Sunteți pe pagina 1din 5

Vereao do Partido Socialista

DECLARAO DE VOTO

CONTA DE GERNCIA DA CMARA MUNICIPAL DA COVILH DO ANO DE 2012 CONTAS CONSOLIDADAS DO MUNICPIO RELATIVAS AO ANO DE 2012
Queremos comear por salientar que as concluses resultantes da anlise dos documentos em apreo nos preocupam, desde logo no que se refere ao endividamento. No que respeita ao Endividamento Lquido Municipal, que tinha como limite para o ano de 2012 o valor de -48,651 milhes de euros, o Municpio declarou o valor de -50,011 milhes de euros, ou seja, aparentemente, o Endividamento Lquido Municipal estaria contido dentro daquele limite. Contudo tal no corresponde verdade pela seguinte razo: O Endividamento da Nova Covilh SRU, que de cerca de 2 milhes de euros, deveria ter sido somado, dado que no foi reposto o equilbrio de contas em 2012 daquela empresa municipal. S com esta correco o Endividamento Liquido Municipal ultrapassa o limite, ficando o Municpio sujeito a cortes no FEF (n. 4 do artigo 5. da Lei das Finanas Locais). Acresce que, com a dissoluo da Nova Covilh, SRU, E.M., recentemente deliberada, o passivo do Municpio da Covilh ir aumentar, fazendo por si s que, j no decorrer do exerccio de 2013, sejam ultrapassados os limites de endividamento lquido e de endividamento de mdio e longo prazo. Convm ainda termos em considerao o seguinte:

Vereao do Partido Socialista Caso no existissem as participaes financeiras do Municpio nas empresas e que no so para venda o passivo excedia o activo disponvel em 21,292 milhes de euros. E neste clculo nem estamos a expurgar o valor includo no activo de verbas a receber de fundos comunitrios. que, pese embora o passivo exigvel tenha sido reduzido em 10,261 milhes de euros, ele ainda de 74,123 milhes de euros e os valores a receber (activo circulante de 24,586 milhes de euros) no so suficientes para os pagar. Pensando no futuro prximo! A proposta da nova Lei das Finanas Locais (LFL) estabelece (art. 52.) que a dvida total no poder exceder 1,5 vezes a mdia da receita corrente lquida cobrada nos trs ltimos exerccio anteriores . Ou seja, o conceito de Endividamento Lquido Municipal desaparece e o limite da dvida calculado daquela forma. Se a lei em causa for aprovada nestes termos, como tudo aponta que venha a acontecer, tal representa um grande desastre! Porque se a dvida de 74 milhes de euros, este valor certamente muito superior a 1,5 vezes a receita corrente. Vejamos a partir do Quadro II do Relatrio de Gesto: Receita Mdia de 3 anos 23,113 M x 1,5 = 34,669 M Dvida em 31/12/2012 Excesso 74,123 M 39,453 M

Significa isto que, no dia em que esta lei entrar em vigor a Cmara Municipal da Covilh ultrapassa, automaticamente, em cerca de 40 milhes de euros o limite da dvida. Infelizmente esta a realidade prxima! No que concerne ao Endividamento de Mdio e Longo Prazo constatamos a seguinte realidade:

Vereao do Partido Socialista No relatrio e contas no apresentado o clculo do endividamento de mdio e longo prazo como exige o artigo 39. da Lei das Finanas Locais. O limite para o Municpio da Covilh em 2012 de 26.363.239 euros (fonte: http://www.portalautarquico.pt/portalautarquico/Section.aspx). Ter sido pelo facto de pelas nossas contas e com os dados disponveis este valor ter ultrapassado o limite? que o endividamento de mdio e longo prazo foi de 26.486.910 euros [36.359.809 (dvida do balano) (130.718 + 9.102.312 + 639.869) (dvidas excepcionadas)] e, como tal, aquele limite ter sido excedido em 123.671 euros. Tal situao encontra-se agravada, como atrs se refere, considerando o montante do emprstimo de 2,150 milhes de euros da Nova Covilh, SRU, E.M., face ao incumprimento da regra de equilbrio de contas. Temos assim que, o endividamento de mdio e longo prazo se encontra excedido em cerca de 2,274 milhes de euros. Ainda no que respeita a contas consolidadas importa referir que, j quando discutimos o Plano de Actividades e Oramento de 2013 da ICOVI levantmos a questo da irregularidade da contabilizao dos subsdios do Municpio desta empresa municipal, salientando que, de acordo com a nova Lei, os subsdios ao investimento no so permitidos. Nessa altura quiseram fazer-nos crer que tal seria para um aumento de capital, que no foi explicado, nem aprovado em sede prpria. Entretanto, nada mais se soube sobre o assunto decorridos que esto cerca de 3 meses. Agora no domnio da consolidao, no anexo s contas do Municpio dito que as participaes em empresas esto ao valor de aquisio. Ora, o capital do Municpio na ICOVI de 64 milhes de euros, mas na conta 41 Investimentos Financeiros esto 65.407.667,09 euros, pelo que a diferena de 1.407.667,09 euros designada por Reservas.

Vereao do Partido Socialista Mas, como se sabe, este valor reporta-se a subsdios do Municpio empresa em anos anteriores que deveriam ter sido lanados no Municpio em transferncias de capital (custos) e no como investimentos financeiros. Pese embora no afecte o resultado da consolidao este assunto dever ser objecto de correco nas contas individuais. Ainda no que respeita ICOVI/ADC. A ICOVI detida em 100% pela C.M. Covilh. A ADC guas da Covilh, E.M. detida a 51% pela ICOVI, ou seja, o Municpio detm indirectamente a maioria do capital da ADC, E.M.. Contudo os ns 1 e 2 do artigo 68. da Lei n. 50/2012 de 31 de Agosto impem que at 01/03/2013 a ICOVI tivesse de dissolver ou alienar aquela participao de 51%, podendo faz-lo nos termos do n. 4 do mesmo artigo, a ttulo oneroso ou gratuito, sem direito de preferncia, prpria C. M. da Covilh. Pelo que, face Lei, a titularidade da participao pela ICOVI ilegal. Por conseguinte, a criatividade contabilstica, as imprecises, os erros e as ilegalidades so, por si, suficientes para justificar o nosso voto de reprovao. Contudo, acresce uma razo de natureza mais substantiva, que o facto de estes documentos espelharem uma dvida preocupante, que vai dificultar a futura governao do concelho e, note-se, que s estamos a falar da dvida visvel, por que se lhe adicionar-mos os 25 ou 30 milhes pendentes nos Tribunais o cenrio torna-se ainda mais preocupante. De todo o modo, o nosso voto tem ainda subjacente um juzo de reprovao e condenao pelo modelo adoptado para o concelho da Covilh. Tratou-se no de um modelo de desenvolvimento real e sustentvel, mas antes de um modelo de crescimento casustico, intermitente, de navegao vista, cheio de fragilidades, condicionado mais pelos ciclos eleitorais do que pela rigorosa planificao governativa.

Vereao do Partido Socialista Face a todas as razes expendidas votamos desfavoravelmente as contas em anlise.

Covilh, 3 de Maio de 2013

Os Vereadores do Partido Socialista, Vtor Pereira, Graa Sardinha, Joo Correia,

S-ar putea să vă placă și