Sunteți pe pagina 1din 6

1

O Calendrio Thelmico

O CALENDRIO THELMICO
por Jonatas Lacerda Faze o que tu queres dever ser o todo da Lei. O Calendrio Thelmico se inicia quando do Grande Equincio dos Deuses, que ocorreu em 20 de maro de 1904 da era vulgar, seguido do principal evento da vida de Aleister Crowley, onde um ser no humano, que chamou a si mesmo de Aiwass ditou, em trs dias consecutivos (08, 09 e 10 de abril), aquele que seria conhecido como O Livro da Lei, no Cairo, Egito. Como esses eventos marcaram a entrada do on de Hrus, a Criana Coroada e Conquistadora, entendeuse que o Calendrio Gregoriano deveria ser de alguma forma aposentado e um novo Calendrio foi criado, esse calendrio dividido em ciclos de 22 anos, desde 1904 e.v., e utiliza a posio do Sol e da Lua nos Signos Zodiacais com base na posio da Terra, tornando-se assim um mtodo mais preciso de data, desconsiderando os arredondamentos originais do Calendrio Gregoriano (a data Thelmica em formato completo).

O Ano Thelmico se inicia com a entrada do Sol em Aries, usualmente em 20 de maro (se prev que a partir de 2044 e.v. existam anos que o Equincio acontecer no dia 19)1. No hemisfrio norte o Equincio Vernal (primavera) e no hemisfrio sul, o Equincio de Outono. Como mencionado anteriormente, o ano do novo calendrio dividido em ciclos, cada um tendo 22 anos. O ciclo e os anos iniciam em zero (0) e existem duas formas de apresent-los: IVxx ou IV:20, sendo a primeira a mais usual e antiga. Esses dois pares de nmeros, normalmente em algarismos romanos, se iniciam em zero (ignorando o fato de algarismos ro-

Alguns Thelemitas optam por padronizar a comemorao do Equincio no dia 21 de maro, no considerando a data oficial, essa prtica no interessante, haja visto que o novo sistema foi criado para dar mais consistncia data e remover os arredondamentos Gregorianos.

Espao Novo on www.thelema.com.br

Jonatas Lacerda

manos no possurem esse algarismo2) e essa metodologia guarda em si uma profunda relao com o Tarot de Thoth, onde criada uma relao entre ciclo e ano, no caso demonstrado (IVxx) verificamos que esse o ciclo do Imperador (IV The Emperor) e o ano do on (XX The on), essa relao pode gerar profundas anlises sobre o momento atual da humanidade, mas hoje no h um trabalho especfico para tornar pblicas essas e por isso, cada um que queira, pode analisar por si essas relaes. Uma considerao importante que quando chegarmos ao ciclo XXI ser iniciada mais uma fase de ciclos onde teramos algo como I:0:0 (j que agora estamos no 0 desse novo ciclo) e todo o modelo passaria a se repetir sucessivamente, mas no vamos adentrar nessa peculiaridade pois est bem longe e marcaria os primeiros 484 anos da Era Thelmica, bem prximo dos 500 anos iniciais que marcam o estabelecimento completo do on de Hrus. Para calcular em que ano exatamente estamos (representao decimal), basta multiplicar a primeira parte (IV 4) por 22 e somar a ela a segunda parte (XX 20), no exemplo atual tm 108 anos ( possvel chegar ao mesmo nmero subtraindo o ano inicial, 1904 do ano atual, 2012) desde o Grande Equincio dos Deuses. Para montar a primeira parte da data Thelmica ainda temos o An que representa a palavra latina Anno (Ano), portanto, a representao da primeira parte de nossa data de exemplo seria: An IVxx.

O algarismo zero foi descoberto pelo povo Hindu e foi divulgado por toda Europa (juntamente com um novo sistema de numerao semelhante ao utilizado atualmente) pelos rabes, passando a ser conhecido como sistema de numerao indu-arbico. Esses nmeros foram de suma importncia para a modernizao dos clculos matemticos, j que era grande a sua praticidade simblica e representao de quantidades. Os romanos, por sua vez, no estavam interessados na realizao de clculos quando criaram o sistema de numerao romano, por isso se utilizaram de letras, que tem a ausncia do algarismo zero.

Espao Novo on www.thelema.com.br

O Calendrio Thelmico

A segunda parte, que determina os graus da posio do Sol e da Lua nas Casas Zodiacais um tanto quanto mais complicada. Para chegar a um resultado basta utilizar a mesma frmula da criao de um Mapa Natal na Astrologia. O clculo um pouco complexo para apresent-lo aqui, mas possvel que eu aborde o assunto em outro artigo. Apenas como referncia, os dados necessrios para calcular o Mapa so: dia, ms, ano, hora e minuto, latitude e longitude do local (cidade), efemrides do sistema solar3, uma tbua de casas (do hemisfrio sul ou norte, dependendo do local) e uma tabela indicativa de datas de incio e trmino do horrio de vero. Como possvel perceber, o trabalho no pequeno, mas no impossvel e o lucro ao utilizar este mtodo o nvel de preciso atingido, que pode inclusive revelar a data e a hora quando consultando a forma reversa. Para facilitar, disponibilizarei, ao final do artigo, uma lista de programas e sites que facilitam o trabalho, j entregando o clculo pronto. A notao desta segunda parte pode ser realizada utilizando os smbolos planetrios e zodiacais ou seus nomes latinos equivalentes, conforme detalhes e exemplos abaixo:

! " a b c d e f g h i j k l
Exemplos:

Sol Luna Aries Taurus Gemini Cancer Leo Virgo Libra Scorpio Saggitarius Capricorn Aquarius Pisces

Sol in Aries, Luna in Aries; ! in a, " in a; Sol in 0 Aries, Luna in 0 Aries; ! in 0 a, " in 0 a; Sol in 0 0' 0'' Aries, Luna in 0 0' 0'' Aries4;

3 4

Referncia externa: http://www.portaldoastronomo.org/efemerides.php. Este o formato mais preciso (Sol in 0 0' 0'' Aries, Luna in 0 0' 0'' Aries) e seu uso torna mais simples concluir os detalhes de data e hora. A Lua se move atravs de um signo zodiacal em aproximadamente 2,3 dias portanto, um aparente detalhe, pode ocultar grande parte da equao para se chegar ao ponto exato que se quer.

Espao Novo on www.thelema.com.br

Jonatas Lacerda

! in 0 0' 0'' a, " in 0 0' 0'' a;


Os exemplos acima demonstram as diversas formas de se representar a segunda parte da data, dependendo formato e grau de preciso desejados. A terceira parte opcional5 e se trata do dia da semana que tambm pode ser representado pelo smbolo ou nome latino do planeta relacionado ao dia da semana, conforme detalhes e exemplos abaixo:

! " % # & $ '


Exemplos:

Solis (Domingo) Lun (Segunda-feira) Martis (Tera-feira) Mercurii (Quarta-feira) Jovis (Quinta-feira) Veneris (Sexta-feira) Saturnii (Sbado)

Dies Solis; Dies !; De modo geral, uma representao das trs partes da data Thelmica expostas acima poderia ser: An IVxx Sol in Aries, Luna in Pisces, dies Martis ou, An IVxx ! in a, " in l, dies % ou, An IVxx Sol in 0 Aries, Luna in 2 Pisces, dies Martis e assim por diante. Em muitos casos tambm encontramos uma quarta parte da data Thelmica, nela o termo r nov ou a.n. sufixado no formato completo da data, simbolizando que ela considera a Novo on de Hrus. O uso tambm opcional e no carrega outros smbolos alm deste. Ainda necessrio dizer que ao usar datas do calendrio civil importante adicionar e.v. logo aps os anos a partir de 1904 e.v.. Esta a abreviao para era vulgaris, termo latino para era comum (ou ainda, Crist) e indica que a usamos meramente para simplificar a leitura (exemplos: 12 de maro de 2001 e.v., 10/10/2009 e.v. 1905 e.v.). Os anos anteriores a 1904 e.v. no devem ser grafados com a abreviao e.v. como sufixo. importante tambm mencionar que no obrigatrio o uso desta notao e em alguns casos bem interessante omiti-la, de forma a no criar fruns desnecessrios em determinados casos, no entanto: No h lei alm de faze o que tu queres.

Mesmo sendo opcional, muito importante, pois evita dvidas posteriores.

Espao Novo on www.thelema.com.br

O Calendrio Thelmico

Por fim, possvel facilitar o trabalho utilizando softwares como o Calendar 936 e ferramentas online como o Webtools7 (da equipe do Calendar 93) e o Thelemic Time Server8 do Portal LAShTAL ( obrigatrio ter login e senha). Entretanto, tambm importante tentar manter os formatos utilizados originalmente, de forma a manter o elo e por isso, uma pequena edio no resultado final ser necessria.

Amor a lei, amor sob vontade.

6 7

Referncia externa: http://mysticalinternet.com/software/td.htm Referncia externa: http://mysticalinternet.com/cal93web/thelemicdate.php. 8 Referncia externa: http://www.lashtal.com/portal/resources/the-thelemic-time-server.html.

Espao Novo on www.thelema.com.br

Jonatas Lacerda

INFORMAES EDITORIAIS
Ttulo: Autor: O Calendrio Thelmico Jonatas Lacerda
Jonatas Lacerda Thelemita e programador de sistemas para Internet, com nfase no setor bancrio. Fundou o Blog Thelemitas e o Espao Novo on (do qual o seu o atual editor). H mais de 13 anos estuda e procura aplicar os princpios da Lei de Thelema em sua vida. Aps um encontro com o irmo Euclydes Lacerda de Almeida, focou seu trabalho pessoal na difuso da Lei de Luz, Vida, Amor e de Liberdade: Thelema. A base desse trabalho o estudo dos princpios filosficos e da aplicabilidade da Lei de Thelema no contexto individual e na vida em sociedade.

Origem: Reviso: Edio: Verso:

Espao Novo on (www.thelema.com.br/espaco-novo-aeon) Jonatas Lacerda Jonatas Lacerda 1.1 03/11/2012 e.v.

Espao Novo on www.thelema.com.br

S-ar putea să vă placă și