Sunteți pe pagina 1din 33

Curso de Sistemas de Vapor

VAPOR
CAPTULO 1 - INTRODUO
1.1 - O QUE VAPOR ?

Podemos considerar, de forma sinttica que vapor nada mais que a unio do elemento qumico GUA com o elemento fsico ENERGIA OU CALOR. 1.2 - POR QUE SE UTILIZA O VAPOR ? O vapor utilizado como meio de transmisso de energia desde a Revoluo Industrial. A princpio, utilizava-se vapor no preparo de alimentos. Hoje, o vapor tornou-se uma ferramenta flexvel e verstil para a indstria quando se necessita de aquecimento. POR QUE? O vapor gerado a partir da gua, fludo relativamente barato e acessvel em grande parte do planeta. Sua temperatura pode ser ajustada com preciso, controlando sua presso atravs de vlvulas. Transporta grandes quantidades de energia com pouca massa e, ao retornar ao estado lquido, cede essa energia ao meio que se deseja aquecer. facilmente transportado atravs de tubulaes, podendo percorrer grandes distncias entre os pontos de gerao e utilizao. 1.3 - PRODUO DE VAPOR

Suponhamos um cilindro com a parte inferior vedada, envolvido com isolamento trmico com eficincia de 100 %, de tal forma que no haja perda de calor para a atmosfera e contendo 1 kg de gua temperatura de 0C (ponto de fuso). Essa condio ser tomada, doravante, como ponto de referncia, onde passaremos a considerar, para nossos propsitos, que a QUANTIDADE DE CALOR existente nessa massa de gua igual a ZERO. A temperatura da gua aumentar at que se atinja o valor de 100C. Nessas condies, qualquer aumento adicional de calor far com que a gua no consiga se manter em estado lquido, sendo que uma parte dessa massa ferver, ou melhor, se transformar em vapor, conforme figura 3.

FIGURA 3

Quanto maior a quantidade de calor absorvida pelo sistema, maior ser a massa de gua transformada em vapor, conforme as figuras 4 e 5.

FIGURA 4

FIGURA 5 A partir do momento em que se esgotar completamente a massa de gua, a temperatura do processo voltar a aumentar, sendo que teremos somente a presena de vapor (gs), conforme a figura 6.

FIGURA 6 Observando a posio final do grfico Temperatura x Calor, podemos divid-lo em trs partes distintas, conforme a figura 7:

FIGURA 7

CAPTULO 2 - UNIDADES E TERMINOLOGIAS


2.1 - CALOR o termo utilizado para designar a energia trmica total de um fludo lquido ou gasoso (tais como a gua e o vapor), dentro de condies de presso e temperatura preestabelecidas. A unidade que utilizaremos nos nossos estudos kilocaloria (smbolo kcal). 2.1.1 -QUANTIDADE DE CALOR o calor, ou energia trmica total, por unidade de massa. A unidade representativa kilocaloria por kilograma (kcal/kg). 2.1.2 - CALOR ESPECFICO a capacidade que uma substncia possui para absorver ou transferir calor e se define como a quantidade de energia, em Joules, necessria para aumentar a temperatura de 1 kg dessa substncia em 1C. O calor especfico da gua 4,186 kJ/kg C ou 1 kcal/kg C. Isso representa dizer que se houver uma transferncia de calor de 1 kcal para uma massa de 1 kg de gua, ocorrer um aumento de 1C na temperatura. 2.1.3 - TRANSFERNCIA DE CALOR Trata-se do fluxo de energia entre um meio alta temperatura e outro meio com temperatura menor, quando em contato ou proximidade. S ocorrer fluxo ou transferncia de calor se houver um diferencial de temperatura entre os meios. Caso a temperatura desses meios seja a mesma, ambos estaro num estado de equilbrio trmico.

2.1.4 - CALOR SENSVEL a quantidade de calor contido na gua, em seu estado lquido. Suponhamos que dispomos de gua com temperatura de 10C para abastecer uma caldeira que trabalha presso atmosfrica. Conforme visto anteriormente, necessitamos de 1 kcal de energia para fazer aumentar a temperatura de 1 kg de gua em 1C. Nessas condies, seriam necessrias 90 kcal para elevar a temperatura de 1 kg de gua de 10C at 100C (correspondente temperatura de ebulio da gua presso atmosfrica). Se a capacidade produtiva da caldeira for de 10000 litros (ou 10000 kg), a energia necessria para elevar toda a massa de gua de 10C para 100C ser 90 kcal/kg * 10000 kg = 900000 kcal. Vale observar que este valor no corresponde ao calor sensvel encontrado nas Tabelas de Vapor Saturado, pois, o ponto de referncia para tomada deste valor considerado quando a gua est a 0C. Portanto, nessas condies, o calor sensvel 100 * 1 = 100 kcal/kg. 2.1.5 - CALOR LATENTE Se, atingida a temperatura de 100C na presso atmosfrica, a gua continuar a receber calor, passar a ocorrer transformao da gua em vapor, temperatura constante. Esse calor adicional chama-se CALOR LATENTE, sendo a quantidade de energia necessria para transformar 1 kg de gua em 1 kg de vapor.

