Sunteți pe pagina 1din 4

Alunos (as), fazer uma reflexo (individual ou em dupla) de uma pgina e meia sobre como a alegoria da caverna de Plato

ilustra os 4 graus do conhecimento. Entregar na primeira semana de abril.

Os 4 Graus do Conhecimento
INTRODUO Plato, pantesta, ensina que o conhecimento humano progride rumo Verdade numa escala ascendente, composta de quatro graus (Repblica, VI e VII). Estes quatro graus do conhecimento esto presentes em intelectuais de todos os tempos, passando por So Boaventura (Itinerrio da mente a Deus, 1259), por Spinoza (thica, II, 1675) e, recentemente, pelo filsofo francs Jacques Maritain (Os Degraus do Saber, 1932). O quarto grau, o do Intelecto Contemplativo, faz o homem alcanar o vrtice da existncia. So estas as faculdades humanas e estes os graus do conhecimento produzido: 1. representaes vulgares conhecimento do dia-a-dia 2. percepes dos sentidos conhecimento sensvel 3. razo conhecimento racional-cientfico 4. intelecto conhecimento supra-racional, contemplativo. As filosofias religiosas e as csmicas adotam o esquema platnico por inteiro. O Bom conhecido no quarto grau. l que a Verdade, o divino presente no mundo, se desnuda para a mente humana. As filosofias materialistas/racionalistas admitem somente os primeiros trs graus da escala platnica. Ilustraremos os graus do conhecimento a partir do Mito da Caverna, escrito por Plato exatamente para ilustrar tais graus.

O 1o e 2o grau do conhecimento: representaes vulgares do senso comum e percepes sensveis (caverna)


O primeiro grau do conhecimento consiste nas representaes vulgares do senso comum, propiciadas por uma capacidade cognitiva natural e instintiva do ser humano (vulgar no sentido tcnico de vulgus, que significa povo). Trata-se do conjunto das idias advindas da necessidade diria de sobrevivncia biolgica e social: comer, morar, famlia, trabalho, grupo, o papo do dia-dia, o discurso de feira e bar, o talk-show televisivo, a fala sem dono, o mexerico da rua, o murmrio enganador do se diz..., todos acham que..., ouvi dizer que.... Este grau oferece pouco conhecimento da Verdade e do Bom. O segundo grau o conhecimento sensvel, propiciado pelas percepes dos sentidos internos e externos, como quando vejo um fato, experimento o frio, sinto medo ou confiana, vivencio uma experincia, curto uma boa notcia. Os sentidos, todavia, costumam enganar, como quando o basto enfiado na gua aparece torto, mas no o . Este grau oferece um conhecimento ambguo da Verdade e do Bom.

Estes dois graus so representados na Alegoria da Caverna pelas conjecturas e percepes dos prisioneiros no fundo da gruta. O 1o e 2o grau de conhecimento produzem a doxa (opinio). A Opinio a causa de todos os males pessoais e sociais. Ela obedece paixo e ao interesse do momento, causando entre os homens a hybris: volubilidade, desunio, engano, prepotncia, guerra, irracionalidade poltico-social, injustia. Para o filsofo, a injustia social (hybris) ocorre porque os cidados vivem na opinio.

3o e 4 graus do conhecimento: razo e intelecto (fora da caverna)


O terceiro grau do conhecimento o conhecimento racional e cientfico, produzido pela Razo (dinoia em Plato). representado pelo prisioneiro liberto da caverna, o qual comea a ver as coisas como elas so em si mesmas. O que a razo? Ela uma faculdade cognitiva biolgica, que: 1) primeiro relaciona entre si as idias simples adquiridas na experincia ou leitura, 2) em seguida as compe em proposies, livros, discursos cientficos. Ela uma funo das clulas nervosas do crebro. Com sete notas musicais a razo cria cinquenta mil novas msicas anuais e com vinte e uma letras do alfabeto escreve milhes de livros. O quarto grau do conhecimento a contemplao intuitiva ou supra-racional, produzida pelo Intelecto (nos em Plato). representado pelo prisioneiro liberto que finalmente, aps muito custo, consegue contemplar o sol. O que o Intelecto? Ele uma faculdade cognitiva espiritual, posta no homem pela Divindade. A Bblia conta em imagem que Deus soprou em Ado e infundiu nele a sua prpria essncia, que a inteligncia contemplativa (em Aristteles, Deus Inteligncia Pura ou Intelecto Puro). Ado recebeu uma capacidade divina de entender. Tal capacidade divina, segundo as filosofias religiosas e csmico-espiritualistas, est em cada homem. O conhecimento intelectivo chama-se tambm contemplao, intuio intelectual, intuio metafsica, intuio teortica

Sugesto de Filme: Matrix (1999), de Andy e Larry Wachowski. Show de Truman (1998), de Peter Weir.

