Sunteți pe pagina 1din 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E LNGUAS

RICARDO COSTA SALVALAIO

LRICAS IMBOLADAS NUM MUNDO CO. ANLISE SOCIOLGICA DE CANES DE ZECA BALEIRO

VITRIA 2010

RICARDO COSTA SALVALAIO

LRICAS IMBOLADAS NUM MUNDO CO. ANLISE SOCIOLGICA DE CANES DE ZECA BALEIRO

Trabalho

apresentado

disciplina

Trabalho

de

Concluso de Curso, ministrada pelo Professor Paulo Roberto Carvalho, do curso de Licenciatura em Lngua Portuguesa e Literaturas de Lngua Portuguesa da Universidade Federal do Esprito Santo, como prrequisito para obteno de grau.

VITRIA 2010
2

RICARDO COSTA SALVALAIO

LRICAS IMBOLADAS NUM MUNDO CO. ANLISE SOCIOLGICA DE CANES DE ZECA BALEIRO

Trabalho apresentado disciplina Trabalho de Concluso de Curso, ministrada pelo Professor Paulo Roberto Carvalho, do curso de Licenciatura em Lngua Portuguesa e Literaturas de Lngua Portuguesa da Universidade Federal do Esprito Santo, como pr-requisito para obteno de grau.

Aprovado em ___ de julho de 2010.

EXAMINADOR ______________________________________ Prof. Paulo Roberto Carvalho Departamento de Lnguas e Letras Universidade Federal do Esprito Santo Orientador

VITRIA 2010
3

AGRADECIMENTOS
Agradeo minha famlia por estar presente em todos os momentos da minha vida. Agradeo ao meu orientador Paulo Roberto Carvalho e ao professor Vitor Cei. Ao cantor e compositor Zeca Baleiro, por servir de inspirao e discutir em suas criaes nosso tempo, tambm agradeo. Agradeo aos amigos Cleibson Freitas, Thiago Felisbino, Marxwel Pantaleo, Carlos Alexandre, Jin Carlos, Jocilane Rubert, Jos Domingos, Luiz Alberto Mantovani, Lorrany Martins e todos da Turma A vida como ela .

Mundo velho e decadente mundo Ainda no aprendeu a admirar a beleza A verdadeira beleza A beleza que pe mesa E que deita na cama A beleza de quem come A beleza de quem ama A beleza do erro puro do engano da imperfeio (Zeca Baleiro in Salo de beleza)

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo a anlise sociolgica de letras de msicas do cantor e compositor Zeca Baleiro. A exegese tem como suporte algumas das temticas mais recorrentes na referida obra, a saber: o consumismo, o individualismo e o amor como produto.

Palavras-chave: Msica Popular Brasileira. Crtica Literria. Anlise Sociolgica.

SUMRIO 1. Introduo .................................................................................... 8

1.1 Fundamentao terica ................................................................. 9 1.2 Letra de msica tambm poesia? ............................................. 10 2. Anlises das canes................................................................ 12

2.1 Babylon: minha religio o consumo .......................................... 12 2.2 Piercing: tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor..................................................................................... 16 2.3 Voc s pensa em grana: dinheiro pode comprar seu amor ........ 21 3. 4. Consideraes finais ................................................................. 24 Referncias ................................................................................ 25

1 Introduo Jos Ribamar Coelho Santos, o Zeca Baleiro, nasceu dia 11 de abril de 1966 em Arari - MA. O cantor e compositor, desde muito cedo, adorava doces e guloseimas, por esse motivo ganhou de amigos de faculdade o apelido de Baleiro. Tempos depois, Zeca abriria uma loja de doces, a Fazdocinh. Alm da influncia do rdio do pai, onde conheceu Srgio Sampaio, Bob Dylan, Luiz Gonzaga, Fagner, notrio em seu trabalho o universo do baio, do samba, do cordel, entre outros. A partir da dcada de 1980, o cantor circula pelo meio cultural do Maranho e participa de alguns festivais pelo Brasil. J nessa poca, era constante em suas composies a fuso de sons, ritmos e temas, caracterstica que permeia sua obra como um todo. Contudo, o reconhecimento s viria na dcada de 1990, em So Paulo. Zeca Baleiro dividia o aluguel de um apartamento com um amigo, o tambm cantor e compositor Chico Csar. Em 1997, lana seu primeiro CD Por onde andar Stephen Fry?, que teve produo de Marco Mazzola. Nesse mesmo ano, participa do CD MTV Acstico, da cantora Gal Costa, fato que alavanca sua carreira. No ano seguinte, recebe vrios prmios por seu CD, adquirindo assim o reconhecimento da crtica e do pblico. A obra em questo mltipla. Nela, encontram-se inmeros intertextos, temas, sons, imagens. Sua msica deriva da fuso de ritmos brasileiros (Samba, Baio, Frevo) com ritmos internacionais (Rock, Pop e Msica Eletrnica). As letras contm, de forma inteligente, humor e poesia. Talvez uma possvel definio da obra do compositor seria mistura. Misturas de ritmos, culturas, temas, msicas, poemas. Pretendemos, assim, nesse estudo analisar sociologicamente letras de msicas do cantor e compositor. Destarte, apresentar os vrios recursos utilizados e como as canes dialogam com a poca em que esto inseridas. Para isso, separamos trs eixos temticos em trs canes de Baleiro, a saber: o consumismo, o individualismo e o amor como produto. Recorrendo s ferramentas da anlise sociolgica, apresentaremos aspectos literrios e sociais das canes.

