Sunteți pe pagina 1din 89

PRINCPIOS

TEOLGICOS DE INTERPRETAO
Teologia o estudo de deus e de Sua relao com o mundo. O livro-fonte deste estudo a Bblia. A Teologia procura tirar concluses sobre vrios tpicos, amplos e importantes presentes na Bblia; A que se assemelha Deus? Qual a natureza do homem? Qual a doutrina da salvao realmente vlida? Os princpios teolgicos so as amplas regras que tratam da formao da doutrina. Por exemplo, como podemos dizer que uma doutrina verdadeiramente bblica? Um dos nossos princpios teolgicos procurar responder a essa questo. Outro modo de firmar esta regra dizer: preciso entender o que diz a passagem, antes de poder esperar entender o que ela quer dizer. Pode-se ver o exemplo disso na seguinte afirmao de Paulo: Todavia, no assim o dom gratuito como ofensa; porque pela ofensa de um s morreram muitos, muito mais a graa de Deus e o dom pela graa de um s homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, no como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma s ofensa, para a condenao; mas a graa transcorre de muitas ofensas, para a justificao. Se pela ofensa de um, e por meio de um s, reinou a morte, muito mais os que receberam a abundncia da graa e o dom da justia reinaro em vida por meio de um s, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como por uma s ofensa veio o juzo sobre todos os homens para a condenao, assim tambm por um s ato de justia veio a graa sobre todos os homens para a justificao que d vida. Porque, pela desobedincia de um s homem muitos se tornaram pecadores, assim tambm por meio da obedincia de um s muitos se tornaram justos. Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graa; a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim tambm reinasse a graa pela justia para a vida eterna, mediante Jesus Cristo nosso Senhor. (Rm 5.15-21) Precisamos estudar cuidadosamente essa passagem para entender o que Paulo est dizendo. Ele est comparando Cristo a Ado. Assim como fomos considerados injustos devido ao pecado de Ado, fomos considerados justos devido ao que Jesus cristo fez. Foi-nos imput5ado o pecado de ado, apesar de no temos feito nada para merec-lo, mas tambm foi nos imputado a justia de Cristo, apesar de no temos feito nada para merec-la. Em parte, isso que esta passagem diz.

Podemos tirar algumas concluses. Por exemplo, a imputao no afeta o nosso carter moral, mas sim a nossa posio legal. Quando fomos considerados justos graas a obra de Cristo, nosso carter moral no foi alterado; ou seja, no nos tornarmos moralmente justos e perfeitos, s legalmente justos e perfeitos vista de Deus. A est porque alguns no- cristos so mais justos em seu procedimento do que muitos cristos. Outro exemplo esta afirmao: Porque se vivemos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, j no resta sacrifcio pelos pecados (Hb 10.26). Muitos se utilizam desse versculo para ensinar que possvel ao cristo perder sua salvao. Entretanto, um estudo desse versculo em seu contexto nos levar a uma concluso inteiramente diversa. Esta passagem fala especificamente a judeus que criam no sacrifcio de animais em antecipao ao Messias por vir, no percebendo que Ele j tinha vindo. O escritor de hebreus expe o fato do sacrifcio de Jesus. Afirma que uma vez que esses judeus compreenderam a razo da morte de Jesus e deliberadamente a ignoram, se retornassem aos seus sacrifcios no haveria sacrifcio futuro provido por Deus. Vimos como um problema desse tipo pode ser sanado pelo uso de princpios gramaticais sadios. necessrio compreender o que a passagem diz, antes de extrair dela quaisquer concluses doutrinarias. Transparece de imediato que este um procedimento importante no estudo da Bblia, precisamente como o em tudo na vida. Responder antes de ouvir estultcia e vergonha (Pv 18.13). estultcia chegar a concluso antes de ouvir os argumentos todos. Assim tambm, um erro chegar a concluses a respeito de algo antes de estudar o que a Bblia diz sobre o assunto. Por exemplo, existem numerosas passagens no Novo testamento afirmando que no estamos debaixo da lei. Conclumos, pois, que o homem justificado pela f, independentemente das obras da lei (Rm 3.28). Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais sob a lei (Gl 5.18). Ao ler tais declaraes, podemos concluir que a graa de Deus nos livra de qualquer obrigao de viver uma vida disciplinada, santa? De maneira nenhuma. Tal concluso seria contestada por afirmaes como esta: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado para que seja a graa mais abundante? De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, ns o que

para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na Sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos ns em novidade de vida. (Rm 6.14) assim que um estudo tpico da Bblia se mostra til. Toma-se um tema, idia ou ensinamento e estudam-se todas as passagens sobre o assunto. A maior parte dos princpios teolgicos baseada em paralelos de palavras, idias e doutrinas. Depois de avaliar tudo o que a Bblia diz sobre um assunto que podemos tirar concluses. BASES PARA OS PRNICPIOS TELOGICOS 1. Paralelo de Palavra Atravs desse mtodo, pode-se, por exemplo, entender melhor a vida de Balao. A principal passagem sobre ele acha-se em Nm 22.22-24. Ele foi um profeta de Deus que se deixou seduzir por um convite do rei de Moabe para amaldioar Israel. Que concluses podem-se deduzir da vida dele? Um estudo do que os escritores do Novo testamento dizem de Balao ajudar a avali-lo. Diz-nos Pedro que ele amou o prmio da injustia ( 2Pe 2.15). Diz-nos Judas que ele foi movido de ganncia (Jd 11). Joo acrescenta a informao de que ele aconselhou o rei de Moabe a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos dolos e praticarem a prostituio (Ap 2.14) 2. Paralelo de Idias O paralelo das iias mais abrangente do que o de palavras. Um exemplo poderia ser a questo da autoridade em sentido global. Os principais sacerdotes e ancios perguntaram a Jesus: Com que autoridade fazes estas coisas? e quem te deu essa autoridade? (Mt 21.23). necessrio estudar no somente essa passagem. Mas muitas outras passagens das Escrituras que tratam do assunto. Moiss registra a primeira rebelio do homem contra a autoridade (Gn 3); a Escritura mostra tambm Deus tratando severamente aqueles que rejeitaram a autoridade de um dos Seus servos (Nm 16).

3. Paralelos doutrinrios Abrange estudos tpicos sobre grandes doutrinas da Bblia, tais como os atributos de Deus, a natureza do homem, a redeno, a justificao e a santificao. O raciocnio indutivo e dedutivo o raciocnio indutivo o processo de raciocinar das partes para o todo. se, por exemplo, voc estivesse estudando indutivamente a doutrina da igreja (Eclesiologia), pegaria todas as passagens sobre o assunto, estudaria cada uma e, ento, juntaria todas para formular a sua concluso. Este mtodo aborda o estudo olhando para o todo e chegando a concluses quanto s partes menores, semelhantemente a um quebra-cabea. Do enigma completo voc pode concluir certas coisas acerca das peas individuais. O raciocnio indutivo o processo de reciocinar do geral para o particular. Eis um exemplo de raciocnio dedutivo: Primeira Premissa se pedirmos de acordo com a Sua vontade, Deus nos ouve (! Jo 5.14-15). Segunda Premissa a santificao est de acordo com a vontade de Deus (1 Ts 4.3) Concluso quando oramos por santificao Deus nos ouve. A razo porque estamos discutindo aqui o raciocnio dedutivo a necessidade de relacion-lo com o estudo indutivo. Em regra, a primeira premissa em seu estudo dedutivo s pode ser feita depois que o estudo indutivo o tenha levado a compreender em que consiste a premissa e o que ela significa. O estudo indutivo da Bblia extremamente importante no desenvolvimento das suas convices. Estudando as partes, pode-se captar um retrato cada vez mais claro do todo. Entretanto, o que importante exige trabalho duro, especialmente quanto formao de convices vitais. Requer cuidadoso e completo estudo da Bblia. No existe atalho. Os

estudos doutrinrios constituem a espinha dorsal das convices espirituais, por sua vez, s se pode chegar a esta estudando tudo que a Bblia diz sobre o assunto. Certa ocasio Jesus numa discusso com os Sanduceus sobre a questo de vida aps a morte. Ser que o Velho testamento a ensina de fato? Atente para a linha de raciocnio de Jesus: Quanto a ressurreio dos mortos, no tendes lido no livro de Moiss, no trecho referente sara, como Deus falou: Eu sou o Deus de Abrao, o Deus de Isaque e o Deus de Jac? Ora, ele no Deus de mortos, e, sim, de vivos. Laborais em grande erro. (Mc 12.26-27) Diz o Senhor que a ressurreio pode ser provada com base no Velho Testamento (Ex 3.15), onde Deus se identificou como o Deus de Abro, Isaque e Jac. Uma vez que Deus Deus de vivos, esse trs homens tm de estar vivos ou ressurretos. Este raciocnio dedutivo, e pode ser delineado da seguinte forma: Primeira Premissa Deus Deus de vivos. Segunda Premissa Deus o Deus de Abrao, Isaque e Jac. Concluso - Abrao, Isaque e Jac esto entre os que vivem. A doutrina da ressurreio est implcita no Velho Testamento, arrazoou cristo. O Velho Testamento no afirma expressamente que h uma ressurreio dos mortos, mas quando voc compara passagens correlatas sobre o assunto, deduz que verdade. Outro exemplo a questo de se3 admitirem mulheres Mesa do Senhor. Conclumos que elas devem ser admitidas comunho, no, porm com base em algum mandamento ou exemplo especfico achado na Bblia, visto que no foi dado nenhum. Presumimos que elas devem ser admitidas baseados nos ensinamentos implcitos no Novo Testamento. O processo dedutivo como se segue:: Quando Paulo escreveu Igreja de Corinto, evidente que entre os membros da igreja havia mulheres.

Pois a vosso respeito, meus irmos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que h contendas entre vs (1 Co 1.11). As Igrejas da sia vos sadam. No Senhor muito vos sadam quila e Priscila e, bem assim, a igreja que est na casa deles (1 Co 16.19). Cloe e Priscila eram mulheres. Paulo tambm instruiu a igreja sobre como conduzir-se na Ceia do Senhor (1 Co 11). Portanto, inferimos dessas passagens da Escritura que mulheres participavam da comunho. Primeira Premissa a igreja de Corinto recebeu instruo sobre comunho. Segunda Premissa havia mulheres que faziam parte da igreja de Corinto. Concluso as mulheres podem participar da comunho. Precisamos estar certos de que as dedues que fazemos esto verdadeiramente implcitas nas Escrituras de onde extramos e de que averiguamos e comparamos passagens correlatas sobre o assunto. fcil fazermos mau uso do princpio e chegarmos a concluses antibblicas. Isso acontece muitas vezes com passagens que nos contam fatos da vida de Cristo. Marcos, falando de Jesus, relata: Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava (Mc 1.35). Partindo desse fato, somos inclinados a deduzir que o cristo fiel deve ter seu devocional de manh bem cedo. Primeira Premissa os crentes devem ser semelhantes a Cristo. Segunda Premissa Cristo fazia devoes de manh bem cedo. Concluso - Os crentes devem fazer devoes de manh bem cedo. Todavia, voc se lembrar de que os exemplos bblicos s tm autoridade quando apoiados por uma ordem, j aprendemos isso, empregando esse mesmo exemplo. Usando o raciocnio esboado aqui, concluiremos apropriadamente que podemos fazer devoes de manh bem cedo, mas no somos obrigados a faz-las. Essa passagem sustenta a validade da hora tranqila matutina, no, porm a sua obrigatoriedade.

No se pode violar um princpio de interpretao a fim de justificar outro. O estudo da Bblia precisa levar em conta todos os princpios, se que se pretende fazer uma interpretao vlida. No tenha medo de usar o raciocnio dedutivo no estudo da Bblia. Fazemos isso o tempo todo na vida diria naturalmente. Suponhamos que voc trabalha para uma firma de processamento de dados e que est nesse servio j h algum tempo. Hoje, quando vai para o trabalho, v-se voltando para aquele mesmo emprego, muito embora o seu empregador no lhe tenha pedido especificamente que voc viesse neste dia. Voc o faz porque raciocina: Primeira Premissa seu empregador o quer como empregado. Segunda Premissa seu empregador o mantm neste servio h algum tempo. Concluso seu empregador quer que voc faa esse servio hoje. Rememore o nmero de vezes que voc deduziu que algo era verdadeiro com base em certos fatos; ou como algum deixou implcito que algo era verdadeiro, embora no o tenha dito especificamente. 1. O PRINCPIO DO CONTEXTO

Definio
o principio pelo qual a interpretao de qualquer versculo determinado mediante a compreenso do texto.

Amplificao
A palavra contexto composta por duas palavras latinas com, que significa junto e texto, que significa tecido. Contexto, portanto, indica algo que tecido em conjunto. Na literatura, refere-se ligao de pensam neto que existe entre uma parte e a totalidade de um escrito. Com respeito Escritura, indica a relao de uma passagem bblica com toda a Bblia, com o testamento, com o livro onde se encontra, ou mesmo com o captulo.

Quando foram usados por Deus para escrever os textos bblicos, os escritores utilizaram dois mtodos: a revelao nova e a revelao baseada em uma revelao anterior.

Uma nova revelao


Os escritores da Bblia foram inspirados pelo esprito santo para escrever pensamentos que eram completamente desconhecidos para eles, como a revelao de Jeremias relativa nova aliana (Jr 31.31-34) e a revelao de Paulo sobre o ministrio do corpo de Cristo (Ef 2.11; 3.21). Isso nos mostra a necessidade de iluminao do esprito Santo na interpretao das Escrituras. O esprito inspirou, o mesmo Esprito tambm deve interpretar.

Uma revelao baseada em uma revelao anterior

Sob a inspirao, os escritores bblicos, por vezes, escreveram baseados em pensamentos j conhecidos por eles. Por exemplo, para estabelecer a universalidade da culpa em Romanos 3.9-18, Paulo usou cinco citaes do Antigo Testamento, e para provar que o Filho de Deus maior que os anjos, o escritor aos hebreus (Hb 1.4-14) fez sete citaes dos Salmos. Isso nos mostra a necessidade de compreendermos o princpio do contexto para a correta interpretao das Escrituras. Se o Esprito Santo usou a prpria Bblia para escrever a Bblia, ento Ele tambm ir utilizar a prpria Bblia para interpret-la para ns. Avaliando os dois mtodos acima, podemos concluir que o mtodo pelo qual o texto foi escrito d origem ao princpio por meio do qual o contexto deve ser interpretado. Esses dois princpios esto implcitos em 1 Corntios 2.13, onde Paulo afirma que tambm falamos no em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Esprito, conferindo coisas espirituais com espirituais. A expresso ensinadas pelo Esprito nos fala de inspirao e iluminao do esprito santo. A frase conferindo coisas espirituais com espirituais mostra o uso da Escritura na interpretao da prpria Escritura. Um dos mais antigos princpios da Hermenutica este: a Escritura interpreta a escritura. Ele nos mostra que, em grande medida, a Bblia autoexplicativa e que o Esprito Santo ir usar a prpria Bblia para explic-

la. Isso ressalta o valor do princpio do contexto como o mais importante princpio da Hermenutica. Uma forma de entender o princpio do contexto seria dizer que uma parte nuca poder ser entendida sem o todo. Isso, porm, no anula a verdade de que o todo tambm no pode ser compreendido sem que se saiba o significado de suas partes. Esse paradoxo tem sido referido pelos intrpretes como o crculo hermenutico, que gira do todo para as partes e das partes para o todo. O intrprete deve interpretar o conjunto pelo conhecimento de suas partes e interpretar cada parte luz do todo.

O contexto da Escritura pode ser dividido em quatro categorias:


A. O contexto da totalidade da Escritura


O contexto de um determinado versculo o conjunto das Escritura. Nenhum versculo deveria ser usado sozinho, por si mesmo, para alm da sua relao com o corpo inteiro das Escrituras. A frease Escritura para interpretar Escritura significa que o melhor intrprete da Escritura a Escritura.

B. O contexto do Testamento
Dentro do conjunto das escrituras, o contexto de qualquer versculo o testamento em que ele se encontra. Cada um dos dois Testamentos tem o seu prprio carter distintivo e nfase. O grande destaque do Antigo Testamento a lei, a nfase do Novo a graa. E o ponto de diviso entre os dois testamentos a cruz. Como regra geral, o Novo o intrprete do Velho. O Novo Testamento est contido no Velho e o Velho Testamento explicado no Novo. C. O contexto do livro Dentro das escrituras e dos testamentos, o contexto de qualquer versculo o livro especfico em que ele est contido. Cada um dos sessenta e seis livros da Bblia tem o seu prprio propsito, mensagem e estilo. Por exemplo, o tema geral de Romanos a justificao pela f, enquanto o tema geral de

Tiago que a f sem obras morta. Qualquer versculo, em qualquer dos livros, deve ser interpretado no contexto de suas respectivas mensagens. D. O contexto da passagem Dentro de toda a escritura, dos Testamentos, e dos livros da Bblia, o contexto de qualquer versculo a passagem em que ele ocorre. Cada livro da Bblia dividido em passagens, cada uma delas constituda por um grupo de versculos consecutivos pertencentes a um determinado assunto. Qualquer nica frase ou verso dentro de uma passagem deve ser interpretado luz do contexto dessa passagem. Por exemplo, em romanos 11.26 deve ser interpretado luz do contexto de Romanos 9 a 11, que engloba toda a passagem. Essas quatros categorias podem ser ilustradas por quatro anis concntricos mostrando contextos dentro de contextos. O contexto de um versculo a passagem. O contexto da passagem o livro. O contexto do livro o testamento. O contexto do testamento toda a Bblia. Todos conhecem o velho provrbio que diz: Um texto fora de contexto um pretexto.

