Sunteți pe pagina 1din 10

SUMARIO INTRODUO ........................................................................................................................................................................ 2 CINTICA QUMICA ............................................................................................................................................................ 3 COMO AS REAES OCORREM...................................................................................................................................... 3 CONDIES FUNDAMENTAIS......................................................................................................................................... 4 TEORIA DA COLISO ..........................................................................................................................................................

4 ENERGIA DE ATIVAO ................................................................................................................................................... 5 RAPIDEZ DAS REAES .................................................................................................................................................... 6 FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS REAES QUMICAS ........................................................... 7 BIBLIOGRAFIA .................................................................................................................................................................... 10

INTRODUO Existe um ramo na cincia que estuda a velocidade das reaes qumicas e os fatores que a influenciam, a chamada Cintica Qumica. Pode se definir reaes qumicas como sendo um conjunto de fenmenos nos quais duas ou mais substncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. O conhecimento e o estudo das reaes, alm de ser muito importante em termos industriais, tambm esto relacionados ao nosso dia a dia.

CINTICA QUMICA Equao qumica a representao grfica de uma reao qumica, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.

A+B Reagentes

C+D Produtos

A velocidade de uma reao a rapidez com que os reagentes so consumidos ou rapidez com que os produtos so formados. A combusto de uma vela e a formao de ferrugem so exemplos de reaes lentas. Na dinamite, a decomposio da nitroglicerina uma reao rpida. As velocidades das reaes qumicas so determinadas atravs de leis empricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentrao dos reagentes e produtos na velocidade da reao. COMO AS REAES OCORREM

As reaes qumicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque alm da concentrao de reagentes e produtos, as velocidades das reaes dependem tambm de outros fatores como: Concentrao de reagentes: quanto maior a concentrao dos reagentes maior ser a velocidade da reao. Para que acontea uma reao entre duas ou mais substncias necessrio que as molculas se choquem, de modo que haja quebra das ligaes com consequente formao de outras novas. O nmero de colises ir depender das concentraes de A e B. fcil perceber que devido a uma maior concentrao haver aumento das colises entre as molculas. Superfcie de contato: um aumento da superfcie de contato aumenta a velocidade da reao. Um exemplo quando dissolvemos um comprimido de sonrisal triturado e ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfcie de contato que reage com a gua. Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre tambm um aumento na velocidade da reao. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cintica das molculas. No nosso dia a dia podemos observar esse fator quando estamos cozinhando e aumentamos a chama do fogo para que o alimento atinja o grau de cozimento mais rpido. Catalisadores: os catalisadores so substncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alterao permanente, isto , durante a reao eles no so consumidos. Os catalisadores permitem que a reao tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativao, fazendo com que a reao se processe mais rapidamente. importante lembrar que um catalisador acelera a reao, mas no aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num perodo de menor tempo.

CONDIES FUNDAMENTAIS Para que uma reao qumica ocorra necessrio satisfazer quatro condies bsicas, que so: 1. 2. 3. 4. Os reagentes devem entrar em contato; Deve haver afinidade qumica entre os reagentes; As colises entre as partculas dos reagentes devem ser eficazes; Deve-se atingir a energia de ativao.

TEORIA DA COLISO Pela teoria da coliso, para haver reao necessrio que:

As molculas dos reagentes colidam entre si; A coliso ocorra com geometria favorvel formao do complexo ativado; A energia das molculas que colidem entre si seja igual ou superior energia de ativao.

Coliso efetiva ou eficaz aquela que resulta em reao, isto , que est de acordo com as duas ltimas condies da teoria da coliso. O nmero de colises efetivas ou eficazes muito pequeno comparado ao nmero total de colises que ocorrem entre as molculas dos reagentes. Quanto menor for a energia de ativao de uma reao, maior ser sua velocidade. Uma elevao da temperatura aumenta a velocidade de uma reao porque aumenta o nmero de molculas dos reagentes com energia superior de ativao. Regra de van't Hoff - Uma elevao de 10C duplica a velocidade de uma reao. Esta uma regra aproximada e muito limitada. O aumento da concentrao dos reagentes aumenta a velocidade da reao.

