Sunteți pe pagina 1din 20

1

Perguntas e Respostas

Teorias sobre o Raciocnio Puro


Relaes entre Memorizao, Raciocnio, Interesse Concentrao e Prtica de inmeros exerccios

Didtica para o Ensino Fundamental

Qual mesmo o papel da memorizao no processo de raciocinar? A memorizao a base do raciocnio. No existe raciocnio de experincia de dados. Mas existem dois tipos de memorizao: dados so retidos sem o menor sentido a chamada decoreba. interiorizao se d atravs de algum sentido lgico, ou a natureza segunda forma de memorizao que deve ser buscada. sem o acmulo no primeiro os No segundo a do ente. esta

Raciocnio Memoriza o
Qualquer pessoa normal pode mesmo desenvolver o ato de raciocinar corretamente? Existem exerccios simples que podem ser praticados desde o incio por qualquer pessoa normal. Assim se pode dar condies iniciais seguras para quem quiser avanar nesse objetivo. Obviamente a segunda etapa sempre depender do mrito do indivduo em se esforar para ir adiante. Como treinar a concentrao prolongada? Atravs de atividades em que o praticante v se envolvendo cada vez mais sem ao menos perceber a questo do tempo, o que aumenta seu interesse e, consequentemente, o hbito da concentrao. preciso gostar de algo para se ter interesse? Necessariamente no. Embora que fazendo algo com gosto os resultados podem ser bem superiores. Mas antes de tudo deve haver entendimento ou controle da situao; saber onde comea se desenvolve e termina a coisa. O que causa repulsa em uma situao muitas vezes, alm do fato de no se gostar da situao, a falta de entendimento dos elementos.

Podemos falar em nveis de interesse e concentrao? Sim. Quanto maiores, melhor as chances de se chegar a um alto nvel de raciocnio. Alm do que, a qualidade no nmero de horas de estudo depende da concentrao e do interesse do aluno. Ento quem tem capacidade para oito ou dez horas de estudos tem um nvel alto de concentrao e interesse. Caso contrrio, quem no tem e estuda muitas horas por dia, ter um aproveitamento real bem abaixo daquele nmero de horas estudadas. Assim, a qualidade de estudo no est no nmero de horas, mas no aproveitamento dessas horas. Se a concentrao e interesse forem altos, se pode estudar 10 ou 12 horas diariamente. Qual a relao entre praticar inmeros exerccios e o raciocnio? Os exerccios praticados vo se ligando a determinadas estruturas conhecidas como ideias-razes ou bases, formando uma espcie de cadeia; assim ao se reportar a essa raiz, automaticamente se recuperam as formas de resolues dos exerccios, o que aumenta as possibilidades de encontrar solues de respostas. O que raciocnio direto, indireto e puro? Direto quando usamos uma maneira de responder uma questo exatamente como aprendemos na fase inicial, na verdade usamos apenas a memorizao. Por isso se diz direta, igual ao passo a passo. Indireta quando encontramos uma questo mais ou menos parecida com alguma maneira que aprendemos nas fases anteriores. Ento aproveitamos alguma estratgia similar; ainda temos um contato com as orientaes de base. O raciocnio puro (que no to puro assim) quando se perde totalmente contato com as formas de resoluo da resposta em relao s estratgias j conseguidas; vai ter que se partir do zero, ou seja, elaborar sistemas, configuraes como em tentativas e erros.

Aplicao do passo a passo raciocnio direto; Aplicao parecida com estratgias conhecidas raciocnio indireto; Perda de contato aparente com todos os modos de resoluo raciocnio puro.