Aplicao

Toda interpretao bblica deve levar em conta o princpio do contexto. Os quatros nveis de contexto devem ser sempre considerados e uma nfase adequada deve ser colocada em cada um deles. O excesso de nfase em qualquer um dos quatros nveis ir produzir um desequilbrio na interpretao, criando o perigo de se esquecer vastas reas de verdade. Um versculo nunca deve ser retirado de seu lugar em uma passagem e nem receber uma interpretao estranha ao significado do seu contexto.

Vejamos alguns exemplos: Mateus 10.9-10 estes versos foram por vezes interpretados como significando que um ministro no deve ter nenhuma proviso com ele quando viaja, porm os versos devem ser interpretados luz do seu contexto. Jesus enviou os doze apstolos para uma misso especfica. Se interpretarmos essa ordem como referncia a todos os ministrios cristos, teremos de concluir tambm que a pregao aos gentios e aos samaritanos proibida, e somente deveramos pregar para a casa de Israel. Lucas 24.49 este versculo, por vezes, tem sido interpretado como significando que a Igreja deve ter reunies especficas para o recebimento do Esprito Santo. Mas o contexto do Novo testamento e do livro de Atos mostra que no era necessrio ficar esperando aps o primeiro derramar do Esprito Santo no Pet encostes. Se esse versculo tivesse sido dado para nos mostrar como receber o enchimento do Esprito, pelo contexto seria tambm necessrio ir a Jerusalm e ficar l, aguardando-o. Ao utilizar o princpio do contexto, temos de usar sempre as declaraes claras das Escrituras para interpretar aquelas mais obscuras. Inverter essa ordem pode causar imensa confuso. Por exemplo: 1. Salmos 115.17; Eclesiastes 9.5 estes versos obscuros sobre o estado dos mortos devem ser interpretados luz dos claros ensinamentos de Jesus em Lucas 16.19-31; 2. Isaas 53 Toda esta passagem permanece obscura para o leitor a no ser que a interpreta luz do sofrimento do Messias nos Evangelhos. (Em Atos 8.26-35, Filipe teve que explicar Isaas 53 ao eunuco.) O princpio do contexto pode ser usado para resolver problemas e aparentes discrepncias nas escrituras: 1. Genesis 35.2 levanta a questo se Jac e a sua casa estavam adorando dolos. A resposta encontra-se no contexto de Genesis 31.25-35 e 34.26- 29, onde descobrimos que os dolos haviam sido mantidos como herana familiar, e no como objetos de culto;

2. Genesis 37.25, 28, 36; 39.1 apresenta uma aparente discrepncia confundindo os ismaelitas com os midianitas. A soluo encontra-se no contexto de Gnesis 16.11-12 e 25.1-2, onde lemos que ismaelitas e midianitas eram meio-irmos e viviam numa mesma regio; 3. Jeremias 32.4 e 34.3 parecem contradizer Ezequiel 12.13. Como poderia Zedequias ir Babilnia, ver o rei da Babilnia, mas ainda assim no conseguir ver a Babilnia? A resposta encontra-se no contexto de 2 Reis 25.6,7 onde o cumprimento dessa profecia encontrado. Zedequias viu o rei da Babilnia em Jerusalm, teve seus olhos furados e, em seguida foi levado cativo para a Babilnia.

Demonstrao
...todavia, o meu justo viver pela f... (Hb 10.38) Consideremos esse versculo luz do seu contexto nos quatro nveis estudados: A. O contexto da passagem (Hb 10.19-12.2) O tema dessa passagem a f. Essa a palavra-chave na passagem, utilizada vinte e sete vezes. O assunto introduzido em Hebreus 10.19-22 com uma exortao para nos aproximarmos de Deus em plena certeza de f no sangue de Jesus, nosso Sumo sacerdote, que abriu o caminho para a nossa entrada no santo dos Santos. Em seguida, os versculos 23 a 29 exortam para mantermos essa confisso de f, com uma advertncia contra a hesitao ou a volta para a incredulidade. O captulo 10 continua nesse raciocnio, enquanto o captulo 11 nos d uma srie de ilustraes de como homens de Deus viveram pela f, na Antiguidade. O assunto concludo no captulo 12.2, apontando para Jesus, que o autor e o consumidor da f do justo. B. O contexto do livro O objetivo do livro de hebreus mostrar a superioridade de Cristo em relao a todas as revelaes anteriores. Cristo visto como sendo maior que os profetas, os anjos, Moiss e Josu.

A mensagem principal que o sacerdcio de Cristo segundo a ordem de Melquisedeque com seu sacrifcio perfeito e santurio celeste, encontrado na Nova Aliana, e muito superior ao sacerdcio aranico, com os seus sacrifcios de animais e santurio terreno, encontrado na Antiga Aliana. O objetivo do livro a f em Cristo como mediador entre Deus e o homem. O tema da f nos captulos 10 a 12 deve ser considerado em contraste com o tema da incredulidade nos captulos 3 e 4. C. O contexto do Novo Testamento Porque Cristo veio, Ele aquele para quem todo o Antigo Testamento apontava. O tema do Novo testamento a f nEle. A frase que estamos analisando est em Romanos 1.17, que enfatiza a justificao pela f em contraste com as obras, ocorre tambm em Glatas 3.11, que enfatiza a vida pela f em contraste com a vida pela lei, e em Hebreus 10.38 a natureza da f contrastada com a incredulidade. D. O contexto da conjunto das Escrituras A Bblia como um todo revela que o pecado da incredulidade o que impede o relacionamento do homem com deus e s atravs da justia, que pela f, o homem pode ser justificado diante de Deus. Quer debaixo da lei ou da graa, o homem somente pode viver pela f. A primeira meno dessa frase est em Habacuque 2.4. A relevncia dessa afirmao para o conjunto das Escrituras confirmada pelos escritores tanto do Antigo como do Novo Testamento. Observe que o escritor de Hebreus se utilizou do princpio do contexto em Habacuque 2.4, interpretando o texto luz da vida dos heris da f registrados nos livros histricos do Antigo testamento.

2. O PRINCPIO DA PRIMEIRA MENAO


Definio
O princpio da primeira meno aquela pela qual a interpretao de qualquer versculo auxiliada por considerarmos a primeira vez em que o

seu tema aparece nas escrituras. A primeira vez em que uma palavra, uma frase, um objeto ou incidente mencionado nas escrituras fornece a chave de seu significado em qualquer lugar da Bblia.

Amplificao
Em geral, a primeira vez que algo mencionado nas Escrituras traz consigo um significado que vai ser constante ao longo de toda a Bblia. A primeira meno : Uma chave que abre as portas para a compreenso da verdade. Um guia para descobrir a verdade em sua revelao progressiva. O primeiro elo em uma longa corrente de revelao. A semente que tem em si plena verdade que ser desenvolvida nas menes subsequentes. Este princpio pressupe a idia de que a Bblia deve ser encarada como um livro completo, em vez de meramente uma compilao de livros. Embora haja muitos dos autores humanos, em ltima anlise, na verdade existe apenas um autor Deus. Hebreus 1,1 afirma que Deus, outrora, falou muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas. Em Jeremias 15.19 Deus disse ao profeta: sers a minha boca. Embora a Bblia tenha tido muitos escritores, nela s h um falar divino. A Bblia a Palavra de Deus. Uma vez que Deus sabe o fim desde o incio, como o autor. Ele foi capaz de formular na primeira meno de determinada coisa aquilo que a caracterizaria na sua revelao progressiva. Ao escrever a Escritura, Deus usou o mtodo da primeira meno para indicar que o seu significado estaria conectado com os assuntos que posteriormente seriam revelados. Isso pode ser ilustrado em seis reas principais que envolvem a utilizao do princpio da primeira meno: (A) princpios, (B) eventos, (C) smbolos, (D) pessoas, (E) locais e (F) profecia.

A. Princpios

Deus usou o mtodo de primeira meno na introduo de um vasto conjunto de princpios nas Escrituras. Geralmente, a primeira meno de um princpio para ser vista mais em sua demonstrao do que na sua representao em palavras. A nos referimos a um princpio, no estamos referindo-nos unicamente primeira meno da palavra que contm o princpio, mas estamos nos referindo primeira demonstrao do princpio mesmo. Por exemplo, apesar de Gnesis 15.6 apresentar a primeira meno da palavra crer, o princpio de f demonstrado em Gnesis 3.20-21. Ento, a primeira meno de f deve ser considerada em Gnesis 3, em vez de Gnesis 15. Vemos, assim, que o uso da primeira meno deve ser mais observada em relao demonstrao do princpio do que ao significado das palavras. Na Bblia, Deus demonstra o princpio antes de mencion-lo. Assim, na primeira meno Deus nos d a demonstrao de um princpio que apresenta uma verdade em forma de semente. Gnesis 1.1-3 a primeira meno do princpio da unio do Esprito e da Palavra. O Esprito de Deus se moveu... e Deus disse.... Gnesis 1.27-28 a primeira meno do princpio da realeza e domnio. Gnesis 3.21 a primeira meno do princpio do acrifcio substitutivo.

B. Eventos Deus fez o uso do princpio da primeira meno para lidar com eventos nas Escrituras. Na primeira meno de um evento na Bblia, sua verdade completa nos apresentada em forma de sementes. Gnesis 1.1 a primeira meno dos eventos da criao. Gnesis 3.1-7 a primeira meno do evento da queda do homem. Gnesis 6.8 a primeira meno do princpio do dilvio. C. Smbolos Deus utilizou o princpio da primeira meno para introduzir o que se tornaria um smbolo no restante das Escrituras. A primeira meno estabelece a ligao entre o que se torna um smbolo e o que ele simboliza, bem como as caractersticas comuns a ambos. Na primeir5a meno de algo que se tornou um smbolo, temos a verdade exposta em forma de semente. Gnesis 1.9-10 a primeira meno do mar que se tornou um smbolo. Gnesis 1. 11-12 a primeira meno de sementes e frutas, que se tornaram smbolos. Gnesis 1.14-18 a primeira meno do sol, da lua e das estrelas, que se tornaram smbolos.

D. Pessoas Deus utilizou o mtodo da primeira meno na apresentao de pessoas nas Escrituras. Na primeira meno de uma pessoa na Bblia, a verdade a respeito de suas caractersticas dada em forma de semente. Gnesis 1.1 a primeira meno da pessoa de Deus. Gnesis 1. 26-27 a primeira meno de Ado e Eva. Gnesis 4.1-2 a primeira meno de Caim e Abel; E. Lugares Deus utilizou o mtodo da primeira meno tambm ao lidar com lugares nas Escrituras. Assim,, a primeira meno de um lugar na Bblia fornece a verdade do seu significado em forma de semente. Gnesis 2.8 a primeira meno do den. Gnesis 10. 10 a primeira meno de Babilnia. Gnesis 22.2 a primeira meno do monte Mori, F. Profecia Deus utilizou o mtodo da primeira em temas profticos nas Escrituras. Assim,, a primeira meno de um tema proftico nos revela uma verdade que dada em forma de semente. Gnesis 3.15 a primeira profecia messinica mencionada. Gnesis 12.2-3 a primeira profecia da aliana abramica mencionada.

Gnesis 25.23 a primeira profecia mencionando Esa, que Edom.


Aplicao
A. O primeiro passo para utilizar o princpio da primeira meno localizar com preciso a primeira meno na Bblia a respeito do tpico pesquisado. B. Lembre-se de que o princpio da primeira meno no se refere apenas a primeira meno de uma palavra na Bblia, assim, tente descobrir se o primeiro princpio transmitido Por essa palavra foi demonstrada antes de sua utilizao. C. Nenhuma meno posterior de um assunto deve ser utilizada para contradizer ou violar o que est na primeira meno. D. O princpio da primeira meno pode ser utilizada em relao a todos os assuntos, mas seus limites devem ser sempre mantidos de forma a garantir uma interpretao correta. No deve ser demasiadamente enfatizado, mas mantido na sua devida perspectiva. E. O princpio da primeira meno nunca deve ser usado sozinho para interpretar um versculo, uma vez que insuficiente para uma interpretao. Este princpio deve ser utilizado em conjunto com os outros.

Demonstrao

A. Princpios
1. Romanos 3.24,25 ...sendo pois justificados gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus, a quem Deus props, no seu sangue, como propiciaro, mediante a f... O tema desses versculos a justificao pela graa atravs da f no sangue de Jesus. A interpretao dos mesmos grandemente ajudada quando consideramos a primeira meno desse princpio em Gnesis 3.21. Com a queda do homem, Deus veio e, na sua graa, executou a pena de morte

sobre uma vtima substitutiva. Este versculo fala de derramamento de sangue pelo fato de Ado e Eva terem sido vestidos com roupas de pele feitas do animal que fora morto. Ado e Eva foram, assim, justificados pela graa atravs da f no sangue, eles foram vestidos pela morte do outro. A primeira meno desse princpio uma semente que contm em si a luz da verdade da doutrina da justificao pela graa atravs da f no sangue. 2. Zacarias 4.6 No por fora nem por poder, mas pelo meu Esprito, diz o SENHOR dos Exrcitos. Essa palavra foi dada pelo Senhor a Zorobabel como um incentivo para que ele no dependesse da fora natural, mas dependesse do poder do esprito. Ao referir-se primeira demonstrao do princpio da operao do Esprito em Gnesis 1.2, luz derramada sobe o assunto. Ns descobrimos o Esprito se movendo de uma forma que seria impossvel ao homem em sua fora natural. A importncia de Gnesis 1.2 em relao a esse princpio que ele ressalta que foi pelo poder do Esprito que o reino natural foi criado. E por que iria Zorobabel depender de uma fora natural menor quando ele podia depender do poder do Esprito que criou todas as coisas? B. Eventos 1. Lucas 17.26-27- Assim como foi nos dias de No, ser tambm nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam em casamento, at ao dia que No entrou na arca, e veio o dilvio e destruiu a todos. O assunto desses versculos a corrupo da humanidade nos dias de No, a qual trouxe o dilvio sobre a terra. A primeira meno desse evento encontrada em Gnesis 6-8. Em Gnesis 6.1-13, os antecedentes do evento so vistos na completa corrupo da humanidade. Em Gnesis 7.11-24 descreve o juzo de Deus sobre a terra por meio das guas do dilvio. Deus preservou um remanescente fiel, No e sua famlia, da destruio do dilvio. Assim, a nossa compreenso dos versculos em Lucas baseada na primeira meno desse evento encontrada em Gnesis. 2. Romanos 5.12 Portanto, assim como por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

O tema desse versculo a entrada do pecado e da morte no mundo por meio de um homem. Esse versculo uma meno posterior a um primeiro evento mencionado em Gnesis 3.1-7, onde encontramos o registro da queda do homem, quando o primeiro pecado ocorreu, resultando na entrada da morte. Lendo Gnesis 2.17, encontramos que a morte veio como resultado do pecado. O homem por meio de quem o pecado entrou foi Ado. O primeiro pecado foi comer o fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal. Esse ato fez com que Ado e sua semente se tornassem sujeitos morte. Assim, a primeira meno desse evento em Gnesis nos d os detalhes necessrios para compreendermos os elementos necessrios da doutrina declarada em Romanos. C. Smbolos 1. Daniel 7.2-3 Falou Daniel e disse: Eu estava olhando, durante a minha viso da noite, e eis que os quatros ventos do cu agitavam o mar grande. Quatro animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar. Nesses versos, o mar utilizado como um smbolo. A primeira meno do mar encontrada em Gnesis 1.9-10. Embora na primeira meno o mar no possa ser interpretado como um smbolo, ela revela algumas caractersticas que mais tarde se tornam um smbolo. As caractersticas do mar ali esto associadas com trevas, algo sem forma e vazio. Esta informao auxilia na interpretao dos versos de Daniel. 2. 1 Corntios 15.41,42 Uma a glria do sol, a glria da lua, e outra, a das estrelas; porque at entre estrela e estrela h diferenas de esplendor. Pois assim tambm a ressurreio dos mortos.... O assunto aqui a diferena de glria entre os corpos celestes. A primeira meno do sol e das estrelas encontrada em Gnesis 1.14-18. Nessa passagem, o sol est encarregado de governar o dia, a lua, com a luz menor, governa a noite e as estrelas so mencionadas como sendo parte da noite. Elas foram dadas para separa a luz das trevas, para iluminar a terra e para serem sinais, estaes, dias e anos. Esses corpos celestes so caracterizados por governarem, tendo diferentes nveis de glria, o que nos ajuda a entender a importncia das declaraes de 1 Corntios 15.41,42. D. Pessoas

1. Apocalipse 20.2 Ele segurou o drago, a antiga serpente, que o diabo, Satans, e o prendeu por mil anos. O assunto desse versculo a pessoa de satans. Ele mencionado como a antiga serpente e uma sentena pronunciada contra ele. Sua primeira meno encontrada em Gnesis 3.1-15, onde apresentado como uma serpente manifestando sutileza e engano. Satans visto desafiando o Verbo de Deus, enganado Eva, trazendo a queda do homem, levando-o a desobedecer AA palavra de Deus e receber julgamento divino. Assim, a primeira meno em Gnesis fornece justificativa para a compreenso do pleno significado do versculo em Apocalipse. 2. Lucas 1.17 E ir diante do Senhor no esprito de Elias, para converter o corao dos pais aos filhos, converter os desobedientes prudncia dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado. Esse versculo diz a respeito de Elias. Ele primeiro mencionado em 1 Reis 17.1-7, onde vemos o profeta pronunciando o julgamento pela palavra do Senhor. Seu derradeiro ministrio foi trazer o arrependimento para a nao de Israel. Esta primeira meno nos ajuda a compreender como Joo Batista veio no esprito de Elias, chamando a nao ao arrependimento. E. Lugares 1. Judas 7 ...como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que havendo-se entregado prostituio como aqueles, seguindo aps outra carne, so postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punio. O tema desses versculos so as cidades de Sodoma e Gomorra. A primeira meno dessas cidades est em Gnesis 13.10-13 e mostra a grande impiedade delas diante do Senhor, o que se tornou a causa do seu grande julgamento. A primeira meno em Gnesis nos d a compreenso do versculo de Judas. 2. Zacarias 9.9 Alegra-te muito, filha de Sio; exulta, filha de Jerusalm: eis a te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.

