Sunteți pe pagina 1din 69

Guia Bem Cuidar do Idoso

Curso Agente em Geriatria


Escola Profissinal Bento de Jesus Caraa- Pedome

Perfil do Agente em Geriatria


O agente em geriatria o profissional que cuida do idoso nas suas vertentes fsica, mental, social e espiritual, respeitando os imperativos de segurana e de deontologia profissional, baseando-se em conhecimentos actualizados de forma a garantir o equilbrio pessoal e institucional no relacionamento interpessoal.
4

Um bom profissional deve: Saber ser:


Responsvel Meiga/o Educada/o Assdua /o Atenta/o Simptica/o Flexvel Dedicado Paciente Bem disposta/o Humilde Honesta /o Justa/o Bom ouvinte; Competente Profissional
5

Um bom profissional deve: Saber:


Colocar -se no lugar ou situao dos idosos; Prestar-lhes devida ateno; Respeitar o idoso, os colegas e superiores hierrquicos; Ter Postura e boa apresentao; Ter capacidades psicolgicas, sociais e de relacionamento com os outros, especialmente com os idosos;
6

Um bom profissional deve: Saber:


Considerar o idoso como um ser humano, com todas as suas necessidades; Mostrar disponibilidade para o idoso; Ajudar o idoso a desenvolver as suas aptides fsicas e intelectuais, promovendo ao mximo as suas capacidades e autonomia;

Um bom profissional deve:


Possuir os conhecimentos necessrios para cuidar dos idosos em reas como:
Alimentao (dietas, cuidados com sondas, etc.) Sade e primeiros socorros(administrao de medicamentos, cuidados a ter com as algalias, etc.) Higiene e preveno de acidentes (higiene pessoal, posicionamentos, etc.) Comunicao e actividades de animao Processo de envelhecimento, cultura, hbitos e crenas
8

Funes de um Agente em Geriatria


Prestar/ auxiliar os cuidados de Higiene ao idoso; Distribuir e auxiliar nas refeies; Administrao de medicao (ter ateno a sua toma); Auxilia-los se necessrio na deslocao ao WC, colocao de fraldas e/ ou urinis e arrastadeiras; Prevenir quedas e acidentes, organizando o espao fsico onde o idoso se insere; Organizar e promover actividades de lazer e animao adequadas s capacidades dos idosos; Acompanhar o idoso nas idas a consultas e tratamentos;
9

Deveres do Agente em Geriatria


Respeitar sempre a privacidade do idoso, guardando segredo, sempre que ele o solicite, sobre qualquer assunto; Ser sempre responsvel pelas suas aces, reconhecendo e assumindo os erros cometidos, como prova de humildade e honestidade; Assegurar, quanto possvel, que os seus servios no so mal utilizados, respeitando as indicaes dadas pelos superiores hierrquicos; Respeitar o sigilo profissional, no divulgando situaes e informaes relacionadas com os idosos, colegas de trabalho ou instituio obtidas no decorrer do horrio de trabalho.
10

11

A importncia da Higiene:
Higiene um ramo da medicina que visa preveno da doena. A descoberta de que vrios micrbios causam doenas, fez com que a higiene se tornasse fundamental. A limpeza do corpo, das roupas, dos utenslios e das habitaes, diminuiu sensivelmente o risco de infeco por fungos, bactrias e vrus. Durante o envelhecimento e a doena, a capacidade de nos auto-cuidarmos diminui e a carncia de cuidados de higiene aumenta, como tal, o Agente em Geriatria (o cuidador) deve contribuir para conservar a sade e o bem-estar do idoso, prestando bons cuidados de higiene.
12

A higiene pode ser:


Parcial: aquela que tem em conta os cuidados especficos de cada parte do corpo, frequentemente as regies com secreo abundante e maior carncia de higiene (cara e boca, mos, axilas e genitais). Total: consiste no banho total, completo, desde a higiene ao corpo at ao cortar das unhas e cuidados com o cabelo.

