Sunteți pe pagina 1din 18

1

ESPECIALIZAO EM DIREITO JUDICIRIO E MAGISTRATURA DO TRABALHO

O Princpio da Progressividade e do No Retrocesso Social

Viviane Kssia Camargo de Lima (ESMATRA VI) vivianekcamargo@hotmail.com1

Resumo:
Os debates acerca de sistemas econmicos buscam definir ou redefinir o papel dos Estados nas economias. O liberalismo econmico traz uma proposta de Estado Mnimo, com a reduo do papel governamental na economia, enquanto que de outro lado buscada a proteo dos direitos da classe dos trabalhadores, normalmente mais fraca na relao com seu empregador. A concesso de direitos trabalhistas e o no retrocesso em suas conquistas constituem um desafio para as novas sociedades, especialmente porque extrapola o campo jurdico e visita os campos econmicos e polticos. O princpio da progressividade e sua consequente derivao relativa ao no retrocesso social estudado como uma ferramenta til ao desenvolvimento social das naes. Esta pesquisa identifica a origem e evoluo desse princpio.

Palavras chave:
Princpio, Progressividade, No-retrocesso, Constituio.

1 Introduo

Os direitos humanos consistem nos direitos e liberdades fundamentais que devem ser aplicados na busca do equilbrio e harmonia entre as pessoas. Quando se faz uma cognio a respeito dos aspectos relacionados aos direitos humanos normalmente se remete aos aspectos

Viviane kssia Camargo de Lima, Bacharel em Direito, Escola Magistratura de Pernambuco (ESMAPE)Especialista em Direito Pblico e Demais Carreiras Jurdicas, Instituto Brasileiro de Ps- Graduao e Extenso (IBPEX)- Especialista em Direito Tributrio, Escola Magistratura do Trabalho da VI Regio (ESMATRA)Especialista em Direito Judicirio e Magistratura do Trabalho, Instituto Brasileiro de Mediao, Arbitragem e Conciliao- Seccional Recife (IBRAMAC)- Arbitra e Mediadora de Conflitos na rea Cvil, Famlia e Trabalhista.

relacionados ao direito natural como base de sustentao, especialmente com relao vida, liberdade e igualdade. Dispe o artigo 1 da Declarao Universal dos Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas que:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade.

Dessa forma, o ser humano, de natureza gregria e dependente do desenvolvimento de um processo de evoluo normativa que o proteja possui alguns dos aspectos bsicos inerentes s suas relaes. Assim, a humanidade tem se empenhado em discutir e estabelecer regras que permitam que essas mesmas relaes possam estar sempre evoluindo na busca da consolidao de normas consideradas fundamentais e a fixao de normas de proteo visando minimizar diversos desequilbrios. Em contraponto a essa idia surge o pensamento liberal-econmico. Essa corrente de pensamento ganha corpo desde o capitalismo clssico institudo por Adam Smith, que defendia a idia do Estado Mnimo, e o conceito de Mo Invisvel. Por essa linha de raciocnio, defendida por diversos economistas da Escola Clssica como David Ricardo, Thomas Malthus, Ludwig von Mises, entre outros Pela idia da mo invisvel, o melhor sistema econmico seria baseado na atuao do individualismo de cada pessoa que para buscar atingir aos seus objetivos s de forma egoista acabariam contribuindo para o bem social como um todo. Arthur Coelho Sperb (2012) relata que diante dos acontecimentos histricos ocorridos com o advento do industrialismo e do liberalismo econmico marcantes no final do sculo XIX e incio do XX, deve-se ter em mente qual o clima em que a comunidade internacional estava contextualizada. Explicita que a explorao do trabalho pelo capital, nos iderios marxistas, constante desde os primrdios da humanidade se intensificaram com o surgimento das mquinas industriais e com o advento do liberalismo econmico, onde o trabalho tinha natureza mercantil e que no existiam direitos sociais sob o manto da dignidade humana. Deve ser somado a esses fatores o fato de que o operariado no aguentava mais a explorao constante, com trabalho dirio de 16/18 horas sem folgas semanais, o trabalho do menor e da mulher em 14/16 horas dirias sem folgas semanais, bem assim falta de proteo dos trabalhadores contra doenas gerais ou profissionais e contra acidentes de trabalho, a completa ausncia de garantias s crianas, jovens e mulheres s penses de velhice e de invalidez, como tambm a proibio da liberdade sindical e dos direitos de associao.

