Sunteți pe pagina 1din 13

PROGRAMA DE LIMPEZA E DESINFECO PARA A INDSTRIA DE AVES E SUNOS

Introduo Como efeito de vrios desafios de doenas por toda a indstria animal no mundo, muita ateno tem se voltado aos mtodos de preveno. Dentro deste contexto a biossegurana tem se tornado o foco de ateno da maioria dos produtores de animais e indstrias de alimentos. Essa prtica visa atender a relao custo/benefcio de produo, maximizar a capacidade produtiva e ainda promover a oferta de um produto de qualidade que atenda as exigncias do consumidor interno e externo.

Objetivo do programa O objetivo deste programa fornecer aos produtores e profissionais da rea de avicultura e suinocultura, informaes sobre limpeza e desinfeco da indstria de produo de aves e sunos, visando uma melhoria na produtividade animal, reduo de gastos com medicamentos, reduo dos gastos com mo-de-obra e obviamente uma melhoria no quadro sanitrio geral da propriedade que implicar em um produto de melhor qualidade para o consumidor final, o homem.

Biosseguridade Os germes no so nada, as circunstncias so tudo Louis Pasteur. A frase de Pasteur mostra que j no sculo XIX existia uma noo de que o controle sanitrio de forma geral mais importante que a ao do germe isoladamente. Existem vrias definies para o termo biosseguridade ou biossegurana: 1 - Segundo Ristow (1998), o termo biossegurana um termo tcnico que define a proteo contra organismos vivos, geralmente causadores de efeitos malficos para a produo animal. 2 - Sesti (1999), cita que o termo biosseguridade uma palavra relativamente nova em nosso vocabulrio e encontrada em muito poucos dicionrios. Em seu sentido geral ela significa o estabelecimento de um nvel de segurana para seres vivos por intermdio da diminuio do risco de ocorrncia de enfermidades agudas e/ou crnicas em uma determinada populao. 3 - De acordo com Santos (1999), biossegurana ou biosseguridade simplesmente o conjunto de programas e medidas delineadas com o objetivo fundamental de diminuir, de maneira significativa, a inevitvel exposio dos animais a agentes infecciosos e predadores naturais.

Papel da Limpeza e Desinfeco Dentro da Biosseguridade. Os procedimentos de limpeza e desinfeco fazem parte de uma das etapas mais importantes dentro do ciclo de produo, estando presente em todas as fases de criao. O programa requer requer, para seu efetivo sucesso, produtos de comprovada eficcia, adequando as caractersticas prprias de cada instalao e equipamentos, mo-de-obra qualificada e treinada, conhecedora da necessidade de uma perfeita atuao nas atividades de limpeza e desinfeco, e ainda, o conhecimento dos agentes etiolgicos instalados na propriedade. A realizao rotineira de um processo de higienizao detalhado a condio indispensvel para a manuteno de um alto nvel de sade do rebanho, pois, atravs da reduo da carga microbiana nas instalaes, equipamentos e conseqentemente no ambiente do sistema de produo, seguramente se reduzir o risco de ocorrncia de doenas bem como ser possvel o controle ou a erradicao de enfermidades presentes.

Importncia Econmica e Sanitria. A adoo de programas de limpeza e desinfeco geralmente bem aceita pelos criadores de sunos e aves. Sua aplicao constante, entretanto, realmente difcil. Um dos principais motivos dessa dificuldade o fato de que, comparado com outras medidas, o custo do processo imediato, enquanto que seus benefcios somente aparecem com o tempo e so difceis de mensurar. Os processos de limpeza e desinfeco no conseguem impedir totalmente o risco da ocorrncia de doenas. Sua aplicao, entretanto, ajuda a minimizar os efeitos negativos determinados pela maioria das infeces endmicas s criaes de aves e sunos. Apesar de j estar bem definida a importncia da limpeza e da desinfeco para garantir uma suinocultura e avicultura eficiente e lucrativa, muitos tcnicos no recomendam ou no adotam, com o necessrio rigor, programas desse tipo. Os conhecimentos atuais demonstram que as dependncias que abrigam aves e sunos, so locais de intensa multiplicao de agentes infecciosos, com o que se rompe o equilbrio existente entre os animais e os microorganismos de seu meio ambiente. A tabelas abaixo demonstram algumas das principais doenas de aves e sunos, que podem estar presente em uma criao principalmente sem o devido programa de limpeza e desinfeco.