Na cama OU no chuveiro, consoante as caractersticas da pessoa de quem se cuida.

13

Papel do cuidador na higiene do idoso, consoante o seu grau de dependncia


O idoso deve ser auxiliado nos cuidados de higiene medida das suas capacidades, isto , no benfico para ele ser substitudo nas funes que conseguir desempenhar. Assim, ele considerado:
Independente quando no precisa de ajuda na higiene, necessitando apenas de vigilncia e/ou incentivo. Semi-dependente: quando lava a maior parte do corpo, necessitando de alguma ajuda. Nesta situao, o cuidador deve:
Aconselhar o idoso a lavar ele as partes de que capaz, fornecer o material que ele precisar. Ajuda-lo naquilo que ele tiver dificuldade.

Dependente quando no capaz de cuidar de si, necessitando de ajuda total do cuidador.


14

Etapas dos cuidados de higiene a idosos dependentes


1 - Preparar todo o material necessrio:
Luvas e aventais descartveis Esponja Sabo liquido neutro Uma bacia com gua tpida (se banho na cama) Toalhas limpas Creme hidratante e antialergnico Escova ou pente para o cabelo Escova de dentes e pasta dentfrica ou elixir Fraldas descartveis, se necessrio Sacos de plstico para o lixo e para a roupa suja Roupa limpa para o idoso e/ou para a cama
15

Se o banho no chuveiro:
Temperar a gua, tendo o cuidado de no queimar a pessoa ou provocar desconforto; Comear sempre pela cabea, em direco aos ps; Lavar a cabea, cara e orelhas do idoso; Seguem-se o pescoo, braos, axilas, costas, pernas e ps, entre os dedos e, por fim, partes genitais; Secar o corpo com toalha macia, sem esfregar; Aplicar creme hidratante no corpo; Vestir a pessoa e pente-la; No esquecer a lavagem da boca, usando uma escova de dentes ou compressas embebidas em elixir ou pedir ao idoso para bochechar; Verificar sempre se no existem secrees, feridas, caspa ou parasitas; Cortar as unhas, cuidar dos cabelos e toda a aparncia do idoso.
16

Se o banho na cama:
Temperar a gua, tendo o cuidado de no queimar a pessoa ou provocar desconforto; O idoso deve ser lavado com uma esponja embebida em gua e sabo, ou com um gel de banho hipoalergnico; Iniciar a higiene com a limpeza dos olhos, usando uma compressa com gua ou soro fisiolgico para cada olho, limpando sempre de dentro para fora, de uma s vez; De seguida: lavar a cara, as orelhas e a cabea. A lavagem desta deve ser feita com regularidade, devendo, contudo, respeitar a vontade do idoso, sempre que possvel;
17

Lavar os braos e o tronco e seguir para as pernas e os ps, secando o corpo medida que lava e tapando-o; Lavar a regio genital, tendo em ateno que:
No Homem:
Comear a lavar com movimentos circulares pela ponta do pnis, puxando o prepcio para baixo e lavando a glande, posteriormente o pnis e o escroto (no esquecer de voltar a colocar o prepcio na sua posio normal.

18

Na Mulher:
Lavar da frente para trs (do meato urinrio para o orifcio vaginal e posteriormente para a regio anal), prestando ateno sujidade acumulada entre os lbios, utilizando uma mo para afastar os lbios e a outra para lavar;

Mudar a gua da bacia aps a higiene dos genitais;

