Sunteți pe pagina 1din 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


Segunda-feira, 06 de Maio 2013 Ano III N.151 www.pcnewsnetwork.com
DISTRIBUIO GRATUITA

Religiosidade e F
Antnio Belas entronizado na Confraria do Queijo de So Jorge

Uma notcia que se nos afigura importante, sobretudo por reconhecer o empresrio que o agora entronizado e a fora do Queijo de So Jorge.

Um dos nossos
pela EMS

galardoeado

Uma jornada de Amor Que nunca mais morre!


O Senhor Santo Cristo dos Milagres passou, ontem, no seu andor velhinho, pelas nossas ruas. Abenoou tudo e todos. a sua jornada de Amor que, de facto, nunca mais morre.

11/12/13

Canad lderda energia limpa...

Mais um contributo da dispora para o Turismo Portugus


A notcia chega-nos de Lisboa, pela pena de Helder Freire. E fala numa famlia muito conhecida entre ns. mesmo um contributo para o Turismo Portugus.

17

Carla Tavares
Mortgage Planner
Lic # M090000105

Cell: 647-283-6737
Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio!
Longtime Friends Serving ...Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South Mississauga On L5W 1S6 GTA : 2888 Dufferin Street Toronto On M6B 3S6

2 . Nossa gente / Editorial O poder das palavras


Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com
Depois de se falar de beleza de que posso eu falar? Muitos temas ocorrem-me, mas todos eles parecem ser fora de contexto. O motivo de eu mudar abruptamente de tema foi e devido confuso do mundo actual. Problemas e mais problemas. As solues em si so problemas e do origem a mais problemas. No estou a falar da mxima de que para se fazer uma omeleta tem que se partir ovos. No, no estou. Estou, sim, a falar de um sistema, uma filosofia que j uma escola de pensamento. Um sistema em que a capacidade de pensar e de encontrar solues inexistente. Por isso e para que as pessoas possam abstrair-se nem que seja por uma ou duas semanas, ou pelo menos por duas vezes. Cada vez que corresponda leitura desta coluna. Por isso hoje vamos falar de palavras. Mais concretamente, do poder das palavras. Todos ns as usamos. Todos ns as conhecemos, mas todos ns raramente as compreendemos, ou pensamos no seu poder e real significado. As palavras so essenciais ao homem. Como linguagem, e como forma de comunicao, s os seres humanos as usam. Parte integrante da fala e do discurso, da escrita e da literatura. So as palavras que fazem com que a comunicao humana tenha sentido. As palavras tm muita fora. Eu digo isto porque mesmo verdade. H que como uma graa subtil no seu significado. O segredo est em saber como us-las. Parece engraado quase cmico no ? Mas mesmo verdade, pois h uma grande diferena entre a palavra certa e a palavra errada, entre a palavra certa e a palavra necessria ou a apropriada, e entre a palavra quase certa e a palavra que mesmo certa. A palavra certa no momento certo d fora, convico e at um toque pessoal mensagem, e a transmisso e compreenso da mesma muitas vezes depende mesmo da palavra certa no momento certo. A razo est na inteno. No que verdadeiramente se quer transmitir aos outros. AT PARA A SEMANA!

J sabe o que oferecer ao seu filho?


Stephanie Sparks estava a arrumar a cozinha na tera-feira, enquanto o filho Kristian brincava com a espingarda que tinha recebido no ano passado. A me ausentou-se durante cerca de dois minutos at varanda da casa quando ouviu um disparo. Kristian tinha atirado sobre Caroline. O bito foi confirmado no hospital local. De referir que Kristian tem 5 anos e a arma com a qual matou a irm era sua, foi-lhe oferecida como prenda de anos. E no, ningum foi responsabilizado por isto, o caso foi arquivado dado que foi considerado um acidente. evidente que para quem no vive nos Estados Unidos difcil entender como que algum oferece uma arma real a uma criana de cinco anos, como que se deixa essa criana a brincar com outras crianas com a arma carregada, e sobretudo muito difcil entender como que para todo o mundo tudo isto pode parecer to normal... afinal uma criana de dois anos foi morta a tiro por uma de cinco. Notcias de acidentes com armas ou de loucos que pegam nelas e comeam a disparar indiscriminadamente so

06 Maio 2013

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

frequentes nos Estados Unidos, mas isso no impede que no pas continue a existir o culto das armas e que se veja como normal que uma criana tenha uma ou utilize a dos pais. Como reagir e a quem culpar esta criana quando crescer e tomar conscincia que matou a sua pequena irm porque algum teve a irresponsabilidade de lhe dar uma arma para as mos? Depois da ltima matana de crianas numa escola o presidente Obama tentou mudar a lei e dificultar o acesso s armas, mas nem a viso recente de dezenas de crianas brutalmente assassinadas conseguiu vencer os lobbies e a lei foi chumbada, o que ser necessrio para que as pessoas compreendam que h algo de errado nisto tudo?

A homenagem e testemunho aoriano


Estes so os grandes dias das maiores festas dos Aores em que no ar se sente o grato perfume da religiosidade prpria difundida pela enternecedora Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tambm solenemente celebrada em Toronto. O Senhor do Senhores percorreu ontem as ruas de Ponta Delgada e da capital de Ontrio, engalanadas a preceito e recebendo o tributo fervoroso dos aorianos, que se rendem perante o doce olhar do Ecce Homo. O impressionante testemunho calado de cada micaelense, que s cada um no seu ntimo consegue justificar, toca bem fundo tambm naqueles que, sem f, gostariam de acreditar. So aos milhares tambm aqueles que se uniram a esta majestosa manifestao colectiva, atravs das novas tecnologias, em qualquer parte do Planeta, transformando Ponta Delgada num autntico centro irradiador de fraternidade humana. Esta sempre uma boa oportunidade, no s para quem busca fortalecer uma genuna verdade espiritual, mesmo que divergindo de prticas e de interpretaes de conceitos anquilosados, mas tambm um forte desafio para se dar testemunho de Cristo e da sua Igreja. O momento crise que se vive, exige de cada cristo o estmulo redescoberta dos valores fundamentais e autnticos que Jesus nos veio ensinar, ou seja amar o outro como Ele nos amou, olhando para o lado e ajudando os que mais necessitam a enfrentar a dor ou aflio de nada ter para dar de comer aos filhos. Sabemos que a videira Cristo e que todos ns somos os seus ramos e no apenas os que contribuem para o envelhecimento da mensagem bimilenar que o Justo dos Justos veio trazer Terra. As modas intelectuais do cientismo e as opinies flutuantes do relativismo actual, diferem perigosamente das convices fundamentadas do magistrio da Igreja, to bem representada pelo pensamento filosfico dos seus reconhecidos Doutores e, hoje em dia, pelo prprio testemunho do Papa Francisco. Se se acredita de verdade que a Igreja foi fundada por Cristo como instrumento de salvao, ento devemos deixar-nos, dcil e objectivamente, guiar pelo caminho que leva vida. Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

A Igreja no precisa de padres tristes, como disse o novo Papa, que se limitam a gerir e a serem colecionadores de antiguidades, pedindo-lhes para redinamizarem as suas missas e combaterem a crise de identidade sacerdotal. Francisco defendeu tambm a beleza da liturgia, tema sensvel para muitos catlicos, defendendo que toda a simbologia dos ritos no pode ser desprezada, conforme a moda ou os gostos de cada poca. O cristo tem razes para a sua f, que lhe permite manter a luz da sua convico, mesmo contra a corrente. Na nossa Ilha de S. Miguel e na dispora temos, para alm disso, a fora da f que nos veio, desde o bero, da venerao e dos aromas exalados da Imagem do Senhor Santo Cristo.

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Cambio

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

06 Maio 2013 EDITORIAL * Homenagear a Polcia


So gestos. Iniciativas. Algo que lembra ao cidado em geral que h temas sobre os quais vale a pena meditar. Pelo menos, de vez em quando. Temas que nem sempre vm nas pginas dos Jornais. Ou so lembrados nas Rdios e Televises. A Premier Kathleen Wynne homenageou, ontem,, dois agentes policiais que tombaram em servio e cujos nomes foram inscritos no Memorial da Polcia no Queens Park. Este dcimo quarto dia de homenagem lembrou Jennifer Kovach, da Polcia de Gielph, que foi morta quando em servio em Maro de 2013. Reconheceu, ainda, William Rourke, veterano de 22 anos, na Polcia de Cobourg, que morreu em servio em 1915, tendo sido seleccionado devido a pesquisas histricas. As cerimnias que hoje tiveram lugar incluiram membros dos servios das Polcias de todo o Ontario, Canad e Estados Unidos. Sabe-se que a CN Tower esteve iluminada de azul neste fim de semana, para homenagear todos os Polcias do Ontario que tombaram em servio. Para j, h 253 nomes de agentes policiais que cairam em srvio no Ontario. Isto desde 1804. No fundo, no fundo, trata-se de uma homenagem a servidoou se decide bater com a porta e retirar-se para a sua zona de conforto, na Europa rica.

Material Editorial . 3
res pblicos que, em termos de segurana dos cidados em geral, esto sempre na primeira linha. Combatem o bom combate, para que todos ns, os outros, possamos viver em paz e tranquilidade. Esto na primeira linha de defesa do bem-estar do cidado. Mesmo com sacrifcios pessoais enormes. Quer haja sol ou chuva, com neve ou sem ela. So, no fundo, os primeiros a dar o corpo ao manifesto, como soe dizer-se, para que os cidados possam ter mais paz e mais tranquilidade. E s vezes, muitos de ns, por esta ou aquela razo, esquecemos isso. amental e ao ministro das Finanas Vtor Gaspar no seu espao de comentrio na TVI24. Trata-se de um documento de natureza terica, que pouco acrescenta quilo que gostaramos de saber sobre o nosso futuro. Poderia ser uma tese de doutoramento e que aquilo que lhe faltava para ser uma verdadeira tese de doutoramento que tem um modelo terico sem nenhuma adeso realidade. No h um facto concreto que caiba dentro do modelo que est ali desenhado, disse, em vsperas de o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho falar ao pas. mais uma voz de peso do PSD que se insurge contra as medidas preconizadas por Vtor Gaspar. Sabe-se que Ferreira Leite no morre de amores por Passos Coelho, a ponto de no o querer nas listas para deputados quando era lder do partido. Mas, nos ltimos dois anos, praticamente esteve calada por dever de solidariedade partidria. Ao que parece, agora decidiu dizer basta e juntou-se a outras vozes, cada vez mais, que, no seio do PSD e fora dele, contestam a conduo poltica do governo de Passos Coelho, que nos levaro, inevitavelmente, a um desastre eleitoral do partido.

a t n o C e t n e r r o C
Segunda-feira

Quarta-feira

Baralhar e dar de novo


Depois de este ano se ter visto forado pelas decises do Tribunal Constitucional a recuar nos cortes que tinha realizado nas despesas com os salrios dos funcionrios pblicos e com as penses, o Governo pretende j em 2014 pr em prtica cortes que colocam estas despesas ao mesmo nvel de 2012 em percentagem do PIB. A inteno clara nas tabelas que compem o Documento de Estratgia Oramental (DEO), aprovado em Conselho de Ministros e entregue na Assembleia da Repblica e Comisso Europeia. O Governo no revelou no documento, como hbito, quais as medidas concretas que pretende implementar, mas divulgou as novas metas que pretende atingir para as componentes mais importantes das contas pblicas. Os portugueses tomaram conhecimento de mais este pacote de austeridade, quase com um encolher de ombros, tantos tm sido esses pacotes, quase um por ms, ao sabor dos buracos na execuo oramental. Em boa verdade, j quase ningum acredita nas previses do governo e, por isso mesmo, estamos sempre espera do pacote que se segue, sendo certo que nada de bom de esperar. O ministro Vtor Gaspar decidiu baralhar e dar de novo. Foi pela soluo mais fcil: o Tribunal Constitucional chumbou as normas que roubavam os reformados e pensionistas? No faz mal, aplicasse-lhes mais uma taxa que vai dar ao mesmo. Doa a quem doer, preciso empobrecer esta gente. Mas aqui, parece que Vtor Gaspar no ganhou esta guerra.

Helder Freire Jornalista(Lisboa)

S h dinheiro at novembro para pagar subsdios


Se nada for alterado, o oramento da Segurana Social para o pagamento de subsdios de desemprego s vai chegar at novembro. O governo pagou 732,9 milhes de euros de subsdios nos primeiros trs meses do ano, o que representa 27,2% do total e um ritmo de 244,3 milhes por ms. Multiplicando por 12 meses, o governo precisa de 2.931,6 milhes de euros, mas o oramento s tem 2.691,2 milhes. Ou seja, haver um buraco de 240,4 milhes de euros. S se admira com estes nmeros, quem tem a maior fatia de responsabilidade neles. O governo deveria saber que, ao fomentar o fecho de empresas e a queda no desemprego de tantos portugueses, estes iriam bater porta da segurana social reclamando subsdios de desemprego o que faria, e fez, disparar os gastos. Portanto, a estratgia at aqui seguida pelo governo, de culpar os funcionrios pblicos e os reformados, de todas as malfeitorias ao oramento de Estado, cai por terra de uma vez. A sustentabilidade da segurana social s se consegue com a estimulao da economia e no com a recesso. Caso contrrio, como est a acontecer, s a reduo ou o confisco radical de parte do valor das reformas e a desvalorizao das prestaes sociais, poder suster a hemorragia de verbas. Mas as vtimas...no so responsveis pelas polticas erradas.

Sbado

Mais do mesmo
Com mais circunstncia que pompa, o primeiro-ministro voltou TV para anunciar mais um (outro) pacote de austeridade. Eram esperadas quase todas as medidas gravosas que Passos Coelho anunciou como inevitveis, embora estivesse aberto a contributos dos partidos e parceiros sociais. A nica nota a destom, o facto de o primeiro-ministro aparecer sozinho, sem um ministro de Estado ou das Finanas. Passos Coelho, aparecia assim, como sintetizando todo o governo. Afinal, foi de dentro da prpria coligao, que surgiu o sinal de stop. Anunciada para ontem, uma declarao poltica de Paulo Portas, este geriu o silncio at ltima hora, dando azo a que fossem legtimas todas as especulaes. Num discurso algo longo, mas muito bem estruturado, do ponto de vista dos centristas, Portas l foi deixando entender que uma coligao no uma fuso e que a taxa de sustentabilidade que Vtor Gaspar queria aplicar aos reformados e pensionistas que auferissem acima de 600 euros, no podia ter a sua concordncia. Vtor Gaspar que a queria e Passos Coelho que a anunciou, tiveram de meter a viola no saco. Vamos ver se a coisa fica por isso mesmo.

Quinta-feira

O fim

Tera-feira

Periclitante
Vtor Gaspar ficou totalmente isolado no ltimo Conselho de Ministros, com Pedro Passos Coelho menos assertivo que o habitual na defesa do ministro das Finanas. Gaspar viu praticamente todo o executivo virar-se contra as propostas que apresentou. O prprio Passos Coelho foi bem mais contido na defesa das propostas apresentadas por Gaspar. que na verdade, mais demais. O ministro das finanas, que muitos dizem ser quem de facto o primeiro-ministro, no um poltico, pelo menos relativamente poltica portuguesa. Para Vtor Gaspar, os portugueses so nmeros que preciso acomodar s exigncias da troika, sem olhar a quem fica para trs, por no poder acompanhar o ritmo das reformas, e cai nas malhas da misria e da fome. Perante o quadro de calamidade social, avolumam-se as divergncias no seio do governo e da coligao. Sabe-se que no s o CDS que est contra Victor Gaspar, mas tambm alguns ministros do prprio PSD. O ministro das finanas est assim, num equilbrio periclitante. Veremos se, a julgar pelos desenvolvimentos que se aproximam, Vtor Gaspar decide engolir os argumentos de quem acha que a ditadura das finanas no pode continuar,

O Governo pretende realizar, durante o prximo ano, uma reduo da despesa com prestaes sociais de cerca de 1300 milhes de euros, a maior diminuio anual de que h registo desde 1977, incluindo o corte de 2012, o ano em que, entre outras medidas, o pagamento do 13. e do 14. ms foi suspenso. De acordo com as previses apresentadas no Documento de Estratgia Oramental o valor suportado pelo Estado em prestaes sociais dever passar dos cerca de 39.300 milhes de euros deste ano para aproximadamente 38.000 milhes de euros em 2014. Um corte indito de 1300 milhes de euros numa rubrica da despesa que inclui, alm das penses (a que maior peso tem) e do subsdio de desemprego, outras prestaes sociais pagas em dinheiro ou em espcie. Alguns analistas, mesmo da rea do governo, no acreditam que tal desiderato seja possvel, dado o estado depauperado da segurana social e do volume de portugueses que diariamente continua a bater-lhe porta. Estamos, portanto, perante o dilema de cortar ainda mais nas prestaes sociais, ou deixar de auxiliar milhares e milhares de portugueses que precisam de ajuda.

