Sunteți pe pagina 1din 15

A C E NSU R A N O P E R O D O C O L O N I A L 1

MENDES, Jairo Faria (Doutor em Comunicao Social)/ UFSJ-MG2 RABELO, Ernane (Doutor em Cincia da Informao)/UFV-MG3

R esumo: A censura vai ser um fator que vai inibir o surgimento e o desenvolvimento da imprensa no perodo colonial. Mesmo em Portugal a imprensa sofre forte represso, e isto inibe bastante o surgimento de jornal. No entanto, interessante notar que os livros (mesmo os proibidos) circulavam bastante. A censura, em alguns casos, fazia com que os livros proibidos ficassem mais valorizados. Portugal foi o pas Europeu em que a inquisio e a censura estiveram mais presentes. Por isso, essencial estudar como os aparelhos censrios funcionavam no perodo colonial para entender porque a imprensa foi to tardia no Brasil. Palav ras-c hav e : C e n su ra , histria da impr e n sa e impr e n sa colonial .

1. A C e nsura

Como descreve Marques de Melo (2003), a imprensa sofreu forte censura, a partir do sculo XVI, principalmente nos pases catlicos. Em Portugal, o controle foi maior ainda, nada podia ser impresso sem a autorizao dos rgos censrios. Isso foi inibidor do jornalismo lusitano, e, conseqentemente, dos peridicos brasileiros e mineiros. Quando da vinda da famlia real para o Brasil, em 1807, os jornais (em Portugal)praticamenteinexistiam(MARQUESDEMELO,2003,p.141).
1

Trabalho apresentado no GT de Histria da Mdia Impressa, integrante do VIII Encontro Nacional de Histria da Mdia, 2011. 2 Professor de Jornalismo da Universidade Federal de So Joo del Rei (UFSJ). Doutor em Comunicao pela UMESP, e Mestre em Comunicao e Cultural pela UFRJ. E-mail: jairo@ufsj.edu.br. 3 Professor de Jornalismo da Universidade Federal de Viosa (UFV). Doutor em Cincia da Comunicao pela UFMG, e Mestre em Comunicao Social pela UMESP. E-mail: ernanerabelo@ufv.br.

Essa uma questo muito importante. Sem dvida foi um dos principais inibidores ao surgimento e ao desenvolvimento da imprensa brasileira e mineira. Mas no era uma exclusividade das colnias, tambm em Portugal a imprensa apenas engatinhava, por causa das restries impostas pela censura e por questes estruturais da sociedade lusitana, como o grande analfabetismo. Aliado a isso, contribua para inibir o nascimento da imprensa a poltica portuguesa de deixar as colnias apenas como produtoras de bens primrios. Para manter um pacto Colnia, ou seja, criar uma interdependncia entre Metrpole e Colnia, cabia a Portugal a produo de manufaturas e ao Brasil, de produtos agrcolas ou minerais. A Coroa pretendia com este pacto, de acordo com Novais (1995), dificultar a independncia do Brasil. Por isso, as manufaturas foram desestimuladas nas colnias, e, em alguns momentos, explicitamente proibidas. Como a imprensa tambm uma forma de indstria, ela acabou sofrendo esta restrio. Essas duas questes so fundamentais para entender o atraso do surgimento da imprensa mineira. A poltica de restrio das manufaturas, e a forte censura portuguesa foram inibidores da imprensa. Nas Minas, em razo do controle da minerao do ouro e do diamante, a presena do Estado portugus e de seus mecanismos de represso foi maior que em qualquer outro local do Brasil. Para entender melhor como isso inibiu a imprensa mineira, essencial conhecer como foi a censura portuguesa. Ela sempre foi muito rigorosa, considerando quase tudo como subversivo. No entanto, no foi capaz de inibir a circulao de livros. As obras proibidas circulavam na Metrpole e na Colnia.