2.1.5 - CALOR TOTAL a soma do calor sensvel com o calor latente. Ao observarmos as Tabelas de Vapor Saturado, veremos que, presso atmosfrica, as quantidades de energia para transformar 1 kg de gua em vapor so: CALOR SENSVEL = 100 kcal CALOR LATENTE = 539,7 kcal CALOR TOTAL = 100 + 539,7 = 639,7 kcal Considerando uma massa de 100 kg de vapor, a quantidade de energia total ou calor total dessa massa corresponde a 639,7 * 100 = 63970 kcal. 2.2 - TABELA DE VAPOR SATURADO Esta tabela serve para relacionar todas as propriedades at aqui descritas, resultado de ensaios efetuados com o vapor. As colunas 1 e 2 correspondem, respectivamente, s presses manomtrica e absoluta. A coluna 3 mostra os diferentes valores de temperatura de saturao, para as diferentes presses expressas nas colunas anteriores. A coluna 4 traz os valores de volume especfico do vapor s diferentes presses. As colunas 5, 6 e 7 trazem as quantidades de calor sensvel, total e latente do vapor, tambm s diferentes presses. Vale lembrar que esses valores correspondem ao VAPOR SATURADO SECO, isto , com ttulo 100 %.

CAPTULO 3 - TIPOS DE VAPOR


3.1 - VAPOR SATURADO Recordando o processo de produo do vapor, atingida a temperatura de saturao, a gua passa a se transformar em vapor, mantendo sua temperatura constante. Quanto maior a quantidade de calor latente absorvida pela mistura, maior ser a quantidade de vapor e, consequentemente, menor ser a quantidade de gua. Durante essa fase, a mistura chamada de VAPOR SATURADO MIDO, pois, junto com o vapor, ainda existe uma parcela de gua presente. No instante em que houver absoro de todo o calor latente, toda a gua presente estar transformada em vapor, isto , o vapor estar totalmente isento da presena de gua. Neste estgio, o vapor chamado de VAPOR SATURADO SECO. Na prtica, o vapor utilizado nas indstrias arrasta consigo gotculas de gua, no podendo ser classificado de vapor saturado seco. Porm, o desejvel que o vapor utilizado em processos de aquecimento seja o mais seco possvel, isto , com maior parcela possvel de calor latente. Chamamos de QUALIDADE ou TTULO DO VAPOR (smbolo X) ao percentual de vapor seco existente numa mistura gua + vapor. Este valor incide diretamente sobre a quantidade de calor latente existente no vapor. Como exemplo, se o vapor estiver a 7 bar de presso com um ttulo de 95 %, a quantidade de calor contido por kg de vapor ser: CT = C S + C L * X CT = 172,5 + (489,6 * 0,95) CT = 637,6 kcal/kg Este valor representa uma reduo de 24,5 kcal/kg em relao ao calor total do vapor a 7 bar, encontrado nas Tabelas de Vapor Saturado. 3.2 - VAPOR SUPERAQUECIDO Se, mesmo aps toda a gua ter se transformado em vapor, o sistema continuar a receber calor, voltar a ocorrer o aumento de temperatura. Nesse estgio, teremos somente vapor (totalmente isento de gua), porm a valores de temperatura acima da temperatura de saturao. O vapor, nessas condies, chamado de VAPOR SUPERAQUECIDO. O vapor saturado se condensa rapidamente quando em contato com superfcies frias, isto , cede seu calor latente de forma rpida. Por outro lado, o vapor superaquecido, nas mesmas condies, cede, primeiramente, parte de seu calor sensvel, fazendo diminuir sua temperatura.

CAPTULO 4 - PURGADORES
4.1 - ELIMINAO DO CONDENSADO Imaginemos o que ocorre no momento em que o vapor entra no sistema desde a caldeira e encontra as superfcies das tubulaes de distribuio e os equipamentos frios. Haver um diferencial de temperatura elevado entre o vapor e as paredes metlicas, acarretando uma grande velocidade na transferncia de calor. Nesta condio, o consumo de vapor ser alto, pois, a condensao se dar de forma muito rpida. medida que o diferencial de temperatura vai diminuindo, menor ser a quantidade de condensado formado, sendo tambm menor o consumo de vapor. No momento em que as temperaturas do vapor e das superfcies metlicas se equilibrarem, a taxa de condensao ser mnima e o consumo de vapor se manter estvel. Os dois valores extremos de quantidade de condensado formado so chamados de CARGA DE PARTIDA e CARGA DE TRABALHO, respectivamente. Foi visto anteriormente a necessidade de se eliminar o condensado dos sistemas com o intuito de agilizar os tempos de aquecimento. Supondo um equipamento conforme a figura 16, se colocarmos um furo em sua parte inferior, todo o condensado ser eliminado

Vapor

Condensado

FIGURA 16 Porm, alm do condensado, tambm haver descarga de vapor. Se o objetivo aproveitar toda a energia do vapor no processo, temos que pensar em algo que possa descarregar o condensado sem perder vapor. Vejamos alguns mtodos:

4.2 - PURGADORES TERMOSTTICOS DE PRESSO BALANCEADA A figura 17 mostra um purgador termosttico de presso balanceada:

FIGURA 17 PURGADOR TERMOSTTICO DE PRESSO BALANCEADA

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS - Possuem grandes capacidades de descarga comparadas com seu tamanho - So excelentes eliminadores de ar - Ajustam-se automaticamente s variaes de presso do sistema - So de fcil manuteno, no sendo necessria a desmontagem do purgador da linha para troca dos internos - Podem sofrer avarias por golpes de arete - Podem sofrer ataque pela presena de condensado corrosivo, a no ser que o elemento seja de ao inox - No atendem as condies de operao com vapor superaquecido - Descarregam o condensado abaixo da temperatura do vapor, podendo causar alagamentos. Portanto, no so recomendados em processos onde se deseja descarregar o condensado assim que haja sua formao.

