 de concreto (tomada como situao padro em edificaes) x mFe ------------------------- Xm3 Onde: XmFe corresponde a massa de ferro no concreto determinada atravs da expresso IV.4. Atravs do volume do concreto, levantou-se as dimenses dos corpos de prova utilizados nos ensaios. A tabela IV.2 mostra as dimenses dos anodos de sacrifcio e da quantidades de ferro utilizadas para a obteno do volume de concreto e, conseqentemente, dimensionar-se os corpos de prova correlacionados as respectivas regies da curva da figura III.5. A determinao das reas dos anodos de sacrifcio foi mostrada na tabela III.1. (IV.4) (IV.3) (IV.2)

54

Tabela IV.2 Dimenses dos Anodos de sacrifcio e Quantidades de ferro Polarizaes encontradas em funo da nova relao entre reas
Dimenses dos Anodos e do Ferro Empregado nos Ensaios Anodos de Sacrifcio Quantidades de Ferro no Concreto (ferro com dimetro de 10mm) Pastilhas Tela rea (cm2) Raio (cm) Compr. (cm) rea (cm2) Quant. de Ferro Polarizao (mV) Rel. reas Regies Polarizao e as Regies na curva

Pequena Mdia Mdia Grande Grande -

20x20

15,31 31,03 31,03 50,26 50,26 274,4

0,5

10 13 10 20 18 30

65,94 127,17 98,91 193,11 174,27 766,16

2 3 3 3 3 8

60 60 90-100 60 90-100 100

0,23 0,24 0,31 0,26 0,29 0,36

I I II e III I II e III III

A tabela IV.3 apresenta o volume de ferro e as dimenses dos corpos de prova obtidos para cada anodo de sacrifcio nas trs condies( seco, sal de ltio e gua).
Tabela IV.3 Valores dos volumes de ferro, Concreto e as dimenses dos corpos de provas utilizados nos ensaios
Volume e Dimenses dos corpos de provas Utilizados nos Ensaios Anodos de Sacrifcio Armadura Massa de Ferro no Concreto (kg) 0,122 0,239 0,184 0,367 0,331 1,470 Volume de Ferro (m3) 15,70 30,62 23,55 47,10 42,39 188,40 Volume de Concreto (m3) 0,002 0,003 0,002 0,005 0,004 0,018 Dimenses dos Corpos de Prova (cm) 20x10x10 20x15x10 20x10x10 25x20x10 20x20x10 45x40x10

Past. Pequena Past. Mdia Past. Mdia Past. Grande Past. Grande Tela Galvnica

55

IV.1.3 - Ativao dos Corpos de Prova e medio dos potenciais de corroso A ativao dos corpos de prova foi realizada atravs da borrifao diria de soluo aquosa comercial de nitrato de ltio por um perodo corrido de sete dias. Para a busca dos potenciais de proteo foram realizadas trs medies, sendo duas nas laterais e uma sobre o corpo de prova. As medies dos potenciais foram realizadas utilizando-se semi-pilha CPV-4, composta por um eletrodo de referncia Cu/ CuSO4 e um voltmetro, por um perodo de duas horas em cada corpo de prova. O valor final dos potenciais, aps o perodo de quatro horas de ensaio, foi determinado atravs da extrapolao das curvas obtidas, conforme mostrado no item III-2. A temperatura mdia nos dias de ensaio foi de 34C e a umidade relativa mdia foi de 77%. IV.1.4 - Obteno da resistividade nos corpos de prova Foram realizadas medies de resistividade nos dezoito corpos de prova utilizados nos ensaios, antes e depois da ativao com soluo aquosa de nitrato de ltio e gua. A figura IV.1 mostra o equipamento utilizado para a determinao dos valores da resistividade dos corpos de prova. Nesse ensaio, foram realizadas quatro medies em regies distintas de cada corpo de prova. Os valores da resistividade so apresentados seguir.

Figura IV.1 Equipamento RESI utilizado na obteno dos valores da resistividade 56

IV.1.4.1 Determinao dos valores da resistividade nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) com telas galvnicas As tabelas IV.4, IV.5 e IV.6 apresentam os valores da resistividade nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco). TABELA IV.4 Valores da Resistividade obtidos em Corpos de prova ativados com gua CP I 1 2 3 4 5 6
7,6 19,0 8,3 18,0 19,0 9,4

H2O (A) PONTOS II III


9,4 14,0 9,2 12,0 22,0 9,2 *** 14,0 *** 7,6 9,0 9,2

IV
*** *** *** 13,0 14,0 13,0

Mdia (k.cm)
8,5 15,7 8,8 12,7 16,0 10,2

Desvio Padro
1,3 2,9 0,6 4,3 5,7 1,9

Valor Final

12,0

3,3

TABELA IV.5 Valores da Resistividade obtidos em Corpos de prova ativados com Sal de Ltio CP I 1 2 3 4 5 6
8,3 1,7 2,3 3,8 3,1 3,8