Isso tambm foi um fator inibidor do surgimento da imprensa na Colnia. Como as obras circulavam com facilidade, mesmo as proibidas, no era to necessria a existncia dos prelos. Com relao aos jornais, a censura foi bem mais eficiente, e fez com que surgissem poucas publicaes. S nos momentos em que Portugal esteve em conflito com outras naes e aps a Revoluo do Porto, em 1820, os peridicos ganharam impulso. No final do sculo XVI comearam a circular, em Portugal, as r e la es de novas

ge rai s ou not c ias avul sas. Eram folhas, que saam esporadicamente, para comentar
alguns acontecimentos. Estavam longe de serem jornais, mas tiveram grande importncia. (...) representavam uma inovao. Eram um meio decomunicaomais rpido e penetrante que o livro (COSTELA, 1970, p. 7). De forma clandestina, as relaes foram muito importantes na luta contra a dominao espanhola. Com a restaurao do reino de Portugal, em 1640, essas folhas tiveram permisso de circular. Aproveitando o momento de afrouxamento do controle contra as relaes, em novembro de 1641 surgiu o primeiro jornal do Pas, a Gaze t a . No entanto, as coisas mudariam rapidamente, j em 19 de agosto de 1642 foi proibida a publicao de gazetas com a justificativa da pouca verdade de muitas e do mau estilo de todas elas4(apudCOSTELA,1970,p.9). No entanto, a Gaze t a sobreviveu at 1647. Como conta Costela (1970), aps o fechamento da Gaze t a , circularam apenas folhas volantes, trazendo principalmente informao sobre as lutas entre Portugal e Espanha. Em 1663, foi criado o mensrio M e r crio Por tugus, que teve 50 edies, deixando de circular em 1667.

Apesardousodopluraltodaselas,deacordocomRizzini(1968)eCostela(1970)scirculavaum jornal em Portugal.

Depois disso, Portugal ficou 37 anos sem peridicos. Somente em 1704 surgiu uma publicao com o nome de Gaze t a, da qual, segundo Costela (1970), conhecem-se apenas duas edies. Em 1715, foi fundada a Gaze t a de Li sboa que circulou at 8 de julho de 1762, quando o Marqus de Pombal suspendeu a publicao do peridico. No havia liberdade de expresso em Portugal e os poucos jornais que surgiam eram reprimidos, como conta Tengarrinha (1989):

A apertada vigilncia e a severa punio sobre todo aquele que, por palavra escrita, ou at mesmo palavra falada em surdina, mostrasse desamor pelo governo, levava que os redatores tolhessem a prpria mo e, mesmo, a que peridicos fossem suprimidos: so os casos do Lisboa, cujo redator, Correia Garo, acabou por morrer mais tarde nas prises pombalinas; e a Gaze t a Li t e rria , por apresentar no ltimo nmero algumas aluses desfavorveis poltica do ministro de D. Jos. (TENGARRINHA, 1989, p. 47-48).

Os jornais s ganharam impulso com a invaso francesa, em 1808. S em 1809 foram criadas 22 publicaes em Portugal. O processo foi semelhante ao ocorrido durante a dominao espanhola, em que as r e la es foram utilizadas na luta emancipatria. Os franceses, bem antes dos portugueses, j utilizavam de peridicos para tentar ganharasimpatiadapopulaolusa.Porisso,comodizCostela(1970,p.24),amelhor maneiradecombaterospapisfrancesesseriaimprimirpapisportugueses. Para entender essa questo preciso conhecer como era feita a censura em Portugal e na Colnia. Existiram quatro modelos diferentes de censura at a Revoluo do Porto (1820): 1) At 1768 o controle era feito por trs tribunais (o Ordinrio, a Inquisio e o Desembargo do Pao); 2) De 1768 1787, a responsabilidade era da