Raciocnio Puro Raciocnio Indireto Similar Raciocnio Direto Memorizao

Quais os raciocnios de curto e longo prazo? Os de curto prazo so os diretos e indiretos, porque requerem ateno para o modo como se resolvem as questes. O de longo prazo o raciocnio puro, porque demanda um extenso perodo realizando esquemas lgicos, e procurando entender a natureza dos assuntos ou das situaes. Qual o objetivo ento? Desenvolver os raciocnios de curto ou longo prazo? Depende da situao. Pode ser que em uma seja apenas passar numa prova bem prxima, ento o ideal ser o de curta durao. Caso o objetivo seja aprender a raciocinar corretamente, ento deve ser o de longo prazo. Quanto tempo isso pode demorar? Existe um tempo ideal para todos? Essa prtica reflete a complexidade do mundo real, portanto, depende das experincias de cada aluno. Mas o que importante que existem as atividades de partida, aquelas que todos devem praticar e que tornaro as mentes dos estudantes aptas a compreender os meandros daquele determinado campo. Nesse trabalho estamos propondo a aquisio dos conhecimentos matemticos. O objetivo deve ser ento a busca pelo raciocnio puro? Isso mesmo. Por raciocnio puro, repetimos, a capacidade de o indivduo criar esquemas lgicos que procuram resolver os problemas apresentados, com a diferena que aparentemente se parte da situao em que no temos uma maneira de resoluo como nos casos dos raciocnios diretos e indiretos. As coisas devero surgir como num passe de iluminao. Como se estrutura ento o raciocnio puro? Inicialmente so consolidadas algumas ideias de partida. Essas ideias so solidificadas na mente devido a uma prtica intensa e longa de inmeros exerccios.

Podemos visualizar essas ideias como desenvolvidas (ou de primeiro plano) representadas em um desenho pelo seu tamanho:

As bolinhas menores so outras ideias aleatrias que se tem na mente. As formas pintadas representam as ideias desenvolvidas e a cor escura representa a intensidade das mesmas. Com algumas ideias solidificadas ou desenvolvidas, estas funcionaro como uma espcie de ideia-raiz. Com o prosseguimento dos estudos, outras sero incorporadas a essas matrizes por semelhana. Cada nova ideia ser representada por um basto ou linha, que se liga na ideia-raiz.

Ento desse modo que as ideias vo se organizando na mente, numa espcie de compartimentos semelhantes, mas isolados, formando uma extensa rede de interligaes, de modo que ao se recuperar a ideia-raiz (maior e escura) as menores (os bastes) so recuperadas em cadeia. O raciocnio puro acontece ento de sbito, devido s ideias-raizes estarem na ponta da mente ou desenvolvidas, o que provoca uma reao em cadeia recuperando todas as outras semelhantes.

No caso do ensino matemtico, como proceder ento para se adquirir a capacidade de raciocinar para se chegar a esse nvel? Primeiro passo: determinar algumas ideias de partida para que sejam desenvolvidas ao mximo. Uma coisa ter uma ideia apenas de modo terico, outra ter a mesma ideia de modo prtico, aplicada em diversas situaes para que fique consolidada em primeiro plano e que seja facilmente acessvel de modo consciente. No caso da matemtica sugerimos estas ideias para incio de raciocnio: igualdade, repetio, proporo, aumento e diminuio e o conjunto incio-meio-total. Com essas simples ideias se pode desenvolver um trabalho extraordinrio no campo da matemtica, no s em termos de memorizao, mas tambm como de raciocnio. Ideias simples e poderosas:

Igualdade

Repetio

Proporo

Aumento e Diminuio

Incio-MeioTotal

Segundo passo: entender a natureza do assunto em questo. Para que a disciplina tenha sentido e no seja preciso aquela decoreba sem sentido. Alm do que, s h possibilidade de raciocnio puro quando se entende a natureza do objeto em questo. Para o nosso caso, ensino fundamental de matemtica, necessrio entender a natureza dos nmeros, isto , seu processo de formao. preciso saber de modo prtico o que o numeral 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Sua constituio. Para isso vamos partir da unidade indivisvel dos reais, ou seja, o nmero 1 . Definida a unidade inicial, agora inserimos as ideias de aumento e diminuio:

Se a unidade inicial for 1, o outro lado (diminuio) zero. Dois a unidade inicial mais uma unidade. Do outro lado, dois a eliminao de uma unidade mais o pedao que sobra. Trs uma unidade mais dois pedaos (do outro lado, trs a eliminao de duas unidades e idem). E assim sucessivamente de modo que nove uma unidade mais oito pedaos. Do outro lado nove a unidade menos oito pedaos. Assim, criamos um conceito estrutural a respeito dos nmeros reais, sendo sua unidade indivisvel ou inicial o nmero 1, representado aqui pelo quadrado. A natureza das seis operaes fundamentais soma, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao; mas entend-las de um modo bastante profundo e prtico para as diversas situaes.