Domingo

Falar no chega
Antnio Jos Seguro avisou que Portugal est beira de uma tragdia social e defendeu a necessidade de abandonar a atual poltica de austeridade. Visando o desemprego, que apelidou como o principal flagelo do Pas, o secretrio-geral do PS defendeu a necessidade de mudar a forma de lidar com este problema. Se h uma poltica que no atinge nenhum objetivo, que pe a economia a cair e o desemprego a subir, no era a altura de parar com essa poltica?, questionou o lder socialista. Em tese, ningum deseja austeridade, desemprego, pobreza, etc. Portanto, Antnio Jos Seguro cavalga a onda do descontentamento dos portugueses. Mas no apresenta propostas credveis para sair da crise, uma vez que a exigncia de renegociao da dvida, esbarra na indisponibilidade dos nossos credores. E, como at para danar o tango so precisos dois, h o risco de o PS ficar a falar sozinho mesmo que Passos Coelho lhe entregue, de bandeja, a responsabilidade de governar, l para 2015. que no basta fazer o diagnstico da crise, preciso dar esperana ao povo, coisa que tem andado arredia do vocabulrio popular portugus.

Sexta-feira

Mais uma
Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das Finanas e ex-lder do PSD, teceu duras crticas ao Documento de Estratgia Or-

4 . Canad em foco Confraria do Queijo de So Jorge

06 Maio 2013

Antnio Belas agora confrade e entende a fora da Confraria


Isto no mais nem menos do que o reconhecimento do trabalho que eu tenho feito e isso que eu fao sempre, porque o nosso trabalho importar e distribuir produtos alimentares portugueses e no poderia fazer diferente com o queijo... o que fao com outras coisas. Mas a verdade que o que eu entendo que devemos fazer aqui, como importador e distribuidor, trazer de Portugal o melhor que Portugal tem e faz-lo com dignidade e compostura. O melhor que Portugal e que, eventualmente, ainda no esteja estragado com esta coisa da crise. ramos ns a picar. Para Antnio Belas, a crise no estraga os produtos. A crise dificulta o trabalho de alguns que querem trabalhar, mas o produto em si... Portugal tem bom produto. A verdade que temos bons alimentos, bons queijos, bons peixes, temos as melhores conservas do mundo. E obviamente, a crise no tem afectado essa mesma qualidade...

Canad. O Governo Canadiano est mais exigente na qualidade, na rotulagem dos produtos. H uns anos atrs, os inspectores deixavam passar rtulos, mesmo s em Portugus, agora j no acontece, tem de ter rtulos em Ingls, em Francs, com os factos nutritivos devidamente descritos. Em Portugal, s vezes, pensamos que o ter bons produtos e temos chega para tudo. E chega para a Europa. Para o mercado canadiano e norteamericano... tudo diferente. As nossas dificuldades so, talvez, um pouco maiores, porque o Governo Canadiano faz mais exigncias, insiste. Antnio Belas. Um trabalhador de c. Um empresrio que, trazendo de l muitos dos produtos que por c consumimos... agora confrade da Confraria do Queijo de So Jorge. Comemos por a, mas avanmos para outros domnios.

A pouco e pouco, as populaes vo defendendo o que tm de bom. Vo apostando numa melhoria constante das suas fortes razes. A Confraria do Queijo So Jorge no foge regra. Tem um cariz cientfico e cultural. O seu principal objectivo mesmo a defesa, a promoo e a dignificao do Queijo So Jorge, bem como na regip demarcada, o leite com que o queijo produzido e elaborado. Que , no fundo, toda a ilha de So Jorge. Dizem os livros que a criao desta confraria teve inicio num contacto realizado durante uma viagem realizada ao Norte de Espanha, ao stio de Torrelavega, em Cantbria, onde se estabeleceu contactos com outras confrarias semelhantes Europeias. A 22 de Novembro de 1991, era, assim, constituida a Confraria. Desde logo, reconhecida como organismo de controlo e certificao do Queijo de So Jorge. Os primeiros confrades foram entronizados numa cerimnia realizada a 23 de Abril de 1992. Uma cerimnia de grande pompa na Cmara Municipal das Velas. De resto, o 23 de Abril o dia do Patrono de So Jorge, exactamente... o So Jorge. J agora registese, na cerimnia constitutiva, a presena da Confraria Vinho do Porto, que , afinal, madrinha da Confraria do Queijo de So Jorge. Como testemunhas, a Confraria Panela ao Lume, de Guimares, e a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, da Ilha Terceira.

Dificuldades, sim, mas por c


Para Antnio Belas, pode haver dificuldades, sim, mas na parte do

No Dia de So Jorge, a entronizao

Antnio Belas, do Ferma, que h muitos anos representa, entre ns, os queijos de So Jorge, foi agora entronizado como confrade. Exactamente no dia de So Jorge, o 23 de Abril.. E nem se pense que fcil, j que a Confraria tem apenas... 100 confrades. O nmero mximo de confrades mesmo cem. Por esse motivo, o Presidente da Assembleia Geral denominado o Centurio, nome que foi trazido do termo militar do Imprio Romano. O Centurio era o militar que comandava uma centena de homens, isto no tempo do Santo So Jorge, que foi tambm Oficial militar. De facto, o queijo de So Jorge considerado o melhor do mundo. No seu tipo, mesmo nico, no h outro e eu, ao ser confrade do Queijo de So Jorge, assinei um termo de compromisso que se l da seguinte: Comprometo-me a dignificar o Queijo de So Jorge, defendendo a sua tipicidade e o seu bom nome, bem como a sua confraria.

*Dificuldades so, talvez, um pouco maiores, porque o Governo Canadiano faz mais exigncias
De resto, lembra-nos Antnio Belas, eu j o fazia sem ser confrade e, agora, naturalmente, tenho mais uma obrigao e o dever de o fazer. Ainda lhe perguntmos se tinha por a queijo de So Jorge. Tenho com certeza. Toneladas. E por acaso temos toneladas, porque acabou de chegar um contentor na semana passada...

Uma capa preta como trajo

O trajo utilizado por esta confraria composto por uma capa preta que, por sua vez, se encontra composta por uma sobrecapa de cor dourada (ou em cor verde para os Confrades Honorrios). O chapu em uso de cor preta e com uma aba seccionada. A gravata usada de cor beige e contm uma inscrio idntica que se encontra aposta em cada um dos queijos de So Jorge. As insgnias usadas so compostas por um medalho dourado suspenso ao pescoo por fita. A sobrecapa tem um emblema bordado, no lado direito. A indumentria composta ainda por um bordo tpico, utilizado pelo santo So Jorge. Este bordo utilizado nas festividades, quer em trabalho sendo neste ltimo usado como aguilhada com o fim de conduzir os animais de traco. E as explicaes? Porqu Antnio Belas, agora confrade?

06 Maio 2013

Canad em foco . 5

Mais amplas relaes entre Canad e Trinidad e Tobago


O Primeiro-ministro Stephen Harper reuniu, h dias, com Kamla Persad-Bissessar, Primeira-ministra da Repblica de Trinidad e Tobago, durante sua visita oficial ao Canad, de 23 a 27 de abril. Os dois lderes anunciaram iniciativas que vo reforar a cooperao de segurana, expanso de ligaes de defesa e ampliao de laos de pessoas e bens. O Canad compartilha uma forte relao histrica com Trinidad e Tobago como membros da Commonwealth,, disse o primeiro-ministro Harper. Iniciativas agora anunciadas ajudaro a fortalecer os laos entre nossos pases, dizendo como podemos trabalhar juntos para um hemisfrio mais prspero e seguro. Aps uma reunio bilateral, os dois lderes anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) entre a Corporao comercial canadiana e o Ministrio de segurana nacional de Trinidad e Tobago; a assinatura de um memorando de entendimento que refora a longa associao de Trinidad e Tobago no departamento da defesa nacional do treino militar e programa de cooperao; a acreditao de um Adido de defesa canadiano para Trinidad e Tobago, que servir para expandir ainda mais as relaes de defesa entre os dois pases; e a assinatura de um memorando de entendimento entre a Brock University e a Universidade de Trinidad e Tobago que criar oportunidades para maior cooperao entre estudantes e acadmicos. Canad e Trinidad e Tobago comemorraam 50 anos de relaes diplomticas, em 2012, uma relao ainda mais reforada por aqueles que vivem no Canad com laos com Trinidad e Tobago. Esta a primeira visita oficial de um primeiro-ministro de Trinidad e Tobago ao Canad em quase meio sculo.

Governo de Harper est a tentar controlar a CBC?

Projectos de inovao de energia em todo o Canad *Canad como lder global no sector de energia limpa
O Primeiro-ministro Stephen Harper anunciou, na sexta-feira, apoio a 55 novos projetos inovadores, com vista a produzir e utilizar energia de forma mais limpa e mais eficiente. O suporte ser canalizado atravs da ecoENERGY no governo do Canad iniciativa de inovao, que foi introduzido no oramento de 2011 e est a ser conduzido pelo Ministrio dos recursos naturais. O primeiro-ministro era acompanhado por Christian Paradis, Ministro da indstria e Ministro de estado (agricultura) e Steven Blaney, Ministro da Francofonia. O nosso governo est a posicionar o Canad como lder global no setor de energia limpa, apoiando projetos inovadores em todo o pas, com vistas a produzir e utilizar energia de forma mais limpa e mais eficiente, disse o primeiro-ministro. Pesquisa e desenvolvimento gerados pelos projetos sendo anunciado hoje tambm manter e criar empregos, e, ao mesmo tempo, beneficiar o meio ambiente. Dos 55 projetos que beneficiam do apoio, 15 sero os que visam testar a viabilidade de vrias tecnologias, 40 sero projetos de pesquisa e desenvolvimento para as lacunas de conhecimento, trazer tecnologias desde a fase conceitual ao estgio de desenvolvimento pronto para ser testado. Os projetos sero realizados em sete provncias e dois territrios e incidiro sobre a investigao nas seguintes reas: eficincia energtica; electricidade limpa e energias renovveis; Bioenergia; electrificao do transporte; e, no convencional, leo e gs. O primeiro-ministro esteve reunido com representantes de vrias empresas de financiamento, incluindo CO2 solues e tecnologias de Addnergie, ambos baseados na cidade de Quebec. Solues de CO2 est recebendo financiamento para apoiar a investigao e o desenvolvimento de um mtodo inovador para mais eficientemente capturar dixido de carbono nas areias de petrleo, e Addnergie recebe apoio para o desenvolvimento de sua infra-estrutura de carregamento do veculo elctrico.

Como habitual nestas andanas... parece haver uma clusula pouco explcita no oramento do Governo Federal. Como refere o Globe and Mail, o Bill C-60 dar ao gabinete explcito poder para dar ordens s chamadas corporaes da Coroa, podendo negociar com funcionrios, sindicalizados e no sindicalizados. O projeto de lei afeta todas as corporaes de coroa sob os auspcios do governo federal, mas, hoje, pelo menos, so os adeptos da CBC que esto expressando suas preocupaes. Amigos da Canadian Broadcasting uma ponta avanada independente para programao canadiana, rdio, televiso e novas mdias acredita que a lei afecta a independncia da corporao. CBC no apenas mais um corpora da coroa. Com a tomada de decises financeiras, o governo pretenderia assumir a independncia editorial da CBC, como diz Ian Morrison, porta-voz do grupo. Se este projeto se tornar lei, o governo ter uma alavanca mais forte para controlar o que se passa na CBC, os programas que apresenta e o contedo editorial da notcia. Nossa emissora pblica nacional estar um passo mais perto de se tornar uma emissora estatal. Os conservadores, obviamente, tm uma opinio diferente. As finanas de corporaes da coroa so da responsabilidade do governo. Ns temos que nos certificar de que os custos so sustentveis, disse o Presidente do Conselho do Tesouro, Tony Clement, durante o perodo de perguntas na quartafeira.

O plano de aco econmica 20013 diz que o governo vai tentar melhorar a viabilidade dessas corporaes de coroa, incluindo nveis de remunerao. Morrisson diz-se preocupado j que Harper, lentamente, est a tomar controle sobre a CBC, a fim de exercer uma forma subtil de censura sobre a emissora pblica. Alm de cortes no oramento e o nova lei, observa-se que 8 a 11 membros do Conselho da administrao da CBC contriburam, com dinheiro, para o partido conservador do Canad.

Este espao pode ser seu... ligue seja qual for o seu anuncio... teremos muito gosto em ajudar...

Tempos difceis para a CBC?


O Governo de Harper no tinha dito nada em pblico sobre radiodifuso pblica, desde que era o lder da oposio. em grande parte porque as sondagens tinham dito que a CBC era uma instituio popular. De tal forma que as pesquisas sugerem que 80 por cento dos canadianos apoiam a CBC. Pelos vistos, h mesmo uma certa hostilidade radiodifuso pblica no governo de Harper. Sabem que no a podem silenciar. Assim, estar-se-ia a assistir a uma certa morte lenta, uma esterilizao, uma neutralizao, tornando-a menos independente, menos audaciosa, menos capaz de reproduzir um tipo de uma funo de compensao em uma democracia. Isto na opinio de Morrison.

416 995 9904

6. Comunidades

06 Maio 2013

O grande Bonga ViniPortugal Anual Tasting Promover a imagem de Portugal... vem a mesmo atravs dos Vinhos *Espectculo que no
acontece muitas vezes
*Na Galeria de Arte do Ontario, uma prova de vinhos
Pois... Portugal comeou agora, uma vez mais, a mostrar-se ao mundo. F-lo da melhor maneira. Daquela que o passado lhe ensinou. Caldeando-se com outros povos. Intentando levar mais alto e mais longe a sua bandeira. E tentando minimizar as crises novas e velhas que se vivem por l. Para j... o vinho. Como, ainda no h muito, foi o Turismo no seu todo. Os Vinhos tm um realce especial, na medida em que ainda do pouco... que no estragmos e vai andando mais ou menos de vento em popa, j que as estruturas geogrficas do Pas... quase no permitem que se estrague. A ViniPortugal nasceu para mostrar e promover os vinhos. uma associao interprofissional, de natureza privada e sem fins lucrativos, criada com o objectivo de promover e apoiar a produo vitivincola portuguesa, a nvel nacional e internacional. A sua misso seria assim assim, melhor dizendo - promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelncia, valorizando a marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal, e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preo mdio dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. E est at a esquecer e ainda bem que um certo extracto da Unio Europeia quereria que os vinhos Portugueses se reduzissem a uns quantos copitos de vinho do Porto e... pouco mais. O resto seria para esquecer. Felizmente que no esqueceram.

promovermos coisas novas, como o nosso Alvarinho... De facto, ele o disse, e ns secundamos, sempre bom promover. Quase que vale a pena dizer que a crise fica menos crise... com toda esta promoo.