Algumas das principais doenas na avicultura e suas etiologias Agente Etiolgico Escherichia coli Salmonella sp Mycoplasma paragallinarum Heamophilus paragallinarum Clostridium sp Birnavrus Paramixovrus Herpesvrus Coronavrus Adenovrus Aspergillus sp Cndida sp Eimeria sp Ascaridia, Heterakis, Daivainea, Raillietina Fonte: Adaptado de Berchieri & Macari (2000) Doena Aerosaculite, salpingite e colisepticemia Pulorosa, tifo e paratifo DCR, aerosaculite, sinovite infecciosa Coriza infecciosa Botulismo, enterites Doena de Gumboro Doena de Newcastle Doena de Marek Bronquite infecciosa EDS (sndrome da queda de postura) Aspergilose Candidase Coccidiose Helmintoses

Algumas das principais doenas na suinocultura e suas etiologias Agente Etiolgico PCV-2 Mycoplasma hyopneumoniae Brachispira hyodysenteriae Campylobacter coli Bordetella bronchiseptica Pasteurella multocida Mycoplasma hyorhinis Haemophilus parasuis Streptocuccus spp Staphilococcus spp Clostridium perfringens Herpesvrus Parvovrus Coronavrus Actinobacillus pleuropneumoniae Isospora suis Ascaris suum, Hyostrongylus rubidus Oesophagostomun sp Metastrongylus sp Fonte: Adaptado de Sobestiansky et al (1999) Doena Circovirose Pneumonia enzotica Disenteria suna Disenteria suna Rinite atrfica Rinite atrfica Artrites Artrites Artrites Artrites Enterotoxemia Doena de Aujesky Parvovirose suna Gastrenterite transmissvel Pleuropneumonia Coccidiose Helmintoses Helmintoses Helmintoses

Produtos Ouro Fino CB 30 TA


O cloreto de benzalcnio, componente do CB 30 TA, um composto de amnia quaternria, agente anti-sptico e desinfetante, eficiente contra uma grande variedade de bactrias Gram (+) e Gram(-), fungos, algumas formas de algas e vrus. O cloreto de benzalcnio no uma s molcula, mais sim um conjunto delas, que dependendo do radical alquil (R) que estas possuem, determinada uma maior ou menor ao antimicrobiana. Os radicais (R), so formados por carbonos que variam em nmero de 8 a 18. Observou-se que os C12 e C14 so os carbonos de melhor ao desinfetante, pois seu tamanho o mais compatvel com espessura da membrana celular, o que facilita o acoplamento desses carbonos entre as molculas de lipdios da membrana. Esse perfeito acoplamento ir alterar a permeabilidade e ocasionar perda de substncias vitais a clula ocorrendo destruio desta.

Biofilme O biofilme uma pelcula que recobre superfcies e formado por poeira, matria orgnica, clulas mortas e partculas de gordura. Essa pelcula encontra-se em um estado de equilbrio onde se reproduzem bactrias e fungos, ficando alguns em sua forma latente. considerado o maior inimigo da agroindstria, pois abriga microrganismos patognicos que no podem ser removidos ocorrendo falhas nos tratamentos de doenas e nos programas de limpeza e desinfeco quando se utiliza desinfetantes inadequados. O CB 30 TA tem um agente tensoativo (poliexietilenonilfenileter) que elimina a tenso superficial do biofilme e juntamente com a remoo mecnica (lavagem) capaz de destruir o biofilme fazendo com que o desinfetante alcance os microrganismos alvos da desinfeco.

GLUTAQUAT
O GLUTAQUAT um desinfetante que possui em sua formulao alm do cloreto de benzalcnio, o glutaraldedo. Esses dois desinfetantes tem ao sinrgica quando utilizados juntamente, isto um potencializa a ao do outro.