1.1 Fundamentao terica Uma obra sempre trar consigo caractersticas de determinada poca. Sempre retratar, discutir o ethos, as regras, a ordem social da poca em que est implicada. A produo de Zeca Baleiro est inserida entre o fim do sculo XX e o incio do sculo XXI. A msica de Baleiro representa muito bem a ps-modernidade, haja vista que alm de cultivar a diversidade cultural nacional, apresenta o homem do sculo XXI, a crise do individuo e as relaes com o seu meio social. Assim sendo, mister se faz o estudo da literatura, da cano popular e dos fenmenos sociais impregnados nas formas artsticas estudadas. Essa argumentao tem como base, no que tange ao estudo de canes, artigos de Nelson Barros da Costa, Nelson Ascher e o livro Letras e letras da MPB, de Charles A. Perrone. Quanto anlise sociolgica, recorremos ao livro Literatura e sociedade, de Antonio Candido. Dito isto, consideramos que a anlise sociolgica se caracteriza pela abordagem das condies que mostram a realidade social do fato literrio sem cair num reducionismo sociologizante. Assim sendo, a interpretao social da lrica no pode ter em mira a posio social ou a insero social dos interesses das obras ou at de seus autores, o social aqui atua como fator da prpria construo artstica, estudado no nvel explicativo e no ilustrativo (CANDIDO, 2000, p.7).

1.2 Letra de msica tambm poesia? Em certos pases, como EUA ou Frana, uma letra de cano dificilmente ser considerada como poesia, j na Inglaterra, muitos letristas so considerados poetas, tais como John Lennon, Paul McCartney e Morrissey. No Brasil, ainda no h um consenso:
De um lado, vanguardistas, muito da universidade e a esquerda, em geral, que dizem que aquilo que Caetano ou Chico fazem poesia; de outro, escritores e crticos literrios e poeticamente conservadores acham essa idia escandalosa. (ASCHER, 2002)

A partir de Noel Rosa, a cano popular se tornou algo mais literrio, algo que as pessoas comearam a prestar mais ateno. Por exemplo, o poeta modernista Manuel Bandeira considerava o verso Tu pisavas nos astros distrada, da cano Cho de estrelas, que tem letra de Orestes Barbosa, como um dos mais bonitos da Lngua Portuguesa.
A contribuio de Orestes Barbosa para o desenvolvimento da msica popular urbana o mais importante exemplo de poetas que atravessaram fronteiras artsticas no inicio deste sculo. (PERRONE, 1988, p.18)

Desde a bossa nova, entretanto, muitos poetas se adentraram no mundo da cano, como o poeta cantor Vinicius de Moraes. Nessa tradio, usando um exemplo atual, podemos citar Arnaldo Antunes, cantor, compositor, artista plstico e poeta com livros publicados. Nas dcadas de 1960 e de 1970 (poca de maior criatividade de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e que a relao entra msica e poesia teve maior efervescncia) vrios escritores se aventuraram como letristas: Chacal, Cacaso, Geraldo Carneiro, Waly Salomo, Torquato Neto, Aldir Blanc. sabido que nem toda letra de msica poesia, depende da produo, pois letra e poesia funcionam atravs de processos distintos, apesar de lidarem com a mesma matria prima, a palavra:
A perspectiva da cano no a da literatura, embora em certos casos ela possa at super-la em termos formais. A cano a poesia em seu disfarce mais simples, mais despido e direto. Vide a sofisticao dos versos de Caymmi, Noel e Cartola, pra ficar em poucos exemplos. (BALEIRO apud SOUZA, 2007, p.23-5)

10

O poeta ingls Adrian Mitchell, na introduo do livro de poemas e letras O canto do pssaro-preto, de Paul McCartney, revela:
Os esnobismos ainda persistem; basta estudar as mais respeitveis antologias e algum poderia pensar que poesia apenas para intelectuais e acadmicos. [...] freqentemente h diferena entre um poema e uma letra de msica. As letras tendem a ser menos concentradas, em parte porque uma cano tem que funcionar instantaneamente, e em parte porque as palavras precisam deixar espao para a msica respirar, deixar tempo para o trabalho musical. Numa boa cano, letra e msica danam juntas, por isso precisam de espao para danar. (MITCHELL, 2001, p.18-19)