LiNO3 (B) PONTOS II III


4,8 4,8 2,8 5,4 5,4 4,5 *** 2,8 *** 3,1 1,9 3,8

IV
*** *** *** 3,1 2,8 4,5

Mdia (k.cm)
6,6 3,1 2,6 3,9 3,3 4,2

Desvio Padro
2,5 1,6 0,4 1,1 1,5 0,4

Valor Final

3,9

1,4

57

TABELA IV.6 Valores da Resistividade obtidos em Corpos de prova sem ativao (Umidade relativa de 82% e temperatura ambiente de 34C) CP I 1 2 3 4 5 6
22,0 36,0 37,0 23,0 9,2 24,0

SECO (C) PONTOS II III


25,0 21,0 26,0 15,0 13,0 16,0 *** 35,0 *** 15,0 18,0 13,0

IV
*** *** *** 23,0 19,0 25,0

Mdia (k.cm)
23,5 30,7 31,5 19,0 14,8 19,5

Desvio Padro
2,1 8,4 7,8 4,6 4,6 5,9

Valor Final

23,2

6,7

IV.2 SEGUNDA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS IV.2.1 - Determinao da Polarizao dos corpos de provas ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) com pastilhas PEQUENAS na regio I. As tabelas IV.13 IV.15 e a figura IV.16, a seguir, apresentam os valores da polarizao obtidos para pastilhas pequenas nas condies seco, ativado com gua e sal de ltio.

58

Tabela.IV.13 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 01 ativados com gua
CP 01 Anodo PAST.PEQUENA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -396 -386 -375 -352 -343 -345 -348 -343 -341 -338 -335 -334 *** rea Fe (cm2) 65,94 E (mV) 2 -426 -370 -351 -330 -317 -334 -329 -325 -319 -316 -314 -312 *** Relao entre reas 0,23 H2O ( A ) Mdia 3 -405 -391 -373 -353 -346 -347 -344 -342 -341 -337 -336 -334 *** -409 -382 -366 -345 -335 -342 -340 -337 -334 -330 -328 -327 -314 Regio I DP 15,4 11,0 13,3 13,0 15,9 7,0 10,0 10,1 12,7 12,4 12,4 12,7 ***
E (mV) 60 E (mV)

68 mV

Tabela IV.14 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 01 ativados com Sal de Ltio
CP -01 Anodo PAST.PEQUENA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -608 -568 -534 -486 -446 -429 -404 -396 -371 -367 -365 -363 *** rea Fe (cm2) 65,94 E (mV) 2 -612 -572 -524 -502 -450 -434 -412 -390 -376 -372 -370 -368 *** Relao entre reas 0,23 LiNO3 ( B ) Mdia 3 -572 -540 -518 -495 -444 -423 -402 -389 -375 -370 -366 -362 *** -597 -560 -525 -494 -447 -429 -406 -392 -374 -370 -367 -364 -361 Regio I DP 22,0 17,4 8,1 8,0 3,1 5,5 5,3 3,8 2,6 2,5 2,6 3,2 ***
E (mV) 60 E (mV)

199 mV

59

Tabela IV.15 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 01 Sem ativao
CP -01 Anodo PAST.PEQUENA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -397 -395 -379 -349 -341 -343 -341 -325 -320 -314 -312 -310 *** rea Fe (cm2) 65,94 E (mV) 2 -415 -368 -357 -340 -333 -331 -327 -308 -304 -300 -298 -296 *** Relao entre reas 0,23 Seco ( C) Mdia 3 -338 -334 -350 -340 -335 -333 -330 -316 -309 -301 -298 -296 *** -383 -366 -362 -343 -336 -336 -333 -316 -311 -305 -303 -301 -290 Regio I DP 40,3 30,6 15,1 5,2 4,2 6,4 7,4 8,5 8,2 7,8 8,1 8,1 ***
E (mV) 60 E (mV)

76 mV

CP 1
-300 -350 -400 -450 -500 -550 -600 0 50 100 150 200 250

E (mV x Cu/CuSO4)

H2O LiNO3 Seco

tempo (minutos)

Figura IV.16 Curva polarizao em funo do tempo para CP-01

60

IV.2.2 - Determinao da Polarizao nos corpos de provas ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) com pastilhas MDIAS na regio I. As tabelas IV.17 IV.19 e a figura IV.20 apresentam os valores da polarizao obtidos com a pastilha mdia nas condies seco, ativado com gua e com sal de ltio.

