Sunteți pe pagina 1din 22

O HESICASMO: A PRTICA DA ORAO NA ORTODOXIA RUSSA THE HESYCHASM: THE PRACTICE OF PRAYER IN RUSSIAN ORTHODOXY

Mauricio Loiacono Mestre em Cincias da Religio UPM mauloiacono@yahoo.com.br Resumo: O presente artigo pretende demonstrar uma das mais antigas prticas do Cristianismo Oriental, muito praticado ainda hoje por cristos do Oriente Mdio, Grcia e principalmente da Rssia, exemplificando ao mundo como ser ortodoxo e estar sempre atento s prticas crists. Assim sendo, a Orao Perptua ou Orao do Corao foi e ainda em algumas regies, no s da Rssia, mas tambm de outras regies do Leste Europeu uma prtica constante na qual o cristo ortodoxo daquelas paragens procura sua comunho pessoal com o Cristo, o mesmo Cristo que introduziu tal prtica espiritual quando se afastou para orar no deserto por quarenta dias e quarenta noites. Palavras-chave: Espiritualidade, Cristianismo Ortodoxo, Hesicasmo, Orao.

Abstract: This article aims to demonstrate one of the oldest practices of Eastern Christianity; much still practiced today by Christians in the Middle East, Greece and especially in Russia, illustrating the world as being orthodox and always be aware of Christian practices. Therefore, the Perpetual Prayer or Prayer of the Heart was and is still in some regions, not only in Russia but also in other parts of Eastern Europe a consistent practice in which the Orthodox Christian seeks his personal communion with Christ, himself who brought this spiritual practice when he moved away to pray in the desert for forty days and forty nights. Key-words: Spirituality, Orthodox Christianity, Hesychasm, Prayer.

1. DEFINIO Hesicasmo, do grego hesychia, que se traduz em paz e quietude, identifica a tradio milenar da atitude em se orar ininterruptamente. Meditao e orao na religiosidade crist, que teve incio entre os Padres do deserto no oriente, seguindo para os dias atuais. Fundamenta-se na busca em ser perfeito a partir da vida terrena, gerando um caminho ao estado de Deificao. Refora a vontade de uma comunho completa com Deus e em Deus. Uma prtica na qual o agir espiritual, ter uma sobreposio plena em relao a atividade corporal, tendo esta segunda um papel preparatrio no sentido de organizao da pessoa que, ir adentrar esta dimenso metafsica no uso da alma, e o corao como rgo controlador desse ato pleno no sagrado. A atitude em orar continuamente surge como fora reveladora, a qual insere a pessoa dentro de uma planificao de vazio intenso. No devemos, entretanto, similarizar esse vazio a um estado de desolao, mas sim de extrema bonana e contemplao mstica ainda que, em algumas vezes isso possa ocorrer de forma contrria, pois no devemos nos esquecer que uma ao originria no elemento humano, portanto, passvel de falhas. Evento de tal monta, o hesicasmo demonstra a grandiosidade imensurvel de Deus que, poder ser observada no homem que o pratica, seguindo preceitos no fortalecimento de uma idia de abandono, concretizada no Cristocentrismo, ou seja, todas suas necessidades sero absorvidas e providas pelo Cristo, no necessitando o hesicasta do bem profano que rege a humanidade em um consenso geral. 2. ORIGEM Conforme afirmao anterior, o Hesicasmo teve seu prembulo entre os Padres do deserto. uma corrente slida da Teologia do oriente, a qual se pode remontar a partir de Santo Anto (251 356), o qual viveu a maior parte de sua vida em estado eremtico, e considerado o Pai do Monaquismo Oriental. Ter um grande desenvolvimento em Dionsio (pseudo), o Areopagita, com destacado reconhecimento

na pessoa de Mximo, o Confessor (580-662), sendo este terceiro consagrado como o Pai da Teologia Bizantina. Anto, Dionsio, Mximo entre outros Padres do deserto, empreendem a doutrina da Deificao, a perseguio do estado perfeito em vida, em um momento que, a pessoa procura dar maior amplitude substncia divina, implcita em si como legado de Deus ao homem nos primrdios. No que toca a Anto, temos conhecimento de sua vida atravs das palavras de Atansio, Bispo de Alexandria que, teria conhecido pessoalmente o pai dos Monges, e concludo a sua biografia entre os anos de 356 e 366, logo aps sua morte, quando muitos de seus discpulos ainda estavam vivos. Em relao a isso, devemos explicar que houve um perodo que, Anto abandona a solido do deserto e passa a conviver com outros monges, tornando-se pai espiritual destes. Essa obra foi escrita a pedido dos monges ocidentais, at onde j chegara a fama do grande eremita. Esse personagem dos primrdios do hesicasmo notado pela sua austeridade e na prtica de sua ascese. Comenta-se de sua vitria sobre o demnio que, mantinha sobre o eremita constante tentao, porm sempre tendo um resultado infrutfero nestas investidas. Anto notabilizava-se tambm pela sua forma de aconselhamento, descritas em vrias sentenas, palavras estas que demonstravam o verdadeiro ideal de despojamento, para quem buscasse uma vida plena na espiritualidade, deste eremita retiramos a ttulo de exemplo, a seguinte sentena inserida na obra Palavras dos Antigos: Sentenas dos Padres do Deserto:
Um irmo que tinha renunciado ao mundo e distribudo seus bens pelos pobres, guardando um pouco para suas despesas pessoais, veio procurar o abade Anto. Informado disso, o ancio disse-lhe: Se quer ser monge, v a tal lugar, compre carne, cubra com ela seu corpo nu e volte aqui nesse atavio. Tendo o irmo assim feito, os cachorros e as aves dilaceraram seu corpo. De volta ao velho, este lhe perguntou se tinha seguido o seu conselho. Como o irmo lhe mostrasse o corpo inteiramente dilacerado, o santo Anto disse: Aqueles que renunciam ao mundo, querendo guardar riquezas, so dilacerados desta maneira pelos demnios que lhes fazem guerra. (COMBLIN; MASTERS; FERREIRA, 1985, p.19).

Em outro grande momento do hesicasmo, iremos encontrar Dionsio (pseudo), o Areopagita. Esse telogo oriental salienta-nos que, a pessoa ocupa uma posio excepcional, ao estar na misso de fazer-se semelhante a Deus.