O jornalista do The New Yor review John Cassidy (2011) escreveu que:
Levando-se em conta que Smith escreveu a respeito de uma sociedade na qual bandos de trabalhadores famintos s vezes vagavam pela zona rural, e na qual cidades como Manchester e Leeds logo ficariam superlotadas de operrios empobrecidos, muitos ainda crianas, sua descrio de uma economia capitalista poderia nos parecer complacente. Ainda assim, quando a industrializao da GrBretanha se intensificava, no sculo seguinte, os salrios e os padres de vida aumentaram, confirmando o argumento de Smith: o capitalismo de livre mercado melhora o padro de vida. (pg. 34)

A essncia do movimento liberal o desregramento e a reduo da participao dos Estados nas economias, inclusive com menos regras trabalhistas e menos direitos sociais. Porm, se de um lado no campo econmico as idias relacionadas a um Estado Mnimo fizeram bastante sucesso entre os economistas, uma crise econmica em 1929 levou a um numero fantstico de 17 milhes de desempregados somente nos estados Unidos e a uma grande depresso econmica de carter universal e somente as idias do economista John Maynard Keynes, que defendia a interveno estatal atravs da aplicao de fundos pblicos puderam reverter tal processo. Hyman P. Minsky (2011) escreveu disps que nos piores dias da depresso, a corrente principal de economistas ortodoxos e os marxistas chegaram mesma concluso poltica: dentro de uma economia capitalista nada se poderia fazer de til para neutralizar as depresses. (p. 19) No o objetivo desta pesquisa esgotar esse assunto ou atribuir uma opinio conclusiva sobre esse aspecto, mas fazer o leitor perceber que a discusso sobre a participao dos Estados nos processos econmicos, especialmente no contexto das relaes trabalhistas, esto relacionados a uma ampla discusso relacionada a um modelo que pode ou no ser mais adequado s sociedades. No a toa que economistas que defendiam a idia do Estado Mnimo como Milton Friedmann e Friedrich August von Hayek receberam prmios Nobel de Economia. Jean-Jacques Rosseau em seu Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos das Desigualdades Entre os Homens escreveu sobre as relaes humanas:

No seria mais razovel crer que os povos se tenham inicialmente lanado nos braos de um senhor absoluto, sem condies nem compensaes, e que lanar-se na escravido fosse o primeiro meio que pudessem imaginar homens orgulhosos e desconfiados para atender segurana comum. Com efeito, por se darem a superiores, seno para defender-se da opresso e proteger seus bens, suas liberdades e suas vidas que, por assim dizer, representam os elementos constitutivos do poder? (pg. 103). ... Por mais que se admire a sociedade humana, no ser menos verdadeiro que ela necessariamente leva os homens a se odiarem entre si medida que seus interesses

se cruzam, a aparentemente se prestarem servios e a realmente se causarem todos os males imaginveis. (pg.127)

Dessa forma, Rosseau parece acreditar que em funo de sua natureza, o ser humano enquanto nas suas relaes sociais busca o regramento dos comportamento de forma a encontrar uma segurana que permita ao mesmo uma melhor qualidade de vida. Protegido contra os excessos, encontraria o ser humano um ambiente mais propcio prosperidade. Conclui Rosseau: "A desigualdade no legtima do ponto de vista natural" (pg 25). Os Estados, no entanto, esto adotando uma linha de atuao onde so defendidos os interesses dos trabalhadores e adotando acordos e convenes internacionais. Foram estabelecidos acordos e convenes internacionais e com eles vieram a instituio de princpios que atuariam na consolidao dessas normas, e nesse aspecto pode-se citar o princpio da progressividade e do no retrocesso social. O objetivo desta pesquisa o de evidenciar os aspectos mais relevantes na aplicao desse princpio e sua relao com o Tratado Universal dos Direitos Humanos e com a Declarao da Filadlfia.

2 A origem do Princpio da Progressividade e do No retrocesso Social Protocolo de San Salvador


O princpio da progressividade e do no retrocesso social deriva das normas fundamentais dos direitos humanos. Como foi dito na introduo desta pesquisa, o Estado tem dentre outras funes a de tutelar as relaes de desequilbrio e dessa forma estabelecer proteo aqueles indivduos que tenham menor deteno de poder. Quando menciona as relaes de trabalho, o primeiro aspecto que se observa que normalmente o empregador a parte forte da relao, o que lhe concede maior poder de negociao especialmente nas relaes trabalhistas. Normas internacionais disciplinando diversos aspectos das relaes econmicas e direitos humanos foram editadas com o intudo de promover o equilbrio nas relaes entre os estados membros e tambm relativas s relao internas de cada Estado. Arthur Coelho Sperb (2012) menciona dispondo sobre a evoluo histrica dessas normas destacando que diante da internacionalizao dos direitos sociais e do trabalho, a cooperao internacional entre os pases foi algo que marcou a forma de encarar a situao.

