Sunteți pe pagina 1din 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MECNICA DOS SOLOS I PROFESSOR:

MSC. MARCELO BORGES

TCNICAS ESPECIAIS DE COMPACTAO

ANTONIA ALANA LIMA PACHECO EDUARDO COELHO WILBERT HALINA DOS SANTOS SALLES HENRIQUE ALVES SALES IZUARA BECKMANN PINNO LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA FERRAZ

RIO BRANCO AC ABRIL DE 2013

ANTONIA ALANA LIMA PACHECO EDUARDO COELHO WILBERT HALINA DOS SANTOS SALLES HENRIQUE ALVES SALES IZUARA BECKMANN PINNO LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA FERRAZ

TCNICAS ESPECIAIS DE COMPACTAO

Trabalho apresentado para avaliao da disciplina de Mecnica dos Solos I do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre ministrada pelo professor Msc. Marcelo Borges.

RIO BRANCO AC ABRIL DE 2013

1.0 INTRODUO
Muitas vezes na prtica da engenharia geotcnica, o solo de um determinado local no apresenta as condies requeridas pela obra. Ele pode ser pouco resistente, muito compressvel ou apresentar caractersticas que deixam a desejar do ponto de vista econmico. Uma das possibilidades tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local. A compactao empregada em diversas obras de engenharia, como: aterros para diversas utilidades, camadas constitutivas dos pavimentos, construo de barragens de terra, preenchimento com terra do espao atrs de muros de arrimo e reenchimento das inmeras valetas que se abrem diariamente nas ruas das cidades. Os tipos de obra e de solo disponveis vo ditar o processo de compactao a ser empregado, a umidade em que o solo deve se encontrar na ocasio e a densidade a ser atingida. As tcnicas de compactao so relativamente recentes e o seu controle ainda mais recente. Antes delas os aterros eram feitos simplesmente lanando-se o material pela sua ponta. Resultava disso: uma compressibilidade exagerada do aterro devido aos grandes vazios que podiam formar-se entre as camadas lanadas, a grande porosidade do prprio material que permanecia em estado fofo, e a instabilidade do aterro, o qual poderia perder totalmente sua resistncia se, porventura sofresse saturao por chuvas pesadas. Tudo isso levava a que os aterros necessitassem de certo perodo de consolidao, para que pudessem ser utilizados com segurana. O presente trabalho pretende apresentar tcnicas especiais de compactao. Vrios mtodos foram desenvolvidos para compactao profunda de solos no local, sendo esses aplicados em obras que necessitam de compactao em grande escala. Assim, sero apresentados a vibroflutuao, a compactao dinmica e a detonao que exemplificam tcnicas de compactao especiais.

2.0 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL


Apresentar as tcnicas especiais de compactao mais empregadas desenvolvidas para compactao em grande escala e profunda de solo, como: vibroflutuao, a compactao dinmica e a detonao.

2.2 OBJETIVO ESPECFICO


Definir e caracterizar os mtodos: vibroflutuao, compactao dinmica e detonao, demonstrando o processo de compactao completo em campo e os equipamentos utilizados.

3.0 TECNICAS ESPECIAIS DE COMPACTAO


Vrios tipos especiais de tcnicas de compactao foram desenvolvidas para compactao profunda de solos no local. Tais tcnicas so aplicadas no campo para compactao em grande escala. Entre elas, os mtodos mais empregados so a detonao, a vibroflutuao e a compactao dinmica (Das, Braja, 2011).

3.1 DETONAO
A detonao uma tcnica que tem sido utilizada com sucesso em muitos projetos de densificao de solos granulares (Mitchell, 1970). Em geral, as granulometrias de solo adequadas para compactao por detonao so as mesmas da compactao por vibroflutuao. O processo envolve a detonao de cargas explosivas, como 60% de dinamite, a certa profundidade abaixo da superfcie, em solo saturado. O espaamento lateral das cargas varia de cerca de 3 a 9 m. Normalmente, so necessrias de trs a cinco detonaes bem-sucedidas para a obteno da compactao desejada. A compactao (at uma compacidade relativa de cerca de 80%) a uma profundidade de aproximadamente 18 m sobre uma rea ampla pode ser facilmente obtida por meio desse processo. Em geral, as cargas explosivas so posicionadas a uma profundidade de cerca de dois teros da espessura da camada de solo a ser compactada. A zona de influncia de compactao produzida por uma carga de 60% de dinamite pode ser determinada pela equao a seguir (Mitchell. 1970).