ELEMENTO TERMOSTTICO: Sem dvida, no elemento termosttico que reside o fator de durabilidade e eficincia de um purgador de presso balanceada. O desenvolvimento de elementos cada vez mais resistentes sempre motivo de preocupao dos projetistas. Os elementos blindados de ao inox so os que oferecem as melhores condies de operao, sendo resistentes a golpes de arete e corroso. A figura 18 mostra um elemento termosttico tpico em corte, nas posies fechada e aberta:

FIGURA 18 ELEMENTO TERMOSTTICO BLINDADO DE AO INOX

5.3 - PURGADORES TERMOSTTICOS BIMETLICOS


Neste tipo, o movimento de abertura e fechamento obtido pela deformao de uma lmina composta de dois metais que, quando aquecidas, sofrem dilatao em propores diferentes. A figura 20 mostra a deformao de duas placas metlicas de materiais diferentes, quando submetidas a um aquecimento:
Frio Quente

FIGURA 20

Uma forma de melhorar ainda mais o projeto deste modelo a utilizao de lminas bimetlicas na forma apresentada na figura 22 e 23. A disposio das lminas feita de duas em duas, conforme mostra a figura 23:
Lminas bimetlicas

FIGURA 23 Os braos possuem diferentes dimenses, que entram em ao em seqncia e produzindo uma fora de fechamento que vai aumentando a medida em que a temperatura aumenta, atuando de forma gradual, de acordo com as variaes de presso e temperatura.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS - Possuem grandes capacidades de descarga comparadas com seu tamanho. - So excelentes eliminadores de ar - So muito resistentes a golpes de arete. - Podem ser projetados para resistir a ao de condensado corrosivo. - Podem trabalhar em altas presses e com vapor superaquecido. - O obturador localizado na sada serve como reteno ao fluxo inverso. - No respondem rapidamente as variaes de presso. - Descarregam o condensado abaixo da temperatura de saturao, no sendo vivel sua instalao em sistemas onde se necessita uma rpida drenagem do condensado.

4.4 - PURGADORES MECNICOS DE BIA

A figura 25 mostra um purgador de bia e alavanca:

FIGURA 25 PURGADOR DE BIA COM ELIMINADOR DE AR O condensado chega ao corpo do purgador atravs do orifcio e, medida que o nvel da gua vai aumentando, a bia se eleva. Como a alavanca interliga a bia ao obturador, essa elevao desloca o obturador, afastando-o da sede, permitindo o fluxo de condensado. Percebe-se que, ao variar o nvel da gua, ir variar a abertura, permitindo a drenagem do condensado de forma contnua, independente das condies de vazo do processo. Na ausncia do condensado, a bia voltar posio inferior e o obturador se assentar contra a sede, bloqueando o fluxo. Esses purgadores so dotados de um elemento eliminador de ar, idntico ao elemento termosttico de um purgador de presso balanceada. Na presena do ar, com o purgador frio, o elemento encontra-se retrado, permitindo o fluxo pelo orifcio. Com a chegada do condensado quente, o elemento se expande, levando a esfera contra o orifcio, bloqueando a passagem. Outro dispositivo que pode ser incorporado aos purgadores de bia e alavanca uma vlvula tipo agulha, conforme mostrado na figura 26:

10

FIGURA 26 ELEMENTO ELIMINADOR DE VAPOR PRESO (SLR) Essa vlvula funciona como eliminador de vapor preso, fato que ocorre em alguns processos, os quais estudaremos posteriormente. Fica claro que, se houver presena de vapor no corpo do purgador, o mesmo ficar bloqueado. PRINCIPAIS CARACTERSTICAS - Proporcionam a descarga contnua do condensado na mesma temperatura do vapor, sendo ideais para aplicaes onde haja a necessidade da imediata eliminao do condensado. - So os nicos que possibilitam a eliminao do vapor preso, desde que dotados da vlvula tipo SLR, visto anteriormente. - So bons eliminadores de ar, desde que providos com elemento prprio. Absorvem muito bem quaisquer variaes de presso e / ou vazo - Podem sofrer danos por golpes de arete e por condensado corrosivo

4.5 - PURGADORES MECNICOS DE BALDE INVERTIDO Os purgadores de balde invertido operam em funo da fora proporcionada pelo vapor que, ao entrar no balde, o faz flutuar sobre o condensado presente. A figura 28 mostra um modelo tpico:

FIGURA 28 PURGADOR MECNICO DE BALDE INVERTIDO

11

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS: - Atendem altas presses - So muito resistentes a golpes de arete e a condensado corrosivo - Eliminam o ar de forma lenta - Necessitam de um selo dgua para operar - Necessitam de vlvula de reteno na entrada para se evitar a perda do selo dgua, em funo de eventuais variaes de presso

