Sunteți pe pagina 1din 10

Partida Direta de Motor Eltrico Trifsico

A tradicional partida direta de motores eltricos trifsicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho mximo nominais de um motor eltrico trifsico, como por exemplo o torque de partida (uma das principais caractersticas do motor eltrico). No entanto, este sistema de partida recomendado para motores que possuam no mximo 7,5/10cv de potncia. A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentao desta mquina eltrica, podemos observar abaixo as principais caractersticas deste sistema de partida: Principais caractersticas Prs Contras

Conjugado de partida nominal Corrente de partida pode chegar a 8 veze a corrente nominal Dispositivos de acionamento (contatores) mais robusto Custo elevado de mantenimento

Diagrama de Potncia
Como podemos observar, o diagrama de potncia da partida direta expressa o motor eltrico como sendo a carga que ser acionada e o acionamento realizado atravs do componente contator.

Rede de Alimentao A rede de alimentao ser responsvel por disponibilizar, neste caso, uma alimentao trifsica (3 fases + Terra) para atender a necessidade do motor eltrico utilizado. Fusveis Para a proteo do circuito, como os cabos, componentes (contatores, etc) e curto circuito, normalmente, do tipo retardado. Contator Componente que tem a responsabilidade de fornecer ao motor as trs fases dos sistema de alimentao. Sua robustez varia em funo da corrente do motor. Rel Trmico Dispositivo que se encarrega de realizar a proteo do motor eltrico trifsico em funo de corrente de sobrecarga
Motor Eltrico Trifsico

Mquina eltrica responsvel por transformar energia eltrica em mecnica. Neste caso, trifsica e depende, basicamente do acionamento do contator K1 para entrar em funcionamento.

Funcionamento do diagrama de potncia


A finalidade deste diagrama de potncia de uma partida direta acionar o motor eltrico trifsico disponibilizando a ele 100% da tenso de alimentao fornecida pelo sistema trifsico de alimentao. Para isto se faz necessrio que seja acionado o contator K1 para que este disponibilize a alimentao ao motor eltrico trifsico, no entanto importante observar que os fusveis devem estar ntegros permitindo a circulao da corrente e o rel trmico tambm dever estar em seu estado normal de trabalho (no acionado). Sendo assim teremos o seguinte diagrama de comando:

Diagrama de Comando
O diagrama de comando desta partida direta representa a lgica de contatos que ser responsvel por acionar os componentes que sero responsveis por comandar as cargas presentes no diagrama de potncia (neste caso o motor eltrico trifsico).

Contato Auxiliar do Rel Trmico O contato normalmente fechado protege o circuito de comando caso houver acionamento do rel trmico Boto de Emergncia Contato normalmente fechado de boto retentivo (com trava) que visa a parada emergencial do motor. Normalmente tipo cogumelo Boto Liga + Selo Contato normalmente aberto de boto pulsante que tem o objetivo de alimentar a bobina do contator, necessita de contato de selo para manter o contator acionado Boto Desliga Contato normalmente fechado de boto pulsante que possui como objetivo desenergizar a bobina do contator desligando-a Bobina do contator Parte do contator que aps energizada realiza o acionamento dos contatos aberto e fechado do mesmo possibilitando acionar cargas (contatos de potncia) e comandar as lgicas de comandos (contatos auxiliares.

Funcionamento do diagrama de Comando


Estando os contatos NF do rel trmico (F7), boto de emergncia e do boto desliga em condio de normal, ou seja, fechados, pressionando o boto Liga teremos a alimentao da bobina do contator K1 que por sua vez ir fechar seus contatos de potncia acionando o motor eltrico trifsico e ira realizar o tambm o fechamento de seus contatos auxiliares, neste caso o contato de selo que tem o objetivo de manter a bobina do contator alimentada. Somente ser realizada a desenergizao da bobina caso seja pressionado o boto de emergncia, o boto desliga ou o contato auxiliar do rel trmico seja acionado (esta ultima hiptese somente ocorrer quando houver uma falha no motor em funo de sobrecarga). Dimensionamento Quer aprender mais? ento conhea o dimensionamento de partida direta de motores eltricos trifsicos.

Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.br/partida-direta-de-motor-trifasico/#ixzz2RrsqMvPo Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike Follow us: @saladaeletrica on Twitter | saladaeletrica.com.br on Facebook

Dimensionamento Partida direta de Motores Trifsicos


A partida direta de motores trifsicos, como vimos anteriormente (acesse aqui o post da partida direta), se aplica motores que possuam potncia igual ou inferior a 10cv. Quando a partida direta escolhida como chave de partida a ser utilizada, devemos atentarmos nos dispositivos de acionamentos que sero empregados, como por exemplo o contator, rel trmico e etc Caso contrrio poderemos ter a reduo da vida til destes componentes. Algumas regras devero ser obedecidas para a escolha destes componentes no dimensionamento partida direta.

O Motor
O motor a ser acionado neste sistema de partida poder estar fechado em estrela ou tringulo (isso no implica no dimensionamento) relembre abaixo os fechamentos estrela e tringulo:

Fechamento tringulo (menor tenso)

Fechamento estrela (maior tenso)

Click sobre a imagem para ampli-la

Neste artigo voc poder esclarecer duvidas referente ao dimensionamento de partida direta de motores, como por exemplo:

1. 2. 3.

Qual contator usar? Qual valor e tipo de fusvel aplicar na proteo do circuito? Qual a faixa de ajuste de corrente dever possuir o rel trmico?

Dimensionamento partida direta


Para tornar nosso aprendizado mais ptico, iremos partir do pressuposto que possumos um motor eltrico trifsico com as seguintes caractersticas:

Motor eltrico trifsico de 30cv de potncia, 4 polos e ser energizado a uma rede de alimentao trifsica de 380Vac/60Hz. A corrente nominal informada pelo fabricante de 44A e possui como fator de corrente de partida: Ip/In=8,0. Este trabalha em regime normal de manobra com rotor gaiola de esquilo e desligamento em regime, por fim, possui tempo de partida de 5 segundos.

OBS: A Categoria de emprego dos componentes ser AC3, pois trata-se de aplicao de motor eltrico trifsico de induo e a interrupo se efetua com o motor em regime

Composio do circuito de potncia:

Roteiro de clculos
DIMENSIONAMENTO DO CONTATOR K1 Considerando que o contator, neste tipo de acionamento, conduzir 100% da corrente do motor, temos que a corrente do contator dever ser igual ou superior a corrente nominal do motor eltrico trifsico, veja a seguir: Onde:

Ie = Corrente nominal de emprego (Do contator) In = Corrente nominal de trabalho do motor 1,15 = fator de segurana que determina um acrscimo de

15% do valor da corrente de trabalho do contator


Logo, teremos para nosso exemplo:

Consultando o catlogo do fabricante do contator escolhido, determinaremos qual o modelo que atende a necessidade, veja que neste caso utilizaremos como referncia o catlogo do fabricante WEG, sendo assim teremos o seguinte contator:

O contator escolhido foi o CWM65 que, utilizado na classe AC3 conforme necessidade do exerccio proposto, pode ser aplicado para potncias nominais de at 40cv conforme o item B acima (nossa necessidade de 30cv). Este mesmo contator aplicado a uma corrente de emprego mxima de 65A conforme o item A na figura anterior, nosso clculo determinou uma corrente mnima de emprego de 50,6A.

