Sunteți pe pagina 1din 19

A Mensagem dos Mitos

Palestra proferida por Carlos Eduardo Em 16 de junho de 2000

G. Barbosa

O tema de hoje a mitologia; essencialmente, a mensagem dos mitos. Quando a gente fala de mitologia, existe um nico problema - definir o que mito. Embora, para muitos de ns seja relativamente claro o que so os mitos, vale mencionar que a definio de mito e de mitologia uma definio bastante polmica. Existe uma polmica que se arrasta h alguns sculos j. H uns trs ou quatro sculos que se discute esta questo da mitologia - o que isto ou o que deixa de ser. Vamos explicitar o seguinte: Mitologia o estudo dos mitos. Mito propriamente o contedo, ou seja, so aquelas histrias, aquelas narrativas que vm do passado - normalmente so narrativas muito antigas - que contam histrias de deuses, acontecimentos extraordinrios, etc. . Portanto, mitologia o nome que se d ao conjunto destes mitos ou ao estudo deste conjunto. Mas o que um mito propriamente? H muita controvrsia sobre isto, e para no faltar com a preciso, trouxe algumas referncias que eu no vou reproduzir de memria, vou ler efetivamente. Existem alguns mitlogos que se tornaram muito conhecidos. Aqui, ns temos dois, um que citado no livro e outro, o autor - Ernest Cassirer, um francs que estudou mitologia exaustivamente e que escreveu o livro, Linguagem e Mito, publicado pela editora Perspectiva. O outro, que citado no livro, conhecido dos teosofistas porque foi muito comentado por Helena Blavatsk - Max Muller, que viveu no sculo XIX, foi considerado um dos maiores mitlogos, um dos maiores tradutores de textos arcaicos de sua poca. Max Muller era um sujeito que conhecia os mitos porque tinha traduzido estes mitos de diversas lnguas arcaicas para o alemo, e do alemo para outras lnguas europias. Ento, vamos dar uma definio de mito por parte deste grande mitlogo - Max Muller, e vamos ver o que ele fala sobre os mitos, vamos ver se vocs concordam ou no. Ento, para Max Muller:

"O mito no nem a transformao da histria em lenda fabulosa, nem uma fbula aceita como histria, nem to pouco, surge diretamente da contemplao das grandes configuraes de poderes da natureza. Tudo que chamamos de mito, algo condicionado e mediado pela atividade da linguagem. , na verdade, o resultado de uma deficincia lingistica originria de uma debilidade inerente linguagem. Toda designao lingistica, toda palavra, essencialmente ambgua e desta ambigidade, nesta paronmia [ou seja, uma palavra designando coisas diferentes] das palavras est a fonte primitiva de todos os mitos." Est a concepo de Max Muller sobre os mitos. Vejam que uma concepo muito "bonita", diz que o mito uma doena da linguagem; ou seja, o mito uma porcaria, uma falha da linguagem. Para um mitlogo, no deixa de ser uma opinio, no mnimo, estranha. A final de contas, um sujeito que estuda os mitos e acha que o mito uma porcaria, uma falha, um erro, um engano da linguagem, no mnimo est perdendo seu tempo. Mas a opinio de Max Muller foi a opinio de muita gente. Por que se considerava o mito como a expresso da deficincia da linguagem? Porque na poca em que ele viveu, tinha atingido o auge uma movimentao que comeou no sculo XVIII - o Iluminismo, o conceito de que se podia, atravs do acumulo de conhecimentos, obter o conhecimento total do Universo. Ento, seguindo por essa linha de raciocnio, a conscincia se torna o nico caminho para se obter algum saber, algum conhecimento - Eu preciso estar consciente das coisas; preciso ter um contato com a realidade, com os objetos; preciso desenvolver uma linguagem que descreva corretamente esta natureza, estes objetos ao meu redor. E se eu tiver este contato, e descrever corretamente estes objetos, estou construindo conhecimento, construindo um panorama que vai permitir me movimentar com mais desenvoltura neste universo. Ou seja, conhecer dominar, controlar - est a idia do Iluminismo. O iluminista considera que quanto mais conhecimento, mais poder. Quanto mais conhecimento, mais domnio sobre a natureza. Nesta concepo iluminista, quando a linguagem no consegue definir corretamente a natureza, quando as palavras resvalam nos objetos e caem em valas obscuras do entendimento humano, isto provoca medo; o pesquisador comea a encarar aquele fato como um problema, no como um fato a mais a ser pesquisado, mas como um problema a ser resolvido, a ser eliminado. Este raciocnio do erudito que quer acumular conhecimento, mas no quer enfrentar os problemas decorrentes do conhecimento intelectual - esta falha, expressada por essa opinio de Max Muller quando ele diz que o mito uma falha da linguagem, um erro com o qual temos que aprender a conviver. Toda a linguagem humana imperfeita, conseqentemente, deixa lacunas, reas obscuras onde brotam os mitos. Esta opinio de Max Muller prevaleceu no meio intelectual, universitrio, por muito tempo. Era considerada a mais vlida definio dos