Tabela IV.17 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 02 ativados com gua
CP - 02 Anodo PAST. MDIA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -482 -468 -437 -349 -326 -303 -296 -290 -286 -276 -272 -270 *** rea Fe (cm2) 127,17 E (mV) 2 -520 -435 -422 -339 -315 -292 -277 -278 -274 -270 -262 -260 *** Relao entre reas 0,24 H2O ( A ) Mdia 3 -456 -449 -425 -341 -317 -296 -288 -280 -274 -272 -265 -262 *** -486 -451 -428 -343 -319 -297 -287 -283 -278 -273 -266 -264 -256 Regio I DP 32,2 16,6 7,9 5,3 5,9 5,6 9,5 6,4 6,9 3,1 5,1 5,3 ***
E (mV) 60 E (mV)

195 mV

61

Tabela IV.18 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 02 ativados com sal de Ltio
CP -02 Anodo PAST. MDIA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -538 -505 -495 -476 -466 -464 -448 -439 -434 -428 -424 -422 *** rea Fe (cm2) 127,17 E (mV) 2 -510 -499 -493 -478 -468 -466 -451 -443 -441 -435 -431 -430 *** Relao entre reas 0,24 LiNO3 ( B ) Mdia 3 -557 -535 -497 -476 -465 -463 -448 -439 -433 -428 -425 -423 *** -535 -513 -495 -477 -466 -464 -449 -440 -436 -430 -427 -425 -412 Regio I DP 23,6 19,3 2,0 1,2 1,5 1,5 1,7 2,3 4,4 4,0 3,8 4,4 ***
E (mV) 60 E (mV)

101 mV

Tabela IV.19 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 02 sem ativao
CP - 02 Anodo PAST. MDIA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -488 -480 -474 -454 -453 -453 -453 -445 -436 -426 -420 -417 *** rea Fe (cm2) 127,17 E (mV) 2 -520 -510 -435 -434 -434 -434 -434 -425 -414 -404 -398 -395 *** Relao entre reas 0,24 Seco ( C ) Mdia 3 -460 -460 -460 -460 -460 -460 -460 -458 -445 -433 -430 -427 *** -489 -483 -456 -449 -449 -449 -449 -443 -432 -421 -416 -413 -402 Regio I DP 30,0 25,2 19,8 13,6 13,5 13,5 13,5 16,6 15,9 15,1 16,4 16,4 ***
E (mV) 60 E (mV)

81 mV

62

CP 2
-250 -300

E (mV x Cu/CuSO4)

-350 -400 -450 -500 -550 0 50 100 150 200 250

H2O LINO3 Seco

tempo (minutos)

Figura IV.20 Curva polarizao em funo do tempo para CP-02 IV.2.3- Determinao da Polarizao nos corpos de provas ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas MDIAS nas regies II e III. As tabelas IV.21 IV.23 e a figura IV.24 apresentam os valores da polarizao obtidos para pastilhas pequenas nas condies seco, ativado com gua e com sal de ltio.

63

Tabela IV.21 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 03 ativados com gua
CP 03 Anodo PAST. MDIA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -404 -396 -389 -358 -345 -338 -348 -353 -352 -346 -340 -335 *** rea Fe (cm2) 98,91 E (mV) 2 -387 -310 -302 -273 -258 -250 -261 -276 -276 -266 -260 -255 *** Relao entre reas 0,31 H2O ( A ) Mdia 3 -405 -395 -391 -361 -350 -343 -351 -354 -355 -351 -342 -338 *** -399 -367 -361 -331 -318 -310 -320 -328 -328 -321 -314 -309 -296 Regio II / III DP 10,1 49,4 50,8 50,0 51,7 52,3 51,1 44,7 44,8 47,7 46,8 47,1 ***
E (mV) 90 - 100 E (mV)

71 mV

Tabela IV.22 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 03 ativados com sal de ltio
CP -03 Anodo PAST. MDIA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -517 -492 -489 -442 -423 -410 -400 -390 -385 -382 -380 -379 *** rea Fe (cm2) 98,91 E (mV) 2 -521 -496 -485 -443 -423 -412 -404 -404 -397 -393 -391 -390 *** Relao entre reas 0,31 LiNO3 ( B ) Mdia 3 -503 -486 -477 -437 -418 -408 -397 -388 -382 -379 -378 -377 *** -514 -491 -484 -441 -421 -410 -400 -394 -388 -385 -383 -382 -376 Regio II / III DP 9,5 5,0 6,1 3,2 2,9 2,0 3,5 8,7 7,9 7,4 7,0 7,0 ***
E (mV) 90 - 100 E (mV)

115 mV

64

Tabela IV.23 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 03 sem ativao
CP -03 Anodo P AST. MDIA Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -450 -410 -401 -352 -334 -326 -316 -312 -308 -314 -314 -314 *** rea Fe (cm2) 98,91 E (mV) 2 -475 -434 -400 -350 -327 -320 -307 -300 -297 -287 -287 -287 *** Relao entre reas 0,31 Seco ( C ) Mdia 3 -480 -435 -457 -404 -382 -370 -356 -347 -340 -340 -340 -340 *** -468 -426 -419 -369 -348 -339 -326 -320 -315 -314 -314 -314 -314 Regio II / III DP 16,1 14,2 32,6 30,6 29,9 27,3 26,1 24,4 22,3 26,5 26,5 26,5 ***
E (mV) 90 - 100 E (mV)

112 mV

CP 3
-300

E (mV x Cu/CuSO4)

-350

-400

-450

H2O LiNO3 Seco

-500

50

100

150

200

250

tempo (minutos)

Figura IV.24 - Curva polarizao em funo do tempo para CP-03 65

IV.2.4- Determinao da Polarizao nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas GRANDES. na regio I. As tabelas IV.25 IV.27. e a figura IV.28 apresentam os valores da polarizao obtidos para pastilhas pequenas nas condies seco, ativado com gua e com sal de ltio.