Alegoria da Caverna (Graus do Conhecimento)


(Plato, Repblica, livro VII. Traduo literal do grego de Antonio Marchionni)

Cena 1
caverna - mundo sensvel - DOXA 1o e 2o Grau do Conhecimento: 1) representaes vulgares, 2) percepes sensveis (Scrates) Compara a nossa natureza, no que concerne sabedoria e ignorncia, a esta cena. Imagina uns homens fechados numa caverna subterrnea. O ingresso, pelo qual entra a luz, largo como toda a largura da caverna. Aqui eles esto fechados desde a infncia, acorrentados nas pernas e no pescoo, para que fiquem parados e possam olhar somente para frente, impossibilitados pelas correntes de virar a cabea. A luz de um fogo arde atrs deles no alto e distante. Entre o fogo e os prisioneiros corre no alto uma estrada e, ao longo desta, foi feito um pequeno muro, semelhante aos tabiques sobre os quais os ilusionistas mostram os bonecos diante

do pblico. (Glauco) Vejo. Scrates) Agora imagina que, ao longo deste pequeno muro, alguns homens transportam utenslios de todo tipo, como estatuetas e imagens de animais em pedra ou madeira e todo tipo de objetos, os quais despontam por cima do muro. Como natural, alguns destes transportadores conversam, outros vo em silncio. (Glauco) Tu falas de coisas estranhas e de estranhos prisioneiros! (Scrates) Parecidos conosco. No achas que estes prisioneiros vem de si mesmos e dos outros nada mais que as sombras, refletidas pelo fogo na parede de fundo da caverna, diante deles? (Glauco) Como poderia ser diferente, se so obrigados a manter imvel a cabea durante toda a vida? (Scrates) E o que eles veriam dos objetos transportados? No a mesma coisa, isto , sombras? (Glauco) Certamente. (Scrates) E se eles estivessem em condio de conversar entre si, no achas que considerariam reais as sombras que esto vendo? (Glauco) Necessariamente. (Scrates) E o que aconteceria se a caverna tivesse um eco vindo da parede de fundo? Quando um dos transeuntes falasse, no pensas que, para os prisioneiros, quem fala no outra coisa seno as sombras em movimento? (Glauco) Claro, por Zeus! (Scrates) Em suma, sob todos os aspectos, eles acham que o verdadeiro no outra coisa seno as sombras dos objetos.

Cena 2
Libertao do prisioneiro (Scrates) Olha, agora, qual seria a libertao deles das correntes e da insensatez e v se no aconteceria a eles naturalmente o seguinte. Se algum deles fosse libertado e fosse obrigado subitamente a levantar-se, a virar o pescoo em volta, a caminhar e a olhar para a luz, certamente, ao fazer tudo isso, sentiria dor e tambm se sentiria incapaz, por causa do ofuscamento, de perceber aqueles objetos dos quais antes via as sombras. O que achas que ele responderia, se algum lhe dissesse que antes via aparncias, mas agora, mais prximo da realidade e voltado para realidades maiores, v melhor e mais diretamente? E o que ele responderia se algum, mostrando-lhe cada um dos objetos transeuntes e fazendo-lhe perguntas, o obrigasse a responder o que cada um deles ? No achas que ele ficaria confuso e consideraria as coisas, que via antes, mais verdadeiras do que aquelas que lhe so mostradas agora? E se aquele que libertou o prisioneiro o forasse a olhar a prpria luz, no achas que seus olhos doeriam e ele fugiria, retornando para os objetos que sabia reconhecer, considerando-os mais correspondentes realidade do que aqueles que lhe so mostrados? (Glauco) isto. (Scrates) E se aquele que o libertou o arrastasse da a fora pela subida spera e aclive, e no o soltasse antes de t-lo arrastado at a luz do sol, no achas que o prisioneiro ficaria aflito e indignado por ser arrastado? E no achas que este, aps ter chegado luz e com os olhos repletos de fulgor, estaria sem condio de distinguir algo em relao s coisas que agora chamamos verdadeiras? (Glauco) No poderia de uma vez s.