Glutaraldedo O Glutaraldedo uma molcula simples, constituda por uma cadeia linear de 5 carbonos com terminao aldedo em ambas as pontas. Segundo Carter (1988), o glutaraldedo possui um dos mais vastos espectros de todos os desinfetantes, sendo bactericida, viricida, fungicida e esporicida. O glutaraldedo apresenta seu maior potencial de ao na faixa alcalina de pH e esta faixa alcanada aps a diluio do desinfetante. O mecanismo de ao do glutaraldedo na clula do microrganismo se d pela reao da molcula do desinfetante com as aminas localizadas na parede celular. Essa reao chamada de cross-link, equivale em termos prticos a selar a parede celular impedindo as trocas de substncias da clula com o meio provocando sua morte.

Limpeza O processo de limpeza consiste na remoo dos detritos acumulados nas instalaes, com o objetivo de reduzir a carga microbiana e minimizar o contato dos animais com excesso de matria orgnica, a qual potencialmente aumenta o risco da veiculao de agentes patognicos aos animais. A limpeza prvia um passo essencial ao sucesso dos programas de desinfeco (Sesti, 1998). A limpeza pode ser subdividida em limpeza seca e limpeza mida. Limpeza seca: Quando se limpa uma instalao deve-se iniciar pela limpeza seca que consiste na retirada de toda matria orgnica, restos de rao e da sujeira impregnada no piso e nas paredes. Tambm devem ser limpos os silos externos e as caixas de rao das linhas de comedouros (remover todo contedo restante de rao). Os arredores das instalaes devem ser varridos e a grama aparada. Limpeza mida: Deve-se utilizar gua sob presso podendo ser fria ou quente. Melhores resultados so obtidos com gua quente, pois fica mais fcil remover as gorduras impregnadas nas instalaes principalmente em granjas de sunos. Deve-se utilizar gua em abundncia e a presso do jato de gua importante, pois d mais impacto contra o objeto a ser lavado (Sobestiansky et al, 1998). muito comum se confundir limpeza com desinfeco. O fato de ser passado a vassoura e gua numa instalao no significa que esta esteja livre de agentes microbianos indesejveis. Da mesma forma o uso de um desinfetante sem uma limpeza prvia do local no tem significado algum a no ser o de desperdcio de mo-de-obra e de desinfetante.

Uma limpeza prvia tem por finalidade a obteno de superfcies limpas, uma vez que a maioria dos desinfetantes perdem parte de sua eficcia quando em contato com a matria orgnica. Sua presena sobre as superfcies dificulta ou at mesmo torna impossvel a penetrao do desinfetante em todas as frestas onde possam se alojar os microrganismos. Dessa maneira, a limpeza prvia permite uma ao direta do produto sobre os agentes causadores de doenas. Um aumento da dose do produto no ir compensar a falta de uma limpeza prvia. A limpeza e a desinfeco so duas operaes distintas que se completam.

Desinfeco Desinfeco o conjunto de medidas empregadas para impedir a penetrao e crescimento de germes num determinado ambiente ou estrutura, tornando-os livres de agentes infectantes, com o uso de substncias desinfetantes ou outras formas fsicas de desinfeco (Spinosa, 1997). Desinfetantes so substncias qumicas que destroem as formas vegetativas de microorganismos, mas no necessariamente sua forma esporulada. (Di Fbio, 1997). No passado, era prtica comum a realizao de desinfeces apenas nos casos de ocorrncia de surtos de doenas. Hoje, atravs do desenvolvimento de programas de limpeza e desinfeco como parte dos esquemas de profilaxia, a desinfeco preventiva representa uma prtica comum e extremamente necessria na cadeia produtiva de aves e sunos. Uma desinfeco completa e eficiente somente pode ser executada aps a retirada dos animais das instalaes. Somente assim se obtm o mximo de ao do desinfetante, uma vez que a ausncia de animais e de equipamentos permite que o produto tenha um contato direto com os microrganismos e tempo suficiente para agir.

Vazio Sanitrio Considera-se vazio sanitrio o perodo em que a instalao permanece vazia e os processos de limpeza e desinfeco so realizados. O vazio sanitrio, juntamente com o programa de limpeza e desinfeco permite a destruio de certos organismos no atingidos pela desinfeco, mas que se tornam sensveis a ao dos agentes fsicos naturais como: aumento da temperatura, ventilao e incidncia de sol, permitindo a secagem das instalaes. O tempo de vazio sanitrio varia com o tipo de criao, status sanitrio da propriedade e a programao dos novos lotes.