Com Mximo e Joo Clmaco, teremos uma desenvoltura da teologia original, com adequaes do pensamento filosfico helnico. Compreendemos a teologia oriental, transfigurando-se em um carter de ordem abstracionista e subjetivista, antagonizando-se ao conceito cristo ocidental, o qual determinou-se na moldagem legalidade secularizada, em uma condio de ordem pragmtica. O hesicasmo ir refletir a orao constante, tambm sob denominaes como: orao mstica, orao de Jesus ou orao do corao, reveladora de um ardor em mistrio, ambientada nos cenbios desrticos, reproduo nostlgica do ideal dos primeiros Padres do deserto. O cenbio, em linha geral, apresentava-se como uma comunidade permeada em um estilo de vida pobre e austero, no qual seus habitantes: Os Padres e as Madres do deserto nos transmitiram suas mximas em apotegmas (ensinamentos ou sentenas). Apesar de verificarmos a presena feminina nessa condio mstica, no temos notcias relativas a sentenas registradas pelas mulheres, damos essa idia a partir da anlise dos seguintes escritos inerentes ao assunto como: A Pequena Filocalia e as Palavras dos Antigos, entre outros correlatos ao gnero. Radicalismo na prtica espiritual a tnica desses escritos deixados pelos cenobitas. Um conjunto de sentenas edificantes, que apesar de serem proclamadas num tempo que se desgastou por si prprio, so exemplares ao conturbado momento contemporneo. Nota-se que os orantes contnuos em verdade, no procuram a sombra da institucionalizao ou de bases arraigadas em uma sistematizao. Apenas perpetravamse fuga do mundo, e nesse exlio de auto-imposio, dedicaram-se a um aperfeioamento para alm do mundanismo do universo de matria. A isso, deu-se o nome de apatheia, o apartar-se do vcio secular, a corrupo entre a relao homemDeus. Fazendo meno a esses cenobitas, Segundo Galilea, no livro: A sabedoria dos Padres do deserto, informa-nos que:
(...) os Padres do deserto em particular, cultivavam uma espiritualidade basicamente crist. certo que em suas expresses e modalidades radicalizaram muitas virtudes e valores, mas para eles isso estava na lgica do batismo e, no de uma vida crist superior. Os padres e Virgens eremitas raras vezes eram

sacerdotes, nem pensavam em institucionalizar ou sistematizar sua maneira radical de viver para Deus. Essa maneira de ser cristo foi sempre apresentada pela patrstica primitiva como um segundo batismo, isto , como um segundo chamado converso, para viver as promessas batismais. (GALILEA, 1986, p.115-116).

Citamos, h pouco, nomes como Mximo, o Confessor e Joo Clmaco, homens que se aprofundaram, atravs de obras escritas, na explorao do processo de Deificao. Joo Clmaco (574-649), nos lega a sua Scala Paradigi, totalmente de carter asctico, nos relatando uma luta contra os defeitos espirituais em suas primeiras 23 passagens (degraus), fechando o escrito com as virtudes nos 7 ltimos degraus. Em verdade um manual de moral, onde suas mximas tendem a direcionar quem com ele toma contato a um repensar sobre sua vida, numa atitude reflexiva do que realmente valido para o viver. Obra incontestvel, que traz o prprio Evangelho de um estado literalmente inerte, para uma vibrao nos moldes do esprito crtico e edificante no que toca espiritualidade. Da Pequena Filocalia, temos a seguinte mensagem deixada por Clmaco, no degrau 21 de sua Scala:
todo medroso vaidoso, o que no quer dizer que todo intrpido seja um humilde; pois os malfeitores, os profanadores de sepulturas, comumente no so medrosos. Alguns lugares nos provocam medo: no hesiteis em ir at eles em plena noite. Se transigires a esse sentimento, por pouco que seja, ele envelhecer convosco. No caminho, armai-vos com orao; penetrando no lugar, estendei os braos e flagelai os inimigos com o Nome de Jesus. No existe no cu e na terra, arma que seja mais eficaz. (Degrau 21). (COMBLIN; MASTERS; FERREIRA, 1984. P.67).

3. SIMEO, O NOVO TELOGO Posteriormente, muitos absorveram essa inspirao do orar contnuo, e trouxeram para si, muitos discpulos que deram segmento a pratica da hesychia. Um dos mais notveis foi Simeo, o novo telogo (949 1022). Deste proeminente cenobita, sabemos que, seu nome de batismo era Jorge. Natural de Galate na Plafagnia, filho de distinta famlia, ocupando em sua mocidade alto posto como funcionrio na corte bizantina, at seguir para o mosteiro de Studios, ficando sob a orientao de Simeo, o piedoso de quem se tornou filho espiritual. Segue que se aprofundou radicalmente na orao contnua, tendo arroubos msticos, situao que causou certa apreenso entre os demais monges, os quais

acabaram por deslig-lo da comunidade. A partir da, foi viver no Mosteiro de So Mamede (So Mamas), onde se tornaria abade. Devemos salientar, entretanto, que no deixou jamais de orientar-se com seu pai espiritual em Studios, ou furtar-se aos seus conselhos. Sua severidade foi notria enquanto, orientador espiritual daquele mosteiro e, aps 15 anos, achando-se incompreendido, deixou o lugar indo habitar em um oratrio sob runas em Paloukas, e com a companhia de outros monges, formou um pequeno cenbio, terminando ali os seus dias, aps uma vida de sofrimento, mas, repleta na graa divina, uma vez que a orao mergulhada na sinceridade foi o seu sustentculo verdadeiro, fato este que lhe confere a denominao de telogo. S telogo quem ora - Evgrio Pntico (399). A mxima desse monge cabe inteiramente pessoa de Simeo. Fazemos essa afirmao, uma vez que, entendemos por telogo, um estudioso, um intrprete que acaba por criar conceitos em relao s coisas de Deus. Todavia, o personagem sobre o qual ora comentamos, em verdade dizia-se um iletrado, um ignorante. No um analfabeto, mas impotente, dentro de um consenso cultural, apesar disso no condizer a uma verdade cristalizada, mas sim em relao sua humildade, virtude peculiar de um verdadeiro praticante do hesicasmo. Nas sentenas deixadas pelo novo telogo, constantes na obra Orao Mstica, encontramos uma totalidade cristocntrica, fundamentada na apatheia, como podemos verificar no exemplo abaixo: Monge aquele que se preserva do mundo e se entretm continuamente a ss com Deus. Ele v, ama-o, visto e amado por ele. Iluminado de modo inefvel, torna-se luz. Glorificado, acha-se sempre mais pobre. ntimo, sente-se como um estranho. maravilha admirvel e inexprimvel! Minha riqueza infinita me faz indigente. Penso nada possuir quando tenho tanto! Digo: tenho sede, na superabundncia da gua. Quem me dar o que j tenho demais? Onde encontrarei aquele que vejo a cada dia? Como conseguirei aquele que j est em mim e est fora do mundo porque totalmente invisvel? - Quem tem ouvidos para ouvir oua e compreenda as palavras do iletrado. (hino 3) (COMBLIN; MASTERS; FERREIRA,1985, p.13-14)