Onde, = Zona de Influncia = Peso do explosivo - 60% dinamite = 0,0122 quando est em kg e est em m

A Figura 1 mostra os resultados dos ensaios de densificao do solo por detonao em uma rea de 15 m por 9 m (Mitchell, 1970). Para estes ensaios, foram utilizadas 20 cargas de 2,09 kg de Gelamite n 1 (Hercules Powder Company, Wilmington, Delaware). Figura 1 Recalque do solo em funo do nmero de cargas explosivas.

3.2 VIBRO FLUTUAO


A vibroflutuao uma tcnica para densificao in situ de camadas espessas de depsitos de solos granulares fofos. Essa tcnica foi desenvolvida na Alemanha, na dcada de 1930. O primeiro equipamento de vibroflutuao, nos Estados Unidos, foi usado h cerca de dez anos. O processo envolve o uso de uma unidade Vibroflot (tambm chamada de unidade vibratria), que tem cerca de 2,1 m de comprimento (como mostra a Figura 2). A unidade vibratria est equipada com um peso excntrico em seu interior, capaz de gerar fora centrfuga, o que permite que a unidade vibre na posio horizontal. Existem aberturas nas partes inferior e superior da unidade, as quais permitem a passagem de jatos de gua. Um tubo de acompanhamento conectado unidade vibratria. A Figura 2 mostra o conjunto completo do equipamento necessrio para realizar compactaes em campo. O processo completo de vibroflutuao em campo pode ser dividido em quatro estgios (Figura 3): Estgio 1: O jato de gua na base do Vibroflot ligado e baixado at o solo. Estgio 2: O jato de gua cria uma condio de solo movedio e permite que a unidade vibratria afunde no terreno. Estgio 3: O material granular derramado pela abertura superior do furo. A gua do jato inferior transferida para o jato na parte superior da unidade vibratria. Essa gua carrega o material granular em direo ao fundo do furo. Estgio 4: A unidade vibratria gradualmente levantada em passos de cerca de 0,3 m e mantm a vibrao em cada passo por cerca de 30 segundos. Esse processo compacta o solo at o peso especifico desejado. Tabela 1 Resultados do ensaio Proctor normal de cinzas pesadas e escria de cobre. Figura 2 Unidade de vibroflutuao (Vibroflotation).

Figura 3 Compactao pelo processo de vibroflotation.

Detalhes sobre os vrios tipos de unidades Vibroflot usadas nos Estados Unidos so fornecidos na Tabela 2. Observe que unidades eltricas de 23 kW (30 hp) so empregadas desde o fim da dcada de 1940. As unidades de 75 kW (100 hp) foram introduzidas no inicio da dcada de 1970. A zona de compactao ao redor de uma sonda varia de acordo com o tipo de Vibroflot usado. A zona de compactao cilndrica possui um raio de cerca de 2 m no caso da unidade de 23 kW. Este raio pode aumentar para 3 m nas unidades de 75 kW. Os padres de espaamento tpicos das sondas Vibroflot so mostrados na Figura 4. Padres quadrados e retangulares geralmente so usados para compactar o solo para fundaes rasas e isoladas. Os padres de tringulos equilteros geralmente so usados na compactao de grandes reas. O sucesso da densificao do solo in situ depende de vrios fatores, dos quais o mais importante a distribuio granulomtrica do solo e o tipo de aterro usado para preencher os furos durante a remoo da unidade Vibroflot. A faixa granulomtrica do solo in situ, marcada como Zona 1 na Figura 5, a mais adequada para compactao pelo mtodo de vibroflutuao. Os solos que contm quantidades excessivas de areia fina e partculas com dimenses de silte so de difcil compactao, e um esforo considervel deve ser aplicado para que a compacidade relativa de compactao correta seja alcanada. A Zona 2, na Figura 5, o limite inferior aproximado da distribuio granulomtrica para a qual a compactao por vibralutuao eficiente. Os depsitos do solo nos quais a distribuio granulomtrica esteja na Zona 3 contm quantidades considerveis de pedregulho. Para este tipo de solo, a velocidade de penetrao da sonda pode ser baixa e economicamente desfavorvel em longo prazo. A distribuio granulomtrica do material de aterro um fator importante que determina a taxa de densificao. Brown (1977) definiu uma quantidade denominada nmero de aplicabilidade para classificar os aterros, expressa pela seguinte equao:

