Sunteți pe pagina 1din 14

Universidade Jean Piaget plo de Benguela Curso de Economia

Tema: A importncia da Contabilidade nas Organizaes

Nome: Nelson Isaac Ioquessa Perodo: manh

O docente: Tarcsio Joo

Outubro/2011
1

RESUMO
A Contabilidade vem passando, atualmente, por uma profunda transformao, sendo inserida dentro do ambiente de sistemas de informaes gerenciais nas organizaes. O papel do controle, dentro do processo oramentrio, vem ganhando espao nas tomadas de decises empresariais, fornecendo subsdios e segurana para a correta aplicao das informaes decisoriais.

Assim, como fonte cognitora das demais reas, a Contabilidade destaca-se por sua importncia fundamental como captadora, produtora e fonte de informaes, de forma sistmica nas companhias. A Contabilidade passa a ser entendida, ento, como um componente da gesto, inclusive no ambiente estratgico empresarial. O controle, utilizado adequadamente, traz como conseqncia: maior segurana, reduo de riscos na tomada de decises e melhor desempenho na utilizao dos recursos empresariais e do capital investido.

PENSAMENTO
Desfruta o dia de hoje de uma maneira diferente, pois a diferena que marca os vencedores. (Annimo)

DEDICATORIA
Dedico este trabalho em primeiro lugar aos meus pais por me terem dado vida e fora para poder realizar este trabalho, ao professor Tarcsio Joo, pela sua incassavel paciencia e tambem aos meus colegas pelo apoio moral e pedaggico que tem dado xito do meu sonho formativo.

AGRADECIMENTO
Agradecemos a Deus que me iluminou a cada dia, e a todas pessoas que direta ou indiretamente contriburam para a realizao deste estudo. Em especial ao professor Tarcsio Joo, pela orientao, crtica e principalmente pelo apoio dado no decorrer da pesquisa.

INTRODUO
Com as constantes mudanas e aumentos na competitividade entre as organizaes, torna-se cada vez mais importante adotar tcnicas de gesto especializadas.

As empresas no esto estruturadas para enfrentar tal desafio. Alm disso, as dificuldades so aumentadas, na medida em que o fluxo de informaes necessrias para uma boa gesto empresarial fica maior e mais complexo.

O planejamento um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funes gerenciais, sendo um importante processo de reflexo que precede a aco de tomada de deciso. A habilidade do gestor em utilizar-se da Contabilidade Gerencial como ferramenta de gesto e suporte ao planejamento, contribui fortemente para o sucesso da empresa.

Entre os agentes econmicos, ativos participantes da economia das naes, temos as organizaes empresariais, que contribuem com sua manuteno e crescimento. Entende-se que este dinamismo no ocorre isoladamente, sendo necessria a interveno humana para o gerenciamento das aes dessas organizaes. Temos a a chamada gesto empresarial que, amparada em tcnicas de gesto, pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organizao em direo ao alcance de seus objetivos. Inserida nesse contexto temos a Contabilidade, vista como a cincia que estuda e controla o patrimnio das entidades organizacionais, que nesse caderno mostra-se da forma mais aplicada possvel, ou seja, como fonte geradora de dados e informaes teis que subsidiam a gesto organizacional em seus processos de tomada de deciso.

Destacam-se as formalidades de escriturao, as demonstraes contbeis, a auditoria e a anlise de balanos na Contabilidade, que se prestam ao registro dos fatos praticados pela organizao e sistematizao dos fatos em forma de demonstraes contbeis que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultados.

EVOLUO HISTORICA DA CONTABILIDADE


H relatos de que as primeiras manifestaes contbeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumrios. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto algum possuia de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relao a outra. A contabilidade iniciou-se empiricamente com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli, principal divulgador do mtodo das partidas dobradas, encerrou-se a fase emprica e menos organizada da contabilidade a partir do sculo XV. A chamada escola inglesa (Francis Bacon, Locke, Hume) contestou o excesso de especulao cientfica e concebeu o Emprico como um critrio determinante do que seria cincia ou no (induo emprica, segundo o socilogo Pedro Demo).

Mas a contabilidade s foi reconhecida como cincia propriamente dita no incio do sculo XIX. Por longo perodo sua histria se confundiu com os registros patrimoniais de organizaes mercantis e econmicas e at os dias de hoje possvel se notar alguma confuso entre a cincia contbil e a escriturao de fatos patrimoniais. Outra dificuldade que se encontra no estudo da matria, principalmente no Brasil, a dos trabalhos cientficos sobre contabilidade no raro sofrerem de um excesso de experimentalismo, o que tem prejudicado o desenvolvimento da matria em vrias reas. Muitos desses trabalhos foram classificados at o final da dcada de 60 como de economia aziendal, um ramo da economia proposto pelos italianos e outros estudiosos europeus, passando a prtica contbil e, particularmente, a escriturao, a ser mais conhecida como contabilidade aplicada. Apesar da conotao econmica, a economia aziendal ressaltava os vnculos contbeis com disciplinas administrativas e

matemticas. Por essa caracterstica, foi criticada pois sua estrutura se pareceria com um "sistema de cincias". Assim, no Brasil, prevalece a abordagem acadmica da essncia econmica, deixando de ser destacada em primeiro nvel as relaes profundas com outras cincias observadas na contabilidade aplicada.

