Sunteți pe pagina 1din 3

Elementos do Estilo Tipogrfico Robert Bringhurst Prefcio A tipografia o oficio que d forma visvel e durvel e portanto existncia independente

nte linguagem humana. Seu cerne a caligrafia a dana da mo viva e falante sobre um palco minsculo. (17) O Projeto Maior 1.1 Primeiros Princpios 1.1.1 A tipografia existe para honrar seu contedo Assim como a oratria, a msica, a dana, a caligrafia como tudo que empresta sua graa linguagem -, a tipografia uma arte que pode ser deliberadamente mal utilizada. um ofcio por meio do qual os significados de um texto (ou sua ausncia de significados) podem ser clarificados, honrados e compartilhados, ou conscientemente disfarados. Em um mundo repleto de mensagens que ningum pediu pra receber, a tipografia precisa frequentemente chamar a ateno para si prpria antes de ser lida. Para que ela seja lida, precisa, contudo abdicar da mesma ateno que despertou. A tipografia que tem algo a dizer aspira, portanto, a ser uma espcie de esttua transparente. (23) Um dos princpios da tipografia durvel , sempre a legibilidade, mas h um outro. Trata-se de um interesse, merecido ou no, que doa sua energia vital pgina. Ele assume vrias formas e recebe diversos nomes, incluindo serenidade, vitalidade, riso, graa e alegria. No entanto o riso, a graa e a alegria, assim como a prpria legibilidade, se alimentam de significado, e o significado provido pelo prprio escritor, pelas palavras e pelo assunto no pelo tipgrafo. (23) A funo da tipografia As satisfaes do ofcio vm de elucidar e talvez at de enobrecer- o texto, no de iludir o leitor desavisado aplicando perfumes, maquiagens e espartilhos a uma proza vazia. (24)

1.2.3 As letras tm vida e dignidade prprias Letras que honram e elucidam o que os homens vem e dizem tambm merecem ser honradas. Palavras bem escolhidas merecem letras bem escolhidas; essas, por sua vez, merecem ser compostas com carinho, Inteligncia, conhecimento e habilidade. (24) Como a msica, a tipografia pode ser usada para manipular comportamentos e emoes. (26) No h nada intrinsecamente nobre e digno de confiana na palavra escrita ou impressa. Mesmo assim, vrias geraes de homens e mulheres recorrem escrita e ao meio impresso para abrigar e compartilhar suas esperanas, percepes, sonhos e medos mais profundos. (26) Assim como as palavras e as sentenas, as letras tm tom, timbre e carter.

Escolhendo e combinando Tipos Cap. 6 Consideraes tcnicas Cada tipografia trs consigo uma histria e pensar projetualmente levar em conta esse aspecto: A Futura, uma fonte modernista, exige um papel liso e no um de feies caseiras. (107) Na escolha tipogrfica, se baseie no tema/assunto: em um livro sobre bicicletas, uma tipografia que tenha desenhos como guides, cilindros etc, no far a comunicao melhor; Para a agilidade que o assunto evoca, utilize um tipo simptico, inclinado, forte e gil. (107)

Consideraes Histricas Ao utilizar uma tipografia da mesma poca em que o texto foi escrito, o designer deve se perguntar se o tipo escolhido ajuda a iluminar o contedo. Pois a tipografia empresta sua energia ao texto. Os tipos falam seu idioma natural. Texto sobre o perodo neo-clssico pedem tipografias dessa poca e uma paginao pensada da mesma maneira. (111)

Consideraes Culturais e Pessoas As letras tm carter, esprito e personalidade, ao serem inspecionadas de perto, os tipos fornecem muitas pistas acerca das vidas e do temperamento de seus designers, tanto do contemporneo como do passado, e at mesmo a respeito de suas nacionalidades e credo. Fontes escolhidas com bases nesses aspectos tendem a gerar resultados mais interessantes do que aquelas escolhida por mera disponibilidade ou coincidncia de seu nome. Se o texto foi escrito por uma mulher, escolha tipos que foram desenhados por mulheres tambm. Se o texto sobre a Frana, escolha fontes francesas. (imagem fontes e pases) Cada fonte sucinta at mesmo uma paginao diferente, papel e encadernao assim como diferentes instrumentos musicais pedem tempo, modos ou tons diferentes, algumas fontes parecem exalar um carter nacional mais que as outras (114)

A Pgina Multicultural O estilo itlico tido como feminino na tipografia ps-renascentista 1. Bold o masculino? A Sabon e a Zapf International so fontes muito diferentes com pedigree igualmente diversos. A Sabon contudo tem a calma e o fluxo estvel, necessrio composio de textos, enquanto a visibilidade da Zapf faz dela excelente para titulao. (117)

Interldio Histrico Cap. 7 A primeira forma de escrita A pgina feita hoje o que era ento: uma janela para a histria, para a linguagem e para a mente; um mapa daquilo que feito e retratado; a voz que fala silenciosamente (135) Cada estilo era definido precisamente como um tipo guardado na memria como uma fonte, e cada tinha seu uso. Estruturas sagradas, documentos legais e formas particulares evocam imagens e regies especficas. (135) REVER

A letra tipogrfica Latina Baskerville e Casa Branca: ligao entre tipografia e arquitetura (143) Clssico: trajan Idade Mdia: Blackletter Renascimento: Itlicas Barroco/Rococ: Maneirismo/ligatura Romantismo: Didone Vanguardas Ps-modernismo

A letra realista Cada movimento artstico: art noveau, art dec, dadsmo, expressionismo, marcou de forma diferente a arte a e tipografia. (146)

Modernismo: formas geomtricas O primeiro modernismos assumiu vrias formas tipogrficas intrigantes. Uma das mais bvias a geomtrica. A arquitetura mais econmica e rigorosa do incio do sculo XX tem em sua contrapartida em famlias tipogrficas igualmente geomtricas desenhadas na mesma poca (147)

S-ar putea să vă placă și