19

Colocar o idoso de lado e proceder lavagem das costas e ndegas, secando de seguida; Colocar a roupa lavada e a fralda, fazendo a cama de um lado; Virar o idoso para o lado seguinte e terminar de fazer cama e de colocar a fralda; Terminar de vestir o idoso e deix-lo confortvel; No esquecer de pentear o cabelo, colocar creme hidratante no corpo e de lavar a boca do idoso.
20

importante:
Promover uma relao interpessoal e agradvel com o idoso durante o banho; Respeitar a sua vontade, privacidade e integridade. Retirar todos os objectos das mos que possam ferir o idoso; Usar um par de luvas para cada idoso e lavar SEMPRE as mos antes e depois de cada higiene, de forma a evitar infeces; Comear os cuidados de higiene sempre das partes mais limpas para as partes mais sujas, (da cabea para os ps).
21

importante
Observar o corpo e detectar todas as feridas que possam ter Ter ateno fragilidade da pele, tanto ao lavar como a secar o corpo. Ter especial cuidado nos movimentos com idosos dependentes quer seja da cama para a cadeira, ou para o local do chuveiro, devendo desviar-se tudo o que possa mago-los. Retirar sempre as placas dentrias e lav-las ou incentivar o idoso a limp-las. Estas s devem ser colocadas depois da limpeza da boca, que nunca deve ser deixada para trs, mesmo em pessoas sem dentes, para se evitar infeces.
22

23

Como deve ser a alimentao do Idoso?


A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada de forma a proporcionar um ptimo estado nutricional e contribuindo para a preveno de disfunes orgnicas e problemas de sade. Esta deve ter por base a Roda dos Alimentos e as necessidades especficas do Idoso, sendo que a dieta deve incluir todos os nutrientes em adequada quantidade e qualidade.
24

Recomendaes alimentares para os Idosos


Para se elaborar um plano alimentar adequado, convm utilizar as orientaes alimentares contidas no esquema da roda dos alimentos. Consumir grande quantidade de vegetais, frutas e gros, que proporcionam vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono e ainda podem ajudar a limitar o consumo de gorduras. Fibras: Para os idosos que sofrem de obstipao e outros problemas intestinais, muito importante acrescentar fibra na alimentao. Para ajudar a minimizar esses problemas, o consumo de cereais, frutas e legumes deve ser encorajado. tambm muito importante beber bastante lquido, aproximadamente 6 copos por dia, podendo ser gua, sumos naturais, infuses ou groselha.
25

Recomendaes alimentares para os Idosos


Gordura: Restringir a ingesto de gorduras, em especial as gorduras saturadas de modo a manter a sade cardiovascular. Gorduras a evitar: Toucinho, banha, leo de fgado de bacalhau, queijos, manteigas e carnes vermelhas. Exemplos de gorduras saudveis: leos (milho, soja, azeite) margarina vegetal, azeitonas, nozes, castanhas e chocolate.
Para temperar Para barrar no po Para cozinhar Azeite Manteiga leos de origem vegetal
26

Recomendaes alimentares para os Idosos


Hidratos de carbono optar por:
Po bem torrado ou tostado; tostas, massa, arroz, farinha e pur de batata, pois so de digesto mais fcil; Incluir batata, pequenas pores de feijo, gro, lentilhas, ervilhas ou favas, se os idosos tolerarem.

Moderar o consumo de sal e sdio para reduzir os riscos de se desenvolver hipertenso; Se consumir bebidas alcolicas, faz-lo com moderao. Ingerir acar e doces com moderao, pois so ricos em calorias e pobres em nutrientes. Quando o idoso diabtico, o consumo de doces apenas ocasional.
27

Recomendaes alimentares para os Idosos


Incentivar a ingesto de leite e derivados (queijo e iogurtes) diariamente:
Leite (meio gordo ou magro no caso de diabetes): 2 dl 3 vezes / dia, alternando com iogurte e queijo ou requeijo.

