Sunteți pe pagina 1din 12

A ANATOMIA SISTMICA A

CONCEITO
No seu conceito mais amplo, a Anatomia a cincia que estuda, macro e microscopicamente, a constituio e o desenvolvimento dos seres organizados. A palavra Anatomia derivada do grego anatome (ana = atravs de; tome = corte). Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em trs grandes grupos: Anatomia Macroscpica o estudo das estruturas observveis a olho nu, utilizando ou no recursos tecnolgicos os mais variveis possveis, Anatomia Microscpica aquela relacionada com as estruturas corporais invisveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliao, como lupas, microscpios pticos e eletrnicos. Este grupo dividido em Citologia (estudo da clula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formao de rgos) Anatomia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivduo a partir do ovo fertilizado at a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que o estudo do desenvolvimento at o nascimento. Anatomia Humana, Anatomia Vegetal e a Anatomia Comparada tambm so especializaes da anatomia. Na anatomia comparada faz-se o estudo comparativo da estrutura de diferentes animais (ou plantas) com o objetivo de verificar as relaes entre eles, o que pode elucidar sobre aspectos da sua evoluo.

POSIO ANATMICA
O estudo da anatomia requer um vocabulrio clnico que defina posio, movimentos, relaes e planos de referncia e que descreva os sistemas do corpo humano. Por conveno, as descries anatmicas do corpo humano baseiam-se em um indivduo em posio anatmica: Em p, ereto, olhando para frente; Membros Superiores pendentes ao lado do corpo, palmas das mos voltadas para frente; Membros Inferiores aproximados, ps voltados para frente.

TERMOS DE RELAO E PLANOS DO CORPO

PLANOS ANATMICOS
PLANOS SECCIONAIS
Quatro planos so fundamentais: 01 Plano Mediano Plano vertical que passa longitudinalmente atravs do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas desnecessrio porque qualquer plano paralelo ao plano mediano sagital por definio. Um plano prximo do mediano um Plano Paramediano. 02 Planos Sagitais So planos verticais que passam atravs do corpo, paralelos ao plano mediano.

03 Planos Frontais (Coronais) So planos retos verticais com o que plano 04 Planos Transversos (Horizontais) So planos que passam atravs do corpo em ngulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior. passam atravs do corpo em ngulos mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trs).

TERMOS DE MOVIMENTO
Abduo e aduo dos membros direitos e rotao dos membros esquerdos nas articulaes do ombro (glenoumeral) e do quadril.

Flexo e extenso do membro superior na articulao do ombro e do membro inferior na articulao do quadril

Flexo e extenso da perna na articulao do joelho

Circunduo (movimento circular) do membro inferior na articulao do quadril.

Inverso e everso do p nas articulaes talocalcnea e transversa do tarso.

Flexo dorsal e flexo plantar do p na articulao talocrural.

Protruso e retrao da mandbula nas articulaes temporomandibulares.

PLANOS TANGENCIAIS
Suponhamos, agora, que o indivduo, em posio anatmica, esteja dentro de um caixo de vidro. As seis paredes que constituem o caixo representariam os planos tangenciais: Plano Superior: seria a parede que est por cima da cabea Plano Inferior: o que se situa por baixo dos ps. Plano Anterior: o plano que passa pela frente do corpo. Plano Posterior: o que formaria o fundo do caixo, ou seja, atrs das costas. Planos Laterais: so as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), do lado direito e esquerdo.

EIXOS

Unem os centros dos planos de delimitao

TERMOS ANATMICOS
TERMOS DE RELAO

Anterior/Ventral/Frontal (na direo da frente do corpo) Posterior/Dorsal (na direo das costas) Superior/Cranial/Ceflico (prximo a cabea, na direo da parte superior do corpo) Inferior/Caudal (na direo da parte inferior do corpo, voltado em direo ao p).

TERMOS DE RELAO

Medial (em direo ao plano mediano) Lateral (mais distante do plano mediano)

TERMOS DE COMPARAO

Proximal (prximo a raiz do membro, na direo do tronco) Distal (afastando da raiz do membro, longe do tronco ou do ponto de insero)

Exemplo: o brao considerado proximal quando comparado ao antebrao distal, pois est mais prximo da raiz de implantao do membro (cintura escapular). Intermdio (determina que uma estrutura se localiza entre as medial e distal. Superficial (mais perto da superfcie do corpo) Profundo (mais afastado da superfcie do corpo)

Exemplo: a pele uma estrutura superficial comparado as artrias ou ossos que esto localizados mais profundamente.

VARIAO ANATMICA
Quando observamos um grupo de humanos evidenciamos diferenas morfolgicas entre os elementos que compem o grupo, chamado de variao anatmica. Elas se apresentam internamente e externamente sem prejuzo funcional para o indivduo. Um grande exemplo de variao anatmica est na somatotipologia criada por Sheldon (1954), onde a estrutura fsica de um indivduo classificada em trs condies diferentes:

Ectomorfia = Indivduo de estatura alta e magro. Mesomorfia = Indivduo de estatura mdia e musculatura desenvolvida. Endomorfia = Indivduo de estatura baixa e gordura corporal elevada.

FATORES GERAIS DE VARIAO


Essas variaes anatmicas devem ser acrescidas do conjunto de fatores gerais de variao, que corresponde idade, sexo, raa, bitipo e evoluo. IDADE: o tempo de durao de uma vida. Anatomicamente possvel observar modificaes anatmicas, tanto intra como extra-uterina, bem como nos principais perodos em que cada fase se subdivide: a) Fase Intra-uterina: 1 Ovo 15 primeiros dias; 2 Embrio at o fim do 2 ms; 3 Feto at o 9 ms. b) Fase extra-uterina: 4 Recm-nascido at 1 ms aps o nascimento; 5 Infante at o fim do 2 ano; 6 Menino (a) at o fim do 10 ano; 7 Pr-pbere antecede a puberdade;

8 Pbere dos 12 aos 14 anos, correspondendo a maturidade sexual que varivel nos limites da fase e nos sexos; 9 Jovem at 21 anos no sexo feminino e 25 no sexo masculino; 10 Adulto at a menopausa por volta dos 50 anos (castrao fisiolgica natural) e ao correspondente processo no homem (cerca de 60 anos). SEXO: o carter de masculinidade ou de feminilidade. Morfologicamente possvel observar estruturas de caractersticas especiais mesmo estando fora da esfera genital. RAA: o produto final do cruzamento de grupos humanos que possui caractersticas fsicas comuns, externa e internamente, pelos quais se distinguem dos demais. Exemplos: Raa Branca, Negra e Amarela. BITIPO: o resultado da soma das caractersticas herdadas e adquiridas pelo meio e pela sua inter-relao. Exemplo: Longilneos, Mediolneos e Brevilneos. EVOLUO: a influncia de diferenas morfolgicas no decorrer do tempo. Exemplo: Estudo dos fsseis.

NORMALIDADE, ANOMALIA E MONSTRUOSIDADE


o Normalidade Padro do corpo do indivduo, que ocorre na maioria dos casos Anomalia Variaes morfolgicas que acarretam prejuzo funcional; Monstruosidade Anomalia acentuada incompatvel com a vida.

e mais frequente estatisticamente; o o

S-ar putea să vă placă și