Tabela IV.25 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 04 ativados com gua
CP 04 Anodo P AST. GRANDE Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -394 -341 -286 -275 -273 -266 -252 -250 -250 -250 -250 -250 *** rea Fe (cm2) 193,11 E (mV) 2 -431 -352 -274 -252 -245 -240 -241 -234 -231 -231 -231 -231 *** Relao entre reas 0,26 H2O ( A ) Mdia 3 -395 -338 -281 -265 -260 -258 -256 -249 -249 -249 -249 -249 *** -407 -344 -280 -264 -259 -255 -250 -244 -243 -243 -243 -243 -241 DP 21,1 7,4 6,0 11,5 14,0 13,3 7,8 9,0 10,7 10,7 10,7 10,7 *** Regio I
E (mV) 60 E (mV)

103 mV

66

Tabela IV.26 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 04 ativados com sal de Ltio
CP 04 Anodo PAST. GRANDE Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -531 -519 -507 -460 -436 -413 -382 -368 -352 -342 -338 -337 *** rea Fe (cm2) 193,11 E (mV) 2 -604 -550 -531 -482 -450 -428 -398 -398 -388 -368 -364 -361 *** Relao entre reas 0,26 LiNO3 ( B ) Mdia 3 -551 -531 -511 -462 -438 -413 -383 -369 -354 -343 -339 -337 *** -562 -533 -516 -468 -441 -418 -388 -378 -365 -351 -347 -345 -336 Regio I DP 37,7 15,6 12,9 12,2 7,6 8,7 9,0 17,0 20,2 14,7 14,7 13,9 ***
E (mV) 60 E (mV)

197 mV

Tabela IV.27 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 04 sem ativao
CP 04 Anodo PAST. GRANDE Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -455 -433 -420 -395 -367 -350 -335 -326 -317 -312 -309 -306 *** rea Fe (cm2) 193,11 E (mV) 2 -478 -423 -408 -389 -352 -336 -318 -306 -301 -296 -291 -288 *** Relao entre reas 0,26 Seco ( C ) Mdia 3 -465 -430 -422 -418 -412 -395 -373 -361 -349 -343 -340 -338 *** -466 -429 -417 -401 -377 -360 -342 -331 -322 -317 -313 -311 -308 Regio I DP 11,5 5,1 7,6 15,3 31,2 30,8 28,2 27,8 24,4 23,9 24,8 25,3 ***
E (mV) 60 E (mV)

121 mV

67

CP 4
-250 -300

E (mV x Cu/CuSO4)

-350 -400 -450 -500 -550

H2O LiNO3 Seco

50

100

150

200

250

tempo (minutos)
Figura IV.28 Curva polarizao em funo do tempo para CP-04. IV.2.5- Determinao da Polarizao nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para pastilhas GRANDES. nas regies I e II. As tabelas IV.29 IV.31 e a figura IV.32 apresentam os valores da polarizao obtidos com pastilhas grandes nas condies seco, ativado com gua e com sal de ltio.

68

Tabela IV.29 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 05 ativados com gua
CP 05 Anodo PAST. GRANDE Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -467 -422 -427 -395 -375 -370 -350 -342 -334 -328 -324 -322 *** rea Fe (cm2) 174,27 E (mV) 2 -487 -430 -425 -398 -379 -375 -354 -345 -340 -334 -330 -328 *** Relao entre reas 0,29 H2O ( A ) Mdia 3 -489 -424 -406 -389 -370 -370 -348 -342 -335 -329 -325 -323 *** -481 -425 -419 -394 -375 -372 -351 -343 -336 -330 -326 -324 -322 Regio II / III DP 12,2 4,2 11,6 4,6 4,5 2,9 3,1 1,7 3,2 3,2 3,2 3,2 ***
E (mV) 90 - 100 E (mV)

103 mV

Tabela IV.30 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 05 ativados com sal de Ltio
CP 05 Anodo PAST.GRANDE Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -509 -497 -476 -449 -435 -433 -415 -408 -403 -402 -399 -396 *** rea Fe (cm2) 174,27 E (mV) 2 -507 -489 -467 -442 -429 -426 -409 -406 -401 -398 -397 -395 *** Relao entre reas 0,29 LiNO3 ( B ) Mdia 3 -512 -499 -472 -445 -433 -429 -412 -406 -400 -398 -396 -394 *** -509 -495 -472 -445 -432 -429 -412 -407 -401 -399 -397 -395 -390 Regio II / III DP 2,5 5,3 4,5 3,5 3,1 3,5 3,0 1,2 1,5 2,3 1,5 1,0 ***
E (mV) 90 - 100 E (mV)

