Sunteți pe pagina 1din 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE LITERATURA PROFESSORA: MNICA DE SOUZA SERAFIM

RELATRIO DO ESTGIO DE OBSERVAO EM ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA

ALINNE VASCONCELOS PINHEIRO IZAURA EMANUELE OLIVEIRA DE ANDRADE

FORTALEZA 2012.2

ALINNE VASCONCELOS PINHEIRO IZAURA EMANUELE OLIVEIRA DE ANDRADE

RELATRIO DO ESTGIO DE OBSERVAO EM ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA

Relatrio apresentado Universidade Federal do Cear como requisito parcial para aprovao na disciplina de Estgio em ensino da linguagem oral e da linguagem escrita, ministrada pela professora Mnica de Souza Serafim.

FORTALEZA 2012.2
2

SUMRIO

1. Introduo ______________________________________________________ 04 2. Estrutura da Escola e da Sala de Aula _________________________________ 05 3. Observao das aulas ______________________________________________ 06 4. Anlise das observaes ____________________________________________ 10 4. Concluso _______________________________________________________ 14 5. Referncias ______________________________________________________ 15 6. Anexos _________________________________________________________ 16

INTRODUO

O presente relatrio foi realizado mediante estgio na Escola de Ensino Fundamental e Mdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, localizado na avenida E, n 305, Conjunto Esperana. A observao aconteceu em um perodo de trs semanas, contando com 9h/aula, em uma turma de 1 ano do Ensino Mdio, turma B do turno da manh, contendo 35 alunos na lista de chamada, dos quais 29, apenas, assistiam s aulas frequentemente. A escola foi bem receptiva e se disps a auxiliar e a esclarecer qualquer dvida que houvesse. Sob a perspectiva de analisar de forma crtica a prtica docente (observar atitude do professor, como esse profissional trabalha o assunto dentro da sala de aula, seus procedimentos e formas de interao com os alunos, assim como as atitudes desses), inferida a aprendizagem dos alunos em sala de aula (o interesse e a participao nesse tipo de aula), relacionando-o com o material didtico utilizado, Portugus Linguagens de Roberto Cereja e Thereza Magalhes. Deste modo, caracteriza-se como um relato das experincias vividas no perodo de observao, analisando o modo como as atividades de literatura se realizavam, descrevendo as dificuldades encontradas e propondo mtodos que possam ajudar o trabalho com a lngua portuguesa na escola, principalmente no que toca a linguagem oral e escrita. A escola e a turma foram escolhidas pela facilidade no acesso ao local e ao encontro de horrios pelos observadores e pela disposio das aulas, alm da boa receptividade por parte dos funcionrios. O professor alternava as aulas de literatura e gramtica, com as aulas, as quais ele denominava de aula diferenciada, que formulada com jogos eletrnicos, como Show do Milho e Soletrando. No que diz respeito ao ensino da linguagem oral e escrita na escola, podemos dizer que, as aulas observadas fugiram, em parte, do ideal para um bom desenvolvimento da linguagem dos alunos, portanto, faremos uma breve anlise dessas observaes, mediante a leitura de textos para maior aprofundamento desse estudo.