A cristocentricidade e a apatheia, em verdade, determinam um reducionismo no qual o homem experimenta o desvencilhamento de desejos materializados, os quais podem at sugerir ideal de riqueza em seu aspecto profano porm, pobre em seu conceito pois, pode ela ser consumida pelas aes da cronologia comum, por outro lado, ter conhecimento da riqueza duradoura no tempo do Creador, (termo aplicado somente a Deus, porque o ato de crear, sugere a configurao de elementos a partir do nada, ou seja, somente Ele, tem esse privilgio. J o homem criador, pois a ele foi dado o poder de criar a partir de algo j existente, creao de outrora, em perodo inimaginvel pela conscincia comum.) ( o grifo nosso) As obras de Simeo, o novo telogo, so repletas de citaes bblicas anexas a tradio oriental e, nota-se nelas tambm a influncia da Patrstica grega. A mensagem de Simeo, alm do cristocentrismo nela implcito, apoiada pelo pneuma na santificao e na divinizao do batismo. No Oriente, Simeo considerado um homem de Deus em cujo conjunto da obra escrita, toda ela basicamente originria em sua experincia pessoal, na intimidade com o Pai, acabaram por coloc-lo entre os sucessores de Joo Evangelista e Gregrio de Nazianzo. 4. OS DESERTOS O deserto, no que se refere ao hesicasmo, um dos fundamentos principais para a prtica da intimizao com Deus. A bucolicidade dessas regies, onde impera a solido, leva o monge transcendncia para seu prprio interior. Ao permanecer no deserto, o hesicasta ter a plena condio de meditar em esprito, pois ficar desgarrado do mundanismo imperativo no mundo citadino, ouvindo sua voz que emana da alma, para alm de uma razo limitada pelo consciente, fugindo a viso das alegorias passageiras. Davi em um trabalho denominado, O Deserto Interior, sugere-nos o seguinte:
Ao interiorizar o deserto, o prprio homem se torna deserto. A terra deserta, por si mesma, j destituda de ornamento, e o homem se desnuda da criao. A abertura atravs do deserto poder realizar-se a fim de ultrapassar o Deus face criatura e, com isso atingir Aquele do qual no possvel nem sequer murmurar Alguma coisa e no qual a alma se mantm nativa. ( DAVI, 1985, p.128)

No devemos deixar de mencionar as dificuldades que existem para o cumprimento de tal prtica, e o processo de tentaes s quais o hesicasta exposto; mas, se estiver disposto a manter-se na retido que se auto props quando de sua renncia vida passada, poder atingir o objetivo de estar verdadeiramente mirando a Face indizvel, no s num estado de olhar, e sim praticamente, amalgamar-e essncia divina. Os desertos do Egito, Sria e Palestina, so sempre citados ao falarmos do abandono feito pelos hesicastas. Compreendidos como caminhos para o deserto interior. Dentro da tradio crist, conforme comentrios de Leloup, em seu Deserto Desertos, nos proporcionam trs formas de experincia:
O deserto como fuga do mundo, como o lugar do combate e da luta corpo a corpo com o demnio: o deserto dos ascetas. O deserto como fuga para os braos de algum, lugar de encontro e das npcias com o absoluto: o deserto dos msticos. O deserto como experincia do nada e da vacuidade (vaidade) de todas as coisas, lugar de lucidez onde todos os entes sensveis e inteligveis se revelam na sua impermanncia; o deserto dos metafsicos. (LELOUP, 1998, p.29)

No devemos, todavia, procurar entender essas trs realidades de maneira separada, e sim encar-las na sua simultaneidade ou na complementao uma da outra. So estgios de uma transformao, que remetem ao vivente nessa bela desolao, um estado de purificao plena, indicando uma abertura das correntes que o prendiam nas algemas do desconhecimento. Isso acaba ento por remontar os primrdios que cristalizam sua real origem: Filho de um Deus que no cessa de ger-lo. (Idem, ibidem, p.29). No deserto, o asceta morre para o mundo. Esta morte ocorre em corpo e esprito. O corpo deve deixar de reagir normalmente necessidades da carne, conforme j estivemos falando anteriormente, deve ter domnio sobre a sede, a fome, a fadiga e o sono. Esta morte do corpo ocorre dentro da meta de se criar um novo corpo. o estado constante da aphateia. Uma ausncia total de sensibilidade, transmutando-se para uma condio de impassibilidade, apatia, clera, ao medo, aos desejos, em total excluso aos do universo emocional, no mais vivendo sob as ordens do corao. Em relao a isso, buscamos uma explicao sucinta em Macrio, atravs de um questionamento feito por este monge, que retiramos do trabalho de La Carriere, Padres do Deserto: Homens embriagados de Deus: (...) um sepulcro (o corao). Quando o prncipe do mal e seus anjos moram nele, e as potncias de sat passeiam em vosso esprito e em vossos pensamentos, no estais mortos para Deus? (LA CARRIERE, 1996, p. 244)

O corao o cofre das emoes, l elas se regeneram e se fortalecem, indo diretamente, contra a retido pretendida pelo homem em relao a Deus. Existe ento a necessidade de recusa a tais emoes e, direcionar o rgo vital, para outro segmento que, o torne favorvel atitude de resignao, tirando-o da condio de canalizador ao pecado. Afirmamos que, o deserto o habitat natural do Eremita e dos cenobitas, pois uma vez que, tanto uma como a outra dessas situaes de retiro, fosse na solido da pessoa consigo mesma, ou em um grupo monstico, seria-lhes impossvel adentrar a essa elevao se, no compartilhassem da imensido vazia, que revela seu espao para o recebimento do Amor Indescritvel, para alm da v experincia humana. Recorrendo outra vez a obra de Leloup, evidenciamos a belssima passagem:
Chega-se ao deserto no dia em que se descobre que ele sempre esteve ali. O que nos escondia o deserto? Um certo conforto. Um certo esquecimento. Mas l estava ele fiel, tenaz. Havia apenas iluses. A perder Algumas honrarias Descobre-se a si mesmo No dia em que se descobre Como tendo sido descoberto... O rei sempre estava nu Debaixo das armaduras. (1998, p.68)