Bonga figura sobejamente conhecida no mundo do espectculos. Os seus ritmos respiram frica sem deixar de saber tambm Lusofonia, que se espalha, afinal, pela Europa e pela Amrica. A sua deslocao marcada para ter incio a 25 de Maio est j a despertar muito interesse. Como parceiro deste espectculo... Don Kikas como convidado especial. De contar, tambm, com a Banda Completa do Kota, Barcelo de Carvalho ( Bonga ) que abrilhantara a sala da Opera House, no Queen Street East. Dado o historial de Bonga, mais de 40 anos de carreira, com j 40 lbuns produzidos, que deram ao Musico Discos de Platina, Ouro e muitas outras Distincoes. Bonga, a Voz de muitos povos (Angolanos, Lusofonos, World Music ), fez pessoalmente um apelo aos seus Fans para que adiram ao Concerto, que sera memoravel. A Massemba Producoes, a pedido dos seus fieis seguidores, criou uma area VIP para os melhor servir. Para mais informacoes e detalhes, ligue para: 647 985 4784; 647 402 7867; 647 533 9595.

Na Galeria de Arte... a arte dos nossos vinhos

Filipa Cardoso na Casa do Alentejo

Para j, Portugal est a mostrar ao mundo o que de melhor tem em termos de vinhos. Vinhos de todas as regies. Na Galeria de Arte do Ontario, na Dundas e University... uma prova de vinhos juntou centenas de empresrios locais, que se interessaram pelo nosso vinho. E mesmo que no tivssemos visto por l... muita gente nossa, de c... torcemos o nariz mas seguimos em frente. Vimos, de facto, a falta das bandeiras que ns somos ns, os Portugueses e Luso-Canadianos de c e que podemos projectar ainda mais alto e mais longe... as nossas coisas. Mas... adiante. Um grupo de interessados em conhecer melhor... os vinhos portugueses. A ViniPortugal organizou a prova numa das zonas nobres da cidade e da Provncia, a Galeria de Arte do Ontario. E a verdade que, pela aderncia, bem capaz de os objectivos da ViniPortugal terem sido atingidos. E ns fomos conversando afinal com elementos que estavam a mostrar os vinhos.

Uma iniciativa feliz. Isto, pelo menos, a avaliar pelo que fomos vendo em interesse dos presentes. E fala-se no Aveleda, que todos conhecem, e noutras marcas afamadas tambm entre ns.

Viva, Miguel Jardim!

No fundo... no fundo, tratou-se de uma interessante jornada da promoo dos nossos vinhos. Uma jornada de promoo que bem capaz de dar os seus frutos.E depois... h at surpresas. Miguel Jardim foi, durante muitos anos, figura preponderante no Turismo de Portugal. No Canad, onde viveu e vive, deu a conhecer muitas das nossas coisas. Os vinhos da Madeira esto, entretanto, no cimo das suas intenes de promoo. E de h muito. Cheguei a pensar se valia ou no a pena vir. At porque isto caro. Mas, em todas estas coisas dos Vinhos de Portugal, ns a Casa dos Vinhos da Madeira participamos sempre com vinho da Madeira. No por que a gente v aumentar as nossas vendas... mas

Aqui H Fado! Com esta designao, o programa festivo dos 30 anos da Casa do Alentejo est a continuar. Desta feita, aquela associao traz at ns uma das figuras mais em destaque no panorama fadista de Portugal, Filipa Cardoso. Ser acompanhada pelos guitarristas Rodolfo Godinho, Jos Antnio Carvalhinho e Jorge Guerreiro. A Gala do Fado est marcada para sbado, 25 de Maio, a partir das 19.30. A Gala do Fado da Casa do Alentejo inclui tambm Tony Cmara, acompanhado por Manuel Moscatel, Valdemar Mejdoubi e Srgio Santos.

Antnio Mendona, da Bacalhoa, vai-nos dizendo como tudo aconteceu... Conta-nos que a ViniPortugal alugou o espao, enviou a todas as empresas uma proposta para a inscrio no evento e as empresas nomeadamente as que tm vinhos no Canad inscreveram-se e estiveram presentes.

O importante promover Portugal

uma questo de relaes pblicas e ensinar aos Canadianos o que o vinho Madeira... que eles no sabem e o interesse sempre muito grande. Miguel Jardim. O vinho da Madeira j se bebe com prazer por a. Resta dizer que, quando vamos Casa da Madeira... nunca o Salom nos deixa sair... sem um clice daquela delcia. Mesmo a ns que, por norma, no bebemos... E olhe que o Madeira mesmo bom. Assim como na Madeira no se bebe Porto, em Portugal Continental no se bebe Madeira. Portos bons e Madeiras bons... vai-se a Inglaterra, vai-se a Frana e vai-se a Berlim. A h! Uma pena, sem dvida.

Manuel Oliveira, da Aveleda, explica, a nosso pedido, que em Portugal as coisas poderiam estar bem melhor, mas o importante promovermos Portugal e ns promovemos Portugal fora das nossas fronteiras e este tipo de eventos mesmo bom para isso, no s para promovermos o que j temos c, mas tambm para

06 Maio 2013 Uma festa de gala anual... que foi mais do que isso...

Comunidade . 7

Dizer Comunidade que... h muita gente que faz a diferena...


Fomos l... porque falavam em ns. Porque traziam a primeiro plano, tambm, gente nossa. E isto porque, de facto, todos nos vamos servindo do chamado 311 mas nem sempre acompanhamos o seu desenvolvimento, o seu andar em frente... o muito que por ali se faz em prol da populao em geral. Da nossa tambm, pois claro. O chamado EMS Emergency Medical Services esteve em festa. Era a festa de gala anual. Onde havia, especialmente, o dizer comunidade em geral que, na prpria comunidade, h muita e muita gente que merece ser honrada. E a verdade que, enquanto se fazia a entrega dos galardes a 60 pessoas e organizaes fomos anotando muitas e muitas coisas. Fomos anotando, especialmente, que o EMS faz bem... sem olhar a quem. Como lhe compete, decerto. Este ano em cerimnia que decorreu na quinta-feira foram entregues Prmios de Excelncia

A Academia do Sporting em festa


*Bruno de Carvalho estar presente

*Lembrar o Chris que tombou quando tanto havia a esperar do seu entusiasmo

Alguns a fazerem com que haja ainda esperana num mundo que no to mau assim. Os que ajudaram uma me a dar luz, um rapazinho 7 anos que salvou a me (tambm presente) ao chamar o 311 e saber definir tudo a tempo dos paramdicos chegarem. Um motorista dos TTC que parou o seu autocarro para salvar um motorista que tinha tido um acidente. E muito mais, muito mais...

A lembrana do Chris
E foi por a... que chegou a nossa vez. John Chin, Filipa Gomes, Mathew Bagazzoli e Pedro Dias providenciaram, afinal, CPR a um jovem jogador de futebol, no Brockton Stadium, que tinha sofrido uma paragem cardaca. o caso de Christopher McCurbin-Parkin, que em pleno jogo... caiu fulminado por um ataque cardaco. Apesar de, no campo, o termos tentado trazer vida, no nos foi possvel, como nos disse Pedro Dias. E foi por isso que os EMS de Toronto decidiram que membros do staff da Academia do Sporting para o caso, Filipa Gomes e Pedro Dias fossem homenageados. Aceitmos, em nome do Chris, disse o Pedro, acrescentando que pelo que tentamos fazer no campo, mas tambm pelo que o nosso Clube fez, para todos os que sofreram com a sua morte, desde o aconselhamento psicolgico a abertura de uma conta para ajuda da Familia, tudo fizemos pelo melhor e sem qualquer outro interesse. Homenagear a vida de Chris, sim, mas trazer, tambm, para a opinio pblica o tema, para que os nossos campos de Futebol tenham melhores condies no futuro, nomeadamente sejam munidos de desfibriladores e que seja dado instruo tcnica para os utilizarem.

No restam dvidas. A Academia do Sporting vai estar em festa. Mais do que isso, est j em festa, h muito, j que h muito cumpre a sua misso. Uma misso que, tendo muito a ver com o Futebol, acaba por ter muito a ver, tambm, com a formao de muitos e muitos jovens. Aos poucos, vai-se dando aos mais jovens... como que uma certa filosofia de vida, alicerada, afinal, na ocupao dos tempos livres, na eliminao das barreiras de qualquer ordem e num concretizar de sonhos. Coisas que acabam por acompanhar os jovens durante toda a vida. E a ressalta a forma de ser e actuar de Pedro Dias. Pois, a Academia do Sporting vai levar a cabo as celebraes do seu segundo aniversrio. Uma Academia que a primeira academia de futebol do Sporting Clube de Portugal... fora de Portugal. Est j marcada para sbado, 25 de Maio, a partir das 6 horas da tarde, no Osis Convention Centre. Como nota dominante, estar presente nas festividades o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, que est a ser parece ser, pelo menos o novo rosto de uma remodelao e avano daquela colectividade portuguesa de tantos pergaminhos. De resto, um dos primeiros Pases que Bruno de Carvalho recentemente eleito visita. Segundo uma nota que nos foi enviada por Pedro Dias, a figura central da Academia entre ns, h ainda, como aliciante, a visualizao da mais recente visita a Portugal. A parte musical, tambm no foi esquecida, contando com o DJ 5 Stars. Vale a pena estar presente. Sobretudo para quantos gostam de ver a actuao de uma Academia que tem tudo... para cumprir a sua misso.

a paramdicos, despachantes de apoio de emergncia, e muitos outros servidores pblicos. Todos reconhecidos, afinal, pela sua contribuio no apoio aos servios mdicos de emergncia de Toronto.

Fazer de Toronto uma cidade melhor...


O chefe do EMS de Toronto, Paul Raftis e a conselheira citadina (Ward 25 Don Valley West) Jaye Robinson apresentaram placas comemorativas aos recipientes na cerimnia anual. Estvamos na sede do Toronto EMS. Em North York. As pessoas que hoje homenageamos estiveram para alm do que seria de esperar no tocante ao apoio das pessoas na nossa comunidade, motivo por que estamos satisfeitos com esta cerimnia, lembrou, uma e muita vez, o chefe Raftis. Para a vereadora Jaye Robinson, todos e cada um dos recipientes das placas fizeram de Toronto uma cidade mais segura e mais caritativa, uma cidade vibrante que se pode visitar, trabalhar e viver.

A me do... menino capito


No final, era o nosso encontro, designadamente, com a me do Chris. Para ela, presente na cerimnia, deixmos a pergunta sobre o que que o Chris sentiria, se pudesse ver esta mesma cerimnia. Naturalmente que ele estaria satisfeito pela homenagem feita aos que o ajudaram... tentaram ajudar. E ela o que que ela diria? Diria simplesmente que estou agradecida. Muito agradecida. Fizeram tudo... tudo... tudo, para tentar salvar o meu filho, que estava feliz com eles e que quereria que todos estivessem felizes com eles e com o soccer que amam... Filipa Gomes estava tambm feliz, se feliz se pode estar a lembrar quem morreu. uma oportunidade de lembrar o Chris e a pessoa que ele era e ao mesmo tempo celebrar todas as pessoas que, passando perigos, tentaram salvar ou salvaram mesmo... pessoas que precisavam mesmo de ajuda. E pergunta feita me do Chris sobre como que ele se sentiria se pudesse assistir a tudo aquilo, Filipa Gomes disse que ele ficava feliz de nos ver receber esta distino... foi pena ele ter de partir... mas eu acho que ele ficava feliz de nos ver aqui hoje... Para Pedro Dias, o Chris estar feliz neste momento por estarmos a lembrar a memria dele. Era o nosso capito muito querido de todos ns e a nossa responsabilidade, neste momento que ele no seja esquecido e que ele, onde quer que esteja... esteja a torcer por ns e esteja bem...

Dias de limpeza citadina


O Vereador Mike Layton est tambm a colaborar, activamente, na campanha de limpeza na cidade. O ms de Maio parece ser o ms destinado a este gnero de trabalho voluntrio. Assim, ontem, domingo, a partir das 10 horas, esteve em curso uma operao do gnero no Healey Willan Park (Ulster St e Euclid Ave). Depois, a 18 de Maio, sbado, tudo mudar para o Senhor Santo Christo CS Parking Lot Humbert St and Ossington Ave. No dia seguinte, domingo, ser no Fred Hamilton Park - Roxton Rd and College St W. No sbado, 25, a partir do meio-dia, Stanley Park - King St W and Walnut Ave; e no mesmo sbado, a fora voluntria continua, a partir das 2 horas, no Dewson PS Parking Lot Dewson St and Concord Ave.

E vimos galardoados gestos que vale a pena enaltecer. Desde pessoas que fazem a diferena no apoio a indivduos a viverem num centro de idosos, at algum que se desloca s Honduras para ajudar a construir uma clnica mdica. Desde um paramdico que dirige uma estao de primeiros socorros para crianas com tumores cerebrais at um militar que conseguiu tirar um doente das ruinas de uma andar que tombou. Muitos e muitos casos.

8. Comunidades Gala da Primavera

Bolsas de Estudo de incentivo e apoio *Associao Portuguesa da Universidade de Toronto a andar em frente

06 Maio 2013

Um grpinho muito nutrido. Decerto com os seus componentes - eles e elas, claro a terem muitos sonhos. A alimentar desejos muitos e a interrogarem-se sobre o Porvir. E s vezes j sem tempo para nada. De livros debaixo de brao ou no... vo andando nas cadeiras do Saber. Mas tm de viver a sua vida. s vezes a arranjar dinheiro para o sustento prprio e talvez dos seus. Trabalhando tambm no duro. Fazendo a ponte entre o Estudo e o Trabalho. Por forma a que, na combinao final, haja um deve e haver sadio. E mesmo assim... ainda tm tempo ainda arranjam tempo, melhor dizendo para as actividades voluntrias de uma Associao que nasceu por amor da saudade, talvez, mas sobretudo da vontade de estarem juntos. Talvez a trocarem sonhos. Talvez a animarem-se no desejo conjunto de andar em frente. A Associao Portuguesa da Universidade de Toronto University of Toronto Portuguese Association esteve em festa, no sbado. Os seus componentes entenderam que era de alegria a festa. E esta tinha apenas como objectivo entregar Bolsas de Estudo a uns quantos alunos que foram cumprindo a sua misso. Estudar. Talvez trabalhar. Olhar o futuro. Mesmo que sem esquecer o Passado dos seus mais velhos. Passado duro. Passado de luta. Passado que est agora, em termos oficiais, a fazer 60 anos. Mais do que isso, em termos da Universidade, est a fazer 65 anos da Lngua Portuguesa na j vetusta Universidade. Depois, a determinado momento, era a entrega das Bolsas de Estudo. Uma sesso especial a que estiveram presentes entidades que, por norma, esto sempre presentes. Como o caso do CnsulGeral de Portugal, Jlio Vilela; o deputado federal Andrew Cash, e o

O Marco Jos entende este gnero de incentivos. uma coisa muito boa, sendo uma grande ajuda para a prpria comunidade portuguesa, dando a entender que estamos unidos e que nos querem ajudar. E os estudantes portugueses, que muita gente pensa que no so os melhores, aqui em Toronto... esto a mostrar vamos mostrar... que somos os melhores de todos. Ora toma! Ainda perguntmos se ouvia, regularmente, a CIRV Radio. Claro. O meu pai trabalha na construo e quando estamos no carro, ouvimos sempre o 88.9. E receber uma Bolsa oferecida pelo CIRV Radio uma coisa muito especial para mim...