4.6 - PURGADORES TERMODINMICOS So purgadores de construo extremamente simples. A figura 29 mostra um modelo tpico:

FIGURA 29 PURGADOR TERMODINMICO

FIGURA 30

12

FIGURA 31

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS: - No necessitam de ajustes em funo das variaes de presso - So muito compactos e possuem grandes capacidades de descarga em comparao ao seu tamanho - Admitem altas presses - No sofrem danos por golpes de arete - So altamente resistentes a condensado corrosivo - So de fcil manuteno - Podem operar em qualquer posio (preferencialmente na horizontal, em funo do desgaste do disco) - No admitem contrapresses ou presses diferenciais baixas - Eliminam o ar, desde que a presso no incio do processo se eleve lentamente - Caso seja instalado em ambientes expostos atmosfera, imprescindvel a montagem de uma proteo sobre a tampa (chamada ISOTUB) para evitar que ocorra uma rpida condensao do vapor flash contido na cmara de controle. Isso faz com que o purgador promova aberturas e fechamentos em curtos espaos de tempo, causando perda de vapor e desgaste prematuro. - Descarregam o condensado de forma intermitente - No atendem bem grandes variaes de presso e vazo de condensado

4.7 - EFEITOS DA CONTRAPRESSO A capacidade de descarga de um purgador est associada a dois fatores: dimetro do orifcio da sede e presso diferencial, ou a diferena entre as presses de entrada e sada do purgador. Fica claro que, se o purgador descarrega para a atmosfera, a presso diferencial corresponder presso de entrada. Porm, em sistemas onde haja retorno de condensado, o tanque de gua de alimentao, para onde esse condensado levado, normalmente encontra-se num nvel superior ao do purgador, conforme mostra a figura 32:

13

EQUIPAMENTO P = 2 bar

ALTURA 25 m

TANQUE DE GUA DA CALDEIRA

FIGURA 32 A altura a ser vencida pelo condensado representa uma contrapresso e equivale presso de sada do purgador. Sua definio numrica segue o conceito da coluna dgua: cada 10 metros de altura equivale a uma contrapresso de 1 bar. Como exemplo, o condensado descarregado a partir de uma presso de 2 bar pode atingir uma altura mxima de 20 metros. Os purgadores termodinmicos, em funo de seu princpio de funcionamento, tendem a permanecerem abertos quando a contrapresso for maior que 80 % da presso de entrada, no sendo recomendados para essas aplicaes. Em casos extremos, onde a contrapresso exceda ou se iguale presso de entrada, a nica alternativa promover o bombeamento do condensado at o tanque. Outro fator relativo contrapresso que pode comprometer a drenagem conectar purgadores operando com diferentes presses de entrada na mesma linha de retorno, conforme mostra a figura 33:

P = 10 bar

P = 5 bar

P = 2 bar

P = 0,5 bar

FIGURA 33 Quando os purgadores que drenam a linha de 10 bar e o equipamento a 5 bar descarregam, existe uma tendncia de pressurizao da linha de retorno, aumentando a contrapresso nos outros purgadores. Caso os purgadores de alta forem de drenagem contnua, mais significativo o efeito. Nesse caso, deve-se utilizar o recurso de direcionar todo o condensado formado para um coletor e, posteriormente, bombe-lo para o tanque.

14

4.8 - GOLPE DE ARIETE A maior parcela de formao de condensado ocorre na partida, no momento em que toda a instalao se encontra fria. A figura 44 mostra como esse condensado vai se depositando na tubulao:

FIGURA 44

Aps o aquecimento a formao de condensado nas linhas de vapor ocorre em funo da troca trmica entre a tubulao e o meio ambiente, ocorrida mesmo estando essas linhas isoladas.

Caso esse condensado no seja eliminado, teremos um mbolo hidrulico deslocando-se com uma velocidade de aproximadamente 30 m/s que, ao encontrar qualquer obstculo sua frente (curva, vlvula de bloqueio, flanges, etc.), causar golpes de arete extremamente destrutivo, com alto nvel de rudo podendo danificar equipamentos e suportes de tubulao, causar eroso nas linhas e ainda produzir risco de acidentes pessoais pelo rompimento da tubulao. Alm disso, a presena de condensado diminuir sensivelmente a troca trmica e, conseqentemente, a eficincia do processo. Esses riscos sero to altos quanto maior for a quantidade de pontos baixos que a tubulao possuir, conforme figura 45.

FIGURA 45

15

Com o objetivo de minimizar a ocorrncia de golpes de arete, as linhas de vapor devem ser drenadas a cada 30 metros e em TODOS os pontos baixos, e construdas com inclinao favorvel ao fluxo. Nas partidas, as vlvulas de bloqueio devem ser abertas lentamente, para se evitar o arraste do condensado presente em altas velocidades. Nos equipamentos serpentinados, as serpentinas tambm devem ser construdas com essa inclinao.

Nas drenagens de linha, recomenda-se a instalao de purgadores termodinmicos, por serem muito resistentes a golpes de arete. Em equipamentos sujeitos a esse efeito, deve-se optar pelo purgador de balde invertido em substituio ao de bia.

4.9 - OCORRNCIA DE VAPOR PRESO O bloqueio de purgadores pela presena de vapor preso causa freqente de m operao em equipamentos e, algumas vezes, ignorado. Tomemos, como exemplo, o equipamentos da figura 50.