Os Estados nacionais passaram a trabalhar em conjunto na tentativa de equacionar as desigualdades de mercado que os movimentos sociais haviam ocasionado. Menciona ainda Sperb que a Frana e Sua foram os primeiros pases a elaborarem sugestes para a agenda internacional, nesse sentido, em 1876 a Assembleia Sua aprovou o projeto de Frey que foi uma tentativa de regulamentar os contratos de trabalho em mbito internacional e estabilizar a demanda econmica. Os congressos de Bruxelas (1856) e Frankfurt (1856) foram os primeiros a tratar sobre a regulao da proteo ao trabalho em mbito internacional, paralelamente, havendo realizaes de congressos operrios por todo o mundo. Em 1857 realizou-se na Sua o Congresso sindical (em Zurique), havendo reunio de entidades de classe de diversos iderios, tendo sido posto de lado as divergncias de ideais e convergido para um desejo nico de criao de uma legislao internacional do trabalho e uma oficina internacional de proteo obreira. A primeira internacional, Assembleia realizada em Londres em 1864, fundou a Associao Internacional dos Trabalhadores (primeiro organismo internacional de luta pelos direitos dos trabalhadores), conclamando direitos sociais aos trabalhadores e o direito a uma vida justa e digna. Em seguida, em 1897, um novo Congresso realizado em Bruxelas criou a Associao Internacional para a Proteo Legal dos Trabalhadores com o intuito de defender e pleitear internacionalmente os direitos sociais e do trabalho. Dessa entidade, decorreram os primeiros instrumentos normativos internacionais de proteo ao trabalho (em 1906 em Berna). Dessa, pode ser observado que j nos primrdios da revoluo industrial j existiram os primeiros movimentos das naes buscando equacionar as relaes de trabalho, mas tambm pode ser observado que elas no aconteceram de maneira uniforme e sim de forma gradual e no sistemtica. Nessa poca estavam em evidncia as ideias socialistas, culminando com o comunismo Marxista que pretendia retirar da classe burguesa os meios de produo, estatiz-los para posteriormente descentralizar o Estado e p-los nas mos dos operrios. John Cassidy (2011) cita que dentre esses modelos pode-se destacar o surgimento do que se costumou dizer Estado de bem estar Social, ou Welfare State, surgido especialmente nos Estados Escandinavos, sob a orientao de Karl Gunnar Myrdall, que ganhou o prmio nobel em economia em 1974, curiosamente dividido com liberal e rival ideolgico Friedrich Augusto von Hayek. O Estado de Bem Estar Social tinha como ideologia fazer com que o Estado repartisse com os trabalhadores o fruto de sua arrecadao fornecendo benefcios sociais como sade, educao, aposentadoria entre outros direitos. Seus crticos, especialmente os de corrente

marxista como Rosa Luxemburgo e Lukcs acreditavam que isso apenas amenizava o sofrimento das populaes, mas que a nica soluo seria a tomada do poder pelo povo. No entanto, diversas foram as atuaes humanas no sentido de colocar os Estados na atuao em proteo dos trabalhadores e isso serviu como corrente de pensamento predominante no mbito universal, conduzidos por humanistas. Surgiu ento o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, o tratado que foi estabelecido pela Resoluo 2.200, na XXI Assembleia Geral das Naes Unidas realizada em 16 de dezembro de1966. Esse tratado foi ratificado pelo Brasil em 24 de janeiro de 1992. O objetivo essencial desse pacto foi o de dar relevncia jurdica os elementos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, criando responsabilizao para os Estados signatrios. Pode-se destacar nesse pacto o seguinte:
Artigo 2 - 1. Cada Estado-parte no presente Pacto compromete-se a adotar medidas, tanto por esforo prprio como pela assistncia e cooperao internacionais, principalmente nos planos econmico e tcnico, at o mximo de seus recursos disponveis, que visem a assegurar, progressivamente, por todos os meios apropriados, o pleno exerccio dos direitos reconhecidos no presente Pacto, incluindo, em particular, a adoo de medidas legislativas.