O apoio dos mais velhos

Um bolo artstico confeccionado por Jacks Bakery. Curiosa a inscrio, em termos de incentivo aos mais jovens. Interessabnte! So jovens. Mas tm por ali e ns vimos a revista Origens muita gente a apoiar. At Manuela Marujo, directora associada do Departamento de Espanhol e Portugus. E que j foi fazendo exposies sobre os 60 anos da Emigrao Portuguesa no Canad. E outras actividades decerto. E que ali, no Europa Convention Centre, estava a dar o seu apoio. Com outros professores, claro. Aqui neste momento... estamos a viver a Primavera Gala. Estamos aqui, no fundo, para celebrar o sucesso de jovens luso-canadianos e para incentivar os outros jovens a prosseguirem a Educao PosSecundria. Era a presidente deste ano a dar-nos a sua versp da festa em causa. E vai avanando dizendo que o processo das Bolsas de Estudo, este ano, foi ainda mais espectacular do que nos outros anos, porque tivemos muito apoio da comunidade falou no Luso Golf e na CIRV fm que nos apoiou para angariar bolsas para os estudantes. Este ano houve cinco recipientes. O que at deu alguma dificuldade... na escolha. ptimo. At porque houve muitos a concorrerem... Alexandra Silva, a presidente que agora deixa as funes, passando a pasta a Amanda Pires, entende, assim, que o caminho est a ficar mais aplanado.

deputado provincial John Shein. A vereadora Ana Bailo, tambm, claro. At por ser tambm antiga aluna, antiga... fundadora da LusoCan Tuna, que actuou por l, levando o seu abrao aos jovens que por ali estavam. E deixando at o seu tenho uma lgrima ao canto do olho... j que eles, decerto, j andam por a, na vida activa, j tendo saudades da Universidade.

E aquele Quarteto...!
Na Gala... houve por ali a tocar - e bem um quarteto. Durante a recepo e jantar... animaram as artes, como se costuma dizer, e deram boa conta de si. Olhando para aquela gente... apenas conhecemos a Catarina-Raquel Gomes. E mesmo essa, quando praticamente era ainda uma menininha (como ela cresceu e se fez bonita e talentosa!) Membro da UTPA e da Tuna, foi por ali dar o seu abrao aos colegas e comunidadwe. Depois, at esqueceram de os incluir no programa. Coisas! A Catarina-Raquel faz parte do Quarteto. Quarteto... que ainda no tem nome. So amigos da escola Father John Redmond. O Jinyoung Choi, ainda na FJR no Gr 10, ao violino, a Andrijana Stanic, ao violino, o Daniel McCullough, ao violino, e a Catarina-Raquel Gomes. ao violoncelo. Estes ltimos trs terminaram este ano o primeiro ano da Universidade. E vo longe! Se tivessemos que lhe dar uma nota... daramos a mxima! s continuar!

Ora bem... mais frutos


A um grupinho que por ali andava o Chris est em todas, repetimos fomos ns buscar mais a certeza de que temos gente... para prosseguir as tarefas da nossa gente de amanh. Sandra Sousa, a est ela, com o seu canudo filha do Professor Eduino Sousa, que tambm estava presente. Esta menina acabou de se formar na Universidade de Toronto, como nos dizia algum para a apresentar. Gostei. Correu tudo bem. Por agora, estou a verificar, uma vez mais, que temos uma boa comunidade. Por outro lado, a Universidade tem uns bons programas. E eu gostei. Gerncia de projectos ou de consultadoria. A est ela espera da sua oportunidade. Amanda Pires a presidente do perodo que agora comeou. Entende que, este ano, se fizeram coisas muito interessantes, talvez algumas que nunca foram feitas no passado e, para ano, ser ainda melhor, graas ao entusiasmo que por ali vimos.

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

As Bolsas de Estudo
Outreach Scholarship Darren Lloyd Pereira, e Melissa Brooke Rodrigues. Lusogolf Bursary Janet Carina Martins da Cruz e Nelson Jos Oliveira. CIRV Fm Award of Excellence Marco Jos da Silva.

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

06 Maio 2013

Mensagens . 9

10. Comunidades

06 Maio 2013

Casa da Madeira em ambiente cultural Lusitnia est a andar em frente Lembranas de usos e costumes * Uma festa do Divino Esprito da Regio Autnoma da Madeira Santo, que deu para lembrar tradies

*Em breve a celebrao das Bodas de Ouro


O tempo e o espao. Jogam ambos connosco. Com a nossa forma de fazer o Jornal. E de facto, muitas vezes, limita as possibilidades que temos. E entendemos, ento, que no podemos fazer o que queramos e... deveramos fazer. E na semana passada... a Semana Cultural Madeirense ficou de fora. E, no entanto, as Semanas Culturais representam, decerto, entre ns, a certeza de que muitas das nossas tradies continuam a ser puxadas a primeiro plano. Agora, que terminou mais uma Semana Cultural Madeirense, anotmos que ela fez vir ao de cima a lembrana de muitos usos e costumes daquela Regio Autnoma.

O Sport Clube Lusitnia esteve, sbado, em festa. Era a festa do Esprito Santo, uma noite regional, em suma, com muita gente presente. Aqui h tempos era a dificuldade em arranjar nova Direco. Como acontece, de resto, em muitas colectividades locais. Talvez por isso... vamos ao clube de vez em quando, para ver, sobretudo, como tudo vai marchando. E desta vez vimos, pelo menos, muita gente. Um salo quase cheio. Logo frente assistncia geral, um altar adequado lembrana do Esprito Santo, e com muitas iguarias de indole regional. Alcatra? Decerto que sim. Muitas e boas iguarias, repete-se. Talvez para mitigar as saudades da terra, mesmo numa colectividade que tem muitos jovens, designadamente no actual elenco directivo. Alguns que at j nasceram por c. No fundo, mesmo uma satisfao entrar numa colectividade de prestgio na comunidade portuguesa de Toronto... e ver tantos jovens. Manuela Sequeira, a Presidente, conta-nos tudo o que se vai passando. Tudo a que fomos assistindo. Uma Festa do Esprito Santo, nossa maneira. No fundo, temos alcatra, as tradicionais sopas e arroz. J viu, certamente, o nosso Altar, que um hbito l da Terceira. Uma noite muito divertida. Sim, sim. E a Presidente acha que vai continuar a avanar na defesa das tradies e, eventualmente, com novas maneiras de atrair mais gente? Para a presidente lusitanista, h a certeza de que as pessoas esto a interessar-se pelo Lusitnia. H scios que j voltaram e ainda agora, nos ltimos dias, registmos mais dois scios entre pessoas que nem vinham c... Ainda perguntnos se, voltasse atrs, estes tempos, voltaria a candidatar-se Presidncia. Manuela Sequeira entende que sim, embora sem esquecer que tudo aquilo d muito trabalho. Mas que tem uma direco muito unida e muito trabalhadora, quando preciso. Acredita-se, assim, que o Lusitnia, de tantas e to boas tradies, vai andar em frente. E importante no perder as razes e manter certos laivos de uma tradio que, sendo de l, comea a ser tambm de c. Sport Clube Lusitnia. Uma colectividade a andar em frente. Veremos os prximos tempos.

da Me, no dia 11 de Maio, e j se trabalha afanosamente para o aniversrio as Bodas de Ouro que vo ter lugar no salo da Local 183, no dia 1 de Junho. A haver convidados que vm expressamente do Governo Regional da Madeira, para o caso a Secretria Regional do Turismo e Transportes, Conceio Estudante, e Gonalo Nuno, das Comunidades e do Centro do Emigrante. Por mim Salom a diz-lo espero o melhor. Porque a nossa Casa uma casa portuguesa e ns estamos c para representar, no s o arquiplago da Madeira, mas tambm o nosso Pas, que Portugal.

Artesanato a falar mais alto


Para alm do mais, a Regio da Madeira tem um folclore rico, uma Culinria bem conhecida e um artesanato que est j a ombrear com os mais importantes de Portugal. E esta Vigsima Sexta Semana Cultural Madeirense teve, de facto, de tudo um pouco. At houve, por exemplo, um conjunto de senhoras a fazer bordados madeirenses e tapearias. E at at a arte dos vimes esteve em foco. Para Salom Gonalves, foi um xito. Para ns, tambm. Pelo menos empolgou-nos o entusiasmo de toda aquela gente. Naturalmente que o artesanato teve, no salo principal, a parte de leo, como soe dizer-se. E quem trouxe as obras acha que o fez, tambm, por amor a todos os hbitos e costumes da nossa gente. Eduardo Gouveia, que vai a todas, diznos gostar imenso de estar por ali, a participar na Semana Cultural Madeirense, para j por estar reformado... e fao isto por amor, no por dinheiro. Muita gente da Madeira, naturalmente, e Eduardo Gouveia acha que todos se interessam pelos seus trabalhos de artesanato, em barro, e no s. As pessoas gostam de ver, mas a venda no assim muito grande. De qualquer modo, o ponto aqui no a venda... mas sim as amizades que fazemos. J antes, por outras palavras, Elsa Romo nos tinha dito o mesmo. A razo de estar ali. A satisfao bem viva por contactar com tanta e tanta gente. Agora, a dois passos, sero as festas do meio sculo de vida da Casa da Madeira. Para o presidente da colectividade, a certeza de que a dispora d cartas, em muitos aspectos da preservao do nome de Portugal. A Portugalidade est bem viva entre ns... No fundo, uma Semana Cultural Madeirense, que teve de tudo um pouco. E conseguiu, sobretudo, fazer mais amigos, proporcionando melhor convvio.

A Casa da Madeira est viva...


Correu tudo bem, o que era mais ou menos o que espervamos, disse-nos para acentuar que a meio da semana, quinta-feira, por exemplo, tivemos uma casa cheia e... as pessoas parecem ter comeado a interessar-se mais pelas coisas da Madeira, j que uma Semana Cultural isso mesmo, servindo para mostrarmos a nossa Cultura, quem somos e dizer que estamos vivos... e a Casa da Madeira est viva. Na parte de cima do salo... havia muitas outras coisas que quase nem houve tempo para ver, j que quase tudo se passava no salo principal. E, no entanto, l por cima, na chamada sala cultural, at havia exposies. Salom Gonalves era, assim, um presidente feliz. De qualquer modo, vai chamando a ateno para a Festa da Flor, no Dia

06 Maio 2013

Acontecimento da semana. 11

Ecce Homo! Milhares viram passar o Senhor Santo Cristo dos Milagres

H quem diga que a saudade que faz explicar afluncia de tanta e tanta gente zona da igreja de Santa Maria. A saudade bem capaz de no explicar tudo. capaz, talvez, de compr o ramalhete, mas no chega para justificar tantos e tantos milhares de pessoas, que sbado e domingo, estiveram em redor da igreja de Santa Maria, o mais antigo templo catlico dos Portugueses. A Religiosidade e a F, talvez. O povo dos Aores trouxe para c a devoo secular ao

Senhor Santo Cristo dos Milagres visitou uma vez mais a nossa gente

Senhor Santo Cristo dos Milagres. Entre ns as Festas comearam em 1966. E no sbado e domingo, 4 e 5 de Maio, cruzaram-se as dores e as dificuldades com o amor agradecido ao Deus feito Homem. Dores e dificuldades patentes at nos joelhos que fazem a marcha, como vimos desde logo no sbado. Joelhos nus como nus, decerto, seriam os motivos da promessa que se tem de pagar. Como aconteceu, l longe, no Campo de So Francisco. Quase mesma hora. De joelhos no cho, alguns. Descalos, muitos outros. Todos com a F, talvez em pagamento de promessas que se fizeram em tempo de tribulaes sem nome.

Vale a pena repetir um conceito que trazemos a estas colunas vezes sem conta. Este Santo Cristo tem muita fora! Faz, no fundo, com que o bom povo dos Aores lhe reze e o cante, no apenas na

terra longnqua, mas tambm nas terras da emigrao para onde se espalhou. Um pouco por todo o mundo, o Senhor Santo Cristo dos Milagres veio no ba de quantos, um dia, deixaram as ilhas de maravilha.

12 . Comunidades Muitas Bandas e muita gente

06 Maio 2013

Manifestao de F e Religiosidade

A imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres voltou a percorrer as ruas de Toronto, no sbado e domingo. Uma procisso que se realiza, desde h muito em sintonia com a que nos Aores se desenrola desde 1700. O cortejo de domingo, que l como c constitui o ponto alto das festas,

comeou por iniciativa de madre Teresa DAnunciada, freira que introduziu o culto. Com a imagem do Santo Cristo a deixar apenas o convento uma vez em cada ano, no quinto domingo a seguir Pscoa. Como acontece em Toronto, com a veneranda imagem a ficar no seu nicho durante todo o ano. A imagem que o amor de muitos a imagem de c foi oferecido pelo saudoso Mariano Rego trouxe at terras do Canad. Religiosidade. F. O povo dos Aores trouxe para c a devoo secular ao Senhor Santo Cristo dos Milagres. Na cidade de Toronto, que ajudamos todos a tornar maior, merc do nosso trabalho e da nossa determinao, escreveu-se mais uma pgina da nossa Religiosidade e F. O Senhor Santo Cristo dos Milagres o Ecce Homo desde que Pilatos assim o chamou, frente multido que O apupava decerto que distribuiu, pelas ruas da cidade de Toronto, em redor da igreja de Santa Maria, a sua bno. Olhou pequenos e grandes. Entendeu a f de uns e de outros. Reparou nas mazelas do corpo e da alma de muitos dos que o aguardavam. Para o abrao da festa. Para a orao da comunidade. E Ele decerto que entendeu as oraes dos que lhe rezam. Passeou a sua misericrdia pelas ruas da cidade. A grande virtude da devoo que reune debaixo do mesmo olhar complacente do Senhor, pobres e ricos, novos e idosos. Eles e elas. Irmanados num longo percurso, sem alteraes de vulto, desde que do Convento da Esperana a imagem

saiu para se dar ao Mundo. E os que vieram para esta parte do mundo, e alinharam os ditames da sua f, no princpio, frente primeira igreja dos portugueses, a Igreja de Santa Maria, trouxeram consigo o que de melhor tinham. A imagem do seu Santo Cristo dos Milagres, que passou, agora, de novo em tradio que j no morre foi trazida de l. Para continuar a viver com os de c. A abeno-los. A apontar-lhes o caminho, a verdade e a vida. A festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em toda a sua pompa ou no segredo dos coraes, , de facto, a certeza de que o nosso povo sabe cultivar a tradio. Sabe olhar o rosto macerado do tal Ecce Homo... e pedir-lhe para ficar connosco. Para nos acompanhar. E Ele veio, de facto, para ficar. Para estar connosco nas horas boas e ms. Para nos olhar, olhos nos olhos, em cada dia que passa. E a verdade que, no domingo, pouco depois das 3 horas, a trmpete anunciou aos fiis que a imagem do Cristo macerado ia sair da igreja de Santa Maria. Cumprindo um ciclo, que comeava quando as bandas, vindas das zonas limtrofes, paravam frente Igreja e saudavam o Senhor. Com os seus toques harmoniosos. Bandas de c (Santo Cristo, Santa Ins e Santa Helena). Bandas de longe (Brampton e London). Primeiro, era o guio. Depois, um grupo de Anjos, a testemunhar que a Juventude tambm comea a entender a

Sporting FC ACADEMY - TORONTO presents:

TRY OUTS
DATES DATES AVAILABLE AVAILABLE

APRIL APRIL 15, 15, 16 16 & & 18 18

est he b t m fro n r lea fc nd a ing s ort u /sp n i REGISTER NOW o J ca fc.


ww w.s ti por ng

oor ram s d t Ou og r P cer c o S

2013

5) ) o U1 gues 10 t days a U e + L r U9 gal: 16) U6) ams & CSL atu rtu 7 to U p Te SA 4 to on S e Po ls (U ivals + Re 17 -- T s (U 12 & d l r U i m r e i g & t a b U g s e u & , 0 e l T 1 & 5 F s C 1 U l s y e g ,U 6( va boy r bo e Leagu rtin y 22-2 , U13 esti for e fo Spo U8 F U10, U12 Jul agu 5 Hous om emy e r d ) L , f a 2 9 e 1 mes (U Ac ek + ous ches U10 & U cer d ga ium FC H per we Coa ( n Soc g y 9 a 1 n b i s d es 15 e ad rt p le July Spo ractic ctic ton st a Cam ) r 0 r 2p 1 k p e (U c roc Soc 8-12 at b July

Sporting FC School AcADEmy

s ls rl Giir s ys rG o oy or B B F Fo & &

Registrations at Brockton Stadium 515 Brock Ave. (behind Dufferin Mall), from 10am-12pm & 2pm-7pm, weekdays.
Registration is limited, we will be taking children on a first come first served basis. To register or for more information, contact our Youth Technical Director, Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com Contact us today!