Ainda como complemento pode-se atribuir uma finalidade para cada operao fundamental, isto , seria uma espcie de servem para que as operaes? Em nosso caso, sugerimos uma associao com as ideias incio (base), meio e total, porque facilita o trabalho de memorizao e entendimento de muitas frmulas. Explicando: soma aumento real, um vale um, acha o total. Subtrao diminuio real, acha a parte do meio. Multiplicao o aumento em pedaos iguais, acha o total. Diviso diminuio de pedaos iguais, acha a parte do meio. Potenciao aumento proporcional de acordo com a base, acha o total potencializado. Radiciao diminuio ou eliminao de pedaos proporcionais, acha o incio.

Entender a Natureza do Assunto (segundo passo) Ainda a respeito desse tpico, veja o texto Matemtica Estrutural tcnicas de memorizao no seguinte link: www.mediafire.com/download.php?3ldwgm0mlg2 , que trata mais detalhadamente de se atribuir sentido ou conceitos nas diversas operaes fundamentais. Terceiro passo: criar diversos sistemas simples e, a partir deles, comear a tarefa de raciocinar procurando padres e sugerindo hipteses. o trabalho propriamente dito, esses sistemas servem inicialmente para ir condicionando o aluno em direo ao raciocnio lgico, mas tambm para que sejam formadas suas ideiasrazes, que sero os compartimentos onde ficaro acomodadas as respostas parecidas ou semelhantes de cada exerccio estudado ou respondido.

Desenvolver sistemas simples, mas longos (terceiro passo)

10

Quais so os sistemas que podem ser desenvolvidos inicialmente? Fica a critrio do educador. Nossa sugesto que depois de entendido a natureza dos nmeros e das operaes fundamentais, o primeiro sistema seja organizar tabelas de contagem de um em um, dois em dois, trs em trs... At ao numeral 10. Parece um trabalho simples e sem muita importncia, mas est justamente a um dos grandes fracassos matemticos: muitos estudantes por no saberem essas contagens, perderam a oportunidade de entender a famlia de cada nmero, os segredos das terminaes dos mesmos e muitas outras coisas que so conseguidas nesse ato.

O ideal que o educador tenha algumas descobertas de controle, para melhorar a qualidade da prtica, se o aluno ao final da atividade no tiver um conjunto satisfatrio de descobertas pessoais. Qual a relao entre os sistemas desenvolvidos e a concentrao? Como o praticante tem o controle da situao, o mesmo vai desenvolvendo muitas tabelas e isso vai demandando tempo. Ento esse ato de passas horas

11

realizando esquemas e tentando descobrir padres, vai condicionando o aluno a ficar mais atento ao que est fazendo. E o segundo sistema? Outra possibilidade pode ser associar os conjuntos dos nmeros naturais com as operaes fundamentais. Inicialmente pode parecer algo banal e sem muito propsito ou at fcil demais, ou perda de tempo pedir para algum montar as operaes fundamentais. Ledo engano. Veja como fica a base em que se trabalharo as sequncias:

Ou seja, num primeiro momento, o estudante opera apenas duas ideias. Por exemplo: soma no conjunto dos naturais. Noutro momento, o mesmo trabalhar com trs ideias: Soma de potenciao no conjunto dos naturais. Mais adiante, o estudante se ver operando quatro ideias simultaneamente para formar a operao. Ex: Potenciao (1) de radicais (2) na multiplicao (3)

12

dentro do conjunto dos naturais. Ento perceba que no to fcil assim a tarefa, exige-se uma mente analtica para se acertar o conceito. O interessante desse aquecimento que quando o aluno for estudar as propriedades dos nmeros, em algum momento ele vai se deparar com uma operao construda por ele mesmo durante o treinamento, quer dizer, vai entender melhor a variao dos nmeros dentro de uma situao. Entretanto, como podem ocorrer muitos erros nesse aquecimento, cabe ao orientador trabalhar essa questo de modo que ao final a tabela seja construda pelo prprio aluno. Terceiro sistema. Fatorao. Pede-se ao estudante que fatore do nmero um ao vinte. Aps isso, analiza-se o que aconteceu, com a ajuda professor. Aqui se pode explorar a ideia de nmero primo (de primeiro e no de parente).