Destino de Animais Mortos

A eliminao das carcaas de sunos que morrem nas condies normais de criao representa um problema de difcil soluo, pois o volume de material a ser eliminado significativo. No caso de aves geralmente esse volume um pouco menor o que facilita os procedimentos de eliminao de carcaas. Um grande problema a ser considerado o fato de que as carcaas de animais mortos, por infeco, geralmente possuem altos ttulos do agente patognico causador da doena, aumentando em muito o risco de difuso do mesmo e a possibilidade de contaminao humana durante a sua movimentao e eliminao. A seguir so descritos os mtodos atualmente existentes bem como suas vantagens e desvantagens. * Enterramento o mtodo mais simples e econmico. A cobertura de terra deve ser de no mnimo 1 metro, e o fundo da cova deve se situar a pelo menos 1,5 metros acima do nvel do lenol subterrneo de gua na poca em que o mesmo estiver com o seu maior volume.

* Poos Cobertos Recomenda-se construir um poo profundo (3 a 8 metros) com as laterais revestidas. Deve-se escolher um local onde no ocorra inundaes, as bordas devem ser elevadas e o poo deve ter tampa. Os problemas com esse tipo de sistema so o mau cheiro que costuma ser emanado e a possibilidade de contaminao de lenis de gua.

Incinerao A incinerao, quando bem realizada, reduz os corpos dos animais mortos a cinzas. O problema com esse tipo de sistema, reside no custo dos equipamentos e combustvel gasto no processo.

Compostagem Esse um mtodo muito eficiente, d-se pela ao de bactrias termoflicas aerbicas. Atravs da digesto que realizada por essas bactrias, o nitrognio proveniente da matria orgnica, convertido em cidos, biomassa bacteriana e resduos orgnicos (o material resultante chamado de composto ou hmus, rico em nutrientes, praticamente sem odor e pode ser usado como adubo). O mtodo tem sido utilizado principalmente em avicultura, utiliza-se construes de concreto de dimenses que variam de tamanho, mas em mdia tem 2,5m x 1,5m. Nesses locais so depositados uma mistura de aves mortas, cama contendo

restos de rao, esterco e gua. Depois de cinco meses pode-se retirar o hmus e utilizar novamente a construo com outra quantidade de material.

Particularidades para aves, incubatrios e sunos Aves Depois de retirado o lote, feito corretamente o controle dos cascudinhos no avirio e na cama, deve-se iniciar o mais rpido possvel os procedimentos de limpeza e desinfeco. Com os equipamentos suspensos deve-se retirar toda a cama do avirio e em seguida varrer para retirar o mximo possvel de matria orgnica existente. Depois, inicia-se a limpeza mida do galpo com gua sob presso em abundncia, lavando piso, paredes, cortinas e equipamentos. Equipamentos que podem ser desmontados como bebedouros pendulares, bandejas, bebedouros infantis, etc, devem ser lavados separadamente com mais cautela para retirar os restos de rao e as crostas presentes. Com o avirio limpo inicia-se o processo de desinfeco com CB30 TA. ou GLUTAQUAT, pulverizando todo o galpo alm das cortinas e equipamentos. Caixas de gua tambm devero ser limpas e desinfetadas. Qualquer outro procedimento de desinfeco (vassoura de fogo, calagem), s pode ser feito aps a secagem do galpo que foi desinfetado, isso dar tempo para a ao do desinfetante. Aps o vazio sanitrio e aps espalhar a nova cama para o prximo lote, uma nova pulverizao com desinfetante deve ser feita utilizandose o prprio sistema de asperso da granja com as cortinas fechadas. Essa pulverizao deve ser feita um ou dois dias antes da entrada do novo lote. Em casos de infeces respiratrias pode-se utilizar CB 30 TA. no sistema de asperso como auxiliar no controle da enfermidade.