SPORTING BROCKTON OFFICE

06 Maio 2013

Comunidades . 13

mstica. Tambm a quer seguir. A Banda de Santa Helena. O Coro de Santa Maria. A Legio de Maria. O Apostolado da Orao. Depois, no decurso da procisso, que j ia longe, as Bandeiras de Portugal, do Vaticano e do Canad. Smbolos de tradio para muitos dos que estiveram presentes. Smbolos tambm de F. Mais um grupo de anjos com smbolos. Que ia desde a escada para subir Cruz at esponja com que os guardas (de h mais de 2000 anos) levaram fel e vinagre ao Cristo moribundo. Mais outro grupo de anjos com palavras chave do martrio de Cristo. E para completar o quadro (quase feito de juventude) um grupo de crianas que servem de ajudantes s cerimnias eucarsticas. E a imagem ia saindo. Ainda ao som das trompetes que chavam os fiis adorao e ao silncio. Atrs, gente de cadeiras de rodas. Algumas autoridades locais. A Comisso de Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Este Santo Cristo tem, de facto, muita fora! Faz, no fundo, com que o bom povo dos Aores lhe reze e o cante, no apenas na terra longnqua, mas tambm nas terras da emigrao para onde se espalharam. Um pouco por todo o mundo, o Senhor Santo Cristo dos Milagres veio no ba de

quantos, um dia, deixaram as ilhas de maravilha. A mudana da imagem mais mstica A procisso de domingo , afinal, mais espavento. Mais forte na presena de fiis. Mais luxo e sempre mais numerosa, como evidente. As cerimnias de sbado, no entanto, pelo menos entre ns, no Toronto (catlico e portugus) mais mstica e mais vivida. que at se vem lgrimas. Dos que vieram para agradecer e dos outros que vieram para pedir. H mais gente a juntar-se descala. Ou de rojos, volta de igreja, talvez com os joelhos macerados pelo piso. Talvez que

uma doena grave junte o agradecimento orao. Ou uma vida a dois que se vai desfazendo. Quem sabe se a simples crise e dura avassale tudo e todos... e faa acreditar que do Alto possa vir a soluo. Quem reza... sabe deve saber por que o faz. E a ida do povo igreja de Santa Maria, em dia do Senhor Santo Cristo dos Milagres, capaz de ter uma grande dose de sofrimento. Materializam-se, assim, as cenas de humildade e de dor, com os joelhos em terra, com os ps descalos, com os quilos de cera que se carregam em crios de agradecimento ou de pedido. A verdade que o reencontro com a mstica do sobrenatural, em tempo de Santo Cristo, tem uma ressonncia por demais evidente. Uma grande manifestao de f. O culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres tem, de facto, essa certeza. No sbado, quando a imagem saiu da sua capelinha de 364 dias, para ir para o altar maior, havia, de facto, um mar de gente a presenciar. E a acompanhar o andor volta da igreja, j com bandas a tocar o Hino do Senhor Santo Cristo dos Milagres. No domingo... era o continuar da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Muita gente. Muito entusiasmo. A f a comandar tudo. At tanta e tanta gente que percorria as zonas do percurso... descala. A pagar promessas. A lembrar entes queridos. Ou, simplesmente, a pedir a Cristo para continuar a ajudar.

14 . Desporto

Paos vence Sporting e fica a dois pontos da Liga dos Campees


O Paos de Ferreira derrotou ontem o Sporting, por 1-0, em jogo da 28. jornada da I Liga portuguesa de futebol, e ficou a dois pontos de uma qualificao indita para a Liga dos Campees. Na Mata Real, o lateral direito Tony, aos 75 minutos, deu o triunfo ao Paos de Ferreira, que aumentou novamente para quatro pontos a vantagem sobre o Sporting de Braga na luta pelo terceiro lugar, que d acesso ao play-off da Champions. O Sporting perdeu a oportunidade de subir provisoriamente a um lugar de apuramento para a Liga Europa, mantendo-se na stima posio, com 36 pontos, menos quatro do que o Vitria de Guimares e menos dois do que o Estoril-Praia, que na segunda-feira visita o Benfica.

06 Maio 2013

Bayern Munique goleia Barcelona e est na final da Liga dos Campees


*Duas equipas alems na final
O Bayern de Munique confirmou, na quarta-feira, a presena na final da Liga dos Campees de futebol, com uma nova vitria expressiva sobre o Barcelona, por 3-0, desta vez em Espanha, na segunda mo das meias-finais. Uma semana depois da goleada por 4-0, em Munique, o Bayern foi ao Camp Nou vencer com golos de Robben (49 minutos), Piqu na prpria baliza (72) e Muller (76), assegurando uma final 100 por cento alem, com o Borussia de Dortmund, que na tera-feira deixou pelo caminho o outro colosso espanhol, o Real Madrid.

Bruno de Carvalho tem conversado com o treinador


Tcnico tem contrato at ao final da poca, mas a direo verde-e-branca quer que apenas esteja concentrado em qualificar a equipa para a UEFA Jesualdo Ferreira e Bruno de Carvalho tm estado em contacto regular sobre o Sporting, mas, pelo que diz o Correio da Manh de Lisboa, ainda no foi apresentada uma proposta de renovao ao tcnico, que termina contrato no final da temporada. Tanto quanto se sabe, Bruno de Carvalho equaciona manter Jesualdo e ambos tm conversado, embora ainda no tenha sido formalizado um convite. "A troca de ideias tem sido proveitosa", contou uma fonte. De acordo com as fontes contactadas, o presidente dos lees tem reconhecido o trabalho de Jesualdo no comando tcnico da equipa e est tambm agradado com o futebol praticado nos ltimos jogos e com a valorizao de jovens jogadores, casos de Ilori, Dier e Bruma. Ainda assim, o tempo de concentrar as atenes nos objetivos desportivos da equipa (chegar Liga Europa), sem

Jesualdo ainda sem proposta

dispersar para assuntos que nesta altura poderiam desviar a concentrao do grupo de trabalho. No entanto, ainda segundo as mesmas fontes, Bruno de Carvalho no tem pressa em resolver a situao contratual de Jesualdo, pois as duas partes tm bem claro que acima de tudo est o interesse do clube, que continua empenhado em garantir o 5 lugar.

Doping nos azuis-e-brancos

Queixa contra FC Porto e Pinto da Costa


A Procuradoria-Geral da Repblica (PGR) est a analisar uma queixa contra Pinto da Costa e o FC Porto, que tem a ver com as denncias de doping feitas pelo antigo jogador Casagrande, no Programa do J, talk show brasileiro apresentado por J Soares. Segundo confirmou ao Correio da Manh, Lisboa, fonte oficial da PGR, a queixa deu entrada no dia 2. No dia em que me estreei no FC Porto (...), um jogador avisou-me que eu ia jogar e disse--me: Mas tem de usar um negcio l. Ento eu fui l e usei. Foram quatro vezes, disse Casagrande. Em 1986/87, o FC Porto era treinado por Artur Jorge e conquistou a Champions (2-1, diante do Bayern). Domingos Gomes, mdico dos drages nessa poca, j classificou como falsas as acusaes. Na queixa so mencionadas as ameaas a Casagrande por ter falado de doping no FC Porto.

A final marcada para o Estdio de Wembley, em Londres, a 25 de maio, que juntar o campeo alemo cessante, o Borussia, e o prximo detentor do ttulo, o Bayern de Munique, ser a segunda de uma competio europeia entre conjuntos germnicos, depois da final da Taa UEFA de 1980, entre o Eintracht de Frankfurt e o Borussia de Mnchengladbach. Sob o comando de Jupp Heynckes, antigo treinador do Benfica e campeo europeu com o Real Madrid em 1998, o Bayern procura o seu quinto ttulo de campeo europeu, depois dos triunfos em 1974, 1975, 1976 e 2001, enquanto o Borussia pode alcanar o segundo ttulo, aps o de 1997. Na tera-feira, o Borussia de Dortmund qualificou-se para a final, apesar da derrota por 2-0 no terreno do Real Madrid. No Estdio Santiago Bernabu, os golos de Benzema (83) e Srgio Ramos (88) foram escassos para o conjunto de Jos Mourinho, j que a equipa alem fez valer a vitria alcanada na primeira mo (4-1).

06 Maio 2013

Desporto . 15

FC Porto passou o teste da Choupana


Nuno Vieira dizia, em A Bola que o FC Porto passou no teste da Choupana com uma exibio slida e continua a pressionar o Benfica, esperando um deslize dos encarnados no fecho da jornada, frente ao Estoril, hoje, segunda-feira. Os drages tinham um difcil embate no terreno do Nacional, equipa que ainda alimentava esperanas em alcanar o quinto lugar, que daria acesso s competies europeias, mas com uma entrada forte no jogo dizimou por completo as aspiraes dos insulares. O resultado foi feito at ao intervalo e os golos surgiram num perodo de apenas 17 minutos, ainda dentro da meia hora inicial. Comearam melhor os azuis e brancos, com James Rodriguez a concretizar um lance iniciado por Varela e bem conduzido por Jackson. Estavam apenas jogados 10 minutos e o FC Porto j mostrava claro ascendente, materializado pouco depois num magistral toque de calcanhar de Mangala, aps assistncia de cabea de Joo Moutinho. Apenas trs minutos depois, aos 22, Lucho sentenciou praticamente a vitria do FC Porto, na converso de uma grande penalidade a punir uma falta sobre Silvestre Varela, um dos jogadores em foco na partida. O Nacional parecia atnito com esta entrada de rompante dos drages, tentou sacudir a presso e investir no ataque, mas o melhor que conseguiu foi o golo de honra apontado por Candeias, de grande penalidade, a castigar mo de Mangala

Cardozo fez golo 600 na Europa

dentro da rea. A segunda parte foi menos intensa, mas no faltaram situaes de golo junto das duas balizas. O FC Porto controlou perfeitamente as operaes e geriu a vantagem, enquanto o Nacional no conseguiu dar corpo ao seu inconformismo. O 1-3 acaba por ser um justo prmio para a melhor equipa em campo. Com esta vitria, Vtor Pereira continua a sonhar com a revalidao do ttulo, esperando um deslize do Benfica antes da visita ao Drago, no prximo fim de semana, enquanto Manuel Machado pode deixar de fazer contas: a UEFA est perdida.

A noite de quinta-feira na Luz, que os benfiquistas no esquecero, encerrou algumas curiosidades estatsticas no que concerne ao longo historial da participao dos encarnados nas provas europeias. O primeiro golo de scar Cardozo frente ao Fenerbahe, que recolocou as guias em vantagem no jogo, permitiu alcanar um nmero bem redondo: foi o golo 600 do Benfica nas competies europeias. Antes, porm, o 1-0 marcado pelo argentino Nico Gaitn, que abriu caminho reviravolta na eliminatria, tambm constituiu marco estatstico por ter sido o centsimo golo dos encarnados na Taa UEFA/Liga Europa em jogos no Estdio da Luz.

Mourinho abre o livro:

Quero estar onde me queiram

Contra-anlise apanha Deco no doping

Questionado sobre o futuro, o treinador portugus no nega que est de sada do Real Madrid Se vou continuar no Real Madrid? Talvez no. Quero estar num stio onde me queiram. E o importante no se estou c eu mas o que consegue o Real Madrid. O Real Madrid conseguiu Ligas dos Campees em perodos diferentes. Primeiro, as seis e depois a stima logo a seguir, a oitava e a nona. Agora, com trs semi-finais consecutivas, recuperou a credibilidade, disse. Mas o Real Madrid no vive do quase continua, explicando: Foram trs temporadas fantsticas para o clube a nvel econmico. Ganhou-se muito dinheiro e no se pagaram prmios. Tm que ganhar a dcima no futuro. Quando, no sei. Se comigo, timo. Se no, celebrarei da mesma forma, disse o treinador do Real Madrid, Jos Mourinho.

O jogador solicitara a contra-anlise, mas repetiu-se o primeiro resultado da anlise realizada aps o jogo do Fluminense com o Boavista, a 30 de Maro. A carreira de Deco corre o srio risco de terminar aos 35 anos. O resultado da contra-anlise foi novamente positivo, pelo que o internacional portugus ter agora de responder por dopagem. Segundo avana o portal Lancenet, o mdio do Fluminense comear por ser suspenso preventivamente durante um ms e s depois o Tribunal de Justia Desportiva intervir. Recorde-se que Deco acusou positivo no controlo antidoping realizado a 30 de Maro.

Um Coro sensacional a visitar um Centro... sensacional


Primeiro foi na Casa do Alentejo (Quinta), depois na Igreja de So Sebastio em Toronto (Sexta) e Sbado, como no podia deixar de ser, aconteceu o mesmo em Mississauga. O Coro Tibrio Franco da Terra Ch, Ilha da Terceira, Aores, fez digresso s terras do Canada. Ontem, Domingo, sabemos tambm que estariam no All Saints Church na cidade de Strathroy. No Sbado, o Centro Portugus de Mississauga podia ter apresentado este conceituado coro composto por mais de 45 elementos num estilo mais simples mas decidiu fazer sua maneira; Preparou um grandioso jantar de boas vindas, a este magnifico coro. Deixamos propositadamente o titulo Grandioso Jantar de Boas Vindas que estava escrito nos cartazes e posters na entrada do PCCM para descrever um jantar que foi mesmo assim... grandioso. Os dirigentes do Centro Cultural Portugus de Mississauga pensaram mais em detalhes e tambm na mesma noite depois dos seus scios e simpatizantes que estiveram presentes em grande numero, ter ouvido musicas um pouco diferentes depois de jantar, talvez nada melhor do que uns passos de dana ao passo da musica do conjunto Sangue Lusitano. Canada. Em Mississauga queramos dar- lhes as boas vindas que julgamos merecer. A comunidade Terceirence tem feito do nosso centro a sua casa e nos tambm no esquecemos deles.

16 . Comunidades

06 Maio 2013

Outras Festas... outras datas


No Proximo Sabado 11 de Maio que Dia da Me entre nos como noticiamos no seu Jornal ABC no Centro Cultural Portugus de

Cultural Portugus de Mississauga ainda esta aceitar inscries para o seu torneio de golfe anual e os interessados devem procurar mais informaes atravs do (905) 286-1311. - Sonia Micael e Carlo Miguel Cruz Gomes / ABC

Ser que est mesmo a ajudar o seu filho?


