Sunteți pe pagina 1din 4

ESTRUTURA DE MERCADO

Prof. Andr Luiz Kopelke Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Engenharia Mecnica (EME 35) Economia. 10/11/10

RESUMO As relaes entre consumidores e produtores sempre foi objetivo de estudo de Economia. Este estudo tem por objetivo o equilbrio entre as partes, propiciando a livre concorrncia, o desenvolvimento e a satisfao de ambas s partes. Os consumidores de um produto por sua vez no precisam ser pessoas fsicas, mas sim outras empresas que utilizam estes produtos para a fabricao do produto final, o qual pode ou no ser destinado ao consumidor final. Para a empresa onde faremos nosso estudo, os seus consumidores podem ser desde organizaes governamentais pessoas fsicas, dependendo da aplicao. A produo de equipamentos hidrulicos, rea na qual ser nosso foco, atende diferentes aplicaes, e estas por sua vez, definem qual o consumidor. A abertura da comporta da usina hidreltrica de Jirau, na cidade de Porto Velho em Rondnia, ou as peas de reposio usadas por um agricultor em seu trator definem qual o tipo de consumidor de um equipamento hidrulico. Neste Paper, veremos qual a estrutura na qual essa empresa est inserida, como seus concorrentes, seus produtos, etc. Palavras-chave: Concorrentes, Mercado, Capacidade.

1 INTRODUO Nossa pesquisa baseou-se na empresa A Equipamentos Hidrulicos Ltda., empresa de capital Alemo, onde a mesma atua na rea desenvolvimento, produo, comercializao, instalao, servios ps instalao, reformas, etc., abrangendo todas as etapas do processo, inclusive a assistncia tcnica no decorrer de toda a vida do equipamento. Por este e outros motivos, esta empresa lder mundial em seu segmento. O marco inicial da empresa foi a mudana que o seu fundador fez em um britador de martelo, onde no mesmo foi acoplado um roda dgua para acionar o mecanismo. Com o desenvolvimento do Vale do Ruhr, local onde at hoje esto instaladas as maiores empresas de

2 fundio do mundo, a empresa passou tambm a fundir ao. Aps a segunda guerra mundial, a empresa passou a deixar de produzir ao, devido grande concorrncia de empresas dos Estados Unidos, e passou a produzir somente equipamentos hidrulicos, produo esta iniciada ainda sob domnio nazista na segunda guerra. Na ultima dcada, a empresa foi adquirida por outra empresa de capital alemo, mas manteve o seu nome original, sigla esta que para muitos, o principal bem da empresa, fato este muitas vezes usado para justificar o alto preo do seu produto.

2 CONCORRENTES Como quase todas as empresas da rea de bens e servios no mundo, a empresa referida possui concorrentes. Estes concorrentes por sua vez, produzem apenas alguns da enormssima gama de produtos fabricados por esta empresa. Outro ponto, que esta empresa aplica anualmente uma fatia de quase 5 % do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, garantido com isso que 75% dos seus produtos sejam produtos desenvolvidos a menos de cinco anos, e por isso, protegidos por Patentes. Juntando a isso, a empresa possui distribuidores por todo o Brasil com equipe tcnica disponvel em todas as regies, alm de produzir, aqui no Brasil, a maioria dos produtos destinados ao mercado nacional. Todos estes, e muitos mais, so os motivos que praticamente invivel a concorrncia de outras empresas. A concorrncia acima citada, apenas acontece para um determinado produto, geralmente mais na linha de pecas de reposio ou para a confeco de pequenos e simples equipamentos. Estas peas por sua vez na maioria so originrias da China ou outro pas asitico, deixando muitas vezes a desejar quanto qualidade. Como a empresa est a muito tempo no mercado, com anos-luz na frente de seus concorrentes em relao muitos aspectos, ela simplesmente compra as empresas concorrentes (j comprou mais de 1000 empresas em redor do mundo nas ultimas duas dcadas). Para este caso, podemos considerar a empresa com um monoplio, por ser praticamente impossvel outra empresa entrar neste mercado. E se entrar, de se manter.

3 CARACTERSTICAS So muitas as caractersticas da empresa citada acima, que a torna quase nica no seu segmento. Vamos analis-la a partir de agora, como sendo um potencial comprador dos seus produtos. Daremos um exemplo: Compra de um equipamento hidrulico para a abertura e fechamento de uma comporta hidrulica de mdia dimenso: At 100 m2 de rea. Como

3 comprador, eu precisarei analisar as caractersticas dessa empresa com relao qualidade, custo etc, mas tambm, se ela tem na sua gama de produtos todos os itens necessrios, pois invivel comprar, por exemplo, as vlvulas hidrulicas de um fornecedor, a parte eletrnica de outro e o cilindro hidrulico de um terceiro. Essa talvez seja a principal caracterstica dessa empresa. Ela, por ter uma vasta experincia na aplicao dos seus produtos, muitas vezes chamada para inclusive projetar o sistema, ou seja, o cliente entra somente com o problema e os recursos a empresa com a soluo.

4 CAPACIDADE A empresa acima citada possui uma capacidade quase ilimitada de produo. Ela trabalha com algo que chamamos de sistema puxado, ou seja, ela no produz para estoque (com exceo de pequenas quantidades de peas de reposio). Este sistema torna-a muito flexvel, ou seja, ela pode mudar facilmente a produo de um item que tenha baixa procura para o item que est em alta. Alm disso, ela possui fbricas em todo o mundo que fabricam o mesmo componente, por exemplo, aqui, na China, na Turquia e nos Estados Unidos. Isto significa que se h a possibilidade da transferncia de um mesmo item entre fbricas, sempre que haja a demanda. Um exemplo disso foi na crise que afetou o sistema de construo civil americano em 2008, onde os equipamentos utilizados na confeco de produtos para a empresa americana Bob Cat, e que com a crise ficaram parados, foram facilmente mudados para produzir equipamentos para tratores no Brasil, onde o aumento nas vendas ficou na ordem de quase 60% esse ano, em relao ao mesmo perodo do ano passado, e com um aumento de quase 300% em relao a 2008 (dados CNH).

5 CONCLUSO Com tudo isso, chegamos concluso de que a empresa uma empresa Monopolista, com relao toda a sua gama de produtos e qualidade, mas sendo uma empresa que atua num mercado de Concorrncia Monopolista em relao a outros produtos, como por exemplo, s bombas hidrulicas, para as quais tem uma grande quantidade de fabricantes no Brasil. Ainda observando-se a produo de outros itens, ela uma empresa que atua num mercado Oligopolista, em relao produo dos Cilindros Hidrulicos, onde h algumas empresas (trs) que fabricam 99% dos cilindros hidrulicos no brasil.

4 Isso justifica a sua nomenclatura utilizada para diferenciar as linhas de produo, onde ela denomina Mini-fbrica, cada uma de suas linhas de produtos, tendo muitas vezes, vrias minifbricas dentro de um mesmo galpo.

5 REFERNCIAS http://www.newholland.com.br/, acessado em 10/11/2010.

S-ar putea să vă placă și