Sunteți pe pagina 1din 2

TRAJES: DA FRICA AO BRASIL

frica Tradicional

oje a frica conta com mais de 60 pases, mas as culturas tradicionais que ainda existem neste continente so em nmero muito maior. So culturas as mais variadas: algumas com caractersticas rurais, agrcolas ou pastoris, organizadas em aldeias; outras que conservam referncias urbanas a partir de antigos e seculares imprios ou poderosas cidades-estado; outras, ainda, desenvolveram naes nas quais as influncias europias ou asiticas se somaram s tradies africanas. No entanto, apesar dessas diferenas, existem traos comuns aos diversos povos africanos: a importncia do sagrado, o valor da ancestralidade e o respeito estrutura familiar.

Homem
Aso oke: tradicional chapu Yorub

NIGRIA

MulheR
sua origem, presos na cabea exclusivamente por amarraes. Quanto maior for o gele, maior o status da mulher na sociedade.

utilizado por homens de prestgio, seu nome faz referncia ao tecido do qual feito, aso oke.

Gele: grandes turbantes multicoloridos, em

Agbad: de origem Hau, uma grande tnica feita em seda ou algodo. Geralmente bordada na gola com motivos simblicos, sendo os mais comuns Onze Ns, Duas Facas ou Oito Facas.
que pode ser feita em algodo quando usada diariamente, ou em tecido mais sofisticado para celebraes formais. os Yorub; o preto (Dudu) responsvel pela origem de todas as coisas, o vermelho (Pupa) vida em seu sentido de ao e branco (Funfun), a totalidade. debaixo das demais peas, podendo ser reta ou afunilada, geralmente bordada na barra e feita de seda.

Jias: requintadas, amplas e pesadas, so produzidas pelos homens usando materiais como coral, concha, vidro, cobre etc, alm de contas e canutilhos decorados mo.
usado sobre o ombro esquerdo da mulher como sinal de prestgio, s vezes empregado como substituto do iro. que d uma sensao de opulncia a silhueta feminina. So muito estampados e coloridos, geralmente com abas retas ou afuniladas.

Buba: camisa unissex de manga comprida,

Iborun ou ipele: grande tecido retangular

Cores: existem trs principais cores para

Kaba: vestido solto no corpo, de ombro largo,

Sokoto: cala amarrada na cintura usada

na cintura de estampa semelhante ao gele. No Brasil o iro se tornou o pano-da-costa usado pelas baianas.

Iro: tecido de formato retangular amarrado

TRAJES: DA FRICA AO BRASIL

Nigria um pas composto por 36 estados, localizado no Oeste da frica, com populao majoritariamente Fulani/Hau, Igbo e Yorub. uma das localidades onde foram encontradas as evidncias mais antigas de seres humanos, pois se descobriram artefatos de culturas existentes a mais de 9000 a.C. Essa civilizao provavelmente foi descendente de levas populacionais oriundas do Antigo Egito, conservando grande parte de sua estrutura social, religio e filosofia. Os nigerianos so tambm caracterizados como antepassados de povos que mais tarde, deram origem cultura Bantu. A civilizao Nok a mais antiga a surgir na Nigria, aflorando culturalmente nos sculos V a I a.C, seguida de outros importantes povos como os Ijex (localizados na cidade de If) e os Yorub (localizados na cidade de Oy), muito influentes no sculo XIII e ainda civilizaes vizinhas, como os Daomedanos de Benin, muito relevantes artisticamente no sculo XV. A religio tradicional mais cultuada na Nigria o Yorubo/Irunmole , crena Yorub no Orisha (ori significa cabea e sha, escolha), com filosofia espiritual baseada na escolha correta das aes e na unio com Olodumare ( oni odu significa deus nico fonte de toda energia e mare o que ilumina e triunfa sobre o mal). Um ponto importante da religiosidade nigeriana centra-se na equiparao de foras entre os gneros, por isso muitas comunidades Yorub tem o costume de dividirem seu poder poltico entre trs grupos: a Sociedade Gelede (composta por mulheres), a Sociedade Od (composta por homens) e a secreta Sociedade Ogboni (composta por sbios mediadores encarregados de manterem o equilbrio entre estes poderes). A cultura Yorub foi uma das mais influentes no Brasil, sendo a religiosidade o ponto essencial para a preservao dos saberes e costumes de origem nigeriana no pas, tais como a forma dos brasileiros se relacionarem familiarmente e socialmente, a hospitalidade, a lngua (alm da conservao de palavras originais do Yorub, o portugus falado no Brasil recebeu grandes reinterpretaes africanas), a filosofia e a esttica, incluindo as formas musicais, danas, escultura e indumentria (como por exemplo, a da roupa da baiana). A religio mais tradicional de matriz Yorub no Brasil o Candombl, que embora ainda possua muito de sua cultura de origem, teve de se reconfigurar para resistir ao preconceito e a precariedade impostos pela escravizao sofrida por este povo no Brasil.

ATIVIDADES
Em grupo, pesquisem no texto acadmico Religiosidade Yorub o item E Olorun criou o mundo..., o mito de origem da criao do mundo de acordo com a crena Yorub. Aps a leitura do texto produzam cartazes ilustrados, mostrando os mitos de criao do mundo em diversas culturas e religies como no Candombl, no Cristianismo, no Hindusmo e na religio tradicional dos Guarani.
Sites de referncia:
http://www.aguaforte.com/axeileoba/ mitos1.htm (Candombl) http://reinodeclio.blogspot.com/2007/07/ mito-guarani-da-criao.html (Guarani) http://www.ocultura.org.br/index.php/ Mitologia_Hindu (Hindusmo) http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/2 (Cristianismo)

S-ar putea să vă placă și