ENERGIA DE ATIVAO a energia mnima que os reagentes precisam para que inicie a reao qumica. Esta energia mnima necessria para a formao do complexo ativado. Quanto maior a energia de ativao mais lenta a reao porque aumenta a dificuldade para que o processo ocorra. Quanto menor a energia de ativao menor a barreira de energia, mais colises efetivas e, portanto uma reao mais rpida.

Grficos Endotrmicos e Exotrmicos para a Energia de Ativao A energia de ativao varia de acordo com o tipo de reao qumica. Nas reaes endotrmicas ela maior do que na exotrmica.

Onde:

Endotrmico

Exotrmico

RAPIDEZ DAS REAES A velocidade de uma reao qumica definida como a relao entre a quantidade consumidaou produzida e o intervalo de tempo utilizado para que isso acontea.

Geralmente, essas quantidades so expressas em mols. A medida do tempo tambm pode ser pronunciada em qualquer unidade que esteja de acordo com a reao: A expresso abaixo pode ser utilizada para calcular a velocidade de uma reao:

Onde: Vm a velocidade mdia da reao. n a variao da quantidade em mols de um componente (em mdulo). t o tempo gasto em tal variao. Exemplo: Seja a reao A + B C + D, efetuando-se num sistema fechado. Vamos determinar a quantidade em mols de C em dois instantes: t1 = 10min n1 = 2 mol t2 = 20min n2 = 3 mol A velocidade mdia ser:

A cada minuto forma-se uma mdia de 0,1 mol de C. Podemos utilizar vrias grandezas para calcular a velocidade mdia ou rapidez da reao:

FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS REAES QUMICAS Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reao qumica. So eles: - temperatura - superfcie de contato - presso - concentrao - presena de luz - catalisador - inibidores Temperatura A temperatura est ligada agitao das molculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as molculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cintica das molculas (movimento). Se as molculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativao e em consequncia, aumenta o nmero de colises efetivas e portanto a velocidade da reao tambm aumenta.

Por este motivo, aumentamos a chama do fogo para cozinhar e utilizamos a geladeira para evitar a deteriorao dos alimentos. Superfcie de Contato A rea de contato entre os reagentes tambm interfere na velocidade das reaes qumicas. Quanto maior a superfcie de contato, maior o nmero de molculas reagindo, maior o nmero de colises eficazes e portanto, aumenta a velocidade da reao.

Isto explica porque devemos tomar um comprimido de aspirina, por exemplo, inteiro do que em p. O comprimido em p reage mais rapidamente, causando leses no nosso estmago. Se ele for ingerido inteiro, levar mais tempo para reagir, evitando leses. Uma substncia em p reage mais rpido do que uma substncia inteira porque possui maior superfcie de contato. Veja outros exemplos: - a carne digerida mais facilmente quando mastigada do que inteira; - gravetos queimas mais rpido do que um pedao de madeira de mesma massa; - palha de ao queima mais rpido do que um pedao de ferro de mesma massa.

Presso Presso a razo entre fora e rea, ou seja, fazer fora sobre uma determinada rea. Com o aumento da presso em um recipiente, diminui o volume e desta forma aumenta a concentrao dos reagentes. As molculas se chocam mais, aumentando o nmero de colises e portanto, aumenta a velocidade da reao.

Concentrao est relacionado quantidade de soluto e de solvente de uma substncia. Se aumenta a concentrao de reagentes , aumenta o nmero de molculas dos reagentes, aumentando o nmero de colses e aumentando tambm a velocidade da reao. Est associada Lei Cintica (Lei de Guldber-Waage). Quando se aumenta a concentrao de oxignio numa queima, a combusto acontece mais rpido.

Presena de Luz Algumas reaes qumicas ocorrem com maior velocidade quando esto na presena de luz. A luz influencia na velocidade das reaes porque uma energia em forma de onda eletromagntica que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativao. A gua oxigenada, por exemplo, se decompe mais facilmente quando est exposta luz, por isso devemos deix-la guardada em local escuro. A fotossntese realizada pelas plantas um tipo de reao que influenciada pela presena da luz. Outra reao onde muito utilizada a luz a decomposio do AgBr que d origem aos filmes fotogrficos.

CONCLUSO

BIBLIOGRAFIA

www.Brasilescola.com www.fsica.net www.soq.com.br www.colgioweb.com.br

10

S-ar putea să vă placă și