ESTRUTURA DA ESCOLA E DA SALA DE AULA

A escola possui um espao amplo, contendo treze salas de aula; uma sala de vdeo, equipada com televiso, aparelho de dvd, data show, computador, caixa de som, entre outros; laboratrio de informtica, que possui quatorze computadores disponveis para os alunos, em horrios de contra turno; cinco banheiros, sendo dois femininos, dois masculinos e um para deficientes (trs destes foram reformados, contando com o reservado para deficiente, e nos dias em que estagiamos, ainda no estavam prontos); uma cantina, que serve um lanche simples e gratuito (saladas, sopas, iogurtes, etc.); uma dispensa; uma sala denominada sala de multimeios, sendo esta a biblioteca da escola, que contm 7.388 livros (at a data do estgio), jogos para diverso dos alunos, mesas e cadeiras para estudo, e o local onde esto guardados os aparelhos de data show, dvd, televiso, computador e retroprojetor; uma sala para os professores, com armrios individuais e uma grande mesa para reunies; uma secretaria; uma diretoria; uma quadra de esporte, que encontra-se em bom estado; um ptio, onde os alunos tm acesso a jogos como mesa de ping pong, pebolin e dois bebedouros. A sala de aula era bem iluminada. Possui combogs nas paredes laterais, permitindo a entrada de luz, ventilao e consequentemente, barulhos vindos de outras salas. bem ventilada, contendo trs ventiladores. O piso e as paredes se encontravam em bom estado de conservao. As cadeiras eram novas e confortveis. O teto no era forrado, e havia muitas brechas entre as telhas, o que um problema durante as chuvas.

OBSERVAO DAS AULAS

Dia 31 de outubro de 2012 - 07h00min s 09h30min (3 aulas)

Inicialmente o professor nos apresentou para a turma, como estudantes do curso de Letras da UFC, e que iramos apenas observar as aulas a fim de prepararmos nosso relatrio. Em seguida fez a chamada, contando com 29 alunos presentes, dos 35 que esto na lista. O professor no deixou claro o seu objetivo para a presente aula. Os alunos estavam dispostos em filas, inicialmente, e o professor frente. Aps a chamada, os alunos se dispersaram. A falta de organizao das cadeiras no favoreceu a aula. Os alunos se mostraram desinteressados. Foi utilizado o livro didtico Portugus Linguagens, para introduzir a assunto da aula. Trabalhou os tema Trovadorismo e Classicismo, fazendo uma breve explanao do assunto, com o acompanhamento dos alunos (ver anexo). Os livros didticos so entregues aos alunos de forma gratuita, e ao final do ano letivo, estes devem ser devolvidos escola. No percebemos o interesse dos alunos durante a aula. Muitos ficaram conversando, outros permaneceram de cabea baixa, e alguns at dormiram. O professor leu alguns trechos do captulo, mas poucos acompanharam a leitura, apesar de todos terem o livro. A metodologia utilizada no foi satisfatria. A leitura foi monologa, apenas o professor falava. A partir do momento que ele percebeu a completa falta de ateno dos alunos, pediu para que uma aluna fizesse a leitura de um trecho. Logo aps, ele fez uma breve explicao. Deixou claro que no iria aprofundar os temas como, perodos literrios, porque acreditava que os alunos deveriam saber apenas o bsico, ou seja, informaes superficiais. Em um determinado momento, o professor fez um comentrio sobre o livro O mundo de Sofia , e incentivou um aluno a assistir o filme. Percebendo o disperso dos alunos, ele para e chama a ateno destes, que no do ateno ao seu pedido. O professor afirma que sabe que a aula est cansativa, mas que ele precisava ministrar aquele contedo, pedindo para que os alunos tivessem pacincia, mas continua lendo o livro, sem fazer nenhuma anotao na lousa, nem procurando mudar o ritmo com que a aula seguia.
_____________________________ ver anexos 01, 02, 03, 04, 05 e 06. romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991.