mitos: os mitos so as crendices dos antigos que enxergavam as coisas de modo imperfeito, e achavam que aquilo era a verdadeira natureza. Esta opinio, evidentemente, sofreu um processo crtico, sofreu uma evoluo; esta evoluo foi decorrncia do prprio desenvolvimento do pensamento intelectual, chamado posteriormente de cientfico. Ento, medida que o cientista evolua na sua arte, na sua cincia, ele aprendeu a definir a sua maneira de enxergar o Universo de um modo mais claro. Ele aprendeu a identificar a sua maneira de enxergar o Universo, no como uma maneira exclusiva, mas com uma finalidade determinada. No exclusiva porque existe outra maneira de enxergar o Universo. Esta outra maneira, claramente distinta da cientfica, surge no sculo XIX - a maneira filosfica. A maneira filosfica universalista. A maneira cientfica minimalista; procura os detalhes da natureza, tenta explicar e compreender estes detalhes. Ento, ela recorta a natureza e estuda cada uma das suas partes como se fosse uma entidade completa. Este o princpio do pensamento cientfico - definir um campo de estudo e estud-lo com a mxima preciso, com o maior volume de informaes que puderem ser extradas. Nesta concepo cientfica, intelectual de abordagem da natureza, um fato aparentemente singular: Um objeto novo - ele nico, singular. Mas este fato aparentemente singular passa a ser conhecido, compreendido, conceituado, medida que ele encaixado num universo; ou seja, numa categoria, num gnero, numa famlia de entidades semelhantes. Ento, ele aceito como um caso de uma lei maior, como membro de uma multiplicidade ou srie. Neste sentido, cada objeto conhecido se explica atravs de outros objetos, ou por oposio ou por semelhana ou por comparao ou por analogia. Este o modo de pensar do intelectual, o modo de pensar do cientista. O cientista categoriza a natureza: existem os animais; existem os vegetais; existem os minerais ... Eu no vou misturar minerais com seres humanos. Eu no vou dizer que uma pedra um homem ou um vegetal um elefante. So categorias cientificamente diferentes, e a lgica do pensamento cientfico me impede de fazer isto. Mas o que acontece em relao ao mito? No caso do mito, Cassirer desenvolve uma explicao embasada em toda uma evoluo que vem acontecendo ao longo sculo XX, uma avaliao do pensamento mtico, uma conceituao do que mito. Ele diz o seguinte: "O pensamento mtico no se coloca livremente diante do contedo da percepo para relacion-lo e compar-lo a outros contedos." Ento, se eu olho algo miticamente, eu no vou compar-lo com nada parecido ou diferente; eu no vou explic-lo por outros objetos.

No se usa a reflexo consciente, mas colocada diretamente perante este contedo, a nossa conscincia por ele subjugada e aprisionada, repousa sobre ele, s sente e conhece a sua presena imediata e sensvel to poderosa que diante dela tudo mais desaparece. Ou seja, o mito absorve toda a ateno do indivduo sobre ele, e no se explica por nada mais que exista. uma concepo curiosa, mas uma concepo natural para que se possa entender os mitos. Os mitos no se explicam; na verdade, no tm explicao e no querem ser explicados. Os mitos querem apenas ser percebidos. Os mitos brotam do inconsciente do ser humano, falam a linguagem do inconsciente que no a linguagem da cincia. O mito tem uma natureza totalmente diferente do conhecimento cientfico. O mito tem uma linguagem totalmente diferente da linguagem verbal. Quando Max Muller coloca o mito como uma falha da linguagem verbal, ele erra porque est tentando resolver os mitos numa categoria qual os mitos no pertencem. Ele est tentando explicar o mito pela linguagem, mas o mito no precisa da linguagem. H um professor brasileiro, da Universidade de Braslia, o professor Eudoro de Souza, que escreveu um livro muito bonito, chamado Dionsio em Creta. Este livro trata, essencialmente, dos Mistrios e da mitologia na Grcia. Ele diz o seguinte: "A dificuldade est em que a linguagem da mitologia no tem traduo. A mitologia no uma linguagem em que a realidade se exprimiu outrora, e que agora se exprime em outra linguagem. Mas sim, o mito uma realidade que quer se exprimir sem o uso, sem a mediao da linguagem." Isto pode parecer difcil para a gente entender. Mas, vejam bem: O mito algo que os antigos chamavam de inefvel, ou seja, que no se expressa com a linguagem. A linguagem cerca o mito, carrega o mito, mas ele no se explica nem se expressa atravs da linguagem. Ele preexiste linguagem, ele existe numa outra esfera que no a da prpria linguagem. Na verdade, o mito faz parte da estrutura de algo que para ns totalmente inconsciente. O que inconsciente para ns? Que parte de ns inconsciente? Eu j tive a oportunidade de mencionar em outra ocasio, uma concepo indiana do ser humano na qual ele organiza a sua mente em dois eixos distintos, mas integrados.

Um eixo da inconscincia. O outro, da conscincia. No eixo da conscincia ns encontramos duas esferas de fenmenos prprios da mente humana - a esfera dos fenmenos emocionais e a esfera dos fenmenos intelectuais. Estes dois fenmenos distintos fazem parte da conscincia porque dependem dela para existir, para acontecer. Eu s posso usar o meu intelecto se eu estiver observando objetos que vou relacionar uns com outros, compar-los, estudar as semelhanas e diferenas, estabelecer relaes ou sries, analisar as transformaes de objetos externos. O intelecto depende da percepo de objetos, uso a inteligncia para compreend-los. A emoo, como o prprio nome diz, um movimento estimulado por uma causa externa - ex-motio. Ento, a emoo tudo aquilo que mexe com a gente, mas tem origem em estmulos externos. Quando eu olho uma flor, acho bonita e quero ter esta flor para mim. Ela produziu uma emoo, ela me induziu a um movimento. Quando sinto atrao por uma pessoa, passa uma moa bonita e eu olho, quero ir atrs (...eu no vou porque sou casado), isto uma emoo que me tomou; algo externo que provocou uma transformao em mim. Eu me mexo, me movo, ou seja, a emoo mexe com a gente, move, da - ex-motio. A emoo depende da percepo, da conscincia - tenho que perceber o mundo externo para ser afetado por ele. O eixo da conscincia identificado como o luminar do dia, o Sol. A conscincia no tudo na vida do ser humano, existe tambm o lado inconsciente.