FIGURA 50 O equipamento drenado atravs de um purgador termosttico e trabalha com 3,0 barg de presso. Na partida, o purgador encontra-se totalmente aberto, por onde saem o ar e o condensado frio. Na iminncia da chegada do vapor, o purgador se fecha, deixando o espao da tubulao entre os pontos A e B preenchidos com vapor. Imaginemos porm, que por um momento, esse trecho esteja preenchido por ar. Mesmo que a presso de trabalho seja de 3,0 barg, a diferena de presso entre os pontos A e B muito pequena, devido somente pequena diferena de nvel entre a sada do condensado do equipamento e a posio do purgador. O condensado deve chegar ao purgador por gravidade, com a dificuldade criada pela presena do ar. Na aplicao de purgadores mecnicos, a instalao deve ser feita logo aps o ponto de drenagem dos equipamento. No sendo possvel, o purgador deve possuir uma vlvula complementar, que permita a eliminao desse vapor de forma contnua. Outro caso tpico da ocorrncia de bloqueio de purgadores por vapor mostrado na figura 51:

16

FIGURA 51 A drenagem do condensado feita por um tubo pescador direcionado s partes baixas do cilindro. Porm, em funo do movimento circular, poder haver passagem de vapor pelo tubo, chegando ao purgador. O nico purgador capaz de eliminar o vapor preso o de bia com vlvula agulha incorporada, conforme figura 52:

FIGURA 52 A posio de abertura da vlvula se d em funo das condies de processo, ficando normalmente, entre 1/8 a 1/4 de volta. 4.10 - DRENAGENS COLETIVAS Verifiquemos a disposio da figura 53:

FIGURA 53 A unidade a trabalha com 0,4 barg e a unidade B com 7,0 barg. As drenagens de cada unidade se comunicam entre si e ambas seguem por um tubo comum at o purgador.

17

A maior presso da unidade B garante que o condensado alcance o purgador, por onde descarregado. Na chegada do vapor, o purgador se fechar, antes que o condensado da unidade A possa chegar ao purgador, mantendo-a alagada. Uma instalao deste tipo torna-se totalmente incua. Porm, comum observarmos a instalao de um nico purgador para drenar dois ou mais equipamentos, todos submetidos mesma presso de trabalho. Mesmo nessas condies ocorrero problemas nas drenagens, pois os consumos de vapor nas unidades no so os mesmos, havendo conseqentes variaes de presso. O agravante que as unidades que consomem a maior quantidade de vapor (e, conseqentemente, maior formao de condensado) so as que sofrem alagamentos. A figura 54 mostra um sistema de drenagem coletiva:

FIGURA 54 Assim que o equipamento D atinge a temperatura ideal de processo, o vapor tende a ocupar todo o espao ocupado anteriormente pelo condensado, j descarregado pelo purgador. Nessa condio, o purgador estar fechado, no permitindo que o condensado proveniente dos outros equipamentos possa ser descarregado. Devemos lembrar que os equipamentos de processo, mesmo idnticos, no possuem consumos equivalentes, em funo das muitas variveis envolvidas (carga de produto, temperatura inicial, etc). Portanto, a disposio da figura 55 a ideal em termos de eficincia de processo, onde cada equipamento drenado por um nico purgador.

FIGURA 55 Os aspectos que levam opo pela drenagem coletiva meramente econmica. Porm, essa economia conseguida inicialmente torna-se prejuzo pela baixa eficincia e produtividade alcanadas.

18

CAPTULO 5- MTODOS DE AVALIAO EM PURGADORES


5.1 - PERDAS POR VAZAMENTO EM PURGADORES De nada adianta ter-se projetado corretamente um sistema de vapor se no houver uma manuteno da eficincia ao longo do tempo. comum observarmos a ocorrncia de vazamentos tanto no sistema de vapor quanto no de condensado. Para se ter uma idia, um furo de 3 mm de dimetro pode descarregar 30 kg/h a uma presso de 7,0 barg, acarretando perdas de at 1660 kg de leo por ms (considerando regime de 720 horas/ms). Os valores demonstrados correspondem ao que pode ocorrer se um purgador estiver perdendo vapor continuamente. O grfico da figura 56 logo abaixo, mostra como se comporta as perdas de vapor para diferentes valores de dimetro e presses.

FIGURA 56

19

5.2 - AVALIAO PELA DESCARGA PARA A ATMOSFERA Sabemos que a funo bsica de um purgador descarregar condensado impedindo a sada de vapor vivo. Se a descarga se d para a atmosfera, pode-se avaliar, atravs da observao pura e simples, as condies de operao de um purgador. Verifiquemos o que ocorre no caso de um purgador de bia, conforme figura 57:

FIGURA 57 Por serem de drenagem contnua, torna-se difcil avaliar sua condio operacional. Nos purgadores que descarregam o condensado de forma intermitente, a observao de perdas para a atmosfera mais bem definida. No caso de purgadores instalados onde haja retorno de condensado, essa avaliao torna-se muito mais difcil. Pode-se ter uma idia verificando-se a ocorrncia de perdas de apor pelos vents dos tanques de condensado ou de alimentao da caldeira. 5.3 - VISORES DE FLUXO Um dos mtodos utilizados para detectar vazamentos em purgadores a instalao de visores de fluxo na sada dos mesmos. A figura 58 mostra dois tipos de visores (janela simples e janela dupla).