Muitas vezes, pudemos perceber que ele no havia preparado a aula. O que nos garantia esse pensamento era o fato de ele mudar constantemente de assunto. Trabalhou inicialmente a Literatura, depois falou sobre ambiguidade (ver anexo), comentou sobre o ENEM, algumas pequenas observaes sobre a realizao da prova, e ainda sobre textos publicitrios. Aps alguns comentrios, pediu para que os alunos realizassem uma atividade do livro que contempla o assunto de ambiguidade (ver anexo)4, deixando um tempo livre para que estes pudessem fazer os exerccios. Deixou transparecer a falta de planejamento a partir do momento que saiu de sala afirmando que iria pensar em uma forma para a aula diferenciada, atitude que deixou os alunos completamente desassistidos e dispersos na sala de aula, e em outros pavimentos da escola. Esta aula diferenciada a qual ele se refere, uma aula que ele costuma fazer quando tem trs aulas seguidas, para evitar que os alunos fiquem desestimulados. Mas, naquele dia, ele no havia preparado nada. Ao retornar, solicitou aos alunos que trouxessem o exerccio passado para a correo, entendendo-a de forma a somente passar um visto, uma assinatura, sem ao menos discutir ou tirar possveis dvidas dos alunos. Dia 07 de novembro de 2012 - 07h00min s 09h30min Logo que entrou na sala, o professor fez a chamada dos alunos, contando com 28 presentes. Inicia a aula fazendo alguns comentrios acerca do ENEM, que ocorreu nos dias 3 e 4 deste ms (novembro). Ressaltando sua importncia para o futuro dos jovens. Alguns alunos se mostraram interessados, debatendo temas referente ao assunto. Comentou sobre a X Bienal Internacional do Livro do Cear, que ainda estava ocorrendo, enfatizando a necessidade de que os alunos prestigiassem o evento. Todas essas discusses duraram uma aula completa, havendo uma considervel participao dos estudantes. Durante a conversa, os alunos encontravam-se fora da fila, com as cadeiras prximas umas das outras. Alguns optaram pelo fundo da sala, para conversar ou dormir. O professor, em nenhum momento os impediu que dormissem ou chamou a ateno dos que conversavam. Mostrou-se imparcial diante da situao. Pediu, ao final das discusses, trabalhou com o livro didtico para que pudessem estudar as habilidades do ENEM (ver anexo)5. Esse captulo apresenta 21 habilidades, e o professor leu uma por uma, fazendo, algumas vezes, pausas para breve explicao.
_____________________________ ver anexos 07 e 08 4 ver anexos 08 e 09 5 ver anexos 10 e 11

O fato de o professor ler todas essas habilidades, tornou a aula extremamente cansativa, j que apenas ele falava. Desde o incio da aula, muitos alunos no se mostravam atentos, aps o incio da leitura, at aqueles que mostravam interesse anteriormente, agora j no prestavam mais ateno. Conversas, cabea baixa, fone de ouvido, tudo parecia ser mais importante. Cerca de nove, dos vinte e oito alunos presentes, mostravam-se atentos. Aps a leitura, o professor fez, sozinho, as duas questes que seguem o contedo (ver anexo)6, no havendo participao dos alunos. Em seguida, havia mais uma atividade no livro, mas o professor partiu para outros exerccios (ver anexo)7, de outro captulo. Deu 15min para que os alunos pudessem resolver. Inicialmente, as alunos comearam a fazer a atividade, o que foi uma surpresa, mas o professor teve que sair da sala para preparar a aula diferenciada na sala de vdeo, e os alunos se dispersaram, poucos continuaram fazendo. Ao voltar, percebendo que no daria tempo continuar, pediu para que continuassem fazendo a atividade em casa e trouxessem na prxima aula. A aula diferenciada foi com o jogo Show do Milho. Os alunos, um por vez, teriam que responder as perguntas afim de ganhar a maior quantidade de dinheiro. Alguns alunos escolheram conhecimentos gerais e outros escolheram uma matria especfica. Dia 14 de novembro de 2012 - 07h00min s 09h30min O professor chegou sala de aula e esperou cerca de 10 minutos a entrada dos alunos aps a sirene de chamada para inicio das aulas, nessa aula se faziam presentes 26 alunos. A princpio no realizou a chamada como fizera em outras aulas. Comeou com um texto de reflexo sobre as metas de vida para os alunos (ver anexo)8, tendo em vista que ele explanou o quanto que estes estavam desinteressados. Os alunos estavam dispostos em fileiras ordenadas, modo tradicional. O que no cooperou com a aprendizagem deles, por que os que ficam mais ao fundo da sala se encontravam dispersos durante todo o tempo da aula.