O protocolo de San salvador veio como instrumento para relacionar os fatores econmicos com os sociais. Assinado em 1966 dispe em seu prembulo seguinte
Os Estados Partes na Conveno Americana sobre Direitos Humanos, Pacto de San Jos da Costa Rica, Reafirmando seu propsito de consolidar neste Continente, dentro do quadro das instituies democrticas, um regime de liberdade pessoal e de justia social, fundado no respeito dos direitos essenciais do homem; Reconhecendo que os direitos essenciais do homem no derivam do fato de ser ele nacional de determinado Estado, mas sim do fato de ter como fundamento os atributos da pessoa humana, razo por que justificam uma proteo internacional, de natureza convencional, coadjuvante ou complementar da que oferece o direito interno dos Estados americanos; Considerando a estreita relao que existe entre a vigncia dos direitos econmicos, sociais e culturais e a dos direitos civis e polticos, porquanto as diferentes categorias de direito constituem um todo indissolvel que encontra sua base no reconhecimento da dignidade da pessoa humana, pelo qual exigem uma tutela e promoo permanente, com o objetivo de conseguir sua vigncia plena, sem que jamais possa justificar-se a violao de uns a pretexto da realizao de outros; Reconhecendo os benefcios decorrentes do fomento e desenvolvimento da cooperao entre os Estados e das relaes internacionais; Recordando que, de acordo com a Declarao Universal dos Direitos do Homem e a Conveno Americana sobre Direitos Humanos, s pode ser realizado o ideal do ser humano livre, isento de temor e da misria, se forem criadas condies que permitam a cada pessoa gozar de seus direitos econmicos, sociais e culturais, bem como de seus direitos civis e polticos; Levando em conta que, embora os direitos econmicos, sociais e culturais fundamentais tenham sido reconhecidos em instrumentos internacionais anteriores,

tanto de mbito universal como regional, muito importante que esses direitos sejam reafirmados, desenvolvidos, aperfeioados e protegidos, a fim de consolidar na Amrica, com base no respeito pleno dos direitos da pessoa, o regime democrtico representativo de governo, bem como o direito de seus povos ao desenvolvimento, livre determinao e a dispor livremente de suas riquezas e recursos naturais; e Considerando que a Conveno Americana sobre Direitos Humanos estabelece que podem ser submetidos considerao dos Estados Partes, reunidos por ocasio da Assembleia Geral da Organizao dos Estados Americanos, projetos de protocolos adicionais a essa Conveno, com a finalidade de incluir progressivamente no regime de proteo da mesma outros direitos e liberdades, Convieram no seguinte Protocolo Adicional Conveno Americana sobre Direitos Humanos, Protocolo de San Salvador:

O protocolo de San Salvador tambm estabelece que:


Os Estados-Partes neste Protocolo Adicional Conveno Americana sobre Direitos Humanos comprometem-se a adotar as medidas necessrias, tanto de ordem interna como por meio da cooperao entre os Estados, especialmente econmica e tcnica, at o mximo dos recursos disponveis e levando em conta seu grau de desenvolvimento, a fim de conseguir, progressivamente e de acordo com a legislao interna, a plena efetividade dos direitos reconhecidos neste Protocolo.

Dessa forma, est presente o vocbulo progressivamente o que cons agra a ideia que dever haver uma evoluo nas garantias e direitos adquiridos e que estes devero evoluir de modo progressivo. Na legislao brasileira o artigo 7 da constituio brasileira estabelece que so direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social o que conduz deduo que a mudana no rol social dos benefcios previstos constitucionalmente somente poder ocorrer se for para benefcio do mesmo trabalhador. Desse carter progressivo, pode ser excluda, portanto, a ideia de retrocesso.

3 O Princpio da Progressividade e do No Retrocesso Social e a Flexibilizao das Normas Trabalhistas


Se inicialmente a progressividade estava relacionada com normas relacionadas aos direitos humanos, pode ser observado durante os tempos que existe uma tendncia universal da mesma se estabelecer como direito humano de carter fundamental.

No entanto, em funo de uma modificao ocorrida no perfil da estrutura econmica mundial, encontra a progressividade como adversrio o perfil da complexidade das relaes econmicas, o que prioriza pases como a China, por exemplo, onde os direitos da maioria dos trabalhadores so escassos, se confrontando com a comunidade europeia onde existem diversas normas garantidoras de direitos.

Assim, a princpio, aqueles pases que nunca respeitaram as condies sociais de seu povo teriam uma vantagem significativa em relao aos pases europeus no que se refere modificao de normas que venham a beneficiar seus trabalhadores.

Esse parece ser um novo desafio trazido pela evoluo de normas de direito internacional, carecendo de estudos mais especficos que visem minimizar os problemas inerentes competio especialmente no que se refere equidade.