Onde , e so os dimetros (em mm) atravs dos quais passam,

respectivamente, 50%, 20% e 10% do material.

Tabela 2 Tipos de unidade de Vibroflot. Figura 4 Padres de espaamento tpico das ondas Vibroflot para a fundao de uma coluna (a, b, c e d) e para compactao de reas muito grandes (e). Figura 5 - Faixa efetiva de distribuio granulomtrica do solo para a compactao por vibroflutuao.

Quanto menor o valor de

, melhor o material de aterro. A seguir, um sistema de

classificao de aterro proposto por Brown: Tabela 3 Sistema de classificao de aterro. Faixa de 0-10 10-20 20-30 30-50 > 50 Classificao do aterro Excelente Bom Regular Ruim Inadequado

3.3 COMPACTAO DINMICA


Consiste basicamente em deixar cair sobre uma camada de solo, com espessura determinada, colocada em um cilindro padro, um certo peso (martelete) de uma certa altura, um nmero determinado de vezes (conforme a NBR 7182/86). Todas estas variveis dependem do tipo de energia de compactao que se deseja aplicar. Quando se varia um destes fatores como altura, peso, nmero de golpes, ou espessura da camada varia-se a energia de compactao e, com isso, o resultado que se pretende obter (BALMACEDA, 1991).

Figura 6 Fotografia de uma compactao dinmica

Normalmente aplicada em solo granular e aterros de baixa resistncia, uma vez que a energia transmitida pelo batimento percorre apenas alguns metros. O martelete pesa de 80 a 360 kN e sua altura de queda varia entre 7,5 e 30,5 m. O grau de compactao alcanado depende do peso do martelete, da altura da queda deste e do espaamento entre os pontos golpeados pelo martelete. Leonard, Cutter e Holtz (1980) sugeriram que o valor aproximado da profundidade significativa que afeta a compactao pode ser expresso por:

Onde, D = profundidade significativa de densificao (m) = peso em queda (toneladas mtricas) h = altura da queda (m)

O conceito bsico do ensaio de Proctor, segundo BURMISTER (1964) em seus estudos sobre a compactao de solos, que o teor de umidade no qual um solo fino ou argiloso compactado determina a densidade que pode ser alcanada por uma dada energia de compactao. Assim, a densidade mxima alcanada atravs da compactao no uma

propriedade fixa e constante do solo, para qualquer solo granular fino, mas sim uma varivel dependente da energia de compactao utilizada, seja em campo ou em laboratrio. E, em contraste com os solos granulares finos, os solos granulares apresentam bem definidos seus limites mximos e mnimos de densidade. Nos processos de compactao dinmica em laboratrio a energia especfica de compactao pode ser tomada como sendo (BALMACEDA, 1991):

Onde, : energia de compactao : nmero de golpes por camada : nmero de camadas : peso do soquete : altura de queda do soquete : volume total da amostra de compactao

3.3.1 IMPLANTAO E MTODOS


A disposio dos pontos de impacto e os outros parmetros da tcnica dependem das caractersticas do solo e das melhorias necessrias para suportar a estrutura dentro das tolerncias. Para a energia regular, guindastes sobre esteiras com peso entre 80 e 120 toneladas so feitos com caractersticas especiais para esta finalidade. Durante a compactao dinmica, um efeito imediato e um fenmeno diferente podem normalmente ser distinguidos.