Foi servido um cafezinho agora a pouco, e duvido que algum tenha pensado o que fazer com a mo na hora de pegar o copo. Este movimento comandado pelo inconsciente. Eu no preciso avaliar a distncia que a bandeja est da minha mo; no preciso calcular que fora vou fazer para pegar o copo sem esmag-lo; no preciso fazer nada disso - tudo inconsciente. Temos uma srie de comportamentos que so movidos pelo nosso corpo sem que precisemos pensar. Eu no preciso pensar que perna vou mexer para dar o prximo passo. Talvez, se eu pensar, no consiga dar o prximo passo, talvez eu caia; no mnimo perco a graa, perco o rebolado. uma ao inconsciente, a gente faz porque faz, e ponto. Se eu sinto sede, automaticamente procuro onde tem gua, vou l e bebo; no preciso pensar o que vou fazer, quantos mililitros de gua preciso tomar; eu no vou avaliar a minha temperatura para saber se tomei gua de mais ou de menos; no penso em nada disto, simplesmente ajo, fao. O eixo do inconsciente na sua parte inferior tem o corpo, e tem a inteligncia corporal que comanda estes atos inconscientes que fazemos. Mas existe algo mais que inconsciente em ns - a inspirao espiritual. A nossa vocao, nosso caminho espiritual, o nosso dharma, inconsciente. Ento, o esprito tambm est neste eixo. Vejam bem, em que eixo est a linguagem humana, as palavras? As palavras definem objetos no mundo externo. A palavra mapeia o universo ao nosso redor; portanto, a linguagem est no eixo da conscincia. O eixo da inconscincia, os antigos relacionavam Lua e no ao Sol; relacionavam noite, aos demnios, a tudo aquilo que profundo, que da terra. Como se expressa este eixo da inconscincia? A, ns chegamos no ponto - ele se expressa atravs dos mitos. Os mitos so a expresso do corpo e do esprito do ser humano; a expresso das nossas necessidades, vicissitudes corporais e a expresso da nossa inspirao espiritual. Ento, agora preciso entender melhor o que mito. Os mitos so s aquelas histrias de deuses? O mito s a histria de Hrcules, de Demter, de Zeus, de Krishna, entre tantos outros? Tudo isto so mitos, mas no haver outros tipos de mitos, alm desses? Existem muitos tipos de mitos. Vamos falar de alguns mitos de hoje: muita gente, no reveillon, toma certas providncias para garantir um ano melhor: "Vou usar uma cueca de determinada cor", "Vou levar trs uvas no bolso para com-las meia noite", "Vou juntar um potinho de arroz com no sei o qu", "Vou vestir uma roupa que usei a dez anos atrs", e assim por diante.

Tudo isto so mitos modernos, no tm explicao; se perguntarem para a pessoa o por qu: " para dar sorte". Mas como isto d sorte? "Ah! No sei, s sei que se eu no fizer vai dar azar". Esta a essncia do mito. O mito no se explica, mas simplesmente absorve a nossa ateno, a nossa conscincia. O mito neutraliza toda nossa inteligncia intelectual, neutraliza toda a nossa inteligncia emocional e concentra toda a nossa atividade num ato ritual. As expresses formais dos mitos so os ritos. Ns temos muitos rituais que fazemos todo o dia: o ritual do banho, o ritual de lavar as mos, o ritual da comida, etc. Todos temos as manias pessoais que so os pequenos rituais de cada um, e estes rituais so expresso de mitos internos - a mitologia na prtica cotidiana, na prtica mais "cho" que possa existir. As supersties so, tipicamente, pequenas manifestaes mitolgicas. As lendas urbanas, por exemplo: Todo mundo conhece uma histria que um primo de um vizinho de um amigo de um amigo meu contou, e que verdade. S que uma histria extraordinria, sem p nem cabea, mas como foi o primo de um vizinho de um amigo de um amigo meu que contou, a histria verdica, pois tem um testemunho real. Existem vrias lendas urbanas. Quem gosta de passear na internet, se procurar lendas urbanas - urban legends em ingls - vai encontrar uma tonelada delas. Vocs vo achar engraado porque est circulando na China uma histria que vocs ouviram e que aconteceu no Brs; mas s que l, aconteceu em Pequim; e na Frana aconteceu em Paris; nos EUA aconteceu em Nova York, e todos juram que verdade. Estas historinhas so mitos modernos, mitos da vida de hoje; so aquelas histrias da ironia do destino, casos curiosos de situaes desconfortantes; normalmente so situaes humilhantes. Como o caso do sujeito que recebe o telefonema de um amigo dizendo assim: "- Olha, me desculpe por amassar o teu carro, mas eu vou pagar. - Voc amassou o meu carro? Nem reparei. - , amassei no estacionamento do motel. - No estacionamento do motel? Mas eu no fui ao motel! - Foi! Claro que foi! A placa do seu carro no ... . 7

O sujeito vai conferir, e no dia em que ele deveria ter ido ao motel, foi a esposa que usou o carro para ir supostamente ao supermercado." Este tipo de histria constrangedora, circula no mundo inteiro, e todos juram que a histria verdica: "Olha, a histria verdica, aconteceu com um amigo de um amigo meu". Estes mitos so na verdade, a explorao da nossa vocao para acreditar ou seguir determinados rituais: Rituais processuais - ou seja, nos colocamos como juzes e queremos julgar algum, condenar algum por alguma coisa que aconteceu. Rituais propiciatrios - como o caso de comer as trs uvinhas, ou vestir no sei o qu do avesso, no passar embaixo de escada (supersties). Cassirer, quando trata dos mitos, fala dos deuses instantneos, que podemos criar a qualquer momento, isto vai nos levar a um degrau a mais nesta explicao sobre os mitos. O mito no apenas mecnico e automtico, o mito tem por trs a sensao de uma intencionalidade. Alguma coisa acontece, qualquer um poderia dizer que foi um acidente, mas a pessoa que passou por aquela situao diz: "No foi um acidente, isto foi intencional." Por exemplo: Um sujeito, um selvagem (no ns ;"no" fazemos isto), est andando na floresta, caando um animal e, de repente, cai uma rvore na frente dele e ele perde o animal. Ele esbraveja : "Esta porcaria desta rvore atrapalhou meu caminho." Mas quando ele passa pela rvore, v que logo adiante tinha um buraco enorme; como ele estava correndo atrs do animal, inevitavelmente, iria cair no buraco e morrer. A ele diz : "A rvore salvou minha vida!" Ele descobre uma intencionalidade na queda daquela rvore: "Foi o destino, foi um deus que abateu esta rvore e salvou minha vida." Ento, ele d um nome para este deus, ele quer a proteo deste deus. Mas como que ele invoca esta proteo? Ele pensa: "O que eu estava fazendo imediatamente antes da rvore cair? Eu tinha pisado numa pedra, dei trs pulinhos porque estava doendo meu p. Ser que isto?" Ento, da prxima vez que ele sair para caar, d trs pulinhos e diz: "Fiz o ritual, eu quero a proteo." A, ele vai para caa confiante. Ento, o ritual nasce da sensao de uma intencionalidade que geralmente fica personificada, vira um deus, uma divindade, e a, surgem os mitos. 8