Diogo Fresco

Uma noite em cheio em Mississauga, como j habitual. Para Gilberto Moniz Presidente do PCCM que nos falou na enorme cozinha junto sua filha disse este Coro Tibrio Franco com o seu nome a homenagear a louvvel iniciativa do Prof. Tibrio Franco, que em 1981 criou um coro na Terra - Ch - Terceira, foi fundada em 1995 oficialmente e h que salientar inmeras atuaes em todas as Ilhas do Grupo Central, Madeira, um pouco por todo Portugal continental, Estados Unidos, Bruxelas, e Brasil. Agora veio at ao

Muito tempo no Facebook poder causar Depresso

Mississauga vai estar o conjunto Starlight que apresenta o seu novo trabalho discogrfico. Como era de esperar... est esgotado. J no h lugares, nem bilhetes venda. Para o nico clube portugus que na GTA tem 620 lugares com pista de dana, mesmo assim obra. Numa nota parte, enquanto tirvamos fotografias volta da sala, deparamos com uma menina de talvez 9 anos a procurar os melhores ngulos de poder tirar fotos tambm. Para quem aprecia arte fotogrfica, esta criana tinha jeito, digamos que se tivesse mais idade era contratada. Lembramos tambm que o Centro

Cerca de 40% dos pais continua a administrar aos seus filhos com menos de quatro anos de idade, medicamentos para tosse que estes no deveriam tomar, d conta um estudo levado a cabo pelos investigadores da University of Michigan. Todos os anos, as crianas tm habitualmente entre cinco a dez constipaes, por isso no surpreendente que os pais comprem medicamentos para aliviar os seus sintomas. O problema que quase metade dos pais d medicamentos que no deveria dar.

Um relatrio da Academia de Pediatria dos Estados Unidos descreveu o novo fenmeno Online conhecido como Facebook incluindo tambm outros sites assim como o Twitter e o instagram. No relatrio, os peritos em problemas emocionais dizem que as crianas e adolescentes que passam muito tempo nestes sites de redes sociais acabam por desenvolver sintomas de depresso. O fenmeno no comum e a maioria das crianas beneficiam com os sites, pois so capazes de manter laos com os amigos e sentir uma conexo com a sua comunidade, explica Scott Campbell, professor de estudos de comunicao na Universidade de Michigan, Estados Unidos. Porm o uso excessivo do Facebook, bem como outros riscos do mundo online como o cyberbullying, pode ter consequncias graves. Por isso, fundamental para que os pais acompanhem a vida virtual dos seus filhos. Como as crianas tm cada vez mais canais de comunicao com os seus colegas online, extremamente importante que os pais tambm mantenham a comunicao com os filhos da mesma forma aberta. Assim, podero ter uma noo do que est a acontecer na vida dos seus filhos tanto online quanto offline , aconselha o Professor Campbell. As crianas tornam se muito competitivas no ambiente virtual e querem ser o centro das atenes No entanto, menos claro se o prprio Facebook leva depresso ou se alguns adolescentes que j esto deprimidos so propensos a gastar demasiado tempo online. Como qualquer outra coisa na vida, muito tempo no Facebook ou na Internet em geral, pode ser muito negativo, adverte Dr.Campbell. Uma maneira de potencialmente impedir as crianas e adolescentes de entrar neste tipo de rotina que poder levar a

Luis Esgaio

problemas emocionais ter a certeza de que elas se envolvam em uma variedade de actividades fsicas ou educativas, recomenda o chefe deste estudo Brody. As crianas que tm uma vida equilibrada, ajudam em casa e participam em actividades extracurriculares, participam nos clubes da sua comunidade, em servios comunitrios ou praticam desporto e assim tm uma chance muito menor de desenvolver depresso. Eu ficaria preocupado como pai se a nica coisa que o meu filho gostasse de fazer, fosse ficar sentado na frente do computador todos os dias usando o Facebook, disse o doctor Brody da academia Live Science que tambm participou neste estudo. Os sites das redes sociais na internet como o Facebook e o Twitter j revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam. O Facebook superou os 800 milhes de usurios, enquanto o Twitter est com mais de 200 milhes, isto de acordo com os prprios sites. No so os nmeros de usurios que esto a crescer, mas sim a quantidade de tempo que passamos nesses sites. O Dr. David Donovan analisou os seus pacientes que frequentam o Facebook e o Twitter durante muitas horas por dia e chegou a concluso que estes pacientes tm dificuldades em dormir, apresentam sinais de vicio e de depresso. viciante disse David Donovan, Ph.D. de 89 anos, psicoterapeuta e consultor de comportamento da Universidade de Kansas City, Missouri. Ao longo dos ltimos anos, viu padres de depresso e de vicio naqueles que usam o Facebook todos os dias.

Em 2008, a Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, informou que os recm-nascidos e crianas menores de 2 anos no deveriam tomar estes medicamentos para aliviar os sintomas da tosse, uma vez que estes no tinham mostrado ser eficazes e poderiam causar efeitos colaterais graves. Em resposta a este alerta dado pela FDA, os fabricantes destes medicamentos para a tosse e para as constipaes alteraram a rotulagem advertindo que no poderiam ser utilizados em menores de quatro anos. Estes produtos no reduzem o tempo de infeo podendo conduzir a efeitos secundrios graves, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Matthew M. Davis. Acrescentando que, o que pode ser confuso, porm, que muitas vezes estes produtos so rotulados como medicamentos para crianas. Os detalhes encontram-se muitas vezes na parte de trs da caixa, em letras pequenas. Isso onde os pais e encarregados de educao podem encontrar instrues que no devem usar em crianas menores de 4 anos de idade. Os efeitos secundrios associados toma destes medicamentos para tosse e constipao em crianas pequenas podem incluir reaes alrgicas, aumento da frequncia cardaca ou irregularidade desta, sonolncia ou insnia, respirao lenta e superficial, confuso ou alucinaes, convulses, nusea e constipao. Estes medicamentos podem ser eficazes nos adultos, e os pais acham que estes tambm podem aliviar os sintomas dos filhos. Mas o que bom para os adultos nem sempre bom para as crianas, revela o investigador. Caros pais, aconselhvel lerem atentamente as bulas dos medicamentos, devendo contactar o mdico sempre que surja alguma dvida. At para a semana!

06 Maio 2013

Actualidade . 17

Mais um contributo da dispora para o turismo portugus


Lisboa uma cidade lindssima, j sabemos. Mas, mais linda ainda, quando vista da margem esquerda do Tejo. esta imagem, que nos prope agora, a Hippotrip - Turismo Anfbio, Lda, uma empresa de Animao Turstica que proporcionar aos seus clientes uma oportunidade nica de explorarem as principais atraes da cidade de Lisboa, no s a partir de terra, mas tambm a partir do esturio do rio Tejo do rio Tejo,atravs dos seus veculos anfbios. Trata-se de uma empresa liderada por portugueses, mas com razes no Canad, numa demonstrao de que a dispora est pronta a responder aos apelos de Portugal, para que os investidores portugueses espalhados pelo mundo, olhem para o seu pas de origem como uma oportunidade de negcio, ajudando o pas a crescer e a criar emprego. A ideia nasceu em 2005, quando o scio gerente Frank Lewis Alvarez, perseguia o seu MBA na Universidade de Harvard, onde existem operaes de turismo anfbio desde 1994.

Rei, o circuito rodovirio passar pelos seguintes pontos de referncia histricos: Museu de Arte Antiga, Mercado da Ribeira, Praa do Municpio, Terreiro do Pao, Praa da Figueira, Praa do Rossio, Teatro Nacional Dona Maria, Praa dos Restauradores, Avenida da Liberdade, Marqus de Pombal, Largo do Rato, Jardim da Estrela, Museu da Eletricidade, Palcio de Belm, Mosteiro dos Jernimos, Centro Cultural de Belm. Entrando no Tejo, o veculo navegar em frente ao Padro dos Descobrimentos, a Torre de Belm e ao Centro Champalimaud. Durante o percurso, haver acompanhamento ativo atravs de um guia (simultaneamente em Ingls e Portugus), proporcionando um ambiente mais pessoal e dinmico devido proximidade e interao com os passageiros.

quatro os veculos em circulao, e o investimento total superar os 3M. Ser uma atividade pioneira na Pennsula Ibrica, impulsiona a indstria do turismo na cidade de Lisboa, gerando dividendos para o estado portugus, contribuindo para a criao de novos postos de trabalho, e sendo uma motivo de orgulho para os habitantes da cidade. Os clientes deste novo veculo de turismo, que tanto andar em terra como navegar no Tejo, partiro da Doca de Santo Amaro, com uma vista da Ponte 25 de Abril e do Cristo

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

Se assim o pensou, melhor o fez e, na sexta-feira passada, foi lanado gua, o primeiro veculo anfbio que ir proporcionar aos lisboetas e aos turistas, uma perspetiva diferente desta Lisboa maravilhosa. Em breve, se o mercado corresponder como se espera, sero

18 . Ler e contar Meditao do Dia do Trabalhador A(sbia) Sabedoria Popular Governo s trava a fundo em ano de eleies
Conceio Baptista
Bastava ver-lhe o sorriso lindo. Mesmo com a idade que tinha. Naturalmente que se confiava, logo, nela, na sua sabedoria, e na viso sensata do que tinha aprendido na vida. E esse seu sorriso, to belo e doce, anulava a distncia das idades que nos separava. Conheci a tia Cndida Augusta, h muitos anos, naquela Ilha da minha saudade... entre o cu e o mar, onde as histrias imaginrias se enquadravam perfeitamente com o maravilhoso cenrio do anoitecer... e o doce marulhar do mar. Era eu, ento, uma menina, ladina e curiosa, pronta a contradizer, quando no entendia a distncia entre o sonho e a realidade... Mas... na tia Cndida eu confiava, e seguia (ainda sigo) os sensatos conselhos que me passava, dizendo-me guarda isto na mimria, porque podes vir a precisar um dia... e como eu tenho precisado! Me de cinco filhos, sempre a vi governar bem a sua vida, e a dizer a vizinhas que se queixavam, olha que enquanto tivermos umas couvinhas para fazer uma panela de sopa, nunca haver fome nas nossas casas. E ia falando... e aconselhando, enquanto embalava o netinho no colo e sacudia as moscas. s vezes, contava-me coisas que me faziam ficar triste, a gente, as pobres, temos que fazer tudo, cuidar das crianas e trabalhar a terra, as outras mulheres, que tm vida e ajudas para isso, vo para a cidade estudar, outras emigram, e tu rapariga deves emigrar, no fiques por aqui, que a nossa Ilha linda mas tem muita gua... e pouca terra... Nesses convvios, que por esse tempo tinham um nome bem mais simples, ir a casa da tia Cndida, ela sempre voluntariava uma histria ou uma lenda de mistrio e magia, que prendia a ateno de crianas e adultos, num fascnio que ia do sonho ao encantamento... Tambm, muitas vezes, comeava por entoar cantigas populares ou cnticos religiosos, outras... rezava o tero, em inteno de um familiar ou amigo que estava doente, ou ainda para que a Senhora da Guia desse boa viagem quele que partia, talvez para no mais voltar... e ns, juntvamos a nossa voz dela, nesse momento solene e de muita f. E eu... sempre lhe perguntava muitas coisas... quando estvamos a ss, porque seria que o nosso vizinho, que tinha tantos filhos pequenos... estava preso, porque foi que durante a noite o levaram para a priso... pois ele nada tinha roubado, nem maltratado ningum... e no era mau... E a tia Cndida Augusta, sem sorrisos, nesses momentos, sempre respondia, com toda a pacincia... ele no mau, minha filha, at um homem bom... os homens que o vieram prender, pela calada da noite... e que tm medo do que ele diz... que so maus! E o meu tio Antnio? Sempre persistente eu ia perguntando... aquele que partiu para a Amrica... e que nunca mais voltou... E o homem bom que tinha sido preso... e que jamais voltaria tambm? E ela, explicava. E ensinava... Lembro-me muitas vezes da minha tia Cndida... e choro. Mas ao lembrar o seu doce sorriso e a sua (sbia) sabedoria... logo sorrio tambm...
A maioria dos leitores bem capaz de nem ter reparado. A verdade, porm, que no dia 1 de Maio foi Feriado. Em Portugal, como em dezenas de Pases, e em todos os continentes, foi... Dia do Trabalhador. O feriado de 1 de Maio parece j no ter grandes relaes com o primeiro dia de Maio de 1886, celebrizado pelas lutas sindicais dos operrios de Chicago pela reduo a oito horas da jornada de trabalho, que trs anos depois a Internacional Socialista consagrou como Dia Mundial do Trabalhador. que, passado sculo e meio, o mundo mudou. E mudou tanto que Karl Marx arriscaria um ataque cardaco se ressuscitasse e visse os seus compatriotas operrios da Volkswagen, por exemplo, abrirem mo da semana de trabalho de 35 horas em troca da promessa da administrao da empresa em no deslocalizar fbricas da Alemanha para a vizinha Repblica Checa. Ou para outros pases. Coisas que s o tempo ensina. E que Marx no entenderia decerto. Para j, h manifestaes a dar com um pau, no nosso pas de origem. Paragens no trabalho... muitas. Greves... algumas. E, no entanto, pelos vistos, o Governo s prev abrandar os cortes na despesa em 2015, o ano das eleies legislativas. Segundo as nossas informaes, os cortes que esto previstos para o prximo ano so mesmo quatro vezes superiores aos que esto previstos para 2015. Quatro vezes! Em causa dever estar a reduo do nmero de funcionrios pblicos, sendo que o Governo admite que as despesas com pessoal vo recuar de 10,6% do PIB este ano para 8,4% em 2017. O mesmo dizer que os gastos nesta rubrica devem cair de 16,5 mil milhes para 13 mil milhes por ano.

06 Maio 2013

Contra a precaridade do emprego Em Portugal, o sinal mais importante a ler neste Primeiro de Maio de 2013 mesmo o falatrio nestas e noutras franjas da austeridade. E desfilaram na Avenida da Liberdade, bandeirolas contra a precaridade do emprego... por mais emprego, em suma. Neste ano quase pr-eleitoral sim, porque 2015 ano de muitas e variadas eleies - , e com um Governo chamado de direita instalado em S. Bento, as prprias centrais sindicais ainda esto a estudar todo o fenmeno da crise. At porque ambas as centrais tm dirigentes novos. E j se vai decidindo trocar o farnel pelo megafone e alinhar no endurecimento da luta contra o Governo. O primeiro ministro e o seu Gabinete devem reflectir em todos estes sinais do Primeiro de Maio. E agir em conformidade. Talvez possam corrigir pontarias... A verdade que o corte nas despesas do Estado s vai abrandar no ano das prximas eleies legislativas. Os analistas explicam que a tesourada nos gastos pblicos previstos para 2014 so quatro vezes superiores aos que esto previstos para 2015, o ano das eleies legislativas. O Documento de Estratgia Oramental (DEO) 2013-2017 revela que a tesourada nas despesas pblicas ser mais acentuada em 2014 e 2016, ascendendo a um total de quatro mil milhes de euros, com um alvio previsto para o ano das eleies, 2015, quando ser preciso cortar (apenas) 700 milhes de euros na despesa.