Proporcionar dieta equilibrada, atravs da alternncia de pratos de carne (e preferncia magras) e peixe ou substituir a carne por 1 ovo. Optar por preparaes como:
Cozidos, grelhados sem gordura, assado na brasa, assado no forno em marinada, caldeiradas, jardineiras e ensopados sem gordura em vez de fritos, assado no forno, estrugidos e estufados.
28

Resumo das quantidades recomendadas para os Idosos


Alimentos Quantidades recomendadas 4 ou mais doses 5 ou mais doses 3 doses por dia 2 doses por dia Exemplos Hidratos de carbono amilceos Frutas e legumes Leite e produtos lcteos Carne, peixe e outras alternativas Gorduras e Acares Po, arroz, batatas, massa,scones, bolos,etc. Toda a fruta e legumes,cozinhados,crs ou em sumos. Leite, queijo e iogurtes. Idosos abaixo do peso ideal devem beber leite gordo, pelo menos um copo por dia. Carne vermelha e fgado (para o ferro), aves, peixes, ovos, feijo . Se estiver abaixo do peso ideal, ento uns excessos podem ser aplicveis.

Depende do indivduo

29

Cuidados na alimentao do idoso


Quando os idosos tm problemas em engolir, recomenda-se:
Bater com varinha mgica os vegetais Picar a carne Ralar as frutas duras Pur de fruta madura + nutritiva que fruta assada / cozida Peixe ou carne picada + adaptado do que bife Sopa passada de vegetais melhor que vegetais crus / cozidos
30

Cuidados na alimentao do idoso


Quando h necessidade de alimentar a pessoa atravs de sonda gstrica:
Um dos segredos da alimentao via sonda a fluidez da dieta, devendo-se adicionar a gua usada para cozinhar os alimentos, pois nela ficam retidos muitos nutrientes como vitaminas e minerais. Uma outra opo acrescentar leite, que um alimento nutritivo, alm de ser lquido. Lembramos que numa dieta por sonda, a pessoa no sente o sabor dos alimentos, logo o mais importante que ela seja o mais completa e nutritiva possvel. Os alimentos que compuserem a dieta devem ser sempre muito bem cozidos, batidos (de preferncia num liquidificador) e coados, duas a trs vezes, logo em seguida, para garantir que fique bem fluida e no entupa a sonda.
31

Cuidados na alimentao do idoso


Outra dica importante para a preservao dos nutrientes de uma sopa para a sonda que esta seja preparada diariamente e mantida no frigorfico, e batida somente instantes antes de ser dada ao idoso. Isso garantir uma oferta maior de nutrientes. Devemos lembrar tambm que a alimentao pela sonda deve ser sempre oferecida temperatura ambiente, nem muito quente, nem muito fria. Isso evitar que o idoso apresente problemas gastrointestinais. A dieta por sonda pode incluir sopa (com carne ou peixe, legumes e azeite), batidos de leite, cereais ou fruta e iogurtes.
32

Plano alimentar para um Idoso sem restries alimentares


Pequeno Almoo
Fruta fresca : 100 -200 g ou batido ou pur 200 ml leite meio-gordo ou iogurte meio-gordo ou 30 g queijo ou 50 g queijo fresco ou 90 g requeijo 40-80 g po ou 50 g cereais 25 g fiambre ou 1 ovo

Meio de Manh
1 iogurte 150 g de fruta 1 tosta
33

Plano alimentar para um Idoso sem restries alimentares


Almoo
Sopa c/abundantes produtos hortcolas, pequena quantidade de leguminosas e um pouco de arroz, batata ou massa. 50-100 g de peixe ou carne ou 50 g de bacalhau. 1 batata grande ou 4 colheres de arroz seco ou massa ou 6 colheres de feijo ou gro ou 9 colheres de ervilhas, favas ou lentilhas. Vegetais cozinhados ou crus. Fruta fresca.
34

Plano alimentar para um Idoso sem restries alimentares


Lanche
1 po, 25g de queijo e 1 ch. ou 1 prato pequeno de flocos de aveia ou 1 batido de fruta com iogurte ou 2 dl de leite + meia torrada
35

Plano alimentar para um Idoso sem restries alimentares


Jantar
Igual ao almoo, mas com menor quantidade.