20

FIGURA 58

Atravs do visor, pode-se verificar se o purgador est descarregando condensado, porm, se estiver ocorrendo perdas de vapor, no h como ter certeza deste fato, pois, o mesmo um fludo invisvel, no permitindo sua visualizao. O visor mostrado na figura 59 oferece vrias melhorias em relao aos anteriores:

FIGURA 59 Alm de atuar como visor, esse acessrio funciona como vlvula de reteno, onde a abertura e fechamento promovidos pela esfera indicam o funcionamento satisfatrio do purgador. O vidro fica menos suscetvel ocorrncia de depsitos de impurezas que possam dificultar a visualizao do fluxo, fato que ocorre com mais freqncia nos visores observados anteriormente.

A instalao de visores deve-se dar a uma distncia aproximada de 1 metro aps o purgador, para minimizar a ao da eroso que possa produzir-se no vidro, causando sua ruptura. Esse fenmeno ocorre, principalmente, na instalao de purgadores de descarga intermitente.

5.4 - MTODOS ULTRA-SNICOS Um mtodo mais preciso para deteco de vazamento a verificao das condies sonoras (ultrasom) produzidas pela passagem do vapor pelo orifcio de descarga de um purgador. Esse mtodo ideal quando aplicado em purgadores que descarregam condensados de forma intermitente, j que as condies sonoras entre o funcionamento normal e a condio de falha so muito distintas.

21

No caso de purgadores com descarga contnua, h a necessidade de uma correta interpretao dos sinais captados pelo detector ultra-snico, para no haver confuso entre a passagem de vapor vivo com o reevaporado formada na descarga. Isso requer experincia do operador. A figura 60 mostra um aparelho de deteco pelo processo ultra-snico.

FIGURA 60 Vale salientar que o parecer final da real condio operacional do purgador s deve ser dado aps vrias medies. Qualquer variao da posio do elemento sensor pode gerar leituras incorretas.

CAPTULO 6 - CIRCUITO DE VAPOR


A figura 65 mostra um fluxograma bsico de um sistema onde se utiliza vapor para aquecimento.

FIGURA 65

22

CAPTULO 7 - GERAO DE VAPOR


7..1 - CALDEIRAS O vapor gerado atravs de equipamentos chamados CALDEIRAS, onde se efetua o aquecimento da gua atravs da queima de um determinado combustvel ou de resistncias eltricas. As caldeiras so classificadas de acordo com o seguinte critrio: A) FORMA DE OPERAO - CALDEIRAS FLAMOTUBULARES Os gases quentes provindos da queima circulam pelos tubos de troca, transferindo o calor para a gua. Normalmente operam com baixas capacidades de produo e presso.

FIGURA 66 CALDEIRA FLAMOTUBULAR

A) COMBUSTVEL UTILIZADO - leo BPF : combustvel mais comum - Lenha - Gs natural / GLP : utilizado em caldeiras de hospitais e hotis ou em instalaes localizadas em regies urbanas - Cavaco de madeira : encontrado nas indstrias de celulose - Licor negro : encontrado nas caldeiras de recuperao das fbricas de celulose - Bagao de cana : encontrado nas usinas de acar e lcool - Biomassa - Carvo mineral Uma caldeira ideal deve possuir acessrios que permita um controle efetivo da produo de vapor, garantindo qualidade e eficincia no processo, aliado ao aspecto econmico. A figura 70 mostra a instalao de uma caldeira ideal:

23

FIGURA 70 CALDEIRA IDEAL

7.2 - PERDAS IDENTIFICADAS EM CALDEIRAS A seguir ressaltaremos alguns itens que devem ser observados buscando uma operao eficiente nas caldeiras: - Ao de gases dissolvidos na gua de alimentao: as presenas de gases tais como O 2 e CO2 causam corroso nas superfcies metlicas das caldeiras; - gua de alimentao no modulada (Efeito On-Off) causando queda de presso na caldeira e choques trmicos; - Presena de slidos suspensos na gua de alimentao; - Presena de slidos dissolvidos na gua de alimentao (slica, clcio, magnsio, etc) causadores de incrustaes nas reas de troca; - Perdas de calor motivadas por descargas excessivas; - Comprometimento da segurana e rendimento da caldeira por descargas insuficientes.

7.3 - DESCARGA DE FUNDO Na descarga de fundo so eliminadas as impurezas em suspenso existentes na gua. Por serem mais pesadas, essas impurezas tendem a se depositar no fundo da caldeira, inibindo a transferncia de calor e causando superaquecimento. Essa operao pode ser feita manual ou automaticamente. O tempo de abertura da vlvula de descarga no deve exceder a 5 segundos, sendo que a operao deve ser repetida de hora em hora. O grfico abaixo mostra a vazo de descarga em funo da presso de operao da caldeira:

24

FIGURA 74 Tomemos como exemplo uma caldeira operando a 10 bar de presso e vlvula de descarga de fundo de 2. Nessas condies a descarga ser de 14 kg/s. Na descarga manual, muito difcil manter a vlvula aberta no tempo exato de 5 segundos. A cada segundo adicional sero desperdiados 14 kg. Vejamos o que ocorre se esse tempo for de 7 segundos: Excedente de descarga = 2 * 14 = 28 kg/descarga Regime de trabalho = 8 horas/dia, 20 dias/ms Desperdcio = 28 * 8 * 20 = 4480 kg/ms No acionamento automtico, no ocorre desperdcio, pois o tempo de abertura e os intervalos so registrados num controlador/temporizador, que mantm a operao uniforme. Alm disso, deve-se ressaltar a segurana operacional. As figuras mostram os sistemas automtico e manual de descarga de fundo.