No compreendam essa abnegao como uma troca fcil, pois o prncipe do mal, conforme muitos testemunhos dos ascetas, estava vigilante a estas atitudes. Citamos ao falar de Anto, que ele havia sido tentado muitas vezes pelo demnio, mas por ser um homem de tmpera, firme na sua proposta, soube imitar Cristo e livrou-se da investida do mal. Ao fazer isso, o Pai dos Monges forjou sua prpria identidade, tal qual Moiss e Maom, tal qual Jesus Cristo, que aps seu despojo enquanto estava no deserto soube derrotar o maligno e partir para sua misso redentora.

Em outros o mesmo no acontece. Sente-se em alguns que procuram o deserto, o no alcanar o seu prprio deserto, pois no limiar desta caminhada pela bela desolao, so compelidos ao retrocesso, um estado saudoso apodera -se do pseudoasceta, fazendo com que perca seu trajeto. O termo grego para designar essa recada sob forma de saudosismo matria denomina-se lup, um estado de tristeza e frustrao. Em seus Escritos sobre o hesicasmo, Jean Ives Leloup, faz a seguinte reflexo no tocante ao assunto:
A tristeza visita o monge quando sua memria lhe apresenta os bens ou prazeres que ele abandonou voluntariamente como sendo de novo desejveis... Ele sonha com uma casa, uma famlia, sonha principalmente em ser reconhecido e ser amado... O espao da carncia o prprio espao do deserto para o qual ele se retirou. Mas, como algumas vezes a carncia muito grande e o deserto muito rido, no estaria o monge correndo o risco de perder sua humanidade? Ele veio buscar alegria e encontrou a cruz. (LELOUP, 2004, p.65)

Isso demonstra que a prtica no algo fcil, mesmo com os exemplos a partir de mximas retiradas do Evangelho, ou mesmo sob a orientao espiritual de um monge que guarde maior experincia nessa forma de orao. Para atingir o resultado desejado, a persistncia torna-se pea fundamental. necessrio ser adulto. Ou seja, assumir a carncia que ir se interpor entre o ideal de deificao e aquele que busca este estado, saber compreend-la e posteriormente, deixa-la uma vez que, na plenitude de seu deserto intimo, ela no mais existir. Dessa situao, deve-se retirar o que positivo, porque a frustrao na ordem material, que muito se revela tambm no afetivo, poder nos conduzir ao infinito que s o Infinito pode preencher. Fizeste-nos para Ti, Senhor, e nosso corao no repousar seno em Ti (Santo Agostinho). 5. OUTROS TRAJETOS DO HESICASMO 5.1. O Monte Athos O mtodo do hesicasmo, no ficou permeado entre os Padres do Deserto apenas, seja na condio eremtica ou cenobtica. A orao continua renasce com fora em outras localidades, para fora do Egito, Sria e Palestina, as quais, o ambiente proporciona condies favorveis a quem estiver pretendendo fugir do mundo,

encontrar o seu deserto interior e conviver em intimidade com Deus, chegando no estgio de Deificao. Inicialmente, falaremos sobre o Monte Athos. Ponto alto de uma quase ilha de 60 Km de cumprimento e 10 km de largura situada no mar Egeu, desde o sculo X um importante centro religioso da Igreja Ortodoxa. A maior parte dessa quase ilha constituda por colinas revestidas de florestas, enquanto no litoral foram construdos altos mosteiros fortificados, no meio dos quais se encontra o Katholicon, a igreja principal, vermelha, diz-se , como o sangue dos mrtires. No cume do monte ergue-se a capela da Transfigurao. Conhecida como montanha santa, uma das ltimas colnias monsticas do Oriente Cristo. Constitui uma repblica de monges, que depende da jurisdio cannica do Patriarcado de Constantinopla, sob a proteo poltica da Grcia e onde os representantes de vinte mosteiros autnomos formam a comunidade santa. Vedado a toda presena feminina, favorecem a sublimao mstica do amor e do nascimento do homem para a eternidade. Eremitas comearam a instalar-se no promontrio antes de 850, sob a direo espiritual de um Protos. Em 963, o monge Atansio, de Trebizonda, auxiliado pelo imperador Nicforo II Focas funda o primeiro mosteiro, a Grande Lavra, segundo a regra de So Baslio. Saqueado pelos cruzados (1204) e pelos catales (1307). Durante o domnio turco, a comunidade passa a manifestar certo declnio intelectual. Pode porm salvaguardar sua autonomia atravs do pagamento de tributos. Durante o sculo XIX, e at a revoluo de 1917, o monaquismo russo que domina a montanha santa. Conta atualmente com apenas 1300 monges, contra 7000 em 1912 e 15000 no sc. IV. Devido orientao cada vez mais terrena e social do cristianismo, o monaquismo atonita, ligado a uma sociedade tradicional e agrria, refugia-se na contemplao escatolgica. O monaquismo atonita puramente contemplativo, atado ao trabalho manual. A tradio hesicasta persiste com fora na montanha, mas devemos compreender que no uma prtica comum a todos os monges, a via da unio silenciosa com Deus, praticada apenas por alguns monges ainda ligados ao ideal eremtico, que se unem sob a orientao de um mestre espiritual livremente escolhido. Ainda que na atualidade, o

hesicasmo no seja prtica comum entre todos os monges atonitas, a montanha sagrada figura entre um dos mais importantes centros de orao contnua. Em relao ao hesicasmo atonita, Jean Ives Leloup, remete-nos para a dcada de sessenta no sculo XX, destacando que praticamente nada mudou nesse ato pela busca da deificao, e na obra de sua autoria: Escritos sobre o Hesicasmo, anteriormente citada, relata-nos no prembulo do livro o mtodo de orar continuamente segundo o ensinamento de um Padre, conhecido por Serafim. Uma metodologia fundamentada em uma pedagogia ressonante na dureza, que exige de seu praticante um grande esforo fsico. Meditar como uma montanha:
Assentar-se como uma montanha, isso quer dizer tomar peso: estar carregado de presena (...) permanecer assim imvel, de pernas cruzadas, a bacia mais alta que os joelhos (...) estar sentado em uma montanha ter a eternidade diante de si, atitude correta para quem quer entrar na meditao: saber que ele tem a eternidade atrs, dentro e diante dele. Antes de construir uma igreja era preciso ser Pedra, e sobre esta pedra (esta solidez imperturbvel da rocha) Deus podia muito bem construir sua igreja e fazer do corpo do ser humano seu templo. (Op. Cit. p.13-14)

