Sunteți pe pagina 1din 1

Faa seu comentrio | 25/06/2008

Leia os comentrios |

Compartilhe |

Imprimir |

RSS |

Celular

"Inovao s existe quando se cria valor"


Para o professor de Gesto de Inovao na Universidade de Brighton, o Brasil deve aperfeioar as prticas de gesto da inovao para continuar crescendo
JOO LOES

Howard Rush, 45 anos, um acadmico com p no mercado. Ele se preocupa em estabelecer um fluxo de idias constante entre as salas de aula e a indstria. Segundo Rush, assim que a academia cumpre seu papel de forma mais plena. A inovao s existe de fato quando se cria algum valor a partir da aplicao prtica de uma idia, diz. O professor estar no Brasil no dia 25 de junho para uma palestra organizada pelo British Council sobre as boas prticas da Gesto da Inovao.

POCA - O que inovao?


Howard Rush - Quando as pessoas falam em inovao, elas geralmente se referem a uma idia nova, diferente e criativa. Mas a inovao s existe de fato quando se cria algum valor a partir da aplicao prtica de uma idia. E idias criativas no so necessariamente novas e originais. Elas s precisam ser novas para quem as quer aplicar seja o usurio dessa idia uma pessoa, uma prtica" empresa ou um pas. Se fssemos dar um nome para a parte criativa de uma inovao poderamos cham-la de inveno. Mas a inovao mesmo s surge quando a inveno colocada em prtica e passa a gerar valor.
"A inovao s vale se tiver aplicao na

POCA - O que o Centro para Pesquisa em Gesto da Inovao (Centrim)?


Rush - Uma instituio acadmica de cincia social, da qual eu sou presidente, sediada na Universidade de Brighton. L, 25 colaboradores se dedicam ao estudo dos processos que do origem inovao. Com o conhecimento acumulado a partir desses estudos a gente trabalha para aprimorar os processos de gesto da inovao. H uma crena bastante disseminada de que a inovao brota naturalmente de pessoas criativas. Ns acreditamos na sistematizao dos processos de criao, identificao e gesto da inovao. Um exemplo de como a inovao pode atrapalhar vem da indstria fonogrfica. A digitalizao de msicas no foi criada pelas gravadoras, veio de fora, mas foi adotada e desenvolvida de forma colaborativa e teve efeitos perturbadores, se no devastadores para a indstria do ramo. As empresas que no se empenharem para identificar as inovaes que podem vir a atrapalhar os seus negcios podem ter srios problemas no futuro.

POCA - Voc vem ao Brasil h pelo menos 20 anos. Como avalia a evoluo da receptividade brasileira s
inovaes nessas ltimas duas dcadas? Rush - Voc deve conhecer a velha e desagradvel piada de que o Brasil e sempre ser o pas do futuro. Mas eu acredito que o futuro chegou. Uma das razes que me permite dizer isso o estendido perodo de estabilidade poltica e econmica, que j dura cerca de 10 anos, que o pas vive hoje. E a estabilidade uma precondio para a inovao. Ainda h muito a ser feito, mas sinto que o pas est no caminho certo. J existem histrias famosas de empresas brasileiras mundialmente conhecidas por suas inovaes como o caso da Petrobrs, da Embraer e das sandlias Havaianas. Mas sinto que pequenas e mdias empresas brasileiras ainda no esto to cientes quanto deveriam estar da importncia da inovao em seu sucesso no futuro. A sobrevivncia desses negcios em mdio e longo prazo est intimamente ligada inovao.

POCA - No Brasil, difcil encontrar exemplos de idias criadas em universidades que viraram produtos
para o mercado. Por qu? Rush - No acho que essa seja uma dificuldade que existe apenas no Brasil. No CENTRIM, que fica na Inglaterra, unir a academia indstria um dos nossos principais objetivos. A academia sempre buscou formas de criar empresas e se capitalizar a partir de idias criadas por engenheiros e cientistas em seus laboratrios. O problema que as idias s ganham valor quando atendem a uma demanda de mercado. E o laboratrio de uma universidade no o ambiente ideal para se identificar demandas de mercado. Precisamos melhorar a relao entre academia e indstria at que haja um fluxo contnuo de idias de um para o outro.

POCA - Na prtica, o que pode ser feito para aproximar a academia do mercado? Rush - No Centrim
criamos um programa para isso. Ele se chama ProfitNet e funciona viabilizando a troca de experincias administrativas entre empresas em ambientes acadmicos. O objetivo estimular, com apoio tcnico das universidades, a troca de informaes e prticas entre companhias que atuam em uma mesma regio. Logo que ingressam na ProfitNet, as empresas interessadas fazem uma lista do que querem melhorar em um prazo de um ano. Reunidas em grupos de 10, essas empresas discutem projetos de negcio e trocam tcnicas administrativas. Temos at empresas que disputam mercado conversando entre si - sempre com apoio das instituies acadmicas. Dessa forma o mercado acaba sabendo o que acontece na academia e vice-versa.

POCA - H planos para a criao de uma ProfitNet no Brasil?


Rush - H trs anos apresentei a ProfitNet para um grupo de empresrios brasileiros na Bahia. Eles ouviram atentamente a minha apresentao, mas me disseram que o programa no funcionaria no Brasil por que os empreendedores no acreditam que seus colegas iriam compartilhar seus projetos de negcios. Mas hoje acho que a situao mudou, em parte graas a experincia que tivemos com a ProfitNet na frica do Sul, um pas em desenvolvimento que, como o Brasil, estava ctico quanto disposio de seus empresrios de compartilhar prticas positivas. O sucesso da nossa experincia l diminuiu o ceticismo do empresariado brasileiro. O interesse manifestado por outros pases em desenvolvimento, como a Litunia, tambm animou o Brasil. Hoje, j temos algumas instituies de ensino superior e agncias governamentais brasileiras interessadas pelo projeto. Mas por enquanto no podemos dar os nomes.

POCA - Quais so os obstculos inovao comuns em paises subdesenvolvidos, como o Brasil?


Rush - Todas as atividades inovadoras precisam de recursos - sejam eles de pessoal, de tempo ou de competncia administrativa. Esses recursos dependem de investimentos financeiros. Portanto, se apresentam como primeiro obstculo para os pases mais pobres. Para ajudar a identificar e vencer todos os outros obstculos, comuns tanto a pases desenvolvidos como pases em desenvolvimento esses obstculos, gosto de dividir o processo de inovao em cinco fases. A primeira a chamada fase da procura. Nela, buscamos o maior nmero possvel de idias promissoras. A segunda a fase da explorao dessas idias promissoras. Nela destrinchamos as idias escolhidas na primeira fase para entend-las e selecionar as que tm mais chances de vir a ter valor de inovao. A terceira a do investimento de tempo e verba nas melhores idias para desenvolv-las o mximo antes de sua execuo, que a quarta fase. Na quinta e ltima fase, damos incio a um processo de otimizao da execuo das boas idias.

S-ar putea să vă placă și