Sunteți pe pagina 1din 7

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE INTERVENO PEDAGGICA / PIP ENSINO FUNDAMENTAL 2012 SUPERINTENDNCIA REGIONAL DE ENSINO

O DE CAXAMBU

Avaliao Diagnstica Geografia Nome:___________________________________________________ 6 ano_____ Escola:______________________________________________ Data: ___/___/___

1. As fotografias abaixo mostram a Avenida Rio Branco, em Juiz de Fora - MG, em datas diferentes. (1.1)

O espao urbano sofreu mudanas, que promoveram a A) ampliao do setor primrio da economia. B) introduo de novos meios de transporte. C) preservao dos imveis mais antigos. D) valorizao das reas verdes da avenida.

2. Observe as paisagens abaixo e responda a questo a seguir. (2.1) Diferentes atividades podem ser desenvolvidas nas paisagens 1 e 2. Algumas delas aparecem a seguir. Enumere-as ( ) Plantaes ( ) Indstrias ( ) Agroindstrias ( ) Comrcio A sequncia correta dessa associao A) 2, 1, 1, 2, 1 B) 1, 2, 1, 2, 1 C) 1, 1, 2, 2, 1 D) 2, 2, 1, 1, 2

(1)

(2)

( ) Criao de animais

3. As imagens abaixo apresentam a cidade de Maring, no Paran, em anos distintos. (1.1) 1970 2006

Disponvel em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=556377&langid=5 . Acesso em: 12 mar. 2012.

Nessas imagens, as mudanas observadas no espao urbano de Maring decorrem A) da expanso sociocultural. B) da preservao ambiental. C) do crescimento populacional. D) do processo de municipalizao. 4. Leia o texto abaixo relacionado s metrpoles brasileiras. (5.1)
Uma das caractersticas mais marcantes das metrpoles brasileiras a segregao espacial das classes sociais em reas distintas da cidade. Basta uma volta pela cidade e nem precisa ser uma metrpole para constatar a diferenciao entre os bairros.
Disponvel em: <http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao -espacial-urbana/>. Acesso em: 12 jul. 2011. Adaptado.

A segregao espacial pode contribuir para o aumento da A) concentrao fundiria. B) poluio atmosfrica. C) populao desempregada. D) violncia urbana.

5. Leia o texto abaixo (8.1)


Ao se apropriarem da natureza e transform-la, os seres humanos criam ou produzem o espao geogrfico, utilizando as tcnicas de que dispem, segundo o momento histrico e de acordo com suas representaes, ou seja, crenas, valores, normas (direito) e interesses polticos e econmicos.
Disponvel em: http://educacao.uol.com.br/geografia/espaco -geografico-sociedade-transforma-a-natureza.jhtm. Acesso em: 29 mar. 2012.

Nesse texto, a transformao da natureza est relacionada com a A) arte. B) cultura. C) geologia. D) histria.

6. Leia o texto abaixo. (4.1)


O shopping center ocupa cada vez mais um lugar privilegiado na mente das pessoas na hora de optar pelas atividades a serem exercidas em seu tempo livre. A nfase cada vez maior no oferecimento de um leque amplo de opes de cultura, arte, msica e at esportes sinaliza uma nova fase inaugurada h alguns anos pelos shoppings, que vm procurando renovar seu conceito original de centro de compras, ampliando -o para centro de lazer.
Disponvel em: http://www.novomilenio.br/comunicacoes/1/artigo/4_aparecida.pdf. Acesso em 24 mar. 2012. *Adaptado para fins didticos.

Os shoppings tornam-se centros de lazer, porque eles A) impedem o comrcio de ambulantes. B) oferecem espaos planejados e seguros. C) probem a cobrana do estacionamento. D) promovem a igualdade entre as pessoas. 7. O grfico abaixo relaciona a modalidade de transporte utilizada p ela populao de So Paulo e sua renda. (6.2)

SM: salrio mnimo.


Disponvel em: http://brasil.indymedia.org/media/2006/12//369497.pdf. Acesso em: 27 mar.2012.

Nesse grfico, constata-se que os usurios de renda mais elevada utilizam, majoritariamente, A) trem. B) nibus. C) metr. D) lotao. 8. Leia o texto abaixo que apresenta um dos problemas ambientais urbanos. (8.1)
A poluio gerada nas cidades resultado, principalmente, da queima de combustveis fsseis como, por exemplo, carvo mineral e derivados do petrleo (gasolina e diesel). A queima desses produtos tem lanado uma grande quantidade de monxido de carbono e dixido de carbono (gs carbnico) na atmosfera.
Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Problemas_ambientais_no_Brasil> Acesso em: 10 jul. 2011. Adaptado.

De acordo com esse texto, h uma relao entre problemas ambientais e A) a extrao de minerais. B) a ocorrncia de epidemias. C) o descaso da prefeitura. D) o uso de automveis.