105 mV

69

Tabela IV.31 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 05 sem ativao
CP - 05 Anodo PG Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -415 -398 -412 -380 -371 -361 -356 -353 -348 -343 -340 -338 *** rea Fe (cm2) 174,27 E (mV) 2 -460 -430 -407 -360 -344 -315 -320 -315 -312 -308 -305 -302 *** Relao entre reas 0,29 Seco ( C ) Mdia 3 -411 -380 -373 -350 -344 -337 -337 -344 -327 -322 -319 -317 *** -429 -403 -397 -363 -353 -338 -338 -337 -329 -324 -321 -319 -315 Regio II / III DP 27,2 25,3 21,2 15,3 15,6 23,0 18,0 19,9 18,1 17,6 17,6 18,1 ***
E (mV) 90 - 100 E (mV)

88 mV

CP 5
-300

-350

E (mV x Cu/CuSO4)

-400

-450

H2O LiNO3 Seco

-500 0 50 100 150 200 250

tempo (minutos)

Figura IV.32 Curva polarizao em funo do tempo para CP-05.

70

IV.2.6- Determinao da Polarizao nos corpos de prova ativados com gua, sal de ltio e sem ativao ( seco) para telas Galvnicas na regio III. As tabelas IV.33 IV.35 e a figura IV.36 apresentam os valores dos potenciais obtidos para a tela galvnica nas condies seco, ativado com gua e com sal de ltio.

Tabela IV.33 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 06 ativados com gua
CP 06 Anodo Tela 20 x 20 Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -398 -398 -397 -387 -393 -390 -379 -356 -339 -329 -309 -307 *** 2 -357 -357 -357 -350 -354 -359 -350 -327 -311 -306 -287 -287 *** rea Fe (cm2) 766,16 Relao entre reas 0,36 H2O ( A ) E (mV) 3 4 5 -356 -413 -336 -350 -385 -335 -345 -357 -334 -329 -343 -323 -333 -347 -328 -336 -349 -333 -330 -344 -329 -311 -326 -306 -291 -305 -287 -288 -302 -287 -269 -283 -269 -267 -283 -268 *** *** *** Regio III Mdia -372 -365 -358 -346 -351 -353 -346 -325 -307 -302 -283 -282 -278 DP 32,1 25,9 23,8 25,1 25,7 23,0 20,3 19,5 20,6 17,1 16,5 16,4 ***
E (mV) 100 E (mV)

87 mV

71

Tabela IV.34 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 06 ativados com Ltio
CP -06 Anodo Tela 20 x 20 Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -490 -476 -448 -412 -402 -387 -369 -369 -368 -378 -368 -368 *** 2 -495 -485 -456 -421 -412 -400 -388 -388 -371 -383 -383 -381 *** rea Fe (cm2) 766,16 Relao entre reas 0,36 LINO3 ( B ) E (mV) 3 4 5 -558 -615 -540 -508 -545 -495 -478 -479 -463 -410 -396 -406 -395 -386 -393 -378 -372 -378 -365 -353 -366 -361 -368 -362 -342 -348 -344 -357 -343 -357 -357 -343 -356 -353 -340 -354 *** *** *** Regio III Mdia -540 -502 -465 -409 -398 -383 -368 -370 -355 -364 -361 -359 -355 DP 51,2 26,9 13,6 9,1 9,9 10,9 12,6 10,9 13,8 16,5 15,0 15,7 ***
E (mV) 100 E (mV)

147 mV

Tabela IV.35 Medio das Polarizaes nos corpos de prova CP 06 sem ativao
CP - 06 Anodo Tela 20 x 20 Tempo Fechado Instantneo 1 10 20 30 45 60 75 90 105 120 240 1 -568 -568 -567 -558 -548 -547 -541 -535 -530 -525 -521 -516 *** 2 -560 -560 -556 -546 -539 -534 -525 -520 -516 -514 -510 -508 *** rea Fe (cm2) 766,16 Relao entre reas 0,36 Seco ( C ) E (mV) 3 4 5 -540 -565 -553 -540 -558 -552 -536 -544 -546 -531 -538 -538 -528 -538 -538 -523 -530 -532 -515 -521 -523 -505 -511 -513 -500 -506 -508 -497 -498 -499 -495 -495 -493 -492 -491 -493 *** *** *** Regio III Mdia -557 -556 -550 -542 -538 -533 -525 -517 -512 -507 -503 -500 -494 DP 11,2 10,4 12,0 10,3 7,1 8,8 9,7 11,5 11,6 12,4 12,3 11,3 ***
E (mV) 100 E (mV)

62 mV

72

CP 6
-300

E (mV x Cu/CuSO4)

-350

-400

-450

H2O LiNO3 Seco

-500

-550 0 50 100 150 200 250

tempo (minutos)