Como j elencado, a partir do comeo do sculo XX vrios compositores usavam em suas letras muitos recursos literrios, como a intertextualidade, a metfora.
As letras de cano so mais diretamente comparveis com a lrica no musical atravs dos recursos retricos e das figuras de linguagem (PERRONE, 1988, p.13)

No entanto, h recursos pertinentes poesia que no podem ser utilizados na cano, assim como o inverso tambm ocorre.
A cano exige uma tripla competncia; a verbal, a musical e a lteromusical, sendo esta ltima a capacidade de articular as duas linguagens. [...] pode-se arriscar que certamente a cano no exclusivamente texto verbal, nem exclusivamente pea meldica, mas um conjugado das duas materialidades. (COSTA, 2003, p. 107-8).

Por fim, fica implcito que a questo de letra ser ou no poesia de ordem de estilo. Apesar da obra de Zeca Baleiro ser rica tanto em letra quanto em melodia, nossos sentidos do destaque s letras das canes, tendo em vista que consideramos suas criaes verdadeiras obras poticas.

11

2 Anlises das canes 2.1 Babylon: minha religio o consumo

Zygmunt Bauman, assim como muitos tericos da ps-modernidade, vai acentuar que nossa sociedade vive a cultura de consumo, onde o homem tem como uma das atribuies do capitalismo o consumo de bens materiais e simblicos. Com isso, tudo se relacionar ao consumo, que um mecanismo global que forma as relaes dos indivduos na ps-modernidade. Ademais, neste subcaptulo, vamos nos ater em analisar a cano Babylon, que pertence ao lbum Lricas, de 2000, por versar acerca das relaes do consumo com a vida contempornea. Fixemos nosso olhar na cano Babylon:

Baby! I'm so alone Vamos pra Babylon! Viver a po-de-l E met chandon Vamos pra Babylon! Vamos pra Babylon!... Gozar! Sem se preocupar com amanh Vamos pra Babylon Baby! Baby! Babylon!... Comprar o que houver Au revoir ral Finesse s'il vous plait Mon dieu je t'aime glamour Manhattan by night Passear de iate Nos mares do pacfico sul... Baby! I'm alive like A Rolling Stone Vamos pra Babylon Vida um souvenir Made in Hong Kong Vamos pra Babylon! Vamos pra Babylon!...

12

Vem ser feliz Ao lado deste bon vivant Vamos pra Babylon Baby! Baby! Babylon!... De tudo provar Champanhe, caviar Scotch, escargot, rayban Bye, bye miser Kaya now to me O cu seja aqui Minha religio o prazer... No tenho dinheiro Pra pagar a minha yoga No tenho dinheiro Pra bancar a minha droga Eu no tenho renda Pra descolar a merenda Cansei de ser duro Vou botar minh'alma venda... Eu no tenho grana Pra sair com o meu broto Eu no compro roupa Por isso que eu ando roto Nada vem de graa Nem o po, nem a cachaa Quero ser o caador Ando cansado de ser caa... Ai, morena! Viver bom Esquece as penas Vem morar comigo Em Babylon...

Na primeira estrofe do texto, o eu lrico evoca a amada (baby) a irem para Babylon (Babilnia), j que ele est muito s (im so alone) no lugar em que est. O convite argumentado pelas comidas privilegiadas da elite (po-de-l e met chandon) a fim de provar que Babylon um locus ideal para se viver feliz. O poeta retoma o convite na segunda estrofe, mostrando um possvel modo de vida que no se preocupa com o amanh, ou seja, que s visa o momento presente (carpe diem). Interessante notar, quanto ao ttulo, que o termo baby (amada) radical da palavra inglesa Babylon (Babilnia). O ttulo em ingls, ao invs de portugus, e as outras expresses em francs j apontam para a mundializao dos produtos culturais. Babylon seria um
[...] smbolo de entidade plausvel, smbolo do poder econmico globalizado. inevitvel no reconhecer na cano a figura da Babilnia, a grande

13

prostituta, descrita por So Joo no livro de Apocalipse como cidade forte e grande, hbitat de mercadores enriquecidos e de reis devassos. Entretanto, ao contrrio da Babilnia que se tornou nas culturas judaicocrists um inimigo arquetpico do povo de Deus, o poeta a encara como locus do prazer e da estabilidade, onde necessidades so supridas dentro da lgica do mercado. (SANTOS, 2009, p. 40)