Real Mesa Censria; 3) De 1787 a 1794 houve a criao da Real Mesa da Comisso Geral; 4) De 1794 1820 retornou-se ao sistema de trplice censura. Eram modelos de censura com normas rgidas, mas com pouca eficincia no controle da circulao de livros. Era grande a distncia entre o que era definido pelos rgos censrios e o que ocorria na prtica, com relao aos livros. De vrias formas se burlava o controle, e os escritos proibidos circulavam em bom nmero em Portugal e no Brasil. Quando o Santo Ofcio foi introduzido em Portugal, no sculo XVI, todas as obras passaram a precisar da autorizao da inquisio. Isso era um grande limitador da imprensa e do desenvolvimento intelectual do povo portugus. Como diz Valadares (2004,p.86):oSantoOfciocerceavaolivrepensareafastavaPortugal,cadavezmais, do bloco das naes polidas da Europa. Criou-se uma mentalidade delatora, controlada e movidapelomedo. A censura tambm era forte em outros pases, mas em Portugal a situao era pior, de acordo com Zilberman (2005), por causa da proximidade entre Igreja e o governo, que facilitava a ao do Santo Ofcio. (...) inquisitores e reis pertenciam mesma famlia, o cardeal censor era irmo de Joo III (1500-1557), tio de Sebastio (1544-1578) e, aps a morte deste, tornou-seeleprpriorei(ZILBERMAN,2005,p. 68). Villalta (2002) diz que a censura em Portugal de livros que fossem irnicos com clrigos e reis era mais severa que na Espanha; e que as tradues de textos bblicos eram mais combatidas que em Roma. De acordo com Costela (1970), o documento mais antigo a respeito da censura lusa o Alvar de 22 de fevereiro de 1537, que concedia ao deficiente visual Baltazar Dias o direito de imprimir obras, mas comressalvas,comoadenoseimprimamsem antesservistaseexaminadas(apudCOSTELA,1970,p.2).

O Santo Ofcio chega a Portugal em 1536, e, j em 1539, havia censurado obras como o Insino Chri st o5, impresso por Lus Rodrigues, e a Car t ilha , de Joo de Barros. Como conta Costela (1970), em 1547, foi divulgada pela Inquisio a primeira lista de livros proibidos. Na primeira fase da censura lusa, que durou de 1537 at 1768, o maior poder de censurar cabia a Igreja. Ela tinha dois dos trs tribunais censores: o Ordinrio (em que as dioceses se manifestavam sobre os impressos produzidos em sua regio de atuao) e o da Inquisio (com o Santo Ofcio). Para atuar na defesa dos interesses reais s havia o Tribunal do Desembargo do Pao. Por isso, nessa fase, as questes religiosas eram prioritrias com relao s polticas. Havia uma grande preocupao em combater o protestantismo. Quase tudo era censurado. O clssico O s Lusadas, de Cames, por exemplo, foi proibido, em 1584, com a acusao de enaltecer deuses pagos da ndia. Em 1606, foi a vez do D . Quixot e cair na censura portuguesa; e, em 1624, o livro foi liberado, mas sofreu vrias alteraes. Na Universidade de Coimbra, como conta Valadares (2004), praticamente a nica leitura permitida era as chamadas sebent as, anotaes manuscritas feitas por um dos alunos, daquilo que o professor havia ensinado, e depois repassadas para os demais estudantes. No reinado de D. Jose I, tendo como primeiro ministro Marques de Pombal, a Lei de 5 de abril de 1768 ps fim a trplice censura e criou a Real Mesa Censria. A funo dessa censura centralizada era evitar a circulao das obras jesutas e fortalecer o poder da Coroa. Pombal foi um perseguidor dos jesutas, os quais acusava de terem sido responsveis pelo atraso intelectual e cientfico de Portugal.

Manteve-se a grafia original.

(...) nos documentos da censura a partir da criao da Real Mesa Censria, os jesutas so responsabilizados pela barbaridade e ignorncia,pelofanatismoesupertiodequefoivtimaPortugalpor sculos, motivo de reprovao das naes civilizadas (VILLALTA, 2002 , p. 56).