4 Normas Internacionais do Trabalho


A norma internacional do direito do trabalho tem sua aplicao atravs do carter normativo da Organizao Internacional do Trabalho. Essas normas so constitudas atravs de Convenes e Recomendaes, onde as primeiras se referem a tratados internacionais que devero ser ratificados pelos dos pases membros e as segundas tem carter de orientao para polticas nacionais e sua aplicao opcional. Esta norma tem procurado estimular a progressividade e no retroao dos direitos sociais como uma premissa de extenso da aplicao dos direitos humanos s normas trabalhistas. Em 2012 a Organizao Internacional do Trabalho publicou um relatrio sobre os princpios e direitos fundamentais do trabalho, conforme segue:
GENEBRA (Notcias da OIT) A OIT publicou um relatrio sobre a situao mundial relativa a seus princpios e direitos fundamentais no trabalho: a liberdade sindical e a negociao coletiva, o trabalho forado e o trabalho infantil e a discriminao. O relatrio, intitulado Princpios e Direitos Fundamentais no Trabalho: do compromisso ao, ser discutido na Conferncia Internacional do Trabalho, que se realizar em Genebra de 30 de maio a 15 de junho. Este o primeiro relatrio sobre estes princpios fundamentais publicado no marcado da Declarao da OIT sobre a justia social para uma globalizao equitativa de 2008, e destaca a especial importncia desses direitos a fim de manter

o vnculo entre Dados principais:

crescimento

econmico

progresso

social.

Cerca de 90 por cento dos 184 pases membros da OIT ratificaram as oito Convenes Fundamentais Mais da metade da populao do mundo vive em pases que ainda no ratificaram as Convenes da OIT sobre liberdade sindical e negociao coletiva. Que constituem mais de 90 por cento dos trabalhadores pobres em muitas economias em desenvolvimento e de outras categorias que enfrentam dificuldades concretas no exerccio de seus direitos.

Em face do exposto observa-se que se de um lado o pensamento social til para a construo da justia, de outro lado observa-se tambm que em funo disso por mais da metade da populao do mundo no estar coberta pela ratificao dessas leis existe perda de efetividade quanto a aplicao dessas normas.

5 A Reserva do Financeiramente Possvel


O princpio da reserva do financeiramente possvel tem a ver com o Estado e suas limitaes na sua funo de atender as demandas da sociedade. O princpio teve origem por conta de decises proferidas da Corte Constitucional Federal da Alemanha, e visa proteger o Estado de cumprir obrigaes e que excederem a existncia de recursos pblicos. Esse princpio tem a ver com a independncia de poderes e a restrio oramentria. O oramento previsto sofrer influncias em funo do grau de interferncia do poder judicirio em demandas que se refiram a aplicao em garantias estabelecidas como direitos sociais, como medicamentos e acesso sade, por exemplo. O confisco de bens pblicos para atender demandas concernentes aos direitos fundamentais tem tido resultados diversos na jurisprudncia brasileira. No que se refere s relaes do trabalho, podemos citar como exemplo a questo da garantia constitucional de um salrio mnimo que atenda a diversas condies estabelecidas na constituio. Poderia o trabalhador entender que se a lei maior garante ao trabalhador um salrio digno que atendesse suas condies essenciais que o estado se comprometesse por cumprir essa obrigao. Alm de outros argumentos jurdicos a favor do Estado, o princpio da reserva do possvel isenta o mesmo de qualquer responsabilidade Obviamente esse princpio soa como entrave ao cumprimento por parte do Estado de normas de carter social. No entanto um princpio que ainda est evoluindo dentro de uma

10

nova realidade econmica mundial, cujo equilbrio na sua aplicao pode resultar em normas mais coerentes com a realidade de cada pas. Jos Cludio Carneiro Filho (2010) cita que A reserva do possvel, por sua vez, no influi na configurao do direito social como direito subjetivo. Ela pode significar em determinado momento uma legtima barreira ftica, ou ilegtima barreira jurdica a esse direito subjetivo. Assim, todos os direitos fundamentais (em suas facetas positivas, ou seja, que exigem uma ao estatal), sejam sociais ou de liberdade, esto igualmente sujeitos s limitaes conjunturais da reserva do financeiramente possvel, ganhando relevncia em relao aos demais aqueles que demonstrarem maior determinabilidade para a concretizao (e portanto refletirem direitos subjetivos).

6 Ncleo Essencial dos Direitos Fundamentais


O ncleo essencial consiste naqueles dispositivos em que o legislador no poder atuar, por se constituir em normas que garantem o direito mnimo. lvaro dos Santos Maciel (2007) citando Canotilho menciona que O ncleo essencial dos direitos sociais j realizados e efetivados atravs de medidas legislativas deve considerarse constitucionalmente garantido, sendo inconstitucionais quaisquer medidas estaduais que, sem a criao de outros esquemas alternativos ou compensatrios, se traduzam na prtica numa anulao, revogao ou aniquilao pura e simples desse ncleo essencial. A liberdade do legislador tem como limite o ncleo essencial j realizado. Fernanda Matos Badr (2010) complementa:

Assim, uma vez considerado o contedo essencial como o ncleo de um direito fundamental e, portanto, figurando este como limite dos limites, conclui-se que o contedo essencial veda qualquer tentativa reguladora do legislador, como uma verdadeira muralha frente ao mesmo. Entretanto, imperioso ressaltar que em grande parte das situaes onde se tutela um direito do homem, constata-se o enfrentamento de dois direitos fundamentais como no caso em tela, ocasio em que no possvel proteger um deles sem flexibilizar o outro. Desta forma, dada a necessidade de harmonizao entre os direitos fundamentais que se confrontam nos casos em espeque, torna-se imperiosa a relativizao dos mesmos.