Cena 3
3o grau do Conhecimento - RAZO (mtodo discursivo) (Socrates) Ao contrrio, acho, ele precisaria habituar-se, para poder olhar as coisas no alto. No incio, ele distinguiria mais facilmente as sombras, depois distinguiria as imagens dos homens e das outras coisas refletidas nas guas, por ltimo veria as coisas como so em si mesmas. A partir da, de noite contemplaria as coisas que esto no cu e o prprio cu, admirando a luz dos astros e da lua, melhor que de dia o sol e a luz do sol. (Glauco) Como no?

Cena 4

4o grau do Conhecimento INTELECTO (mtodo contemplativo) (Scrates) Finalmente, creio, contemplaria o sol, no suas imagens nas guas ou em outra sede estranha, mas ele mesmo em seu prprio campo, podendo compreend-lo e contempl-lo tal qual . (Glauco) Necessariamente. (Scrates) E depois disto, ele j poderia argumentar, com relao ao sol, que este aquele que produz as estaes e os anos e governa todas as coisas no mundo visvel, e causa, num certo sentido, de todas aquelas coisas que eles viam. (Glauco) claro que, aps estas experincias, chegaria a tais concluses. (Scrates) Que mais? Lembrando-se da sua primeira morada e da pseudo-sabedoria de l e dos companheiros de priso de ento, no achas que ele se alegraria com a mudana e compadecerse-ia deles? (Glauco) Certamente. (Scrates) E se os prisioneiros na caverna costumavam receber uns dos outros honras e elogios e prmios quando algum deles conseguisse reconhecer mais agudamente as sombras que passavam e lembrasse melhor quais sombras passavam primeiro e quais por ltimo ou juntas, e, a partir da, acertasse melhor o que iria acontecer, parece-te que o prisioneiro libertado desejaria aquelas honrarias e invejaria as pessoas honradas e dominantes entre eles? No achas que aconteceria o que diz Homero, ou seja, que ele preferiria muito mais como campons sem bens servir a outro homem e sofrer qualquer coisa do que voltar a fazer aquelas conjeturas e viver daquele jeito? (Glauco) Parece-me que ele preferiria sofrer tudo a viver daquela maneira. Cena 5 Misso do intelectual: voltar a libertar os outros (Scrates) Considera tambm o seguinte. Se este homem libertado, voltando l embaixo, sentasse no mesmo lugar de antes, no ficariam seus olhos cheios de escurido, uma vez que ele chega repentinamente do sol? (Glauco) Certamente. (Scrates) E se ele tivesse que tomar de novo conhecimento daquelas sombras para uma porfia com aqueles eternos prisioneiros, e se a sua vista ficasse confusa antes que os olhos se restabelecessem e este tempo de adaptao no durasse pouco, no se tornaria, ele, objeto de riso? E no se diria dele que a subida para o alto estragou seus olhos e no vale a pena tentar ir l em cima? E se eles pudessem agarrar com as mos algum que tentasse libert-los e arrast-los para cima, para mat-lo, no o matariam? (Glauco) Com certeza absoluta!

Concluso: Explicao da Alegoria Mundo sensvel (priso) - ascese para o mundo inteligvel contemplao do BOM VERDADE (Scrates) Portanto, querido Glauco, deve-se aplicar esta imagem inteiramente s coisas que dissemos at aqui. O mundo sensvel, que se depara diante dos nossos olhos, deve ser comparado morada da priso. Se comparares a subida para cima e a descoberta das coisas de cima ascese da alma para o mundo inteligvel, no ests longe da minha convico, pois esta que tu queres ouvir. Deus sabe se esta a verdadeira. isto, portanto, o que me parece: no mundo inteligvel a ltima idia a idia do Bom, que se v a muito custo. Mas, uma vez contemplada, ela deve ser considerada como sendo certamente para todos a causa de todas as coisas retas e belas. No mundo visvel a idia do Bom geradora da luz e do senhor da luz, o sol. No mundo inteligvel ela a legtima doadora da verdade e da razo. ela que deve ver aquele que pretende agir sabiamente em pblico e em privado.

S-ar putea să vă placă și