Figura IV.36 Curva polarizao em funo do tempo para CP-06

73

CAPTULO V DISCUSSO

V.1 PRIMEIRA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS

V.1.1 Processo de proteo catdica em peas de concreto armado com a utilizao de pastilhas galvnicas. Os resultados apresentados nas tabelas IV.1 IV.8, com suas respectivas curvas polarizao em funo do tempo, mostraram que a utilizao de diferentes tipos de pastilhas galvnicas como anodo de sacrifcio, para diferentes relaes entre reas no atenderam ao critrio dos 100 mV de polarizao estabelecido pela norma NACE RP 029090 [2], conforme mostrado na tabela IV.11. Os valores da polarizao apresentados na tabela IV.10 ficaram entre 7,8 mV e 53,4 mV, para uma relao entre reas (Aa/AFe) de 1% a 22%, mostrando que os valores da polarizao ficaram abaixo do critrio estabelecido pela norma nesta primeira fase de ensaio experimental. Considerando-se que os anodos foram instalados na superfcie dos corpos de prova, e que apresentam pequena rea superficial, presume-se que a interface de ligao da pastilha (assentada sobre bero de argamassa) com o concreto tenha sido o fator limitante para a proteo catdica efetuada, considerando-se a descontinuidade e a alta resistividade inica ali existente. Constata-se, pelos valores encontrados na tabela III.11 e de acordo com a norma SHRP-359 [1] que poder-se- obter uma polarizao mnima de 60 mV, suficiente para a proteo catdica. Contudo, os valores obtidos para a polarizao naquela etapa do estudo no atingiram o nvel mnimo de 60 mV. V.1.2 Quantidade de pastilhas necessrias para atender ao critrio estabelecido pela norma NACE RP 0290-90. Com os resultados apresentados na tabela III.12 ficou evidente, no entanto, que utilizando-se quantidades adicionais de pastilhas galvnicas como anodos de sacrifcio, fato este que promoveu relaes entre as reas maiores, acabou por atender ao critrio dos

74

100mV estabelecido pela norma NACE RP 0290-90 [1]. Na figura III.5, portanto, considerando-se a incluso de pastilhas adicionais, obteve-se relaes entre reas suficientes para promover uma polarizao favorvel e adequada. V.1.3 Processo de Proteo Catdica com utilizao de Tela Galvnica Os resultados apresentados nas tabelas III.2 e III.8, com suas respectivas curvas polarizao versus tempo, atenderam ao critrio estabelecido pela norma NACE RP029090[2], apresentando polarizao acima dos 100mV. Os valores obtidos fizeram com que permanecessem na regio IV da curva polarizao versus reas Aa/AFe, conforme mostrado na figura III.5. Mesmo uma situao de contaminao no concreto com ons cloretos insuficiente mas com outros processos de ativao, conforme mostrado na tabela III.11, viabiliza o sistema de proteo catdica, atendendo a norma SHRP-359[1]. V.1.4 - Curva polarizao em funo da relao entre reas A construo da curva polarizao em funo da relao entre reas, figura III.5, permitiu delimitar regies distintas (I,II,III e IV). Isto representou uma economia de materiais e tempo nos ensaios, j que a relao linear obtida permitiu projetar uma relao entre reas adequada polarizao normatizada, garantindo a efetividade do tratamento alm, claro, do atendimento s normas NACE RP 0290-90 e SHRP 359 [1,2]. Assim, verificando-se a faixa de atuao da tela galvnica, com base na figura III.5, constata-se que para cada 1 m2 (10000 cm2) de armadura na estrutura, deve-se ter uma tela galvnica com dimenses conforme a tabela V.1. A relao contrria foi determinada, constatando-se que para 1m2 de tela galvnica, pode-se ter faixas de proteo, conforme mostrado na tabela V.2.

75

Tabela V.1 Faixa de atuao da tela galvnica para 1 m2 de rea de armadura na estrutura de concreto armado. FAIXA DE PROTEO MNIMA Dimenso 70x70cm (Aprox. 4900cm2 de rea retangular) 100mV Polarizao (E) FAIXA DE PROTEO MXIMA Dimenso 80x80cm (Aprox. 6400cm2 de rea retangular) 150mV Variao de Potencial (E)

Tabela V.2 Faixa protegida da armadura para cada 1 m2 de tela galvnica FAIXA DE PROTEO MNIMA Dimenso Variao de Potencial (E) FAIXA DE PROTEO MXIMA Dimenso Variao de Potencial (E)

2,3 m2 de armadura 100mV

1,5 m2 de armadura

150mV

76

V.2 SEGUNDA FASE DOS ENSAIOS EXPERIMENTAIS V.2.1 - A polarizao dos corpos de prova, com e sem ativao, contendo pastilhas e telas galvnicas. De acordo com os valores da polarizao obtidos nos corpos de provas ativados com soluo de nitrato de ltio, conforme mostrado nas figuras IV.16, IV.20, IV.24, IV.28, IV.32 e IV.36, verificou-se que no ocorreu um comportamento similar curva apresentada na primeira fase dos ensaios. Este fato, provavelmente, foi originado pela variao da intensidade da aplicao da soluo de nitrato de ltio nos corpos de prova, uma vez que os processos de ativao foram diferentes. Nesta fase dos ensaios, saturou-se os corpos de prova com aquele ativador, resultando em valores mais adequados de polarizao [4]. Houve, em quase todos os corpos de prova ativados com soluo de nitrato de ltio, uma polarizao inicial (circuito fechado) mais negativa que os outros casos, ou seja, sempre inferior 500 mV. Isso confirma sua maior eficincia em promover a proteo catdica, conforme mostrado nas figuras IV.16, IV.20, IV.24, IV.28, IV.32 e IV.36 e tabelas IV.13 a IV.35. Confrontando dados obtidos nas duas fases dos ensaios, podemos estimar uma relao mdia ideal entre reas em torno de 0,3, para a obteno da polarizao mnima de 100 mV, de acordo com a norma NACE [2], conforme pode ser visto na tabela V.3.

