Sunteți pe pagina 1din 4

CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS / UNISINOS ATIVIDADE ACADMICA: Qumica Geral Prof.

: Gabriel Meneghetti Fa Gomes

EXPERIMENTO 1: Cor de chama na presena de sais Os eltrons da camada de valncia dos tomos podem absorver energia passando para um nvel de energia mais elevado e produzindo o que se chama estado excitado. Quando estes eltrons do estado excitado retornam ao estado fundamental, podem emitir a energia absorvida sob a forma de uma radiao eletromagntica cujo comprimento de onde caracterstico da transio eletrnica sofrida. Se o comprimento de onda da radiao emitida situar-se na faixa entre 700 nm (vermelho) e 400 nm (violeta), a radiao emitida ser na faixa da luz visvel. Materiais Cloreto de sdio Cloreto de clcio Cloreto de estrncio Cloreto de brio Cloreto de potssio Esptula Palitos de dente

Tcnica 1. Coloque uma pequena poro e um dos sais numa das cavidades da placa de porcelana. Para tanto, use a esptula. 2. Umedea o palito, passe no sal, leve-o chama e observe. 3. Repita os itens 2 e 3 para os demais sais.

Questes a serem observadas na anlise dos resultados no relatrio Relao do que foi observado com a distribuio eletrnica dos tomos.

EXPERIMENTO 2: Caracterizao da solubilidade Objetivo: Observar a solubilidade de compostos polares e apolares Materiais e reagentes 5 tubos de ensaio guas destilada lcool etlico (CH3CH2OH) Hexano (CH3CH2CH2CH2CH2CH3) Iodo (I2) Tcnica 1. No tubo 1, coloque cerca de 2 ml de gua destilada e acrescente cerca de 2 ml de lcool etlico. Houve solubilizao? 2. No tubo 2, coloque cerca de 2 ml de gua destilada e acrescente cerca de 2 ml de hexano. Houve solubilizao? 3. No tubo 3, coloque cerca de 2 ml de gua destilada e acrescente cerca de 2 ml de iodo. Houve solubilizao? 4. No tubo 4, coloque cerca de 2 ml de hexano e acrescente cerca de 2 ml de lcool etlico. Houve solubilizao? 5. No tubo 5, coloque cerca de 2 ml de hexano e acrescente cerca de 2 ml de iodo. Houve solubilizao?

Questes a serem observadas na anlise dos resultados no relatrio Relao do que foi observado com a polaridade e interaes intermoleculares das substncias envolvidas no experimento.

EXPERIMENTO 3: Reaes qumicas O fenmeno pelo qual uma ou outra substncia transformada em outra chamado de reao qumica. Estas transformaes podem ser escritas a partir de uma equao qumica, que uma representao abreviada da transformao ocorrida. Nas transformaes qumicas, a entidade bsica formadora da matria tomo conservada, mas a maneira como as entidades esto arranjadas modificada. Alguns aspectos podem indicar a ocorrncia de uma reao qumica: Mudana de cor Formao de um precipitado (substncia slida) Produo de gs (efervescncia) Mudanas de temperatura Materiais e reagentes Reao 1: Aparas de zinco Soluo de HCl a 10% 1 tubo de ensaio 1 pipeta Reao 2: Soluo de FeCl3 Hidrxido de sdio a 10% 2 pipetas 1 tubo de ensaio Reao 3: Soluo 2,0 M de CuSO4 Prego 1 pipeta 1 tubo de ensaio Reao 4: Soluo 1,0 M de AgNO3 Soluo 1,0 M de K2CrO4 2 pipetas 1 tubo de ensaio Reao 5: Sdio metlico 2 bquer de 500 ml Fenolftalena 4 tubos de ensaio

REAO 1 Comportamento do zinco em meio cido. Tcnica 1. Coloque em um tubo de ensaio uma apara de zinco e 5,0 ml de soluo 10% de HCl. 2. Observe o comportamento do sistema e as indicaes de ocorrncia de uma reao qumica: Zn + 2HCl ZnCl2 + H2 REAO 2 Reao entre o cloreto de ferro III e soluo de hidrxido de sdio. Tcnica 1. Coloque em um tubo de ensaio 5,0 ml de soluo de FeCl3 e 1,0 ml de soluo de hidrxido de sdio a 10%. 2. Observe o comportamento do sistema e as indicaes de ocorrncia de uma reao qumica: FeCl3 + 3NaOH 3NaCl + Fe(OH)3 REAO 3: Reao entre soluo de CuSO4 e um prego. Tcnica 1. Coloque em um tubo de ensaio um prego e 2,0 ml de soluo 2,0M de CuSO4. 2. Observe o comportamento do sistema e as indicaes de ocorrncia de uma reao qumica: Fe + CuSO4 FeSO4 + Cu REAO 4 Reao entre as solues de nitrato de prata e cromato de potssio. Tcnica 1. Coloque em um tubo de ensaio 5,0 ml de soluo de AgNO3 e verter, cuidadosamente, a soluo de K2CrO4 at que algum fenmeno que indique a ocorrncia de uma reao qumica seja observado. 2. Observe o comportamento do sistema e as indicaes de ocorrncia de uma reao qumica: AgNO3 + K2CrO4 Ag2(CrO4) + KNO3 REAO 5 (DEMONSTRAO) Reatividade do sdio em gua Tcnica 1. Cortar em pequenos fragmentos um pedao de sdio metlico 2. Colocar gua em um bquer de 50 ml e adicionar 3 gotas de fenolftalena. Na sequncia, adicionar os pequenos pedaos de sdio com cuidado. Observar a formao do NaOH e do H2. 3. Transferir 5 ml de cada uma das solues a seguir em um tubo de ensaio. 4. Em seguida, adicionar 2 ml de soluo de hidrxido de sdio 2M em cada tubo de ensaio. 5. Observe o comportamento do sistema e as indicaes de ocorrncia de uma reao qumica: 2Na + 2H2O 2 NaOH + H2

Questes a serem observadas na anlise dos resultados no relatrio Relacionar as observaes de cada reao qumica e as indicaes fsicas de ocorrncias das mesmas.

S-ar putea să vă placă și