Sunteți pe pagina 1din 4

BA.

16: Sistema cardiovascular

BIOLOGIA
a) b) c) d) e) Mosca Esponja Sapo Caramujo Peixe Respirao Traqueal Branquial Cutnea Pulmonar Branquial Sistema Fechado Lacnoso Fechado Fechado Lacunoso

ATIVIDADES
1.

(UFPE 2006) Os vasos sangneos presentes no organismo do homem diferem em vrios aspectos. Com relao a esse assunto, analise as proposies a seguir. ( ) No interior das artrias existem vlvulas que impedem o retorno do sangue, uma vez que o refluxo sanguneo realizado sob alta presso.
3.

(UFMG) Homeotermia e corao completamente dividido em quatro cmaras so aquisies importantes de: a) b) c) d) e) peixes, em relao a protocordados. antbios, em relao a peixes. rpteis, em relao a anfbios. aves, em relao a rpteis. mamferos, em relao a aves.

) Tecido conjuntivo, muscular e epitelial so observados em artrias e veias, todavia, o tecido muscular mais exuberante nas artrias.

) Os capilares, constitudos por um tipo de tecido epitelial ( o endotlio), possibilitam as trocas entre o sangue e os tecidos.

4.

(CESGRANRIO)

) Os capilares diferenciam-se das veias quanto as quantidades relativas de colgeno (maior nas veias) e quanto ao nmero de fibras elsticas e camadas de clulas musculares lisas (menor nos capilares).

) Impulsionado pelos batimentos cardacos, as veias sofrem distenso e pulsam. Graas essa pulsao e ao grande nmero de fibras elsticas existente nas veias, o sangue pode fluir das extremidades do corpo at o corao.

As figuras representam, tipicamente, os coraes de: a) b) c) d) e) 27 1-rptil; 2-anfbio; 3-peixe; 4-mamfero. 1-rptil; 2-mamfero; 3-peixe; 4-anfbio. 1-peixe; 2-anfbio; 3-mamfero; 4-rptil. 1-peixe; 2-anfbio; 3-rptil; 4-mamfero. 1-mamfero; 2-peixe; 3-anfbio; 4-rptil.
SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

2.

(UFMG) Qual dos animais includos na tabela a seguir tem respirao e sistema circulatrio dos tipos a ele atribudos?

APOSTILA 2

BA.16: Sistema cardiovascular

BIOLOGIA

+
5.

(EFEI) As proposies numeradas de 1 a 5 esto relacionadas com o desenho esquemtico a seguir.


1 5 6

4 3

De acordo com o esquema, correto afirmar que:


2
a)

a estrutura I representa a artria aorta, que conduz sangue arterial a partir do ventrculo direito do corao.

1. 2. 3. 4. 5.

Os vasos 3 e 4 so chamados veias. Os vasos 5 e 1 conduzem sangue arterial. As cavidades II e IV constituem o corao arterial. Os vasos 3, 4 e 6 participam da pequena circulao. O sangue percorre as cavidades numeradas de I a IV no sentido III II IV I III.

b)

a estrutura II representa as veias cavas, que transportam sangue venoso ao trio direito.

Uma ou mais de uma das proposies citadas de 1 a 5 pode(m) estar correta(s). Assinale: a) b) c) d) e) se nenhuma das proposies falsa. se apenas a 2 falsa. se apenas 3 e 5 so falsas. se apenas 1 e 2 so falsas. se apenas 1, 3, 4 e 5 so falsas.

c)

a estrutura III indica as veias pulmonares, que conduzem sangue venoso a partir do ventrculo direito.

d)

a estrutura IV refere-se artria pulmonar, que leva sangue arterial ao trio esquerdo.

e)

nas estruturas I e II as taxas de O2 e CO2 sofrem alteraces quando o sangue passa pelo corao, e esse fenmeno denomina-se hematose.

6.

(VUNESP) A figura refere-se a um esquema simplificado do sistema circulatrio de um mamfero.