_____________________________ 6 ver anexos 11 e 12 7 ver anexos 13 e 14 8 ver anexo 21

A estratgia de leitura do professor no favoreceu a aprendizagem dos alunos, pois muitos se mostravam exausto e sem interesse pelo contedo. Aps a leitura do texto, o professor fez uma discusso oral para saber o que os estudantes haviam
8

depreendido da atividade. Alguns alunos, responderam e debateram as questes expostas, porm a maioria no se mostrava interessada naquele assunto e inmeras conversas paralelas foram sendo iniciadas. Ao perceber o insucesso da atividade pediu para que todos abrissem o livro no captulo sobre Barroco (ver anexo)9. Comeou a ler as pginas do livro em voz alta, e em seguida, leu poemas de autores referentes ao perodo. O professor se deteve em maior grau as caractersticas histricas do que as caractersticas estticas. At o momento em questo, os alunos estavam prestando ateno na leitura do livro e na leitura dos poemas, salvo alguns estudantes que permaneciam ao fundo da sala dormindo ou conversando. A priori em todas as aulas observadas, o professor somente atentava aos alunos no instante que eles estavam fazendo muito barulho, fora parte eles no mais eram citados, com a exceo de uma aluna que sentava prximo a ele e que era convocada para l ou participar de diversos momentos da aula. Sem obter de nenhum plano de aula e nem passar para os alunos o que seria visto durante essa manh, o professor pediu que eles fizessem um resumo do prximo captulo de literatura sobre o Barroco em Portugal (ver anexo)10. Ao trmino do tempo estipulado, pelo docente, ordenou que todos fossem para a sala de mdia a fim de realizar a aula diferenciada, a qual se resumia a resoluo de partidas de jogos de tabuleiro, a dama. Enquanto os alunos jogavam, o professor realizou a chamada dando assim a sua participao por encerrada.

_____________________________ 9 ver anexos 15 e 16 10 ver anexos 17, 18, 19 e 20.

ANLISE DAS OBSERVAES

Com base nas observaes realizadas, algumas situaes contribuam para o desinteresse da turma com a aula ou que a tornasse cansativa. Durante as aulas, percebemos que o docente ministrava os contedos desordenadamente, como o que ocorreu no primeiro dia, o qual estava repassando um contedo de Literatura (Trovadorismo/Classicismo), como foi explanado em Observaes das aulas, por meio de leitura quando, subitamente solicita aos alunos que voltem s pginas do livro para um assunto de Semntica (ambiguidade) sem ao menos fazer algum exerccio, dinmica ou discusso do contedo de Literatura abordado anteriormente. O mestre repetiu um velho mtodo de ensino, baseado em aulas expositivas, diante do qual o papel do aluno meramente de observador. Como afirma Trindade (2002, p. 25):
A sociedade actual exige dos seus profissionais competncias que no se enquadram nas linhas do modelo transmissivo tradicional. Para alm do nvel de conhecimento formal exigido, o cidado dever adquirir competncias diversificadas de tipo social, comunicativo e capacidade de negociao, de anlise e de seleo crtica da informao e conhecimento. (TRINDADE, 2002, p. 25).

Em contraposio a essa viso de ensino, o professor no tomou atitudes que pudessem dinamizar a aula, incitar questionamentos sobre o contedo, entre outras aes que podem fazer a aula perder o carter de mera exposio. O livro didtico, utilizado em sala, apresenta vrias propostas para um bom desenvolvimento da aula, fazendo interpretaes e dilogos com outros textos. Rico em detalhes, observaes, exemplos e atividades. Os alunos no tm a oportunidade de trabalhar todas essa atividades em sala, j que o professor no aborda da melhor forma os assuntos propostos. Compreende-se que atualmente a tecnologia ganhou espao na vida das pessoas, independente da idade, mas com maior impacto na vida dos adolescentes. E o professor observado, de certa forma, tenta utilizar de alguns meios para estimular a participao dos alunos como acontece na referida aula. Porm h um equvoco em relao a o que oferecer na aula diferenciada e como unir essa aula com as realizadas nos dois tempos anteriores. Por exemplo, ao ofertar aulas de literatura e de semntica trabalhar jogos que oferea ligao aos temas, com finalidade de algo, com propsito, pois ao colocar o
10