O tema desse versculo envolve o monte santo de Sio. A primeira meno a Sio encontrada em 2 Samuel 5.6-9, e nos mostra que Sio era uma fortaleza que se tornou a cidade do rei Davi. Assim, a sua primeira meno em 2 Samuel nos ajuda na compreenso do pleno significado da declarao de Zacarias. F. Profecia 1. Lucas 1.32,33 Este ser grande e ser chamado Filho do Altssimo; Deus, o Senhor, lhe dar o trono de Davi, seu pai; ele reinar para sempre sobre a casa de Jac, e seu reinado no ter fim. O assunto desses versculos a profecia do trono eterno de Davi. A primeira meno dessa viso proftica est na aliana davdica mencionada em 2 Samuel 7.12-17. As clusulas a aliana estabelecem que Deus levantaria a semente de Davi, cujo o reino nunca teria fim. Assim, a primeira meno deste tema fornece na compreenso da referncia de Lucas. 2. Isaas 7.14 Portanto, o Senhor mesmo vos dar um sinal: eis que a virgem conceber e dar luz um filho e lhe chamar Emanuel. O assunto desse versculo a profecia da encarnao. A primeira meno dessa profecia est em Gnesis 3.15, onde a semente da mulher mencionada. Essa profecia implica no fato de que o Messias deveria nascer de uma virgem. A primeira meno em Gnesis, por conseguinte, nos auxilia na interpretao a profecia de Isaas.

3. O PRINCPIO DA MENO COMPARATIVA Definio


O princpio da meno comparativa o princpio pelo qual um determinado versculo ou grupo de versculos podem ser interpretados, comparando-os e/ou contrastando-os com o outro versculo ou grupo de versculos.

Amplificao
Comparar significa colocar as coisas juntas a fim de examinar as relaes que existem entre elas, e3specialmente para realar as semelhanas e diferenas. Contrastar significa colocar coisas juntas para realar quo amplamente elas diferem entre si, embora sendo da mesma categoria ou classe, a fim de tornar mais clara e vvida a diferena entre elas. No princpio da meno comparativa ns trazemos textos das Escrituras que tratam do mesmo assunto e comparamos e contrastamos a fim de tornar mais clara a interpretao de cada um. Este princpio pode ento ser encarado como uma parte integrante do princpio do contexto, em que a Escritura usada para interpretar a Escritura: Comparando as coisas espirituais com espirituais (1 Co 2.13). Os prprios escritores bblicos utilizaram o mtodo de comparao literria e de contraste ao escreverem as escrituras. Esse fato pode ser ilustrado de sete grandes reas que envolvem a comparao e o contraste: (A) princpios, (B) eventos, (C) smbolos), (D) pessoas), (E) locais, (F) profecia e (G) parbolas.

A. Princpios
Os escritos bblicos usaram a comparao e contraste para lidar com uma vasta gama de princpios. Em Deuteronmio 28.1-6; 15-19, h um contraste entre a beno da obedincia e a maldio de desobedincia:

Beno Maldio
vs 1,2 obedincia vs 15 desobedincia vs 3 bendito na cidade, no campo vs 16 maldito na cidade, no campo vs 4 bendito o fruto, a terra, o vs 18 - maldito o fruto, a terra, o homem homem vs 5 bendito o cesto vs 17 maldito o cesto vs 6 bendito ao entrar, ao sair vs 19 maldito ao entrar, ao sair

B. Eventos
Os escritores bblicos utilizaram a comparao e o contraste ao lidar com os eventos histricos. Em Joo 3.14-15, Jesus disse:E do modo porque Moiss levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado. Em Lucas 17.26, Ele proclamou: Assi como foi nos dias de No, ser tambm nos dias do Filho do Homem.

C. Smbolos
Comparao e contraste so utilizados em relao as coisas simblicas. Em Hebreus 8.2, 5; 8-12, est estabelecendo o contraste do tabernculo terreno e o celestial. 2 Co 3.1-18 contrasta as tbuas de pedra e as tbuas do corao:

Tbuas de pedra
- tbuas de pedra - escrita com o dedo de Deus - ministrio de morte - a letra mata - a glria se esvanecia - o Antigo Testamento - ministrio de condenao - vu sobre o rosto de Moiss - feito distncia, abolida

Tbuas de carne
- tbuas de carne - escrita com o Esprito de Deus - ministrio de vida - o Esprito vivifica - a glria, que maior, permanece - O Novo Testamento - ministrio de justia - sem vu, mas sendo transformado - aquele que permanece

D. Pessoas Os escritores bblicos usaram comparao e contraste para lidar com pessoas. 1 Co 15.45-49 contrasta o primeiro e o ltimo Ado. Primeiro Ado ltimo Ado
- natural - alma vivente - da terra, terreno - o primeiro homem - espiritual - esprito vivificante - do cu, celestial - o segundo homem

Romanos 5.12-21 faz a mesma coisa:


- pela desobedincia de um - muitos so feitos pecadores - morte para condenao - pela obedincia de um - muitos so feitos justos - vida para justificao

Hebreus 5.1-5 contrasta o sacerdcio de Aro com o sacerdcio de Jesus. E. Lugares


Os escritores bblicos usaram comparao e contraste para lidar com lugares. Hebreus 12.18-21; 22-29 contrastam o monte Sinal com o monte Sio:

Monte Sinai
- monte que poderia ser tocado - aliana da lei - trombetas e som de palavras - Moiss, mediador da velha aliana - sangue de animais - a voz abalou o monte - anjos envolvidos ao dar a lei - a nao de Israel - fogo palpvel e ardente

Monte Sio
- monte espiritual - aliana da graa - voz de Jesus - Jesus, mediador da nova aliana - sangue de Jesus - a voz vai abalar todas as coisas - incontveis hostes de anjos - universal assemblia e igreja dos primognitos - Deus fogo consumidor


Apocalipse 11.8 compara Jerusalm com Sodoma e Egito: ...a grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde tambm o seu Senhor foi crucificado.

F. Profecia
Os escritores bblicos usaram a comparao e o contraste para lidar com a profecia e seu cumprimento. Atos 2.14-36 compara as profecias de Joel e de Davi com os acontecimentos do Dia de Pentecostes e da entronizao do Senhor Jesus Cristo. Atos 15.1-20 compara as profecias de Ams e outros profetas com a salvao dos gentios. Mateus 1.18-25 compara a profecia de Isaas com o nascimento de Jesus de uma virgem.

G. Parbolas
Os escritores bblicos utilizaram de comparao e contraste para lidar com parbolas.

Mateus 13.3-9; 18-23 a parbola do semeador:

Parbola
o semeador semeou a semente beira do caminho terreno pedregoso terreno cheio de espinhos boa terra

Interpretao
a semente a palavra os que receberam a palavra e no compreenderam corao superficial e empedrado cuidado da vida e riqueza corao honesto


Compare Marcos 4.26-29; Lucas 8.4-15, com Mateus 13.3-9, 18-23, a fim de obter uma interpretao completa por meio do princpio da meno comparativa. Mateus 13.24-30, 36-43 a parbola do joio e do trigo:

Parbola
um homem que semeou a semente a boa semente o inimigo o campo o joio o tempo da colheita o joio colhido primeiro o trigo recolhido no celeiro

Interpretao
o filho do homem os filhos do reino o diabo o mundo os filhos do maligno o final desta era os perversos lanados no inferno os salvos no reino dos cus

Esses exemplos mostram como os escritores bblicos utilizaram a comparao e o contraste.

Aplicao
A. Este princpio deve ser utilizado sempre que houver mais de um versculo ou passagem nas Escrituras que trate do mesmo assunto. Em outras palavras, quando se estuda um assunto na Bblia, preciso levar em considerao tudo o que ela apresenta sobre esse assunto. B. Nenhuma doutrina deve ser formulada com base em um nico versculo ou passagem das Escrituras. Por exemplo:


1. 1 Co 15.29- esse versculo tem sido usado como base para a doutrina do batismo pelos mortos. No entanto, isto no mencionado em nenhuma parte da escritura e uma compreenso cultural desta passagem mostra-nos que se tratava de uma cerimnia no-crist. 2. Marcos 16.16 a doutrina do batismo ficaria bastante incompleta se fosse baseada somente neste versculo. Por si s este versculo poderia levar ao erro se no fosse comparado com outras passagens sobre batismo, nos evangelhos, em Atos e nas Epstolas. C. Duas passagens s podem ser comparadas quando claramente tratarem do mesmo assunto. D. Duas passagens no devem ser comparadas quando a interpretao resultante disso entrar em conflito com outras declaraes claras das Escrituras. Precisamos ser cuidadosos ao compararmos Escritura com Escritura. E. Ao comparar versos ou passagens, primeiro determine o significado da passagem mais clara e, em seguida, avance para interpretar a mais obscura luz da primeira. F. O princpio da meno comparativa pode ser utilizado para resolver problemas e aparentes discrepncias na Escritura.


s vezes dois versculos aparentemente contraditrios podem ser compreendidos quando tomamos uma terceira referncia. Por exemplo:

Romanos 4.2,3 justificados pela f Tiago 2.21,24 justificado pelas obras Tiago 2.17-18, 20, 26 f e obras reconciliados

Dois trechos aparentemente contraditrios so harmonizados pela colocao de um terceiro trecho, utilizando-se o princpio da meno comparativa.

Demonstrao A. Princpios
Efsios 4.22-24; Colossenses 3.5-14 ambas as passagens lidam com o contraste entre o velho e o novo homem. Vamos considerar esse dois trechos juntos e observar os seus elementos de contraste. Ao faz-lo, podemos usar a passagem de Colossenses para interpretar a passagem de Efsios, uma vez que Colossenses lista caractersticas tanto do velho como do novo homem. Assim, por comparao e contraste, essas passagens podem ser interpretadas.

Efsios 4.22-24
Despojeis do velho homem no esprito do vosso entendimento vos revistais do novo homem

Colossenses 3.5-14
Despojai-vos de tudo isso (lista de pecados) segundo a imagem revesti-vos lista de virtudes

B. Eventos
Mateus 9.20-22, Marcos 5.25-34; Lucas 8.43-48n- cada uma dessas passagens registra a cura da mulher hemorrgica. Apenas mediante uma harmonizao das informaes presentes nestas trs passagens pode haver uma interpretao completa. Cada uma fornece informaes que no so fornecidas pelas outras. Assim, o evento somente pode ser interpretado pela comparao entre as trs passagens.

Mateus 9.20-22

Marcos 5.25-34

Lucas 8.43-48
Gastou tudo com os mdicos Incurvel Tocou na orla da veste Todos negaram tocar nele Pedro foi o porta-voz

Mulher doente h 12 Sofreu com os mdicos anos Tocou na orla Gastou tudo que tinha Curada pela f No melhorou Ficou ainda pior

Tocou nas veste Virtude saiu do Senhor A reao dos discpulos Ela se prostrou e disse a verdade

C. Smbolos
Gnesis 22.7-8; xodo 12.1-4; 29.38-41, Isaas 53.7, Joo 1.29,36; Atos 8.32, 1 Pedro 1.19, 2; Apocalipse 5.6, 8, 12-13; 12.11; 13.8; 22.1-3 para interpretar o smbolo do cordeiro nas Escrituras, necessrio reunir e comparar os versculos que o mencionam. Dessa forma, os smbolos so interpretados pelo princpio da meno comparativa.

Gnesis 22.7-8 Onde est o cordeiro para o holocausto?...Deus prover para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto... xodo 12.1-4 O cordeiro pascal. xodo 29.39-41 O cordeiro para a manh e outro para o sacrifcio da tarde. Isaas 53.7 Como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele no abriu a sua boca. Joo 1.29, 36 Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!. Atos 8.32 Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele no abriu a boca. 1 Pedro 1.19-20 ...mas pelo precioso sangue, como cordeiro sem defeito e sem mcula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundao do mundo, porm manifestado no fim dos tempos, por amor de vs. Apocalipse 5.6, 8, 12-13 Digno o cordeiro que foi morto. Apocalipse 12.11 Satans vencido pelo sangue do Cordeiro. Apocalipse 13.8 o livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 22.1-3 o trono de Deus e do Cordeiro. D. Pessoas Gnesis 5.21-24; Hebreus 11.5, 6; Judas 14-15 para se chegar a uma completa percepo do personagem bblico Enoque, cada uma dessas trs passagens deve ser compara. Para termos uma clara compreenso dos personagens bblicos, as escrituras que os mencionam devem ser reunidas e comparadas. Gnesis 5.21-24 a transladao de Enoque Hebreus 11.5-6 a f de Enoque

Judas 14-15 A profecia de Enoque. E. Lugares Gnesis 10.11, Daniel 1-5; Isaas 13-14, 47-48; Jeremias 50-51; Apocalipse 17-18 a fim de termos um entendimento claro sobre a cidade de Babilnia nas escrituras, todos esses captulos devem ser analisados e comparados. Para compreender o significado de lugares na Bblia, as escrituras que os mencionam devem ser reunidas e comparadas. Genesis 10-11 a origem de Babilnia Daniel 1-5 a glria de Babilnia Isaas 47-48 a profecia contra os sbios da Babilnia Jeremias 50-51 profecia da queda de Babilnia Apocalipse 17-18 o julgamento de Babilnia F. Profecia Apocalipse 17-18; Jeremias 51 esses captulos profticos falam a respeito da queda de Babilnia. Observando a profecia da queda de Babilnia no Velho testamento, ns conclumos que ela pode ser comparada a profecia de Apocalipse. Na interpretao da profecia, as passagens profticas relativas ao mesmo tema devem ser reunidas e comparadas.

Ap 17-18
17. 1, 15 17.4 17.2

Jr 51
51.13 51.7 51.7 A grande prostituta A taa Babilnia embriagada

17.4 17.6 18.2,21 18.21 18.2,3 18.20

51.13 51.49 51.8 51.63 51.37 51.48

Suas roupas Matando os santos A queda de Babilnia O julgamento pela pedra Covil de aves imundas O regozijo pela queda de Babilnia

G. Parbolas
Mateus 21.33-41; Marcos 12.1-9; Lucas 20.9-16 essas passagens narram a parbola contada por Jesus, dos trabalhadores na vinha. Elas devem, primeiramente, ser comparadas umas com as outras para obtermos todos os detalhes e, depois, trazermos outros trechos das escrituras para ajudarem na interpretao da parbola. O princpio da meno comparativa desempenha um papel vital na interpretao de parbolas.

Mateus 12. 1-9: 12.1 Depois, entrou Jesus a falar-lhes por parbola: Um homem plantou
uma vinha, cercou-a de uma sebe, construiu um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do pas. 12.2 No tempo da colheita, enviou um servo aos lavradores para que recebesse deles dos frutos da vinha; 12.3 eles, porm, o agarraram, espancaram e o despacharam vazio. 12.4 De novo, lhes enviou outro servo, e eles o esbordoaram na cabea e o insultaram. 12.5 Ainda outro lhes mandou, e a este mataram. Muitos outros lhes enviou, dos quais espancaram uns e mataram outros.

12.6 Restava-lhe ainda um, seu filho amado; a este lhes enviou, por fim, dizendo: Respeitaro a meu filho. 12.7 Mas os tais lavradores disseram entre si: Este o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo, e a herana ser nossa. 12.8 E, agarrando-o, mataram-no e o atiraram para fora da vinha. 12.9 Que far, pois, o dono da vinha? Vir, exterminar aqueles lavradores e passar a vinha a outros.