EXERCCIOS COMPLEMENTARES
1.
SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

(FGV 2005) No filme Viagem Inslita (direo de Joe Dante, Warner Bros., EUA, 1987), um grupo de
APOSTILA 2

28

BA.16: Sistema cardiovascular

BIOLOGIA

pesquisadores desenvolveu uma nave submergvel que, juntamente com seu comandante, miniaturizada e, em vez de ser injetada em um coelho, como previsto, acidentalmente injetada na corrente sangnea de um dos protagonistas da estria. Assim que chega a um dos vasos, o computador de bordo traa o trajeto da nave: (...) da veia ilaca veia cava inferior, ... aorta, chegando ao primeiro destino: a rea de juno do nervo ptico ao globo ocular. Supondo que a nave acompanhe o fluxo da corrente sangnea, entre a veia cava inferior e a aorta, a nave deve percorrer o seguinte trajeto:
a) b) c) d) e)

(representadas por algarismos).

Identifique cada parte do corao e assinale a alternativa que apresenta a correspondncia correta.
a) b) c)

trio esquerdo; ventrculo esquerdo; pulmo; trio direito; ventrculo direito. trio direito; ventrculo direito; pulmo; trio esquerdo; ventrculo esquerdo. ventrculo direito; trio direito; pulmo; ventrculo esquerdo; trio esquerdo. ventrculo direito; trio direito; ventrculo esquerdo; trio esquerdo; pulmo. pulmo; trio direito; ventrculo direito; trio esquerdo; ventrculo esquerdo.

d) e)

O sangue rico em O2 chega nas cmaras A e B. O sangue rico em CO2 chega na cmara B. Os vasos identificados por I, II e III so, respectivamente, veia cava superior, artria pulmonar e artria aorta. O vaso indicado por IV traz sangue arterial dos pulmes ao corao. O vaso indicado por III leva o sangue arterial do corao para o corpo.

2.

(UNIFESP 2005) As afirmaes a seguir encontramse em um folheto para agentes de sade responsveis por medir a presso sangnea de pacientes que chegam a um centro mdico. Voc foi chamado a revis-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatrio. I. A presso mxima medida obtida quando o ventrculo esquerdo se contrai e a mnima, quando ele relaxa. A presso sangnea pode ser medida em qualquer parte do corpo, j que ela igual em todo o sistema circulatrio. O paciente deve evitar esforos fsicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados. Os resultados sero alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame. A presso sangnea maior no corao e nas veias e menor nas grandes artrias.

4.

(UFRJ) Atualmente uma das estratgias mais promissoras no combate ao cncer a injeo de inibidores de angiognese (formao de vasos sangneos) no local do tumor. Considerando as funes do sangue, qual o princpio dessa estratgia?

II.

5.

III. IV.

Relativo ao sistema circulatrio nos vertebrados, correto afirmar que 01. no corao dos peixes s passa sangue arterial. 02. nos anfbios a circulao simples e completa. 04. nos rpteis em geral o corao apresenta 4 cavidades, sendo 2 trios e 2 ventrculos. 08. nas aves e nos mamferos a circulao dupla e completa. 16. a artria aorta dirigida para a esquerda nas aves e para a direita nos mamferos. 32. nos mamferos o sangue venoso proveniente do corpo chega ao trio esquerdo pela veia safena. 64. nas aves o sangue que chega ao trio esquerdo rico em CO2 enquanto o sangue chega ao trio direito rico em O2.

V.

As informaes corretas so: a) b) c) I, II e III. I, III e IV. I, IV e V. d) e) II, III e V. III, IV e V.

3.

(FATEC 2005) A figura a seguir esquematiza o corao de um mamfero, com suas cmaras (representadas por letras), veias e artrias 29

6.

(MACK) A figura a seguir mostra o corao de um mamfero.

APOSTILA 2

SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

BA.16: Sistema cardiovascular

BIOLOGIA

Assinale a alternativa correta: a) 3, 4 e 5 so artrias que levam o sangue do corao para outras partes do corpo. b) 1, 2 e 5 so veias que trazem o sangue venoso do corpo para o corao. c) 5 so veias que levam o sangue do corao para os pulmes. d) 4 uma artria que leva o sangue do corao para as demais partes do corpo. e) 3 e 4 transportam o sangue arterial.

7.

(PUC MG) Observe a figura a seguir, que representa o desenho esquemtico de um corao humano:

So vasos que transportam sangue venoso: a) b) c) 1, 2 e 3 1 e 2 apenas 1 e 4 apenas d) e) 2 e 3 apenas 2 e 4 apenas

SISTEMA LOSANGO DE ENSINO

30

APOSTILA 2

S-ar putea să vă placă și