Dessa forma, existe o estabelecimento de limites sobre os quais os legisladores poderiam atuar quer seja em normas infraconstitucionais at leis complementares e emendas constituio.

11

Dentro das premissas da progressividade e no retroatividade se torna um elemento basilar uma vez que estabelece os limites da modificao legislativa e de sua aplicao relativa s normas trabalhistas.

7 A Constituio Mexicana de 1917/Constituio Weimar 1919


Em 1910 houve um evento denominado de A Revoluo Mexicana com objetivo de tirar do poder o ditador Porfrio Diaz. O levante em armas culminou com a Constituio Mexicana, que em seu texto incorporou, dentre diversos outros direitos e garantias os direitos sociais dos trabalhadores, que possibilitou o direito greve, descanso semanal, organizao sindical, indenizao, distribuio de lucros entre outros. Foi a primeira constituio a estabelecer tal feito, sendo antecedendo a curta constituio de Weimar (Alemanha, 1919/1933). Maria Clara Bucchianeri Pinheiro (2006) cita que a revoluo mexicana mobilizou, em seu processo, milhes de camponeses e ndios (estes, despojados que foram dos "ejidos" ) e se insurgia, essencialmente, contra a ditadura do Presidente Porfrio Daz, que perdurou de 1876 a 1911 e que ficou conhecida como "porfiriato". Sobre as repercusses da revoluo de 1917, Maria Clara Bucchianeri Pinheiro (2006) destacou que:

...A Constituio Mexicana de 1917 previu, tambm, direitos e garantias de segunda dimenso. Estes apesar de constantes, em sua essencialidade, nos arts. 27 e 123 no se concentram em um nico Captulo da Constituio, apresentando-se, ao contrrio, dispersos ao longo de todo o texto da Carta Poltica. Sob tal aspecto, deve-se destacar as seguintes previses: proteo famlia (art. 4) [41], direito sade, de incumbncia da Federao e das entidades federativas (art. 4, 2), direito moradia digna, a ser concretizado por meio de apoio Estatal (art. 4, 3), proteo pblica dos menores (art. 4, 4), direito ao trabalho e ao produto que dele resulta (art. 5), proibio de contratos que importem na perda de liberdade do indivduo (art. 5, 4) [42] e a vedao constituio de monoplios (art. 28 direito este de natureza eminentemente econmica). Alm de tais direitos de segunda dimenso, a Constituio Mexicana previu, em linhas gerais, em seu artigo 27 (pertinente questo agrria no Mxico e tido como um dos pilares da consagrao, no texto constitucional, das idias fulcrais da Revoluo), a propriedade da nao relativamente s terras e guas (que podiam, ou no, ser transmitidas a particulares, mediante propriedade privada), a possibilidade de desapropriao de terras por utilidade pblica, mediante indenizao, a proteo da pequena propriedade (art. 27, XV) e a funo social da propriedade.

12

8 Constitucionalizao dos direitos sociais no Brasil


No Brasil, a constituio brasileira de 1934 j garantia alguns direitos sociais trabalhistas, e seu processo evolutivo culminou com a constituio denominada constituio cidad de 1988 onde foram estabelecidos diversos direitos sociais como reduo da jornada semanal, acrscimo de 1/3 frias, seguro desemprego, etc. Lauro Cesar Ibanhes (2010), dispondo sobre a Constitucionalizao dos Direitos Sociais no Brasil cita que:
A Carta de 1988 estabelece os Direitos Sociais nada menos do que no mbito dos Direitos e Garantias Fundamentais, como se v no Artigo 6, que dispe: So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio . A redao dada pela Emenda Constitucional 64, de fevereiro de 2010, introduz a alimentao dentre elesVII. Entretanto, alm dos avanos em relao aos direitos sociais e sua jurisdicionalidade, vale ressaltar ainda a introduo e recepo dos chamados direitos difusos, coletivos e individuais homogneos, como o direito ao meio ambiente e a defesa dos direitos do consumidor, ou seja, o acesso s garantias individuais e coletivas, e a possibilidade de seu exerccio num mesmo patamar em relao conformao de direitos de vrias geraes. importante frisar este aspecto na medida em que a Lei 7.347/1985 foi recepcionada integralmente quanto legitimidade ativa e fiscalizao da lei por parte do Ministrio Pblico (MP) para ingressar com o instrumento ao civil pblica, defendendo interesses individuais indisponveis (art.127) e ainda difusos e coletivos. Segundo a CF/88, artigo 129, III, ao estabelecer as funes institucionais do MP, reza que ele deve: promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos (Inciso III)VIII.