Isto acontece na vida moderna tambm. Pode-se dar qualquer nome, pode-se dizer que no um deus, pode-se dizer que uma entidade ciberntica, que um extraterrestre. Hoje, existem as religies extraterrestres. Est cheio de gente se comunicando telepaticamente com extraterrestres e criando religies baseadas nestes "mestres extraterrestres", lderes, comandantes, transformadores de universo, etc. Se no tivssemos bons Mestres aqui na terra, at justificaria, mas temos bons Mestres aqui, no precisa buscar fora. Mas tem gente que quer o extraterrestre porque h uma mitologia. H mitos se formando baseados nesta crena no extraterrestre. Eu no vou entrar na questo se existe ou no existe; o fato que o sujeito enxerga aquilo como a soluo dos seus problemas e se agarra quele novo deus. Quando Erich Von Daniken escreveu "Eram os Deuses Astronautas?", baseou-se exatamente neste princpio da origem de um mito baseado num contato com uma entidade tecnologicamente superior. Este princpio da origem dos mitos relativamente fcil de entender, mas ns temos uma concepo de que um mito no nasce apenas por uma espcie de acidente; ele nasce, na verdade, por uma necessidade que ns temos da expresso do nosso contedo e da nossa natureza espiritual. A literatura teosfica quando se refere ao nosso centro espiritual, muito clara quando diz que a natureza da Mnada, a natureza da Unidade espiritual que est por trs do nosso Eu, a natureza da expresso; ela se exprime e constantemente projeta ao seu redor imagens e mensagens. A Mnada se expressa; e por se expressar, passa a existir. A nossa existncia espiritual decorrncia da necessidade de expressar a nossa existncia, expressar a nossa individualidade. E, esta expresso se revela atravs dos mitos. Por isso, os antigos, com uma intuio muito clara, diziam que todo o Universo nasce da expresso da Mnada, da expresso do Esprito, do Verbo espiritual; nasce da Palavra, mas no a palavra da linguagem consciente, mas a Palavra da linguagem espiritual. A Mnada expressa a sua prpria natureza. E, o que a natureza da Mnada? o nome dela. Ela diz: Eu Sou; Eu Sou a Mnada; Eu Sou Eu. Este dizer: Eu Sou, aqui estou; no que ela seja exibicionista, ela simplesmente sente a necessidade de se expressar; nosso Centro Espiritual quer mostrar que existe. Ento, esta expresso a Palavra, o nome de Deus, o nome do Senhor, Aquilo em nome de que se batiza uma pessoa. O ritual catlico do batismo diz o seguinte: "Eu te batizo em nome de Deus." Esta expresso grega, uma expresso que diz: "Eu te batizo em nome do Senhor", em nome do Ungido, em nome do Centro Espiritual. A inteno era dar um nome que expressasse a prpria natureza espiritual daquela criatura que se est batizado; e que batizada diante da gua salgada, da gua do mar que representa, justamente, a natureza material.

Ou seja, estamos tentando criar a ligao entre o Corpo e o Esprito atravs do batismo. Consagrar a unidade Corpo-Esprito independente de quaisquer outros recursos da conscincia. Estamos tentando dar a este indivduo, um mito primordial, um mito de criao; ele criado no momento em que batizado. Ele deixa de ser uma parte da Me, se desmama, se desliga da Me no momento em que batizado. Este o rito primitivo de batismo no cristianismo. , essencialmente, um mito de criao da nossa individualidade, da nossa identidade pessoal. Ento, qual a mensagem deste mito de criao, deste mito original? A mensagem deste mito original o que ns na literatura teosfica chamamos de dharma, ou seja, a expresso da nossa natureza interior, da nossa natureza primordial. Agora, de que maneira isto pode nos ajudar? De que maneira isto pode nos fortalecer, aperfeioar? Podemos pensar: "Eu quero estudar, no quero saber de dharma coisa nenhuma." Pois , acontece que na concepo teosfica, assim como na concepo de todos os povos antigos, este fenmeno, esta expresso do mito, a nica fonte de fora que temos para guiar todos os atos da nossa vida. Se eu quero estudar, mas no sei qual a minha vocao espiritual, qual o meu dharma, se eu no sinto ele presente em mim, posso me esforar vontade que meu estudo no vai render nada; eu no vou tirar proveito nenhum porque ele no vai ter fora , no vai ter vigor. O mito me d o vigor necessrio para que meu estudo seja proveitoso; ele converte todas as minhas aes, em aes que do preenchimento minha alma, minha mente, minha conscincia, d sentido, e esta a palavra chave dos filsofos franceses de hoje : O mito d sentido vida do ser humano. Aquela velha pergunta: Qual o sentido da vida? O sentido da vida o meu mito primordial, o meu mito individual. Se eu no tiver contato com este mito, sou fraco, sou incompleto, sou um corpo sem cabea. Se eu tiver contato com o meu mito pessoal, meu corpo se enche de energia, se enche de vigor, e sou capaz de grandes realizaes. Por isso, nas Escolas de Mistrios, a iniciao era feita atravs da vivncia de um mito, fosse ele qual fosse; variava de escola para escola. Em Elusis era o mito de Demter e Persfone. Em outros lugares era o mito de Cibler, era o mito de Artmis, era o mito de sis, Osris. Mas objetivo era que o iniciando, aquele que est passando pelo processo de iniciao, vivesse aquele mito, e por um princpio de magnetismo, de ressonncia interior, incorporasse este mito na sua vida, tornasse este mito uma realidade palpvel para ele. Este mito se incorporava em todos os seus poros, em todas as suas clulas; a partir deste momento, ele se tornava um indivduo completo, um ser humano pronto para o trabalho, um ser humano que apavorava os governantes porque tinha opinio, vontade prpria, era independente - por isso as perseguies aos Iniciados. Ento, o mito d fora, d poder. O mito d segurana, d opinio, d expresso vontade do indivduo. O mito d sentido vida. Uma vida sem sentido, todos sabemos o que significa - uma vida perdida. Uma vida que ganha sentido uma vida que ganha