25

CAPTULO 8 - DISTRIBUIO DO VAPOR


DISTRIBUIO DE VAPOR

CIRCUITO BSICO DE VAPOR

CONSIDERAES SOBRE O LAYOUT. O vapor gerado na caldeira, quando distribudo pelas tubulaes ao longo da instalao, mantm uma perda trmica contnua com o meio ambiente, promovendo a formao de condensado ao longo das linhas, o qual dever ser retirado por meio de drenagens, a fim de manter a qualidade do vapor e evitar danos aos equipamentos, tanto por golpes de arete, como por desenvolvimento de corroso. Em operao normal, o vapor flui pelas tubulaes de distribuies a velocidades de at 35 m/s (ou 126 km/h). 8.1 - PONTOS DE DRENAGEM As vantagens resultantes de uma correta seleo do tipo de purgador adequado pode ser intil se o condensado encontrar dificuldades no seu caminho at o purgador. Durante uma parada, o condensado presente numa tubulao de distribuio se acumula nos pontos baixos, sendo necessria instalao de purgadores nesses pontos para promover sua eliminao. Alm disso, o condensado se acumular tambm ao longo da linha, justificando a instalao de pontos de drenagem a cada 30 metros lineares de tubulao. Em operao normal, o vapor flui pelas tubulaes de distribuies a velocidades de at 35 m/s (ou 126 km/h). As figuras 77A e 77B mostram duas situaes diferentes de instalao de um ponto de drenagem de linha:

FIGURA 77A INCORRETA

FIGURA 77B CORRETA

Percebemos que na figura 77A, somente uma parte da massa de condensado chegar ao purgador, pois o tubo de pequeno dimetro conectado na parte inferior da tubulao de distribuio no possui rea suficiente para a coleta de todo o condensado. Na disposio correta, mostrada na figura 77B, observamos a instalao de um tee, chamado de BOTA COLETORA, que visa garantir a coleta de todo o condensado formado para posterior

26

eliminao atravs do purgador. A tabela a seguir mostra como deve ser feito o dimensionamento de botas coletoras:

FIGURA 78 Deve-se evitar a montagem de redues concntricas, conforme figura 79, por ser fonte potencial de golpes de arete.

FIGURA 79 A forma correta de montagem de redues em tubulaes mostrada na figura 80, com a utilizao de redues excntricas.

27

FIGURA 80 Na grande maioria das instalaes de vapor, ocorrem picos de consumo que podem provocar o arraste de gua da caldeira. Alm disso, um tratamento incorreto da gua de alimentao tambm provoca o arraste. O desejvel, porm, que o vapor seja utilizado o mais seco possvel, isto , com o melhor ttulo possvel, para garantir a otimizao do processo relativo ao tempo e eficincia. O mtodo utilizado na figura 78 no suficiente para a eliminao de todo o condensado, uma vez que as gotculas de gua que so arrastadas juntamente com o vapor no so coletadas. A soluo para se evitar o arraste dessas gotculas a instalao de um SEPARADOR DE UMIDADE, conforme mostrado na figura 81:

FIGURA 81 SEPARADOR DE UMIDADE HORIZONTAL As aletas centrais obrigam o vapor a mudar de direo, adquirindo um movimento circular aliado diminuio de sua velocidade. As gotculas, por serem mais pesadas, escoam para a parte inferior do separador, por onde so eliminadas atravs de um purgador, juntamente com o condensado formado no fundo da tubulao. Uma vez a linha bem dimensionada, consegue-se, aps o separador, um vapor com ttulo de ate 99 %.

28

FIGURA 82 FILTRO Y importante salientar que a montagem de filtros em linhas de vapor no deve seguir o padro da figura 82, por acarretar golpes de arete.

FIGURA 83 prefervel que a montagem seja feita mantendo-se o filtro na horizontal conforme mostrado na fig. 83, evitando-se assim a formao da bolsa de condensado. A eliminao do ar nos sistemas de vapor deve ser feita, principalmente, nos seguintes pontos:

COLETOR DE VAPOR: a figura 84:

preferencialmente no lado oposto entrada do vapor, conforme mostra

FIGURA 84

29

EQUIPAMENTOS ENCAMISADOS: tambm no lado oposto entrada do vapor, conforme figura 85:

FIGURA 85

FINAIS DE LINHA: conforme figura 86:

FIGURA 86 A aplicao de elementos termostticos para eliminao do ar traz os seguintes benefcios: - a descarga do ar se d de forma automtica - na partida, o elemento encontra-se retrado, mantendo o orifcio de descarga totalmente aberto - o fechamento ocorre quando houver um aumento significativo da temperatura (na iminncia da chegada do vapor) Qualquer tipo de purgador termosttico pode ser aplicado para esta funo, preferencialmente os de presso balanceada ou bimetlicos.