O controle no foi mais brando nessa fase, apesar de Pombal fazer a assimilao seletiva das idias da ilustrao, ou seja, apenas aquilo que no fosse de encontro ao absolutismo portugus. Foram censuradas quase todas as obras jesuticas6, a maioria dos textos da ilustrao (mesmo os que escreveram suas obras antes do sculo XVIII) e livros aristotlicos. Houve uma secularizao da censura, mas o rigor continuou muito grande. (...) a Real Mesa Censria passou a fiscalizar e a reprimir, tal como a Inquisio, fundamentando-seideologicamente(VALADARES,2004,p.94). Como conta Tengarrinha (1989) a Real Mesa Censria aumentou a censura e istoinibiuosurgimentodeperidicos. Desde a, at a morte de D. Jos, em 1777, no sepublicouqualquerjornalemPortugal(TENGARRINHA,1989,p.48). O prprio Marqus de Pombal participava do processo censrio. Nenhuma obra poderia ser impressa ou ser adotada na Universidade de Coimbra sem sua autorizao. A partir de 1777, com a subida ao poder de D. Maria I, retornou a relao estreita entre Estado e Igreja, que iria significar uma participao maior do Santo Ofcio na censura. Isso causou um endurecimento da vigilncia aos escritos proibidos. Na Universidade de Coimbra, em 1786, at mesmo as sebentas foram proibidas7.

Principalmente,houveumataqueascorrentesmilenaristas,comoopadreViera,umdosmaiores propagadores de profecias, segundo as quais, um rei Encoberto instalaria um Quinto Imprio, temporal e espiritual, com sedeemLisboa(VILLALTA,2002,p.54) 7 Oeditalde1876dizia:Eparaumavezprtermoaoprogressodeumtointolervelabuso,mando: que de agora e para sempre se desterre e proscreva desta Universidade o pernicioso costume de escrever nas aulas, e que os mestres mais no consintam que os seus discpulos debaixo de qualquer pretexto que sejaocontinuemapraticar(apudVALADARES,2004,p.97)

D. Maria I, insatisfeita com a inoperncia da Real Mesa Censria, em 1787, substituiu-a pela Real Mesa da Comisso Geral. O decreto de criao do novo rgo censrio determinava que o presidente do tribunal tinha que ser um clrigo. Como descreve Valadares (2004), as notcias das vitrias dos revolucionrios franceses chegavam atravs dos jornais e de livros. A Gaze t a de Li sboa e o Jornal

Encyc lopdi co, apesar de serem controlados pela censura, noticiavam a Revoluo
Francesa,esemostravamapoiaromovimento.Apsareuniode1789,elogiarama igualdade com outras ordens obtidas pelo Terceiro Estado. Fizeram apologia da Constituio e defesa dos direitos humanos (VALADARES, 2004, p. 97). Isso certamente desagradou a Coroa, e, por isso, as notcias sobre a Revoluo Francesa sumiram por um bom tempo da imprensa de Portugal. Em 1791, foi reconhecida novamente a autoridade do Santo Ofcio no processo censrio. Com o sucesso da Revoluo Francesa, o medo de que suas idias chegassem a Portugal, fez com que a Coroa restabelecesse a trplice censura, em 17 de dezembro de 1894. No entanto, o Desembargo do Pao tinha um papel central, fazendo com que o rgo censor desse mais ateno para as questes de carter poltico. Como diz Villalta (2002)nota-se um grau de mincia maior e, sobretudo, uma preocupao mais ntida contraosestragosdaIlustrao(VILLALTA,2002,p.62). Mas apesar de todas medidas censrias, os livros proibidos circulavam em Portugal e no Brasil:

Interditar os descaminhos do livro foi sempre uma preocupao, mais intensa em alguns momentos e menos em outros. O problema que contra esse propsito pesaram alguns limites. Primeiro, o contraste entre o dinamismo editorial e mercantil dos profissionais do livro e a lentido da mquina burocrtica (VILLALTA, 2002, p. 65)

Alm disso, algumas pessoas conseguiam autorizao para possurem livros proibidos. Eram pessoas ricas, ou com nvel cultural elevado. Ento a posse de livros, principalmente os proibidos, tornava-se um privilgio. Isso tambm facilitava a circulao dos livros censurados, que acabavam chegando a mo de quem no estava autorizado a l-los. Como explica Villalta (2002), a censura fazia distinoentregenteignorantee osnotriospelonvelcultural.Aoschamadosignorantesacensuraagiacomrigor, acreditando que seriam mais influenciados pelas idias consideradas perniciosas. Mas aos letrados se facilitava o acesso aos livros, como se estes estivessem preparados para realizar uma autocensura. As permisses, geralmente, eram restritas aos textos ligados profisso do requerente. Ou seja, os advogados podiam ler livros jurdicos proibidos; os telogos, obras religiosas defesas. Mas todos eles eram orientados a colocar os livros proibidos emestantefechadacomchaveerededearame,desortenoseremvistos,nemlidos porpessoasnoautorizadas(VILLALTA,2002,p.88). O Index que definia as obras proibidas muitas vezes tambm tinha um efeito contrrio do desejado pela censura:

(...) as interdies governamentais produziam um efeito diverso daquele que almejavam, pois acabavam por estimular os leitores a procurarem os livros proibidos, no escapando este fato conscincia dos censores portugueses: em 1776, a Real Mesa Censria interditou as M emrias Tur c as, mas no se arriscou a faz-lo por edital (VILLALTA, 2002, p. 66).

No Brasil, a censura tambm era burlada. A s Const i tui es Pri me iras do

Bi spado da Bahia (1707), que regiam todos os bispados da Colnia, proibiam a leitura
dos livros defesos pelo Santo Ofcio, e determinavam que na alfndega nenhuma obra poderia ser entregue a seu dono sem a autorizao do vigrio-geral. Quem no cumprisse isso seria excomungado e pagaria uma multa de 100 cruzados. No entanto, comodizVillalta(2002,p.76):nohindicaes,contudoqueevidenciemaaplicao detaisdeterminaes. O sistema de censura foi ineficiente. Villalta (2002) diz:

A vigilncia nas alfndegas, alm de incoerente, era bastante vulnervel. Os livros proibidos continuaram entrando em Portugal, sendo a documentao inquisitorial, os registros policiais e os testemunhos de estrangeiros da poca eloqentes a esse respeito. O mesmo se dava na Amrica, onde os autos das devassas das Inconfidncias de Minas, Rio e Bahia, do segundo quartel do sculo XVIII, bem como os documentos enviados ao Santo Ofcio, atestam a presena de livros proibidos, certamente resultante em grande parte do contrabando. (VILALLTA, 2002, p. 80)

Essa facilidade de circulao das obras, mesmo as proibidas, no Brasil tambm desestimulador ao surgimento da imprensa, principalmente de uma imprensa de carter rebelde. J que as obras chegavam Colnia com relativa facilidade no havia razo para que se buscasse imprimi-las aqui. Valadares (2004) tambm confirma essa idia de que apesar da censura os livros proibidos circulavam em Portugal e no Brasil.

(...) constatei que nada disso impediu que essas obras circulassem, na corte, nas provncias e nos domnios ultramarinos. Observei, tambm, que se verificava uma permanente burla vigilncia, permitindo a comercializao, a posse e a divulgao, por meio de um contrabando que abrangia todo o tipo de produtos, incluindo a literatura e o saber (VALADARES, 2004, p. 106)

TambmCostela(1970,p.24)dizquearepressorevelava -se, seno intil, ao menos impotente. O interesse pelas publicaes proibidas aumentava sempre mais e sua influncia se tornava cada vez maior. Frieiro (1981) tambm confi rma isso, dizendo que as obras proibidas eram muito lidas. As normas da censura eram visivelmente descumpridas de acordos com vrios autores. Um dos melhores exemplos de como os livros circularam na Colnia, apesar da censura, foram as bibliotecas dos inconfidentes. De acordo com Maxwell (1978), a do Cnego Vieira tinha mais de 600 volumes, com muitas obras proibidas. Tanto que o historiador Eduardo Frieiro escreveu o livro O diabo8 na livraria do Cnego, descrevendo esta grandiosa biblioteca para a poca. Na livraria do Cnego da S de Marianahaviatambmlivrosemquemoravamencantadores,ealgunsnadacatlicos, queprecisavamdeguabenta(FRIEIRO,1981,p.23).ParaCostela(1970,p.19),as devassas da Inconfidncia Mineira demonstraram que os conjurados possuam bibliotecasbemfornidas,ondenofaltavamlivrosdefesos.Maxwell(1978)tambm comenta sobre o grande nmero de livros franceses encontrados na biblioteca dos inconfidentes, o que deixou Portugal bastante preocupado, em razo da Revoluo Francesa. Como explica Maxwell (1978), as principais bibliotecas dos inconfidentes foram as de Tomaz Antnio Gonzaga, Cludio Manoel e do Cnego Luiz Vieira:

Eram homens bem informados e tinham boas bibliotecas. Mais rapidamente recebiam livros e informaes do que chegavam s autoridades coloniais os despachos oficiais de Lisboa. A biblioteca do
8

Apalavradiabo,nottulodolivro,refere-se a presena de muitos livros proibidos na biblioteca do Cnego.

Cnego Vieira contava com a Histoire de lAmerique, de Robertson, a Encyclopdie e as obras de Bielfeld, Voltaire e Condillac. Cludio Manoel da Costa era tido por tradutor da Riqueza das Naes, de Adam Smith (...) Gonzaga se interessava por jurisprudncia (...) (MAXWELL, 1978, p. 147).

Com a vinda da Famlia Real para o Brasil, e a instalao da Impr ensa Rgia , no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1808, no demorou a serem criadas formas de controle do que era impresso. J em 24 de junho de 1808 (pouco mais de um ms) um Avisodeterminavaqueadireoteroencargodeexaminarospapiselivrosquese mandarem imprimir, e de vigiar que nada se imprima contra a religio, governo e bons costumes(apudCOSTELA,1970,p.20).Em27desetembrode1808foramnomeados quatro censores rgios. Costela (1970) d alguns exemplos da atuao da censura, nesse perodo, no Brasil:

Em 4 de setembro de 1811, D. Joo determinou ao Conde de Arcos que providenciasse a apreenso, na Bahia, de uma tipografia despachada da Inglaterra. Ainda em 9 de outubro desse ano proibiu o Prncipe Regente a circulao de dois livros e, em 2 de maro de 1821, o ingresso do Corr e io Brazili ense (COSTELA, 1970, p. 22).

Uma carta rgia de 5 de fevereiro de 1811 autorizava o funcionamento de uma tipografia na Bahia. Em Pernambuco, outra tipografia ganhou autorizao de funcionamento, em 9 de setembro de 1816. De acordo com Costela (1970), a censura dos impressos nessas novas tipografias seria exercida pelo governador e pelo bispo. Por causa desse controle, os primeiros jornais impressos no Brasil faziam exageradoselogiosaogoverno.Nessaprimeirafasedoperiodismobrasileirosomente

se conheceriam jornais louvaminheiros (COSTELA, 1970, p. 22). Essa situao era amenizada por jornais impressos em Londres, principalmente pelo Corr e io Brazili ense . Em 24 de agosto de 1820, os liberais da cidade do Porto, seguiram o exemplo da Espanha9, e iniciaram uma revoluo. Em 15 de setembro de 1820, os revolucionrios j tinham conquistado a vitria. Segundo Costela (1970), inicialmente manteve-se a censura prvia, s que aos poucos foi diminuindo o controle sobre a circulao de livros e peridicos. Em 21 de setembrode1820umAvisoincentivava afacilitaraleituradosbonslivrosepapis nacionais e estrangeiros (apud COSTELA, 1970, p. 27). E, em 13 de outubro do mesmoano,umaPortariarecomendavaaquefacilitemtodososmeiosdepropagao dasluzesdosconhecimentosteis(apudCOSTELA,1970,p.27). A liberdade de imprensa s chegou em 11 de novembro, quando se aplicou a Constituio de Cadiz em todo territrio portugus. E, mais ainda, em 9 de dezembro, quando uma Portaria determinou que os abusos de imprensa seriam apreciados pelos magistrados. No entanto, como conta Sodr (1999), a imprensa brasileira no teve a mesma liberdade que a portuguesa, no perodo entre a Revoluo do Porto e a Independncia. Apesar da liberdade de imprensa definida pelos revolucionrios em Portugal, D. Joo VI,em2demarode1821,determinouque,noBrasil,todoimpressorserobrigadoa remeter ao diretor dos Estudos, ou quem suas vezes fizer, dois exemplares das provas que se tirarem de cada folha impressa(apudSODR,1999,p.83). Com isso, pode-se visualizar um quadro pouco favorvel ao surgimento da imprensa no Brasil colonial. Mas preciso entender que isso no era algo exclusivo das colnias, mas tambm da Metrpole. Como o Estado era censor, s eram aceitveis
9