10

movimento, que ganha direo, orientao. Quando incorporamos o mito nossa vida e damos uma orientao aos nossos atos, aos nossos pensamentos, aos nossos sentimentos, a partir deste momento, nos tornamos efetivamente uma pea viva do processo da natureza, nos incorporamos ao ecossistema, digamos assim; estamos integrados efetivamente natureza. Estas foras mticas passam por dentro de cada um de ns. Os mitos vivem, reverberam, ecoam dentro de cada um de ns. Cada vez que lemos uma histria que clama um mito interior, temos vontade de ler de novo, e repetir, reproduzir, contar para os outros aquela histria porque alguma coisa ressoa dentro de ns e nos obriga a expressar aquela histria. Ceclia Meireles escreveu um livro muito interessante sobre a literatura infantil. Ela faz uma pergunta: Ns temos excelentes autores de literatura infantil, mas por que os livros que eles escrevem tm uma vida to curta? Escreveu hoje, daqui a trs anos ningum se lembra mais daquele livro. Enquanto as histrias das aventuras de Hrcules, faz milnios que esto em voga e ningum esquece. Existem livros excelentes. Ruth Rocha, excelente escritora, e outros tantos que esto por a, escrevem para as crianas aquelas historinhas to bem boladas e no entanto estas histrias se perdem, rapidamente so esquecidas, abandonadas. Por que? Porque no esto preenchidas com a natureza do mito; no esto preenchidas com contedo mtico que d a fora e a perenidade. O mito d perenidade. Ento, o mito d imortalidade - este o ponto final do processo ritual. A presena do mito no processo de iniciao, torna o indivduo um imoral; torna o indivduo livre da necessidade da morte e do renascimento. Esta imortalidade representada pela integrao do Sol e da Lua, representada pela perfeio e, esta perfeio expressa na figura do metal ouro. Esta imortalidade seria obtida atravs do rito, no necessariamente do rito religioso - o rito religioso cai na esfera da conscincia. O ritualismo puro e simples no leva a nada, mas o ritualismo vivido interiormente, leva ao mito e fora que o mito tem de transformao do indivduo. O mito tem a fora de trazer a Presena do Esprito para dentro do corpo. A Presena do Esprito o que d imortalidade ao indivduo. Um fato que todos os povos antigos mencionavam, era que o mito, a palavra que expressa o mito, aprisiona, por assim dizer, a divindade, e a torna um fato presente e imediato para aqueles que travam contato com estes mitos. Ento, para concluirmos esta primeira abordagem, vale dizer que a princpio, o mito tem uma finalidade, tem uma utilidade. Assim como a linguagem da cincia, do intelecto tem a sua finalidade - estabelecer uma ordem no mundo externo, o mito tem a finalidade de estabelecer uma ordem interna do indivduo, estabelecer uma ordenao dos nossos contedos inconscientes, internos.

11

Os mitos nos do estabilidade, segurana, vigor espiritual enquanto vivos, enquanto encarnados. Por isso, eram to importantes para a humanidade e sempre sero, queira ou no queira. Ns precisamos, de alguma forma, expressar estes mitos; e a, eles aparecem nestas supersties, nas crendices modernas; parece aquela sensao de estar alcanando a imortalidade, s que como no uma frmula perfeita, uma frmula natural de contato com o mito, s vezes ela se cerca de uma srie de imperfeies que so prejudiciais nossa estabilidade. Por exemplo: Atravs da ingesto de uma droga - lcool, cocana, etc., um sujeito pode ter a sensao de poder que normalmente ele obteria com o mito. A, ele sai na avenida com seu carro a 160 km/h e s para no momento que o "diabo" botou um poste no caminho dele (foi o diabo, no foi ele) . Ento, este indivduo encontra um destino que ele construiu atravs de um mito falsificado, digamos assim. uma muleta mitolgica que a gente encontra para travar este contato com as foras do inconsciente, s que um contato que no controlado, que no estruturado, ele desordenado. O lcool, as drogas, todos estes elementos artificiais, provocam, na verdade, um correcorre de foras espirituais, ou de foras inconscientes dentro de ns; eles provocam um desordenao destas foras que fogem ao controle da conscincia e, consequentemente fazem o que bem entendem com o indivduo. Se ele tiver muita sorte (e se diz que existe um anjo da guarda especial para os bbados), no morre. Se ele tiver muita sorte, sobrevive a maluquice dele. Mas s. No entanto, o processo de ordenao que d sentido vida do indivduo, o obtido atravs da vivncia mitolgica. Isto vem sendo redescoberto pelo caminho da psicologia. Alguns psiclogos esto fazendo a terapia dos mitos - atravs de uma dramatizao, o sujeito desempenha um papel de um personagem mitolgico que o seu analista considera que corresponde a deficincia que ele precisa vencer. Atravs da dramatizao, ele se fortalece com os elementos mitolgicos inconscientes associados quele personagem. Ento, ele vive um rei Artur, vive um heri do passado, um santo, um deus, um semideus, um guerreiro, etc., e ele acaba ganhando um certo sentido, uma certa fora numa determinada parte do seu psiquismo, e l vai ele saindo da depresso e ganhando um novo vigor na sua vida. O caminho dos antigos para se estabelecer este contato com os mitos, era to simples, to estruturado, to fcil, to seguro nos seus resultados; porque se baseava em princpios simples de tica, de conduta, de disciplina; coisas mnimas, mas difceis de se fazer porque somos indisciplinados, no gostamos de seguir regras. Mas so coisas simples, bastava segui-las e o indivduo se tornava apto para viver um mito sem qualquer risco de perder o controle sobre as foras despertadas. Estas foras, quando despertadas de modo ordenado, ou despertadas, por assim dizer, coletivamente - quando vrias pessoas que tem um mnimo de contato com este mito interior se encontram, freqentemente, o mito vem tona coletivamente. Este mito