77

Tabela V.3 Relao entre rea andica e rea de armadura necessria obteno da polarizao mnima de 100mV rea de anodo Dimetro das Armaduras 1/4 (6,3 mm) 5/16 (8,00 mm) 3/8 (10 mm) 1/2 (12,50 mm) 5/8 (16 mm) PP (52 cm )
2

PM (107 cm )
2

PG (173 cm )
2

Tela 20cm x 20cm (946 cm2)

2 x 13 cm 2 x 10 cm 2 x 8 cm 2 x 6 cm 2 x 5 cm

3 x 18 cm 3 x 14 cm 3 x 11 cm 3 x 9 cm 3 x 7 cm

4 x 22 cm 4 x 17 cm 4 x 13 cm 4 x 11 cm 4 x 8 cm

6 x 80 cm 6 x 63 cm 6 x 50 cm 6 x 40 cm 6 x 32 cm

PP PM PG

Legenda Pastilha Pequena Pastilha Mdia Pastilha Grande

Se compararmos os sistemas ativados com gua, soluo de nitrato de ltio e ao ambiente, observa-se que com o LiNO3 houve resultados mais interessantes, minimizando o efeito da resistividade do concreto. Como conseqncia, tivemos eficincia no processo de proteo catdica [4]. A alta temperatura ambiente, presente em alguns dias dos ensaios (entre 30C e 40C), contribuiu para a disperso dos potenciais, principalmente nos ativados com gua, conforme pode ser visto nas figuras IV.16, IV.20, IV.24, IV.28, IV.32, deixando pouco conclusiva a eficincia desse sistema. De acordo com os valores da resistividade do concreto, mostrados nas tabelas IV37, IV.38 e IV.39, verificou-se um comportamento esperado dos ativadores conforme a relao LiNO3 < H2O < Seco.

78

CAPTULO VI CONCLUSES

presente trabalho objetivou a elaborao das primeiras diretrizes para o

dimensionamento da proteo catdica por anodos de sacrifcio em estruturas de concreto armado, atravs da utilizao de pastilhas e telas galvnicas. Os ensaios experimentais permitiram as seguintes concluses: 1- Na primeira fase do estudo os valores das polarizaes apresentaram-se abaixo dos 100mV nos corpos de prova contendo pastilhas. Com a adio de novas pastilhas, as relaes entre reas tornaram-se satisfatrias, atingindo a polarizao necessria para a eficincia do sistema proposto. 2- Ficou constatado que os corpos de prova contendo tela galvnica apresentaram polarizao acima dos 100mv, atendendo a norma NACE RP 0290-90. 3- Os valores obtidos para a relao entre reas (Aa/AFe) e as respectivas polarizaes permitiram a construo de uma curva com comportamento linear, viabilizando a construo da relao entre reas ideais ao processo de proteo catdica proposto, atendendo as normas NACE RP0290-90 e SHRP-S-359. 4 Os valores da polarizao apresentados nos ensaios com pastilhas galvnicas esto intimamente comprometidos pela interface de ligao anodo-concreto, mesmo considerando que tenham sido assentadas sobre bero de argamassa similar ao concreto do corpo de prova. Este um fator limitante, na medida em que ocorrem efeitos intrnsecos de retrao e secagem na massa cimentcia de recuperao, promovendo descontinuidades ou altas resistividades nesta zona de transio.

79

5 Constatou-se que os corpos de prova apresentaram baixos teores de cloretos, assim como pH alcalino caracterstico, indicando que o concreto no sofreu nenhuma contaminao excessiva, ao contrario do que se imaginava. 6 Considerando-se 1m2 de armadura a ser protegida, verificou-se a necessidade da incorporao de uma tela galvnica, com dimenses de 70x70cm, para a obteno da polarizao mnima de 100mv e uma tela 80x80cm, para uma polarizao mxima em torno de 150mV. 7 Constatou-se que para 1 m2 de tela galvnica teremos uma faixa de proteo de 1,5 m2 e 2,3 m2 , correspondente a potenciais de 150mV e 100mV, respectivamente. 8 Na segunda fase dos estudos, verificou-se que o comportamento dos sistemas ativados com soluo de sal de ltio no seguiu a curva experimental, provavelmente devido maior impregnao dos corpos de prova com aquela sal, o que ocasionou maiores valores de polarizao. 9 Na segunda fase, a curva experimental dos corpos de prova ativados com soluo de sal de ltio, mesmo no seguindo a curva base, apresentou resultados melhores, motivados por polarizaes superiores a 100 mV, em todos os casos. 10 Observou-se confirmando a maior eficincia da soluo de sal de ltio para melhorar a condutividade no concreto, que no instante do fechamento do circuito, houveram sempre valores mais negativos que os outros sistemas, apresentando-se sempre inferiores a 500 mV. 11 Os valores obtidos para a resistividade, de acordo com os processos de ativao impostos, enquadraram-se perfeitamente como o esperado, ou seja, LiNO3<H2O<seco. 12 Com os resultados obtidos, estima-se um valor mdio da relao entre reas correspondente a 0,3 para a obteno de polarizaes superiores a 100 mV.

