Sunteți pe pagina 1din 2

PAS QUMICA 1 ANO MDULOS 1 e 2 Professora Talita Garutti 01.

. (UEM) Assinale o que for correto e some a(s) proposio(es) verdadeira(s): 01) Na queima de uma vela, no esto envolvidas transformaes qumicas, apenas fsicas. 02) O reflexo da luz solar em um lago um exemplo de um fenmeno fsico. 04) Em uma salina, a evaporao da gua para a produo do NaCl (sal de cozinha) um exemplo de transformao qumica. 08) A formao da ferrugem em uma estrutura metlica um exemplo de transformao qumica. 16) O derretimento do gelo um exemplo de fenmeno fsico.

04. (UEM) Assinale o que for correto. 01) Grafite, diamante e fulereno so formas alotrpicas do elemento qumico carbono. 02) O granito um exemplo de sistema heterogneo. 04) O efeito visual causado pela utilizao de gelo seco em shows ocorre devido sua fuso. 08) A naftalina um exemplo de substncia que pode sofrer sublimao. 16) O fenol apresenta ponto de fuso de 43 C e ponto de ebulio de 182 C; portanto, pode-se afirmar que, nas CNTP, o fenol estar no estado lquido.

02. Considere a tabela de pontos de fuso e ebulio das substncias a seguir, a 1 atm de presso:

05. (UEM) Assinale o que for correto. 01) A formao da neve e a secagem de roupa no varal so exemplos de fenmenos fsicos, chamados solidificao e evaporao da gua. 02) Um lquido homogneo que apresenta ponto de ebulio constante , necessariamente, uma substncia pura. 04) Em um sistema, constitudo por lcool etlico, gua e leo de cozinha, o nmero de fases igual a trs. 08) Um dos processos frequentemente usado para separar o sal da gua do mar a filtrao. 16) Sublimao, fuso e condensao so processos endotrmicos de mudana de estado fsico.

A 50C, encontram-se no estado lquido: a) cloro e flor. b) cloro e iodo. c) flor e bromo. d) bromo e mercrio. e) mercrio e iodo.

03. Dadas as seguintes espcies: I) gua pura; VI) Grafite; II) Cloreto de sdio; VII) Gs oxignio; III) Gs carbnico; VIII) Gs cloro; IV) Diamante; IX) Gs hidrognio; V) Sacarose (acar); X) Limalha (raspas) de ferro. Assinale o que for V para verdadeiro e F para falso. ( ) As espcies IV e VI so formas alotrpicas do elemento qumico carbono. ( ) A espcie I uma substncia simples. ( ) As espcies I, III e V apresentam oxignio em suas composies. ( ) As espcies II, III, V e X so substncias compostas. ( ) Uma mistura homognea de I com V pode ser separada por destilao. ( ) A espcie II com a espcie X formam uma mistura heterognea que apresenta trs fases. ( ) Uma mistura das espcies VII, VIII e IX homognea.

06. (UEM) Ao longo da histria da cincia, diversos modelos atmicos foram propostos at chegarmos ao modelo atual. Com relao ao modelo atmico de Rutherford, podemos afirmar que: 01) Foi baseado em experimentos com eletrlise de solues de sais de ouro. 02) um modelo nuclear que mostra o fato de a matria ter sua massa concentrada em um pequeno ncleo. 04) um modelo que apresenta a matria como sendo constituda por eltrons (partculas de carga negativa) em contato direto com prtons (partculas de carga positiva). 08) No d nenhuma informao sobre a existncia de nutrons. 16) Foi deduzido a partir de experincias de um metal por partculas alfa.

07. Em 100g de leite em p infantil, existem 500mg de clcio. Assinale a opo que indica quantos mols de tomos de clcio existem numa lata de 400g de leite em p. (Dado massa atmica do Ca = 40). a) 0,0125 b) 0,05 c) 0,1 d) 1 e) 2

08. A tabela abaixo foi elaborada por um estudante, ao resumir as caractersticas de cada um dos modelos atmicos.

10. Em 600 g de H2O, existem: (Massas atmicas H = 1 e O = 16 ; constante de avogadro = 6 . 1023). 23 a) 200 . 10 molculas. b) 18 molculas. 23 c) 6,0 . 10 molculas. d) 16 molculas e) 3 molculas.

Assinale a alternativa que contm o nmero de erros cometido pelo estudante na elaborao da tabela. a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4

09. (UEM) Assinale o que for correto. 01) Segundo os experimentos e as observaes de Rutherford, os tomos possuem um ncleo muito pequeno em relao ao volume total do tomo. 02) Segundo o modelo atmico de Rutherford, um tomo constitudo de um ncleo com massa insignificante em relao massa total. 12 13 14 04) 6C , 6C e 6C so istopos. 14 14 08) 6C e 7N so isbaros, sendo que, nesse exemplo, o tomo de carbono possui 8 nutrons e o de nitrognio 7 nutrons. 45 47 16) Podemos dizer que os tomos 22E e 24G so istonos.

S-ar putea să vă placă și