12

coletivo se expressa nas lendas e histrias populares, quelas que cada um deu uma parcela de contribuio, e a histria se completa. Os antigos diziam que toda a histria da humanidade tem sua origem nestas foras - os mitos. Ento, quem consegue elaborar, compreender a essncia de um mito, compreende a essncia das foras que esto construindo a histria da humanidade. Eu vou ler uma historinha que faz parte das lendas brasileiras, coletadas por Cmara Cascudo. Todos sabem que Cmara Cascudo foi um dos maiores pesquisadores do lendrio brasileiro. Eu vou ler esta historinha resumidamente porque todas as histrias, por mais curtas que sejam, so imensas: "Uma senhora engravidou se banhando num rio, o Rio Claro. Ela teve dois filhos gmeos, um rapaz e uma moa que se chamavam Honorato e Maria Caninana. S que os dois no tinham aparncia de gente, eles nasceram como duas serpentes negras. Eram duas cobras pretas, enormes, que viviam dentro do rio. A moa-cobra que nasceu, era ruim. O rapaz - a cobra-Honorato, era bonzinho. Ento, toda a noite praticamente, o rapaz vinha serpenteando at a beira do rio, e de dentro da boca da cobra saa e visitava sua me que morava perto do rio, jantava com ela, s vezes dormia l. Mas de manh cedinho, tinha que voltar para dentro da cobra e ir para o rio. Quando ele voltava para o rio, salvava as pessoas, resgatava afogados, ajudava algum a atravessar o rio. Enquanto a irm dele, no. Ela devorava as pessoas, derrubava os pescadores, afastava os peixes; era o demnio em pessoa. Eram uma serpente boa e uma serpente ruim, nascidas da mesma me. Diz-se o seguinte: Honorato descobriu um dia que para se livrar de ser a cobra, quando ele estivesse fora dela, se algum derramasse trs gotinhas de leite de mulher na boca dela enquanto estava deitada na beira do rio; depois, batesse trs vezes na cabea dela para sarem trs gotas de sangue; a partir da, ele queimaria a cobra e nunca mais precisaria entrar dentro dela. Ele chamava todo mundo, mas ningum tinha coragem. A cobra era enorme, preta, todos se assustavam; at a bruxa da regio tentou, mas ficou com medo, e no levou, de jeito nenhum, adiante este ritual. Na cidade de bidos - esta histria paraense - tinha uma serpente gigantesca, considerada mgica que estava adormecida h muitos sculos embaixo da terra, a cauda dela ficava dentro do rio e a cabea embaixo do altar da Igreja de Nossa Senhora de Santana - Santana, a me da Virgem Maria. Ento, embaixo do altar ficava a cabea da cobra, a cauda ficava no rio. A irm de Honorato, muito maldosa, disse :

13

- Eu vou derrubar esta igreja. Ento, mordeu a cauda da cobra, e ela se mexeu formando um raio na terra que ia desde o rio at a porta da igreja. Mas a igreja no caiu. O irmo, quando viu a maldade que ela queria fazer, matou Maria Caninana, e fez adormecer novamente aquela cobra maligna, gigantesca. A cobra continuou adormecida com a cabea embaixo do altar que ficou intacto. Honorato voltou cidade para comemorar. Foi ao baile junto com os amigos. (ele saa de dentro da cobra e virava gente) No baile, ele encontrou um marinheiro que tomou coragem e falou: - Eu vou te resgatar desta cobra. O ritual foi feito, Honorato se livrou da maldio e passou a ser um ser humano como os outros." Diz-se que a histria e verdadeira. Todo pescador se lembra dela e conta : "Por aqui passava a cobra-Honorato" Esta histria uma histria druida. uma histria que vocs vo encontrar na Frana dos druidas. A serpente l se chama "wouivre" (cf. Louis Charpentier in "Les Mystres de la Cathdrale de Chartres"), percorre as profundezas da terra e brota sua cabea, justamente, embaixo do altar das Virgens Negras das catedrais gticas. A histria a mesma; existem tambm duas serpentes, uma boa e uma ruim. A ruim quer destruir o trabalho dos templos, a boa os protege. Como esta histria veio parar aqui? Foram os franceses que contaram para os paraenses? No! Surgiu da terra. J era conhecida dos ndios. Ento, ns vemos o seguinte: Quem conhece os mitos, conhece a histria; conhece a histria tal como ela acontece; conhece detalhes da histria que muita gente no percebe. A histria mtica do comeo ao fim. Tudo aquilo que acontece na histria que no corresponde a um mito, esquecido pela humanidade, no ganha importncia, no tem fora nenhuma. Mas tudo aquilo que acontece na histria e que se encaixa nos mitos, cresce de importncia na mente das pessoas, e lembrado eternamente. Assim evolui a humanidade, assim se desenvolve a histria da humanidade. Eu usei isto apenas como ilustrao. Vamos s perguntas.