9 A progressividade e a Conveno de Viena


A progressividade dos direitos est previsto logo na introduo das normas relacionadas Conveno de Viena datada de 26 de maio de 1969 e com vigncia a partir de 27 de janeiro de 1980.
Acreditando que a codificao e o desenvolvimento progressivo do direito dos tratados alcanados na presente Conveno promovero os propsitos das Naes Unidas enunciados na Carta, que so a manuteno da paz e da segurana internacionais, o desenvolvimento das relaes amistosas e a consecuo da cooperao entre as naes.

13

O aspecto significativo dessa conveno que ela consolidou normas de direito internacionais que antes contavam s no costumes das relaes entre as naes e o Brasil seu signatrio desde outubro de 2009.

10 Indivisibilidade dos Direitos Humanos


Os direitos individuais, polticos, sociais e econmicos so parte dos direitos humanos e a nova doutrina defende o princpio que considera que apesar de que cada um desses direitos surgiu em momentos distintos da histria os mesmos esto integrados e so indivisveis, correspondendo a uma inter-relao onde existe uma ampliao nos conceitos decorrentes dessa mesma inter-relao. Por exemplo, o direito de ir e vir pressupe uma condio que extrapola a condio de simples locomoo, e se relaciona com demais conceitos. No direito ao trabalho a locomoo tem a ver com direito a um transporte digno, com conforto, que no prejudique sua sade ou integridade do trabalhador. Nessa perspectiva, esto as condies de acomodao e conforto. Isso tambm se aplica, por exemplo, na relao entre o acesso cultura, acesso ao lazer, e outros direitos que devero ser incorporados gradativamente como condies bsicas essenciais da condio humana. O professor Jos Luiz Quadro de Magalhes (2006) ensina que a indivisibilidade decorre da necessidade de se tentar garantir esses direitos a todos os seres humanos, em todos os lugares do mundo. No tempo da Sociedade das Naes (em que Genebra era uma espcie de capital diplomtica mundial, 1918) j havia esta preocupao, mas ser aps a II Grande Guerra Mundial que efetivamente se sentir de modo intenso a necessidade de se criarem mecanismos internacionais que garantissem estes Direitos Fundamentais em todos os Estados. Portanto, aproveitando os laos internacionais criados por motivo da guerra, declarou-se para todo o mundo dos Direitos Fundamentais do Ser Humano, na Declarao Universal dos Direitos do Homem, assinada em Paris em 10 de Dezembro de 1948, que afirmava como fundamentais os direitos individuais, sociais e polticos, reconhecendo assim uma nova ordem social, onde o Estado estava definitivamente consagrado como administrador da sociedade. E complementa sua anlise informando que no difcil visualizar a indivisibilidade dos direitos fundamentais, bastando para isto enumerar os diversos direitos que compem os grupos de direitos fundamentais mencionados e perceber do ponto de vista

14

lgico que no h efetivamente liberdade sem que existam as condies mnimas para o seu exerccio que so os direitos sociais e econmicos, que surgem a como garantias socioeconmicas de implementao dos direito individuais e polticos.

15

Concluso
Discutir sobre a aceitao do princpio da progressividade e do no retrocesso social parece ser um desafio para a humanidade. Se de um lado parece bvia a explorao contumaz do homem pelo homem, de outro nos resta a filosofia para que no possamos desprezar o pensamento alheio. Dessa forma, no se pode desprezar por completo o pensamento liberal, especialmente quando se v em diversas partes do planeta pases como Canad, Singapura, entre outros, que adotam essa linha de pensamento econmico conseguirem alcanar bons nveis de desenvolvimento humano (IDH). Se as verdades so questionadas desde o advento do surgimento da filosofia, fundamental tentar compreender os contextos diversificados em que a humanidade est inserida, pois se de um lado a garantia de direitos firmada num pensamento de carter social surgiu na Europa, nesse continente que encontrado um nvel significativo de desempregados que em alguns pases como Espanha beira a convulso social. Mas percebe-se que em funo das mais recentes crises mundiais que os problemas ocorrem quando as sociedades extrapolam os limites aceitveis da economia de mercado, e a especulao e ambies exageradas causam estragos de difcil reparao, e o regramento atravs de normas internacionais parece ser a soluo para as mais diversas reas de atuao e relacionamento humanos, inclusive no campo da explorao do trabalho. O princpio da progressividade vem consagrar a ampliao continua e consolidada de direitos sociais, e especificamente, nas relaes contratuais de labor, resultando na irreversibilidade de normas que visem a subtrao dessas mesmas garantias e direitos fundamentais. Consiste numa linha de pensamento universal que vem evoluindo com o tempo, mas que vem encontrando obstculos por conta da flexibilizao da economia mundial, o que a princpio tem favorecido pases que no vinham concedendo direitos considerados bsicos aos seus trabalhadores, como o caso especfico da China.