O primeiro verso da terceira estrofe traz consigo a tnica da cano (prazer em consumir). O eu potico pode comprar o quiser, d adeus a ral e elenca outros prazeres de Babylon. Aqui, notamos que Babylon o locus do prazer imediato, este centrado no consumismo exacerbado. De acordo com Zygmunt Bauman em Modernidade Lquida, o individuo ps-moderno utiliza-se do ato de comprar para se livrar do mal e assim sentir-se bem:
H, em suma, razes mais que suficientes para ir s compras. Qualquer explicao da obsesso de comprar que se reduza a uma causa nica est arriscada a ser um erro. As interpretaes comuns do comprar compulsivo como manifestao da revoluo ps-moderna dos valores, a tendncia a representar o vcio das compras como manifestao aberta a instintos materialistas e hedonistas adormecidos, ou como produto de uma conspirao comercial que uma incitao artificial (e cheia de arte) a busca do prazer como propsito mximo da vida, capturam na melhor das hipteses apenas parte da verdade. Outra parte, e necessrio complemento de todas essas explicaes, que a compulso-transformada-em-vcio de comprar uma luta morro acima contra a incerteza aguda e enervante e contra um sentimento de insegurana incmodo e estupidificante. (BAUMAN, 2001, p.95)

Nas trs estrofes seguintes, o poeta revela que vive como uma pedra a rolar (Im alive like a Rolling Stone) e que a vida uma lembrana feita em Hong Kong. Tambm enumera outros argumentos de que sua vida ruim, que sua vida no tem valor algum. Ele rene um nmero de costumes, comidas, objetos da elite, que ele pode usufruir (Champanhe, Caviar, Scotch, Rayban), de novo se esquiva da ral (bye, bye miser). Inferimos, por esse trecho, que nossa sociedade (consumista ao extremo), est ligada complexidade humana. Desse modo, envolve seus valores, vontades, ethos e necessidades numa escala muito grande. Na ps-modernidade, a estetizao da vida e o triunfo do signo mostram a subordinao da produo ao consumo sob a gide de marketing, com uma ascenso muito grande da concepo de produto, do design e das ferramentas de comunicao do marketing. Na sexta estrofe, h tambm uma aluso maconha (Kaya now to me). Kaya como os jamaicanos se referem maconha. 14

O eu lrico sugere que o paraso pode ser em Babylon e que sua religio o prazer. Babylon seria uma espcie de Pasrgada para o poeta. Um lugar em que ele pode tudo: [...] a grande fissura no pensamento do poeta no est em reconhecer a possibilidade de entrar num mundo de prazer, pois o cristianismo e outras religies j se incumbiram disso (SANTOS, 2009, p.43). Por essa estrofe, notamos claramente que o discurso religioso, outrora muito poderoso, no tem fora alguma na ps-modernidade. Com isso, a tica do eu potico moldada somente pelo sistema capitalista, que dita modas, os costumes, e que, sobretudo, consegue vender um discurso mais atrativo que a religio e/ ou a cincia. O poeta, nessas seis estrofes, tentou convencer sua amada (baby) de que Babylon o melhor locus para se viver. Para tal, apresentou inmeros bens materiais e vantagens do referido lugar. Nas duas estrofes seguintes, o poeta apresenta o seu mundo, que conseqentemente o da amada (baby) tambm. Ele o faz de forma altamente negativa, mostrando cruelmente suas mazelas. Essa tambm uma forma de argumentar a favor de Babylon, locus do prazer estabilizado. Basicamente, as duas estrofes versam sobre a falta de dinheiro do eu potico, que por no ter grana, no tem droga, merenda nem boas roupas. O sujeito cansa da vida sem poder aquisitivo e revela que vai por a alma venda. Para descrever Babylon, ele cita po-de-l, met chandon, champagne, caviar, scotch, escargot, rayban, kaya, j para descrever seu hbitat (catico, por sinal), aponta para po, cachaa, droga, falta de grana, comida e vestes. Todos esses elementos do seu dramtico mundo negam Babylon, que um si negao do outro. Os versos Vou botar minhalma venda e Quero ser o caador/ Ando cansado de ser caa..., resumem as duas referidas estrofes. O primeiro refora a ineficincia do discurso religioso na ps-modernidade. Por seu turno, o segundo afirma a fora do sistema capitalista nos nossos dias. A nona e ltima estrofe retoma problemtica da primeira estrofe. O poeta tenta convencer a amada (baby, morena) que viver bom, isso tudo depois de negar sua realidade nas estrofes anteriores. O convite novamente feito e o eu lrico tambm solicita que a amada esquea as penas. Essa estrofe reafirma as seis primeiras, nestas o poeta positivamente descreveu Babylon. Por fim, o sujeito reafirma a vida chamando a amada para morar no paraso do consumo.