Mateus 21.33-41
21.33 Atentai noutra parbola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois, se ausentou do pas. 21.34 Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. 21.35 E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram. 21.36 Enviou ainda outros servos em maior nmero; e trataram-nos da mesma sorte. 21.37 E, por ltimo, enviou-lhes o seu prprio filho, dizendo: A meu filho respeitaro. 21.38 Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herana. 21.39 E, agarrando-o, lanaram-no fora da vinha e o mataram. 21.40 Quando, pois, vier o senhor da vinha, que far queles lavradores? 21.41 Responderam-lhe: Far perecer horrivelmente a estes malvados e arrendar a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos.


Lucas 20.9-16
20.9 A seguir, passou Jesus a proferir ao povo esta parbola: Certo homem plantou uma vinha, arrendou-a a lavradores e ausentou-se do pas por prazo considervel. 20.10 No devido tempo, mandou um servo aos lavradores para que lhe dessem do fruto da vinha; os lavradores, porm, depois de o espancarem, o despacharam vazio. 20.11 Em vista disso, enviou-lhes outro servo; mas eles tambm a este espancaram e, depois de o ultrajarem, o despacharam vazio. 20.12 Mandou ainda um terceiro; tambm a este, depois de o ferirem, expulsaram. 20.13 Ento, disse o dono da vinha: Que farei? Enviarei o meu filho amado; talvez o respeitem. 20.14 Vendo-o, porm, os lavradores, arrazoavam entre si, dizendo: Este o herdeiro; matemo-lo, para que a herana venha a ser nossa. 20.15 E, lanando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes far, pois, o dono da vinha? 20.16 Vir, exterminar aqueles lavradores e passar a vinha a outros. Ao ouvirem isto, disseram: Tal no acontea!

Ao comparar as narraes desta parbola dos Evangelhos com os outros smbolos das Escrituras referentes ao mesmo assunto, podemos ter uma completa e clara interpretao da parbola. Fazendo uma comparao das diferentes narraes, podemos chegar seguinte interpretao.

Smbolo da Parbola
Chefe de famlia Plantou uma vinha

Interpretao pela meno comparativa


Deus, o Pai Nao de Israel

Edificou um lagar e construiu uma torre Arrendou aos lavradores Ausentou-se do pas No tempo da colheita enviou seus servos Os lavradores os espancaram

Lagar (Is 5.1-7, Sl 80.9) Reis, sacerdotes e ancios de Israel Levados aos cus (Hb 11.11-16) Os profetas (Hb 1.1; Jr 35.15)

Mataram e rejeitaram os profetas (2 Cr 24.21; 36.16; Mt 23.35, 37; At 7.52) Mais servos enviados Profetas maiores e menores Trataram mal novamente Jr 37.15, 2 Rs 17.13 Por fim enviou seu filho Jo 3.16, Hb 1.1-12; Mc 12.6 Os lavradores mataram o Herdeiro de todas as coisas (Sl 2.8; Hb herdeiro 1.2) Eles o agarram No Getsmani (Mt 26.47-56) Atiraram-no para fora da vinha Fora da cidade (Hb 13.11-13; Jo 19.7) O dono da vinha destri os Jerusalm destruda em 70 d.C (Lc 19.41- lavradores 44) Passou a vinha a outros O reino tomado dos judeus e dado Igreja (1 Pe 2.5-9)

Ao considerarmos Lucas 24.25-27, 44-46, parece evidente que o prprio Senhor Jesus usou o princpio da meno comparativa ao reunir as Escrituras da Lei, dos Salmos e dos Profetas e interpret- las como sendo cumpridas nEle mesmo. Tambm em Atos 17.1-3, parece que Paulo utilizou este princpio para provar, pelas Escrituras, que Jesus de Nazar era realmente o Cristo. 4. O PRINCPIO DA MENAO PROGRESSIVA Definio
o princpio pelo qual a interpretao de qualquer versculo pode ser feita quando consideramos a meno progressiva do seu tema nas Escrituras.

Amplificao

importante para percebemos que a Palavra de Deus nos foi dada por meio de uma revelao progressiva de Deus aos homens ao longo dos sculos. O princpio da meno progressiva est implcito em Isaas 28.13, no contexto da relao de Deus com Israel: Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes ser preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.... Por revelao progressiva entendemos as sucessivas revelaes de um tema at a sua consumao final. Deus, como o virtual autor das Escrituras, foi capaz de revelar progressivamente Sua pessoa e Seu propsito. Isso pode ser simbolizado como rio de verdade, que comea a fluir em Gnesis, corre atravs dos livros da Bblia at ser consumado no mar de Apocalipse. Deus no deu a revelao de toda a verdade de uma vez, antes Ele se revelou ao homem progressivamente, passo a passo, detalhe por detalhe, cada nova poro dando mais clareza meno anterior. Assim, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras se revelando progressivamente at nos falar por meio de Jesus (Hb 11.1). Ao descrever as Escrituras, Deus utilizou o princpio da meno progressiva de forma que em cada uma das sucessivas menes de um tema bblico Ele deu paulatinamente mais luz quanto ao seu sentido e uma compreenso mais clara do seu significado. Isto pode ser ilustrado em seis reas principais que envolvem a utilizao do princpio da meno progressiva:

(A) Princpios, (B) Eventos, (C) Smbolo, (D) Pessoas, (E) Locais e (F) Profecia. A. Princpios
Deus utilizou o princpio da meno progressiva para desenvolver uma ampla gama de princpios nas Escrituras. O princpio da unio do Esprito e da Palavra Gnesis 1.1-3 O Esprito de Deus se movia...e Deus disse... 2 Samuel 23.2 O Esprito do Senhor fala por meu intermdio, e sua palavra est na minha lngua.

2 Crnicas 20.14-15 ...Ento, veio a o Esprito do SENHOR ... e disse...Assim diz o Senhor. Isaas 61.1 O Esprito do Senhor Deus est sobre mim, porque o Senhor me ungiu a pregar boas-novas... Joo 1.14, 32 E o verbo se fez carne... Vi descer do cu... e posar sobre ele. Atos 10.44 Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Esprito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Efsios 6.17 ...a espada do Esprito, que a Palavra de Deus. Esses versos so apenas amostras que ilustram como esse princpio revelado progressivamente nas Escrituras.

B. Eventos
Deus utilizou o mtodo da meno progressiva para lidar com eventos nas Escrituras e mostrar sua importncia e significado.


O evento da queda do homem Gnesis 3.1-7 O homem cai em pecado por comer do fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal. Joo 31.33 Se, como Ado, encobri as minhas transgresses... Romanos 5.12-21 Por um homem entrou o pecado no mundo... 1 Corntios 15.22 Como em Ado todos morrem... 1 Timteo 2.13-14 Ado no foi enganado... Essas passagens revelam progressivamente a importncia desse evento.

C. Smbolos
Deus utilizou o princpio da meno progressiva para revelar a verdade mostrada em forma de smbolos nas Escrituras

O smbolo do sol, lua, e estrelas Gnesis 1.14-18 o sol, a lua e as estrelas nos cus so colocados como sinais. Gnesis 37.9-10 o sonho de Jos, como o sol, a lua e as estrelas usados como smbolo da famlia.


Salmos 148.3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o todas as estrelas reluzentes. Ezequiel 32.7 o sol, a lua e as estrelas escurecidas. Lucas 21.25 haver sinais no sol, na lua e nas estrelas. 1 Corntios 15.41-42 a glria do sol, da lua e das estrelas. Apocalipse 6.12-13 o sol e a lua escureceram e as estrelas caem. Apocalipse 12.1 Uma mulher vestida como o sol, a lua e as estrelas. Essas referncias, bem como muitas outras, demonstram uma progresso do pensamento relativo ao significado simblico desses corpos celestes.

D. Pessoas
Deus utilizou o princpio da meno progressiva para apresentar o nome, o carter, o ofcio e funo de pessoas nas escrituras. A pessoa de Deus seus nomes redentivos Gnesis 2.4 O Senhor, o criador

Gnesis 14.22 O Senhor, o deus Altssimo, o Provedor Gnesis 22.14 O Senhor, o Provedor xodo 15.26 O Senhor, a nossa Cura xodo 17.15 O Senhor, a nossa Bandeira Juzes 6.24 O Senhor, nossa Paz Salmos 23.1 O Senhor, o Pastor Jeremias 23.6 O Senhor, a nossa Justia Atos 2.36 O Senhor Jesus Cristo Apocalipse 22.21 O Senhor Jesus Cristo Juntamente com outros, esses versculos revelam progressivamente a glria dos nomes redentivos de Deus.

E. Locais
Deus utilizou o princpio da meno progressiva para lidar com lugares nas Escrituras, mostrando o seu significado. O lugar da Babilnia Gnesis 10 a origem da Babilnia Josu 7.21 uma pea de roupa da Babilnia Isaas 13-14 o jugo da Babilnia Isaas 46-47 profecias da queda da Babilnia Jeremias 50-51 profecias da queda da Babilnia Zacarias 5 duas mulheres vo Babilnia

1 Pedro 5.13 a igreja na Babilnia Apocalipse 17 Babilnia, a mulher Apocalipse 18 Babilnia, a cidade Nestes captulos h um desenvolvimento progressivo do pensamento de Deus a respeito da Babilnia.

F. Profecia
Deus utilizou o princpio da meno progressiva para desenvolver os temas profticos das Escrituras. Profecia Messinica Gnesis 3.15 a semente da mulher Gnesis 12.3 a semente de Abrao Gnesis 49.10 da tribo de Jud Nmeros 24.7 a estrela de Jac Deuteronmio 18.15 o Profeta Salmos 22 os sofrimentos Salmos 110.4 O Sacerdcio de Melquisedeque Isaas 7.14 nascido de uma virgem Isaas 53 o sofrimento Zacarias 12 vendido por prata

Estas Escrituras, juntamente com muitas outras, ilustram a revelao progressiva das profecias concernentes ao Messias.

Aplicao A. O princpio da meno progressiva deve ser visto como:


1. Uma extenso do princpio da primeira meno; 2. Uma parte do princpio da meno completa Portanto, ele deve ser utilizado especialmente junto com esses dois princpios. B. Devemos reconhecer que, pelo fato da verdade se progressivamente na escrituras, nenhum versculo contm toda verdade sobre um determinado tema. Cada versculo uma parte do todo e no pode ser interpretado desconsiderando-se a totalidade. Nenhuma doutrina pode ser construda com base em um nico versculo, mas deve assentar sobre a totalidade das informaes penitentes ao assunto, encontrada nas Escrituras. C. Nenhuma meno de um tema nas Escrituras deve ser utilizada para contradizer ou violar qualquer outra referncia sobre o mesmo assunto. D. Devemos ter cuidado ao ligarmos trechos das Escrituras numa cadeia contnua. Somente evidncias internas mostrando uma ligao intrnseca entre eles qualificam um grupo de versculos a ser uma cadeia de revelao progressiva nas Escrituras.

Demonstrao A. Princpios ...sem derramamento de sangue no h remisso de pecado. (Hb 9.22)


O tema desse versculo o perdo dos pecados atravs do derramamento de sangue. Assim, sua correta interpretao s pode ser feita mediante a considerao do princpio do derramamento de sangue como progressivamente revelado atravs da Palavra. (Devido a vastido do tema nas Escrituras, consideraremos apenas algumas referncias mais importantes.)

Gnesis 4.10-11 o sangue derramado fala de morte diante de Deus. Gnesis 9.4 o sangue a vida do homem. xodo 12 o sangue um sinal que Deus identifica. xodo 24.8 a aliana foi estabelecida no sacrifcio de sangue. Levtico 17.10-14 a vida da carne est no sangue, o sangue a expiao para a alma.


Lucas 22.20 o Novo testamento foi estabelecido com o sangue de Jesus. Romanos 5.9 justificao pelo Seu sangue. Efsios 1.7 redeno pelo Seu sangue. Hebreus 13.20 santificao pelo Seu sangue. Apocalipse 12.11 Satans vencido atravs do sangue do Cordeiro. Essas Escrituras revelam o princpio do derramamento de sangue como sendo a prova da morte; derramar o sangue derramar a vida na morte. Assim, porque a penalidade do pecado a morte e o derramamento de sangue representa a morte, conclumos que s o derramamento de sangue pode expiar o pecado. Em relao ao sangue de Jesus, todos os seus benefcios vm ao crente atravs do derramamento de seu sangue, que foi a sua morte. Deus s pode perdoar o pecado que tenha sido julgado pela morte.

B. Eventos Em verdade vos digo que menos rigor haver para Sodoma e Gomorra, no Dia do juzo... (Mt 10.15)
O tema desse versculo envolve o caso da destruio de Sodoma e Gomorra. A meno progressiva deste evento na escritura lana luz sobre o impacto dessa declarao de Jesus.

Gnesis 13.10-13 Sodoma e Gomorra como o jardim do den antes de sua destruio. Gnesis 18, 19 Sodoma e Gomorra destrudas pelo fogo e enxofre do cu por causa da sua grande iniqidade. Deuteronmio 29.23 Sodoma e Gomorra destrudas na ira do Senhor. Isaas 13.19 Babilnia ser absolutamente desolada como Sodoma e Gomorra. Ams 5.11 Israel derrubado como Sodoma e Gomorra. Lucas 17.28-30 cidades do mundo sero destrudas inesperadamente na vinda do Senhor, assim como Sodoma. 2 Pedro 2.6-9 Sodoma e Gomorra colocadas como exemplo do julgamento de Deus sobre as cidades mpias. Judas 7 Sodoma e Gomorra como exemplo de punio do fogo eterno. Apocalipse 11.8 a condio espiritual de Jerusalm como Sodoma.

Essas Escrituras, juntas, nos revelam que o evento da destruio de Sodoma e Gomorra foi, de longe, o mais devastador e conclusivo juzo de Deus sobre as cidades mpias antes do juzo final sobre as mpias cidades do mundo. visto como um cataclisma sobrenatural, uma completa desolao, um julgamento inesperado e um exemplo de juzo eterno. No versculo que mencionamos, Jesus estava dizendo que o juzo final sobre algumas cidades ser ainda maior que o terrvel final de Sodoma e Gomorra.

C. Smbolos Chegando-vos para ele, a pedra que vive... (1 Pe 2.4)


O tema desse versculo envolve a pedra (ou rocha) como um smbolo, e seu significado progressivamente revelado nas Escrituras. (Devido a vastido do tema nas Escrituras, consideraremos apenas algumas referncias mais importantes.)

Gnesis 28.16-22 a pedra deve ser ungida para ser Betel, a Casa de Deus. Gnesis 49.24 o pastor, a pedra de Israel. xodo 17.1-17 a rocha ferida proporciona guas vivas. Deuteronmio 33.4, 15 Deus, a rocha da nossa salvao. Deuteronmio 32.18 a rocha que te gerou. Salmos 31.2 a fortaleza Salmos 62.7 a minha forte rocha e o meu refgio. Salmos 95.1 o rochedo da nossa salvao. Isaas 42.11 os que habitam nas rochas. Daniel 2.34-35 a pedra do reino esmagando os reinos desse mundo. Mateus 16.18 o fundamento da igreja a pedra. 1 Pedro 2.6, 8 a pedra angular, pedra de tropeo, rocha de ofensa. Esses e outros versos interpretam a pedra que vive (1 Pe 2.4) como nada menos que o prprio Deus. As verdades que so desdobradas progressivamente em relao a este smbolo encontram sua consumao na pessoa e obra de Cristo.

D. Pessoas E, se sois de Cristo, tambm sois descendentes de Abrao e herdeiros segundo a promessa. (Gl 3.29)
O tema desse versculo envolve a pessoa de Abrao. Seu papel no plano redentor de Deus progressivamente revelado nas Escrituras. (Por causa das muitas referncias a Abrao nas Escrituras, consideraremos apenas alguns trechos mais importantes.)

Gnesis 12.1-3 Abro obedece ao chamado do Senhor. Gnesis 15.6 Abrao acreditou na promessa de deus de ter descendncia inumervel. Gnesis 22.1-5, 18 a descendncia de Abrao abenoa as naes. xodo 3.6 o Deus de Abrao fala a Moiss. Salmos 105.8-11 a aliana de Deus com Abro. Isaas 51.2 Olhai para Abrao, vosso pai. Mateus 1.1 - Jesus: o filho de Abrao. Romanos 4 Abrao justificado pela f, o pai de todos os que crem. Glatas 3.16 o descendente de Abrao Cristo. Hebreus 11 pela f Abrao obedeceu. Essas passagens das Escrituras, com a sua progressiva revelao da verdade, ajundam-nos na interpretao de Glatas 3.29. Atravs dela compreendemos que, porque Abrao acreditou e obedeceu a Palavra de Deus, ele foi justificado pela f e, assim, foi escolhido para ser o pai de uma semente, ou seja, Cristo e Sua Igreja. A semente de Abrao considerada como aqueles que crem em Cristo.