Abaixo catlogo WEG para download e consulta (pg. 3)

DIMENSIONAMENTO DO REL TRMICO O rel trmico tem a funo de proteger a integridade do motor eltrico, desta forma, este dever possuir em sua faixa de ajuste, a mesma corrente nominal do motor e tambm dever ser compatvel ao contator

escolhido, pois caso contrrio no ser possvel realizar sua montagem ao contator. Veja na ilustrao abaixo o rel trmico escolhido

Observe que o modelo de rel trmico escolhido o RW67-2D (B) que, por sua vez, compatvel com o contator selecionado anteriormente (A). A corrente nominal do motor fornecida pelo fabricante de 44A conforme mencionado no incio do exerccio, portanto, alm de determinarmos o modelo do rel utilizado, devemos encontrar uma faixa de ajuste compatvel a corrente nominal. J que In=44A escolhemos a faixa de ajuste de 40 a 57 (C).

Abaixo catalogo WEG para download e consulta (pg. 5)

DIMENSIONAMENTO DE FUSVEIS

Prximo de finalizarmos este artigo, iremos agora para o ultimo passo de nosso dimensionamento de

partida direta. Sero necessrio trs situaes para determinarmos os fusveis de proteo, so eles:Antes de determinarmos o fusvel devemos submeter o fusvel escolhido em trs situaes distintas que implicar na proteo do circuito como um todo.

1 Situao
Antes de mais nada temos que reconhecer que, neste caso, o fusvel ter como funo, garantir a proteo do circuito de acionamento do motor e no a proteo do motor propriamente dita.

Quando tratamos de proteo do motor atravs de fusvel devemos nos atentar que, no momento da partida, o motor possui a corrente de partida elevada, podendo chegar a 8 vezes a corrente nominal, sendo assim teremos que utilizar os fusveis de acionamento retardado para que estes no sejam acionados no momento da partida do motor.Em nosso exemplo o motor executa sua partida em 5 segundos, tempo este em que a corrente de partida ter seu valor acima da nominal, ento determinaremos a corrente do fusvel baseado nestas caractersticas bem como a corrente de partida do motor eltrico trifsico.

Determinando a corrente de partida do motor


Onde:


Logo, Teremos:

Ip = Corrente de Partida Ip/In = Fator multiplicativo que determina Ip In = Corrente Nominal

Conhecendo a corrente de partida e o tempo que o motor leva para chegar em seu valor nominal de rotao podemos determinar o valor de fusvel a ser aplicado. veja na ilustrao abaixo estas informaes aplicadas ao grfico do fabricante do fusvel: Observe que o fusvel escolhido foi o de 63A Retardado

2 situao
A corrente do fusvel dever ter valor superior a 20% da corrente nominal do motor eltrico a qual ser aplicado. Logo, teremos a seguinte frmula:

Portanto teremos o seguinte valor de corrente:

A corrente calculada de 52,8A inferior a corrente determinada na 1 situao, portanto o fusvel escolhido de 63A atravs do grfico atende a necessidade desta segunda situao de escolha do fusvel.

3 Situao
Nesta terceira e ultima situao observaremos se o fusvel ir proteger os dispositivos de acionamento do motor (contator e rel trmico), para isso devemos garantir que a corrente do contato, bem como a do rel trmico seja superior a do fusvel escolhido. veja:

IF MXIMA DO CONTATOR = 125A

IF REL TRMICO = 100A

Concluso:
Tendo em vista que se faz necessrio, para a seletividade dos fusveis, o atendimento dos trs requisitos (situao 1, 2 e 3) podemos afirmar que o fusvel escolhido de 63A atende perfeitamente as necessidades que o circuito de partida direta exige em sua proteo.

Link:
Um link interessante para o dimensionamento de sistemas de partidas de motores: Instrues:

Selecione a opo Partida Direta Convencional Selecione a potncia do motor eltrico trifsico Selecione a Tenso de alimentao Colete os dados fornecidos em relao ao dimensionamento

fonte: weg.net/br

Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.br/dimensionamento-partida-direta-demotores/#ixzz2RrvxTckp Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike Follow us: @saladaeletrica on Twitter | saladaeletrica.com.br on Facebook

S-ar putea să vă placă și