Ceia
1 chvena de leite ou Cevada ou Ch 20 g de po ou 2 bolachas

36

37

As lceras de presso so feridas que resultam da irritao da pele e em consequncia da falta de irrigao sangunea nesse local, conduzindo morte dos tecidos. As lceras presso podem ocorrer por um excesso de presso ou frico numa determinada regio da pele contra uma salincia ssea, podendo muitas vezes encontrar-se dissimuladas por baixo de calosidades. Geralmente comea por ser apenas um ponto vermelho na pele que no reverte com o alvio da presso ou ento uma pequena bolha de gua que evoluem rapidamente para feridas graves, se no se actuar desde cedo.
38

Os locais onde mais frequente surgirem lceras de presso:

39

Aspecto das lceras de presso consoante o grau de gravidade das feridas

lcera de Presso Grau 1 Eritema no branquevel em pele intacta.

lcera de Presso Grau 2 Flictena (bolhas de gua).

40

Aspecto das lceras de presso consoante o grau de gravidade das feridas

lcera de Presso Grau 3 Destruio total da pele envolvendo necrose (tecido preto ou amarelo) do tecido subcutneo.

lcera de Presso Grau 2 Destruio extensa, necrose (tecido preto) dos tecidos ou leso muscular ssea.

41

Como prevenir as lceras de presso?


Manter a pele do idoso sempre limpa e seca, mudando ou limpando as zonas sujas com frequncia adequada s necessidades de pessoa. Minimizar a exposio da pele humidade, usando fraldas descartveis colocando cremes apropriados a cada zona da pele. Massajar as zonas que esto mais sujeitas presso e alivi-las com a colocao de almofadas.

42

Como prevenir as lceras de presso?


Prevenir ou minimizar as leses da pele, realizando posicionamentos adequados e alternados e com uma frequncia mnima de 2 h e mxima de 4h, consoante as caractersticas da pele da pessoa, idade e grau de mobilidade. Durante a mudana de posio, o idoso no deve ser arrastado mas sim levantado, utilizando-se o lenol mvel. As pessoas dependentes mas que fazem levante para a cadeira de rodas/ cadeiro no devem permanecer na mesma posio mais de 2 horas seguidas.
43

Posicionamento de utentes acamados na posio dorsal

Nota: Os calcanhares devem ficar suspensos no ar.

44

Posicionamento de utentes acamados na posio lateral

Nota: colocar uma almofada entre as pernas para evitar a presso entre os joelhos.

45

46

Acidentes na Velhice
medida que envelhecemos, os msculos perdem elasticidade, os reflexos ficam mais lentos, os ossos mais frgeis, a viso e audio ficam prejudicadas. Alm disso, muitas pessoas idosas podem experimentar tonturas, alergias, cibras e desequilbrios, devido grande quantidade de medicamentos que tomam, entre eles, medicao para dormir, antidepressivos, calmantes, entre outros.
47

Acidentes na Velhice
Por estes motivos, os idosos podem sofrer diversos tipos de acidentes quer em casa, quer na rua ou nas instituies que frequentam/onde vivem. As quedas e situaes de engasgamento so os acidentes mais frequentes e, muitas vezes, com graves consequncias ou mesmo fatais. Com algumas medidas simples e modificaes fceis de serem executadas, podemos tornar os lares mais seguros e adaptados aos moradores mais velhos, contribuindo para uma vida com maior qualidade.
48

Medidas de Preveno de quedas


Nas casas de banho:
Colocar barras de apoio e tapetes antiderrapantes nos chuveiro e no cho. No deixar o idoso sozinho enquanto toma banho; No permitir que o idoso circule sozinho quando o cho est molhado Aconselhar o idoso a apoiar-se nas barras de apoio ao entrar e sair do banho.
49

Medidas de Preveno de quedas


Nas outras divises:
A moblia no deve ter rodas e a cama e as cadeiras no devem ser demasiado baixas ou altas. Evitar encerar o cho. Sinalizar com equipamento prprio pavimentos molhados e escorregadios, realizando a limpeza destes em horrio de menor probabilidade de passagem da pessoa idosa.
50