Essa a introduo de uma srie de meditaes, como: meditar como uma papoula, meditar como o oceano, meditar como um pssaro e meditar como Abrao. Uma srie de exerccios que vo preparando o monge um sentido em que ele culminar fazendo a meditao como fez Jesus. Conforme Leloup, ainda ao citar o Padre atonita Serafim, nos explicado que no meditar como Jesus, a pessoa deve se desligar de toda forma de sentimento ruim, que possa interferir negativamente na prtica, demonstrar o amor incondicional ao inimigo, dar-se de forma total ao seu prximo, no importando quem .
De noite ele (Jesus) se retirava em segredo para orar e murmurava, como uma criana Abba, que quer dizer papai... isto pode parecer um tanto irrisrio, chamar de papai o Deus transcendente, infinito, inominvel, alm e acima de tudo! quase ridculo, e no entanto era a orao de Jesus, e nesta simples palavra tudo era dito. O cu e a terra se tornam assombrosamente prximos, Deus e os humanos fazem um s... Talvez fosse preciso ter ouvido o filho chamar papai no meio da noite para compreender isto... Mas hoje essas relaes intimas de um pai e de uma me com seu filho talvez no queiram dizer mais nada (...) por isso (continua Serafim) que prefiro que prefiro no dizer nada, no usar nenhuma imagem e esperar que o Esprito Santo faa brotar em voc os sentimentos e o conhecimento de Cristo Jesus, e que este abba no venha s dos lbios, mas do fundo do corao Quando chegar esse dia, voc comear a aprender o que a orao e a meditao dos hesicastas. (Ibid., p.27).

Essas passagens correlatas s pginas iniciais da obra de Leloup, reforam mais uma vez o abandono, o encontro do deserto interior, onde um amplexo entre o hesicasta e Deus se faz acontecer. Revelando que nesse adentramento ao deserto pessoal, em verdade deixar um deserto esprio, onde a pessoa tem sede, mas nunca pode beber a gua que se encontra na fonte da sabedoria divina, pois essa fonte no est jamais onde reina o Baal do plasticismo, antagnico verdadeira essncia de Deus. 5.2. A RSSIA O Cristianismo entre os russos, conforme relatos, teve inicio com a ao do Apstolo Andr desde o primeiro sculo, relata-nos ainda a histria que no sculo IV, existiam vrias dioceses na Rssia meridional. No sculo X, aps o rduo trabalho evangelizador dos Padres Constantinopolitanos, Cirilo e Metdio, a Rssia verdadeiramente uma nao plena no cristianismo. Um cristianismo que no foi derrotado nem com a revoluo socialista de 1917, que sobreviveu ainda que a duras penas, durante todo o regime desenvolvido pelo governo sovitico, at o final deste na dcada de 90 no sculo passado. Podemos ento considerar o hesicasmo entre os russos, como um dos mais importantes elementos dentro da espiritualidade crist, o qual gerou uma importante obra literria que junto com a Pequena Filocalia, pode ser compreendido como um clssico sobre a orao contnua naquela regio eslava: O peregrino Russo. Tambm conhecido como Relatos de um Peregrino Russo, este livro de origem apcrifa, pois nunca se soube o nome do autor, mas uma obra impar que nos insere f do povo russo e sua ligao com os mistrios. Prendendo-nos ainda um pouco mais sobre esta obra que, poderemos chamar O manual Russo do Hesicasmo (as aspas e esse outro ttulo so nossos), sua trajetria pode ter se iniciado no Monte Athos, escrito por um monge russo que por l habitava, cujo nome no sabemos, e que mais tarde esse texto teria chegado s mos de Padre Paisius, abade do Mosteiro de So Miguel Arcanjo na cidade russa de Kazan que, teria feito uma cpia do texto atonita e a partir da, sido atravs dos tempos publicado em diversas lnguas, fato este que no alterou sob forma alguma o carter dos escritos no que toca a sua autenticidade. Estas informaes foram colhidas de acordo com o prefcio de uma edio de 1844.

Fundamentados em uma edio brasileira da obra, notamos as atitudes do personagem, que seria um campons na faixa de 33 anos, dedicando sua vida peregrinao na constncia da orao perptua, tendo como companheiros dois livros: A Bblia e a coletnea Patrstica conhecida por Filocalia. Seguindo a tradio hesicasta nesse constante peregrinar, o autor nos coloca em contato com paisagens e personagens junto aos quais, o peregrino trava conversaes e, proclama a espiritualidade crist, e muitas vezes nesses encontros acaba por retirar lies que iluminam ainda mais seu viver e a misso que nele inseriu-se: A busca da deificao em vida.
ao redor a terra russa, plancie imensa a perder de vista, florestas desertas, hospedarias beira das estradas, igrejinhas pintadas de novo, com sinos que cintilam. Entretanto, o campons no se detm jamais para descrever as aparncias sensveis. Cristo Ortodoxo, ele est a procura da perfeio, sua preocupao o absoluto. (COMBLIN; MASTERS; FERREIRA, 1985, p.7)

A no preocupao com o meio geogrfico e o que nele se insere, est de acordo com a prtica hesicasta , refletindo a Apatheia uma vez que o personagem verifica-se imerso em seu deserto pessoal e, para ele toda composio de matria ao seu redor, no tem qualquer significao. consciente que todo o cenrio do mundo pode desvi-lo de seu trajeto mstico, ainda que esteja em um plano material. Sabe tambm que, por ser humano passvel de revogar a virtude aptica destruindo o que vem alcanando nessa caminhada. Teme perder a Deus, com quem se encontra em seu deserto intimo.
Pela graa de Deus, sou homem e cristo; pelas aes, grande pecador; por estado peregrino sem abrigo, da mais baixa condio, sempre vagando de du em du. De meu tenho s costas uma sacola de po sco, na minha camisa a santa bblia, e eis tudo. (Idem, p.13)

O peregrino deixou tudo, baseando-se na leitura da Epstola aos tessalonicenses, na passagem que diz: Orai sem cessar, questionando-se sobre esta possibilidade de orar todo o tempo com o esprito, pois as atividades profanas, ligadas ao trabalho no permitiriam tal ocorrncia, que foge orao tradicional. Procurou as respostas para tal dvida e no a encontrou prontamente. Ser em um pequeno livro que lhe foi ofertado, que comea a ter suas dvidas sanadas. O livro em questo era da autoria de So Dimitri de Rostov (1651-1709) denominado: A instruo espiritual do homem interior. Este

santo tambm responsvel pelo menlogo russo: calendrio litrgico que contm a vida dos santos na ordem de suas festas.