Contabilidade a cincia que tem como objeto de estudo o patrimnio das entidades, seus fenmenos e variaes, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econmico-financeira que o afetam e estudando suas consequncias na dinmica financeira.

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
A existncia de objetivo especficos no essencial caracterizao de uma cincia, pois, caso o fosse, inexistiria a cincia pura, aquela que se concentra, to-somente, no seu objeto. Alis, na prpria rea contbil, encontramos muitos pesquisadores cuja obra no apresenta qualquer escopo pragmtico,
8

concentrando-se na Contabilidade como cincia. De qualquer forma, como j vimos, no h qualquer dificuldade na delimitao dos objetivos da Contabilidade no terreno cientfico, a partir do seu objeto, que o Patrimnio, por estarem concentrados na correta representao deste e nas causas das suas mutaes. O objetivo cientfico da Contabilidade manifesta-se na correta representao do Patrimnio e na apreenso e anlise das causas das suas mutaes. J sob tica pragmtica, a aplicao da Contabilidade a uma Entidade particularizada, busca prover os usurios com informaes sobre aspectos de natureza econmica, financeira e fsica do Patrimnio da Entidade e suas mutaes, o que compreende registros, demonstraes, anlises, diagnsticos e prognsticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios. As administraes pblicas encontram-se perante o desafio de melhorar a eficincia, a produtividade e a qualidade dos seus servios. No entanto, todos esses desafios tm de ser vencidos com oramentos inalterados ou mesmo reduzidos. O tema, to claro no quadrante cientfico, comporta comentrios mais minuciosos quando direcionados aos objetivos concretos perseguidos na aplicao da Contabilidade a uma Entidade em particular. Adentramos, no caso, o terreno operacional, regulado pelas normas. Assim, ouve-se com freqncia dizer que um dos objetivos da Contabilidade o acompanhamento da evoluo econmicas e financeira de uma Entidade. No caso, o adjetivo econmico empregado para designar o processo de formao de resultado, isto , as mutaes quantitativosqualitativos do patrimnio, as que alteram o valor do Patrimnio Lquido, para mais ou para menos, correntemente conhecidas como receitas e despesas. J os aspectos qualificados como financeiros concernem, em ltima instncia, aos fluxos de caixa. Cumpre tambm ressaltar que, na realizao do objetivo central da Contabilidade, defrontamo-nos, muitas vezes, com situaes nas quais os aspectos jurdico-formais das transaes ainda no esto completa ou suficientemente dilucidados. Nesses casos, deve-se considerar o efeito mais provvel das mutaes sobre o patrimnio, quantitativa e qualitativamente, concedendo-se prevalncia substncia das transaes.

CAMPO DE ATUAO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade, na qualidade de metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenmenos que afetam as situaes patrimoniais, financeiras e econmicas de qualquer entidade, tem um campo de atuao muito amplo. Sua aplicao se dementidades com finalidades lucrativas ou no, que tenham necessidade de exercer atividades econmicas para cumprir com seu objetivo social. A atuao da Contabilidade sobre o patrimnio das entidades possibilita respostas s necessidades informacionais dos scios ou acionistas das organizaes, respondendo-lhes perguntas como: qual a taxa de lucratividade proporcionada ao investimento em aes ou quotas da sociedade? Ser que a empresa continuar a oferecer, no mdio e longo prazo, perspectivas de rentabilidade e segurana para seu investimento?

Existe alguma alternativa mais adequada para seus investimentos? Para os administradores, o interesse nos dados contbeis atinge um grau de profundidade e anlise, bem como de freqncia, muito maior do que para os demais usurios. De fato, so eles os agentes responsveis pelas tomadas de decises dentro de cada organizao a que pertencem. Note-se que as informaes fornecidas pela Contabilidade no se limitam, como julgam muitos, ao Balano Patrimonial e Demonstrao de Resultados. Alm desses demonstrativos bsicos e finais de um perodo contbil, a Contabilidade fornece aos administradores um fluxo contnuo de informaes sobre os mais variados aspectos da gesto financeira e econmica das empresas. O gestor que sabe usar a informao contbil, e que conhece suas limitaes, dispe de um poderoso instrumental de trabalho que lhe permite tomar decises visando o futuro com maior segurana, bem como conhecendo a situao atual e o grau de acerto e impropriedade de suas decises anteriores.