13

Veja pelas figuras acima que alm de compor uma tabuada da decomposio, a sequencia ainda oferece a possibilidade de testar hipteses, como nmeros duplicados, triplicados etc. Tem mais algum sistema inicial? Existem as figuras geomtricas e as linhas. Ento se podem trabalhar muitas questes. importante destacar que em todos esses treinos iniciais dever procurar associar as praticas com as ideias sugeridas no primeiro passo: igualdade, proporo etc. Justamente para a interiorizao das mesmas de modo intensivo. Por exemplo, com as linhas se pode trabalhar a questo do aumento e da diminuio ou, sempre procurar o inverso:

2 1

3 4

Nmeros pares: aumento/diminuio mpares: aumento/aumento ou dim/dim

14

Tambm se pode usar o conceito de proporo. No caso, determinar onde fica o vrtice A e tambm a hipotenusa, dependendo da posio em que ficou o tringulo, aps a criao de uma altura.

Assim, o professor pode explorar ao mximo de ideias que puder das figuras geomtricas, com base nas ideias-razes. Mais algum sistema sugerido? Em outro esquema exploram-se os nmeros com os grficos. Ou seja, procura-se dominar a numerao em todos os sentidos primitivos: vertical, horizontal, inclinado etc.:

15

O objetivo assim interiorizar de modo profundo as ideias-razes escolhidas. Um grupo de estratgias ligadas determinada ideia-raz pode conectar-se com outro grupo de outra ideia-raiz? provvel que sim, mas no existem garantias, pode ser at que um grupo de uma raiz jamais se encontre com o grupo de outra, a no ser que a sequencia nos estudos seja profundo. Talvez resida a a diferena entre os estudantes: o nvel de interligao das ideias-razes com seus subgrupos e outros subgrupos de outras matrizes.

16

Como se explica ento aquele estalo quando se raciocina nesse nvel puro, em que se perderam as referencias estratgica passadas e a busca por tentativa e erro? Quando se tenta resolver um determinado tipo de problema, a primeira opo o raciocnio direto, atravs da memorizao, o passo a passo de como se aprendeu. No sendo possvel esse tipo, a mente continua a busca pelo seu repertrio e encontrando algum sistema semelhante com uma possvel soluo, ela pe em prtica. Se, ainda assim, no encontrar a resposta o crebro parte para a ltima tentativa: o raciocnio puro, isto , com a perda de estratgias diretas ou indiretas a mente vai partir aparentemente do zero, construir sistemas ou configuraes mais provveis. Na verdade, durante essa busca a mente trabalhar com todos os conhecimentos adquiridos at o presente, a designao de raciocnio puro apenas ilustrativa do instante de solido que se configura pela perda de contato com aplicaes passadas e, por isso, exige raciocnio mais elaborado. E aquela intuio aparente? Quando s se tem a opo pelo raciocnio puro, a mente trabalha num sistema incerto, por tentativa e erro, ento durante o alto grau de concentrao, vai passeando incoscientemente pelos conhecimentos memorizados at encontrar relaes com a situao-problema. A tendncia normal que dessa fileira surjam primeiramente as ideias mais desenvolvidas, que esto na ponta da mente, as ideiasraizes. A intuio quando se acha algum tipo de relao dentro do esquema montado: ou de igualdade, de proporo com aumento, proporo pela diminuio ou etc. A partir de qual seja a primeira relao, se devolvem os clculos,mas preciso uma primeira relao. Desse modo, dependendo da sacada encontrada, haver uma ligao em cadeia com todas as estratgias de resoluo associadas com aquela raiz. O nvel do raciocnio puro se conectou com o primeiro nvel, das ideias bsicas. Tudo certo ento. E daqui pra frente? Primeiro determinamos bem claro as ideias que devem ser desenvolvidas visando aquisio do ato de raciocinar em nveis elevados. Depois tratamos de entender a natureza dos principais elementos de base da matemtica. Aps isso trabalhamos esses elementos em sistemas com tais ideias. A etapa seguinte consiste

17

em estudar a matria propriamente dita. Em cada assunto, captulo ou tpico, o estudante vai procurando associaes com as ideias interiorizadas (ideias-raizes). Cada vez que ele encontrar algum tipo de associao com uma ideia-raiz, estar comeando uma rede de ligao por semelhana, tal como dissemos no incio; e cada vez que responde ou encontra novas estratgias de resolues, estas vo se juntando a uma ou outra ideia-raiz. Portanto, as ideias de partida servem tanto para associar com os contedos, para fins de memorizao, como na hora de resolver questes. Tm exemplos concretos da utilizao das ideias-razes escolhidas aqui? Como a orientao para o ensino fundamental, vejamos algumas aplicaes. A questo da contagem de um em um, dois em dois, ser bastante til quando se estudar mltiplos e divisores, porque e aluno ter uma bagagem razovel de intimidade com cada nmero usado. Trabalhando-se potenciaes como: dez elevados a dois, ou dez elevados a menos cinco, associam-se com os lados aumento e diminuio.