Figura 7 Esquema de compactao dinmica

O efeito imediato, predominante na maioria dos casos, resulta numa reduo instantnea da relao de vazios do solo, que medida diretamente no local pelo estabelecimento global aps o impacto. J o diferente fenmeno pode ocorrer em certos tipos de solos saturados, onde a alta energia de impacto pode resultar em um sbito aumento da presso de gua nos poros que pode criar uma parcial liquefao do solo. Este aumento de presso rapidamente seguido por um perodo de dissipao ou de descanso no qual os gros da estrutura do solo so reorganizadas em um estado mais denso. Os parmetros da tcnica de compactao, tais como o espaamento entre os impactos, o nmero de quedas por localizao, nmero de fases de compactao so geralmente confirmadas no local durante o teste piloto (zona de calibrao), que pode incluir testes confirmatrios. A compactao dinmica executada em fases at a obteno dos requisitos, necessitando geralmente de vrias fases de compactao com uma fase final de engomar de quedas baixa energia e alta densidade.

Figura 8 Desenho da compactao.

3.3.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS


Compacta reas de solos granulares soltos, descontroladamente preenchidos ou perdidos Aumenta a densidade e diminui os vazios Aumenta a capacidade de suporte de solos granulares Reduz o volume dos aterros Processo relativamente caro e demorado No vlido para reas povoadas ou totalmente desenvolvidas, porque as ondas de choque geradas por este mtodo pode afetar outras utilidades subterrneas ou as estruturas adjacentes - Isto pode ser evitado, enquanto trabalhava em reas congestionadas ou povoada usando pequenos pesos, o que reduz a intensidade das vibraes, produzidos, mas tambm pode ser feito por cair os pesos de alturas menores. A tcnica pode ser complicada quando feita cerca de 2 m abaixo do nvel do solo - Para o sucesso do tratamento, o nvel do site inteiro para ser levantado com o uso de materiais importados. Causa poluio ambiental, fazendo barulho, rajadas de ar, vibraes e deformao permanente do solo.

3.3.3 APLICAES

Tcnica para galpes industriais, plataformas de aeroportos, aterros de ferrovias e rodovias, armazenamentos pesados e taques. Bem apropriado ao tratamento de preenchimento de solos heterogneos e no-orgnicos, que contm largos blocos que podem ser obstculos para outras solues. Bem apropriado melhoria de plataformas grandes e planas por causa das altas taxas de produo; Bem apropriado e comumente usado para a mitigao de liquefao.

4.0 CONCLUSO
O estudo da tcnica e controle da compactao relativamente recente e tem sido desenvolvido principalmente para a construo de aterros. A compactao um processo no qual se visa melhorar as propriedades do solo garantindo certa homogeneidade, procedendo-se a eliminao do ar. Tcnicas como vibroflutuao, compactao dinmica e detonao so mtodos que garantem a estabilizao e melhoria do solo atravs de processos mecnicos, visando reduzir o volume de vazios do solo. Esses processos tem em vista aumentar a intimidade de contato entre os gros e tornar o aterro mais homogneo melhorando as suas caractersticas de resistncia, deformabilidade e permeabilidade. Os equipamentos utilizados nos mtodos so de grande porte e, portanto, elevam o custo da obra. Sendo assim, a compactao no pode ser vista como uma tarefa simples, devendo ser devidamente articulada com o clculo de volumes de escavao e aterro, e distribuio de terras. No clculo dos movimentos de terra deve ser calculada a produo de escavao, transporte, colocao do material e nivelamento para que a compactao se possa desenrolar sem paragens ou atrasos. Neste trabalho procurou-se sempre considerar os mtodos que se obtm uma compactao com qualidade e sem atrasos. Abordando as diferentes metodologias e caractersticas relativas ao tema da compactao.

5.0 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


DAS, Braja M. Fundamentos de Engenharia Geotcnica / Braja M. Das. Traduo EZ2Translate. Reviso tcnica Leonardo R. Miranda. 7 Edio. So Paulo. Cengage Learning. 2011.

MITCHELL, J. K. Fundamentals of Soil Behavior. Nova York. John Wiley & Sons, Inc, 1970.

S-ar putea să vă placă și