Nesse contexto, o peregrino passa a conviver entre monges que lhe apresentam a Filocalia, e na leitura desse livro, toma contato com as passagens de Simeo, o novo telogo e seus exerccios de pacincia:
permanece sentado no silncio e na solido, inclina a cabea, fecha os olhos; respira mais devagar, olha, pela imaginao, para o interior de teu corao, concentra tua inteligncia, isto , teu pensamento, da tua cabea para teu corao. Dize ao respirar: Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim, em voz baixa ou simplesmente em esprito. Esfora-te para afastar todos os pensamentos, s paciente e repete muitas vezes esse exerccio. (Idem, p.23)

Auxiliado por um monge, l outras passagens da Filocalia, e passa a compreenso dos apotegmas constantes nesse livro. O monge em questo, o orientador espiritual do peregrino. Conforme os hesicastas, imprescindvel principalmente na modernidade, que quem se propuser prtica da orao do corao, tenha um orientador nesse sentido, pois se no houver um controle harmnico entre corpo e esprito, pode o praticante chegar s raias da loucura. Se o praticante no inicio do exerccio, no quiser o orientador, pode apegar-se na orientao dos Evangelhos. Todavia, os Padres hesicastas sempre afirmam que, o meio mais seguro ao nefito, ter a orientao de um guia j experiente na prtica. Michel Evdokimov, autor de clebres obras a respeito da ortodoxia, em seu Peregrinos Russos e Andarilhos, fala-nos sobre o ato de recitao da orao mstica:
Confortado pelo conselho do staretz, o peregrino se submete grande ascese hesicasta,comeando a recitar todos os dia 3000 invocaes ao Senhor Jesus Cristo, e aumentando progressivamente a dose medida de suas capacidades espirituais e psquicas, at atingir a marca de 6.000 e 12.000 invocaes, para finalmente deixar de contar, pois a orao de Jesus entrara nele, associada respirao e aos batimentos cardacos. Desaparecem na pessoa a disperso da ateno e o saltitar de um estado emotivo para outro. luz serena do nome de Jesus o ser recompe sua unidade, e na herica empreitada da orao perptua, recupera paradoxalmente a verdadeira liberdade. (EVDOKIMOV, 1990, p.168)

Evidentemente, o peregrino consegue o desprendimento necessrio e torna-se um verdadeiro orante contnuo, pois a mxima desse tipo de orao mstica conseguir faz-la vinte e quatro horas por dia, tendo nas batidas do corao, o ritmo da formula que h pouco expusemos, na citao de Simeo, o novo telogo. O peregrino russo ento, um smbolo da orao constante, pois visa demonstrar como um homem comum pode deixar todo o falso brilho e capturar dentro de sua

pessoa a substncia divina e mold-la no sentido de ampliao da mesma. Acreditamos que toda pessoa que resolver aderir a esta praticidade hesicstica, deve ter em mos essa obra, sempre acompanhada da Bblia e da Filocalia, e de um orientador espiritual. Elisabeth Behr-Siegel, autora de importante obra sobre a orao e deificao na Igreja Russa, nos d nesta um importante relato sobre o assunto demonstrando passos, para um estado de perfeio em vida, ambientando essa situao dentro de uma mstica desenvolvida na religiosidade que emana dessa Igreja. A igreja que vai da estrutura concreta e institucional, a qual ir apresentar muitas falhas no transcorrer de sua histria para a figura humana, o verdadeiro templo da Trindade. Constantes so suas citaes de grandes romancistas russos, que impem s suas obras literrias, muito da mstica religiosa, contrastando-a com a problematizao do povo em relao ao seu cotidiano, originria no perecvel. O horror da misria humana. E, sobre isso, destaca-se a santidade dos hesicastas, que se elevam para cima de tudo isso, sendo inclusive perseguidos pela igreja institucional contaminada pela sua cumplicidade junto aristocracia. Uma igreja que rejeitou as prticas espirituais, pois havia perdido o parmetro de sua misso junto ao homem, sublevando-se contra o modo de vida pelo qual passou o prprio Cristo. Na sua concepo, a igreja russa via na santidade dos staretz, e dos demais hesicastas, um contra senso realidade que permeava de benefcios materiais a minoria abenoando a misria camponesa, condutora desses benefcios senhoriais. Ao citar sobre a santidade monstica, Behr-Siegel nos exemplifica o seguinte, em uma passagem de certo modo longa, porm adequada sobre o que ora desenvolvemos neste escrito, citando sobre um grande hesicasta perseguido no sculo XVIII, o Starets Paisius Velitchkovsky, e o movimento espiritual desencadeado na Rssia que passou a existir graas a este personagem importante do monaquismo eslavo. Esta passagem retirada do captulo VIII, Os starets dos sculos XVIII e XIX, da obra denominada Orao e Santidade na Igreja Russa, explica-nos o seguinte:
De um desses perseguidos do sculo XVIII, o starets Paisius Velitchkovsky, partiu o grande movimento espiritual que, no sculo XIX, desaguou numa nova florao de santos monges, os starets dos mosteiros de Optima e de Sarov, o mais clebre dos quais so Serafim Sarov. A santidade desses homens (...) na realidade, fruto de trabalho espiritual oculto que continuou mesmo nas pocas em que a Igreja oficial ignorou ou perseguiu os starets. Por entre as piores aberraes podia-se encontrar aqui e ali um eremitrio silvestre ou uma

cela de recluso na qual a orao no se calava. E at nas cidades, entre os leigos, no s nas cidades perdidas da provncia, mas tambm nas capitais, no meio do rudo da civilizao, os loucos por Cristo, os simples, os peregrinos os bem-aventurados continuavam seu caminho, realizando a faanha espiritual do amor. Um testemunho dessa vida secreta, oculta aos olhos dos estranhos, so os Rcits d n plerin son pre spirituel, que descrevem a vida de um desses simples que pratica a orao de Jesus, errando atravs dos campos e das estepes da Rssia e da Sibria.(BEHR SIEGEL, 1993, p.131-132)

