Sunteți pe pagina 1din 9

INSTRUES DE USO PARA O RELATRIO_MODELO.

DOC Antes de entregar o trabalho, apague todos os textos com fundo amarelo, estes so textos de orientao que tem a finalidade de explicar como fazer um bom Relatrio. Textos com fundo vermelho devem ser alterados, colocando os dados corretos. Use estilos. Para inserir um subttulo, clique na setinha, , que tem ao lado da palavra Normal que voc v na barra de Ferramentas e escolha Ttulo 2 para subttulo, ou Ttulo 3 para sub-subttulo. Depois de inserir uma figura escolha o estilo Figura e faa uma descrio da figura. Antes de inserir uma tabela escolha o estilo tabela e descreva a tabela. Se for copiar um trecho do livro escolha o estilo citao e depois copie o trecho desejado. No esquea de citar o (AUTOR). O sumrio ser atualizado automaticamente na hora de imprimir, para acertar o sumrio inicie a impresso do relatrio e cancele.

FUNDAO ESCOLA TCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA CURSO TCNICO EM ELETRNICA __________ SRIE DO ENSINO MDIO Turma 4000 Trabalho Trimestral de Fsica

TtulodoProjeto
NomeCompletodoPrimeiroAluno (num) NomeCompletodoSegudoAluno (num) NomeCompletodoTerceiroAluno (num) NomeCompletodoQuartoAluno (num) Prof. Luiz Andr Mtzenberg (orientador)
Novo Hamburgo, May de 13

TR Duas dcadas buscando excelncia. 1985-2005

SUMRIO

SUMRIO.............................................................................................................3 1 - INTRODUO...............................................................................................4 2 - FUNDAMENTAO TERICA.................................................................5 3 - DESENVOLVIMENTO.................................................................................6 4 - CONCLUSO.................................................................................................7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................8

1 - INTRODUO

Texto

Uma boa introduo explica o relatrio, faz com que a pessoa que vai ler trabalho compreenda o assunto que ser desenvolvido e saiba o que foi investigado pelo grupo. Na introduo importante definir o assunto da pesquisa e resumir o caminho seguido pelo grupo. A definio do assunto deve ser clara e objetiva, e poder ser seguida de uma delimitao que defina exatamente o objetivo que a pesquisa pretende alcanar e de uma justificativa que ressalte a importncia do estudo e explique os motivos que levaram a escolha desse assunto. O caminho seguido pelo grupo um resumo da metodologia empregada na pesquisa. O tamanho da introduo deve ser proporcional ao tamanho do trabalho, e importante evitar a incluso de observaes pessoais, no pertinentes pesquisa, mincias e detalhes e os resultados encontrados. Para um trabalho trimestral podemos sugerir que a introduo ocupe de 2% a 15% do relatrio.

2 - FUNDAMENTAO TERICA

Texto

A fundamentao terica parte central da pesquisa. Teoria e prtica so os extremos inseparveis da atividade cientfica. A Fundamentao pode ocupar de 20% at 75% do relatrio de um trabalho trimestral. Esta enorme variao na proporo de um trabalho ocorre em funo das enormes variaes que ocorrem nas caractersticas das pesquisas. A fundamentao terica deve ser pertinente a pesquisa. Evite resumir captulos de livros. Esta no a finalidade de uma fundamentao terica. Uma boa fundamentao apresenta os conceitos relevantes para a pesquisa e faz as conexes entre eles. A fundamentao terica tambm no uma lista de verbetes com explicaes. No basta dizer o que cada pea usada na montagem, tem que explicar a funo dela e como ela interage com as outras peas. Se por um lado importante cuidar para que na fundamentao terica no sejam descritas teorias que no so importantes para o experimento, devemos tambm estar atentos para que ela descreva todo o referencial necessrio para a compreenso do problema estudado. Usar bons livros, procurar pginas de Internet confiveis, de universidades, rgos oficiais ou recomendadas por pessoas que sabidamente conhecem o assunto que est sendo investigado um cuidado importante para escrever uma boa fundamentao terica, livre de erros conceituais. Evitar os erros de portugus tambm muito importante.