jogo Soletrando o aluno aproveita conhecimentos sobre ortografia, mas no faz relaes com os temas anteriores e acaba por fazer um exerccio descontextualizado. No ignoramos a importncia da aula diferenciada, pelo contrrio, o professor observado aposta em uma estratgia que somente passa a ser vlida quando o aluno percebe o seu propsito e o apreende. Alm disso, o que fora realizada nas aulas tradicionais, mas com maior instncia no segundo dia de observao, resume-se em leituras contnuas feitas pelo professor sem promover uma indagao nos estudantes e raramente quando um aluno falava, ele escutava e dava continuidade sobre outra coisa, ignorando ou com indiferena participao do aluno, o que desestimulava pessoas que precisam de um maior incentivo. Alm desses fatores, o ambiente tambm no favorece a concentrao dos alunos, como o barulho que vem das salas do lado ou o trnsito de estudantes pelos corredores que desperta a curiosidade dos estudantes e que dispersa a turma. Em relao, a didtica o que sugerimos estimular a participao dos alunos com a insero deles no assunto abordado, trazendo a viso de mundo, a sua realidade para aproxim-lo da literatura para que essa averso seja combatida, como afirma Colavitti (2006):
No tendo sido educados para compreender os atos de leituras como momentos que, de fato, lhes acrescentam saberes, que possibilitam transformaes e evolues intelectuais e psicolgicas, os leitores encontram no livro o peso da imposio, da obrigao e, por isso, sentem que esto fazendo um favor ao professor que no indica, mas cobra a leitura; e, ao faz-lo, exigem a reproduo de elementos do enredo, reforando a ideia de que os livros so chatos, difceis e que no tm nada a ver, nada a ver com o que querem, necessitam, desejam ou gostam, enfim no medeia a leitura e no tomam um dos caminhos possveis para a transformao dessa viso de leitura. (2006:06)

Dentre outras propostas, o planejamento das aulas, a insero de atividades ldicas e referente ao assunto abordado com a participao dos alunos para que, compassadamente, eles sintam prazer em estudar sobre a lngua portuguesa e respectivamente por outras matrias. Aplicando essas propostas na primeira aula,

abordando Classicismo e ao falar sobre o autor Lus Vaz de Cames, o professor poderia ler alguns versos de Os Lusadas para aferir o conhecimento prvio dos alunos, depois formar grupos e distribuir estrofes para que eles faam parfrases em prosa. Aps o tempo estipulado para realizar a parfrase, o professor pediria para que os
11

