Sunteți pe pagina 1din 5

Formatar / Particionar pendrive no Mac

Utilitrio de disco. Para formatar / particionar pendrive no Mac OS X precisamos usar o Utilitrio de Disco. Ele se encontra na pasta Aplicativos/Utilitrios. Essa ferramenta permite no apenas formatar o pendrive e discos rgidos, mas tambm criar volumes, reparar as permisses em arquivos e pastas, apagar discos e espaos vazios com segurana, impedindo sua recuperao, gravar imagens de disco DMG (veja a postagem sobre como fazer uma instalao limpa do Mac OS X Lion), entre outras coisas. O sistema de arquivos padro do Mac OS X diferente do Windows. Portanto, caso queira utilizar o pendrive no Mac e tambm em computadores com Windows, dever tomar um certo cuidado na formatao. Aps abrir o Utilitrio, voc ver a tela abaixo, onde na coluna da esquerda, que lista os dispositivos, eu j deixei o meu pendrive marcado (4,01 GB SanDisk Cruzer Blade Media).

Tela do utilitrio de disco. Repare que abaixo do dispositivo/disco/pendrive aparecem os volumes existentes. Neste caso, s existe o volume chamado Pendrive. Um outro exemplo, no meu HD de 1 TB da Seagate existem 2 volumes chamados FreeAgent Drive e Warehouse respectivamente. Agora voc tem 2 opes: Se voc deseja apenas apagar os arquivos do pendrive, ou alterar o sistema de arquivos, voc deve usar a aba Apagar.

Opo apagar do utilitrio de disco. Na opo Formato escolha uma das opes a seguir de acordo com a sua necessidade:

Mac OS Expandido (Reg. Cronologicamente) se vai usar o pendrive apenas em Macs. MS-DOS (FAT) se vai usar o pendrive tambm em computadores com o Windows.

Na opo Nome informe um nome para o volume, como Pendrive por exemplo. No boto Opes de Segurana voc encontra opes para apagar o contedo do volume de maneira a impedir a recuperao dos arquivos por programas com essa finalidade. O boto Apagar Espaos Livres no apaga os arquivos do volume, apenas limpa os espaos livres no volume, impedindo a recuperao de arquivos apagados recentemente pelo usurio. Depois de configurar as opes da maneira que preferir, clique no boto Apagar para iniciar o processo. Agora, se voc precisa criar ou alterar parties, clique na aba Partio.Voc ver o esquema atual da partio existente (Partio e Volume so a mesma coisa).

Esquema atual da partio. ATENO: Alterar parties um processo perigoso pois todos os arquivos existentes so apagados. Faa sempre uma cpia de segurana dos seus arquivos antes de alterar parties. Na opo Leiaute de Partio, escolha o novo leiaute desejado. As opes vo de 1 Partio at 16 Parties. Vou usar 2 parties neste exemplo. possvel especificar diferentes tamanhos e sistemas de arquivos para os volumes. Repare que configurei uma partio com 1.00 GB e com formato MS-DOS (FAT) e nome Tico enquanto que a outra ficou com o espao restante e sistema Mac OS Expandido (Reg. Cronologicamente), chamada Teco. Essa configurao me permite usar o pendrive no Windows, mas tendo acesso apenas a partio Tico. J no Mac, ser possvel acessar ambas as parties. Ao clicar no boto Aplicar, as mudanas sero efetivadas.

Opes de partio. Isso tudo que voc precisa saber sobre como formatar / particionar pendrive no Mac.

S-ar putea să vă placă și