Medidas de Preveno de quedas


Nas outras divises:
Tapetes e passadeiras devem possuir tiras anti-derrapantes e devem existir o mnimo possvel. Mesas ou outros mveis que sejam muito utilizados como apoio devem ser fixados s paredes. Os sofs devem ter braos largos para ajudar os movimentos de se levantar e se sentar.
51

Medidas de Preveno de quedas


Os degraus devem ser substitudos por rampas de inclinao leve. No deixar objectos no caminho de passagem do idoso. Proporcionar uma boa iluminao das divises, principalmente quando h existncia de escadas e degraus. As escadas tm de ter corrimo e proteco antiderrapante e os beirais dos degraus devem ser pintados com cores berrantes, como laranja ou amarelo. Orientar o idoso a descer as escadas de lado, mantendo sempre a mo mais firme no corrimo. O relvado, o jardim, o ptio, as passagens para carros e passeios devem estar desimpedidas, sem buracos, fendas ou outras irregularidades.
52

Outras medidas importantes


O uso de calado e vesturio adequados tambm so meios de preveno de quedas. Aconselhar o uso de sapatos ajustados, com solas antiderrapantes (de preferncia com ranhuras), com saltos largos de presilhas ou atacadores, de modo a evitar que os ps se movimentem dentro dos sapatos. Desincentivar o uso de chinelos. Aconselhar a pessoa idosa a no usar camisas de noite ou roupes compridos. Incentivar o idoso a utilizar culos se precisa deles para potenciar a viso.

53

Outras medidas importantes


Fomentar uma alimentao equilibrada. Incentivar a participao nas actividades fsicas com regularidade, de modo a melhorar a forma fsica. Ser cuidadoso na administrao dos medicamentos, de modo a no cometer erros na dosagem dos medicamentos. Desincentivar o consumo de lcool em excesso. Deixar os interruptores de luz ao alcance do idoso durante a noite para que no tenha que realizar movimentos desnecessrios que possam originar desequilbrios e quedas.
54

Como actuar em caso de: Queda e de suspeita de fractura


Se encontrar o idoso cado no cho e este referir dor na cabea, pescoo ou coluna vertebral ou se referir ausncia de sensibilidade ou movimento dos membros, contacte o 112. No tente levant-lo (pode lesion-lo ainda mais)

55

Pode suspeitar-se de fractura se houver deformao aparente do membro magoado, dor ou inchao intensos. Imobilize o local com uma tala, usando o que tiver a mo para imobilizar o local. Ligue 112 e acompanhe o idoso ao hospital.
56

Como actuar em caso de: Engasgamento


A situao de engasgamento frequente no caso das pessoas idosas, muitas vezes por alimentao pouco adaptada, presena de placas dentrias soltas ou por dificuldade em engolir. Trata-se de uma situao que pode colocar a vida da pessoa em risco, podendo provocar morte por asfixia ou pneumonias por aspirao de alimentos. Como tal necessita de actuao imediata. Se por acaso houver um engasgo importante no estimular a pessoa engasgada a empurrar o objecto, necessrio tossir e induzir o vmito.

57

Como actuar em caso de: Engasgamento


Em caso de engasgo, no se deve incentivar a empurrar a comida para baixo, mas incentivar o vmito ou a tosse. Se a pessoa apresentar pele arroxeada sinal de que o engasgo est a impedir a passagem de ar, podendo conduzir a iminente desmaio ou paragem respiratria. Age-se inicialmente incentivando a pessoa a tossir. Se no resultar aplica-se as 5 pancadas interescapulares (no cimo e centro das costas), dobrando a pessoa ligeiramente para a frente.
58

Se a pessoa no conseguir tossir: Coloc-la de p e posicionar-se por detrs dela;

Pressionar as mos na altura entre o umbigo e as costelas, comprimindo a parte superior do abdmen contra os pulmes. Isso faz com que o ar seja expulso da regio, forando o objecto que obstrui a passagem do ar a sair do local onde est parado.