E. Lugares ...de Sio sair a lei... (Is 2.3)


O tema dessa frase envolve um lugar chamado de Sio e seu significado revelado progressivamente nas Escrituras. (Por causa do grande nmero de referncias a Sio nas Escrituras, consideraremos apenas algumas mais importantes.)

2 Samuel 5.6-9 a fortaleza de Sio se tornou a cidade de Davi. 2 Samuel 6.12-19 a Arca da Aliana trazida para o Tabernculo de Davi em Sio. Salmos 2.6 Sio o santo monte de Deus onde Ele constitui o seu rei. Salmos 48.2 Sio a cidade do grande rei. Salmos 50.2 Sio, excelncia de formosura. Salmos 87.2 O Senhor ama as portas de Sio mais do que todas as habitaes de Jac. Isaas 28.16 Uma pedra angular assentada em Sio. Zacarias 2.10 O Senhor habita no meio de Sio. Zacarias 8.3 Sio chamada a cidade fiel. Mateus 21.4-5 o Rei vem a Sio. Romanos 9.33 Eis que ponho em Sio uma pedra de tropeo e rocha de escndalo. Hebreus 12.22 Sio a cidade do Deus vivo, a Jerusalm celestial. 1 Pedro 2.6-8 em Sio est a pedra angular. Apocalipse 14.1 o Cordeiro com os redimidos, de p, no monte Sio. Juntos, esses versculos revelam que Sio a cidade do Rei, onde a Arca com a lei residia. Assim, em Sio, uma pedra angular foi colocada, apontando para o Senhor Jesus Cristo e sua Igreja como nosso rei e Legislador. A Igreja torna-se Sio e, a partir da, a lei de Deus sai para toda a terra.

F. Profecia Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela f os gentios, preanunciou o evangelho a Abrao: Em ti, sero abenoados todos . (Gl 3.8)

O tema desse versculo fala da profecia das naes gentias recebendo a beno do evangelho. (H muitas referncias envolvidas, uma vez que este tema proftico progressivamente desenvolvido atravs do Antigo e Novo testamento. Sendo assim, consideraremos apenas alguns versculos.) Gnesis 12.1-3 (para Abro) Em ti sero benditas todas as famlias da terra. Gnesis 22.18 (para Abrao) Em tua descendncia sero benditas todas as naes da terra.


Gnesis 26.2-4 (para Isaque) Em ti e na tua descendncia sero abenoadas todas as naes da terra.


Gnesis 28.13-14 (para Jac) Em ti e na tua descendncia sero benditas todas as famlias da terra. Salmos 22.27-31 todas as naes adoraro ao Senhor. Salmos 72.17 As naes lhe chamem bem-aventurados. Isaas 52.15 o messias aspergir o seu sangue sobre as naes. Miquias 4.1-2 as naes viro para a casa do Senhor. Zacarias 2.11 Naquele dia, muitas naes se ajuntaro ao Senhor. Malaquias 1.11 o nome do Senhor ser grande entre os gentios. Mateus 12.21 no nome do Senhor, esperaro os gentios. Lucas 24.47 arrependimento e perdo dos pecados pregado a todas as naes.

Romanos 11 os gentios enxertados na boa oliveira pela f em Cristo. Apocalipse 5.9-10 os redimidos vindos de toda tribo, lngua, povo e nao para adorar ao Senhor. Esses trechos das Escrituras mostram a evoluo do pensamento referente bno do evangelho de Cristo que estava por vir sobre as naes. Essa promessa foi feita primeiro a Abro, que se tornou o pai daqueles que crem, porque atravs dele, em Cristo, recebemos a bnao prometida. Cristo o evangelho personificado e somente atravs dele as naes podem ser abenoadas.

5. O PRINCPIO DA MENO COMPLETA Definio


o princpio segundo o qual a interpretao de qualquer versculo determinada mediante a considerao da meno completa do assunto nas Escrituras.

Amplificao
A Palavra de Deus contm inmeros temas para os quais h mais de uma nica referncia. Para compreender esse temas, cada referncia a eles deve ser reunida e considerada como um todo. O termo meno completa aqui utilizado para referir-se ao total de referncias a respeito de qualquer assunto mencionado nas Escrituras. Deus tinha em mente a totalidade da verdade que ele desejava revelar ao homem. No entanto, ele a comunicou de maneira gradual e fragmentada, dando a cada autor bblico certos fragmentos da verdade, tornando necessrio que o intrprete os ajuntasse para ter a viso do conjunto. Somente depois que essas peas so juntadas que a plena verdade pode ser vista. Isto pode ser ilustrado em seis importantes reas que envolvem o uso da meno completa: (A) Princpios, (B) Eventos, (C) Smbolo, (D) Pessoas, (E) Locais e (F) Profecia.

NOTA: Devido semelhana entre este princpio e o princpio da meno progressiva, vamos ilustrar apenas uma das seis reas.

C. Smbolos
Deus usou o princpio da meno completa para apresentar uma grande variedade de smbolos nas Escrituras. O smbolo do fermento xodo 12.15 ...tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada...essa pessoa ser eliminada de Israel. xodo 12.19 Qualquer que comer po levedado ser eliminado da congregao de Israel. xodo 12.20 Nenhuma coisa levedada comereis. xodo 12.34 O povo tomou a massa, antes que levedasse. xodo 12.39 ...pois no tinha levedado. xodo 13.3 ...portanto no comereis po levedado. xodo 13.7 Sete dias se comero pes asmos, e o levedado no se encontrar contigo, nem ainda fermento ser encontrado em todo o teu territrio. xodo 23.18 No oferecers o sangue do meu sacrifcio com po levedado. xodo 34.25 - No oferecers o sangue do meu sacrifcio com po levedado. Levtico 2.11 Nenhuma oferta... se far com fermento. Levtico 2.11 ...de nenhum fermento... queimareis por oferta ao Senhor.

Levtico 6.17 Levedado no se cozer. Levtico 7.13 Com os bolos trar, por sua oferta, po levedado. Levtico 10.12 Tomai a oferta de manjares... e comei-a, sem fermento, junto ao altar. Levtico 23.17 ...levedados se cozero; so primcias ao Senhor. Deuteronmio 16.3 Nela, no comers levedados, sete dias, nela, comers pes asmos... Deuteronmio 16.4 Fermento no se achar contigo por sete dias, em todo o teu territrio. Osias 7.4 ...desde que sovou a massa at que seja levedada. Ams 4.5 ...oferecei sacrifcio de louvores do que levedado. Mateus 13.33 O reino dos cus semelhante ao fermento que uma mulher tomou... at ficar tudo levedado. Mateus 16.6, 11 Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos sanduceus. Mateus 16.12 Ento, entenderam que no lhes dissera que se acautelassem do fermento de pes. Marcos 8.15 ...guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. Lucas 12.1 Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que a hipocrisia. Lucas 13.21 semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu... at ficar tudo levedado. 1 Corntios 5.6 No sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda. 1 Corntios 5.7 Lanai fora o velho fermento.

1 Corntios 5.8 ...celebremos a festa no com o velho fermento, nem com fermento da maldade e da malcia... Glatas 5.9 Um pouco de fermento leveda toda a massa. Esses versos compe o conjunto completo de referncias ao fermento nas Escritura. Juntos, eles nos do a verdade do que Deus deseja comunicar a respeito do fermento.

Aplicao
A. O princpio da meno completa deve ser visto como a expresso final do princpio da primeira meno e do princpio da meno progressiva e, logicamente, deve ser usado em conexo com os dois. Os trs princpios trabalhando em conjunto podem ser ilustrados da seguinte maneira: Primeiro a erva, O princpio da primeira meno depois a espiga, O princpio da meno progressiva e, por fim, o gro cheio na espiga. O princpio da meno completa B. Este princpio exige que nenhum versculo pertinente a qualquer assunto especfico possa ser deixado de fora na formulao da doutrina ou ensino sobre o assunto. Cada versculo pertinente uma parte integrante do conjunto, completando, acrescentando e esclarecendo os outros. A completa verdade a respeito de um assunto s pode ser entendida por meio de um exame completo da sua meno nas escrituras. C. Nenhuma referncia pode ser utilizada para contradizer outra, apenas para clarific-la. D. Devemos ser cautelosos ao aplicarmos esse princpio, de modo a no violar os aspectos distintivos de um tema nas Escrituras. Qualquer assunto determinado na escritura pode ter vrias facetas ou aplicaes e estas no devem ser confundidas. Por exemplo, A glria do Senhor

um assunto que pode se referir ao ser de Deus, a uma expresso de Seu carter, a uma manifestao de Sua presena, a beno sobre o seu povo e at mesmo ao julgamento do mundo.

Demonstrao
Por causa da similaridade entre este princpio e o princpio da meno progressiva, vamos demonstr-lo em apenas uma das seis reas.

C. Smbolos

Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ningum fechar, e que fecha, e ningum abrir. (Ap 3.7)

O tema desse versculo envolve o smbolo da chave, cujo o significado s pode ser estabelecido mediante a considerao de sua completa meno nas Escrituras. Juzes 3.25 uma chave para abrir as portas da cmara do rei. Isaas 22.22 a chave da casa de Davi estabelecida sobre o ombro de Eliaquim, conferindo-lhe a autoridade para abrir e fechar as portas. Mateus 16.19 as chaves do reino dos cus utilizadas para ligar e desligar. Lucas 11.52 a chave do conhecimento Apocalipse 1.18 as chaves da morte e do inferno. Apocalipse 9.1 a chave do poo do abismo. Apocalipse 20.1 a chave do abismo

A referncia completa do smbolo da chave, citada acima, interpretada pela Escritura como sendo a autoridade para abrir e fechar portas. Ele revela que aquele que detm a chave tem o poder e a autoridade para ligar e desligar, para libertar ou reter aquilo a que a chave est associada, sendo,

assim, capaz de exercer o controle. A considerao de Apocalipse 3.7, luz do princpio da meno completa, mostra que o Cristo, o Filho de Davi, tem autoridade do reino e do trono de Davi. Ele o nico que est no controle e exerce poder e autoridade no cu e na terra.

6. O PRINCPIO DA ALIANA

Definio
Este o princpio pelo qual dizemos que a interpretao de um versculo ou grupo de versculos determinada por uma anlise da sua relao com a aliana de Deus com o seu povo.

A. Definio de Aliana
Em nossos dias, a palavra aliana significa um acordo mtuo entre duas ou mais partes, cada uma assumindo o compromisso de cumprir certas obrigaes. Entretanto, nas Escrituras, as palavras em hebraico e grego denotam um significado ligeiramente diferente. No Antigo testamento em hebraico, temos a palavra BERIYTH. O seu sentido fazer um corte, para a assinatura do contrato. Era estabelecida ao se passar entre os pedaos de carne de um sacrifcio para firmar o compromisso (Gn 15.17; Jr 34.18) Essa palavra traduzida como confederao (Gn 14.13; Ob 7), aliana (Gn 6.18; Ex 2.24; 24.7-8; 34.28; Lv 2.13; Js 3.3; Sl 89.3-4; Dn 9.27) ou liga (Js 9.6-7, 11. 15-16; Jz 2.2) No Novo testamento em grego, temos a palavra DIATHEKE, que significa um testamento (Mt 26.28; Hb 7.22, 9.15-17, 20; Ap 11.19) ou aliana (Lc 1.2; Rm 9.4; Ef 2.12; Hb 12.24, 13.20) Temos ainda a palavra grega SUNTITHEMAI, que significa por em conjunto para fazer um acordo ou um pacto acordado mutuamente (Lc 22.5; Jo 9.22; At 23.20, 24.9) Sendo assim, a palavra aliana nas escrituras se refere a um acordo ou um contrato entre os homens, ou entre Deus e o homem.

A Bblia mostra muitas alianas feitas entre homens em relao a diversas questes. Gnesis 21.27, 31-32, por exemplo, mostra a aliana entre Abrao e Abimeleque com respeito ao poo de Berseba; Lucas 22.5 mostra o pacto entre os principais sacerdotes e Judas no tocante ao preo da traio. Contudo, o principio da aliana que estamos analisando diz respeito apenas aos pactos entre Deus e o homem. Em todos os casos em que as Escrituras mostram a instituio de uma aliana entre Deus e o homem, Deus visto como o iniciador. O homem nunca foi a deus com uma proposta para ser aprovada por Ele, mas deus sempre foi at o homem declarando a Sua vontade e esperando dele uma resposta. Trata-se, portanto, de uma aliana entre Deus e o homem elaborada e apresentada por deus ao homem. Este pode aceit-la ou rejeit- la, mas no pode mud-la. No entanto, o uso da aliana nas Escrituras, nem sempre contm a idia de obrigao conjunta, mas, geralmente, significa uma obrigao assumida por uma nica pessoa: DEUS. Nesses casos, o aspecto da aliana enfatizado na promessa (Gl 3.17; Rm 15.8)

B. Tipos de Alianas
Existem dois tipos de alianas divinas nas Escrituras: 1. Aliana incondicional aquela em que Deus obriga-se a cumprir as promessas da Aliana, independentemente da resposta do homem; uma aliana cujo cumprimento no depende de o homem preencher determinadas condies. Deus simplesmente diz: Eu vou fazer (Ex.6.3- 8; Gn 9.11). 2. Aliana condicional uma aliana em que Deus se obriga a cumprir as promessas da aliana apenas com a condio de o homem obedecer aos termos estabelecidos por Ele. uma aliana cujo cumprimento depende de que o home cumpra determinadas condies. Deus diz: Se obedeceres...ento farei (Ex 19.5; Dt 28.58-59)

C. Classificao das Alianas


As alianas so as seguintes:

1. Aliana Eterna 2. Aliana Ednica 3. Aliana Admica 4. Aliana Noaica 5. Aliana Abramica 6. Aliana Mosaica 7. Aliana Palestina 8. Aliana Davdica 9. Nova Aliana Todas elas envolvem a eternidade e o tempo. A Aliana eterna, realizada no conselho da divindade na eternidade, a aliana todo-inclusiva. Ela inclui, por si s, as outras oito alianas que, individualmente, constituem uma expresso do que progressivamente foi revelado em relao ao homem ao longo do tempo. Todas as noves alianas esto envolvidas na natureza criativa e redentiva do plano de Deus. A Aliana eterna e a aliana ednica envolvem principalmente o plano da criao, enquanto as outras envolvem mais especificamente o plano de redeno.

D. Elementos da Aliana
Existem basicamente trs partes em cada uma das alianas divinas. Qualquer aliana incompleta e, portanto, invlida, sem o testemunho dos seguintes elementos: 1. As palavras ou promessas da aliana 2. O sangue da aliana

3. O selo da aliana (Na descrio de cada uma das alianas, veremos com mais detalhes esses trs elementos).

E. Descrio das Alianas


1. Aliana Eterna Hb 13.20,21


a) As palavras ou promessas da aliana esta aliana foi feita na eternidade, no conselho da eterna divindade: Pai, Filho e Esprito santo. Foi firmada de acordo com o propsito eterno de Deus, o qual Ele props em Cristo antes da fundao do mundo (Ef 1.4; 2.10; 3.11; Jo 17.5). Foi estabelecida segundo a prescincia de Deus, eleio e propsito predestinado. b) O sangue da aliana visto no fato de que o Cordeiro de Deus foi morto desde a fundao do mundo (Hb 13.20,21; At 20.28). Este plano foi feito desde a fundao do mundo (1 Pe 1. 19, 20; Ap 13.8; 17.8), ou mesmo antes dela (Ef 1.4; 1 Co 2.7; Ef 2.10; Mt 25.34; Jo 17.5). c) O selo da aliana - o selo divino envolve a vida eterna que deus prometeu antes da fundao do mundo (Tt 1.2; 2 Tm 1.9), sendo consumada no corpo glorificado de Cristo e, finalmente, na Igreja (Fl 3.21).

2. Aliana Ednica Gn 1.26-30


a) As palavras ou promessas da aliana apesar de a palavra aliana no ser utilizada especificamente em relao ao den, a linguagem da aliana evidente. (Consulte o princpio da primeira meno). A aliana ednica envolveu a criao do homem imagem de Deus e foi feita antes da entrada do pecado. Ado tinha apenas um mandamento que lhe foi dado a cumprir e as promessas de domnio dependiam da sua obedincia. Assim, esta aliana foi uma aliana condicional (Gn 2. 16,17).

b) O sangue da aliana Ado foi feito uma alma viva e a vida da alma do homem est no sangue (Lv 17.11-14). Ele tinha originalmente um sangue puro, sem pecado e tem sido sugerido que o sangue sem pecado foi derramado para que a noiva de Ado pudesse vir para o seu lado. Isto uma sombra da verdade, pois certo que o ltimo Ado derramou o sangue inocente para ter sua noiva. Ado era, de fato, um tipo de Cristo que estava por vir (Rm 5.14; Ef 5.23-32). c) O selo da aliana (Gn 2.8-17; 3.22-24- a rvore da vida era o sinal ou selo da aliana ednica. Ela foi vedada por causa do pecado e o homem foi expulso do paraso de Deus. A rvore da vida restaurada em Cristo atravs dEle (Ap 2.7; 22.2,14).