Concluso deste 25 de Abril


*No brinquem com este evento... dem-lhe o respeito que merece!
O 25 de Abril algo que devem preservar e respeitar, como coisa sagrada. Sem nunca colidir com a vontade do povo. Ser o smbolo da neutralidade e que o antagonismo seja de maneira ordeira e honesta, sem falsas promessas e acusaes ardilosas. Sair dessa via puxar a corda que nos afoga. Todos sabem... e os opositores tambm, que no foi este governo que ps o pas nesta situao! Ou ser que a nossa memria est to falhada assim? - Ento, assumam seus erros e colaborem nesta causa nacional. No queiram obter o poder a qualquer custo, para destruirem o que ainda ficou! Portugal est mergulhado numa das piores crises da sua histria, criada por governos anteriores. Este executivo pode no ter governado bem... mas no pode ser acusado de esbanjador e ladro. Os cofres estavam vazios... No pretendo defender o governo em exerccio, at porque os partidos que governam, nunca foram da minha ideologia poltica. Mas o importante no so cores partidrias, mas defender a Justia, razo e a verdade. No seguir atrs da claque clubista, sem que se enxergue a realidade. Aonde est o dilogo entre governo e oposio? - Sem dialogo no h consenso, no h unio, no h fora nem vontade. E, neste horizonte serrado, difcil obter acordos, porque h um osso em disputa, mesmo sabendo que no tem carne... mas ainda tem tutano! Tenho vindo a acompanhar a poltica portuguesa por muitos anos at aos nossos dias. E tenho anotado vrios pontos da boa e m governao. Concluindo, que nenhum desses lderes que governou o pas inclusive o Presidente da Republica podem atirar pedras entre si! Em minha maneira de ver... nenhum est ilibado de culpas, podendo lavar-se na gua de Pilatos. Apontam o dedo ao seu opositor, mas esquecem-se... que tem trs, a apontar contra si! Todos protestam contra o governo e a Troika... e talvez com fortes razes! Mas devem mentalizar-se... que no foi ela que veio a Portugal de metralhadora na mo, impor as regras de austeridade. Foi o senhor Socrates, que a chamou, depois de ter Portugal de tanga. Era a este que deviam pedir contas, pelos erros da sua gesto. ( e...) mas no o governo em funes. Todos os lderes parlamentares deveriam estar presentes nestas negociaes, puxando o melhor para Portugal. Mas ser que foi isso que aconteceu? No! Alguns se escusaram de tomar parte, para agora incitarem os seus apoiantes, a que se lixe a Troika! Estes so os polticos sem princpios, querendo fazer ver aos que em si acreditam, que so eles os salvadores da ptria. Quem

Antnio dos Santos Vicente


quer defender os interesses nacionais, vai LUTA, dentro e fora do Parlamento. Sempre fui um idealista da esquerda... mas no partilho em acusaes singulares, quando as culpas so gerais. Alguns, falam num novo 25 de Abril, mais atrevidamente o Sr. Saraiva de Carvalho. Na sua inpcia e arrogncia, talvez pensando voltar a ser o caudilho absoluto, em que nos dias do seu comando fez desejar a ditadura. S que isso no vai acontecer! Se este senhor tivesse um pouco de vergonha e respeito pela ptria de todos ns, no abominava tais palavras. Se temos um pas democrtico e livre, a quem queria ele fazer outro 25 de Abril? Perdoai-lhe Pai... porque ele no sabe o que diz! Se este senhor e outros como ele, se esto to sequiosos por outro 25 de Abril, faam-no, mas a esses com salrios milionrios, que so verdadeiros insultos pobreza. Sim... era junto desses que devem cantar a vila morena, em sinal de protesto contra esta desigualdades sociais. E abastecerem-se nos mesmos estabelecimentos, daqueles que no vo alm dos 400, 300 e menos euros por ms. A esses sim ... como cantarem tambm, o comem tudo... e no deixam nada! O Parlamento o bero da nossa identidade patritica, que devemos respeitar como coisa preciosa e sagrada. Ali se legislarem decretos e leis que nos regem... onde no deveria haver cantares, alem do Hino Nacional. Para cantares e outros espectculos, temos o Coliseu e o Parque das Naes! Mas no no Parlamento. No gostei do que a RTP nos mostrou, nestas celebraes do 25 de Abril. Portugal s alcanar a sua alforria financeira, quando os seus lderes tiverem mais unidade nacional, que partidria! No ir ser com cantares vila morena - agitando quem j est em desespero que a crise ir ser abolida. aqui recomendo lerem a histria chinesa, talvez nos ajude a sermos mais patriotas. Este pas, de quando em vez era invadido pelos japoneses. E, sempre que tal acontecia, os governantes chineses recorriam ajuda dos rebeldes, que lutavam contra si - alguns at com a cabea a prmio. Mas agora, nacionalistas e rebeldes uniam-se mesma causa, esquecendo as suas diferenas, at o pas ficar limpo dos invasores.- Depois voltavam de novo s lutas internas, no intuito dos seus ideais. Uma lio de patriotismo... para quem se diga patriota!

Casal McCann mantm a esperana


Agora que se completa (a 3 de Maio) o sexto aniversrio do desaparecimento de Maddie, a 3 de maio, na Praia da Luz, Algarve, Gerry e Kate revelam que a investigao da polcia est a fazer progressos excelentes. Seis anos depois do desaparecimento da filha mais velha, na Praia da Luz, no Algarve, Kate e Gerry McCann continuam a pedir para que todos se mantenham atentos a possveis avistamentos da menina. Em entrevista Sky News, o casal referiu ainda os progressos excelentes na investigao policial. Acho que estamos mais perto de descobrir o que aconteceu, adianta ainda Gerry McCann. Nesta ocasio, o casal aproveitou tambm para agradecer o tremendo apoio de todos. Recorde-se que Maddie desapareceu a 3 de maio de 2007 do quarto do apartamento na Praia da Luz onde passava frias com os pais e os irmos gmeos, Sean e Amelie. Na altura, as crianas estavam sozinhas a dormir, enquanto os pais jantavam com um grupo de amigos num restaurante prximo. Madeleine tinha quatro anos. Nova pista na Nova Zelndia? A Scotland Yard est a seguir uma nova pista sobre o desaparecimento de Madeleine McCann. A polcia britnica vai analisar o ADN de uma menina que foi vista na Nova Zelndia e que tem muitas parecenas com Maddie. A denncia foi feita por uma comerciante em Queenstown,

06 Maio 2013

Ler e contar . 19

A minha Nossa Senhora


Fernando Cruz Gomes
Ela... nem se zanga quando eu paro a Ave Maria cheia de graa... o Senhor convosco para lembrar a outra Nossa Senhora. Nem se zanga quando eu, na mente enevoada que os anos curtiram, entro na onda saudade e falo da outra. Daquela que me deu tudo. E me acompanhou o andamento do dia-a-dia de menino. Pondo-me a mo por baixo para eu no cair. Dando-me o po mesmo que fosse necessrio tirar da prpria boca. Entendendo a amargura que era minha companheira. E quando eu falo da outra... aquela Nossa Senhora entende. Chego a pensar que at me d uma certa fora anmica, para eu me deter na tal Ave Maria. Para eu vencer a barreira do medo. E procurar na outra que j nem tenho, eu sei o arrimo das ocasies mais em risco. Aquela Nossa Senhora ali na esquina pequenina de duas ruas pequeninas olha-me, todos os dias. Olhos nos olhos. Quando por ali passo... penso que me d os bons dias. Por mim, dei comigo a passar na rua modesta, a toda a hora que posso. E mesmo sem saber se a imagem de origem nossa ou se veio de outras paragens, j lhe chamo, tambm, a minha... Nossa Senhora. Posso andar longe. Posso andar atarefado. Arranjo, no entanto, sempre, tempo, para passar naquela esquininha onde ela mora o tempo todo. Mesmo que chova. Que haja neve. Habituei-me (que querem?!). Dei comigo a saud-la, s vezes mais do que uma vez por dia. Habituei-me a pedir-lhe a bno, para os dias de agruras sem nome e de dores sem fim... em que os meus dias, s vezes, so cheios. Se eu at a ouo a dar-me os conselhos que a outra me dava. No fumes. No bebas. Respeita os outros. Entende a linguagem de todos e tenta fazer com que os outros entendam a tua. Aquela Nossa Senhora! Deu-me mais fora... quando eu lhe atirei com a ideia de que tinha uma outra. Mais real. Mais ao meu lado. Ainda que menos poderosa, talvez, e menos ao lado do Homem Grande... em quem a outra me ensinou a acreditar e amar. A minha outra Nossa Senhora vivia comigo. Cobria-me a face de beijos. Torcia as suas mos quando me tinha de ralhar. Obrigava-me, tambm imaginem a rezar quela outra Nossa Senhora! Davame conselhos para que eu a no esquecesse... E mesmo que se fosse embora quando eu tanto precisava dela, quando os meus medos e as minhas angstias, mais me amarguravam o ser... entrava-me nos sonhos e apontavame aquele cantinho onde a imagem estava. Ao frio e ao calor. A olhar tudo e todos. Por entre flores que a piedade de uns foi pondo por l, em nicho pobre mas digno. A minha Nossa Senhora queria que, de facto, eu no esquecesse a outra...! Aquela Nossa Senhora! Nem sei porqu agora que, em muitos pases, designadamente o Canad se vive a poca do Dia da Me, a 11 de Maio ficou-me como herana. No me deixa chorar o no ter a outra. No me deixa perder o Norte. No me deixa, em suma, amarfanhar o corao. Ela a Me que j no tenho. Olha-me. E faz o que a minha velha me fazia. Proteco. Arrimo. Norte mstico. A bno que me acompanha sempre... Aquela Nossa Senhora do cantinho... muito perto de outras artrias por onde passa o progresso, em grande estilo, nunca mais morre. E como entende que eu tenho tambm a minha outra Nossa Senhora... deixa que eu lhe reze, mesmo a pensar na Minha Nossa Senhora que se foi. E de que eu ainda tanto precisava. Deixa que eu lhe afague os cabelos e lhe deixe escorrer o rogai por ns, pecadores, agora e na hora da nossa morte. A Minha Nossa Senhora ensinou-me a rezar-lhe. Hoje... entende que o nicho humilde, com a imagem tamanhinha, poder fazer o resto. Bom dia, Me. Bom dia, Senhora!

no sul do pas. A mulher afirmou ter visto uma menina muito parecida com Maddie na companhia de um homem moreno no passado dia 31 de dezembro. Ela tinha o mesmo defeito no olho que Madeleine. Apenas uma pequena percentagem da populao tem isso e eu fiquei a observ-los o tempo todo ao ponto de esquecer o que eles compraram, declarou a testemunha imprensa internacional. No entanto, segundo o jornal The Telegraph, a polcia neozelandesa est absolutamente convencida de que a menina avistada no Maddie. A polcia vai enviar uma amostra de ADN polcia britnica para confirmar a identidade de uma menina que foi confundida com Madeleine por uma pessoa, disse o detetive-chefe Kallum Kroudis. O sargento Brian Camerson acrescentou que a amostra de ADN foi voluntariamente enviada pela polcia neozelandesa Scotland Yard.

Antes no era assim


O dia tinha comeado bem. Daqueles que comeam com Cu limpo, sol brando e pouca poeira. Aps uma espreitadela a verificar se no havia qualquer perigo, a minha esposa, os meus dois filhotes e eu, claro no , decidimos fazer uma caminhada. Como sempre, fui alertando para o perigo de se ficar afastado uns dos outros juntos e prximos somos mais fortes. A minha esposa e eu ficmos a apreciar os nossos filhotes a correrem de um lado ao outro numa alegria contagiante. Falmos dos tempos em que ramos tambm pequenos e que brincvamos no pasto, alegremente, sem medo de nada. E nisso, disse-lhe como ela era linda, que a amava muito e de como eu era feliz ao seu lado. Ela disse-me que eu era a melhor coisa que tinha acontecido na sua vida. Depois limpou a garganta, e disse: a seguir aos nossos filhotes, claro. Rimo-nos como loucos abramo-nos e beijamo-nos longamente. Naquele momento, eu era o ser mais feliz do universo. Das zonas mais frias do Snag, no Canad, s zonas mais quentes de Dasht-e-Lut, no Iro. De repente, do nada mesmo, ouviu-se um barulho muito estranho. Levantei a cabea para perceber o que se passava,

Humberto F. Costa Jornalista (Luanda)


depois outro barulho e quando reparei, os dois filhotes estavam gravemente feridos. Mais outro barulho seguiuse. S a percebi a gravidade do problema. Corri com todas as minhas foras e na velocidade mais veloz que algum dia conseguira. Quando parei, cansado e suado reparei que tinha passado o perigo. Estava safo. De muito longe conseguia ver um grupo de imbecis, armados com espingardas a carregarem os meus dois filhotes e a minha querida e amada esposa, j sem vida. Descobri que tinha perdido tudo. Foram trs barulhos a que chamam disparo, e a minha vida perdera todo o sentido. Largado neste mundo, sozinho, sem os meus, sem ningum para amar, sem ningum para a admirar, e numa altura em que a morte a coisa que mais desejo que me acontea, resta-me apenas dizer que hoje o mundo evoluiu muito. Perguntem a todos que sabem, que viveram naquele tempo. Antes no era assim. No era assim que se matavam os animais...

20 . Automobilismo

Schumacher vai pilotar Mercedes no Nordschleife

VW assinala 1 milho de unidades do Scirocco


A histrica marca do coup produzido na AutoEuropa comemorada atravs da edio especial Million, destinada aos mercados alemo e chins. Foi atravs da edio especial Million que a Volkswagen sublinhou a passagem da barreira de um milho de unidades produzidas do Scirocco, modelo cuja terceira gerao, que desde 2008 sai das linhas de montagem da AutoEuropa em Palmela. S da verso made in Portugal, j foram vendidas 204 350 unidades do coup de trs portas. Disponvel a partir do fim de maio, esta edio exclusiva para a Alemanha e China surge pintada exclusivamente em preto Deep Black Metallic. De srie, distingue-se tambm atravs da risca desportiva que percorre toda a carroaria e pelas capas de espelhos no cinzento Galvanic Grey, alm das jantes Interlagos de 18 polegadas com pneus 235/40. No exterior, traz para-choques e saias laterais R-Line, ponteiras de escape cromadas, dsticos identificativos da edio Million nas asas e vidros traseiros escurecidos. J por dentro, so tambm de srie o revestimento em pele preta Vienna com pespontos cor de laranja Snap Orange, forro do tejadilho em preto, coberta do punho da caixa e da alavanca do travo de mo em pele, tapetes com costuras

06 Maio 2013
Paulo Alves Carlos Moreira

Michael Schumacher vai pilotar novamente um Mercedes de F1, para uma volta de honra no Nordschleife, durante as prximas 24 Horas de Nrburgring. O embaixador da Mercedes, que tambm consultor no desenvolvimento de carros de estrada, vai despedir-se dos seus adeptos num palco de sonho, naquela que ser a primeira vez que a Mercedes regressa quele traado com um F1, depois da vitria de Juan Manuel Fangio, a 1 de agosto de 1954.

contrastantes, pedais em ao inoxidvel, embaladeira com riscas em alumnio escovado com o lettering Million, alm do sistema de som RCD 310. Esta edio estar disponvel nos motores a gasolina 1.4 TSI de 122 e 160 cv e 2.0 de 210 cv, e nos Diesel 2.0 TDI de 140 e 177 cv. Com exceo da verso TSI de 122 cv, todos os motores podem ser combinados com uma caixa automtica de dupla embraiagem DSG.

Vendas do McLaren P1 superam expetativas

Dietrich Mateschitz:

No vence o piloto mais rpido mas sim quem gere melhor os pneus
Apesar de ter a produo prevista s para o final do ano, j s esto disponveis cerca de 100 unidades do superdesportivo.
Alguns dos prottipos do McLaren P1 ainda esto em testes de desenvolvimento um pouco por todo o mundo (como documenta a imagem de um teste no rtico), mas o superdesportivo caminha rapidamente para esgotar a sua tiragem de prevista de 375 exemplares. Segundo confessou um dirigente da marca Autocar, as vendas do hbrido britnico, apresentado no Salo de Genebra, em maro, esto a superar a expetativas iniciais. Nesta altura, s disponveis aproximadamente 100 exemplares (cujo preo unitrio supera um milho de euros) do modelo cujas primeiras entregas esto agendadas para o final de 2013. Os dois teros das unidades comercializadas devero estar concentrados na Europa, EUA e Mdio Oriente. A prxima ronda promocional da marca britnica ser no mercado asitico, onde espera vender as restantes unidades. O McLaren P1, concorrente do Ferrari La Ferrari e do Porsche 918, vem equipado com um motor biturbo 3.8 V8 e com um bloco eltrico, para um dbito total de 916 cv e 900 Nm de binrio, que lhe permite fazer 0-100 km/h em menos de trs segundos e atingir uma velocidade eletronicamente limitada a 350 km/h.