Com relao ao hesicasmo entre os russos, temos notcias da sua prtica at a ocorrncia da revoluo socialista em 1917. Com o fechamento da unio sovitica, bem como as mudanas de ordem religiosa por l ocorridas aps a implantao do regime marxista leninista, no tivemos mais informaes sobre este aspecto mstico do cristianismo. Possivelmente a prtica manteve sua durabilidade, mas isso fica em um plano questionvel, sob hipteses de difcil compropabilidade, devido s alteraes da mentalidade poltica naquela regio que durou at o inicio dos anos 90 no sculo XX. 6. A FORMULAO DA PRTICA HESICASTA OU ORAO DE JESUS Ao falarmos sobre a prtica hesicasta entre os monges atonitas, dando destaque ao Padre Serafim, percebemos que aquele diretor espiritual impe aos nefitos um enorme sacrifcio no que refere-se ao controle do corpo, no sentido em que este consiga ficar num estado de tranqilidade. Na verdade a tcnica de Serafim, uma das muitas que levam orao de Jesus, mas devemos entende-la como uma das mais severas, e necessariamente no precisa ser desta forma. A importncia do ato est em conseguir chegar a orar continuamente sem usar os lbios propriamente, apenas o corao. A frmula desta orao a mais simples possvel; Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim. Muitos adicionam o termo pecador, porm, esse no parece ser de todo essencial na tradio do hesicasmo, entretanto, no existe qualquer impedimento na adio deste vocbulo, que assim transforma a sentena, Senhor Jesus Cristo Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador. Essa adio pode ser considerada desnecessria, visto o fato de todos sermos pecadores, portanto com o acrscimo do termo, estamos apenas confirmando um estado do qual estamos com a praticidade da orao contnua, tentando nos livrar.

A partir daqui, recorreremos a uma importante obra escrita por um ocidental, o jesuta Mariano Bellester, no sentido de implantarmos algumas pistas de como concretizarmos essa prtica contnua:
Pronncia vocal. imprescindvel que a Orao de Jesus seja pronunciada com os lbios, sobretudo no princpio. Os orientais do grande importncia ao prprio som das palavras e aos efeitos que este som se transforma, ento, em vibrao espiritual. Observemos, contudo que a pronncia vocal recomendada antes de mais nada ao comear a praticar o mtodo. O que se comeou pronunciando com os lbios poder converter-se mais adiante em som interior (BALLESTER,1993, p. 98)

Essa invocao um preambulo do caminho espiritual ou seja, reconhece-se como um engatinhar do nefito ao hesicasmo. Uma movimentao para o Nome de Jesus, no apenas sob a orientao de um diretor mas sim, sob o paradigma iluminador do Espirito Santo (pneuma), porque assim esse chamado ser em ns uma derivao de nosso prprio espirito. Um monge annimo da Igreja Oriental, no tangente ao nome de Jesus, em uma obra de sua autoria, a invocao do nome de Jesus, na qual constam apotegmas, todos eles condizentes a nomenclatura do Deus Homem, vem nos explicar o seguinte em uma dessas sentenas, a de nmero 17:
No h um sinal infalvel de que somos chamados ao caminho do Nome. Pode haver, entretanto, alguns indcios desta vocao que devemos considerar com humildade e cuidado. Se nos sentimos impelidos invocao do Nome, se esta prtica produz em ns um aumento de caridade, pureza, obedincia e paz; se o uso de outras oraes est tornando-se um pouco difcil, podemos concluir, no sem razo que o caminho do Nome est aberto a ns. (COMBLIN; MESTERS; FERREIRA, 1984, p. 37)

A soberba pode enganar! Ou seja, no devemos nos ludibriar por um falso chamado. Para efetuarmos esta invocao, projetando o seu objetivo final que ocorre inteiramente em nosso espirito, devemos estar repletos da luz que emana das bencies mencionadas no apfotegma, mais uma vez temos a revelao da apatheia ou seja, se ainda tivermos ranos oriundos ao mundanismo material, estaremos cometendo um erro, o qual impedir de que se atinja a comunho pretendida com Deus. O repetir da frmula, tornar-se- um mantra sem fundamentos, preso meramente ao campo da racionalidade. Em verdade, no estaremos inseridos no deserto interior, e sim numa dimenso criada dentro da nossa razo. Nisto vemos ento a importncia da abdicao de tudo o que palpvel e atuante como agente inibidor da imaculao da alma.

Se pensarmos bem, o mtodo exposto por Serafim de Athos, apesar de causar a fadiga do praticante na diversidade de fases em que se apresenta, pode muito bem funcionar como fora de lapidao da pessoa, a fim que ela realmente se aparte das tentaes do sculo, tendo a oportunidade de caminhar em seu deserto interior, atravs da magna pureza em seu ato de orar criando nessa dimenso, seu to almejado encontro. A orao contnua, que invoca incessantemente o nome de Jesus, embalada no ritmo respiratrio do profano:
Descoberta do prprio ritmo. Os hesicastas convidam a pessoa a unir a pronuncia do nome de Jesus ao ritmo de sua respirao. Tudo isto, no comeo, pode produzir leve sensao de artificialidade ou de aborrecimento. Bastaro alguns dias de prtica para desaparece resta sensao. O que acontecer que a conscincia demasiado reflexa de respirao ir desaparecendo com a freqncia das repeties. Ento, o ritmo deixar de ser forado, embora esta certa violncia s tenha ocorrido em nvel muito sutil da personalidade. Aps haver desaparecido toda espcie de tenso, pode-se dizer que se respira natural e tranqilamente o nome de Jesus. Esta a descoberta do ritmo pessoal da Orao de Jesus, que cada um deve fazer por si mesmo e que s a prtica pode revelar. (BALLESTER,1993, p.98-99)