3. Aliana Admica Gn 3. 1-24


a) As palavras ou promessas da aliana apesar de a palavra aliana no ser especificamente mencionada aqui, a linguagem da aliana evidente. A aliana admica foi feita aps a entrada do pecado. Dentre todas, a aliana mais fcil de ser compreendida. uma aliana incondicional e foi estabelecida sobre a graa de Deus, envolvendo as promessas de redeno para o homem e a destruio da cabea de Satans (Gn 3.15) b) O sangue da aliana (Gn 3.21) Ado e Eva testemunharam a primeira morte substitutiva e sacrifical pelo derramamento do sangue de um animal para que o Senhor lhes fizesse roupas. Deus foi o primeiro a derramar sangue. O inocente morreu pelo culpado. Ela prefigurava o plano de redeno, o corpo partido e o sangue derramado do Cordeiro de Deus. Foi uma aliana de sangue. c) O selo da aliana (Gn3.21) O selo da aliana com Ado e Eva foi a vestimenta de pele. Eles descartaram as folhas de figueira e se cobriram com os casacos de pele, uma cobertura aceitvel a Deus, provida atravs da morte de uma vtima. Esses casacos eram sombra do selo da f para justificao que viria atravs de Cristo (Jo 1.29; Rm 4)

4. Aliana Noaica Gn 8.9


a) As palavras ou promessas da aliana (Gn 9. 1-17) aqui temos a primeira meno da palavra aliana. Ela foi feita com No e toda criatura vivente depois do dilvio. A linguagem desta aliana muito semelhante linguagem da aliana feita com Ado (comparar Gn 9.1-12 com Gn 1.26-30). Esta tambm uma aliana incondicional e a promessa de Deus de que a terra nunca mais seria destruda com um dilvio novamente foi feita para todas as geraes. b) O sangue da aliana (Gn 8.20-21) No sacrificou ao Senhor ofertas queimadas de aves e animais limpos. Aqui, a f no sangue substituto evidenciada (Hb 11.6-7). O mundo foi condenado e o sangue da aliana se torna a evidncia da morte. c) O selo da aliana (Gn 9.12-17) o selo ou sinal da aliana noaica foi, e ainda o para todo o mundo, o arco-ris. Qualquer referncia ao arco- ris nas Escrituras atesta para o fato de que Deus Deus que guarda a Sua aliana (Ap 4.3; 10.1-2).

5. Aliana Abramica Gn 12.1-3; 15; 17; 22


a) As palavras ou promessas da aliana Abrao o pai de todos os que crem (Rm 4.16). As promessas de Deus envolvidas na aliana abramica tocam o natural e o espiritual, o temporal e o eterno. Esta foi uma aliana incondicional e a sua principal promessa era a de salvao atravs de Cristo, a semente de Abrao (Mt 1.1; Gl 3.16). Atravs de Cristo, todas as naes seriam abenoadas. Este compromisso foi confirmado a Isaque (Gn 26.2-4) e a Jac (Gn 28.3- 14). b) O sangue da aliana (Gn 15) A aliana de sangue foi confirmada pela oferta designada por Deus, os cinco sacrifcios mencionados em Gnesis 15. Deus passou entre os pedaos desses sacrifcios, fazendo, assim, alianas com Abrao. c) O selo da aliana (Gn 17) - o sinal ou selo da aliana foi a circunciso. claramente chamada de selo da aliana (Rm 4.11; At 7.8). Isto aponta para a circunciso do corao, do Esprito, mo da letra ou da carne (Rm 2.28-29).

6. Aliana Mosaica Ex 20-40


a) As palavras ou promessas da aliana essa aliana foi expressamente feita com o povo escolhido, Israel (Dt 4.10-13; 5..1-33). Ela sustenta as promessas dadas especificamente a Israel e foi tambm uma aliana condicional. As palavras foram resumidas nos dez mandamentos e amplificadas na legislao contida nos livros da lei. Esta aliana envolvia a questo da dieta, a guarda do sbado e dos dias festivos. b) O sangue da aliana (Ex 24.3-8; Hb 9.18-20) a aliana mosaica foi estabelecida sobre o sacrifcio de sangue. Foi uma aliana de sangue e o sangue da Aliana foi aspergido sobre o povo e o livro da aliana. c) O selo da aliana (Ex 31.12-18) - o dia do sbado foi claramente estabelecido como selo da aliana mosaica. Ela apontava para o verdadeiro sbado, ou descanso, que seria encontrado em Cristo (Mt 12.28-30; Hb 3, 4)

7. Aliana Palestiniana Dt 27-30


a) As palavras ou promessas da aliana esta aliana extremamente ligada aliana mosaica, por isso, nem sempre reconhecida como uma aliana. No entanto, o texto de Deuteronmio 29.1 esclarece essa questo ao afirmar: So estas as palavras da aliana que o SENHOR ordenou a Moiss que fizesse com os filhos de Israel na terra de Moabe, alm da aliana que fizera com eles em Horebe. A aliana foi feita com a gerao que estava prestes a entrar na terra e foi condicional. Suas promessas de beno ou maldio aps entrarem na Palestina, a terra prometida, eram todas condicionais. A habitao de Israel na terra era condicional. Se estas condies no fossem cumpridas, seriam expulsos (Lv 26; Dt 28-29). b) O sangue da aliana (Dt 27.1-8) no dia em que a nova gerao de Israel entrou na terra de Cana, um altar de pedra foi construdo ao Senhor e foram feitos sacrifcios e ofertas. Isso significou a purificao da terra pelo sangue expiatrio da aliana.

c) O selo da aliana (Dt 11; 28; 29) - o selo de deus sobre a terra seria evidenciado nas primeiras e nas ltimas chuvas que trariam beno e fecundidade. Esse foi o selo dado a Israel aps a obedincia s suas leis. Quando Deus retinha as chuvas, era a evidncia de que o selo de Sua beno havia sido tirado. Este selo anuncia a vinda das primeiras e ltimas chuvas no derramamento do esprito santo (Tg 5.7; Jl 2.23- 32)

8. Aliana Davdica 2 Sm 7.4-29; Sl 89


a) As palavras ou promessas da aliana a aliana que Deus fez com Davi foi incondicional. Por implicao, foi parte integrante da aliana abramica. A principal promessa da aliana davdica foi a que envolveu a vinda do senhor Jesus cristo, que era da semente de Davi, assim como da semente de Abrao (Mt 1.1). Ele vai tomar o trono de Davi e reinar sobre ele como um rei para todo o sempre (Gn 49.8-12; Sl 89.3-4, 34, 35; Sl 132.11-12; 1 Rs 8.20-25; Jr 33.20-21; Is 9.6-9; Lc 1.30-33). b) O sangue da aliana (2 Sm 6.17-18; 7.1-3) como em todas as alianas anteriores, o sangue foi derramado para estabelecer a aliana davdica. Davi ofereceu sacrifcios ao senhor no regresso da Arca da Aliana para Jerusalm. Foi nesta poca que a aliana foi feita com Davi a respeito de sua semente, Jesus Cristo. c) O selo da aliana (Sl 89.27-37) como Deus tomou o arco-ris para ser o smbolo da aliana noaica, Ele, aqui, utilizou o sol e a lua para serem smbolos ou selo da aliana davdica. Deus prometeu a Davi que, enquanto o sol e a lua existissem, a semente de Davi iria se sentar sobre o seu trono. Este selo tem seu meljor cumprimento em Jesus cristo, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, o governante deste mundo.

9. Nova Aliana Mt 26.26; Hb 8,9; Jr 31.31-34


a) As palavras ou promessas da aliana Jesus Cristo a nova aliana personificada (Is 42.8; 49.8). Ele o seu mediador. A nova aliana a aliana da graa e eterna. Ela a consumao de todas as alianas anteriores, e traz a humanidade redimida para dentro da aliana

eterna o eterno propsito de Deus. Ela nunca ser superada por outra aliana, uma vez que preenche todas as outras em si mesma. b) O sangue da aliana (Mt 26,26; Jo 19.34-35,; 1 Jo 1.7) o precioso e incorruptvel sangue de Jesus o sangue da nova aliana (Ap 12.11; Hb 9). Todos os sacrifcios feitos nas alianas anteriores apontavam para o sangue da nova aliana. O sangue de Jesus cumpre e elimina todos os sacrifcios de animais. Ele o sangue da eterna aliana (Hb 13.20) e do Cordeiro morto desde a fundao do mundo (1 Pe 1.19, 20). o sangue de Deus (At 20.28). Deus nunca retornar exigncia de sangue animal, agora que Ele tem o sangue de seu amado Filho. c) O selo da aliana ( 2 Co 1. 21, 22; Ap 7.1-4, 14.1-2) o sinal e o selo da nova aliana o enchimento e o batismo no Esprito santo. O Senhor Jesus Cristo tinha o selo de Deus sobre Ele (Jo 3.33, 34), e o crente em Cristo tambm recebe o selo de Deus (Ef 1.13, 14; 4.30; 2 Co 1.21-22; At 2.4). Este selo preenche, por si s, todos os selos anteriores. digno de nota que Deus nunca tomou o selo de qualquer aliana e o colocou sobre outra. Cada aliana tinha o seu prprio selo distintivo. No entanto, todos os selos anteriores apontavam para o selo da nova aliana.

F. Resumo da revelao da aliana


A luz da revelao de todas as alianas de Deus, a Bblia no nem deve ser vista apenas como uma compilao de sessenta e seis livros, mas como UM LIVRO com UM AUTOR, como uma progresso de toda a revelao de Deus. Ele foi o autor das escrituras, utilizando vrios mtodos literrios para apresentar o seu pensamento de uma forma integrada e harmoniosa. Deus, sendo o autor de todas as escrituras, teceu ao longo de todo o livro da Bblia a progressiva revelao de Sua aliana com o homem.

Aplicao
A. O primeiro passo na utilizao do princpio da aliana determinar a qual das alianas o versculo ou passagem sob considerao est se referindo. Isso feito observando a linguagem da aliana.

B. S prtico utilizar o princpio da aliana quando o versculo ou passagem que estamos analisando envolve elementos ou linguagem de aliana. C. Ao utilizar o princpio da aliana, o intrprete deve reconhecer que ele est trabalhando a partir do todo para as partes e das partes para o todo. Ele deve ter uma compreenso das alianas como um todo para interpretar uma parte, mas ele tem que interpretar as partes a fim de perceber o todo. D. Ao utilizar este princpio, deve haver um reconhecimento da interdependncia das alianas e seu cumprimento no final, na nova aliana. E. O intrprete deve reconhecer que ele est sob a nova aliana e tem de ver as outras alianas a partir desse ponto de vista. Assim, ele interpretar todas as alianas luz a nova aliana.

Demonstrao A. Aliana Ednica


Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da rvore da vida que se encontra no paraso de Deus. (Ap 2.7) Bem-aventurados aqules que lavam suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito arvore da vida. (Ap 22.14) Para chegarmos a uma correta interpretao desses versculos, devemos ter como base a aliana ednica, pois foi sob esse pacto que a rvore da vida foi mencionada pela primeira vez. Quando no conseguiram cumprir a condio da aliana ednica e comeram do fruto proibido da rvore do conhecimento do bem e do mal, Ado e Eva perderam o direito de comer da rvore da vida. Assim, eles no venceram porque no guardaram seus mandamentos e perderam o direito rvore da vida, que est no meio do paraso, que est no meio do Paraso de Deus (Gn 2.8-17; 3.22-24).

B. Aliana Admica
E o Deus da paz, em breve, esmagar debaixo dos vossos ps a Satans. (Rm 16.20) Para compreender a plena implicao deste verso, devemos consider-lo luz da aliana admica. Aps a entrada do pecado na raa humana, Deus disse serpente: Porei inimizade entre si e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea e tu lhe ferirs o calcanhar (Gn 3.15). O versculo em Romanos aponta para o cumprimento da palavra proftica da aliana admica, mostrando, assim, a sua importncia a partir do fato de que uma repetio da primeira profecia messinica de redeno. C. A aliana Noaica ... e, ao redor do trono, h um arco-ris semelhante, no aspecto, a esmeralda. (Ap 4.3) Esse versculo deve ser interpretado em relao aliana noaica. O arco-ris foi o selo da aliana noaica e foi colocado nos cus para ser um lembrete de Deus ao homem de que o Senhor nunca mais iria destruir todo o planeta com uma inundao (Gn 9.8-17). O arco-ris ao redor do trono em Apocalipse mostra que deus mantm o selo da aliana noaica constantemente diante dele, provando Sua fidelidade Sua palavra.

D. Aliana Abramica
E, se sois de Cristo, tambm sois descendentes de Abrao e herdeiros segundo a promessa. (Gl 3.29) impossvel interpretar corretamente esse versculo sem um reconhecimento de que ele est envolvido na aliana abramica. Como j observamos, a partir de Abro vieram duas linhas de sementes: uma natural e outra espiritual (Gn 13.16; 15.5). Para essas duas linhas de sementes, houve tambm dois tipos de promessas: naturais e espirituais. As promessas naturais se referiam terra e s possesses (Gn 12.1-3; 22.16- 18). A promessa espiritual dizia respeito ao Messias e Seu ministrio a todas as naes da terra, incluindo a justificao pela f e o recebimento do

esprito (Gl 3.8, 14). Assim, este versculo afirma que uma pessoa que pertence a Cristo descendente de Abrao em relao aliana com Deus, sendo um herdeiro da promessa da aliana abramica atravs de Cristo.

E. Aliana Mosaica
Guardais dias e meses, e tempos, e anos. (Gl 4.10) O assunto desse versculo s pode ser entendido se o relacionarmos com a aliana mosaica. Sob esta aliana, Israel foi ordenado a observar o dia de sbado, as festas mensais, as santas convocaes, os sbados do Senhor (descanso da terra) e o ano do Jubileu (Lv 23, 25). Em sua Epstola aos Glatas, Paulo est se referindo a voltar a essas observncias pertencentes Lei de Moiss. Para os crentes glatas que estavam sob nova aliana, voltar a guardas essas observncias era o mesmo que se colocar de volta debaixo da aliana mosaica. F. Aliana Palestiniana Toda esta terra vir a ser um deserto e um espanto; estas naes serviro ao Rei da Babilnia setenta anos. (Jr 25.11) A razo para esta deciso sobre a terra prometida s pode ser entendida se voltarmos para a aliana palestiniana. De acordo com esta aliana, Deus ameaou lanar Israel para fora da terra, atravs do cativeiro em outro pas, caso quebrasem as condies da aliana (Dt 29.1-29). No versculo de Jeremias, esta ameaa se transforma em uma profecia prestes a ser executada por causa da idolatria de Jud.

G. Aliana Davdica
...O Senhor lhe dar o trono de Davi, seu pai; ele reinar para sempre sobre a casa de Jac, e o seu reinado no ter fim. (Lc 1.32-33) Esse versculo deve ser interpretado tomando como base a promessa da aliana davdica. Esta promessa est basicamente relacionada ao seguinte: 1. Uma semente 2. Uma casa

3. Um trono 4. Um reino Os versos em Lucas profetizam que essas quatro promessas teriam seu cumprimento no senhor Jesus Cristo, o filho de Davi.

H. Nova Aliana
Eis a, vm dias, diz o SENHOR, que firmarei nova aliana com a casa de Israel e com a casa de Jud. (Jr 31.31) Essa profecia s pode ser entendida associando-a ao seu cumprimento, ou seja, ao estabelecimento da nova aliana. Na ltima ceia, imediatamente antes da crucificao, Jesus disse: ...isto o meu sangue, o sangue da nova aliana, derramado em favor de muitos, para a remisso de pecados. (Mt 26.28). Assim, a profecia de Jeremias se cumpriu nos dias do Messias, quando Ele estabeleceu a nova aliana.

I. Aliana Eterna
...na esperana da vida eterna que o Deus que no pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregao...(Tt 1.2-3) Um bom entendimento desse versculo s pode ser alcanado mediante a associao do seu contedo com a aliana eterna. A Aliana eterna foi feita antes de o tempo comear, no conselho eterno da divindade, provavelmente antes da entrada do pecado e da morte da raa humana. o propsito eterno criativo e redentor de Deus e o alicerce celestial de todas as alianas expressas no tempo. A principal promessa da eterna aliana a vida eterna.( 1 Jo 2.25). A vida eterna significa ser conformado com a imagem de Deus e manter plena comunho com Ele. Assim, esses versos em Tito falam da nossa esperana na promessa feita na aliana eterna.

NOTA ESPECIAL: preciso reconhecer que um nmero grande de passagens ou captulos da Bblia envolve vrias alianas, , e apenas por um estudo do contexto pode-se determinar quais so as alianas ali referidas. Exemplo disto so vistos nas seguintes referncias: 1. Ezequiel 16.59-62 as alianas abramica, mosaica e eterna esto envolvidas nesses versos. 2. Osias 1.6-10; 2.18-23 as alianas mosaica, abramica e a nova aliana esto envolvidas na linguagem destas passagens de Osias. 3. Glatas 3.1-29 as alianas mosaica e abramica e a nova aliana so vistas e seus princpios previstos messe captulo de Glatas. 4. Glatas 4 e Romanos 9, 10, 11 estes captulos que tratam com a cegueira e corte do Israel natural e seu enxerto novamente pela f envolvem as trs grandes alianas abramica, mosaica e a nova aliana.