30

CAPTULO 9 - UTILIZAO DO VAPOR


9.1 - REDUO DE PRESSO Todos os equipamentos que trabalham com vapor tem uma presso mxima de operao, por razes de segurana, na maioria das vezes, menor que a presso de produo. Neste caso, necessria a instalao de uma vlvula redutora. Porm, este no o nico motivo pelo qual se utiliza este tipo de vlvula. A maioria das caldeiras projetada para produzir vapor a altas presses, pois, a presses mais baixas, ocorre a diminuio da eficincia e a possibilidade de arrastes. Alm disso, gerando-se vapor a altas presses pode-se utilizar tubulaes de menor dimetro, uma vez que o volume especfico do vapor diminui medida que se aumenta a presso. A temperatura do vapor saturado varia com a presso, sendo que o controle dessa ltima um mtodo preciso e eficaz de controle do processo. O uso de presses baixas nos equipamentos, conveniente, pois, alm do aspecto segurana, a parcela de calor latente a ser aproveitada maior quanto menor for a presso, sendo tambm menor a taxa de reevaporao provocada pela descarga. As vlvulas redutoras de presso encontradas no mercado podem ser divididas em trs grandes grupos: - auto-operadas de ao direta - auto-operadas de ao indireta - vlvulas de controle com atuao externa. 9.2 - VLVULAS REDUTORAS DE PRESSO DE AO DIRETA A figura 89 mostra uma dessas vlvulas, sendo de projeto bastante simples:

FIGURA 89

31

A presso reduzida na sada da vlvula atua na parte inferior do diafragma A, opondo-se presso aplicada pela mola de controle B. Essa diferena de presso determina a maior ou menor abertura do conjunto sede/obturador C e, portanto, o fluxo atravs da vlvula. Para que a vlvula passe da posio aberta para fechada, dever haver um aumento da presso na parte inferior do diafragma. Isso produz uma variao inevitvel na presso de sada. Essa variao ser maior quando a vlvula estiver fechada ou quase fechada e diminuir medida que ocorrer o aumento da vazo. A presso de sada atuando na face inferior do diafragma tende a fechar a vlvula, esse mesmo efeito se produz pela ao da presso de entrada na parte inferior do obturador. Uma vez calibrada a vlvula na presso desejada, a mola de controle deve ser capaz de equilibrar tanto o efeito da presso de entrada como de sada. Qualquer variao na presso de entrada alterar a fora que se produz no obturador e isso provocar uma variao na presso de sada. Esse tipo de vlvula possui caractersticas que permitem pequenas flutuaes da presso de sada e tem uma capacidade pequena em relao ao seu tamanho. Se adequa perfeitamente para aplicaes onde a presso no requisito essencial nos casos onde o consumo de vapor pequeno e suficientemente constante.

9.3 - VLVULAS REDUTORAS DE PRESSO COM PILOTO Quando se requer um controle de presso preciso ou com maior capacidade, deve-se utilizar uma vlvula redutora de presso de ao indireta ou auto-operada por piloto. Uma vlvula deste tipo mostrada na figura 91:

FIGURA 91

32

A presso reduzida atua na parte inferior do diafragma do piloto C ou atravs do tubo de equilbrio F, quando instalado, ou atravs do canal I, compensando a presso exercida pela mola de ajuste B. Quando a presso reduzida diminui, atua a presso da mola, fazendo com que o obturador E se desloque para baixo, admitindo vapor atravs do tubo de comando D at a parte inferior do diafragma K. A presso do vapor tende a deslocar o obturador H, contra a ao da mola G, permitindo que haja passagem de vapor vivo, restabelecendo a presso desejada no processo. Havendo aumento da presso de sada, esta atuar no sentido de bloquear a passagem de vapor pelo piloto. O fludo retido na parte inferior do diafragma K fluir no sentido da sada da vlvula atravs do tubo de alvio L e do orifcio J, com o que o obturador principal H, pela ao da mola G, bloqueia a passagem do vapor. O piloto assumir uma posio que permite a compensao do fluxo atravs de J e mantenha a presso necessria sob o diafragma para que o obturador principal permanea na posio requerida em funo da presso que se dispe na entrada e a que se deseja na sada. Qualquer variao de presso ou de carga ser detectada imediatamente pelo diafragma do piloto que atuar para ajustar a posio do obturador principal. A presso reduzida se fixa mediante o parafuso A, que faz variar a compresso da mola B. Esse tipo de vlvula oferece muitas vantagens em relao s de ao direta. Basta um pequeno fluxo de vapor atravs do piloto para pressurizar a cmara inferior do diafragma principal e abrir a vlvula. Portanto, somente so necessrios pequenos ajustes na presso de sada para provocar grandes alteraes na vazo. Ademais, a perda de carga provocada por essas vlvulas no significativa. Um aumento de presso na entrada se traduz numa maior fora de fechamento sobre o obturador principal, sendo que isto se compensa com a ao da presso de entrada na cmara do diafragma. O contrrio sucede numa suposta diminuio de presso. Trata-se, portanto, de uma vlvula que controla perfeitamente a presso de sada, mesmo que ocorram variaes na presso de entrada.

33

S-ar putea să vă placă și