15

2.2 Piercing: tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor Na produo de Zeca Baleiro, uma das temticas mais abordadas o individualismo exagerado da sociedade ps-moderna. O cantor revela em muitos de seus textos a efemeridade e o esvaziamento das relaes sociais e as conseqncias disso, como a solido, a comunicao escassa e as relaes interpessoais superficiais ao extremo. Baleiro compe sobre o homem que vive num momento histrico marcado pela superao de limites atravs do conhecimento e, contraditoriamente, pelo conseqente retrocesso no que diz respeito s relaes humanas (SOUZA, 2007, p.45). Aqui, leremos e estudaremos a composio Piercing, que tem o individualismo exacerbado como tnica. Fixemos nosso olhar na cano Piercing, que se encontra no lbum V Imbol, de 1999:
"Quando o homem inventou a roda logo Deus inventou o freio, um dia, um feio inventou a moda, e toda roda amou o feio" Tire o seu piercing do caminho Que eu quero passar Quero passar com a minha dor pra elevar minhas idias no preciso de incenso eu existo porque penso tenso por isso insisto so sete as chagas de cristo so muitos os meus pecados satans condecorado na tv tem um programa nunca mais a velha chama nunca mais o cu do lado disneylndia eldorado vamos ns danar na lama bye bye adeus gene kelly como santo me revele como sinto como passo carne viva atrs da pele aqui vive-se mingua no tenho papas na lngua no trago padres na alma minha ptria minha ngua me conheo como a palma da platia calorosa eu vi o calo na rosa eu vi a ferida aberta eu tenho a palavra certa pra doutor no reclamar mas a minha mente boquiaberta precisa mesmo deserta aprender aprender a soletrar

16

No me diga que me ama No me queira no me afague Sentimento pegue e pague emoo compre em tablete Mastigue como chiclete jogue fora na sarjeta Compre um lote do futuro cheque para trinta dias Nosso plano de seguro cobre a sua carncia Eu perdi o paraso mas ganhei inteligncia Demncia, felicidade, propriedade privada No se prive no se prove Dont't tell me peace and love Tome logo um engov pra curar sua ressaca Da modernidade essa armadilha Matilha de ces raivosos e assustados O presente no devolve o troco do passado Sofrimento no amargura Tristeza no pecado Lugar de ser feliz no supermercado O inferno escuro no tem gua encanada No tem porta no tem muro No tem porteiro na entrada E o cu ser divino confortvel condomnio Com anjos cantando hosanas nas alturas nas alturas Onde tudo nobre e tudo tem nome Onde os ces s latem Pra enxotar a fome Todo mundo quer quer Quer subir na vida Se subir ladeira espere a descida Se na hora "h"o elevador parar No vigsimo quinto andar der aquele enguio Sempre vai haver uma escada de servio Todo mundo sabe tudo todo mundo fala Mas a lngua do mudo ningum quer estud-la Quem no quer suar camisa no carrega mala Revlver que ningum usa no dispara bala Casa grande faz fuxico quem leva fama a senzala Pra chegar na minha cama tem que passar pela sala Quem no sabe d bandeira quem sabe que sabia cala Liga a porta-bandeira no mestre-sala E no se fala mais nisso Mas nisso no se fala...

17

O rap Piercing se inicia com uma citao cheia de trocadilhos recitada pelo prprio Zeca Baleiro. Nela, h crticas moda e ao conceito de belo e de feio. O ritmo da cano acelerado como o prprio ritmo da vida. O refro aparece logo no principio: Tire o seu piercing do caminho que eu quero passar/ Quero passar com a minha dor. Neste refro h um intertexto com o verso Tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor, da cano A flor e o espinho, de Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha. O refro afirmativo, impositivo, uma ordem de fato. O objeto piercing pode metaforizar tanto umbigo quanto boca, haja vista que so nestes locais onde o piercing geralmente se encontra, alm de serem estes os locais do amor e/ ou do ato sexual. Nota-se a o carter individualista do eu lrico, que impe um ato de prazer prprio. Dessa maneira, s existe o prazer individual e suas as ordens. A comunicao entre os indivduos precria. Assim, no h alteridade por parte do eu potico. Na primeira estrofe, percebemos a angstia de um ser solitrio no hbitat em que se encontra. um ser que tambm no tem referncias:
Herdeiro do homem moderno que suportava sua condio humana de restries e privaes apoiando-se (primeiro) na religio e (depois) na cincia, o individuo da contemporaneidade vive num contexto em que a religio j no mais uma verdade nem um conforto absoluto, e a cincia no corresponde mais s suas expectativas. Assim, desprovido de seus grandes pilares de sustentao resta a este homem tentar transformar a realidade na qual vive atravs do conhecimento, da hipermodernizao. Todos os feitos, portanto, no preenchem o vazio deixado pelos discursos que antes garantiam ao homem a sensao de bem-estar. Devido a isso, sobra um espao que ser preenchido pelo discurso da mdia, pelo consumismo exacerbado e pela necessidade desenfreada de notoriedade, exclusividade, destaque. (SOUZA, 2007, p.46)