10 10

= 1000 (lado do amento. Nmero um no incio) -3 = 0, 001 (outro lado. Da diminuio. Nmero um no final - inverso)

Com as propriedades das operaes como potenciao e radiciao utilizam-se a hierarquia do maior para o menor: potenciao-multiplicao-soma; radiciaodiviso-subtrao. Expresses numricas. Quando mostramos a parte da natureza das operaes fundamentais (pag. 8), procuramos utilizar o numero trs para efeito de comparao. Veja que os resultados foram oito na soma, 15 na multiplicao e 125 na potenciao. Isso sugere ento que a potenciao contm uma quantidade maior do que nas operaes anteriores. Assim se pode associar a regra da prioridade (1 potenciao e inversa; 2 multiplicao e inversa; 3 soma e inversa) porque se devem extrair todas as quantidades envolvidas na expresso. Como a potenciao, de modo geral, tem a capacidade de conter maior quantidade, esta vem em primeiro lugar.

18

Sistema mtrico decimal. Novamente as ideias de aumento e diminuio.

Multiplica (aumentos)

Divide (diminuies)

Inequaes: >aumento, para a direita; < diminuies, para a esquerda.

Produtos notveis. (a+b) = associar com aumento.

Figura completa (acha o total)

(a-b)= associar com diminuio (parte escura).


(A-B)

Diminuio do total

19

(a+b). (a-b) = a - b. Amento com multiplicao e diminuio com subtrao.


(a+b). (a-b)

Diminuio do total.

Razo, proporo e porcentagem. Entender a natureza da razo e da proporo, mas de modo profundo e prtico. No caso da razo, um conceito seria a relao entre os nmeros de cima e de baixo. Logo, o resultado seria a ponte que une os dois nmeros. Do nmero de baixo para chegar ao de cima, houve quatro pulos.

8 = 4 (razo)

2
Na porcentagem interessante inicialmente conhecer a importncia do nmero um: 8: 8= 1; 100:100=1; 536:536=1. Bem como as ideias de maior e menor: M e m. Se o numerador for maior e o denominador tiver menor, qual o resultado? Uma ltima coisa importante a natureza da porcentagem. Um conceito seria: um total (numerador) dividido em cem pedaos iguais (denominador). Como a operao a diviso (diminuio), qualquer porcentagem menor que 100% tende a ser zero vrgula alguma coisa. Isso importante porque muitos alunos ficam confusos com 15% e 0,15, devido aos aspectos inteiro e quebrado, o que denotam aparentemente nmeros diferentes. Ento, pelo que se observou a memorizao dos contedos passa a ser de modo estrutural, isto , procurando-se associar o contedo com a natureza da operao. O prprio ato de tentar a analogia, j ajuda na reteno das frmulas.

20

Quem se mete a resolver inmeros exerccios, chega nesse nvel de raciocnio puro? Chega. Nesse caso, com o tempo so formadas aos poucos as ideias-razes que no precisam ser as que aqui determinamos. E, medida que o mesmo avana nas questes, os subgrupos so formados consequentemente. Qual o problema dessa metodologia de se pedir para se praticar muito exerccios aos estudantes? Se o aluno tem vocao para a disciplina ou uma inteligncia um pouco acima da mediana, ele pode ir seguindo na prtica, j que a tendncia ir errando, mas acertando algumas questes. J com estudantes em dificuldades de raciocnio matemtico, ou inteligncia de mediana para baixo, o provvel errar muitos exerccio e ficar impaciente com os contedos e, pior, pegar averso disciplina. O mais eficiente ento iniciar com prticas que propicie o raciocnio pelos sistemas mais simples, fazendo com que os assuntos tenham sentido para ele. Outros textos sobre raciocnio: Tecnicas de raciocnio: http://www.mediafire.com/?tzqizf3mz4z Investigaes mentais: complexo do raciocnio logico,da aprendizagem, da compreenso/interpetao: www.mediafire.com/download.php?yzwnmxmmtmo

Silvio Salgueiro

silvio.salgueiro@hotmail.com

S-ar putea să vă placă și