Incubatrios De acordo com Di Fbio (1997), a qualidade dos pintos de um dia depende da interao de diversos fatores, dentre eles est a biossegurana dos incubatrios, mais especificamente, a higiene e as formas de controle desta higiene nos incubatrios. Existem diversos fatores que influenciam a higiene de um incubatrio como por exemplo: - Ar externo: o incubatrio deve ser localizado em local isolado, principalmente de outras instalaes avcolas que permitam veiculao de contaminao atravs do ar.

- Pessoas, veculos e equipamentos: devem ser restritas as visitas de pessoas ligadas rea avcola, veculos devem ficar a uma distncia segura do incubatrio ou serem pulverizados com desinfetante adequado antes de entrar. O mesmo vlido para os equipamentos. - Estado sanitrio das reprodutoras: existem doenas de transmisso vertical e podem comprometer a qualidade sanitria do incubatrio. - Ovos sujos, trincados e infectados internamente: so ovos imprprios para se incubar, so potencialmente perigosos pois podem introduzir contaminaes. - gua: a gua utilizada deve ser constantemente analisada para se verificar sua qualidade. CB 30 TA e GLUTAQUAT podem ser utilizados na desinfeco do incubatrio de forma geral. Podem ser usados para pulverizao de sala de ovos, sala de pintos, sala de incubadoras e nascedouros tanto como as prprias mquinas incubadoras e nascedouros, internamente.

Sunos O sistema de manejo todos dentro todos fora o indicado no caso de granjas de sunos, pois fundamenta-se na formao de grupos que so transferidos de uma instalao a outra dentro da granja ao mesmo tempo. Por exemplo, na maternidade, onde todas as porcas parem numa mesma sala num mesmo perodo de tempo e so todas desmamadas simultaneamente. Assim possvel fazer a limpeza e desinfeco completa e ao mesmo tempo em todas as baias de parto, quebrando o ciclo de transmisso dos patgenos de um lote para outro.

Desinfeco das instalaes com CB 30 T.A ou Glutaquat. A limpeza deve ser feita o mais rpido possvel aps a retirada dos animais. O ideal retirar os equipamentos desmontveis para serem lavados e guardados. Deve-se usar gua sob presso para retirar todo excesso de matria orgnica. Resultados melhores so obtidos com a utilizao de gua quente ou vapor. Na desinfeco com CB 30 TA ou GLUTAQUAT devese priorizar as partes inferiores das baias, cantos e sadas de gua que acumulam grandes quantidades de sujeira, partes em madeira devem ser impregnadas totalmente com o desinfetante, pois so materiais de difcil desinfeco e acumulam agentes infecciosos com maior facilidade. A rea de acesso s instalaes devem ser desinfetadas, trocando tambm o desinfetante dos pedilvios.

Rendimento das solues de desinfetantes Tipo de Material Piso, teto, cortinas e rea externa Maternidade, gaiolas, e instalaes de sunos Bebedouros e comedouros de aves CB 30 TA ou Glutaquat 250 a 350 ml por m2 250 a 350 ml por m2 350 ml por unidade

As quantidades dos desinfetantes variam conforme a superfcie a ser desinfetada. imprescindvel molhar bem a superfcie que ser desinfetada. Ateno especial deve ser dada para materiais de difcil desinfeco como madeira e ferro.

Em granjas de sunos pode-se tambm fazer a limpeza e desinfeco com os animais presentes, por exemplo nas celas parideiras pode-se fazer uma limpeza retirando as fezes e a parte mida da cama dos leites. Em alguns casos como por exemplo, na presena de diarria dos leites, deve-se tambm lavar a baia prendendo os leites no escamoteador e usar um desinfetante de baixa toxicidade e no irritante atravs de pulverizao. Esse procedimento importante em granjas de sunos pois facilita a limpeza da instalao na sada do lote no ocorrendo a formao de crostas que so difceis de se remover.