O sujeito inicia a estrofe criticando a religio (Pra elevar minhas idias no preciso de incenso), citando a frase penso, logo existo do filsofo e matemtico francs Ren Descartes. um ser tenso, como sua poca, e que por isso mesmo insiste. Sempre com esprito de competio e com o mpeto desejo de vencer/subir na vida a qualquer preo. Os versos iniciais vo evocar incessantemente religio. exposto que Cristo tem sete chagas e o poeta, vrios pecados, assim como o fato de Satans ter um programa de TV, comprovando, como j elencado, que religio e cincia no so mais verdades absolutas ao ser ps-moderno. Tambm, h referncias negativas ao inferno (Nunca mais a velha chama) e ao cu (Nunca 18

mais o cu do lado). Ao invs de cantar/danar na chuva, o eu lrico prefere danar na lama e d adeus ao diretor dos filmes Singin in the rain (Cantando na chuva) e It's Always Fair Weather (Danando nas nuvens), Gene Kelly. Desse modo, refora a idia do caos no mundo em que est inserido. Nos versos seguintes, a religio retomada em forma de crtica. O poeta critica o catolicismo ao revelar que no tem papas na lngua e no traz padres na alma. Ao parafrasear o verso Minha ptria minha lngua, da cano Lngua, de Caetano Veloso, o poeta mostra toda sua falta de patriotismo e seu exacerbado modo de pensar em si prprio (Minha ptria minha ngua). Contudo, notrio que ele conhece o mundo exterior e no se conhece (Me conheo como a palma da platia calorosa). Pela citao Eu tenho a palavra certa pra doutor no reclamar da cano Avhai, de Z Ramalho, compreende-se que o eu potico dotado de conhecimentos especficos, possui o instinto de competitividade, entretanto, no h espao em sua vida para outro ser. Os trs versos finais revelam que a mente desse sujeito precisa aprender a soletrar (aprendizado bsico), embora ele seja dotado de vrios conhecimentos, ou seja, um homem que pouco sabe em se tratando de relaes afetivas ou de si mesmo. A segunda estrofe, por seu turno, versa sobre a fragilidade das relaes afetivas. Aqui, tudo gira em torno do dinheiro, que o mediador de todas as relaes na vida contempornea. Nos seis primeiros versos, o eu potico aponta que no quer ser amado, querido, afagado. Sugere, dessa forma, um sentimento pegue e pague, uma relao baseada em bens monetrios. O amor, ento, um produto a ser consumido e que pode tranquilamente ser jogado fora como chiclete. Mais adiante, veremos que o consumismo retomado (Eu perdi o paraso, mas ganhei inteligncia/ Demncia, felicidade, propriedade privada). Velhos discursos, como peace and love, so refutados. O ser em questo afirma no me diga paz e amor. um sujeito que nega tudo para se afirmar como nada. Desconsidera discursos religiosos, cientficos, ideolgicos, entre outros, ao chamar a modernidade da Matilha de ces raivosos e assustados. O poeta considera o homem ps-moderno estressado e de pouco raciocnio, se aproximando assim dos animais. O mundo seria um circo de feras. Essa relao entre presente e passado (ps-modernidade e modernidade) vista no verso O presente no devolve o troco do passado. Hutcheon pondera:
O que o ps-modernismo faz, conforme, seu prprio nome sugere, confrontar e contestar qualquer rejeio ou recuperao modernista do

19

passado em nome do futuro. Ele no sugere nenhuma busca para encontrar um sentido atemporal transcendente, mas sim uma reavaliao e um dilogo em relao ao passado luz do presente. Mais uma vez, daramos a isso o nome de presena do passado. (HUTCHEON, 1991, p.39)

Fechando a estrofe, os trs ltimos versos retomam ao consumismo. O eu potico critica o fato de certos sentimentos como sofrimento ou tristeza serem vistos como coisas ruins, j que so sentimentos naturais ao homem. A critica direcionada aos homens que s se sentem felizes ao consumir. O consumismo como cura para as dores a as mazelas altamente refutado pelo sujeito (Lugar de ser feliz no supermercado). A tnica da terceira estrofe o discurso cristo. Num tom esperanoso, o eu lrico descreve o cu e o inferno. Nesse discurso, o ser vive num inferno (Terra) e pretende ser salvo, ir para o cu (Divino). Interessante notar que o inferno descrito com o verbo no presente, j o cu descrito com o verbo no futuro. O inferno escuro, no tem nada, enquanto o cu ser divino, com anjos, Onde tudo nobre e tem nome. H uma referncia a segunda estrofe no trecho Onde os ces s latem pra enxotar a fome. Se na segunda estrofe, os ces da Terra (inferno) eram raivosos e assustados, no cu os ces s latem quando precisam se alimentar. Por fim, a quarta estrofe vai lidar com a mesma questo do refro, a falta de comunicao. Fechando o texto, a referida estrofe trata da contradio que uma sociedade em que a comunicao em grande escala uma realidade, mas a comunicao nas micro-esferas sociais, ou seja, a verdadeira comunicao entre os indivduos nula (SOUZA, 2007, p.48).