alunos formem um semicrculo e discutam sobre o resultado da atividade atravs das leituras em conjunto e com comentrios do professor. Aps o trmino da atividade o docente faria uma exposio sobre as caractersticas temticas e formais de Os Lusadas com a ilustrao das estrofes j apreciada pelos alunos. Desse modo, tanto a liguagem oral quanto a linguagem escrita so trabalhadas, a aula fica didtica, o professor no precisa fazer um trabalho rduo de leitura monloga com a sala de aula e distribui as tarefas para os alunos lhes propondo uma maior autonomia. Trabalhar a linguagem oral uma forma de verificar o saber lingustico do aluno. A partir dessa verificao, o professor traa objetivos de ensino, no deixando de lado, o valor social daquela linguagem, mas abrindo outras portas para aquele aluno poder observar as diferentes esferas sociais ligadas a linguagem. No que se refere a linguagem escrita, deve-se desenvolver o processo de criao dos alunos, por meio da produo de textos. O contexto social interfere nesse processo, portanto, o professor deve trabalhar tambm de forma que as aprendizagens de dentro da escola, transpassem os muros e cheguem at o ambiente que cercam os estudantes. Trabalhar a leitura com textos, livros, artigos, notcias, etc. ajuda a desenvolver uma boa escrita, e essa leitura ser capaz de tranformar o mundo que cerca os alunos. uma relao de implicao. Se o aluno tem o hbito de ler muito, ele desenvolve a sua escrita, tendo maior poder de argumentao e segurana para se expressar oralmente. As aulas, vistas neste aspecto, seriam muito mais produtivas. Dentro de uma viso mais geral, podemos observar que a Literatura, nesta turma, no est sendo trabalhada da melhor forma. necessrio que haja maior aprofundamento de temas, elaborao de aulas, contedos ligados a perspectivas literrias. Sabemos que muitas vezes o estudo da Literatura deixado de lado. Falamos agora, no somente no que remete a sala de aula em que fizemos o estgio, mas nas escolas em geral. importante a divulgao, o estudo e a anlise de obras e perodos literrios, e de forma abrangente. A sociedade, como um todo, deve ter acesso a esse estudo. direito de todos.
A organizao da sociedade pode restringir ou ampliar a fruio deste bem humanizador. O que h de grave numa sociedade como a brasileira que ela mantm com a maior dureza a estratificao das possibilidades, tratando como se fossem compressveis muitos bens materiais e espirituais que so incompressveis. Em nossa sociedade h fruio segundo as classes na

12

medida em que um homem do povo est praticamente privado da possibilidade de conhecer e aproveitar a leitura de Machado de Assis ou Mrio de Andrade. Para ele, ficam a literatura de massa, o folclore, a sabedoria espontnea, a cano popular, o provrbio. Estas modalidades so importantes e nobres, mas grave consider-las como suficientes para a grande maioria que, devido pobreza e ignorncia, impedida de chegar s obras eruditas. (CNDIDO, 1998, p. 186)

H a necessidade de maior participao dos alunos nas aulas. Sabemos que muitos dos estudantes no esto interessados, mas se faz necessrio um estmulo vindo do professor. Caso este no induza, de alguma forma, a leitura, a produo de texto, a participaes durante a aula em formas de debates, por exemplo e apresentaes de seminrios, os alunos no iro procurar desenvolver tais habilidades sozinhos. Trabalhar a linguagem oral e a escrita dentro e fora da escola, importante. O papel do professor est no mbito da escola, portanto, cada aluno tem o direito de se expressar, mas infelizmente, algumas vezes no lhe dada a oportunidade.
Quando deixamos o aluno falar, a surpresa grande, as respostas quase sempre surpreendentes. Assim pode ser caracterizado, em geral, o ensino de Lngua Portuguesa no Ensino Mdio: aula de expresso em que os alunos no podem se expressar. (PCN, 2000, p. 16)

CONCLUSO O desenvolvimento da linguagem oral e da escrita na escola se faz necessrio... Portanto, foi uma experincia vlida estagiar em tal escola. Observar o mtodo de ensino, o papel que o professor desempenha e como os alunos absorvem o contedo. No deixando de lado, o papel da escola, representada tanto por funcionrio como pela prpria estrutura.

13

REFERNCIAS

BRAGA, Patrcia Colavitti. O ensino de Literatura na era dos extremos. In: Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingustica e Literatura Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio Lngua Portuguesa. Braslia: MEC, 2000. CNDIDO, Antnio. O Direito Literatura. In: Vrios escritos. So Paulo: Duas Cidades, 1998. CEREJA, Willian Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus Linguagens: volume 1. 7 ed. Reformulada. Saraiva, So Paulo: 2010. COSSON, Rildo. Estratgias para o ensino da literatura: a sistematizao necessria. In: ______. Letramento literrio: teoria e prtica. 2a. ed. So Paulo: Contexto, 2011.

14

S-ar putea să vă placă și