16

Da pode-se perceber que quem garantiu direitos que irreversveis sofre prejuzo em termos de concorrncia em relao a quem efetivamente comeou a adotar isso de forma tardia. Importante e oportuno destacar que as relaes humanas so reflexos do clamor social e da vontade da maioria, o que consolida um esprito democrtico visando a coeso e harmonia. Assim, importante que ocorra a atuao dessas entidades internacionais visando sim a proteo continua do trabalho, e que essa proteo seja mais ampla possvel e que esteja coerente com as demanda sociais bem como a atuao pra reduzir as desigualdades nas relaes econmicas internacionais.

17

Referncias
BARROSO, Lus Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas. 5. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. BADR, Fernanda Matos. Direitos fundamentais: ncleo essencial como limite de flexibilizao. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2437, 4 mar. 2010 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/14449>. Acesso em: 12/08/2012. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional. 6. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1993. CASSIDY, John. Como os mercados quebram: a lgica das catstrofes econmicas. Rio de Janeiro: Intrnseca, 2011. FILHO, Jos Cludio Carneiro. A reserva do financeiramente possvel e seus paradigmas. Disponvel em http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/Carneiro_Filho_a_reserva.pdf. Acesso em 08/08/2012. IBANHES, Lauro cesar. A constitucionalizao dos direitos sociais no Brasil: difusos e coletivos ou confusos e seletivos? Disponvel em http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151818122010000300002&lng=pt&nrm=iso, acesso em 11/08/2012. MAGALHES, Jos Luiz Quadros de. A Indivisibilidade dos Direitos Humanos. Universo Jurdico, Juiz de Fora, ano XI, 16 de nov. de 2006. Disponivel em http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/2736/a_indivisibilidade_dos_direitos_humanos. Acesso em: 11/08/2012. MACIEL, lvaro dos Santos. Do princpio do no retrocesso social. Disponvel em http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1926, acesso em 08/08/2012. MINSKY, Hyman P. John maynard keynes. Campinas, SP. Editora Unicamp, 2011. (p.17) PASSOS, J J. Calmon. A constitucionalizao dos http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-10-JUNHO-2007CALMON%20DE%20PASSOS.pdf, acesso em 23/12/2010 direitos sociais.

PINHEIRO, Maria Cludia Bucchianeri. A Constituio de Weimar e os direitos fundamentais sociais: a preponderncia da Constituio da Repblica Alem de 1919 na inaugurao do constitucionalismo social, luz da Constituio mexicana de 1917. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1192, 6 out. 2006 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/9014>. Acesso em: 13/08/2012. PIOVESAN, Flvia. Direitos Humanos, Globalizao Econmica e Integrao Regional. So Paulo: Max Limonad, 2002. REIS, Daniela Murada. O princpio do retrocesso no direito do trabalho. So Paulo. Ltr: 2010.

18

SANTOS, Alvaro Maciel. Do princpio do no retrocesso social. Disponvel em http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1926, acesso em 02/12/2010. SARLET, Ingo Wolfgang. "O Estado Social de Direito, a proibio de retrocesso e a garantia fundamental da propriedade, Revista Dilogo Jurdico, ano I, vol. I, n 07, Salvador. SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficcia dos Direitos Fundamentais. 2. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. SPERB, Arthur Coelho. O princpio da progressividade e a vedao do retrocesso social. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3107, 3 jan. 2012 . Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/20776>. Acesso em: 12/08/2012. SOUSA SANTOS, Boaventura de (II). As tenses da modernidade. Disponvel no site Globalismo Jurdico http://globalismojuridico.blogspot.com/2008/08/pensamento.html. Acesso em 24/12/2010. TAUCHERT, Maicon Rodrigo. Transio epistemolgica: direitos humanos e multiculturalismo na ps-modernidade. Disponvel no site Universo Jurdico. http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/5854/Transicao_Epistemologica_Direitos_Huma nos_e_Multiculturalismo_na_Pos-Modernidade. Acesso em 24/11/2010.

S-ar putea să vă placă și