20

2.3 Voc s pensa em grana: dinheiro pode comprar seu amor Encerrando as anlises das canes, vamos ter como foco, neste subcapitulo, a msica Voc s pensa em grana. Nessa pea, o amor to somente um produto a ser consumido, como alerta Zygmunt Bauman:
O desvanecimento das habilidades de sociabilidade reforado e acelerado pela tendncia, inspirada no estilo de vida consumista dominante, a tratar os outros seres humanos como objetos de consumo e a julg-los, segundo o padro desses objetos, pelo volume de prazer que provavelmente oferecem e em termos de seu valor monetrio. (BAUMAN, 2004, p.96)

Assim sendo, consideremos a letra da cano Voc s pensa em grana, que pertence ao disco Lricas, de 2000:
Voc s pensa em grana Meu amor! Voc s quer saber Quanto custou a minha roupa Custou a minha roupa... Voc s quer saber Quando que eu vou Trocar meu carro novo Por um novo carro novo Um novo carro novo Meu amor!... Voc rasga os poemas Que eu te dou Mas nunca vi voc Rasgar dinheiro Voc vai me jurar Eterno amor Se eu comprar um dia O mundo inteiro... Quando eu nasci Um anjo s baixou Falou que eu seria Um executivo E desde ento eu vivo Com meu banjo Executando os rocks Do meu livro Pisando em falso Com meus panos quentes Enquanto voc rir No seu conforto Enquanto voc Me fala entre dentes Poeta bom meu bem Poeta morto.

21

Na primeira estrofe da cano, o poeta j apresenta a principal caracterstica da sua amada: o fato dela apenas se importar com o dinheiro. Logo depois, vai revelar que a amada somente preocupada com o valor de suas vestes e com o seu carro. Assim, de inicio, j notamos que a amada no se preocupa com eu lrico e sim com o que ele representa monetariamente. Dando seqencia, na terceira estrofe, as caractersticas da amada so reforadas pelo sujeito. A amada destri os poemas que ganha do eu potico, porm nunca destruiu dinheiro. O poeta tambm alerta para o fato de que se ele comprar tudo ter todo amor da sua musa consumista. Zygmunt Bauman em Amor Lquido revela: Os outros so avaliados como companheiros na atividade essencialmente solitria do consumo, parceiros nas alegrias do consumo, cujas presena e participao ativa podem intensificar esses prazeres (BAUMAN, 2004, p.96). Ou seja, a amada tem o poeta como unicamente um parceiro de consumo. O discurso amoroso da musa o inverso do que prope Roland Barthes:
O discurso amoroso no desprovido de clculos: eu raciocino, fao contas s vezes, seja para obter determinada mgoa, seja para representar interiormente ao outro, num movimento de humor, o tesouro de engenhosidades que esbanjo a troco de nada em seu favor (ceder, esconder, no magoar, divertir, convencer, etc.). Mas esses clculos so apenas impacincias: no h pensamento de um lucro final: o Gasto est aberto, ao infinito, a fora deriva, sem finalidade (o objeto amado no uma finalidade: um objeto coisa, no um objeto fim). (BARTHES, 1988, p. 117)

O amor da deusa da grana relacionado ao lucro, aos interesses materiais. A amada, desse modo, busca moda e consumo, ou seja, as lgicas do mundo capitalista. Isso fica claro ao notarmos que a amada no considera a funo social do sujeito (Poeta) e at despreza-o ao rasgar os poemas que ganha. A musa consumista altamente influenciada pelo status social, tendo em vista que desconsidera o oficio de poeta. Na quarta estrofe, o eu potico vai apresentar algumas caractersticas de sua vida. O primeiro verso um intertexto com Drummond: Quando eu nasci, um anjo torto/ desses que vivem na sombra/ disse: Vai, Carlos! Ser gauche na vida. O eu lrico assume uma posio de gauche (torto) no mundo, pois um anjo lhe revelou que o sujeito seria um executivo (profisso de alto prestigio) e isso no aconteceu na realidade. O eu potico faz uma comparao entre sua vida e a da amada ao dizer 22

que pisa em falso com seus panos quentes enquanto a musa ri confortavelmente. Por esse trecho, infere-se a dicotomia existente na cano. De um lado, temos o poeta, que no se preocupa tanto com bens materiais e busca ser amado pelo que e no pelo que possui monetariamente. Suas aes so baseadas nas relaes pessoais, na coletividade. De outro, a amada, a qual visa o status social a qualquer preo e cujas aes so baseadas no interesse, no ganho financeiro. No final da estrofe, temos novamente uma refutao da amada em relao posio social do sujeito (Poeta). A musa capitalista diz, entre dentes: Poeta bom meu bem poeta morto. Sendo assim, a musa desconsidera no s o oficio do poeta como tambm sua pessoa e que sua imagem representa pra sociedade em geral. Zygmunt Bauman conclui:
Os valores intrnsecos dos outros como seres humanos singulares (e assim tambm a preocupao com eles por si mesmos, e por essa singularidade) esto quase desaparecendo da vista. A solidariedade humana a primeira baixa causada pelo triunfo do mercado consumidor. (BAUMAN, 2004, p.96)