7. O PRINCPIO DA DIVISO TNICA Definio


Esse o princpio pelo qual a interpretao de qualquer versculo ou passagem da Escritura determinada mediante a considerao das divises tnicas designadas por Deus.

Amplificao
A palavra etnia est relacionada s divises bsicas da humanidade determinadas pela cultura. A seguir esto as principais palavras utilizadas nas escrituras em relao diviso tnica da humanidade.

Antigo Testamento hebraico


UMMAH Uma coleo, ou seja, a comunidade de pessoas. traduzida por naes (Ed 4.10; Dn 3.4, 7, 29) e por pessoas (Nm 25.15; Sl 117.1).

GOY Uma massa; uma nao estrangeira, gentios. traduzida normalmente por gentios e naes ( Gn 10.5, Is 11.10; 42.1, 6; 49.22; 54.3; 60.3, 5, 11, 16; Sl 2.1, 8; 102.15; Jr 10.2; Ez 11.12, 16; 39.21; Ml 1.11; Gn 10.31, 32; Dt 9.1, 4, 5; 1 Cr 16.20; Sl 22.27-28; Is 2.2, 4; 52.15; Ml 3.12; Js 10.13, 2 Rs 6.18; Dn 11.23).


LEOM Reunir; uma comunidade. Traduzida por nao, pessoas, povos (Gn 27.29; Sl 47.3; 57.9; Gn 25.23; Sl 148.11; Is 55.4; Jr 51.58). AM Um povo (como uma unidade congregada) ou uma tribo. Traduzida por povo e nao (Gn 33.15; Pv 30.26; Ex 21.8; Dt 30.3, 1 Cr 16.24, Sl 108.3; Sl 29.11; 102.18, 22; Hc 3.13; Zc 8.22; Ml 1.4).

Novo Testamento grego


ETHNOS Uma raa (que compartilha os mesmos hbitos), ou seja, uma tribo, especialmente um estrangeiro (no-judeu). traduzida pro gentio (Mt 10.5, 18; Mc 10.42, At 4.27, Rm 9.24, 30; 2 Co 11.26; Gl 1.16; 3.8), naes (Mc 11.17, Jo 11.50-52, At 14.16, Rm 4.17, 18), povo (Rm 10.19). GENOS prole, famlia, o conjunto de muitos indivduos com a mesma natureza, tipo, espcie. traduzida por nascer (At 18.2, 24), natural de um lugar (At 4.36, 2 Co 11.26), gerao (1 Pe 2.9; At 17.28-29; Ap 22.16), semelhante (Mt 13.47, At 7.13, 19), nao (Mc 7.26) e descendncia (At 13.26; Fp 3.5) As palavras acima indicam que um grupo tnico deve ser encarado como uma comunidade de pessoas que compartilham a mesma linguagem e participam de uma mesma cultura. Essas palavras so aplicadas a Israel/Jud, s naes gentlicas e Igreja. O apstolo Paulo reconheceu que, embora Deus no faa acepo de pessoas, Ele estabeleceu certas distines tnicas. Paulo mencionou trs divises tnicas da raa humana em 1 Corntios 10.32: No vos torneis causa de tropeo...nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus.

Assim, na mente de Deus, as trs principais divises da raa humana so os judeus, os gentios e a Igreja. A Palavra de Deus deve ser apropriadamente dividida em relao a essas trs classes de pessoas.


Da criao de Ado at a torre de Babel (Gn 1.1; 11.9), a humanidade tinha apenas uma raa e falava uma mesma lngua. O evento registrado em Gnesis 11 nos d o pano de fundo para a razo da diviso da humanidade em diversas naes. A origem das naes descrita nesse captulo. Dessas naes Deus escolheu um povo para Si e para o cumprimento do Seu propsito. No Antigo testamento, existem duas grandes divises tnicas: o povo escolhido (Israel) e as naes (gentios). O Novo Testamento apresenta a terceira maior diviso tnica, que a Igreja, composta de ambos, judeus e gentios.

1. A nao escolhida a. A escolha


A Escritura revela que Israel foi o povo que Deus escolheu para cumprir Seu propsito. Deus tomou Israel como uma nao dentre todos os povos e fez uma grande nao por Seus estatutos, leis e juzos (Dt 4.6-8, 34). Na aliana com Abro, Deus disse que faria dele uma grande nao (Gn 12.2, 3). Deus tambm prometeu a Abro que faria dele o pai de muitas naes (Gn 17.1- 7).

b. A razo
Deus escolheu Israel para ser um povo especial para si mesmo acima de todos os povos sobre a terra por causa do Seu amor e da sua aliana que fez com os pais de Israel: Abrao, Isaque e Jac (Dt 7.6-9; 9.1-6). Houve uma srie de aspectos envolvidos nos propsito de Deus para esta escolha. (1) Escolhido para abenoar todas as naes (Gn 9.27, 12.2, 3; 17.4-7; 18.18; 22.16-18). (2) Escolhido para receber os orculos de Deus (Rm 3.2). (3) Escolhido para receber as bnos de Deus (Rm 9.4-5).

Dentre as bnos podemos mencionar: A adoo foram adotados como filhos de Deus entre os povos (Ex 4.22- 23). A glria da Shequinah de Deus a manifestao visvel da presena de deus em glria. As alianas abramica, mosaica, palestiniana, davdica e a nova aliana. A lei moral, civil e cerimonial. O servio de Deus o tabernculo de Moiss, o tabernculo de Davi e o templo de Salomo, com suas respectivas ordens de culto. As promessas particularmente no que diz respeito descendncia (como a areia e as estralas) e a terra. Os patriarcas Abrao, Isaque e Jac, os trs patriarcas de Israel (Ex 3.6; Gn 48.15-16). O Messias como pertencente a Israel segundo a natureza humana (Rm 1.3) O somatrio de tudo isso mostra que a escolha de Israel como uma nao foi para receberem e serem guardies da palavra escrita e os progenitores da Palavra Viva, atravs da qual todas as naes seriam abenoadas.

c. A diviso
Israel era uma nao uma nao unida desde o tempo de xodo, passando pelos reinados de Saul, Davi e Salomo, com quem a nao atingiu a sua maior glria. Aps a morte de Salomo o povo foi dividido em duas casas, dois reinos, duas naes, conhecidas como Israel e Jud (1 Rs 11, 12). Deus permitiu essa diviso a fim de cumprir Seu propsito especfico para cada nao. preciso reconhecer que, a partir dessa altura, havia duas dinastias, dois reinos e dois destinos. Essas duas naes foram levadas em dois diferentes cativeiros, para lugares diferentes, em dois momentos diferentes, de acordo com os dois diferentes reinos do mundo. Israel foi levado em

cativeiro para a Assria, e Jud para a Babilnia. Fatos que os profetas de cada nao anunciaram clara e antecipadamente. Assim, na interpretao dos profetas, a distino entre esses dois reinos para os quais foi profetizado deve ser continuamente mantida em mente. Algumas profecias foram claramente dadas a Israel e outras para Jud, e no devem ser confundidas. O Senhor, atravs do profeta Jeremias, predisse que Ele iria fazer uma nova aliana com a Casa de Israel (Jr 31.31-34; Hb 8.8-13). O profeta Ezequiel predisse que Deus faria Israel e Jud (duas varas) apenas uma nao na mo do Filho do homem (Ez 37.15-19). Farei deles uma s nao na terra, nos montes de Israel, e um s rei ser o rei de todos eles. Nunca mais sero duas naes; nunca mais para o futuro se dividiro em dois reinos (Ez 37.22). Esta unio s se pode materializar atravs da nova aliana no Senhor Jesus Cristo.

2. As naes gentlicas a. Sua condio


Na Escritura, o termo gentio utilizado para referir-se a todas as naes fora de Israel e Jud. Ele indica todos os povos que no estavam em aliana com deus, como estava em Israel. Paulo descreve adquadamente a condio dos gentios em Efsios 2.11,12: Gentios na carne pelo nascimento natural. Incircuncisos na carne no pertencentes aliana feita entre Deus e Abrao. Sem Cristo no tendo Salvador Separados da comunidade de Israel estrangeiros sem os direitos de Israel como nao. Estranhos s alianas da promessa as alianas abramica, mosaica, palestiniana e davdica. Alianas e promessas, privilgios e bnos decorrentes.

No tendo esperana sem esperar o Messias. Sem Deus no mundo tendo a revelao geral, mas no revelao especial de Deus. Separados sem nenhum relacionamento ou proximidade com Deus. Paulo, mais adiante, nas mesma epstola, resumiu a condio espiritual dos gentios como obscurecidos de entendimento, alheios vida de deus por causa da ignorncia em que vivem, pela dureza de seu corao (Ef 4.18). (Leia tambm Romanos 1.18-32).

b. A sua salvao
Escritores do Antigo testamento estavam preocupados principalmente com o povo escolhido e apenas tratavam das naes gentlicas no que dizia respeito a Israel (Dt 32.8, At 17.26). No entanto, as escrituras tambm declaram abertamente que Deus no faz acepo de pessoas (At 10.34-35). Como j se referiu, Israel foi escolhido como uma nao para futuramente abenoar todas as outras naes. As escrituras a seguir atestam esse fato: Todas as naes sero abenoadas atravs da descendncia de Abrao (Gn 22.18). Todas as famlias da terra sero abenoadas (Gn 26.4). Todas as famlias da terra adoraro ao Senhor (Sl 22.27-28). Todas as naes afluiro para a casa do Senhor (Is 2.2-3) Gentios recorrero raiz de Jess (Is 11.10). O Messias aspergir seu sangue sobre muitas naes (Is 52.15). Muitas naes se ajuntaro ao Senhor naquele dia (Zc 2.11) O nome do Senhor ser grande entre os gentios (Ml 1.11). Os gentios confiaro no seu nome (Mt 12.21)

A grande comisso envolve a pregao do Evangelho de Cristo a toda criatura, fazendo discpulos de todas as naes (Mt 28.19, Mc 16.15, Lc 24.47, At 1.8). O livro de Atos mostra Deus se virando da nao escolhida para as naes gentias, a fim de tira do meio dela um povo para Seu nome (At 9.15; 13.44-49; 14.1-2; 15.14-18; 28.23-31). As Escrituras mostram claramente que as naes gentlicas seriam abenoadas atravs do povo escolhido, por meio do descendente o Messias. Ora, tendo a escritura previsto que Deus justificaria pela f os gentios, preanunciou o evangelho a Abrao: Em ti, sero abenoados todos os povos. (Gl 3.8)

3. A Igreja A. Definio
O terceiro grupo mencionado por Paulo em 1 Corntios 10.32 a igreja de Deus. A palavra igreja uma traduo da palavra grega EKKLESIA, que composta de duas outras palavras: EK, que significa para fora de , e KALEO, que significa chamar. Assim, o termo EKKLESIA SIGNIFICA LITERALMENTE os chamados para fora. Ele usado nas escrituras para referir nao de Israel e comunidade crist dos fiis, que no cu, quer na terra.


(1) (2) (3) Israel a Igreja no deserto (At 7.38) Santos nos Cu (Hb 12.23)

Santos na terra (Ap 1.11) Nesses trs casos a palavra igreja usada em dois sentidos bsicos: universal e local. Entendemos a Igreja universal como a totalidade dos remidos de todas as pocas, tanto no cu como na terra, e a igreja local como na expresso visvel da mesma.

B. O chamado da Igreja

Deus sempre teve um povo para Si, um grupo chamado para fora. Ser um chamado para fora envolve: Ser chamado das trevas para a luz (1 Pe 2.9) Ser chamado para uma vocao (Ef 4.1) Ser chamado para uma nova esperana (Ef. 4.4) Ser chamado para uma santa vocao (2 Tm 1.9) Ser chamado para uma soberana vocao (Fp 3.14) Ser chamado para uma vocao celestial (Hb 3.2) Ser chamado para a eterna glria por Jesus Cristo (1 Pe 5.10) Ser chamado para o seu Reino e glria (1 Ts 2.12) C. A composio da Igreja A Igreja, como revelada no Novo testamento, composta de ambos, judeus e gentios. Assim como Deus chamou Israel como uma nao em meio s naes e a constituiu como sua Igreja no Antigo testamento, assim Ele chama agora as pessoas para fora de cada nao, quer sejam judeus quer gentios, para constitu-los como sua Igreja no Novo testamento. A Igreja do Novo testamento revelada como o corpo de Cristo, composta de judeus e gentios. Cristo o edificador da Sua Igreja (Mt 16.18) O Senhor acrescenta sua Igreja os salvos (At 2.47)

A Igreja o corpo de Cristo (Ef 1.22-23) Judeus e gentios so batizados em um corpo ( 1 Co 12.13) Judeus e gentios so um novo home em Cristo (Ef 2.15-16) Judeus e gentios so co-herdeiros da mesma promessa (Ef 3.6) Assim, a Igreja, sendo a terceira maior diviso tnica, um grupo constitudo por judeus e gentios, circunciso e incircunciso, nao eleita, feitos um corpo em Cristo. Divises nacionais so determinadas pelo nascimento natural, mas por meio do nascimento espiritual, todas as distines nacionais deixam de existir, pois Dessarte, no pode haver judeu nem grego, nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vs sois um em Cristo Jesus (Gl 3.28). Pois em Cristo nem a circunciso coisa alguma, nem a incircunciso, mas o ser nova criatura (Gl 6.15). D. A importncia da Igreja
Essa Igreja formada dos que procedem de toda tribo, lngua, povo e nao (Ap 5.9), e agora, constituda povo de Deus. o verdadeiro Israel de Deus, herdeira espiritual das promessas feitas a Abrao: Aqueles que esto em Cristo so uma nao santa (1 Pe 2.9) O reino foi tomado de Jud e dado a uma nao que produzisse os frutos (Mt 21.43) Os profetas falaram de uma nao que iria guardar a verdade (Is 26.2) A salvao foi oferecida para uma nao que ainda no era chamada pelo seu nome (Is 65.1; Rm 10.20-21).

Todos aqueles que so novas criaturas em Cristo constituem o Israel de Deus (Gl 6.15-16) O gentio, pela f em Cristo, trazido trazido para a comunidade de Israel (Ef 2.12) Ao crer, o gentio enxertado na oliveira de Israel (Rm 11) O Israel na carne no necessariamente o Israel no esprito (Rm 9.6-8) O verdadeiro judeu e a verdadeira circunciso do corao no esprito, e no da carne ou segundo a letra (Rm 2.28-29) Os crentes em Cristo so descendentes de Abrao e herdeiros segundo a promessa (Gl 3.16, 29) Estas escrituras atestam para o fato de que a Igreja, composta por judeus e gentios, a nao santa de Deus, o verdadeiro Israel de Deus, a semente de Abrao e os chamados para fora. Este o ministrio revelado a Paulo: judeus e gentios se tornaram um s corpo em Cristo (Ef 3.1-9). Em concluso, verifica-se que as trs principais divises tnicas mencionadas por Paulo em 1 Corntios 10.32 so comprovadas pelo testemunho das escrituras.

Aplicao
A. O primeiro passo para utilizar este princpio consiste em determinar se o versculo ou a passagem, sob a considerao est relacionado a qualquer das trs principais divises tnicas. Para facilitar, podemos fazer as seguintes questes:

1. Ser que este versculo se refere nao unida, todo o reino de Israel? 2. Ser que se relaciona s dez tribos, casa de Israel, ou reino do Norte?

3. Ser que se refere s duas tribos (mais os levitas), casa de Jud, ou ao Reino do Sul? 4. Ser que se refere s naes gentias? 5. Ser que se refere Igreja, aos escolhidos de cada nao? B. Na interpretao, preciso ter extrema cautela a fim de evitar confundir essas divises tnicas. O que dito de uma diviso no deve ser interpretado como uma referncia a outra. O mesmo se aplica a certas subdivises. Isso se torna particularmente importante na interpretao dos profetas. Alguns dos profetas ministraram distintamente casa de Israel, e outros, casa de Jud. No entanto, apesar de geralmente os profetas serem enviados para uma casa especfica, algumas vezes eles profetizaram para ambas as casas (por exemplo, Isaas e Jeremias foram enviados par5a casa de Jud. Osias foi enviado para a casa de Israel. Miquias, porm, foram enviados a ambas). Mas todos esses profetas, por vezes, profetizaram para ambas as casas. Analisando os textos de Isaas 1.1-2; Jeremias 1.3; Miquias 1.1-2; Osias 1.1-3; Jeremias31. 31-34; Isaas 8.14; Osias 1.4-7, a menos que esta distino seja mantida, os profetas podem parecer contradizeram uns aos outros. O intrprete tem que perceber que o nome Israel usado nas Escrituras para referir: a. Ao patriarca Jac (Gn 49.1-2) b. As doze tribos de Israel (Ex 19.3) c. As dez tribos da casa de Israel, que se tornaram o reino do Norte (1 Rs 12.21)

d. s duas tribos da casa de Jud, ou reino do Sul (Ed 6.21) e. Igreja, o Israel espiritual de Deus (Gl 6.16, Rm 9.6)
Israel usado como nome coletivo e, portanto, pode envolver ambas as casas. Jud, no entanto, nunca usado com um sentido coletivo para se referir s doze tribos. Alguns intrpretes tem atropeladamente interpretado profecias dadas a respeito de Israel e Jud como sendo relevantes para a Igreja. Algumas Bblias, com as suas notas nas margens, trazem muita confuso para o estudante da Bblia por, aleatoriamente, atriburem as bnos e promessas dos Profetas para a Igreja, deixando todas as maldies e juzos para a Israel e Jud. Tenha muito cuidado ao tentar ver a Igreja nos Profetas.