14

Pergunta: No livro Aos Ps do Mestre, Alcione praticamente condena as supersties. No livro, ele fala do processo de um candidato iniciao num Ashram indiano. Na ndia existem infinitas histrias populares e muitas supersties. A superstio uma forma ritual do mito que se torna mais forte que o indivduo. O indivduo se sente impotente diante da superstio e diz: "Eu no posso passar por baixo da escada, seno vou ter azar." Ento, a vontade dele est condicionada a um fato externo; isto no admissvel para quem se candidata uma iniciao numa escola tpica indiana. Alis, qualquer Escola de Mistrio vai exigir que se abra mo de todas as supersties, todas as crendices e dogmas religiosos. Tem de se aceitar uma nova ordem de fenmenos, uma nova ordem de comandos, de valores e de foras para a natureza com a qual se est lidando. Seno, se subjugado por estas foras. A nossa conscincia, a nossa ateno que d vigor a estas supersties. Veja s: Se eu te der um prato de comida, perfeita, saudvel; voc come aquele prato, se delicia com ele, comete o pecado da gula. Depois que voc comeu, eu digo: "Esqueci de te avisar, esta comida estava envenenada." O que vai acontecer? Se voc se convencer de que estava, vai passar mal. Vai sofrer, vai doer seu estmago, acreditando que eu te servi comida envenenada. Voc converteu em veneno aquela comida que no tinha veneno nenhum. A superstio faz isto com a mente da pessoa, converte-se em uma fora muito grande, torna o indivduo impotente diante desta fora; porm, no existe fora nenhuma. Por isso, Krishnamurti fala neste livrinho da necessidade de se abandonar estas supersties. Ento, eu acredito que haja foras muito intensas na natureza, mas no estas da crendice popular; no estas que o sacerdote grita para as pessoas: Eu vou chamar aqui o "anjo do demnio" para te castigar. No esta fora, outra fora que deve ser respeitada, que deve ser seguida pelo nefito, pelo candidato uma iniciao. Pergunta: Como as parbolas se enquadrariam em relao ao mito? As parbolas no se referem ao mito, elas se referem a uma gnose, um ensinamento consciente. A parbola tem um problema - ela uma interpretao em linguagem vulgar de um mito, de detalhes mitolgicos. A pessoa tem de passar por cima da parbola, mergulhar para alm das palavras para comear a ter um acesso ao mito. No caso das parbolas de Jesus, ele dizia: "Para os meus, falo abertamente." Ele usa a linguagem dos mistrios. "Para os no iniciados, para os outros, eu me expresso por parbolas." 15

A parbola tergiversa, esta seria a expresso. Ela chega perto, mas no chega ao ponto. Ela desvia a ateno do indivduo do ponto essencial; ele precisa passar por cima das palavras, se tornar um indivduo que no est limitado s palavras para conseguir entender uma parbola. A parbola um desafio para que o indivduo rompa a dependncia que ele tem das palavras; essencialmente, isto. um desafio que qualquer poeta vence num instante. O poeta vence a parbola; o cientista jamais. O cientista quer o sentido preciso das palavras, o poeta no. O poeta usa aquilo que se chama de imagem potica. Na imagem potica vale tudo, a natureza colocada de pernas para o ar; eu posso falar de uma "morte muito viva" e ningum vai estranhar - a licena potica. A imagem potica rompe com a lgica para dar vazo aos mitos, para dar vazo expresso do inconsciente; por isso a poesia tem fora. Aquela poesia matemtica, geomtrica que s rima, rima, rima ... que s palavrinhas bonitas, expresses vulgares, esta poesia no tem fora. Mas a poesia forte, aquela que todo mundo quer ler mais uma vez, e outra, e outra, e outra... , esta cheia de algo que no d para se expressar. Algumas poesias de Fernando Pessoa, eram carregadas deste contedo mtico. Tem uma que eu gosto de reproduzir, na qual ele reclama da cidade, dos prdios que obstruem a viso dele - ele era "catatauzinho", era baixinho. Ele expressa seu desgosto dizendo: "... por que eu no sou do tamanho da minha altura, eu sou do tamanho que os meus olhos enxergam." Isto pode no fazer sentido para o pensamento cientfico, pode se achar que ele um imbecil. Mas ele est absolutamente certo, a gente entende e se emociona quando l esta poesia. Ela faz sentido no eixo do inconsciente - a presena dele se espalha por onde seus olhos alcanam; ento, ns temos um processo de integrao que s pode ser inconsciente e espiritual. As parbolas so um desafio. A parbola nos diz: "Eu sou uma porta fechada, abra-me." O sujeito precisa aprender a abrir esta porta, aprender a ultrapassar o limite da superficialidade das palavras e mergulhar na profundidade do mito que esta escondido pela parbola. A parbola no o mito, mas ela esconde o mito; esconde, mas deixa entrever; voc entra se tiver coragem, se tiver a capacidade, a sensibilidade. Pergunta: Voc comentou sobre os mitos mais em relao generalidade. As pessoas conhecem mais o mito do ponto de vista da personalidade. Na mitologia grega, e em outras, encontramos estas personalidades interagindo com os seres humanos. A mitologia egpcia tem uma caracterstica que me chama a ateno: A pessoa se identifica com o deus ou com a deusa para poder agir na Terra. Ele se identifica - Eu sou Nefertiti, eu sou isso, eu sou aquilo, e depois ele age para vencer os inimigos ou

16

fazer qualquer coisa. S que isto no quer dizer que ele vai sair vencedor, mas a mente dele funciona desta maneira. Vamos falar um pouco sobre isto: Os personagens dos mitos, freqentemente so deuses, semideuses, heris; alguns so semi-animais e outras tantas figuras. A maior parte destes personagens so personificaes de foras naturais, geralmente atribudas ao grupo dos devas, na ndia; ao grupo dos deuses, no Egito. Estes deuses interagem com seres humanos, e alguns destes indivduos que so considerados deuses, so deuses de natureza humana. A natureza humana considerada a essncia do eixo da inconscincia. Os deuses ligados inconscincia so deuses aproximados do ser humano: Vnus, Mercrio, Lua, so planetas ligados ao inconsciente e, consequentemente, ligados ao ser humano. Enquanto Jpiter, Sol, Saturno e a prpria Terra, so ligados conscincia, so ligados entidades hostis ao ser humano. Ento, os deuses de uma maneira geral - embora se conceba que nas religies antigas se adorava uma srie de deuses - no eram propriamente adorados; na verdade, se buscava comandar estes deuses que so foras da natureza. O objetivo dos antigos, dos sacerdotes, dos ascetas, dos filsofos era se tornar mais forte do que os deuses, comand-los e faz-los trabalhar no sentido daquilo que eles queriam. Eram aes propiciatrias; ou seja, obrigar um deus a derrotar meus inimigos, obrigar um deus a fazer chover e alimentar com gua o meu povo, obrigar aquele deus a fertilizar meus campos e desta forma, dar fartura populao e ao exrcito. um trabalho de comando sobre os deuses e no de obedincia. Para comandar os deuses o sujeito precisava cumprir o ritual. O ritual era a ferramenta atravs da qual o sacerdote se tornava mais forte que o deus, e conseguia fazer o deus obedec-lo. Se ele no cumprisse corretamente o ritual o deus ficava mais forte do que ele; e a, mandava-lhe um raio, uma enchente, uma inundao, derruba uma montanha em cima dele. Na verdade, os mitos personificam foras da natureza e foras humanas em constante conflito, em constante interao. Esta a essncia destes mitos histricos. Mas, alm disto, estes mitos revelam uma srie de outras coisas - revelam a histria da humanidade, revelam a estrutura e a organizao das foras da natureza, s vezes, de uma forma mais clara do que a cincia. Revelam de uma forma que o ser humano capaz de se conectar a ela. Enquanto a cincia coloca de uma forma que s a mente dos mais brilhantes cientistas consegue se conectar. A importncia destes mitos personificados, destes mitos onde as foras so personificadas, permitir ao ser humano um acesso direto ou indireto a estas grandes foras. Quando o sujeito era capaz de comandar os deuses, era chamado Teurgo. A teurgia a arte de comandar os deuses, de se tornar superior aos deuses. Na ndia, quando os deuses viam um asceta em processo de adquirir a disciplina, o desapego, eles cercavam-no de tentaes, de inimigos, faziam de tudo para distrair o