80

SUGESTES PARA FUTUROS TRABALHOS 1 Encontrar a concentrao ideal da soluo de sal de ltio, assim como o teor de impregnao na massa do concreto, de modo a se obter polarizao seguras e estveis superiores a 100 mV. 2 Uma vez determinada a concentrao e o teor de impregnao, determinar o perodo de vida til da atuao do sal de ltio nas peas de concreto armado. 3 Verificar se estes fatores so influenciados pela temperatura ambiente.

81

CAPTULO VII REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


[1] NORMA SHRP S 359 Strategic Highway Research Program Criteria for the Cathodic Protection of Reinforced Concrete Bridge Elements, 1994. [2] NORMA NACE International - RP0290 90 Proteccin Catdica de Acero de Refuerzo em Estructuras de Concreto Expuestas a la Atmosfera, 1990. [3] [4] [5] Gentil, Vicente Corroso 4 edio, Editora LTC, 2003. Glass, G.K., Buenfeld, N.R., Corrosion Science, V.39, pp. 1001, 1997. Christopher, L Page and Geogi Sergi. Developments in Cathodic Protection Applied to Reinforced Concrete. Journal of materials in civil engineering/february 2000. [6] Derrien, F. et al. Cathodic Polarization Behavior of Steel in Solutions Simulating Concrete. Cement and Concrete Research, v.20, n.4, p.636-43, 1990.

[7]

Mattedi, V. A. Proteo Catdica em Estruturas de Concreto Armado e Protendido Tese de Mestrado. Rio de Janeiro, UFRJ, 1999.

[8] [9]

UHLIGS, Corrosion Handbook 2 edition. John Wiley and Sons, inc., 2000. BENNETT, J.E., SHUE, T.J., Galvanic Cathodic Protection of Reinforced Concrete Bridge Members Using Sacrificial Anodes Attached by Conductive Adhesives, Publication No. FHWA-RD-96-073, Federal Highway Administration, Washington, D.C., December 1996.

[10] Journal of performance of constructed facilities/August 1999 pag 101,102. [11] G.R. Holcomb, B.S. Covino, J.H. Russel, S.J. Bullard, W.K. Collins, J.E. Bennett and H.M. Laylor Humectant use in the cathodic protection of reinforced concrete.

82

[12] Compositions and Processes for Remediating Hardned Cimentitious Materials, United States Patent n 5.985.011. [13] Effect of an humectant agent on cathodic protection of reinforced concrete, Jos T. Prez Quiroz, Universidad Nacional Autnoma de Mexico. [14] The lithium salt as a current enhancing agent, United States Patent n 6.033.553. [15] Klisowski, S., Hartt, W.H., Corrosion of Reinforcement in Concrete Construction, pp. 354368, Ed. The Royal Society of Chemistry, Londres, Reino Unido, 1996. [16] Mietz, J. Isecke, B., Corrosion of Reinforcement in Concrete Construction, pp. 200-209, Ed. The Royal Society of Chemistry, Londres, Reino Unido, 1996.

Matrias a respeito de corroso no concreto armado Publicados na revista RECUPERAR pelo autor desta Tese [17] Rodrigues, J.C., Corroso tem fim. Use preteo catdica, pp 5-9, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Novembro/Dezembro 1994. [18] Rodrigues, J.C., Dicas para avaliar o estado de corroso no concreto armado, pp 48, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Novembro/Dezembro 1996. [19] Rodrigues, J.C., Rocha, C.C., Rocha C.C., Monge, C.A., A pastilha anticorroso, ZTP protege barragens e MAZ, pp 4-11; 12-16 e 28-33, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Janeiro/Fevereiro 2000. [20] Rodrigues, J.C., A banalizao da recuperao estrutural, Os segredos da corroso (I), pp 4-10 e 24-33, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Maro/Abril 2002. [21] Rodrigues, J.C., Pinto, E.S., E prudente usar concreto armado/protendido em ambiente corrosivo sem proteo efetiva? e Os segredos da corroso, pp 5-10 e 2633, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Maio/Junho 2002. [22] Rodrigues, J.C., Os segredos da corroso (V), pp 28-33, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Setembro/Outubro 2003.

83

[23] Rodrigues, J.C., Segredos da corroso VII, pp 20-26, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Janeiro/Fevereiro 2004. [24] Rodrigues, J.C., Segredos da corroso VIII, pp 12-18, Revista Recuperar, Instituto de Patologias da Construo, Rio de Janeiro, Brasil, Maio/Junho 2004.

84

S-ar putea să vă placă și