No se pode deixar de destacar tambm a importncia da Contabilidade para as atividades governamentais. O governo e os economistas tm duplo interesse nas informaes contbeis. Baseado em tais informaes que o
10

governo exerce o poder de tributar. Isso especificamente verdadeiro no caso da maioria das empresas cujo imposto de renda mensurado a partir dos balanos, embora alguns ajustes tenham que ser feitos ao lucro contbil. E os economistas, encarregados de anlises globais ou setoriais, interessam-se pelos dados contbeis das diversas unidades microeconmicas, os quais convenientemente agregados e tratados estatisticamente, fornecem bases adequadas para suas anlises.

A contabilidade tem como importncia manter toda a escriturao contbil completa e o livro de contas em dia. Para isso se divide em trs aspectos: _ Aspecto Gerencial: Auxilia o empresrio na tomada de decises, apresentando dados formais cientficos e universais, auxiliam nas decises de como investir, reduzir gastos e outros.

_ Aspecto Legal: Auxilia a empresa em situaes como a de Concordatas, Falncia, Fiscalizao da Previdncia Social, Percias Jurdicas e outros. _ Aspecto Social: Mostra como est a economia auxiliando a empresa em como agir.

IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE NAS ORGANIZAES

Como as organizaes no suportam as presses normais do cotidiano e acabam encerrando suas atividades, os empresrios defendem que a instabilidade econmica seria uma das maiores razes para o fechamento de suas empresas. E freqentemente, reforam seus argumentos, atravs de exemplos relacionados obteno de financiamentos para aquisio de equipamentos e capital de giro, juros altos, dentre outros. Realmente estes fatores ocorrem e tm grande peso na administrao das organizaes, mas no podem ser considerados como os principais fatores causadores de tantos problemas.

Nas empresas de pequeno porte, o processo de gesto se ausenta, na medida em que seus gestores exercem as etapas de execuo e de controle, muitas vezes, de forma inconsciente. E nesta forma de trabalho, o empresrio acaba
11

por definir o planejamento de uma forma equivocada, na medida em que tende a valorizar a lucratividade no tempo presente, em detrimento dos objetivos de longo prazo, especialmente relacionados a sustentabilidade do negcio.

A Contabilidade Societria uma das diversas ramificaes que a Contabilidade Geral pode assumir.

Com a Contabilidade Societria pode-se verificar a legislao de constituio das sociedades, envolvendo os agrupamentos ou conglomerados empresariais, com o estudo da funo das controladoras (holding) e das controladas e coligadas na estrutura organizacional dos grupos de empresas, assim como verificar a Equivalncia Patrimonial e Avaliao e Reavaliao de Bens (ex.: ativos permanentes, fundo de comrcio).

Assim, Contabilidade Societria pode ser conceituada como sendo a vertente da Contabilidade que visa ofertar informaes societrias da empresa, estudar as estruturas organizacionais (controladoras, controladas e coligadas), assim como verificao das transaes e registros entre tais entidades.

12

CONCLUSO

H uma profunda mudana na viso empresarial sobre a forma e a finalidade da Contabilidade em nossos dias. A antiga preocupao fiscal d espao permanente para a estrutura de uma cultura societria e gerencial da Contabilidade.AContabilidade, dentro do processo de gesto organizacional, passa a ser parte integrante e fundamental das tomadas de deciso. Inmeras so as razes apontadas no texto que traduzem a versatilidade e a necessidade de utilizao do sistema de informaes contbeis dentro do escopo da administrao empresarial. Assim, cabe retornar introduo e aos primeiros itens e repensar como se est interpretando a Contabilidade em nossa organizao.Ocontrole, ferramenta essencial para a garantia da dirigibilidade sistmica, dado pela Contabilidade e, bem utilizado, pode trazer grandes contribuies para o sucesso empresarial, sua continuidade e para a to desejada maximizao da utilizao dos recursos empresariais e do capital investido, como pode-se perceber ao longo do texto.

Razes no faltam para o repensar da Contabilidade como instrumento de gesto. Informaes no faltam para garantir a aplicabilidade da Contabilidade como ferramenta essencial no processo decisorial nas organizaes.

13

NDICE
INTRODUO................................................................................................ 1 EVOLUO HISTORICA DA CONTABILIDADE ............................................ 7 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE ................................................................ 8 CAMPO DE ATUAO DA CONTABILIDADE............................................. 10 IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE NAS ORGANIZAES ................... 11 CONCLUSO ............................................................................................... 13

14

S-ar putea să vă placă și