Outros intrpretes falham completamente por deixarem de ver a Igreja no Antigo Testamento, perdendo assim o elo vital na percepo do propsito de Deus. Existe o perigo de se exaltar a interpretao da nao escolhida e do nascimento natural acima da Igreja e do nascimento espiritual. Geralmente, a chave para encontrar a Igreja nos profetas do Antigo testamento encontrada nas profecias concernentes vinda dos gentios para as bnos Messinicas atravs da Nova Aliana em Cristo. O termo gentio tem duplo significado no Antigo Testamento: 1. usado como um termo coletivo, referindo-se s naes pags que rodeavam Israel (Jr 46.1) 2. usado para designar aqueles de todas as naes, que viriam a Cristo (Rm 15.8-12). C. Este princpio deve ser utilizado em conexo com o princpio da aliana.

Demonstrao A. A nao escolhida Eis que vm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliana com a casa de Israel e com a casa de Jud... (Jr 31.31-34)

Nessa passagem Deus fala de uma nova aliana com a diviso tnica da raa humana conhecida como Israel/Jud. O profeta fala no momento em que Deus tirou a nao de Israel para fora do Egito e a trouxe para o monte Sinai, onde ele fez uma aliana com ela. Esta foi a aliana mosaica, referida especialmente na Escritura como antiga aliana (Hb 8.8-13) Jeremias lembra que eles quebraram a aliana e se divorciaram de Jeov, o seu marido (Jr 3.6-8; Is 50.1). O objetivo desta nova aliana permitir a Israel voltar a ter uma relao com Deus. A nova aliana era para ser feita com Israel/Jud, e no com os gentios ou a Igreja. No entanto, quando Jesus cumpriu esta profecia e estabeleceu a nova aliana (Mt 26.26-29) com seus discpulos, que eram da casa de Jud, Ele falou do Seu sacrifcio no Calvrio, que no devido tempo envolveria a Igreja, composta de Judeus e gentios. Ambos, judeus e gentios entrariam em comunho com Deus atravs da f em Cristo, tendo por base a nova aliana. Esta nova aliana foi feita com Israel?Jud, mas tambm envolveu a Igreja. Assim, a nossa interpretao de Jeremias 31.31 inclui estes pontos principais: 1. Deus em Cristo foi quem fez esta nova aliana. 2. Cristo fez esta aliana na sua primeira vinda, atravs da obra da cruz. 3. Esta aliana era para ser um novo pacto entre Deus e o homem.

4. A aliana era para ser feita com o povo escolhido. 5. A aliana finalmente incluiria aqueles de fora de cada nao que creriam no sangue do Cordeiro e aceitariam os termos da nova aliana. B. As naes gentlicas Eis aqui o meu servo, que escolhi o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Esprito, e ele anunciar o juzo aos gentios...E, no seu nome, esperaro os gentios. (Mt 12.17-21)
Esta passagem uma citao de Isaas 42.1-4 e esta relacionada ao ministrio do Messias aos gentios. Esta profecia diz respeito diviso tnica, e no ao povo escolhido. Os gentios no estavam em comunho com Deus, estavam fora da comunidade de Israel e, portanto, no tinham direito as bnos de Deus. O profeta refere-se a um momento em que os gentios entrariam na bno e confiana no nome do Messias. Existem dois principais fluxos de profecias no Antigo Testamento referente aos gentios: profecias de julgamento (Is 15- 21; Jr 46-51; Ez 25-320 e profecia de bnos (Is 11.10; 42.1-4, 6; 49.6; 52.15; 55.5; 60.1-5; Zc 2.11; Ml 1.11). As profecias de bno s poderiam ser cumpridas em Cristo. Fora dEle, os gentios s poderiam receber juzo. Assim, essa passagem em Mateus a confirmao de Cristo de que atravs dele, os gentios seriam abenoados.

C. A Igreja ... sobre esta pedra edificarei a minha igreja. (Mateus 16.18)
O tema desse versculo envolve a igreja. A palavra igreja significa os chamados para fora. Ao usar esse termo Jesus no estava referindo-se diviso tnica da nao escolhida nem aos gentios. Em vez disso, Ele se referia aos que seriam chamados para fora de todos os povos, lnguas e

naes. Estes, os resgatados atravs da f no Seu sangue, foram constitudos a terceira diviso tnica, a Igreja do Novo testamento. Em Mateus e Atos, os redimidos so chamados corporativamente de Igreja (Mt 18.17; At 2.47), Nas epistolas, a evoluo desse pensamento que a Igreja o corpo de Cristo (Cl 1.18; Ef 1.22-23). Paulo afirma que por um esprito somos batizados em um corpo, que judeus ou gentios... (1 Co 12.13), e que em Cristo no existe nem judeu nem grego... (Gl 3.28) Por isso, esta Igreja de que Cristo falava era para ser composta dos remidos de todas as naes, mas estas dinsties nacionais deveriam cessar na Igreja, o corpo de Cristo, o novo homem (Ef 2.14-16)


8. O PRINCPIO DAS DISPENSAES

Definio
De acordo com o Dicionrio Webster, a definio de dispensao inclui um sistema administrativo ou de gesto. Na Teologia, significa a ordenao dos eventos sob autoridade divina, o tratamento de Deus para com Suas criaturas. Nas Escrituras, o termo grego OIKONOMIA traduzido como despenseiro em 1 Corntios 9.17, como administrao em Lucas 16.2, mas em Efsios 1.10; 3.2 e em Colossenses 1.25 traduzido como dispensao. Tem havido muitos mal-entendidos sobre a utilizao da pala dispensao. A confuso tem se centrado na sua aplicao ao tempo e s eras bblicas. Algumas escolas tm colocado as vrias dispensaes como sendo perodos de tempos limitados. Esta limitao, porm, perde a nfase do significado da palavra, uma vez que o termo dispensao envolve relaes administrativas de Deus com o homem, mas no contm qualquer aluso direta ao tempo. Para manter equilbrio na interpretao, precisamos ter esta distino em mente. Portanto, neste captulo no usaremos a palavra dispensao para nos referi a uma era ou tempo, mas sim a toda administrao de Deus no processo de se revelar ao homem.

Classificao
O plano de Deus um, mas atravs dos sculos, sua maneira de tratar com o homem no que diz respeito ao seu pecado tem variado. Essas vrias

dispensaes, ou regimes, no podem ser separadas as alianas divinas. Elas, na realidade, encontraram a sua prpria base nas alianas. Cada uma destas alianas foi um acordo especial entre Deus e o homem, tendo cada uma delas a sua prpria nfase. Portanto, a palavra dispensao, tal como aqui utilizada, refere-se s relaes de Deus com o home no mbito das respectivas alianas. Cada dispensao ser agora colocada ma sua adequada posio em relao s alianas:

A dispensao da Inocncia A dispensao da Conscincia A dispensao do Governo Humano A dispensao da promessa A dispensao da lei A dispensao da Graa A dispensao do Reino As sete dispensaes

A aliana ednica A aliana admica A aliana noaica A aliana abramica A aliana mosaica A nova aliana A aliana eterna

Dispensao refere-se maneira de Deus lidar com Seu povo em certo perodo. Por exemplo, na dispensao da Inocncia, Deus lidava com o homem de uma maneira, enquanto na dispensao d Conscincia relacionava-se com ele de outra maneira. Do mesmo modo, Deus lida com as pessoas de diferentes maneiras nas eras do governo humano, da promessa, da lei, da graa e do reino. Existem sete dispensaes na Bblia: da Inocncia, da Conscincia, do Governo Humano, da promessa, da Lei, da Graa e do Reino.

1. A dispensao da Inocncia Responsabilidade: no comer


E criou Deus o homem sua imagem; imagem de Deus o criou; macho e fmea os criou. E Deus os abenoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do

mar, e sobre as aves dos cus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gn 1.27-28) Mas da rvore da cincia do bem e do mal, dela no comers; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrers. (Gn 2.17)

Fracasso: comeram
E, vendo a mulher que aquela rvore era boa para se comer, e agradvel aos olhos, e rvore desejvel para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu tambm a seu marido, e ele comeu com ela. (Gn 3.6)

Juzo: maldio e morte


E mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceio; com dor ters filhos; e o teu desejo ser para o teu marido, e ele te dominar. E a Ado disse: Porquanto deste ouvidos voz de tua mulher e comeste da rvore de que te ordenei, dizendo: No comers dela, maldita a terra por causa de ti; com dor comers dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos tambm te produzir; e comers a erva do campo. (Gn 3.16-18)

2. A dispensao da Conscincia Responsabilidade: obedecer, sacrifcios, derramando sangue


E fez o SENHOR Deus a Ado e a sua mulher tnicas de peles e os vestiu. Ento, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem como um de ns, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que no estenda a sua mo, e tome tambm da rvore da vida, e coma, e viva eternamente... (Gn 3.21-22) E Abel tambm trouxe dos primognitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. (Gn 4.4)

Fracasso: corrupo
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. (Gn 6.12)

Juzo: Dilvio universal


E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem at ao animal, at ao rptil e at ave dos cus; porque me arrependo de os haver feito. (Gn 6.7) Ento, disse Deus a No: O fim de toda carne vindo perante a minha face; porque a terra est cheia de violncia; e eis que os desfarei com a terra. (Gn 6.13)

3. A dispensao do Governo humano Responsabilidade: povoar e espalhar-se por toda a terra


Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue ser derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Mas vs, frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela. (Gn 9.6-7)

Fracasso: desobedeceram
E disseram: Eia, edifiquemos ns uma cidade e uma torre cujo cume toque nos cus e faamo-nos um nome, para que no sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. (Gn 11.4)

Juzo: confuso de lnguas


Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a lngua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra. (Gn 11.9)

4. A dispensao da Promessa Responsabilidade: permanecer em Cana


Ora, o SENHOR disse a Abro: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nao, e abenoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu sers uma bno. E abenoarei os que te abenoarem e amaldioarei os que te amaldioarem; e em ti sero benditas todas as famlias da terra. (Gn 12.1-3) E apareceu o SENHOR a Abro e disse: tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. (Gn 12.7)

Fracasso: moraram no Egito


E havia fome naquela terra; e desceu Abro ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. (Gn 12.10)

E tomaram o seu gado e a sua fazenda que tinham adquirido na terra de Cana e vieram ao Egito, Jac e toda a sua semente com ele. (Gn 46.6)

Juzo: escravido
Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que no conhecera a Jos, o qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel muito e mais poderoso do que ns. Eia, usemos sabiamente para com ele, para que no se multiplique, e acontea que, vindo guerra, ele tambm se ajunte com os nossos inimigos, e peleje contra ns, e suba da terra. E os egpcios puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. E edificaram a Fara cidades de tesouros, Pitom e Ramesss. Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egpcios faziam servir os filhos de Israel com dureza; assim, lhes fizeram amargar a vida com dura servido, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo, com todo o seu servio, em que os serviam com dureza. (Ex 1. 8- 14)

5. A dispensao da Lei Responsabilidade: guardar a lei


Ento, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos. E relatou Moiss ao SENHOR as palavras do povo. (Ex 19.8)

Fracasso: violaram a lei, rejeitaram a Cristo


O governador, porm, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado! (Mt 27.23)

Juzo: disperso mundial


E ser que, assim como o SENHOR se deleitava em vs, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitar em destruir-vos e consumir- vos; e desarraigados sereis da terra, a qual passas a possuir. E o SENHOR vos espalhar entre todos os povos, desde uma extremidade da terra at outra extremidade da terra; e ali servirs a outros deuses que no conheceste, nem tu nem teus pais; servirs madeira e pedra. E nem ainda entre as mesmas naes descansars, nem a planta de teu p ter repouso; porquanto o SENHOR ali te dar corao tremente, e desfalecimento dos olhos, e desmaio da alma. E a tua vida como suspensa estar diante de ti; e estremecers de noite e de dia e no crers na tua prpria vida.(Dt 28.63-66) E cairo a fio de espada e para todas as naes sero levados cativos; e Jerusalm ser pisada pelos gentios, at que os tempos dos gentios se completem. (Lc 21.24)

6. A dispensao da Graa Responsabilidade: receber Cristo pela f; andar no esprito

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crem no seu nome. (Jo 1.12) Quem cr nele no condenado; mas quem no cr j est condenado, porquanto no cr no nome do unignito Filho de Deus. (JO 3.18) Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isso no vem de vs; dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie. (Ef 2.8-9)

Fracasso: rejeio de Cristo


E no quereis vir a mim para terdes vida. (Jo 5.40) Sabe, porm, isto: que nos ltimos dias sobreviro tempos trabalhosos; porque haver homens amantes de si mesmos, avarentos, presunosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mes, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliveis, caluniadores, incontinentes, cruis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparncia de piedade, mas negando a eficcia dela. Destes afasta-te. Porque deste nmero so os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres nscias carregadas de pecados, levadas de vrias concupiscncias, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. (2 Tm 3.1-7)

Juzo: a grande tribulao


Porque haver, ento, grande aflio, como nunca houve desde o princpio do mundo at agora, nem tampouco haver jamais. (Mt 24.21) Porque vindo o grande Dia da sua ira; e quem poder subsistir? (Ap 6.17)

7. A dispensao do Reino ou Milnio Responsabilidade: obedecer e adorar a Cristo

E deleitar-se- no temor do SENHOR e no julgar segundo a vista dos seus olhos, nem repreender segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgar com justia os pobres, e repreender com eqidade os mansos da terra, e ferir a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lbios matar o mpio. E a justia ser o cinto dos seus lombos, e a verdade, o cinto dos seus rins. (Is 11.3-5) E acontecer que todos os que restarem de todas as naes que vieram contra Jerusalm subiro de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exrcitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas. E acontecer que, se alguma das famlias da terra no subir a Jerusalm, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exrcitos, no vir sobre ela a chuva. (Zc 14.16-17)

Fracasso: rebelio final


E, acabando-se os mil anos, Satans ser solto da sua priso, e sair a enganar as naes que esto sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo nmero como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do cu e os devorou. (Ap 20.7-9)

Juzo: o grande trono branco, inferno


E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presena fugiu a terra e o cu, e no se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lanados no lago de fogo. Esta a segunda morte. E aquele que no foi achado escrito no livro da vida foi lanado no lago de fogo. (Ap 20.11-15)

As sete podem ser quatro Como vimos, existem sete dispensaes na Bblia: : da Inocncia, da
Conscincia, do Governo Humano, da promessa, da Lei, da Graa e do Reino.

Isto est correto, mas, de acordo com a Bblia, podemos dizer que, antes do Milnio, h somente trs eras, a de Ado, a de Moiss e a de Cristo. Aps a era da Graa, vir o reino ou o Milnio. O pecado veio por meio de Ado, a lei veio por intermdio de Moiss e a graa por meio de Cristo. So trs homens e TRE eras. Joo diz: Porque a lei foi dada por intermdio de Moiss; a graa e a realidade vieram por meio de Jesus Cristo. A lei relaciona-se com Moiss; a graa refere-se a Jesus cristo. Duas eras esto implcitas aqui: a da Lei e a da graa. Quando Moiss foi levantado, houve o incio da era da Lei; quando Cristo veio, houve o incio da era da Graa. Romanos 5 menciona Ado e Moiss (v 14). O pecado refere-se a Ado e a Lei refere-se a Moiss. Temos, portanto, trs pessoas: Ado, Moiss e Cristo, e trs coisas: pecado, lei e graa. Ado relaciona-se ao pecado, Moiss, lei, e Cristo, graa. Isso indica que, desde Ado at a segunda vinda de Cristo, h trs eras: a do Pecado, a da Lei e a da Graa. Quando Jesus voltar, comear a quarta era, que ser do Reino ou do Milnio. Essas quatros eras so os tempos. Antes que a primeira delas comeasse, no havia tempo, e sim a eternidade passada; e depois delas no existir mais tempo, mas haver a eternidade futura. Ente as duas eternidades, passada e a futura, h quatro tempos. O tempo de Ado foi do pecado, o de Moiss foi o da Lei, o tempo de Cristo da graa e o do Milnio ser do Reino. Quando esses quatros tempos forem cumpridos, vir a plenitude dos tempos, a completao das eras. As eras de Ado e de Moiss j foram completadas, a da graa est em andamento e a do Milnio ainda no comeou. Aps o trmino da quarta era, haver uma dispensao chamada por Paulo de a plenitude dos tempos.

S-ar putea să vă placă și