17

sujeito de medo de ter que obedec-lo. Os deuses detestavam os Santos, eram completamente hostis aos bons seres humanos. uma coisa que a gente considera contraditria. Inclusive, a formao catlica hostiliza estes deuses antigos. A igreja considera que estes deuses pagos eram todos ruins por que, aparentemente, eles eram todos inimigos do ser humano, faziam de tudo para prejudic-lo, para subjug-lo, para faz-los escravos. Mas uma representao da capacidade do ser humano em relao s capacidades das foras da natureza ao seu redor. Diz-se que em Delfos, estava escrito na fachada do templo: Conhece-te. Na parte interna do templo: E conhecers o Universo. Na verdade : Domina tuas foras e dominars todas as foras do Universo. Este o princpio do macro e do micro cosmos. Eu tenho dentro de mim uma reproduo de todas as foras da natureza, se eu aprender a control-las, eu controlarei tudo, controlarei todos os deuses do Olimpo. Da, o dilema dos deuses - esto sempre desafiando, castigando, colocando empecilhos e obstculos na vida do ser humano. Os gregos chamavam esta desobedincia aos deuses, esta desobedincia ao ritual propiciatrio de ribris (?). Quando o sujeito cometia ribris, ele era castigado de uma forma medonha, o azar do mundo inteiro caa em cima dele. Era a forma que os sacerdotes achavam de se fortalecer - eles eram os "donos" dos rituais; o ser humano se sentia sempre fraco, ele tinha que obedecer o ritual para ficar de bem com os deuses. Na verdade, isto oriundo das Escolas de Mistrios, onde se ensinava que o ser humano mais forte que qualquer um dos deuses, que qualquer uma das foras da natureza. Pergunta: curioso perceber que existe um fator que determinante da ao. Ento, os seis bilhes de seres humanos do planeta, imagine como a fora de cada um... , a interao entre as foras da natureza e a fora dos seres humanos. Essencialmente, a unio faz a fora. A gente diz que uma pessoa sozinha pode fazer muito bem para a humanidade, mas duas pessoas juntas, no fazem apenas duas vezes mais bem para a humanidade, vo fazer muito mais. ... dez mil segundo a bblia. Dez Mil; est a um clculo teolgico. Ento, a sinergia dos seres humanos multiplicativa, no apenas somatria. A soma de esforos concatenados de seres humanos muito poderosa na concepo mitolgica. Por isso, a ttica dos deuses sempre foi dividir, separar, criar hostilidade entre os homens para manter a soberania, para manter o controle das foras naturais. estranho, mas a histria dos mitos.

18

Pergunta: Os ndios fazem dana para chover; existe esta possibilidade? So rituais propiciatrios. A questo do mito depende muito da f que se tem na eficcia daquele ritual, na eficcia daquela relao mtica com a divindade. Quando o indivduo tem muita f, e desempenha aquele ritual, se diz que eventualmente ele consegue que a coisa se cumpra. A, ns camos naquele terreno meio movedio da prova: "Prove que isto pode acontecer. Prove que estas foras existem." O fato que h uma crena generalizada no mundo inteiro, em vrias tribos, em vrias civilizaes, de que cumprindo realmente risca determinados ritos, se consegue resultados extraordinrios. Na ndia se prope que o indivduo, sozinho, cumprindo determinada disciplina, determinados atos rituais, consegue evocar foras muito grandes e desenvolver poderes diferenciados do indivduo comum. Entre ter, e provar que tem, h uma diferena muito grande. Diz-se que quem tem, no precisa provar, e quem no tem, quer a prova. Ento, a resposta dos indianos inevitavelmente : Faa! Se voc no tiver interesse nenhum em fazer, no tem utilidade nenhuma provar que existe. Mas ns pensamos: Prove que existe, e a eu fao. A gente fica no dilema: Primeiro prova que existe ou faz para ver se existe. Ento, eu no vou te responder se funciona ou no. Fica do seu foro ntimo se deve ou no acreditar.. Mas todos acreditamos em alguma bobagem, em algum ritualzinho que a gente tem certeza que funciona. Sempre tem uma crendice, um talism - o chaveiro que ganhei da minha av, a caneta com a qual eu fiz o primeiro exame da minha vida. Sempre tem algum mito que carregamos conosco, e nele acreditamos. (mas o resto tudo mentira) uma questo realmente de foro ntimo, no d para explicar ou justificar.

LOJA TEOSFICA LIBERDADE


Rua Anita Garibaldi, 29 - 10 andar - Centro CEP 01018-020 - So Paulo, SP - Brasil

19

S-ar putea să vă placă și