9. Leia o texto abaixo. (4.2)


Nas cidades pequenas, a praa ainda o local onde se encontram amigos, compadres, comadres, crianas, jovens e nem to jovens assim. Em qualquer hora do dia, algum faz uso do espao, seja para descansar, pas sear com a famlia, praticar alguma atividade, como ler ou jogar domin com os amigos, brincar, ter contato com a natureza, aliviar as tenses do dia a dia ou para simplesmente fugir da solido.
Disponvel em: http://www.geointeracao.com.br/artigos/vol1n1/ARTIGO_LILIAN.pdf. Acesso em: 25 mar. 2012. *Adaptado: Reforma Ortogrfica.

Na praa, um dos elementos que identifica a territorialidade do lazer A) a rea para o estacionamento. B) a presena de rvores e flores. C) o local ocupado pelo posto policial. D) o parquinho para as crianas.

10. O mapa, abaixo, destaca algumas cidades tursticas de Minas Gerais. (7.1)

Nessas cidades, predomina o turismo A) histrico. B) industrial. C) planejado. D) rural.

Disponvel em: <http://images.google.com.br/>. Acesso em: 04 set. 2009.

11. Leia o texto abaixo. (5.2)


A estruturao interna das cidades obedece, prioritariamente, lgica de localizao das camadas de mais alta renda. Estas procuram localizar-se em reas com boa acessibilidade ao centro principal e, ao faz -lo, pioram a acessibilidade das outras reas. Com o deslocamento progressivo dos servios e equipamentos urbanos na direo das reas de mais alta renda, a localizao das outras classes vai se tornando relativamente pior.
Disponvel em: http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/. Acesso em 26 mar.2012. *Adaptado para fins didticos.

Nesse texto, a segregao espacial urbana provoca a A) ampliao do setor primrio da economia. B) diminuio da oferta de empregos formais. C) melhoria de vida da populao de baixa renda. D) valorizao de parcelas do espao da cidade.

12. Observe as imagens abaixo. (4.2)

Disponvel em: <http://images.google.com.br/> Acesso em: 20 ago. 2009.

Elas representam as reas de A) eventos culturais. B) especulao imobiliria. C) desenvolvimento industrial. D) preservao ambiental.

13. Leia o texto abaixo sobre a Agenda 21. (19.1)


Agenda 21 um plano de ao formulado internacionalmente para ser adotado em escala global, nacional e local por organizaes do sistema das Naes Unidas, pelos governos e pela sociedade civil, em todas as reas em que a ao humana gera impactos ao meio ambiente.
Disponvel em: <http://www.institutoatkwhh.org.br/compendio/?q=node/21>. Acesso em: 9 jul. 2011.

Uma das diretrizes desse plano de ao A) combater a prtica do desmatamento. B) impedir o crescimento populacional. C) limitar o nmero de unidades industriais. D) proibir a utilizao da biotecnologia. 14. Observe as fotografias abaixo. (2.2) Essas fotografias demonstram uma caracterstica da sociedade atual, que a desigualdade A) artstica. B) econmica. C) poltica. D) tecnolgica.

SIMIELLI, Maria Elena. Geografia. So Paulo: tica, 2007. 5 ano do ensino fundamental.

Fonte:
Disponvel em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/stories/supletivo/dezembro_2011/caderno -historia-e-geografiaef.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012. Disponvel em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/stories/supletivo/ef-historia-e-geografia.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012. Disponvel em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/stories/supletivo/historia -e-geografia-ef.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012. CAED UFJF. Exames Supletivos Histria e Geografia 1 Semestre 2012.2012.

Gabarito da Avaliao Diagnstica 6 ano


Disciplina: Geografia
N da questo 01 Gabarito Habilidades N de alunos que acertaram N de alunos que erraram

B B C D B B C D D A D A A B

02

03

04 05 06 07 08 09 10

11

12 13 14

1.1 Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanas ocorridas na produo do espao urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade. 2.1 Interpretar as paisagens urbanas e rurais em suas oportunidades de trabalho e lazer valendo-se de imagens/fotos de tempos diferentes. 1.1 Reconhecer em imagens/fotos de tempos diferentes as mudanas ocorridas na produo do espao urbano e rural, sabendo explicar a sua temporalidade. 5.1 Identificar as questes que envolvem a segregao espacial em imagens, textos e na observao da vida cotidiana. 8.1 Identificar e analisar a ao modeladora da cultura sobre a natureza do planeta. 4.1 Explicar o lazer na sociedade atual tendo como referncia a mundializao de fenmenos econmicos, tecnolgicos e culturais. 6.2 Interpretar grficos e tabelas que expres sem o movimento e a circulao das pessoas, produtos e ideias no cotidiano urbano. 8.1 Identificar e analisar a ao modeladora da cultura sobre a natureza do planeta. 4.2 Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 7.1 Explicar a relevncia de uma cultura de turismo e de lazer para a preservao da natureza e do patrimnio cultural dos lugares e regies tursticas. 5.2 Explicar os tipos de relaes sociais existentes no territrio relacionando-os com os lugares, suas estratgias de segregao e excluso das populaes marginalizadas. 4.2 Identificar no cotidiano urbano os elementos que representam a espacialidade e territorialidade do lazer. 19.1 Conhecer na Agenda XXI, a importncia de suas diretrizes, na construo de sociedades sustentveis. I Compreender a relao entre as caractersticas econmicas das sociedades e a produo do espao.

S-ar putea să vă placă și