Em 7 de maro de 1820, o rei espanhol jurou a Constituio de Cadiz, que entre outras coisas institua a liberdade de imprensa.

iniciativas que interessavam Coroa. Com a vinda da famlia Real ao Brasil, em 1808, a atividade de impresso da Coroa se centrou no Rio de Janeiro, e com isto surgiu nossa imprensa, que nascia a servio do poder vigente. A questo da censura tambm foi inibidora da imprensa no Brasil pela forma complexa com que ela se estruturava. Seria muito difcil que funcionasse nas colnias os rgos censrios, e seria muito lento o processo de licena para publicaes se estas tivessem que esperar a deciso da censura da Metrpole. Por isso, era prefervel para a Coroa concentrar em Portugal as atividades editoriais. Alm disso, a grande extenso do Brasil dificultava muito a instalao dos rgos censrios na Colnia das Amricas. Essa uma questo fundamental para entender o atraso da imprensa brasileira e mineira. necessrio pensar a censura no s como algo que inibe as atividades de impresso, mas como uma organizao complexa, muito difcil de ser implementada nos domnios ultramarinos. Sem falar que era importante a proximidade entre os rgos censrios e a Coroa, que tinha interesse em evitar a difuso de idias que fossem contra o regime vigente. No entanto, a censura deve ser entendida como um fator inibidor e no algo determinante da no existncia de peridicos no Brasil, at 1808. Realmente, pode-se observar, com a Revoluo do Porto e o grande nmero de jornais que so criados logo em seguida, que a censura exercia um papel de dificultar a criao e o funcionamento de publicaes. Mas isso no quer dizer que ela fosse capaz de impedir qualquer tipo de iniciativa. V-se que a censura foi claramente burlada com relao a circulao de livros. Sem falar no primeiro jornal portugus ( A Gaze t a ), que circulou de 1642 a 1647, apesar de proibies. Isso mostra as limitaes dos rgos censores. Portanto, pode-se concluir

que caso houvesse condies sociais, econmicas e culturais favorveis, poderiam circular publicaes clandestinas.

2. R e f e r n c ias Bibliogrfi c as COSTELA, Antnio F. O c ontrol e da infor ma o no B rasil . Petrpolis: Vozes, 1970. 156p. FRIEIRO, Eduardo. O diabo na livraria do cn ego. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. 2 ed. 184p. MAXWELL, Kenneth. A de vassa da de vassa: Inconfidncia Mineira Brasil e Portugal (1750-1808). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 317p. MELO, Jos Marques de. H i stria soc ial da impr e n sa . Porto Alegre: Edipucrs, 2003. 2 ed. 184p. NOVAIS, Fernando A. Portugal e B rasil na c ri se do antigo si st e ma c olonial (17771808). So Paulo: Hucitec, 1995. 6 ed. 420p. SODR, Nelson Werneck. H i stria da impr e nsa no B rasil . Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 4 ed. 501p. TENGARRINHA, Jos. H i stria da impr e nsa pe ridi c a portugu esa . Lisboa: Caminho, 1989. 352 p. VALADARES, Virginia Trindade. E lit es min e iras se t ece nti stas : Conjugao de dois mundos. Lisboa: Colibr, 2004. 541p. VILLALTA, L. C. . Censura Literria e inventividade dos leitores no Brasil colonial. In: Maria Luiza Tucci Carneiro. (Org.). M inorias Sil e n c iadas : H i stria da ce nsur a no B rasil . So Paulo, 2002, v. 1, p.45-89. ZILBERMAN, Regina. Escrever ou publicar livros na Colnia era uma tarefa perigosa. R e vi sta Nossa H i stria . Ano 2. n 19, mai 2005. p.68-71.

S-ar putea să vă placă și