Se a pessoa continuar engasgada e comear a desfalecer, deita-se no cho e inicia-se as 5 manobras Heimlich.
59

Quando a pessoa reagir, coloca-se a pessoa em Posio Lateral de Segurana e aguarda-se a chegada de ambulncia para a levar ao hospital, onde deve ser observada.

60

61

Animao
Comunidade

local

Idoso

Animador

Famlia

Instituio

62

Objectivos da animao do idoso


Valorizar a formao ao longo da vida; Proporcionar uma vida mais harmoniosa, atractiva e dinmica com a participao e envolvimento do idoso; Valorizar as capacidades, competncias, saberes e cultura do idoso, aumentando a sua auto-estima e auto-confiana;
63

Objectivos da animao do idoso


Conhecer os idosos, as suas caractersticas pessoais, valores, princpios, cultura, capacidades, dificuldades, gostos pessoais, etc; Conhecer a instituio: horrios, funcionamento, espaos disponveis, recursos materiais, financeiros e humanos, prioridades e objectivos da direco; Conhecer a comunidade local, a sua cultura, modos de vida, outras instituies, equipamentos e organizaes sociais e culturais.
64

Perfil do Animador
Dinmico e entusiasta: motivar idosos; Empatia: compreender os idosos, colocar-se no lugar deles; Atitude construtiva: ser positivo, demonstrar seriedade, comentrios positivos; Ter esprito de adaptao; Organizado e responsvel; Favorvel ao trabalho em equipa; Bom observador e compreensivo; Objectivo: apresentar os actividades/jogos com clareza; Observar e acompanhar os idosos durante os jogos/ actividades.
65

Tipos de Animao
RECORTAR COLAR ESTAMPAR COM BATATAS, ROLHAS DE CORTIA, ESPONJAS... MOLDAR ( BARRO,PASTA DE PAPEL,MADEIRA, MOLDAR PLASTINA,MASSAS DE COR ..) TCNICAS DE PINTURA, DESENHO,COLAGEM,EM DIFERENTES MATERIAIS) EXPRESSAO DRAMATICA, TEATRAL PSICOMOTORA, PLASTICA. JOGOS PEDAGGICOS DANA HISTRIAS E CONTOS POPULARES POEMAS; RIMAS; ANEDOTAS VISITAS COMUNIDADE, PASSEIOS, VISITAS DE ESTUDO 66

Tipos de Animao
CINCIA DIVERTIDA CULINRIA JOGOS DE MESA JOGOS POPULARES JARDINAGEM TAREFAS AGRCOLAS ACTIVIDADES ESPECFICAS: COSTURA, BORDADOS, RENDAS E TAPEARIA, CARPINTARIA CONVERSAR LEITURA DE LIVROS PEQUENA AJUDA NAS TAREFAS DA INSTITUIO LEITURA E COMENTRIO DE JORNAIS E REVISTAS VISIONAMENTO DE FILMES

67

Blogue
Visite o nosso blogue e deixe o seu comentrio
http://guiabemcuidardoidoso.epbjc.pedome.net

68

Ficha Tcnica
Formandos
Antnia Oliveira Carla Correia Filipa Felix Adelina Sousa Cndida Pinheiro Ftima Silva Ftima Mendes Emlia Costa Emlia Magalhes Maria Jos Cardoso Snia Machado Maria Jos Ribeiro Maria Lurdes Fernandes Rosa Sousa Eugnio Azevedo Deolinda Castro Maria das Dores Fernandes

Mediadora

Letcia Rodrigues Ana Cristina Ribeiro Daniela Ferreira Edgar Costa Isabel Ribeiro Liliana Peixoto Mrio Amador Snia Faria

Formadores

Escola Profissional Bento de Jesus Caraa Delegao de Pedome Junho de 2010

69

S-ar putea să vă placă și