Contudo, as crticas da Red Bull intensificam-se e percebese porque surgem especialmente dali. que poucos duvidam que a Red Bull tem o melhor carro, tem dos melhores pilotos (um mais do que outro, certo), mas a verdade que s venceu metade das corridas. Segundo o patro da Red Bull, Dietrich Mateschitz, tudo diferente agora: A Frmula 1 j nada tem a ver com as corridas clssicas do passado. Hoje no vence o piloto mais rpido, mas sim o que gere melhor os pneus., disse, ao Daily Mirror. Tivemos mesmo que atenuar as melhores caractersticas do nosso carro para o adaptar aos pneus, j que estes no aguentam. Se andssemos no mximo das nossas possibilidades, precisaramos dez ou quinze paragens nas boxes., concluiu. A Red Bull aproveitou estas semanas de interregno na Frmula 1 para encetar uma cruzada contra a Pirelli, alegando que os pneus da marca italiana esto a arruinar a Frmula 1. Segundo se sabe, a Pirelli fez o que lhe foi pedido, contribuindo para o espectculo da nica forma que lhes era possvel, ou seja, construindo pneus diferentes do ano passado, que as equipas levassem tempo a perceber, e pelo meio, a incerteza fazia os adeptos interessarem-se. Esta uma discusso apaixonante, entre quem acha que, havendo uma fasquia, esta no deve estar colocada ao ponto das equipas terem de reduzir o andamento dos seus monolugares para conseguir fazer durar os pneus, e outra que entende que prefervel esta incerteza com um fator externo, neste caso os pneus, porque seno a Frmula 1 seria completamente desinteressante. , na verdade um equilbrio muito difcil...

06 Maio 2013 Estrelas do Norte: 5 anos e j adulto!

Comunidades . 21

Estrelas do Norte vence barreiras e deixa obra


No era bem isto que gostaramos de dizer. E se o dizemos s para acentuar que este tempo dos 5 anos... no foi fcil. Ai no foi, no. Lina Pedrosa que o diga! Ela e o Antnio Pedrosa, para no dizermos j que a Clara tambm tem uma palavra a dizer. Ela que vai ensaiando tudo aquilo! De qualquer modo, so as dificuldades que nos fazem enrigecer e tionar ainda mais fortes. E quem v aquele Rancho a funcionar... decerto que chega concluso de que estamos a assistir a um bom andamento.

Digresso a Montreal
J antes, com outro gnero de palavras, Antnio Pedrosa nos dissera o mesmo. Lembrou que, em breve, o Rancho vai fazer uma

digresso a Montreal, por trs dias. No fundo, trata-se de fazer com que os mais jovens contactem com outros colegas e amigos. Por ns, aqui estamos a soprar mais uma vela. E ficamos espera dos outros anos de boas realizaes.

Na Casa da Madeira... o Rancho Estrelas do Norte fez uma sesso comemorativa de grande nvel. Uma casa cheia. Uma casa com muito entusiasmo. Lina Pedrosa, a presidente do Rancho, disse-nos, desde logo, que o Rancho est no bom caminho, ainda que no se pode esquecer que tudo bem difcil. O mesmo diz Antnio Pedrosa, que j tem as esporas de cavaleiro do Folclore.

Interessante foi a palavra final que ouvimos de um senhor artista que se chama Henrik Cipriano. Para ele o folclore parte da nossa Cultura Portuguesa. Realmente, este grupo Estrelas do Norte parece ser mais uma prova da nossa Cultura. E com gente como a que vimos por aqui, que decerto veio tambm com a tal mala de

Agora a poca das Comunhes e dos Baptizados. Temos o MELHOR em bolos, para todas as festas! Po fresco a toda a hora * Bolos para todas as ocasies festivas * Pastelaria * Refeies rpidas * Caf Espresso e Canadiano
TUDO SERVIO COM ESMERO E REQUINTE

saudade que trazemos para este Pas, o mais importante mesmo ver malta que vibra ao som de tudo isto. isso, . mesmo uma marca que se faz, como nos disse o Henik Cipriano.

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Passatempos

06 Maio 2013

Gossip
Mulher impedida de adoptar obrigou filha de 14 anos a fazer inseminao artificial. Uma mulher j tinha trs filhos adoptivos e
queria ter mais um, mas as autoridades no permitiam. Ento a mulher convenceu uma das filhas, na altura virgem e com 14 anos, a deixar-se inseminar artificialmente. Ansiosa por agradar nica me que conhecia, a adolescente consentiu. O smen foi fornecido por uma empresa internacional. No entanto, essa primeira gravidez correu mal. Ao todo, sete tentativas seriam necessrias at nascer finalmente um bb saudvel. Quando isso aconteceu, a jovem tinha dezasseis anos. As parteiras estranharam a atitude da sua me, que lhe arrancou bruscamente a criana dizendo que no queremos nada desses apegos. Investigado o assunto, descobriu-se a verdade. Agora a mulher foi condenada a cinco anos de cadeia - que j se encontra a cumprir -

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Faa algo completamente diferente. Procure o auxlio dos seus amigos para extravasar toda essa energia e inquietao. O ambiente domstico podero ser factores em evidncia. Poder haver um estmulo vindo de uma pessoa com autoridade.

Gmeos - 21-5 A 20-6


por tratamento cruel de uma criana. No tribunal superior britnico que julgou o caso, os juizes no pouparam nas expresses de condenao: inacreditvel que uma me se tenha podido comportar de forma to malvada e egosta com uma criana vulnervel. Os pormenores do tratamento aplicado jovem incluiam duches com vinagre e limo, para ver se lhe nascia uma menina em vez de um rapaz...

Ter mais conscincia daquilo que precisa de dar e receber. E os outros sentiro essa atitude com maior intensidade e abertura.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

Resolva uma questo familiar do passado. Os relacionamentos com mulheres podero ter um papel fundamental.

Esquea o que julga ser uma obrigao e aproveite para se dedicar quilo que realmente lhe d prazer.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
1 4 3 2 4 9 3 5 8 9 5 4
2 1 3 4 6 8 5 9 7

Palavras Cruzadas
4 6 8 1 9 2 5 3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 3 1 7 6 8 9 10 11
Horizontais 1-Renunciamos; 2-Designa o que est perto ou presente/Pequeno poema; 3-Negro/Carro grande; 4-Enguia/Nota musical/Porco; 5-Nota musical/Letra grega/Alm/Compreende; 6-Imparcial/Nquel (s.q.); 7-Deitou/Lura; 8-Regio montanhosa da sia Central/Praia; 9-Consoante repetida/Lavra/ Entram no jogo; 10-Misria Extrema; 11-Pagar;
6 8 9 5 7

Esta semana ir trazer-lhe maior acuidade mental, maior destreza e maior capacidade de levar a cabo um bom negcio.

Balana - 21-9 A 20-10

Poder ter alguma tendncia em termos de possessividade. Procure ter em mente que os outros tambm tm sentimentos.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

D mais ateno ao mundo da intimidade. Sentir maior disposio do que o usual para lidar com as tarefas caseiras.

Momento oportuno para a manifestao da sua sensibilidade, afecto e sentimentos.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais 1-Embarcadouro/Irra; 2-Morder; 3-Rio Angol./Mam(inv)/Base; 4-Deus(Itl.)/Voltem a mastig.; 5-Nota musical (inv.)/O que imprime movimento/Despido; 6-101, em numerao romana/ Rutnio (s.q.)/Despida (inv.); 7-Fileira/Tecido fino/Irra; 8-Mamfe. carnvo. de pelo longo e sedoso, q habita a regi. setentrio. da Eursia/Atraioar; 9-Metal precioso/Bbado (Bras.)/Rio de Frana; 10-Estudo; 11-Neste dia/Alguma coisa;

Asegurana financeira poder ter maior importncia. Procure no ser demasiado materialista.

Poder ter um encontro positivo ou uma noite bem passada. Aproveite para organizar ou redecorar o lar.

D uma pausa a essa ansiedade. Pode sentir maior sensibilidade e aptido para compreender o que a mente no controla.

Receita

Guisado de Mariscos

Sudoku

leia e divulgue o ABC

HORIZONTAIS 1- Abdicamos 2- Eis; Lai 3- Atro; Carro 4- Ir; Mi; T 5- Si; R; L; L 6- Neutro; Ni 7- Acamou; Toca 8- Pamir; Areal 9- RR; Ara; Og 10- Penria 11- Remunerar

5 3 4 7 8 9 1

4 5 9 6 3 7 2

7 1 2 8 5 4 6

VERTICAIS 1- Cais; Apre 2- Trincar 3- Bero; Me, P 4- Dio; Ruminem 5- Si; Motor; Nu 6- Cl; Ru; Nua 7- Ala; L; Arre 8- Marta; Trair 9- Oiro; No; Aa 10- Lio 11- Hoje; Algo

1 2 6 9 7 3

3 4 8 1 2 5 9

2 9 7 3 5 1 6 4

1 2 9 7 4 6 8 3

3 6 8 5 2 1 7
4

4 8 6 1 3 9 2 5

Ingredientes: -250 g de amijoas -500 g de berbiges -2 ramos de salsa -250 g de camares escuros -1 cebola grande -1 dente de alho -2 colher. de sopa de azeite -1 colhe. de sopa de farinha -1 col. (ch) molho ingls -1/2 folha de louro; -4 col. (sopa) polpa de tomate -vinho br., sal, pimenta, limo Confeco: Abra as amijoas e os berbiges depois de estarem em gua e sal para limparem, com um pouco de vinho branco e um ramo de salsa. Coza os camares e descasque-os. Pique a cebola e o

Anedota

Dois mentirosos conversam na praa de uma vila: - Consegues ver aquele mosquito que est ali na torre da igreja? - Qual deles? O que est sentado ou o que est levantado?

alho e aloure-os com azeite. Polvilhe com a farinha e regue com a gua de cozer os camares e o caldo onde as amijoas abriram, previamente coado. Tempere com sal, pimenta e molho ingls. Junte a restante salsa, o louro e a polpa de tomate. Deixe cozer 10min., mexendo de vez em quando. Junte os mariscos e deixe cozer mais 5 min. Junte sumo de limo e acompanhe com arroz crioula.

Palavras Cruzadas

06 Maio 2013

Algumas consideraes sobre a Bardana


Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907
A bardana uma planta que pertence ao gnero dos cardos, bienal, natural da Europa, embora hoje em dia muitas das suas espcies se encontrem espalhadas por todo o Mundo. Uma das espcies mais conhecidas o Arctium Lappa, cujo nome deriva do grego Arctos, que significa urso, e o da espcie deriva do grego lamban, que significa eu tomo. O nome refere o aspecto peludo da planta. A sua envergadura pode atingir aproximadamente dois metros de altura, dando flores rosa-avermelhada, entre Julho e Setembro. Comeou a ser utilizada na Antiguidade, sendo usada toda a planta, embora as partes mais utilizadas sejam a raiz, as folhas e mais raramente as sementes. Tem propriedades antidiabticas, anti-spticas (contra as infeces), depurativas, um agente de purificao do sangue, com uma aco normalizadora da funo da vescula biliar, diurtico, com uma maravilhosa aco na recuperao da pele e cabelo, devendo tomar-se em caso de fraqueza do cabelo e da pele, associada a vitaminas, para esse fim. Com bons resultados no tratamento da gota com ou sem associao unha de gato. Tem bons resultados nas dermatites de contacto com ou sem associao s malvas. preciso ter cuidado para no confundir a raiz de bardana, com a raiz da beladona, dada a semelhana e os efeitos perigosos da Beladona, por isso no apanhe no estado selvagem, pois a confuso perigosa. UMA BOA SEMANA!

Coisas e loisas . 23

Novos produtos... ao seu dispr...

Procurmos sempre o melhor para si!

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregada domstica, para limpar apartamento em Toronto. 647-229-0204. -Operrios para companhia de construo. 416-558-5516. -Empregado com ou sem experincia na instalao de janelas e portas de alumnio e vinil e com carta de conduo. Contactar Fernando. 416-875-8696. -Empregado com o mnimo de 3 a 5 anos de experincia em constuo paisagsta e com carro prprio. Experincia em acabamentos de cimento e pedra. 416-936-2805. -Carpinteiro de acabamentos com experincia, para a rea de Toronto. Contactar Paulo. 647-884-1476. -Ajudante de pintor, residencial e comercial. Contactar Paulo. 647-993-0061. -Esteticista em regime de part-time ou full-time, para a rea de Mississauga. 905-819-4489. -Condutor com carta AZ, para longas distncias, USA. 905-4550584. -Empregados para fbrica metalurgica. Contactar Jay Macedo. 416-742-6140. Ext. 311

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com Clubes e Associaes
ACAPO - Tera-feira, 7 de Maio, reunio do conselho de presidentes, a realizar na sede da Casa dos Aores Community Centre, s 19h30. Sbado, 11 de Maio, 26. Aniversrio Jantar de Gala. Celebrao dos 60 anos de Imigrao Portuguesa, no salo da LIUNA. s 18h30. Informaes, 416-627-7021. ARSENAL DO MINHO Domingo, 12 de Maio, Festa do Dia da Me, com almoo, s 13h00, seguido de baile abrilhantado por Raa Latina e actuao do Rancho Infantil. Informaes: 416-841-1676. ASAS DO ATLNTICO - Sbado, 11 de Maio, Dia da Me. Jantar e baile abrilhantado por Tony Silveira Band, s 19h00. Informaes: 416-537-1556. BORGES FOODS - Domingo, 26 de Maio, 31. Aniversrio, com BBQ Anual abrilhantado por DJ Ramiro, s 13h00. Festival de Folclore com as Concertinas do Arsenal do Minho e os Ranchos Folclricos Cultural de Barcelos, Cultural do Minho, Casa dos Poveiros, Ribatejo e Nazar. Actuaes de Profirio Ribeiro, Tania Barbosa, Brian Vasconcelos, Lidia Sousa e Stephanie Costa. Informaes: 905-277-0677. CASA DA MADEIRA COMMUNITY CENTRE Sbado, 11 de Maio, Dia da Me e Festa da Flor. Jantar e baile abrilhantado pelo conjunto Som Luso, s 19h00. Informaes: 416-604-4075. CASA DAS BEIRAS Sbado, 11 de Maio, Festa do Dia da Me. Jantar e baile abrilhantado pelo conjunto musical Jovem Imprio, s 19h30. Informaes: 416-824-5675. CASA DO ALENTEJO Tera-feira, 7 de Maio, Dia da Lngua e da Cultura na CPLP, s 18h00, na Galeria Alberto de Castro. Actuao de Nuno Cristo e Wagner Petrill e apresentao de duas curtas metragens A Boleia e Ilha das Flores. Entrega do 3. Prmio Literrio da Coordenao do Ensino. CASA DOS AORES Sbado, 11 de Maio, Festa do dia da Me abrilhantado pelo conjunto Folhas Negras. Domingo, 12 de Maio: Abertura da exposio de fotografias dos Aores Over the hills and far away por Joseph Amaral (patente ao pblico de 12 a 31 de Maio). CASA DOS POVEIROS Domingo, 12 de Maio, Dia da Me e Aniversrio do Rancho Infantil. Almoo s 12h30 com actuao do Rancho Infantil. Informaes: 416-720-9371. CENTRO C PORTUGUS DE MISSISSAUGA - Sbado, 11 de Maio, Jantar do Dia da Me, abrilhantado pelo conjunto Starlight e lanamento do seu novo CD. FIRST PORTUGUESE Sbado, 25 de Maio, Noite dos Pioneiros com festival de fado, s 19h00. SPORTING C PORTUGUS - Sbado, 11 de Maio, Dia da Me. Jantar e baile abrilhantado pelo conjunto Os Panteras.

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

De bricklayer com experincia . Deve ser membro da 183, e deve possuir o basics of fall protection e ainda o WHIMIS. Dou preferncia a quem for capaz de assistir apenas um bricklayer, (fazer massa etc). salrio compatvel com a experincia. 416 275 2940

Preciso de Assistente

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

S-ar putea să vă placă și