Principais falhas no Manejo de Limpeza e Desinfeco na indstria de Aves e Sunos Remoo incompleta dos dejetos antes dos procedimentos de limpeza Lavagem insuficiente com quantidade e presso de gua inadequada Tempo vazio sanitrio insuficiente Limpeza inadequada dos silos, sem retirada dos restos de rao Quantidade de soluo desinfetante insuficiente para uma determinada rea Falta de limpeza e desinfeco dos veculos que circulam pela propriedade Mistura de vrios desinfetantes, de desinfetantes com inseticidas ou ainda de desinfetantes com sabes Diluio incorreta do desinfetante a ser usado Mo-de-obra desqualificada ou que no foi treinada adequadamente Uso de cal como eficiente desinfetante Falta de desinfeco de paredes e teto Uso inadequado dos produtos devido a falta de orientao Desinfeco de celas parideiras nas reas externas das granjas Desinfeco inadequada de roupas e utenslios dos funcionrios Uso de desinfetante inadequado para o controle de uma doena especfica Falta de limpeza e desinfeco nas reas externas das granjas

Fatores que Influenciam a Eficcia de um Desinfetante Matria Orgnica

O cloreto de benzalcnio (CB 30 TA) e o glutaraldedo (GLUTAQUAT), sofrem menos ao da matria orgnica quando comparados com outros desinfetantes (Spinosa (1997). De qualquer forma o ideal remover a maior quantidade possvel de matria orgnica presente nas instalaes antes de iniciar os procedimentos de desinfeco, isso ir aumentar a eficcia do desinfetante e conseqentemente reduzir a carga microbiana presente.

Outros Desinfetantes No se deve utilizar dois desinfetantes ao mesmo tempo, salvo apresentaes comerciais que contenham dois desinfetantes, pois alguns deles inativam ou diminuem a eficcia do outro, o que ir prejudicar o processo de desinfeco da granja.

Detergentes, sabes e inseticidas No se deve utilizar detergentes ou sabes juntamente com solues desinfetantes, pois em alguns casos como nos desinfetantes compostos de amnia quaternria ocorre uma ligao entre o detergente e o desinfetante ocorrendo a inativao do desinfetante. No caso de controle qumico no avirio (uso de inseticidas), aplicar o desinfetante no mnimo 48 aps a aplicao do inseticida para que o mesmo no prejudique a ao do desinfetante e vice-versa.

Bibliografia

BERCHIERI, J.A., MACARI, M. Doenas das aves. FACTA, Campinas, So Paulo, 490 p. 2000.

BOOTH, N.H., MCDONALD, L.E. Famacologia e Teraputica em Veterinria, Rio de Janeiro, 6 ed. Guanabara Koogan, 1988, 997p.

CARTER, G.R. Fundamentos de Bacteriologia e Micologia Veterinria. Roca, 1ed. 1988, 249p.

DI FABIO, J. Higiene e Controle Sanitrio do Incubatrio. InSimpsio Internacional Sobre Manejo de Matrizes e Incubao. Anais... Campinas, S.P., p.91-106, 1997.

KAUDIL, M., YALIN, C., OZDAL, S. Firat Univ. Vet., Fak Dreg 2: 165, 1975.

RISTOW, L.E. Importncia da Biossegurana na Avicultura e Suinocultura. In I Simpsio de Nutrio e Manejo de Aves e Sunos do Tringulo. Anais... Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, p.21-24, 1998.

SANTOS, C.H.C. Biossegurana. In III Encontro Internacional de Cincias Avirias de Uberlndia. Anais... Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia MG, p.63-76, 1999. SESTI, L.A.C., SOBESTIANSKY, J., BARCELLOS, D. Limpeza e Desinfeco em Suinocultura. Suinocultura Dinmica. Embrapa, ano VI, n.20, 1998.

SESTI, L.A.C. Programas de Biosseguridade na Produo de Aves e Sunos: Filosofia, Similaridades e Diferenas. In II Simpsio de Nutrio e Manejo de Aves e Sunos do Tringulo. Anais... Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, p.15-30 1999.

SOBESTIANSKY, J., WENTZ, I., SILVEIRA, P.R.S., SESTI,L.A.C. Suinocultura Intensiva, Embrapa, Braslia, 1998, 388p.

SOBESTIANSKY, J. BARCELLOS, D., MORES, N., CARVALHO, L.F., OLIVEIRA, S. Clnica e Patologia Suna. Goinia, Gois, 464p. 1999.

SPINOSA, H., GORNIAK, S., BERNARDI, M. Farmacologia Aplicada a Medicina Veterinria. Guanabara, 1 ed, 1997, 545p.

S-ar putea să vă placă și