Desse modo, a cano Voc s pensa em grana retoma a cano Piercing, por mostrar o amor unicamente como produto a ser consumido e por revelar um ser individualista que problemtico em se tratando de relaes interpessoais.

23

4. Consideraes finais

No cancioneiro de Zeca Baleiro, inmeras temticas so abordadas, tais como a solido, a perda de identidade, o individualismo, o consumismo exacerbado, o amor como produto, entre outras. um artista que dialoga com os problemas de sua poca (ps-modernidade) de forma irnica, descontrada e sarcstica. Para tal, Baleiro usa e abusa dos recursos sonoros, mtricos, lingsticos e literrios numa salada musical neotropicalista. Mesmo reconhecendo sua importncia na Msica Popular Brasileira, devo admitir que a referida produo ainda pouco estudada na Academia (foram feitos apenas duas dissertaes e alguns artigos). Este artigo, de certa forma, tambm teve o objetivo de sanar essa assertiva. Nesta argumentao, foram selecionadas trs canes de Baleiro, a saber: Babylon (em que vimos a questo do consumismo), Piercing (questo do individualismo) e Voc s pensa em grana (questo do amor como produto). Nesse sentido, analisamos as trs referidas canes sociologicamente luz da obra Literatura e sociedade, de Antonio Candido e das ideias de Zygmust Bauman. Em todas as anlises pudemos perceber o perfil do homem ps-moderno e o perfil da poca como um todo. Destarte, em Babylon, nos apresentado um homem a merc do consumismo, que idealiza um paraso do consumo e tenta de todas as formas convencer a amada a fugir para l. Trata-se de um homem sem referncias da terra em que vive. J na cano Piercing, temos um homem individualista que s age em prol do seu bel prazer. Estamos diante de um ser cujas aes esto voltadas unicamente para si e para a ascenso social a qualquer custo. Por fim, na msica Voc s pensa em grana, o eu lrico sofre as duras penas de no ser reconhecido poeta pela musa e pelo fato dela somente visar o consumo, as coisas materiais. A amada, nesse caso, mede o valor das pessoas por aquilo que elas possuem monetariamente. Assim sendo, podemos inferir atravs das analises que Zeca Baleiro expe, discute e critica a poca que vive. Misturando o presente, o passado, a Internet, a falta de amor, o consumo, como se sua obra fosse uma crnica retrato da psmodernidade, um registro lrico da triste realidade, o que confirma assim sua importncia artstica.

24

4. Referncias

ASCHER, Nelson. Letra de msica ou no , enfim, poesia? Folha de So Paulo On Line Ilustrada, So Paulo, 5 de out. 2002. Disponvel em: http: //www.1.folha.uol.com.br/ BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Traduo de Hortnsia dos Santos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. BAUMAN, Zygmust. Modernidade lquida. Traduo de Plnio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. -----------. Amor lquido: sobre a fragilidade dos laos humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. 8 Ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. COSTA, Nelson Barros de. As letras e a letra: o gnero cano na mdia literria. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (Orgs). Gneros textuais e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p. 107-121. HUTCHEON, Linda. Potica da ps-modernidade: histria, teoria, fico. Rio de Janeiro: Imago, 1991. MITCHELL, Adrian. Introduo. In: MCCARTNEY, Paul. O canto do pssaro-preto. Traduo de Mrcio Borges. So Paulo: Gerao Editorial, 2001. PERRONE, Charles A. Letras e letras da msica popular brasileira. Traduo de Jos Luiz Paulo Machado. Rio de Janeiro: Elo, 1988.

25

SANTOS, Cristian J. Oliveira. Babel (Confuso ou salvao?): religiosidade, secularizao e mercado em Babylon, de Zeca Baleiro. In: Revista Cincias de Religio Histria e Sociedade, Vol. 7, N 1, 2009, p. 28- 49. SOUZA, Ana Paula Nascimento de. Pet shop Mundo contemporneo: o nosso tempo atravs do olhar de Zeca Baleiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

Discos: BALEIRO, Zeca. Lricas. So Paulo: MZA Music, 2000 (1 CD). ------------. V Imbol. So Paulo: MZA Music, 1999 (1 CD).

26

S-ar putea să vă placă și