Fechando essa parte relativa ao mtodo da orao do corao, nos prenderemos ainda em Ballester, onde ele nos fala sobre a Disciplina diria. Toda atividade provm de um regramento e, o hesicasmo, como percebemos, no se distancia disso. imanente de um exerccio dirio, uma retido que exige, a todo momento, uma concentrao que dissipa do hesicasta todo o cenrio ao seu redor, fazendo vislumbrar uma nova realidade no plano metafsico. Interessante que essa atitude de apatia, perceptvel tambm nos iniciados da Ordem Rosa-Cruz e na Maonaria, em seus rituais de passagem inerentes a troca de graus, onde a pessoa abandona todo o profano que envolve sua vida, seguindo em peregrinao para a vida espiritual na sua pureza. Na maonaria, so exatamente trinta e trs graus, situao que evidentemente liga-se a tradio sinata de Joo Clmaco, e sua Scala (escada), que j tivemos oportunidade de falar anteriormente. Compreendemos isso como ao

arquetpica, no tocante a doao de si mesmo para Deus. Isto ponto constante nessas duas ordens hermticas, em todo seu conjunto ritualstico:
A Disciplina Diria. Certa disciplina e certa ordem dirias nas repeties das frmulas so tambm indispensveis na verdadeira Orao de Jesus. Repetirei, entretanto, que esta condio como a anterior, s necessria quando a Orao de Jesus se converte em centro de toda a vida espiritual. (Idem, p. 99-100)

Num sentido de confirmao ao que dissemos em relao a sinceridade de se envolver na orao hesicasta, preciso abraar essa idia de ampliar o conceito do

Todo em nosso todo, revivendo ao menos parte de seu ideal. Dizemos isso pois, sabemo-nos como falveis, entretanto, deve existir em ns um apelo ao pneuma para que nos auxilie na mudana e nos possibilite chegar perto de um estado de conscincia, o qual possamos nos reconhecer como mudados, transfigurados no hoje em relao ao ontem. Pois, s existe um Pai, um Filho, um Espirito Santo. As trs Hipstases so nicas, e s podemos tentar uma aproximao com Elas, jamais ser uma delas. No estamos em absoluto negando o estado de deificao a que se propunham e prope os hesicastas, mas somos da crena que, em se pensando no mundo moderno, poderemos alcanar tal condio sagrada, quando retornarmos do nosso deserto e depois de havermos comungado com Deus, deveremos buscar o alento do prximo, esteja ele na situao em que se encontrar, se assim no for feito, sob aspecto algum nos reconheceremos como deificados, mas mergulhados no pecado do rio da soberba e arrogncia, a deriva da verdadeira salvao. Analisemos ento esses apotegmas retirados da Filocalia:
O trio da alma racional o sentido; seu templo, a razo; seu pontfice, o intelecto. Fica no trio o intelecto pilhado pelos pensamentos intempestivos; no templo, o intelecto pilhado pelos pensamentos oportunos. Quem escapa a uns e a outros julgado digno de entrar no divino santurio. (ap.158) O ativo deseja a dissoluo do corpo e a unio a Cristo, por causa dos sofrimentos desta vida. O contemplativo acha melhor permanecer na carne, por causa da alegria que recebe da orao e para ser til ao prximo. (ap.160). (COMBLIN; MESTERS; FERREIRA, 1984, p. 105)

7. CONCLUSO O tema que procuramos explorar dentro do cristianismo oriental, a nosso ver marca-se pela importncia, no sentido da aproximao entre criatura e Creador. Uma proximidade que, se ocorrer verdadeiramente ir gerar uma transformao plena em quem busca o hesicasmo. Sabemos, entretanto, que no foi de nossa competncia abranger o assunto em sua totalidade, pois a prtica da Orao do Corao ou Orao de Jesus tem um universo que segue para muito alm da cristandade oriental, gerando influncias aos sculos posteriores, formadora de uma mentalidade monstica ocidental no puramente contemplativa, mas, adequada aos tempos em que foi sendo inserida.

Nosso trabalho ficou conforme pode ser constatado em suas laudas, bastante preso ao oriente, Grcia (Monte Athos) e procuramos enfatizar um pouco mais o mundo russo na regio eslava que germinou uma forte gama de hesicastas na figura de grandes Starotz. O hesicasmo em nossa constatao, hoje primazia quase que total da Igreja Ortodoxa, elemento de propagao da bem aventurana no interior de seu praticante, uma linda morte em vida. No vamos compreender esse termo como algo definitivo, mas em verdade um caminho para a verdadeira ressurreio. Onde o passado deixado para trs, e uma nova vida ressurge, a exemplo de Paulo s portas de Damasco, quando pode reconhecer o Filho do Homem atravs da cegueira, uma escurido que envolvia e removia dele o seu passado, paradoxalmente trazendo a luz para o esprito daquele que seria cognominado O Apstolo. Paulo morria para a vida profana que at ento tinha vivido, adentrando em um novo mundo para o servio da Totalidade sintetizada na Figura de Jesus Cristo. Assim o hesicasta, ele transcende dimenses comuns para caminhar entre as dunas do plano Sagrado e fortalecer a substncia divina que est contida em si. Na realidade, aquele que faz do hesicasmo sua conduta de vida alm de descobrir o Deus Homem, descobre verdadeiramente o seu eu, enquanto cone do Verbo que se encarnou. 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BEHR-SIGEL, E. Orao e Santidade na Igreja Russa. So Paulo: Paulinas, 1993. BALLESTER, M. Experincias de Orao Profunda. So Paulo: Paulinas, 1993. COMBLIN, J; MESTERS, C; FERREIRA, M. E. A invocao do Nome de Jesus. 5. Ed. So Paulo: Paulus, 1984. ______. Palavras dos Antigos - Sentenas dos padres do deserto. So Paulo: Paulinas, 1985. ______. Pequena Filocalia - O livro clssico da Igreja Oriental. So Paulo: Paulinas, 1984.

______. Relatos de um peregrino russo. So Paulo: Paulus, 1985. ______. Simeo, o novo telogo - Orao Mstica. So Paulo: Paulinas, 1985. DAVY, M.-M; O deserto interior. So Paulo: Paulinas, 1985. EVDOKIMOV, M. Peregrinos russos e andarilhos msticos. Petrpolis: Vozes, 1990. GALILEA, S. A sabedoria do deserto Atualidade dos Padres do deserto. 2. Ed. So Paulo: Paulinas, 1986. LACARRIERE, J. Padres do Deserto Homens embriagados de Deus. So Paulo: Loyola, 1996. LELOUP, J-I. Deserto Desertos. 4. Ed. Petrpolis: Vozes, 1998. ______. Escritos sobre o hesicasmo Uma tradio contemplativa esquecida. 2. Ed. Petrpolis: Vozes, 2004.

S-ar putea să vă placă și