3 - DESENVOLVIMENTO

Texto

3.1 - Experimento
Texto

3.2 - Anlise dos dados


Texto

O desenvolvimento contm a parte prtica da pesquisa. Quanto sua importncia no relatrio, deve compar-la fundamentao terica, podendo ocupar tambm entre 20% e 75% do relatrio, dependendo do tamanho da fundamentao terica. Esquemas de montagem do experimento so encontrados na bibliografia e podem ser includos na fundamentao terica, mas dificilmente se pode implementa-los exatamente com o autor descreve. Os ajustes o experimento e adapta-lo as possibilidades do grupo faz parte do desenvolvimento. As medidas tambm fazem parte do desenvolvimento, explique como foram feitas as medidas, apresente as medidas ou os grficos e faa a anlise dos resultados. Depois de fazer a anlise dos resultados o grupo deve argumentar pela viabilidade da proposta apresentada no projeto, apontar melhorias que podem ser feitas ou explicar por que no foi possvel fazer a experincia, esta argumentao uma preparao para a concluso.

4 - CONCLUSO

Texto

A concluso faz contraponto introduo, seu tamanho tambm est entre 3% e 15%. A concluso deve ser pertinente introduo, ela deve esclarecer se o objetivo proposto foi alcanado ou no. Uma parte da concluso pode conter declaraes pessoais sobre a importncia do trabalho, mas no pode ser uma concluso somente com declaraes sobre o que o grupo achou do trabalho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1]

SOBRENOME, Nome do Autor. Ttulo do livro. n ed. Cidade: Editora. 2005. 000p.

As referncias bibliogrficas so indispensveis em um relatrio, seja ele com formatao de trabalho cientfico ou com formatao de artigo cientfico, e devem seguir normas pr-estabelecidas. Abaixo so apresentados modelos das referncias bibliogrficas mais comuns.

Livros com um autor: - SOBRENOME, Nome do Autor. Ttulo do livro. n ed. Cidade: Editora. 2005. 000p. Livros com dois ou trs autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor & SOBRENOME, Nome do Segundo Autor. Ttulo do livro. no ed. Cidade: Editora. 2005. 000p. Livros com mais que trs autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor... [et al.] Ttulo do livro. no ed. Cidade: Editora. 2005. 000p. Artigo com um autor: - SOBRENOME, Nome do Autor. Ttulo do Artigo. Nome da Revista. Cidade: v.vol, n.no, p.00-00. ms.2005. Artigo com dois ou trs autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor & SOBRENOME, Nome do Segundo Autor. Ttulo do artigo. Nome da Revista. Cidade: vol. no: p.00-00 ms.2005. Artigo com mais que trs autores: - SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor... [et al.]. Ttulo do artigo. Nome da Revista. Cidade: v.vol, n.no, p.00-00. ms.2005. Artigo de autor desconhecido: - TTULO do artigo. Nome da Revista. Cidade: v.vol, n.no,. p.00-00 ms.2005.

9 Trechos de uma obra, sem autoria especial: - SOBRENOME, Nome do(s) Autor(es). Ttulo do livro. no ed. Cidade: Editora. 2005. Especificao do trecho. Trecho de obra, com autoria prpria: - SOBRENOME, Nome do Autor. Ttulo do trecho. In: Referncia completa da obra Pgina da Internet: - SOBRENOME, Nome(s) do(s) Autor(es). Ttulo da pgina ou descrio. Disponvel em: <endereo_eletrnico_completo>. Acessado em: data do ltimo acesso. Consulta em Enciclopdia: - Nome a Enciclopdia. Verbete. no ed. Cidade: Editora. 2005. v.00, p.000-000. Participao em congressos, feiras, simpsios...: - NOME DO EVENTO. Nome do documento. Cidade: Organizador, ano. (evento como um todo)

S-ar putea să vă placă și